Não autenticado |

Camila Franco Batista

    • Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2021), sob orientação da Profa. Dra. Laura Patricia Zuntini de Izarra, com o projeto Performances de memória no romance irlandês contemporâneo (2000-2020), com bolsa da CAPES. Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (2015), sob orientação da Prof. Laura Patricia Zuntini de Izarra, quando desenvolveu pesquisa sobre o romance A Star Called Henry, de Roddy Doyle, com bolsa da CAPES. Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Bacharelado em Estudos Literários de Língua Inglesa pela mesma universidade (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas de língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ficção, literatura irlandesa, literatura e história, literatura e memória, trauma, Levante da Páscoa de 1916, Guerra da Independência irlandesa (1919-1922), Irlanda no período do Tigre Celta (1990-2008). É diretora financeira da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses para o triênio 2019-2021.

       

      Links:    

    • Literatura e história
    • BATISTA, C. F. . Entrelaçando temporalidades: passado e presente em A Star Called Henry, de Roddy Doyle. São Paulo : Even3 Publicações, 2020 . 119p. ISBN: 9786588243060.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 6
    • BATISTA, C. F. . Review of 'Estudios Irlandeses - Special Issue 13.2' ABEI Journal , v. 21 , p. 89 - 91 , 2019. ISSN: 25958127.
    • BATISTA, C. F. . Soldiers and Indians: victim and perpetrator traumas in Sebastian Barry's Days Without End EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 23 , p. 100 - 112 , 2018. ISSN: 19820739.
    • BATISTA, C. F. . The Contemporary Irish Historical Novel, 2000-2016 ABEI JOURNAL (SÃO PAULO) , v. 19 , p. 43 - 49 , 2017. ISSN: 15180581.
    • BATISTA, C. F. . 'There are things that can never be undone': cultural trauma in Lia Mills' Fallen Travessias Interativas , v. 14 , p. 1 - 14 , 2017. ISSN: 22367403.
    • BATISTA, C. F. . The (Re)Writing of the Female Figure and Irish-American History in Nuala O'Connor's Miss Emily REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS , v. 15 , p. 233 - 249 , 2017. ISSN: 21761841.
    • BATISTA, C. F. . História, memória, imaginação e ficção: a representação da história em A Star Called Henry, de Roddy Doyle REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS , v. 5 , p. 21 - 38 , 2014. ISSN: 21794456.
    • BATISTA, C. F. . A escrita de si: o gênero autobiográfico. O ensino de língua inglesa através do texto literário: Irlanda, v. 1, p. 8 - 24, 2022.
    • BATISTA, C. F. . O ensino de inglês através da literatura: uma sugestão de abordagem. Estudos teórico-metodológicos sobre ensino de línguas, v. 1, p. 125 - 136, 2021.
    • BATISTA, C. F. . Direito à memória: a Grande Fome irlandesa (1845-1852) na ficção. Direito em arte: I obra de pesquisa científica da Nôma, v. 1, p. 34 - 56, 2021.
    • BATISTA, C. F. ; IZARRA, L. P. Z. . A Grande Fome, o Tigre Celta e o trauma cultural em Star of the Sea, de Joseph O'Connor. In: IV Jornada de Estudos Irlandeses , 2015 , Curitiba-PR. Anais da IV Jornada de Estudos Irlandeses. Curitiba-PR : Uniandrade, 2015. p. 129 - 140.
    • BATISTA, C. F. . Entrelaçando temporalidades: passado e presente em A Star Called Henry, de Roddy Doyle. Joinville : Clube de Autores , 2018 (Monografia)
    • BATISTA, C. F. . Direito à memória: a Grande Fome irlandesa (1845-1852) na ficção. 2020 (Conferência)
    • BATISTA, C. F. . História e memória: traumas individual e cultural em A escritura secreta, de Sebastian Barry. 2018 (Conferência)
    • BATISTA, C. F. . Reimagining the Famine: Polyphony and Intertextuality in Joseph O'Connor's Star of the Sea. 2018 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . Intertwining Temporalities: Past and Present in A Star Called Henry, by Roddy Doyle. 2015 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . The (Re) Writing of the Female Figure in Nuala O'Connor's Miss Emily. 2016 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . O ensino de inglês através da literatura: uma sugestão de abordagem. 2016 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . History and fiction: a history of the Irish historical novel. 2016 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . Overcoming Silences and Denials in Irish History: the Representation of Cultural Trauma in Joseph O'Connor's Star of the Sea and Redemption Falls.. 2017 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . Aspectos do romance histórico irlandês. 2018 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . As transformações sociais, econômicas e culturais do Tigre Celta no conto 'The Deportees', de Roddy Doyle.. 2014 (Conferência)
    • BATISTA, C. F. . Intertwining Temporalities: The Past and Present in A Star Called Henry, by Roddy Doyle. 2014 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . 'Um país à beira do colapso: a Irlanda em The Guts, de Roddy Doyle'. 2014 (Conferência)
    • BATISTA, C. F. . Tenement City: The Representation of Dublin in A Star Called Henry. 2013 (Conferência)
    • BATISTA, C. F. . The Representation of Dublin in A Star Called Henry. 2013 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . Combatants and Survivors: The Role of Women in A Star Called Henry, by Roddy Doyle. 2012 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. . O romancista como Deus: aspectos metaficcionais em Reparação de Ian McEwan. 2010 (Comunicacao)
    • BATISTA, C. F. ; NAGAYAMA, E. . Interview with writer Siofra O'Donovan. 2020 YouTube
    • PENTEADO, Marina Pereira ; BATISTA, C. F. . Desejo e Monstruosidade em Carmilla, de Le Fanu. 2020 YouTube
    • IZARRA, L. P. Z. ; BATISTA, C. F. ; PRUDENTE, P. A. . The Ninth Symposium of Irish Studies in South America. 2014 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • IZARRA, L. P. Z. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; PRUDENTE, P. A. ; TORQUETE, Adriana ; BOLFARINE, M. . Comemoração dos 150 anos de W.B. Yeats. 2015 (Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats - Universidade de São Paulo)
    • BATISTA, C. F. ; AZEVEDO, M. M. ; Patricia de Aquino Prudente ; EUFRAUSINO, C. M. ; BOLFARINE, M. ; MOYANO, T. . IV Jornada de Estudos Irlandeses. 2015 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • IZARRA, L. P. Z. ; MUTRAN, M. H. ; BOLFARINE, M. ; PRUDENTE, P. A. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. . Seminário Roger Casement e o Centenário de 1916. 2016 (Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats)
    • EUFRAUSINO, C. M. ; PRUDENTE, P. A. ; BATISTA, C. F. . II Colóquio de Pós-graduandos em Estudos Irlandeses. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • PRUDENTE, P. A. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; IZARRA, L. P. Z. ; MUTRAN, M. H. ; TORQUETE, Adriana ; BOLFARINE, M. . The XI Symposium of Irish Studies in South America. 2016 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • IZARRA, L. P. Z. ; MUTRAN, M. H. ; BOLFARINE, M. ; PRUDENTE, P. A. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. . Abertura das atividades da Cátedra de Estudos Irlandeses da USP. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • IZARRA, L. P. Z. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; PACHECO, V. A. ; BOLFARINE, M. . Abertura das atividades da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • BATISTA, C. F. ; PACHECO, V. A. ; MOYANO, T. ; RIGONATO, A. ; IZARRA, L. P. Z. ; MUTRAN, M. H. . VII Jornada de Estudos Irlandeses - Celebrating Bloomsday at USP. 2018 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • BOLFARINE, M. ; BATISTA, C. F. ; EUFRAUSINO, C. M. ; PACHECO, V. A. ; IZARRA, L. P. Z. . IX Jornada de Estudos Irlandeses - Celebrando Bloomsday Online. 2020 (Universidade Federal de Rondonópolis - UFR)
    • IZARRA, L. P. Z. ; BOLFARINE, M. ; BATISTA, C. F. ; MARTINS, C. A. ; EUFRAUSINO, C. M. ; MOYANO, T. M. ; PACHECO, V. A. . XV Symposium of Irish Studies in South America - Virtual Encounters. 2020 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • PENTEADO, M. P. ; BOLFARINE, M. ; EUFRAUSINO, C. M. ; PACHECO, V. A. C. ; BATISTA, C. F. . ABEI Webinar Series 1: Desejo e Monstruosidade em Carmilla, de Le Fanu. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • FERREIRA, R. ; BATISTA, C. F. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BOLFARINE, M. ; PACHECO, V. A. C. . ABEI Webinar Series 2: O ponto de vista feminino e as relações familiares em A luz da noite, de Edna O'Brien. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • RIGONATO, A. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; EUFRAUSINO, C. M. ; PACHECO, V. A. C. . ABEI Webinar Series 4: Encontros da dramaturgia irlandesa. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • AMARAL, V. A. ; BOLFARINE, M. ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; PACHECO, V. A. . ABEI Webinar Series 5: Perto do coração selvagem da vida: James Joyce e seu autorretrato. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • IZARRA, L. P. Z. ; BOLFARINE, M. ; PACHECO, V. A. C. ; AMARAL, V. A. ; ABRANTES, E. L. ; BATISTA, C. F. . XVI Symposium of Irish Studies in South America: The Irish Independence: A hundred years of perspective and the effects of new policies. 2021 (ABEI, UFF, UFFRJ)
    • EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, C. F. ; PACHECO, V. A. . IV Colóquio de Pesquisas em Estudos Irlandeses. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • BATISTA, C. F. ; MARTINS, C. A. ; MOYANO, T. M. ; RIGONATO, A. C. . A transposição do romance irlandês para o cinema. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • BATISTA, C. F. . Enganging with Literature in English Classes. 2020 (Colégio Positivo)
    • RIGONATO, A. ; LULY, C. ; TORQUETE, Adriana ; Patricia de Aquino Prudente ; BATISTA, C. F. ; EUFRAUSINO, C. M. . Literatura Irlandesa em Diálogo. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • Nome do projeto: Ficção, Poesia e Cultura Contemporânea Anglo-Irlandesa (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, C. F. , Patricia de Aquino Prudente , EUFRAUSINO, C. M. , IZARRA, L. P. Z. .
      Descrição: Estudo teórico da produção ficcional, poética e cultural atual em diálogo com outros campos de conhecimento das ciências e das artes e com outras culturas.
    • Nome do projeto: SPeCTReSS-Social Performance, Cultural Trauma and REestablishing Stable Sovereignties (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, C. F. , RAMOS, L. F. , ONEILL, C. , MOURA, T. L. , FURUITI, E. , BERTIN, C. S. , BILCZEWSK, T. , BERGER, S. , BARKHOFF, J. , ADORNO, S. , RIGONATO, A. , EDMOND, J. , MUKHERJEE, M. , MUKHERJEE, A. , MUTRAN, M. H. , BOLFARINE, M. , IZARRA, L. P. Z. , TORQUETE, Adriana , BLOTTA, V. .
      Descrição: In contemporary scholarship, much discussion of national identity is framed in a context of something specific that has come before: post-colonial, post-war, post-apartheid, post-communism, etc.. In these discussions, the term ?nationalism? often carries a negative connotation, as if the reclaiming of national feeling must necessarily lead to the development of a conflict-ridden binary in our increasingly globalised world. As such, nationalism comes to be associated with repression, intolerance, exclusion and sectarianism. Cultural differences and diversity must be understood for their strengths, however, not just their weaknesses, and the SPeCTReSS project seeks to understand and theorize them as such. This is an intellectually challenging gap in the research landscape, but also a socially important stance, for without a confidence in its own group identity, a collection of individuals forming as an ?imagined community? is far more likely see outsiders as possible threats to an inchoate and flawed ?metaphysical autonomy? (Girard, 1965), or when collapsing complex social processes of ?othering? and identity politics back into essentialist paradigms. More useful, therefore, than such contested terms as nationalism or patriotism, is that of ?cultural trauma.? Piotr Sztompka defines cultural trauma as the "culturally defined and interpreted shock to the cultural tissue of a society " (449) For Sztompka, trauma is an appropriate term for many of the shared experiences of 'social becoming' and the 'peculiar types of social change' later to be defined as cultural trauma, which share the characteristics of a distinct compressed temporal dimension (as opposed to slow organic change) and a radical, comprehensive substance and scope, which has particular origins and is encountered with a particular shared psychological stance, which codes the experience as surprising, shocking or repulsive. The types of experiences meeting these criteria make clear the extent to which the history of nations has been marked by cultural trauma: revolution, market collapse, lost war, collapse of an empire, radical economic reform, forced migration, genocide, terrorism, revisionist interpretations of national heroic tradition et al. (452)..
    • Nome do projeto: Clube do Livro em Literatura Irlandesa (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BATISTA, C. F. , EUFRAUSINO, C. M. , BOLFARINE, M. , PACHECO, V. A. .
      Descrição: A pandemia causada pelo coronavírus nos obrigou a buscar diferentes formas de difundir a literatura irlandesa. Uma das primeiras iniciativas nesse sentido foi a promoção do Curso 'Reescrevendo a Irlanda' oferecido pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Universidade de São Paulo na modalidade online. A partir desse curso pudemos perceber o crescente interesse pelo estudo da literatura irlandesa em diversas partes do Brasil e ouvimos de grande parte dos alunos a necessidade de promovermos eventos similares para que o alcance de nossas atividades seja maior. A Jornada e o Simpósio de Estudos Irlandeses também foram realizados on-line e, mais uma vez, o público compareceu e elogiou tais eventos pela qualidade e alcance. Na busca por tecnologias que nos ajudassem a chegar até o público interessado em Estudos Irlandeses passamos também a utilizar nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) de forma mais ativa e conhecemos essa nova modalidade de estudos literários: a leitura conjunta. A leitura conjunta funciona como um Clube do Livro: uma obra é escolhida para ser lida mensalmente e algumas lives são feitas pelo YouTube em determinadas datas para que alguns aspectos teóricos e pontos relevantes da leitura sejam amplamente discutidos. Dessa forma, nós gostaríamos de propor a realização de Leituras Conjuntas de obras relevantes da Literatura Irlandesa a serem discutidas via as redes sociais oficiais da ABEI e também no Canal do YouTube.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Título: Relações intertextuais entre Reparação de Ian McEwan e A abadia de Northanger de Jane Austen
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Prefeitura Municipal de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Agente Administrativo
    • Digital SK Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Robert Bosch Limitada:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Fundação Richard Hugh Fisk:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Prefeitura Municipal de Araucária - PR:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor
    • Centro de Línguas da FFLCH-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Monitor bolsista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Dialecto English:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Autônomo
    • Trinity College Dublin:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Revisora ad hoc da Revista X.
    • Travessias Interativas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Revisora ad hoc da Revista Travessias Interativas.
    • EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Revisora ad hoc da Revista Em Tese.
    • Colégio Positivo Internacional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa
    • REVISTA X:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • ABEI JOURNAL (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Revisora ad hoc do ABEI Journal.
    • Associação Brasileira de Estudos Irlandeses:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Diretora financeira da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI).
        Outras informações: Diretora financeira
    • Rede OSJ de Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: Assessora pedagógica
    • Colégio Amplação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de inglês no Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor de inglês