Não autenticado |

Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno

    • DOUTORADO em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (modelo interpretativo de aquisição/ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com base no pensamento complexo, 2006; MESTRADO em Semiótica e Lingüística Geral (Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras), 2001; GRADUAÇÃO em Letras (Espanhol e Português,1982, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente, é professora das disciplinas de Língua Espanhola do Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP, área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e do Programa de Pós-Graduação de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: aquisição-aprendizagem, ensino de espanhol para adolescentes e adultos, educação/formação de professores de Espanhol como língua estrangeira, processamento de espanhol língua estrangeira, aspectos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol, recursos didáticos e Pensamento Complexo.

       

      Links:    

    • Gênero, tipologias textuais e um modelo complexo de aquisição/aprendizagem e Uma proposta de ensino educativo de espanhol como língua estrangeira.
    • Aquisição/Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
    • Análise, a partir de diferentes perspectivas teóricas, dos processos de aquisição do espanhola por falantes do português.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; PINHEIRO-CORREA, P. ; YOKOTA, R. . Cadê o pronome que estava aqui? Homenagem a Neide González. Campinas : Pontes Editores, 2019 . 219p. ISBN: 9788521701330.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONELLI, J. R. A. ; MOR, W. M. ; RAMOS, S. G. M. ; BARBOZA, J. S. ; STUTZ, L. ; VIEIRA, R. ; FERREIRA, A. J. ; CORREA, L. N. ; GIMENEZ, T. ; LIMA, L. M. ; SILVA, C. A. M. E. ; YOKOTA, R. ; NARDI, F. S. ; FONTANA, M. V. L. ; TALLEI, J. . Ensino-Aprendizagem de Inglês e Espanhol no Brasil: práticas, desafios e perspectivas. Campinas : Pontes Editores, 2015 . 360p. ISBN: 9788571136052.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; AGUIAR, A. A. ; LUCIANO, F. ; GALLARDO, I. ; SILVA, G. R. ; MARCAL, M. R. . De un género a otro: la didáctica de la transformación. Brasília : Consejería de Educación de la Embajada de España, 2014 . 166p. ISBN: 9788567535043.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 4 (professor). São Paulo : Saraiva, 2011 . 240p. ISBN: 9788502134584.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 4 (aluno). São Paulo : Saraiva, 2011 . 208p. ISBN: 9788502134577.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 3 (professor). São Paulo : Saraiva, 2011 . 240p. ISBN: 9788502134560.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 3 (aluno). São Paulo : Saraiva, 2011 . 208p. ISBN: 9788502134553.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 2 (professor). São Paulo : Saraiva, 2011 . 240p. ISBN: 9788502134546.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 2 (aluno). São Paulo : Saraiva, 2011 . 208p. ISBN: 9788502134539.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 1 (professor). São Paulo : Saraiva, 2011 . 224p. ISBN: 9788502134522.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 1 (aluno). São Paulo : Saraiva, 2011 . 192p. ISBN: 9788502134515.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 9º ano reformulado - Manual do Professor - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 159p. ISBN: 9878502058002.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 9º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 207p. ISBN: 9878502057999.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 8º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 160p. ISBN: 9878502057975.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 8º ano reformulado - Manual do Professor 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 208p. ISBN: 9878502057982.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 7º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 159p. ISBN: 9878502057951.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 7º ano reformulado - Manual do Professor - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 191p. ISBN: 9878502057968.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 6º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 150p. ISBN: 9878502057937.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 6º ano reformulado - Manual do Professor 3ª edição. SÃO PAULO : SARAIVA, 2009 . 208p. ISBN: 9878502057944.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 4 - 2ª edição reformulada - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2006 . 176p. ISBN: 8502058002.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 4 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. São Paulo : Saraiva, 2006 . 144p. ISBN: 8502057995.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - 2ª edição reformulada - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2006 . 170p. ISBN: 8502057987.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. São Paulo : Saraiva, 2006 . 144p. ISBN: 8502057979.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 2 - 2ª edição reformulada - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2006 . 173p. ISBN: 8502057960.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 2 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. São Paulo : Saraiva, 2006 . 143p. ISBN: 850205795.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - 2ª edição reformulada - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2006 . 176p. ISBN: 8502057944.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. São Paulo : Saraiva, 2006 . 144p. ISBN: 850205793.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! - Libro 4 - Libro del profesor. São Paulo : Saraiva, 2002 . 188p. ISBN: 8502038796.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! - Libro 4 - Libro del alumno. São Paulo : Saraiva, 2002 . 158p. ISBN: 8502038788.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2002 . 188p. ISBN: 850203877.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3- libro del alumno. São Paulo : Saraiva, 2002 . 148p. ISBN: 850203876.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! libro 2 - livro do professor. São Paulo : Saraiva, 2002 . 190p. ISBN: 850203393.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡ Entérate! Libro 2 - libro del alumno. São Paulo : Saraiva, 2002 . 160p. ISBN: 8502033801.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! libro 1 - libro del profesor. São Paulo : Editora Saraiva, 2002 . 176p. ISBN: 8502033956.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - libro del alumno. São Paulo : Editora Saraiva, 2002 . 144p. ISBN: 8502033948.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico--libro del profesor-edição reformulada. São Paulo : Editora Saraiva, 2004 . 272p. ISBN: 8502044575.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel avanzado-libro del profesor. São Paulo : Editora Saraiva, 2000 . p. ISBN: 8502029312.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel intermedio-libro del profesor. São Paulo : Editora Saraiva, 1999 . 270p. ISBN: 8502026747.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico-libro del profesor. São Paulo : Editora Saraiva, 2002 . 240p. ISBN: 8502024485.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico-libro del alumno-Edição reformulada. São Paulo : Editora Saraiva, 2004 . 239p. ISBN: 8502044796.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel intermedio-libro del alumno. São Paulo : Editora Saraiva, 1999 . 238p. ISBN: 8502026379.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel avanzado-libro del alumno. São Paulo : Editora Saraiva, 2000 . 236p. ISBN: 8502029304.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el Español - Curso de Lengua y Cultura Hispánica - nível básico-libro del alumno. São Paulo : Editora Saraiva, 2000 . 224p. ISBN: 8502024477.
    • BRUNO, F. A. T. C. . · Ensino de espanhol: Construção da impessoalidade em sala de aula. São Carlos : Editora Claraluz, 2004 . 130p. ISBN: 8588638061.
    • BRUNO, F. A. T. C. . · Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Reflexão e prática.. São Carlos : Editora Claraluz, 2005 . 160p. ISBN: 858863610.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • BRUNO, F. A. T. C. . La impersonalidad en Español y en Portugués brasileiro Signos Ele , v. CONT. , p. 1 - 8 , 2008. ISSN: 18514863.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Rumo à aquisição do discurso especializado de graduandos de espanhol. Cadê o pronome que estava aqui? Homenagem a Neide González, v. 1, p. 113 - 128, 2019.
    • BRUNO, F. A. T. C. . O livro didático e a reforma do pensamento. O livro didático de espanhol na escola brasileira, v. 1, p. 387 - , 2018.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Conversa com Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno. Conversas com (mais) formadores de professores de línguas: avanços e desafios, v. 1, p. 89 - 107, 2016.
    • BRUNO, F. A. T. C. . A oposição pretérito indefinido/pretérito perfecto: uma perspectiva explicativa pelas categorias tempo e aspecto. Ensino-aprendizagem de inglês e espanhol no Brasil: práticas, desafios e perspectivas, v. 1, p. 337 - 349, 2015.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MIRANDA, F. ; CORTEZ, M. ; LUQUE, C. ; KLEFF, M. ; BOTELHO, J. M. . Atos de currículo: (des)construindo a aula de língua estrangeira. Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa: Comunicação intercultural e língua portuguesa, v. 1, p. 79 - 90, 2014.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Ensinando línguas malcomportadas: uma perspectiva educativa. Espaço para reflexão sobre ensino de línguas, v. 1, p. 199 - 222, 2014.
    • BRUNO, F. A. T. C. . La transposición de géneros literarios: una propuesta didáctica. ACTAS DEL XX SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES: LA LITERATURA EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA, v. 1, p. 113 - 124, 2013.
    • BRUNO, F. A. T. C. . La lengua española en la enseñanza regular: géneros discursivos y estrategias didáticas. El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos, v. 1, p. 133 - 148, 2013.
    • BRUNO, F. A. T. C. . (No) Efectos de la enseñanza en las clases de E/LE a brasileños: resultados y reflexiones. Espanhol e ensino: relatos de pesquisas, v. 1, p. 17 - 24, 2012.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Os gêneros orais em aulas de ELE: uma proposta de abordagem. Espanhol Ensino Médio - Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p. 221 - 232, 2010.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Como é que a gente fica, o uno corresponde a. Hispanismo 2006 - Estudo de Linguagens, v. , p. 195 - 201, 2008.
    • Carlini, A.L. ; PAIXAO, E. M. C. ; BRUNO, F. A. T. C. ; Campos, M. Z. de ; Scarpato, M. ; Zani, R. ; Silva, S.A.I. . Interpretando a aula à luz do Pensamento Complexo. Ensino Superior: questões sobre a formação do professor, v. , p. 95 - 105, 2008.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Un aporte teórico para la enseñanza del acusativo preposicional en español a estudiantes brasileños. Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Reflexão e Prática, v. , p. 137 - 144, 2005.
    • BRUNO, F. A. T. C. . TRADUZINDO E RECONSTRUINDO UMA REPRESENTAÇÃO.REFLEXÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM TORNO À IMPLANTAÇÃO DE UM (NOVO) CURSO DE E/LE. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2013 , Salvador. Anais do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas-Salvador/BA, 3-6 setembro de 2012. São Paulo : Associação Brasileira de Hispanistas, 2012. p. 392 - 397.
    • BRUNO, F. A. T. C. . UN MODELO INTERPRETATIVO DE ADQUISICIÓN Y APRENDIZAJE DE E/LE A LA LUZ DEL PENSAMIENTO COMPLEJO. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2013 , Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, Língua e Ensino. Niterói : 978-85-87332-08-0, 2011. p. 698 - 701.
    • BRUNO, F. A. T. C. . DE UN GÉNERO A OTRO: LA DIDÁCTICA DE LA TRANSFORMACIÓN: HISTORIA Y PRESUPUESTOS TEÓRICOS. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2013 , Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, Língua e Ensino. Niterói : APEERJ, 2011. p. 689 - 697.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes de espanhol como língua estrangeira. In: I CIPLOM - Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur , 2011 , Foz de Iguaçú. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo : APEESP, 2010.
    • BRUNO, F. A. T. C. . El trabajo con género y tipología textual en la clase de Español como Lengua Extranjera a brasileños. In: III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera , 2010 , Rosario. Actas de las III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. Rosario : CELE (U.N.R.) e IRICE (CONICET, 2010.
    • BRUNO, F. A. T. C. . A educação patriótica no Brasil e na Argentina: contrastes para a construção de um ethos autoritário. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS [E] I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISPANISTAS , 2009 , BELO HORIZONTE. ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS [E] I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISPANISTAS. BELO HORIZONTE : FACULDADE DE LETRAS DA UFMG, . p. 2625 - 2624.
    • BRUNO, F. A. T. C. . O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2009 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : Faculdade de Letras da UFMG, 2008. p. 2606 - 2613.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Como é que a gente fica, o uno corresponde a ?a gente? mesmo? Um estudo contrastivo entre o uno, do espanhol e o ?a gente? do português brasileiro. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro : UERJ e CNPq, 2008. p. 195 - 201.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Géneros y expresión oral y escrita: ir más allá con el texto ?El aeropuerto?, de Mario Benedetti que está en la colección Español: ¡Entérate. In: II Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul , 2007 , Porto Alegre. Segundo Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul-País homenajeado: Uruguay. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007.
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ERES F., I.Gretel M. . ? Los verbos irregulares: cómo tragárselos? En dosis homeopáticas, sin sacrificios o prejuicios.. In: III Encontro Estadual de Professores de Espanhol , 1990 , São Paulo. Revista de la Apeesp ? 2 jun./dic. de 1991.. São Paulo : APEESP - Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, 1990. p. 24 - 26.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Comprensión e imaginario en la clase de E/LE a brasileños. In: XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes , 2004 , São Paulo. ? XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes-Actividades y Estrategias para desarrollar la Comprensión Lectora. Brasília : Secretaría General Técnica. Subdirección General de Información y Publicaciones del MEC España, 2004. p. 200 - 208.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Al fin y al cabo, qué quiere decir la gente? La clase de lengua extranjera: de lo previsto a lo inesperado. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004 - Língua Espanhola. Florianópolis : UFSC, 2004. p. 167 - 175.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Comprensión e imaginario en la clase de español como lengua extranjera a brasileños. In: XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del español a lusohablantes - Actividades y estrategias para desarrollar la comprensión de lectura , 2005 , São Paulo. Actas del XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del español a lusohablantes - Actividades y estrategias para desarrollar la comprensión de lectura. São Paulo : Secretaría General Técnica. Subdirección General de Información y Publicaciones del MEC España, 2005. p. 200 - 208.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Al fin y al cabo, qué quiere decir la gente?La clase de lengua extranjera: de lo previsto a lo inesperado. In: Congreso Brasileño de Hispanistas, 3, 2004, . , 2004 , Florianópolis. Anais Eletrónicos Asociación Brasileña de Hispanistas.. : , 2004.
    • BRUNO, F. A. T. C. . La comprensión de la forma ?uno? por estudiantes brasileños. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Anais Eletrónicos Asociación Brasileña de Hispanistas.. : , 2002.
    • BRUNO, F. A. T. C. . A aquisição da língua de especialidade de graduandos de espanhol. São Cristóvão : Universidade Federal de Sergipe , 2018 (Resumo)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Memorial para progressão na carreira docente. : , 2014 (Memorial)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes brasileiro de E/LE. Cascavel : Editora Coluna do Saber , 2010 (Resumo do I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Gêneros, tipologias textuais e um modelo complexo de ensino/aprendizagem. Araraquara : UNESP/FLCAR, Un.de Alcalá, Fundação VUNESP, Consejería de Educación y Ciencia Castilla-la-Mancha , 2009 (Resumos do IV Encontro Iberoamericano de Educação)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; YOKOTA, R. ; GONZÁLEZ, N.T.M . O que eu sei e como explico isto ao meu aluno? Concepções sobre aspectos semântico-sintáticos de verbos triargumentais do português e do espanhol, da Dra Rosa Yokota da UFSCar. 2018 (Assessoria)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Comissão Científico-Acadêmica do IX JEALAV-Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2018 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecer ad hoc para a revista Signum: Estudos da Linguagem, nº 20, vol.1, 2017. 2017 (Consultoria)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Consultora da Revista Nova Escola, Editora Abril. 2012 (Consultoria)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; PUGLIA, D. ; TAVARES, P. H. M. B. ; FALEIROS, A. S. ; CAVALLARI, D. N. . Comissão Interna de Bolsas do Depto de Letras Modernas. 2014 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; Kulikowski, M.Z. . Membro da Comissão de Especialistas da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH/USP. 2012 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; FANJUL, A. P. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Membro da Comissão de Especialistas da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH/USP. 2011 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecer de mérito. 2012 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; HOSIASSON, L. J. ; KANZEPOLSKY, A. . Comissão de Bolsas. 2012 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; FANJUL, A. P. . Avaliação circunstanciada, conclusiva sobre o trabalho e conjunto de atividades de Renata Maria de Barros. 2011 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecerista de resumos para o VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; COSTA, E. G. M. ; MOR, W. M. M. . Relatório de atividades desenvolvidas pela Drª Elzimar Goettenauer de Marins Costa. 2012 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Emissão de parecer para a Comissão Editorial da Revista Educare et Educare. 2012 (Assessoria)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecer de Mérito referente a projeto de pesquisa no processo seletivo de bolsas de Mestrado e Doutorado (CNPq/CAPES). 2011 (Parecer)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecer técnico para Projetosde Extensão. 2010 (Assessoria)
    • BRUNO, F. A. T. C. . A oposição pretérito indefinido/pretérito perfecto: uma perspectiva explicativa pelas categorias tempo e aspecto. 2015 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Lo que uno/a comprende, lo uno/a dice: compreensão e produção em espanhol à luz do pensamento complexo. 2014 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Géneros y tipología textual: una propuesta de abordaje para las clases de ELE. 2014 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. . La lengua española en Brasil: políticas, enseñanza y formación de profesores. 2014 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, M.F. ; OLIVEIRA, R. A. D. . Metodología de la enseñanza de E/LE: referenciales y modelos teóricos. 2013 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Formação de Professores à luz da Complexidade: um exemplo. 2013 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Implantando um curso de espanhol como língua estrangeira em um contexto universitário: reflexões teórico-metodológicas. 2012 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Traduzindo e reconstruindo uma representação. Reflexões teórico-metodológicas em torno à implantação de um (novo) cursos de ELE. 2012 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Atos de currículo: (des)construindo a aula de espanhol como língua estrangeira. 2012 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . La transposición de géneros literarios: una propuesta didáctica. 2012 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Géneros y Tipología Textual: una propuesta de abordaje para las clases de ELE. 2012 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Gêneros e tipologia textual: questões de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2010 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes brasileiros de ELE. 2010 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . La indeterminação do sujeito, del portugués brasileño, y la impersonalidad del español: un estudio descriptivo de las formas a gente y uno/a. 2011 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. 2010 (Congresso)
    • BRUNO, F. A. T. C. . A Educação Patriótica no Brasil e na ARgentina: Contrastes para a construção de um ethos autoritário. 2008 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo. 2008 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Una reflexión sobre la actuación del profesor en las clases de Español como Lengua Extranjera. 2002 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Formação e perspectivas de trabalho do autor de livro didático. 2002 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. . A compreensão da impersonalidad em espanhol por estudantes brasileiros. 2002 (Comunicacao)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?. 1999 (Conferência)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. . Creación de materiales complementarios. 1994 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ERES F., I.Gretel M. . Las irregularidades verbales. 1990 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Mesas redondas sobre a filosofia do Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987 (Outra)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; AMARAL, V.L.do ; TONI, M. A. M. B. ; VITTORIO, M. L. C. . Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987 (Congresso)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; AMARAL, V.L.do ; VITTORIO, M. L. C. . Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1985 (Congresso)
    • BRUNO, F. A. T. C. . De un género a otro: La didáctica de la transformación. 2012 Primer Encuentro PELSE (Portugués y Español como Lengua Segunda y Extranjera)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; FERNANDES, E. . O que ensinar em Língua Estrangeira do 6º ao 9º ano. Entrevista à Revista Nova Escola. 2010 Impresso e digital
    • BRUNO, F. A. T. C. ; QUEEN, M. . Entrevista à jornalista Mariana Queen da revista Nova Escola. 2012 Impresso e digital
    • BRUNO, F. A. T. C. ; VICHESSI, B. . Falar da vida dos outros. Que fofoca, que nada! A moçada vai produzir biografias em espanhol. 2013 Revista Nova Escola
    • BRUNO, F. A. T. C. ; GONZÁLEZ, N.T.M ; ESTEVES, A. ; Kulikowski, M.Z. . APEESP 35 anos. 2018
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TEIXEIRA, M. . Entrevista à Michelly Teixeira da Radio Exterior de España, emissão em português. 2018 Página web
    • BRUNO, F. A. T. C. ; NUNES, J. . Projeto 'Como eu escrevo' de José Nunes. 2018 Página Web
    • BRUNO, F. A. T. C. . Uma proposta de ensino educativo de espanhol como língua estrangeira para o Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2011
    • BRUNO, F. A. T. C. ; F.G.BARROSO, T. ; MARTIN, I. R. ; MELO, D. A. ; SILVA, M. M. A. . Fórum de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo - Formação de professores: demandas e desmandos. 2007 (APEESP)
    • SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . I Inmersión en Español. 2007 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: Las construcciones pasivas: contrastando usos en español y en portugués. 2007 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: El rol de la estructura silábica en los procesos de adquisición de lenguas extranjeras. 2008 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: Te gusto yo o me gustas tú: desconstruindo a noção de falsos amigos. 2007 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • BARBOSA, M. S. P. ; SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Jornada de espanhol: formação de professores e práticas pedagógicas. 2007 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo e Universidade de Franca)
    • SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; F.G.BARROSO, T. ; MELO, D. A. . Simpósio Comemorativo dos 25 anos da APEESP: ensino de espanhol e formação para a cidadania. 2008 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • MAYRINK, M.F. ; BRUNO, F. A. T. C. . I Jornada de Implantação do Espanhol na Escola Regular. 2009 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e HIspano-Americana da FFLCH/USP)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; JOSI, ; SANTORO, E. ; Kulikowski, M.Z. ; Simões, J.da S. ; Ishihara, T. ; Publia, D. ; Dahlet, V.B. ; Dornbusch, C.S. ; Casini, M. C. . Seminário: Língua, Literatura e ensino: confluências?. 2010 (Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; CELADA, M.T. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; TULLIO, A. L. . Palestras da Profª Drª Ángela Lucía Di Tullio. 2012 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP)
    • JOSI, ; BRUNO, F. A. T. C. ; SANTORO, E. . Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. 2014 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; CELADA, M.T. ; Kulikowski, M.Z. ; MAYRINK, M.F. ; SANTOS, M. ; GASPARINI, Pablo . I Jornada do Curso de Letras/Espanhol e I Encontro Ángel Rama de alunos de graduação em espanhol: Espaço de Formação e Construção de Saberes. 2015 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana-FFLCH/USP)
    • BRUNO, F. A. T. C. . I EPPE - I Encuentro Potiguar de Profesores de Español. 2017 (Associação de Professores de Espanhol e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN))
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, M.F. ; BOTTARO, S. E. G. ; YOKOTA, R. ; CARVALHO, K. C. H. P. ; NADIN, O. L. . Encontros do Centro de Línguas da FFLCH: Ciclo sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2017 (Grupo de Estudos Recursos Didáticos para a Aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ReDiPaELE) e Centro de Línguas da FFLCH)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, M.F. ; BALLESTEROS, M.A ; OLIVEIRA, R. A. D. ; NEGREIROS, M. ; CONTRALTO, I. ; VIACEK, E. ; SBARAI, T. ; LEITE, A.M.P. ; CAGGIANO B. Ramiro . Ciclo de Oficinas do Grupo ReDiPaELE (Recursos Didáticos para a aula de espanhol como língua estrangeira). 2018 (ReDiPaELE e Centro de Línguas da FFLCH)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, M.F. . I JORDEL (Jornada de Recursos Didáticos para o Ensino de Línguas. 2019 (Grupo Recursos Didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira e Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP)
    • BRUNO, F. A. T. C. . I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. 2010 (UNIOESTE - Universidade Estadual de Oeste do Paraná e FFLCH/USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Catalão:Hacia el Español: Curso de Lengua y Cultura Hispánica: uma proposta para a atualidade. 2000 (Universidade Federal de Goiás, Campus de Catalão, no Projeto Letras em Debate e Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/BH: la metodología de la colección Hacia el español ? curso de lengua y cultura hispánica. 1999 (Colégio Pitágoras e Editora Saraiva)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Curitiba: ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?. 1999 (Editora Saraiva Curitiba)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/BH: ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?,. 1999 (Editora Saraiva/Belo Horizonte)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Goiânia: Hacia el Español: Curso de Lengua y Cultura Hispánica: uma proposta para a atualidade. 2000 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/SP: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/SP: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/RJ: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual do Rio de Janeiro)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Vitória: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Pelotas: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual: Porto Alegre: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Campo Grande: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002 (Editora Saraiva Atual e Associação de Professores de Espanhol do Estado do Mato Grosso do Sul)
    • BRUNO, F. A. T. C. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Campinas: Hacia el Español e conteúdos gramaticais. 2003 (Editora Saraiva/Atual e Centro de Línguas da Escola Estadual Mário Natividade.)
    • BRUNO, F. A. T. C. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Taboão da Serra: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate!. 2003 (Editora Saraiva/Atual e Instituto Adventista de Ensino)
    • BRUNO, F. A. T. C. . ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Itajaí: metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003 (Editora Saraiva/Atual e Colégio de Aplicação da UNIVALE)
    • BRUNO, F. A. T. C. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Blumenau: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003 (Editora Saraiva/Atual e Colégio Rio Branco)
    • BRUNO, F. A. T. C. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/BH: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003 (Editora Saraiva/Atual e Sistema Arquidiocesano de Ensino)
    • BRUNO, F. A. T. C. . ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/São José dos Campos: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Hacia el español. 2003 (Editora Saraiva/Atual)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; ARRUDA, S. A. F. . ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/ABCD: Lectura y expresión escrita en ELE en la colección Español... ¡Entérate!. 2005 (Editora Saraiva/Atual e Centros de Língua de Santo André e São Caetano/SP)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Material didáctico: concepto, función y utilización. 2007 (Universidade de Franca)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Pra não dizer que não falei de libro didáctico... El material didáctico: elemento variable e inestable en la clase de E/LE. 2009 (APEESP (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo))
    • BRUNO, F. A. T. C. . Géneros, tipología textual y enseñanza de español como lengua extranjera. 2010 (Universidade Federal do Espírito Santo, Associação de Professores de Espanhol do ES, Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasília)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; CELADA, M.T. ; GASPARINI, Pablo ; MAYRINK, M.F. ; Kulikowski, M.Z. . Ciclo de Vídeo Conferências "Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar". 2010 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Hispano-Americana da FFLCH/USP e CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas) da Secretaria de Educação do Estado)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Géneros y tipología textual en la escuela regular: una propuesta de abordaje. 2011 (Universidade Estadual de Londrina e Associação de professores do estado do Paraná)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Gênero discursivo e tipologia textual: teoria e prática para a aula de ELE. 2018 (Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de ELE e Centro Interdepartamental da FFLCH)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; CELADA, M.T. ; GASPARINI, Pablo ; MAYRINK, M.F. ; Kulikowski, M.Z. . Ciclo de Vídeo Conferências "Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar". 2010 (Área de Língua Espanhola e Literaturas Hispano-Americana da FFLCH/USP e CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas) da Secretaria de Educação do Estado)
    • BRUNO, F. A. T. C. . 2º Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio Probatório em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. 2011
    • BRUNO, F. A. T. C. . 3º Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio probatório em RDIDP. 2013
    • BRUNO, F. A. T. C. . Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio Probatório em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. 2009
    • BRUNO, F. A. T. C. . La impersonalidad en español y en portugués brasileiro. 2008 (Material didático)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Hambre de Cultura: asados, parrilladas y churrascos. 2015 (Material didático)
    • MAYRINK, M.F. ; BRUNO, F. A. T. C. . Hambre de Cultura: comidas callejeras. 2015 (Material didático)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, M.F. . Hambre de Cultura: aromas y sabores de la infancia. 2015 (Material didático)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Cuadernillo de lengua española II. 2018 (Materialdidático)
    • BRUNO, F. A. T. C. . Cuadernillo de Lengua Española IV. 2018 (Materialdidático)
    • Nome do projeto: Recursos didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: Objetivos: Tendo em vista a formação integral do graduando, do licenciando e do pós-graduando da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (LELEHA), o Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de E/LE pretende: o Facultar outra opção de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho, que não só aquela específica à docência; neste caso em editoria. o Criar oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir outra competência desejada no desempenho profissional e no desenvolvimento da autonomia do aluno graduando, do licenciando e do já profissional pós-graduando; o Propiciar um exercício de autonomia universitária, ampliando dessa forma o conceito de currículo, como todo e qualquer conjunto de atividades acadêmicas que integralizam um curso. o Colaborar para a implantação do conceito de atividade acadêmica curricular que considera relevante que o estudante adquira competências e habilidades necessárias a sua formação como processo contínuo e transformador, de modo que não exclua as disciplinas convencionais da grade curricular, mas sim busca articular a aquisição do saber de forma articulada e desdobrada. o Flexibilizar o currículo do aluno graduando, licenciando e pós-granduando da Área de LELEHA, de modo que possa responder a outras demandas sociais como, por exemplo, a de autor, revisor e parecerista de recursos didáticos. Metas: · Incentivar a elaboração de projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Graduação Individual e de Pós-Graduação; · Criar uma base e um laboratório de recursos didáticos para o ensino de E/LE e, mesmo futuramente de outras línguas estrangeiras modernas na FFLCH/USP, de modo que se possa disponibilizar tais recursos para diversos estilos de curso (escola regular, cursos livres, cursos específicos, à distância), tanto para a comunidade interna como para a externa da USP; · Propiciar aos participantes o estudo, a reflexão e a elaboração de recursos didáticos teoric
    • Nome do projeto: Cursos de língua espanhola (2010 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: Cursos de língua espanhola para alunos da comunidade USP e para a comunidade externa no Centro de Línguas da FFLCH.
    • Nome do projeto: Ciclo de Vídeo Conferências: Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar (2010 - 2010
      Natureza: Outra
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , CELADA, M.T. , Kulikowski, M.Z. , GASPARINI, Pablo , OKUINGHTTONS, M. F. M. , FANJUL, A. P. .
      Descrição: Este ciclo de conferências visa iniciar uma discussão acerca de diferentes questões concernentes ao ensino de espanhol como língua estrangeira no currículo escolar, ao mesmo tempo que pretende criar oportunidades para que o professor estabeleça relações teórico-metodológicas em sua prática.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola II (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: O projeto está ligado ao PEEG (Projeto de Estímulo d Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola III (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: O Projeto está ligado ao PEEG (Programa de Estímulo de Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola I (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: O projeto se insere no PEEG (Programa de Estímula da Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado.
    • Nome do projeto: Monitoria em Práticas orais em Língua Espanhola (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: O Projeto está ligado ao PEEG (Programa de Estímulo de Graduação) da FFLCH/USP. A disciplina Práticas Orais em Língua Espanhola (FLM0262) visa ampliar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, no caso específico deste curso, pela oralidade. A participação do graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático e teórico. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, un grupo de estudos. Teórico, porque lerá a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no grupo de estudos, juntamente com o docente.
    • Nome do projeto: Ciclo Permanente de Vídeo Conferências de Vídeo Conferências da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana FFLCH/USP: uma parceria com a CENP/SEE de São Paulo (2011 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , CELADA, M.T. .
      Descrição: Tendo em vista que os professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo deram início à inclusão da disciplina de língua estrangeira espanhola no currículo do ensino médio no segundo semestre de 2010, as vídeo conferências pretendem dar continuidade à reflexão e à discussão acerca de diferentes questões concernentes ao ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no currículo escolar, ao mesmo tempo que pretende criar oportunidades para que o professor estabeleça relações teórico-metodológicas na sua prática.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola III (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que fazemos ao monitor selecionado.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola I (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que fazemos ao monitor selecionado.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola II (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , MOISES, J. J. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola I (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , CALVO, S. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola III (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , FERREIRA, E. C. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários para a sua formação e para a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, uma coleta de dados com o objetivo de contribuir com um banco de dados de interlíngua (língua não nativa).
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola II (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , DAMASCENA, P. S. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro e, no caso específico deste curso, que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e, além disso, cooperar com o levantamento de corpus sobre interlíngua.
    • Nome do projeto: Monitoria em Língua Espanhola IV (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , CALVO, S. .
      Descrição: A disciplina Língua Espanhola IV (FLM0262) visa ampliar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, construindo condições, hipóteses e expressando estados e mudanças. A participação do graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, un grupo de estudos. Teórico, porque lerá a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no grupo de estudos, juntamente com o docente. Por outro lado, o monitor, ao participar das aulas, poderá contribuir com o levantamento de um corpus sobre Interlíngua.
    • Nome do projeto: Encontros do Centro de Línguas e do Grupo Recursos Didáticos para a aula de E/LE (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. , MAYRINK, M.F. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo disponibilizar conhecimento científico na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para alunos da graduação, pós-graduação e comunidade em geral, em especial, professores de língua da Educação Básica. O projeto é uma parceria do Grupo Recursos Didáticos para a aula de E/LE e do Centro de Línguas (CL) da FFLCH. O CL disponibiliza o espaço e coordena a organização dos encontros e o Grupo de Pesquisa convida os especialistas de acordo com os temas pertinentes ao Ciclo sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas.
    • Nome do projeto: Ensino/Aprendizagem/Aquisição de Espanhol como Língua Estrangeira e Educação (2010 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: BRUNO, F. A. T. C. .
      Descrição: O projeto pretende pôr em questão e sob análise aspectos teóricos e práticos que envolvem o ensino, a aprendizagem e a aquisição do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) na escola regular à luz do pensamento complexo, partindo da relação paradoxal entre o uno (todo) e o múltiplo (partes), isto é, do emaranhamento de ações, de interações e de retroações que são peculiares ao longo do processo en direção à língua alvo.
    • BRUNO, F. A. T. C. . Representante no Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2011 - Membro do conselho deliberativo do centro de línguas da fflch/usp
    • BRUNO, F. A. T. C. . Representante no Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2012 - Representante do conselho deliberativo do centro de línguas da fflch/usp
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (Bolsas CNPq/CAPES). 2011 - Parecerista do programa de pós-graduação em educação da feusp
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (Bolsas CNPq/CAPES). 2012 - Parecerista do programa de pós-graduação em educação da feusp
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecerista da Revista Educere et Educare. 2012 - Parecerista
    • BRUNO, F. A. T. C. . Conselho Editorial da Revista Leia Escola. 2012 - Conselho editorial
    • BRUNO, F. A. T. C. . Parecer de capítulo de coletânea organizada pela ALAB. 2013 - Parecerista
    • Simões, J.da S. ; BRUNO, F. A. T. C. ; PEUSCHEL, K. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Nora Paula Marie Gröninger , sob o título: ): Investigação dos desdobramentos de um curso intensivo, interativo de Língua Alemã para brasileiros. 2011 - Banca examinadora
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Espanhol e Português
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de S P
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Espanhola e Literaturas
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2006
    • Faculdade Associada de Cotia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora Mestra de Língua Espanhola
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1984 - 1984 ).
        Outras informações: Professora de espanhol
    • Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - Atual ).
        Outras informações: Professora Doutora em RDIDP
    • Revista Caracol:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Participou na elaboração e projeto editorial da Revista Caracol do Programa de Pós-Graduação da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP. O 1º número saiu em 2010.
    • Revista Leia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: VÍNCULO: Comitê Científico. A Revista Leia pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) da Paraíba. ISSN 1518-7144
    • Revista Entrecaminos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: La Revista Entrecaminos es un periódico electrónico fundado en 2013 por discentes y egresados del Programa de ?Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana? del Departamento de Letras Modernas de la Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) de la USP. La revista publica exclusivamente trabajos de alumnos matriculados en programas de posgrado (nacionales o extranjeros). Su interés se centra en estudios y reflexiones relacionados a la lengua castellana, a las literaturas española e hispanoamericana, a la traducción y a los estudios culturales vinculados al hispanismo. La intención de la publicación es crear un espacio de interlocución y circulación de la producción científica discente realizada en Brasil y en el mundo sobre aspectos relativos a los universos lingüístico, literario y cultural del mundo hispanohablante.
    • Revista Entrelínguas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Publicação da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara