Não autenticado |

Aimara da Cunha Resende

    • Possui graduação em Letras Habilitação Português Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1988). Tem experiência na área de Letras e de Literatura Comparada, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Shakespeare, Renascimento inglês, cultura popular, leituras brasileiras da shakespeariana, Shakespeare e a cultura popular na Inglaterra Renascentista e no Brasil contemporâneo, com pesquisa sobre Shakespeare na TV brasileira. É correspondente, no Brasil, da "World Shakespeare Bibliography". Editora do Selo CESh/Tessitura. Co-fundadora e Presidente do Centro de Estudos Shakespeareanos CESh). Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior, em literatura inglesa e literatura comparada, especialmente sobre a shakespeariana. Tradutora de Shakespeare e dramaturgista para montagens de peças de Shakespeare. Membro do Conselho Editorial de "Globalshakespeares", online, MIT.

       

      Links:    

    • LITERATURA E PSICANALISE - PESQUISA APLICADA; CARNAVAL, SOCIEDADE E LITERATURA - PESQUISA APLICADA.
    • Shakespeare e a cultura popular
    • RESENDE, A. C. . Brazilian Readings of Shakespeare. Newark : University of Delaware Press, 2002 . 230p. ISBN: 0874137535.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 14
    • RESENDE, A. C. . Here's Sport Indeed!: interchangeable voices and mass communication in Renaissance England Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for English Renaissance Studies , v. 16 , p. 71 - 90 , 2006. ISSN: 11357789.
    • RESENDE, A. C. . Give Me My Robe, Put On My Crown: a comparative analysis of the re-creation of myth in different cultures, from Shakespeare's Cleopatra to Lady Dy and Xuxa Scripta UNIANDRADE , v. 4 , p. 139 - 150 , 2006. ISSN: 16795520.
    • RESENDE, A. C. . A Marvellous Proper Man: Richard III in 20th. Century Brazil Multicultural Shakespeare: Translation, Appropriation and Performance , v. 1 , p. 87 - 96 , 2004. ISSN: 71777245.
    • RESENDE, A. C. . God Bless Thee! Thou Art Translated!: On Two Brazilian TEMPESTS Ilha do Desterro (UFSC) , v. 36 , p. 237 - 264 , 1999. ISSN: 01014846.
    • RESENDE, A. C. . De Grande Otelo à Pequena Tela: a palavra shakespeariana como arena de confronto para discursos brasileiros Cadernos de Tradução (UFSC) , v. 7 , p. 169 - 187 , 1996. ISSN: 1414526X.
    • RESENDE, A. C. . Trying to Make Theory em Literature Come Together European University Studies Surveys En Linguistics An Language , v. 79 , p. 129 - 141 , 1994. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . Discursividade: o entrelaçar das vozes Boletim. Centro de Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da UFMG , v. 14 , p. 143 - 146 , 1994. ISSN: 01017934.
    • RESENDE, A. C. . MacBeth e a questão do Poder Extensão , v. 3 , p. 9 - 20 , 1993. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . The Bear in the Bush Revista de Estudos Germânicos , v. 10 , p. 7 - 14 , 1989. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . Farewell to the Angelus Ensaios de Semiótica Fale Ufmg , v. 5 , p. 13 - 39 , 1985. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . The Windings of Destiny: the tribal image in Edith Warton's THE AGE OF INNOCENCE Estudos Germânicos , v. 5 , p. 13 - 39 , 1985. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . Robert Browing 'II Maestro di San Macro': a study of musical structure os A TOCCATA OS GALUPPI'S Ensaios de Semiótica Fale Ufmg , v. 6 , p. 98 - 102 , 1981. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. ; VÁRIOS . O PRIMO BASÍLIO e a Literatura Inglesa Camões E Eça de Queirós , v. 1 , p. 163 - 176 , 1978. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . Historia Em Quadrinhos e Comunicacao. , v. , p. - , 1950. ISSN: .
    • RESENDE, A. C. . Rewritten Changing "The Shrew": the movement of Shakespeare's play through cultures, time and the media". Itinerários: homenagem a Solange Ribeiro de Oliveira, v. , p. 225 - 242, 2009.
    • RESENDE, A. C. . O Irônico e Subversivo William Shakespeare. William Shakespeare: as múltiplas faces de um gênio, v. , p. 79 - 79, 2011.
    • RESENDE, A. C. . Othello' Charms: Folklore and Charm in Shakespeare's Play. A New Ireland in Brazil: Festschrift in Honour of Munira Hamud Mutran, v. , p. 199 - 209, 2008.
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare, sua época e sua obra. Shakespeare, sua época e sua obra, v. , p. 105 - 132, 2008.
    • RESENDE, A. C. . Atravessando Esse Grande Palco de Loucos:Desrazão, Cultura Popular e Formação de Identidades em O REI LEAR. Performances: estudos em Homenagem A Marlene Soares dos Santos, v. 1, p. 53 - 77, 2007.
    • RESENDE, A. C. . Saci or Robin Goodfellow?: Cultural Constraints in Translating Shakespeare. Literaturas de Língua Inglesa: Visões e Revisões, v. , p. 433 - 441, 2003.
    • RESENDE, A. C. . Literature in the Letras Curriculum in Brazil. Teaching Literature: A World Perspective, v. 2, p. 131 - 135, 1993.
    • RESENDE, A. C. . Mass Culture, Elizabeth's Representation of Androgyny and Shakespearean Constructions. Gloriana´s Rule Literature, Religion and Power in the Age of Elizabeth, v. , p. 207 - 220, 2006.
    • RESENDE, A. C. . Text, Context and Audience: two versions of Romeo and Juliet in brazialian popular culture. Latin American Shakespeares, v. , p. 270 - 289, 2005.
    • RESENDE, A. C. . Seriam Tamora, Créssida e Cleópatra Riot Grrls?. Visões e Identidades Brasileiras de Shakespeare, v. , p. 17 - 31, 2004.
    • RESENDE, A. C. . Complications: or When Shakespeare Laughs. Estudos Anglo-Americanos, v. , p. 117 - 130, 2000.
    • RESENDE, A. C. . Brazilian Appropriations of Shakespeare. Foreign Accents: Brazilian Readings of Shakespeare, v. , p. 11 - 41, 2002.
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare e Dostoiévski são revistos em tese . Jornal Hoje em Dia seção de cultura , Belo Horizonte , 22 mar. 1989.
    • RESENDE, A. C. . Um papo sobre Shakespeare . Jornal Diário da Tarde Caderno 2 , Belo Horizonte , 27 set. 2000.
    • RESENDE, A. C. . O amor nos tempos do ódio . Jornal Hoje em Dia seção de cultura , Belo Horizonte , 17 nov. 1997.
    • RESENDE, A. C. . Sobre o Povo, para o povo . Jornal Estado de Minas Seção Espetáculo Artes Cênicas , Belo Horizonte , 21 set. 2000.
    • RESENDE, A. C. . Graça e Obra de William Shakespeare é desvendada . Jornal Hoje em Dia seção de cultura , Belo Horizonte , 27 set. 2000.
    • RESENDE, A. C. . Centro de Estudos Shakespeareanos . Jornal Estado de Minas Seção Cultura , Belo Horizonte , 08 nov. 1990.
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare é Pop . Jornal Estado de Minas Seção Espetáculo , Belo Horizonte , 31 jan. 1999.
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare é pop . Jornal Hoje em Dia seção de cultura , Belo Horizonte , 18 out. 1997.
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare in Latin America . BBC , , 17 mai. 2012.
    • RESENDE, A. C. . Entre Nobres e Aldeões . EntreClássicos 2 , São Paulo , . .
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare e a Tragédia Cômica . Jornal HOJE EM DIA Seção Cultura , Belo Horizonte , 17 jan. 1997.
    • RESENDE, A. C. . Novela Global pouco tem a ver4 com O REI LEAR . Jornal O ESTADO DE MINAS Seçao ESPETÁCULO , Belo Horizonte , 31 jan. 1999.
    • RESENDE, A. C. . Versos Elisabetanos em Lábios Corrompidos . Jornal HOJE EM DIA Seçao Cultura , Belo Horizonte , 16 ago. 1997.
    • RESENDE, A. C. . Amor e Morte em Shakespeare . Jornal O ESTADO DE MINAS GERAIS , Belo Horizonte , 10 fev. 1993.
    • RESENDE, A. C. . As Várias Leituras de MACBETH . Jornal Hoje em Dia - Seção PROGRAME-SE , Belo Horizonte , 07 fev. 1992.
    • RESENDE, A. C. . Atualidade das Mulheres do Teatro Shakespereano . Suplemento Literário do Jornal Estado de Minas , , 26 abr. 1991.
    • RESENDE, A. C. . Transgressão e Ruptura: uma leitura da desrazão em Shakespeare e Machado de Assis . Suplemento Literário do Jornal Estado de Minas , Belo Horizonte , 03 mar. 1990.
    • RESENDE, A. C. . A Leitura em Quadrinhos . Suplemento Pedagógico do Jornal Estado de Minas gerais , Belo Horizonte , 24 out. 1973.
    • RESENDE, A. C. . Figuring and Disfiguring Identities: (de)construction of identity in Sgakespeare's ´The Comedy of Errors´, ´Othéllo´ and ´Macbeth´. In: XXXIV SENAPULLI , 2007 , Belo Horizonte. Programação do Evento. : , 2007.
    • RESENDE, A. C. . Caliban's Renderings of Shakespeare. In: XXVI International Shakespeare Conference: Shakespeare and Cultural Exchange , 1994 , Stratford-upon-Avon. Report of the Twenty-Sixth International Shakespeare Conference: Shakespeare and Cultural Exchange. Birmingham : The University of Birmingham, 1994. p. 12 - 12.
    • RESENDE, A. C. . (Miss)Rule, Mass Culture and Shakespeare: Political Marketing from Popular Festivals to Shakespeare's Drama. In: Gloriana's Rule: Life, Literature and Culture in Elizabethan England , 2003 , Porto. Gloriana's Rule:Literature, Religion and Power in the Age of Elizabeth. Porto : Universidade do Porto, 2003. p. 207 - 220.
    • RESENDE, A. C. . William Shakespeare, Artista de Todos os Tempos, Lugares e Formas. In: VII Semana de Letras e Artes , 1996 , Viçosa. Tradição odernidade na Era da Globalização. Viçosa : Universidade Federal de Viçosa, 1996. p. 1 - 5.
    • RESENDE, A. C. . Lark or Nightingale:"innocent" readings in two Brazilian Versions of ROMEO AND JULIET. In: Seventh World Shakespeare Congress , 2001 , Valencia. Fifth World Shakespeare Congress. Valencia : University of Valencia, 2001. p. 26 - 26.
    • RESENDE, A. C. . De Grande Otelo à Pequena Tela. In: Seminário Discurso, Identidade e Sociedade , 2001 , Rio de Janeiro. Seminário Discurso, Identidade e Sociedade. Rio de Janeiro : PUC-RJ, 2001.
    • RESENDE, A. C. ; VÁRIOS . Saci or Robin Goodfellow?: Cultural Constraints in Translating Shakespeare. In: XXXII SENAPULLI , 2003 , Florianópolis. XXXII SENAPULLI. Florianópolis : UFSC, 2003.
    • RESENDE, A. C. . Theft, Loan or Transgression?: transgression and unreason in KING LEAR and THE IDIOT. In: XXI SENAPULLI , 1990 , Poços de Caldas. ANAIS DO XXI SENAPULLI. Poços de Caldas : OSEC - ABRAPUI, 1990. p. 269 - 275.
    • RESENDE, A. C. . Remythologizing Shakespeare: the Bard as Cultural Product. In: XXIII SENAPULLI , 1991 , Belo Horizonte. ANAIS DO XXIII SENAPULLI. Belo Horizonte : UFMG - ABRAPUI, 1991. p. 87 - 90.
    • RESENDE, A. C. . CROSSROADS: intertextuality in Shakespeare's KING LEAR. In: XXV SENAPULLI , 1993 , São José do Rio Preto. ANAIS DO XXV SENAPULLI. São José do Rio Preto : UNESP - ABRAPUI, 1993. p. 20 - 29.
    • RESENDE, A. C. . Brazilian Appropriations of Shakespeare. In: XXVII SENAPULLI , 1995 , Águas de Lindóia. ANAIS DO XXVII SENAPULLI. Águas de Lindóia : ABRAPUI, 1995. p. 27 - 44.
    • RESENDE, A. C. . The Sounds Off the Islands: ROMEO AND JULIET and the screens. In: XXVIII SENAPULLI , 1996 , Ouro Preto. ANAIS DO XXVIII SENAPULLI. Ouro Preto : ABRAPUI - UFOP, 1996. p. 63 - 74.
    • RESENDE, A. C. . I Will Make Him Tell the Tale Anew: readings of identity in Shakespeare's OTHELLO. In: XXIX SENAPULLI , 1997 , Atibaia. ANAIS DO XXIX SENAPULLI. Atibaia : ABRAPUI, 1997. p. 121 - 122.
    • RESENDE, A. C. . Amadeus: O Texto e O Filme. In: SEMANA DE ESTUDOS GERMANICOS, 4 , 1986 , Belo Horizonte. ANAIS. BELO HORIZONTE : Letras-UFMG, 1986. p. 159 - 166.
    • RESENDE, A. C. . De Cordelia A Cressida: A Mulher e A Transgressao Nas Negociacoes Shakespearianas. In: SEMINARIO NACIONAL MULHER E LITERATURA, 3 , 1989 , Florianópolis. ANAIS. FLORIANOPOLIS : Universidade Federal de Santa Catarina, 1989. p. 331 - 335.
    • RESENDE, A. C. . Renascimento Sem Esplendor: A Marginalidade Na Inglaterra de Shakespeare. In: SEMANA DE ESTUDOS GERMANICOS E ENCONTRO COM SHAKESPEARE, 7 , 1989 , Belo Horizonte. ANAIS. BELO HORIZONTE : , 1989. p. 32 - 50.
    • RESENDE, A. C. . Trying To Make Theory And Literature Come Together. In: OXFORD CONFERENCE ON ENGLISH LITERATURE TEACHING , 1990 , Oxford. Programação do Evento. : , 1990.
    • RESENDE, A. C. . na revista Balaio , ano 01, n. 01, setembro de 2009, ps. 62-69. E a conferência William Shakespeare, Artista de Todos os Tempos, Lugares e Formas . : , 1996 (Resumo de texto)
    • RESENDE, A. C. . Guignard's Cards For Amalita. Belo Horizonte : G; Secretaria de Estado de Cultura; Superintendência de Museus) , 2007 (Tradução)
    • RESENDE, A. C. . Trabalhos de Amor Perdidos. Belo Horizonte : Tessitura , 2006 (Tradução)
    • RESENDE, A. C. . Membro do Conselho Consultivo da revista Scripta UNIANDRADE, publicação da Pós-Graduação em Letras da UNIANDRADE, Curitiba, Brasil. 2007 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Membro da Comissão Editorial de Multicural Shakespeares, publicação da Universidade de Lódz ,Polônia. 2004 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a montagem de Como Gostais, encenada pelo grupo Maria Cutia, dirigido por Eduardo Moreira, em 2012. 2012 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a montagem de Trabalhos de Amor Perdidos, pelo Grupo Lúdico de Atores, dirigido por Marcos Vogel, em 2007. 2007 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a montagem de Ricardo III, encenada pelo Grupo Odeon, direção de Yara Novais, em 1999. 1999 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a montagem de Romeu e Julieta, encenada pelo grupo Galpão, direção de Gabriel Vilela, em 1993. 1993 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a tradução de Conto de Inverno, por José Roberto O Shea, 11.6. Consulora Técnica para a tradução de Hamlet o primeiro quarto, por José Roberto O Shea, 2010.. 2010 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a tradução de Cimbeline, Rei da Britânia, por José Roberto O Shea, São Paulo: Iluminuras, 2002. 2002 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Consultora Técnica para a tradução de Antônio e Cleópatra, por José Roberto O Shea, São Paulo: Mandarim, 1998. 1998 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Membro do Comittée organisador das comemorações Shakespeare Anniversaries , da Societé Française Shakespeare, Paris, a partir de 2011. 2011 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Membro do International Committee of Correspondents da World Shakespeare Bibliography, editada por James Harner. Texas: Texas U.P., desde 2001.. 2001 (Consultoria)
    • RESENDE, A. C. . Parecer técnico-científico para REVISTA CIENTÍFICA: Unopar Científica Ciências Humanas e Educação. 2009 (Parecer)
    • RESENDE, A. C. . Palestra Shakespeare Ontem e Hoje. 2009 (Outra)
    • RESENDE, A. C. . Palestra: Shakespeare Ontem e Hoje. 2010 (Outra)
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare e a Justiça . 2012 (Conferência)
    • RESENDE, A. C. . Doth Grace For Grace and Love For Love Allow : recreations of the balcony scenes on Brazilian screens . 2013 (Conferência)
    • RESENDE, A. C. . World Shakespeare Congress. 2001 (Congresso)
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare in Latin America. 2012 (Conferência)
    • RESENDE, A. C. . Conferência William Shakespeare, Artista de Todos os Tempos, Lugares e Formas'. 1996 (Conferência)
    • RESENDE, A. C. . Fricções. 2009 Revista Balaio
    • RESENDE, A. C. . 'Meu verso há de viver, e vida te dará: Releituras Shakespearianas'. 2012
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare Festival. 1991 (Centro de Estudos Shakespeareanos; Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa)
    • RESENDE, A. C. . I Jornada Shakespeareana. 2004 (Centro de Estudos Shakespeareanos; FUNEDI-UEMG)
    • RESENDE, A. C. . II Jornada Shakespeareana. 2005 (Centro de Estudos Shakespeareanos; UFMG)
    • RESENDE, A. C. . XVIII ENPULI e XXXIII SENAPULLI. 2005 (ABRAPUI/UECE)
    • RESENDE, A. C. ; RAMALHO, E. ; ROCHA, M. F. ; MANSUR, M. . Curso: William Shakespeare: o homem, seu tempo, seu teatro. 2005 (Centro de Estudos Shakespeareanos)
    • RESENDE, A. C. . Evento X Enfoque Letras - "William Shakespeare: The man, his times, his theatre". 2007 (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
    • RESENDE, A. C. . Shakespeare Ontem e Hoje. 2009 (Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Pós-Graduação em Letras)
    • RESENDE, A. C. . VI Abril de Shakespeare. 2012 (UFPR)
    • RESENDE, A. C. . William Shakespeare: novas estórias de um velho conhecido . 2001 (Universidade Federal do Paraná)
    • RESENDE, A. C. . Teaching Shakespeare/Using Shakespeare. 2013 (SEB)
    • RESENDE, A. C. . 'Os bobos em Shakespeare'. 2009 (Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa)
    • RESENDE, A. C. . 'Shakespeare na telenovela brasileira'. 2009 (Universidade de Viçosa)
    • RESENDE, A. C. . 'William Shakespeare: novas estórias de um velho conhecido'. 2001 (Universidade Federal do Paraná)
    • RESENDE, A. C. . 'O ensino da dramaturgia shakesperiana: realidade e perspectivas'. 2007 - Declaração
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Habilitação Português Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1983
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade do Estado de Minas Gerais Campus da Fundação Educacional de Di:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2003 ).
    • Scripta UNIANDRADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Multicultural Shakespeare: Translation, Appropriation and Performance:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Centro de Estudos Shakespereanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - Atual ).
        Outras informações: presidente
    • Selo CESh/Tessitura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Editora Geral da série Selo CESh/Tessitura. Belo Horizonte, a partir de 2006
    • Brazilian Readings of Shakespeare:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
        Outras informações: Editora e introdutora do livro Foreign Accents: Brazilian Readings of Shakespeare. Newark: University of Delaware Press, 2002.
    • Associate Editor da Cambridge World Shakespeare Encyclopedia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Associate Editor da Cambridge World Shakespeare Encyclopedia, a partir de seu início, em dezembro de 2008. A ser lançada em 2012.
    • Boletim Informativo do CPGP-FUNEDI-UEMG:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Editora do Boletim Informativo do CPGP-FUNEDI-UEMG. Divinópolis, de dezembro de 2001 a julho de 2003.
    • Revista Estudos Germânicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1989 ).
        Outras informações: Editora da Revista Estudos Germânicos. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 1986 e 1988-89.
    • Publicação online Globalshakespeare:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Diretor da publicação online Globalshakespeare, Peter Donaldson, editor geral, MIT, USA, a partir de agosto de 2010.
    • International Committee of Correspondents da World Shakespeare Bibliography:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: Membro do International Committee of Correspondents da World Shakespeare Bibliography, editada por James Harner. Texas: Texas U.P., desde 2001.
    • Comissão Editorial de Multicural Shakespeares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
        Outras informações: Membro da Comissão Editorial de Multicural Shakespeares, publicação da Universidade de Lódz ,Polônia.
    • Tradução de Antônio e Cleópatra:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - Atual ).
        Outras informações: Consultora Técnica para a tradução de Antônio e Cleópatra, por José Roberto O Shea, São Paulo, Mandarim, 1998.
    • Montagem de Romeu e Julieta:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - Atual ).
        Outras informações: Consultora Técnica para a montagem de Romeu e Julieta, encenada pelo grupo Galpão, direção de Gabriel Vilela, em 1993.
    • Montagem de Ricardo III:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Consultora Técnica para a montagem de Ricardo III, encenada pelo Grupo Odeon, direção de Yara Novais, em 1999.
    • Montagem de Trabalhos de Amor Perdidos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Consultora Técnica para a montagem de Trabalhos de Amor Perdidos, pelo Grupo Lúdico de Atores, dirigido por Marcos Vogel, em 2007.
    • Tradução de Hamlet, o primeiro quarto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Consulora Técnica para a tradução de Hamlet o primeiro quarto, por José Roberto O Shea, 2010.