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Mariana Martins Lemes

    • Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2017, FFLCH/USP), na área de concentração de Geografia, Ensino e Educação. Especialista em Docência na Educação Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2024, IFSP). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (2013, FFLCH/USP e FEUSP). Professora de Geografia da rede estadual de São Paulo desde 2014. Enquanto docente da E. E. Prof. Jácomo Stávale, participou do projeto "Agricultura no Brasil: o que vamos colher no futuro?", vencedor do Prêmio Educador Nota 10 - 2019. Entre 2020 e 2022, atuou como técnica curricular, compondo a equipe de Geografia da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (COPED - SEDUC/SP). Desde 2023 é professora de Geografia na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP (EAFEUSP).

       

      Links:    

    • LEMES, M. M. ; ASSIS, A. M. . O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. 16 , p. 15 - 44 , 2023. ISSN: 23584319.
    • LEMES, MARIANA MARTINS . Interferences in the class: teachers? dynamic and perceptions PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 32 , p. 1 - , 2021. ISSN: 19806248.
    • LEMES, MARIANA MARTINS . Interferências na aula: dinâmica e percepção dos professores PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 32 , p. 1 - , 2021. ISSN: 19806248.
    • LEMES, M. M. . Aprendizagem Significativa e neurociência: um exercício teórico de aproximação Aprendizagem Significativa em Revista , v. 10 , p. 1 - 10 , 2020. ISSN: 22383905.
    • LEMES, M. M. . A importância das redes de apoio e as habilidades socioemocionais para os professores . Nova Escola , , 23 fev. 2021.
    • LEMES, M. M. . A importância de se sentir competente . Diversa: educação inclusiva na prática , , 12 mar. 2020.
    • LEMES, M. M. . Aprendizagem Significativa e Neurociência: um Exercício Teórico de Aproximação. In: IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa , 2019 , Sorocaba/SP. IX. EIAS - IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. Sorocaba/SP : UFSCAR, 2019. p. 71 - 80.
    • LEMES, M. M. ; MIRANDA, M. E. . A situação da aprendizagem da linguagem gráfica no ensino de Geografia atualmente. In: IV Congresso Brasileiro de Educação , 2015 , Bauru. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. Bauru : UNESP/FC, 2013. p. 2238 - 2247.
    • LEMES, M. M. . O professor autor: planos de trabalho e de aula. In: IV EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos , 2017 , Campinas / SP. Das resistências à escatologia política: risos, corpos e narrativas enunciando uma ciência outra. São Carlos : Pedro & João Editores, 2017. p. 384 - 392.
    • LEMES, M. M. . parecer técnico-científico ?ad hoc pro honorem?. 2021 (Parecer)
    • LEMES, M. M. . Textos utilizados na aplicação de sequências didáticas de Geografia: meio social dos autores, dialogia e produção do conhecimento científico. 2015 (Comunicacao)
    • LEMES, M. M. . A organização dos elementos do espaço-aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2012 (Comunicacao)
    • LEMES, M. M. . Práticas-discursivas e prática docente: indissociabilidades. 2012 (Simposio)
    • LEMES, M. M. . A situação da aprendizagem da linguagem gráfica no ensino de geografia atualmente. 2011 (Simposio)
    • LEMES, M. M. ; COUTO JUNIOR, J. M. A. ; FIDELIS, M. . Conexão: Prêmio Educador Nota 10. 2019 YouTube e Canal televisivo (Futura)
    • LEMES, M. M. . O futuro como ponto de partida: educar para as incertezas em projetos interdisciplinares. 2021
    • LEMES, MARIANA MARTINS ; CARDOSO, A. C. ; DAMIATI, S. L. ; BARBOSA, M. S. ; TELES, G. . Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres. 2021 (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Secretaria de Segurança Pública do Estado)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. ; DAMIATI, S. L. ; BARBOSA, M. S. . São Paulo Faz Escola - Caderno do Aluno - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volumes 3 e 4. 2020 (Material didático - caderno de atividades para estudantes)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. ; BARBOSA, M. S. ; DAMIATI, S. L. . São Paulo Faz Escola - Caderno do Professor - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volumes 3 e 4. 2020 (Material didático - caderno com indicações para professores)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. . Currículo em Ação - Caderno do Aluno - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volumes 1 e 2. 2021 (Material didático - caderno de atividades para estudantes)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. . Currículo em Ação - Caderno do Professor - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volumes 1 e 2. 2021 (Material didático - caderno com indicações para professores)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. . Currículo em Ação - Caderno do Aluno - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volume 1. 2022 (Caderno com indicações para professores)
    • LEMES, M. M. . O que podemos fazer pela Amazônia?. 2022 (Experiência didática)
    • LEMES, M. M. . Povos indígenas do Brasil. 2022 (Experiência didática)
    • CARDOSO, A. C. ; LEMES, M. M. . Currículo em Ação - Caderno do Aluno - Geografia (6º, 7º, 8º e 9º anos) - Volume 1. 2022 (Caderno de atividades para estudantes)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEMES, M. M. , MIRANDA, Maria Eliza , VIDAL, M. R. , ROMAN, A. C. R. , PRADO, S. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , ALMEIDA, G. H. M. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , OLIVEIRA, C. A. , PRADO, C. A. G. , BULGARELLI, M. , FIALHO, F. M. , CAVALCANTE, L. V. , MOTA, I. Z. , OLIVEIRA, L. G. A. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. .
      Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. Também contou com a organização e realização em 2012 do 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP.
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEMES, M. M. , MIRANDA, Maria Eliza , ROMAN, A. C. R. , GÂMBERA, J. L. H. M. , PRADO, S. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , BULGARELLI, M. , ESTEVES, M. G. , MOTA, I. Z. , CANHADAS, C. , RAHAL, C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada. Este Projeto possibilitou a estruturação do Banco de Dados: ?Situação do ensino de Geografia na educação básica pública de São Paulo? cujos dados serão analisados a partir de 2014 para futuras publicações.
    • Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEMES, M. M. , MIRANDA, Maria Eliza , VIDAL, M. R. , ROMAN, A. C. R. , GÂMBERA, J. L. H. M. , PRADO, S. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , ALMEIDA, G. H. M. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , VICENTE, T. R. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , OLIVEIRA, C. A. , PAULO, C. S. , PRADO, C. A. G. , BULGARELLI, M. , FIALHO, F. M. , OLIVEIRA, P. G. , ALVES, T. S. F. , LOBO, D. G. , PEREIRA, D. S. , PERUSSO, L. , CAVALCANTE, L. V. , ESTEVES, M. G. , MOTA, I. Z. .
      Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disciplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia. A pesquisa está na etapa de sistematização dos dados e preparação de publicação dos resultados.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Bacharelado em Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-USP
        Título: O espaço da sala de aula: mediação, diálogo, vivência e autonomia
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Instituto Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, desenvolvendo atividades didáticas junto à disciplina FLG0132 - Teoria e Metodo da Geografia I da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), sob supervisão do Prof. Dr. César Ricardo Simoni Santos.
        Outras informações: Estagiário PAE
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Geografia do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação de FEUSP
        Outras informações: Professora do Ensino Fundamental