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Graziela Naclério Forte

    • Doutoranda em Sociologia da Cultura pela Universidade de Campinas, pesquisa a vida e a obra do artista plástico Carlos Prado. Obteve o título de Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, em junho de 2008, com o tema: CAM e SPAM - Arte, Política e Sociabilidade na São Paulo Moderna, no Início dos Anos 1930. Pesquisa questões relacionadas à arte e cultura brasileira, arte moderna, arte e política, coleções, cultura material e história da cidade de São Paulo. É diretora da Casa do Historiador, consultoria em pesquisa histórica. Também dá aulas de História da Arte e da Cultura Brasileira tanto para estrangeiros residentes no Brasil como para Professores de Português como Língua Estrangeira (PLE/L2) residentes no Brasil ou no exterior. Trabalhou como assistente de pesquisa no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • PERICÁS, Luiz Bernardo ; FORTE, Graziela Naclério . O Colecionador . Correio Braziliense , Brasília - Caderno C , 14 jun. 2009.
    • FORTE, Graziela Naclério . Mystery Train . Ponta de Lança , Sergipe , 01 out. 2007.
    • FORTE, Graziela Naclério . Mystery Train . Ponta de Lança , Sergipe , 01 out. 2007.
    • Nome do projeto: CAM e SPAM: Arte, Política e Sociabilidade na São Paulo Moderna do Início dos Anos 1930 (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTE, Graziela Naclério .
      Descrição: Analisa as primeiras associações de artistas na cidade de São Paulo, no início dos anos 1930. Tem como foco principal o Clube de Artistas Modernos (CAM), uma agremiação que se manteve ativa desde fins de 1932 até janeiro de 1934, dissidente da Sociedade Pró-Arte Moderna (SPAM), formada por artistas e intelectuais da elite. Em uma tentativa de adequação às tendências culturais e políticas do período, o grupo visava, primordialmente, a divulgação da arte moderna e a expansão do seu público para, como consequência, obter tanto a liberdade ideológica como financeira, afastando-se, assim, dos mecenas e do jogo de interdependência existente entre eles. Para tanto, criou um projeto cultural amplo, abrangendo sessões musicais, danças, bailes, conferências e apresentações teatrais. A grande diversidade dos eventos baseou-se em dois eixos fundamentais: as experimentações dentro da estética modernista (novas linguagens) e a união da arte à política, visando a divulgação da ideologia de esquerda.
    • Nome do projeto: O Social e o Popular na obra de Carlos Prado (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTE, Graziela Naclério .
      Descrição: Trata das atividades artísticas de Carlos Prado, analisando, principalmente, as obras de viés social (inclusive a arte engajada) e popular entre a segunda metade da década de 1930 até fins de 1950. Ao observarmos sua obra completa , nos deparamos com um artista-experimentador, que nas suas criações misturou alguns estilos recorrentes do século XX, como o naturalismo, o realismo, a arte ingênua e o surrealismo.
    • Graduacao:
      • Curso: Economia
        Nome da Instituição: Faculdade de Economia São Luís
        Título: A Dolarização da Economia
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Gazeta Mercantil S/A:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Casa do Historiador:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Atividades: 1 - Catalogação das gravuras de Tuni Murtinho (1922-2002) e organização do livro sobre sua vida e obra, juntamente com o artista plástico Rossini Perez (2009). 2 - Catalogação da coleção particular do artista plástico Rossini Perez (1932-), além das obras de sua autoria (2008). 3 - Aulas particulares para estrangeiros sobre a História da Arte Brasileira, com foco nos séculos XIX e XX (temas abordados: Missão Francesa, Arte Acadêmica e Modernismo). Visitas organizadas ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Pinacoteca do Estado, apresentando nossos principais artistas.
        Outras informações: Proprietária
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professora de História da Cidade de São Paulo, no curso Intensivo de Português para Estrangeiros (janeiro e fevereiro de 2010).
        Outras informações: Colaboradora
    • Torre de Babel:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - Atual ).
        Outras informações: Professora de História da Arte e da Cultura Brasileira e Português como Língua Estrangeira (PLE/L2). Ministra treinamentos virtuais para professores de Português, residentes no Brasil e no exterior.
        Outras informações: Colaborador