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Clelia Aparecida Martins

    • possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1982), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997). Desde 1987 é docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 2005 passa a integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências, e oficialmente, a partir de 10/2010, o corpo docente do Departamento de Filosofia. Trabalha com a filosofia de Jürgen Habermas e a de Immanuel Kant.

       

      Links:    

    • Filosofia dos direitos humanos
    • Filosofia contemporânea
    • Filosofia Moderna
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    • MARTINS, Clelia Aparecida . Esfera pública em Habermas. Ética, política e linguagem - confluências, v. 1, p. 226 - 243, 2004.
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  • Outras Produções Bibliográficas: 22
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    • MARTINS, Clelia Aparecida . Primeiros Princípios Metafísicos da Doutrina do Direito. São Paulo : Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco , 2013 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . Introdução - 'Esperança de Justiça: Habermas e o Projeto da Modernidade'. São Paulo : FAP - Editora da UNIFESP , 2013 (Tradução)
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    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . O assustador da liberdade. Sobre atrocidade e degradação em Kant. Marília : material impresso para colóquio , 2013 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . A liberdade do arbítrio e o domínio do mal - a doutrina de Kant do mal radical entre moral, religião e direito (in: Studia Kantiana). Santa Maria - RS. : Ed. da UFSM , 2013 (Tradução)
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    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . Kant e a biologia sintética. São Paulo : Barcarola (capítulo do livro: Kant e a biologia) , 2012 (Tradução)
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    • MARTINS, Clelia Aparecida ; POKER, J. G. . Apresentação do livro 'Reconhecimento, direito e discursividade em Habermas'. São Paulo : da UNIFESP , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
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    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clélia Aparecida (tradutora) ; MARTINS, Clelia Aparecida . A discreta antinomia da razão pura prática de Kant na 'Metafísica dos costumes' - In: Cadernos de Filosofia Alemã. São Paulo : da USP , 2008 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . Razão (prática) e natureza na 'Crítica da faculdade do juízo' - In: Trans/form/ação. São Paulo : Fundação Editora da UNESP , 2009 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clélia Aparecida (tradutora) ; MARTINS, Clelia Aparecida . As dimensões da motivação moral - Kant e os kantianos (capítulo). São Paulo : Brasiliense , 2009 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . A tecnização do homem -- reflexões sobre nossa autocompreensão normativa (capítulo). São Paulo : Editora da UNIFESP (capítulo do livro: Reconhecimento, direito e discursividade em Habermas) , 2013 (Tradução)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . Direito à justificação dever de justificação: reflexões sobre um modus de fundamentação dos direitos humanos (in: Trans/form/ação). Marília : Revista TRANS/FORM/AÇÃO , 2012 (Tradução)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Introdução (da coletânea: O pensamento de Habermas em questão). Marília : Oficina Universitária , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Introdução à Antropologia. São Paulo : Iluminuras , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - SCIELO-Scientific Eletronic Library Online. 2013 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista - revista 'Educação em revista'. 2003 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Aula inaugural - 'Filosofia e conhecimento'. 2005 (Outra)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Revisão da tradução do texto 'Über den Gebrauch teleologischer Principien in der Philosophie', de Immanuel Kant. 2013 (Outra)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - bolsa PIBIC - 2005-2007. 2007 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - bolsa PIBIC - 1997-2004. 2004 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Trans/form/ação. 2009 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Kinesis. 2011 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - SCIELO-Scientific Eletronic Library Online. 2012 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Kinesis. 2012 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Trans/form/ação. 2008 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Kinesis. 2009 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Parecerista ad hoc - revista Philósophos. 2009 (Parecer)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Filosofia e conhecimento (aula inaugural). 2008 (Outra)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A 'Antropologia de um ponto de vista pragmático' e a filosofia política de Kant. 2012 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Para que ainda Filosofia?. 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Direito cosmopolita em Kant - notas sobre uma aporia. 2013 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Habermas: Erkenntniskritik und Sprache. 2013 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Die Antinomie zwischen Mechanismus und Finalismus in den spekulativen Überlegungen über die Natur. 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Téléologie, Sujet et Dieu. 2011 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Notas sobre a política na 'Anthropologie' de Kant. 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A doutrina do método na terceira "Crítica". 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Filosofia do direito: Kant e Habermas. 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . As mutações habermasianas na análise da relação entre linguagem e conhecimento. 2011 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Hermenêutica: a crítica de Habermas a Heidegger. 2010 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Bemerkungen zum philosophische-historischen Aspekt der Kritik der Urteilskraft (em Workshop). 2010 (Outra)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Organismo no 'Opus Postumum' de Kant. 2010 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . O que é o homem? Um paralelismo entre a 'Anthropologie' e a filosofia teórica de Kant. 2009 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Habermas e Wittgenstein. 2009 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . O belo e a música. 2009 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Normas - o estabelecimento dos direitos humanos. 2009 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A 'Rechtslehre' e a Filosofia da História. 2009 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Religião e filosofia. 2008 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Sobre a interpretação dos direitos humanos. 2008 (Simposio)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Normatividade: direitos humanos pré-estabelecidos?. 2007 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Hermenêutica, normatividade e direitos humanos. 2007 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Direitos humanos e a realização institucional do poder. 2007 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Direitos humanos e soberania popular. 2006 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A Ausbildung em Max Weber. 1999 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A teoria cognitiva de Kohlberg. 1999 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Einigen Betrachtungen über den Begriff des Subjekts bei Kant. 2000 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A educação entre a política patrimonial, a romântica e a do clã. 2000 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Öffentlichkeit bei Habermas. 2001 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Fundamentos antropológicos da educação em Kant. 2001 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Antropologia e educação: acerca de uma necessária relação. 2001 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Defesa de uma ética universal. 2001 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Zur Veraeusserung. 2002 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Os Mittelbegriffe no Opus Postumum de Kant. 2002 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Organizações e linguagem. 2003 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A antropologia kantiana e a "Antropologia de um ponto de vista pragmático". 2004 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A natureza humana na "Antropologia". 2004 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Esfera pública em Habermas. 2004 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Filosofia do direito de Kant - a autonomia na Metafísica dos Costumes. 2004 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Razão filosófica. 2005 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Über die Selbsterkenntnis. 2005 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Moral e política. 2005 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Habermas e os direitos humanos. 2005 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Ontologia e política na fundamentação dos direitos humanos. 2005 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . A Teoria do Discurso na Filosofia do Direito de Habermas. 2005 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Moral e paternalismo: notas acerca dos direitos humanos. 2006 (Comunicacao)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Felicidade: inclinações e intencionalidade. 2006 (Conferência)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Falibilismo filosófico em Jürgen Habermas. 2006 (Conferência)
    • SILVA, F. L. E. ; IVANOV, A. ; MARTINS, Clelia Aparecida . Entrevista com o o prof. Franklin Leopoldo e Silva. 2013 Impresso e on-line - revista TRANSFORMAÇÃO - fasc. 1, v. 36, p. 239-266
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo . II Colóquio de História da Filosofia - Kant e o kantismo: heranças interpretativas. 2006 (Universidade Estadual Paulista)
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; POKER, J. G. . I Colóquio de Filosofia Contemporânea - Habermas. 2006 (Programa de Pós-graduação em Filosofia; Grupo de Pesquisa: Filosofia contemporânea: Habermas)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . XI Ciclo de Debates Zilda Feres. 1997 (Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Faculdade de Fiosofia. e Ciências -UNESP)
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; POKER, J. G. . Colóquio: O pensamento de Habermas em questão. 2007 (FFC-UNESP)
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; POKER, J. G. . III Colóquio Habermas - Modernidade, linguagem e política. 2009 (UNESP)
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; POKER, J. G. ; SCHUMACHER, A. . IV Colóquio Habermas - Pensamento político e Teoria do conhecimento. 2011 (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
    • MARTINS, Clelia Aparecida . VII Colóquio Kant de Marília - Kant e Rousseau. 2012 (Universidade Estadual Paulista)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Linguagem e conhecimento. 2008 (Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Ética e direitos humanos. 2006 (FFC/UNESP - Faculdade João Paulo II - FAJOPA)
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Leituras de Wittgenstein. 2009 (UNESP)
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; SCHUMACHER, A. ; Salatini, R. (Rafael Salatini) . A filosofia social e a filosofia da linguagem de Jürgen Habermas. 2011 (UNESP; Grupo de Pesquisa: "Filosofia Contemporânea: Habermas")
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clélia Aparecida (tradutora) ; MARTINS, Clelia Aparecida . Respeito e autonomia - O caminho de Kant da 'Crítica da razão pura' à 'Fundamentação da Metafísica dos Costumes'. 2006 (Tradução do alemão para o português de texto de 40 páginas para mini-curso)
    • KLEMME, H. F. ; MARTINS, Clelia Aparecida . A Filosofia Política de Kant - moral de direito na perspectiva histórica e futura. 2007 (Tradução de texto para disciplina de pós-graduação)
    • Nome do projeto: Ontologia e política na fundamentação dos direitos humanos (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, Clelia Aparecida .
      Descrição: A constituição moral dos direitos humanos é oriunda do caráter pré-estatal deles e decorrente do dever de reconhecimento que as pessoas se devem umas às outras, dever moral que perpassa de tal modo esses direitos que os constituem como suprapositivos. Desse prisma, a tarefa do Estado se vê definida pela comunidade moral e associada aos direitos básicos de cada qual. Isso exige e pressupõe que a política esteja subordinada à moral e que esta seja preponderante numa carta constitucional democrática. Logo, conceitos --- que também são princípios do direito racional moderno incorporados as conscituições democráticas, ao direito positivo --- como dignidade, liberdade e igualdade, exigem que o sistema jurídico esteja aberto à moral, decorrente da ontologia suposta neles. Daí esse projeto supor e procurar pensar os dois prismas dos direitos humanos: o político e o ontológico. Do prisma ontológico, os direitos humanos estão baseados na existência de um sistema de normas universalmente válidas e cognoscíveis que fornecem critérios para sustentar a justiça social independente de contexto, por puro respeito à natureza humana, à dignidade humana. Já para Jürgen Habermas, o sistema de direitos não existe em sua pureza transcendental, à margem do contexto histórico em que em cada ocasião é interpretado, mas existe sim como sistema dependente da universalização do direito, embora esteja situado em um nível superior as próprias comunidades, e isso porque sua filosofia busca conciliar as tradições liberal (para a qual os direitos podem ser pressupostos, sendo o Estado apenas uma agência voltada para sua preservação) e democrática (segundo a qual não podem existir direitos sem que estes sejam resultado da deliberação do cidadãos e possuam uma estrutura coercitiva que os respalde), demonstrando que são mutuamente dependentes, pois entende que há uma co-originalidade entre direitos liberais e direitos de participação no processo político. Um dos propósitos dessa pesquisa é avaliar co
    • Nome do projeto: Fundamentação filosófica dos direitos humanos (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, Clelia Aparecida .
      Descrição: A pesquisa sobre a fundamentação filosófica dos direitos humanos tem como um de seus problemas centrais a legitimidade dos direitos humanos como princípios de justiça que sejam capazes de indicar, de acordo com quais condições e critérios, uma ordem jurídica e constitucional é obrigatória e justa para todos. Para tanto seus objetivos serão: avaliar se as expressões atuais das doutrinas jusnaturalistas ou jusracionalistas, tangenciadoras do conflito entre direito natural e positivo, em relação ao reconhecimento deles como dependentes de um argumento de autoridade baseado na condição de legalidade, não revelam a incapacidade do juspositivismo em encontrar os fundamentos ou razões de justificação para esses direitos, e em caso positivo, se tal limite não está sendo oportunamente utilizado pelos contextos sociais globalizados; verificar como está sendo justificado e avaliado o sistema de direitos nas suas diversas gerações, e em suas demandas básicas, a saber, o Estado democrático de direito e uma política submetida às leis emanadas da soberania popular; e como essas gerações encontram sustentação hoje com a força impactante do mercado diante da sociedade civil e de seus direitos e conseqüente fragilização do tipo Estado-nação e da própria relação autonomia privada e pública. Pretende-se alcançar esses propósitos com o estudo crítico das seguintes vertentes filosóficas de fundamentação e interpretação dos direitos humanos: as que dão sustentabilidade ao universalismo, as que os compreendem como princípios normativos constitucionais sempre carentes de interpretação, as de cunho culturalistas, a utilitarista, bem como as contribuições proporcionadas pelas teorias clássicas do contrato social (a de Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jaques Rousseau, Immanuel Kant), que foram sustentadas nos séculos XVII e XVIII e hoje são reconhecidas pelos neocontratualistas.
    • Nome do projeto: Kant e os direitos humanos da filosofia moral a filosofia política (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, Clelia Aparecida .
      Descrição: Esta pesquisa pretende revisitar a filosofia do direito e a filosofia política de Kant a fim de apreender criticamente a fundamentação dos direitos humanos que ambas propiciam no nível ético-político de justificação e defesa deles, especificamente numa abordagem universalista. Não se ignora o fato de Kant não ter tratado diretamente dos direitos humanos. Contudo, ele teorizou sobre conceitos sem os quais não podemos pensar os direitos humanos. A concepção kantiana de direito, desse modo, pode viabilizar uma identificação normativa entre direitos humanos (Menschenrechte) e direitos fundamentais (Grundrechte) positivada pela categoria deontológica de dignidade humana (Menschenwürde) mesmo quando identificada como humanidade (Menschheit ou Menschlichkeit). O propósito básico está dividido em três objetivos: demonstrar como a concepção kantiana de direito remete 1) à correlação entre liberdade e igualdade; 2) à correlação entre universalidade e humanidade; 3) à relação entre propriedade e justiça. Se a coexistência supõe o bem-estar moral de todos, há que se recorrer então aos princípios do direito (a liberdade, a igualdade e a autonomia): estes possibilitam e potencializam, segundo intérpretes de Kant, uma concepção de Estado na sua vertente social, a qual a doutrina da propriedade não ameaça. Logo, parece ser coerente inferir que tão-somente com a mediação relacionada ao social a autonomia tem realidade concreta , por ser necessário ter como objetivo uma política da igualdade orientada no mandamento da liberdade para garantir a efetivação da autonomia sob condições concretas. Contudo, não se ignora que Kant não trata da igualdade civil como igualdade material, senão que legal e moral do povo; a civil é ligada ao povo legalmente, tem o poder moral de estar a ele ligada (VI: 314). É no cerne desse paradoxo que serão pensados os direitos humanos.
    • Nome do projeto: Linguagem e conhecimento (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, Clelia Aparecida .
      Descrição: Este projeto diz respeito a um exame da evolução do pensamento de Habermas sobre as condições de possibilidade do conhecimento e da crítica à ciência. Aborda-se a compatibilidade entre as posições de Habermas em suas obras iniciais e suas posições posteriores, especificamente as expressas em sua produção deste século. Para o primeiro Habermas, a crítica do conhecimento só é possível como teoria da sociedade. O que rege os processos cognitivos são os interesses (o técnico, o prático, o emancipatório), cujo enraizamento é antropológico e podem ser explicados pela história natural da espécie humana, e, no caso do emancipatório, também pela história social. Nas obras ulteriores a "Conhecimento e interesse", ainda que se sustente ora em um texto ora em outro a crítica à ciência, Habermas discute muitos outros aspectos da epistemologia contemporânera, de modo que abandona a teoria dos interesses e deixa a crítica à autocompreensão da ciência positivista. Ele tenciona então elaborar uma teoria do discurso, e para chegar até ela, nos anos 70, desenvolve uma teoria da verdade como consenso, baseada na pragmática universal, isto é, no estudo sobre as condições de possibilidade do entendimento comunicativo. Por um lado, com isso, ele não rompe com o quadro teórico anterior. Como dantes não havia uma reflexão sistemática para a questão da verdade, é plausível interpretar a teoria da verdade como complemento daquele quadro. Mas ela também pode ser entendida como uma reformulação. Pois se o tratamento da questão da verdade deveria acompanhar a crítica à objetividade do conhecimento, garantida pela teoria dos interesses cognitivos, não é claro se esse tratamento está dissociado de uma certa aceitação do empirismo, visto no último Habermas perceber-se o abandono da crítica do conhecimento como crítica da ideologia; ele sequer discute a ciência nos seus âmbitos ligados à tecnologia, mas principalmente (e isso desde o começo), a ciência diante de um tipo de racionalidade (discursi
    • Nome do projeto: Os Mittelbegriffe no Opus Postumum de Kant (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, Clelia Aparecida .
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa elaborado em julho de 2012, cuja execução deve ocorrer no triênio 2013-2015, e que concerne aos conceitos intermediários que envolvem o estatuto epistêmico do conhecimento científico-natural considerados por Kant no Opus Postumum. O tema expresso dessa obra é a transição da metafísica à física, a qual não ocorre por meio de conceitos empíricos e nem mediante os conceitos puros a priori, mas pelos Mittelbegriffe, os conceitos fundamentais, considerados pilares da filosofia natural e inclusive da ciência natural da época de Kant. Seu intento é, mediante conceitos produzidos por meio do esquematismo transcendental, esboçar uma physica generalis não como ciência dedutiva, e sim como Naturforschung. Kant parece considerar apenas a matéria como algo dado objetivamente com todos os elementos que a configuram como objeto da experiência , mas por vezes parece procurar concomitantemente desenvolver uma ontologia geral. O argumento ontológico sobre a existência do éter (o qual, como matéria hipotética... não se representa aos sentidos , embora possamos concluir sua existência a partir dos fenômenos 22: 154), como correlato objetivo do princípio supremo de possibilidade da experiência, deve levar a um sistema do mundo, e através deste argumento Kant pretende construir um Sistema elementar da matéria, considerando o mundo como lugar de realização da natureza e da liberdade (22: 50). Se desta perspectiva é possível entrever a Übergang, então como pensar uma matéria que se demonstra com argumento ontológico, e que nem sequer princípio material é, senão apenas transcendental? Ademais, por meio dos Mittelbegriffe Kant procura para o sistema do mundo a explicação fisica, que remete às forças motrizes no espaço, e a transcendental, concernente à gênese pura do espaço. Portanto, o problema que se coloca na base da análise dos Mittelbegriffe é, em última instância, averiguar até que ponto Kant relaciona ou deriva uma explicação da outra. Um
    • MARTINS, Clelia Aparecida . 'Kant e os direitos humanos - da Filosofia Moral a Filosofia Prática'. 2009 - Pesquisa
    • MARTINS, Clelia Aparecida . 'Kant e os direitos humanos - da Filosofia Moral à Filosofia Política'. 2009 - Pesquisa
    • MARTINS, Clelia Aparecida . 'Palavras da Editora' - (quatro apresentações de fascículos da TRANSFORMAÇÃO). 2012 - Editorial
    • MARTINS, Clelia Aparecida . 'Palavras da Editora' - (quatro apresentações de fascículos da TRANSFORMAÇÃO). 2013 - Editorial
    • MARTINS, Clelia Aparecida . Os Mittelbegriffe no 'Opus Postumum' de Kant. 2013 - Persquisa
    • MARTINS, Clelia Aparecida ; PAGNI, Pedro Ângelo ; JAMES, Robinson ; MONARCHA, Carlos . Educação em revista (organização de três fascículos) - ISSN 1518-7926. 2000 - Editorial
    • Graduacao:
      • Curso: Serviço Social
        Nome da Instituição: Universidade de Ribeirão Preto
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1988
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - Atual ).
        Outras informações: Contratada pela UNESP em 1987 sob regime celetista de trabalho. Em 1995 o vínculo empregatício com a UNESP foi transformado em regime autárquico. Em novembro de 2002, por meio de Concurso Público na disciplina Teoria das Organizações Formais, o vínculo empregatício passou para o regime estatutário com a efetivação de cargo docente MS3. Em 15.10.2010, D.O. p. 47, foi oficializada a transferência do Depto. de Administração e Supervisão Escolar para o Depto. de Filosofia, no cargo docente MS3.
        Outras informações: RDIDP
    • Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: (membro da comissão editorial)
    • Educação em Revista (UNESP. Marília):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2010 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da revista