Não autenticado |

Ivan Rodrigues Martin

    • O professor e pesquisador possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Letras, com habilitações em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (1994); mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Letras, pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolve pesquisas sobre representações literárias e artísticas da Guerra Civil Espanhola e sobre ensino e aprendizagem da leitura do texto literário em castelhano. Atuou também como autor de livros didáticos de espanhol, publicados pela Editora Ática, de São Paulo.

       

      Links:    

    • Ensino de língua espanhola e literatura
    • CORNELSEN, E. L. ; VIEIRA, E. M. A. ; MARTIN, I. R. . 1939 o ano que não terminou. Belo Horizonte : FALE-UFMG - Viva Voz, 2020 . 184p. ISBN: 9786587237213.
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; RODRIGUES, J. F. . Mario González: textos reunidos. Guarulhos : EFLCH UNIFESP, 2019 . 251p. ISBN: 9788562377334.
    • MARTIN, I. R. ; LIMA, F. ; OLIVEIRA, F. A. . Manual do Professor - Língua Espanhola. São Paulo : Somos Educação, 2018 . 420p. ISBN: 9788546810970.
    • MARTIN, I. R. ; LIMA, F. ; OLIVEIRA, F. A. . Língua Espanhola. São Paulo : Somos Educação, 2018 . 460p. ISBN: 9788546810963.
    • MARTIN, I. R. ; FARIAS, I. R. ; BELON, A. ; MANIUC, B. ; LOPES, E. ; NONATO, V. ; BARRETO, J. D. ; SOUSA, J. S. ; RIBEIRO, M. C. S. . Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós. São Paulo : Palavra, 2017 . 193p. ISBN: 9788592590062.
    • MARTIN, I. R. . Língua Espanhola: Ensino Médio Segunda Série - PH. São Paulo : Somos Sistema de Ensino, 2017 . 236p. ISBN: 9788546806478.
    • MARTIN, I. R. . Língua Espanhola: Ensino Médio, Primeira Série - PH. São Paulo : Somos - Sistemas de Ensino, 2017 . 236p. ISBN: 9788546806461.
    • MARTIN, I. R. . Saludos - curso de lengua española. São Paulo : Editora Ática, 2012 . p. ISBN: 9788508157488.
    • MARTIN, I. R. . Ética libertária: a. Porto Alegre : Revolução E-book, 2014 . 251p. ISBN: 9788591575909.
    • MARTIN, I. R. . Síntesis curso de lengua española. São Paulo : Ática, 2014 . 432p. ISBN: 9788508166718.
    • MARTIN, I. R. ; RODRIGUES, F. C. ; BIZON, A. C. ; OLIVEIRA, C. A. A. ; YERRO, J. H. ; DINIZ, L. R. A. ; ALVES-BEZERRA, W. . Diga Trinta e Três... em Português. Brasília : MEC, 2017 . 132p. ISBN: 9788533424814.
    • MARTIN, I. R. ; GONZALEZ, N. T. M. ; SANTOS, M. ; FERNANDEZ, I. G. E. ; RAMIREZ, A. M. L. . Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias - LEM - Espanhol. São Paulo : Secretaria de Educação Básica, 2011 . 264p. ISBN: 9788578495206.
    • MARTIN, I. R. . Espanhol Ensino Médio - Sistema de Ensino SER. São Paulo : Abril Educação, 2011 . 450p. ISBN: 9788508133888.
    • MARTIN, I. R. . Espanhol Ensino Fundamental - Sistema de Ensino SER. São Paulo : Abril Educação, 2011 . 600p. ISBN: 9788508136841.
    • MARTIN, I. R. . Saludos: curso de lengua española. São Paulo : Editora Ática, 2010 . 800p. ISBN: 9788508124626.
    • MARTIN, I. R. . Síntesis curso de lengua española: ensino médio. São Paulo : Editora Ática, 2011 . 546p. ISBN: 9788508130238.
    • MARTIN, I. R. . EJA Educação de Jovens e Adultos: espanhol. São Paulo : Editora Ática, 2011 . 248p. ISBN: 9788508143238.
    • MARTIN, I. R. . Síntesis curso de lengua española. São Paulo : Editora Ática, 2009 . 416p. ISBN: 9788508126330.
    • MARTIN, I. R. . Saludos Curso de Lengua Española. São Paulo : Ática, 2008 . 640p. ISBN: 9788508117673.
    • MARTIN, I. R. . Língua Espanhola. São Paulo : Ática, 2007 . 128p. ISBN: 9788508109852.
    • MARTIN, I. R. . Espanhol Série Novo Ensino Médio. São Paulo : Ática, 2007 . 248p. ISBN: 9788508113088.
    • MARTIN, I. R. . Síntesis Curso de Lengua Española. São Paulo : Editora Ática, 2005 . 392p. ISBN: 8508100388.
    • MARTIN, I. R. . Saludos Curso de Lengua Española. São Paulo : Editora Ática, 2005 . 640p. ISBN: 850809874X.
    • MARTIN, I. R. . Espanhol - Série Brasil. São Paulo : Ática, 2003 . 348p. ISBN: .
    • MARTIN, I. R. . Romance gráfico e hispanismo CARACOL , v. 1 , p. 16 - 25 , 2018. ISSN: 23179651.
    • MARTIN, I. R. . Mosaico poético: la novela gráfica y la memoria de la Guerra Civil Española y del franquismo ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 1 , p. 12 - , 2017. ISSN: 23172096.
    • MARTIN, I. R. . As linhas de força do romance gráfico sobre a Guerra Civil Espanhola Caracol , v. 1 , p. 176 - 209 , 2016. ISSN: 23179651.
    • MARTIN, I. R. . Terra e liberdade: o resgate de um testemunho silenciado Cultura Crítica , v. 9 , p. 73 - 78 , 2009. ISSN: 19810911.
  • Capítulos publicados: 10
    • MARTIN, I. R. . LA AUTOCENSURA Y LA MEMORIA EN LA NOVELA GRÁFICA SOBRE EL FRANQUISMO Y LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA. A Literatura e suas Inter(faces) com a Cultura, História e Sociedade, v. , p. 242 - 261, 2021.
    • MARTIN, I. R. . Paracuellos: as origens do cómic sobre o franquismo. 1939 o ano que não terminou, v. 1, p. 87 - 120, 2020.
    • MARTIN, I. R. . Mosaico narrativo: la Guerra Civil Española y el franquismo. Narrativa gráfica de la Guerra Civil, v. 1, p. 265 - 294, 2020.
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; RODRIGUES, J. F. . Mario González: um hispanista da balbúrdia. Mario González: textos reunidos, v. 1, p. 7 - 14, 2019.
    • FARIAS, I. R. ; MARTIN, I. R. . Entre vozes e gestos: acolhida às médicas e aos médicos cubanos na cidade de Guarulhos. Mais amor, seu doutor! Os médicos cubanos entre nós, v. 1, p. 5 - 18, 2017.
    • MARTIN, I. R. . Companheira: o status da mulher na literatura anarquista espanhola. Gênero e representação em literaturas de línguas românicas, v. , p. 257 - 264, 2002.
    • MARTIN, I. R. . Narrativa anarquista e Guerra Civil Espanhola. Narrativa Espanhola Contemporânea. Leituras (do lado de cá...), v. , p. 183 - 202, 2012.
    • MARTIN, I. R. . Homenagem à liberdade: o papel da ficção na Guerra da Espanha. Hispanismo 2004 - Literatura Espanhola, v. , p. 127 - 136, 2006.
    • MARTIN, I. R. . O bem versus o mal: uma leitura do espaço em Cristina Guzmán, profesora de idiomas. Hispanismo 2000, v. 1, p. 376 - 382, 2001.
    • MARTIN, I. R. . O Curto Verão da Anarquia: uma obra libertária. Hispanismo 2002, v. 2, p. 114 - 121, 2004.
    • MARTIN, I. R. . Terra e Liberdade: o resgate de um testemunho silenciado . Revista Cultura Crítica , São Paulo , 20 dez. 2006.
    • MARTIN, I. R. . Hola, ¿qué tal? é muito pouco: a leitura do texto literário e a formação crítica nas aulas de espanhol língua estrangeira. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2013 , Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Rio de Janeiro : APEERJ, 2011.
    • MARTIN, I. R. . Dezplazamiento de miradas: la Guerra Civil Española en la obra de Jorge Amado. In: II Congreso Internacional de Literatura y Cultura Españolas Contemporáneas , 2013 , La Plata. Diálogos Transatlánticos: memorias del II Congreso Internacional de Literatura y Cultura españolas contemporáneas. La Plata : Mercado Editorial, 2011.
    • MARTIN, I. R. . Entre tensões e intenções: a Guerra Civil Espanhola em Subterrâneos da Liberdade, de Jorge Amado. In: VI Congresso Brasileiro de Hispanistas - II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2010 , Campo Grande. Hispanismo & fronteira. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Campo Grande : UFMS, 2010.
    • MARTIN, I. R. . O debate em cartaz. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : FALE - UFMG, 2008.
    • MARTIN, I. R. . Han pasado los bárbaros: a violência de Estado sob a perspectiva irônica dos anarquistas. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2008 , Rio de Janeiro. Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro : UERJ, 2008.
    • MARTIN, I. R. . El uso de textos literarios en la enseñanza de español a alumnos brasileños: una propuesta de inclusión social. In: II Simposio de Didáctica de Español para Extranjeros: Teoría y Práctica , 2005 , Rio de Janeiro. Actas del II Simposio José Carlos Lisboa de Didáctica. Rio de Janeiro : Instituto Cervantes, 2005.
    • MARTIN, I. R. . Da pátria amada idolatrada à consciência da nação subdesenvolvida. In: II Simpósio de Iniciação Científica , 1994 , São Paulo. 2º Simpósio de Iniciação Científica. : , 1994. p. HOJ07 - HOJ07.
    • MARTIN, I. R. . Companheira: o statuda da mulher na literatura anarquista espanhola. In: IX Seminário Nacional Mulher & Literatura , 2002 , Belo Horizonte - MG. Gênero e Representação em Literaturas de Línguas Românicas. Belo Horizonte : Gráfica Editora Tavares LTDA, 2001. p. 257 - 264.
    • MARTIN, I. R. . Estamos todas bem. São Paulo : Palavras , 2022 (Tradução)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. . A divisão azul. São Paulo : Palavras , 2021 (Tradução)
    • MARTIN, I. R. . Li M'in uma criança de Chimel. São Paulo : Palavras , 2018 (Tradução)
    • MARTIN, I. R. . Escribir para aliviar el dolor: entrevista a Antonio Altarriba. São Paulo : Revista Caracol - USP , 2016 (Entrevista)
    • MARTIN, I. R. . Este mestizaje que hay entre literatura y narración gráfica: entrevista a Sento Llobel y Elena Uriel. São Paulo : Revista Caracol - FFLCH - USP , 2018 (Entrevista)
    • MARTIN, I. R. . Con la novela gráfica, los autores somos dueños de nuestra obra y pasamos a trabajar dentro de un modo literario. Entrevista a Santiago García. São Paulo : Revista Caracol - FFLCH - USP , 2018 (Entrevista)
    • MARTIN, I. R. . La memoria me sirve para intentar comprender el presente: entrevista a Paco Roca. São Paulo : Revista Caracol - FFLCH - USP , 2018 (Entrevista)
    • FANJUL, A. P. ; SANTOS, M. ; MARTIN, I. R. . Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo : Associação Brasileira de Hispanistas , 2013 (Organização de Atas)
    • MARTIN, I. R. . Romance regionalista brasileiro. São Paulo : APROPUC , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MARTIN, I. R. . II Congreso Internacional de Estudios Interdisciplinares sobre Cómic. 2019 (Consultoria)
    • MARTIN, I. R. . Revista Linguística y literatura - Universidad de Antioquia. 2018 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Parecer ad hoc Revista Aletria. 2018 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Revista Via Atlântica. 2017 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Revista (Entre Parênteses). 2017 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Revista Olh@res. 2016 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2014 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . 20º Congresso de Iniciação Científica PIBIC - UNIFESP. 2012 (Consultoria)
    • MARTIN, I. R. . II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - CIPLOM. 2013 (Assessoria)
    • MARTIN, I. R. . Revista Caracol. 2011 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Comissão de Apoio à Publicação de Livros didáticos para o Ensino de Graduação. 2011 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul - I CIPLOM. 2010 (Consultoria)
    • MARTIN, I. R. ; ABRAMIDES, M. B. C. ; WEISCHTORDT, V. C. . Conselho editorial do Jornal PUCViva. 2009 (Outra)
    • MARTIN, I. R. . Curso de especialização lato senso: o ensino de espanhol para brasileiros. 2008 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Curso de Especialização Lato Senso: o ensino de espanhol para brasileiros. 2008 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. 2008 (Parecer)
    • MARTIN, I. R. . Autocensura y memoria de la Guerra Civil y del franquismo en la novela gráfica. 2019 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Paracuellos: as origens do cómic sobre o franquismo. 2019 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; BOTTARO, S. E. G. . O curso de letras/espanhol da UNIFESP e os dez anos da expansão universitária. 2019 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. . Estamos todas bien y El ala rota: mujeres en la novela gráfica sobre el franquismo. 2022 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . La memoria eidética en la novela gráfica sobre la Guerra Civil y el franquismo. 2022 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; RODRIGUES, J. F. ; MARCO, V. ; GONZALEZ, N. T. M. . Mario González e a formação de hispanistas no Brasil. 2019 (Outra)
    • MARTIN, I. R. . A Guerra Civil Espanhola no romance gráfico. 2018 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. ; MARCO, V. ; ALVES-BEZERRA, W. . As artes e a política: a censura sobre os sentinos. 2018 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; ELIAS, N. . Roda de conversa: a produção do livro didático de língua espanhola. 2017 (Outra)
    • MARTIN, I. R. ; BELON, A. ; NONATO, V. ; BARRETO, J. D. . Médicos cubanos no Brasil: outras vozes. 2015 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Mosaico poético: la novela gráfica y la memoria de de la Guerra Civil. 2016 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . O romance gráfico: as memórias da Guerra em quadinhos. 2016 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . O romance gráfico e o resgate da memória histórica: a GCE em Paseo de los canadienses e Un médico novato. 2016 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Representações literárias e artísticas da Guerra Civil Espanhola. 2016 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. ; ELIAS, N. . Estereotipia e instrumentalismo: representações sobre ensino de línguas estrangeiras na escola pública. 2015 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Pau que bate em chico não bate em francisco: as manipulações argumentativas nas avaliações dos livros didáticos de língua espanhola, no PNLD. 2015 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Contatos linguísticos e culturais: os médicos cubanos no Brasil. 2014 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Cultura y literatura en la enseñanza de Español lengua extranjera. 2013 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Literatura y enseñanza. 2013 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . La enseñanza y el aprendizaje de la lectura del texto literario en castellano. 2014 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Lengua y literatura: las dos caras de una moneda. 2013 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . FALE - o sujeito, a história e o conhecimento. 2000 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Literatura fascista espanhola: um instrumento para a normatização do comportamento feminino. 2000 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Arte e contra-cultura. 2001 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Literatura anarquista na Guerra Civil Espanhola. 2004 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Guerra Civil Española. 2004 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Las representaciones de la Guerra Civil Española. 2006 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Produção de material didático para o Ensino Fundamental e Médio. 2006 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . A literatura anarquista na Espanha revolucionária. 2006 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Subsídios teóricos práticos aplicados ao ensino de ELE. 2007 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . O debate em cartaz. 2008 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . A língua espanhola como componente curricular: reflexão e planejamento. 2011 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Aprender lo diferente para respetar las diferencias: la lengua española en la enseñanza regular. 2010 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Entre tensões e intenções: a Guerra Civil Espanhola em 'Subterrâneos da liberdade', de Jorge Amado. 2010 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Desplazamiento de miradas: la Guerra Civil Española en la obra de Jorge Amado. 2011 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . O contato com o outro e a formação de cidadãos: o ensino e a aprendizagem da leitura de textos literários na escola.. 2011 (Conferência)
    • ELIAS, N. ; MARTIN, I. R. . A importância da parceria entre a Universidade e a Escola Pública para a formação de professores. 2012 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . Angústia e utopia: a Guerra Civil Espanhola em Saga, de Érico Veríssimo. 2012 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Hola, qué tal? é muito pouco. A leitura do texto literário e a formação crítica nas aulas de espanhol no ensino regular. 2011 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . La lengua española en la enseñanza regular: géneros textuales y estrategias didácticas. 2011 (Conferência)
    • MARTIN, I. R. . De pano de fundo à estrutura da narrativa: a Guerra Civil Espanhola em "Os subterrâneos da liberdade", de Jorge Amado.. 2011 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Narrativa anarquista y Guerra Civil Española. 2011 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . O ensino de espanhol no Brasil: a leitura e a formação crítica nas aulas de espanhol. 2009 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . As relações sociais e o negro: uma análise da peça O Demônio Familiar, de José de Alencar. 1991 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . O bem versus o mal: uma leitura do espaço em Cristina Guzmán, profesora de idiomas. 2000 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Companheira: o status da mulher na literatura anarquista espanhola. 2001 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . O curto verão da anarquia: uma obra literária. 2002 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . A contra reforma religiosa e a poesia de Padre Achieta. 1990 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Textos literários nas aulas de língua espanhola: inclusão lingüística e social. 2006 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Han pasado los bárbaros: a violência de Estado sob a perspectiva irônica dos anarquistas. 2006 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . Homenagem à liberdade: o papel da ficção na Guerra da Espanha. 2004 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . El uso de textos literarios en la enseñanza de español a alumnos brasileños: una propuesta de inclusión social. 2005 (Comunicacao)
    • MARTIN, I. R. . I Jornada de Oficinas de Língua Espanhola da PUC SP. 2006 (Cooerdenação de Letras: Espanhol)
    • MARTIN, I. R. . I Simpósio de Letras:Espanhol da PUC/SP. 2006 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. . I Mostra de Cinema em Espanhol. 2007 (APROPUC E PUC/SP)
    • MARTIN, I. R. . II Fórum Acadêmico de Letras. 1991 (Centro Acadêmico Oswald de Andrade - Letras USP)
    • MARTIN, I. R. . XI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 1990 (Executiva Nacional dos Estudantes de Letras)
    • MARTIN, I. R. . I Fórum dos Professores de Espanhol - Formação de professores: demandas e desmandos. 2007 (Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. . Jornada de espanhol: formação de professores e práticas pedagógicas. 2007 (Universidade de Franca e APEESP)
    • MARTIN, I. R. . Talleres (des)cubiertos - Te gusto yo o me gustas tú: desconstruindo a noção de falsos amigos. 2007 (Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo - APEESP)
    • MARTIN, I. R. . I Inmersión de la APEESP. 2007 (Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo - APEESP)
    • MARTIN, I. R. . Talleres descurbiertos: "el rol de la estructura silábica en los procesos de adquisición de lenguas extranjeras". 2008 (Associação dos professores de espanhol do estado de São Paulo - APEESP)
    • MARTIN, I. R. . Talleres descubiertos: "las construcciones pasivas: contrastando usos en español y portugués". 2007 (Associação dos professores de espanhol do estado de São Paulo - APEESP)
    • MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. . II Jornada de Oficinas de Língua Espanhola da PUC/SP. 2008 (PUC/SP)
    • MARTIN, I. R. . II COLÓQUIO DE PESQUISA EM HUMANAS. 2009 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO)
    • MARTIN, I. R. . III Colóquio de Humanas. 2011 (EFLCH - Universidade Federal de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. ; FANJUL, A. P. ; LAGARES DIEZ, X. C. ; YOKOTA, R. ; RODRIGUES, F. C. . Hispanismo(s): Limites Incertos. 2011 (Associação Brasileira de Hispanistas)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; ELIAS, N. ; DANTAS, R. ; BOTTARO, S. E. G. ; COSTA, E. G. M. . Oficina: Qué hay tras las lineas?. 2011 (Área de Espanhol da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
    • MARTIN, I. R. . I Encontro Escola Universidade em Parceria: a formação do professor de línguas e literaturas. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. . VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012 (UFBA e ABH)
    • MARTIN, I. R. . XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. 2015 (UFSCar e UNIFESP)
    • MARTIN, I. R. ; GOMES, M. O. ; ARIAS, D. V. ; LOYOLA, J. . III Colóquio de Humanidades da EFLCH-UNIFESP. 2015 (EFLCH - UNIFESP)
    • MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. . Representações da memória: a Guerra Civil Espanhola 80 anos depois. 2016 (USP e UNIFESP)
    • SANO, L. ; MARTIN, I. R. . Conexões Letras. 2017 (Departamento de Letras UNIFESP)
    • MARTIN, I. R. ; MENEZES, A. ; FOGLIA, G. A. ; SOUZA, G. N. E. ; RODRIGUES, J. F. ; ELIAS, N. ; BOTTARO, S. E. G. ; DANTAS, R. . Cinepimentas apresenta Tito e os pássaros. 2019 ()
    • VIEIRA, E. M. A. ; MARTIN, I. R. ; CORNELSEN, E. L. . Espanha 1939: o ano que não acabou. 2019 (FALE - UFMG)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; VIEIRA, E. M. A. . Conferência Profa. Dra. Elisa Amorim: Valises, maletas, caixas, diários: as imagens perdidas da Guerra Civil Espanhola. 2020 (Universidade Federal de São Paulo - EFLCH)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; MARCO, V. . Conferência Profa. Dra. Valeria de Marco: À procura da forma de representar a barbárie. 2020 (Universidade Federal de São Paulo - EFLCH)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; RODRIGUES, J. F. ; GONZALEZ, N. T. M. ; MARCO, V. . Mario González e a formação de hispanistas no Brasil. 2019 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • MARTIN, I. R. ; FOGLIA, G. A. ; RODRIGUES, J. F. ; GONZALEZ, N. T. M. ; MARCO, V. . Mario González e a formação de hispanistas no Brasil. 2019 (Departamento de Letras - UNIFESP)
    • FOGLIA, G. A. ; MARTIN, I. R. . À procura da forma de representar a barbárie. 2020 (Departamento de Letras UNIFESP)
    • CUNHA JUNIOR, E. P. ; MARTIN, I. R. . "RODA DE CONVERSA COM O PROFESSOR ÉDER PIRES DE CAMARGO: EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA NUMA SOCIEDADE VISOCÊNTRICA ". 2021 (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI)
    • MARTIN, I. R. . Elaboração de material didático para aulas de língua espanhola a partir de pequenas narrativas. 2002 (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
    • MARTIN, I. R. . Oficina de pesquisa em literaturas de língua estrangeira. 2001 (XII Fórum Acadêmico de Letras)
    • MARTIN, I. R. . Mini curso de espanhol. 1994 (Faculdade de Educação da USP)
    • MARTIN, I. R. . Curso de Difusão "Español en el Campus". 2000 (Departamento de Letras Modernas - USP)
    • MARTIN, I. R. . Curso de Difusão Cultural "Español en el Campus". 1998 (Departamento de Letras Modernas - USP)
    • MARTIN, I. R. . Crítica Literária. 2001 (Centro de Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu)
    • MARTIN, I. R. . Literatura Latino-Americana. 2002 (Pós Graduação da Faculdade Oswaldo Cruz)
    • MARTIN, I. R. . Crítica Literária. 2003 (Pós Graduação Lao Sensu da Universidade São Judas Tadeu)
    • MARTIN, I. R. . Formación y expansión de la lengua española. 2007 (Pós Graduação da Universidade de Franca)
    • MARTIN, I. R. . O uso de textos literários nas aulas de Língua Espanhola. 2007 (Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima)
    • MARTIN, I. R. . El texto literario en las clases de lengua española. 2009 (APEESP)
    • MARTIN, I. R. . O texto literário nas aulas de língua espanhola: educando para o exercício da cidadania. 2009 (Abril Educação)
    • MARTIN, I. R. . Língua Espanhola na escola: aprendendo o que é diferente para aprender a respeitar as diferenças. 2010 (Secretaria de Educação de Goiânia e Abril Educação)
    • MARTIN, I. R. . A língua espanhola como componente curricular: reflexão e planejamento. 2010 (Abril Educação)
    • MARTIN, I. R. . El texto literario en las clases de español: formar para el ejercicio de la ciudadania. 2011 (Universidade Estadual de Londrina)
    • MARTIN, I. R. . Nem mocinho, nem vilão: o material didático de língua estrangeira no contexto da implementação da disciplina língua espanhola no ensino regular brasileiro. 2011 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • MARTIN, I. R. . Português Língua Estrangeira. 2013 (Ministério da Educação, MEC, Brasil)
    • MARTIN, I. R. . Curso de português língua estrangeira. 2014 (Ministério da Educação do Brasil)
    • MARTIN, I. R. ; FARIAS, I. R. . Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castlhano. 2015 (Universidade Federal de São Paulo e Prefeitura do Município de Guarulhos)
    • MARTIN, I. R. ; FARIAS, I. R. ; LIRIO, C. J. ; SILVA, H. S. ; SOUZA, G. N. E. ; RODRIGUES, J. F. ; FIDALGO, S. S. ; ELIAS, N. . Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castelhano. 2015 (Universidade Federal de São Paulo e Prefeitura do Município de Guarulhos)
    • MARTIN, I. R. ; FARIAS, I. R. . Cuba e Brasil: experiências de acolhimento lá e cá. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. . Oficina de Compreensão e interpretação de textos. 2006 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • MARTIN, I. R. . Curso de Difusão Cultural "Español en el Campus". 1999 (Departamento de Letras Modernas - USP)
    • MARTIN, I. R. . Mosaico poético: la novela gráfica y la memoria de la Guerra Civil Espanhola. 2017
    • MARTIN, I. R. ; SANTOS, M. . Proposta curricular para o ensino de Língua Espanhola da SEE-SP. 2008 (Serviços intelectuais profissionais especializados na área de currículo e na área de língua espanhol)
    • Nome do projeto: Da leitura à escritura do mundo: o texto literário nas aulas de espanhol para brasileiros (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTIN, I. R. , DOMINGUES, J. R. , SILVA, E. A. E. .
      Descrição: As Orientações Curriculares para o ensino da disciplina Língua Espanhola nas escolas regulares de Ensino Médio prevêem que o estudo do idioma esteja relacionado à formação geral do educando. Neste projeto, busca-se investigar de que modo o ensino de leitura de textos literários em espanhol, produzidos em diferentes contextos geográficos e sociais, pode contribuir efetivamente para que a aula de espanhol como língua estrangeira em uma escola regular de ensino médio contribua substancialmente para a formação geral do educando. Prevê-se, como desdobramento deste projeto, investigar se as questões de leitura de textos e de produção escrita das provas de espanhol dos exames vestibulares das universidades públicas refletem as determinações dos documentos oficiais (Orientações Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o tema.
    • Nome do projeto: Representação das tensões ideológicas da Guerra Civil Espanhola na literatura brasileira (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTIN, I. R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é rastrear as marcas das tensões ideológicas que caracterizaram a Guerra Civil Espanhola, em obras da literatura brasileira em que o tema foi referido.Num primeiro momento serão analisadas as obras do escritor Jorge Amado que compõem a trilogia Subterrâneos da Liberdade. Posteriormente, serão investigadas e analisadas obras de outros autores brasileiros que entre os anos de 1936 e 1975, expuseram em sua produção literária o intenso debate ideológico que caracterizou o conflito e que alimentou uma vasta produção ficcional tanto na Espanha quanto em outros países.
    • Nome do projeto: Médicos cubanos no Brasil: outras vozes sobre contatos linguísticos e culturais (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTIN, I. R. , BELON, A. , MANIUC, B. , LOPES, E. , NONATO, V. , BARRETO, J. D. , SOUSA, J. S. , RIBEIRO, M. C. S. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é realizar um estudo qualitativo sobre os contatos linguísticos e culturais resultantes da presença e da atuação dos médicos cubanos no Brasil, vinculados ao Programa Mais Médicos. Para tanto, buscaremos, num primeiro momento, resgatar e registrar as vozes de médicos e pacientes, em alguns territórios sociais para, num segundo momento, confrontar tais discursos com os veiculados pela mídia, a fim de observar de que modo eles refletem as tensões de classes.
    • Nome do projeto: Cultura brasileira e redação acadêmica em Português Brasileiro para falantes nativos do castelhano (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTIN, I. R. , ELIAS, N. , BELON, A. , MANIUC, B. , LOPES, E. , GOMES, R. , NONATO, V. , FARIAS, I. R. , SOUZA, G. N. E. , LIRIO, C. J. , SILVA, H. S. , RODRIGUES, J. F. , FIDALGO, S. S. .
      Descrição: Atividades de língua, texto e cultura Brasileira para médicos cubanos, numa perspec-tiva contrastiva entre o castelhano e o português brasileiro.
    • Nome do projeto: Charlas de cineclub (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTIN, I. R. , FOGLIA, G. A. , ELIAS, N. , DANTAS, R. , BOTTARO, S. E. G. , SOUZA, G. N. E. , RODRIGUES, J. F. , MENEZES, A. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo a exibição e a discussão, conduzida por um professor ou pesquisador convidado, sobre filmes falados em espanhol. O debate, levado a cabo preferentemente em língua espanhola, poderá focalizar diferentes aspectos ensejados pelos filmes, tais como históricos, filosóficos, sociais, literários ou linguísticos. Trata-se de uma parceria entre o Memorial da América Latina, o Cineclube Latino-americano e a área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Esta se encarregará de auxiliar na divulgação do evento, bem como de convidar os professores e pesquisadores que encabeçarão as discussões, que, por sua vez, selecionarão os filmes dentre os que constam no catálogo do acervo do Memorial; já aqueles se responsabilizarão pelo espaço físico e pela divulgação do evento. As sessões terão periodicidade mensal e seu público-alvo principal são os alunos do curso de Letras-Espanhol da EFLCH-Unifesp, professores e estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como o público em geral.
    • Nome do projeto: Violência de Estado e exílio: memória e testemunho (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTIN, I. R. , SANTOS, M. , MARCO, V. , FOGLIA, G. A. , SANCHEZ, D. S. , RIBEIRO, M. C. S. .
      Descrição: O grupo se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas bem como documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. ? Estética e política: representações da violência de Estado e do exílio na literatura e outras artes. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar a literatura e outras manifestações artísticas do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras Chaves: Violência de Estado / Exílio / Ditaduras cívico-militares / Memória / Literatura e outras artes ? História e política: a construção da memória social em arquivos públicos, imprensa e outros meios de comunicação. Objetivo da linha de pesquisa: A linha se dedica a examinar documentos primários de arquivos públicos ou de imprensa do século XX e XXI que tratam ou aludem às vivências sociais extremas produzidas pelas práticas de violência de Estado no contexto ibero-americano. Os estudos têm o objetivo de contribuir para a revisão e construção da memória social dos acontecimentos que provocaram guerras, ditaduras, banimentos, exílios, torturas e censura. Palavras chaves: políticas de memória / política / memória / história.
    • Nome do projeto: O romance gráfico: representações ficcionais e artísticas da Guerra Civil Espanhola na contemporaneidade (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTIN, I. R. , SOUSA JUNIOR, M. B. .
      Descrição: Passados quase setenta anos do início da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), ainda continuam a ser produzidas obras ficcionais e artísticas que buscam representar, sob diferentes perspectivas e em distintos contextos sociais e geográficos, este conflito bélico, cujas tensões ideológicas não se restringiram àquele país e ao seu povo. A fim de ampliar e a aprofundar as pesquisas realizadas anteriormente, este projeto busca incorporar aos estudos literários sobre a GCE, novos gêneros e formas de expressão artísticas que, mais recentemente, têm sido produzidos tanto na Espanha como em outros países.
    • Nome do projeto: MemoRef - cultura, memória e identidade (2015 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTIN, I. R. , REINOLDES, M. .
      Descrição: Curso de língua portuguesa dirigido a refugiados e organização de Memorial do Refugiado
    • Nome do projeto: Projeto Mais Médicos para o Brasil (2013 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARTIN, I. R. , RODRIGUES, F. C. , BIZON, A. C. , YERRO, J. H. , DINIZ, L. R. A. .
      Descrição: O Projeto Mais Médicos para o Brasil, que faz parte da ação mais ampla do Programa Mais Médicos para o Brasil, é oferecido também aos médicos formados em instituições de educação superior estrangeiras, por meio de intercâmbio médico internacional. Por isso, faz-se necessário que estes profissionais sejam acolhidos, que recebam instruções para o inicio de seus trabalhos no Brasil e que sejam avaliados tanto nesse primeiro momento. Para atingir esses objetivos, foi elaborado o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos para o Brasil, de que faz parte o Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE), cujo principal objetivo é contribuir para as ações de acolhimento dos profissionais que chegam ao Brasil, aproximando-os da língua, de seus usos em contextos situados e marcados culturalmente. A língua, nessa perspectiva, será a ponte através da qual esses profissionais se aproximarão das culturas brasileiras e dos modos como as pessoas vivem e interagem em português, sobretudo nas situações em que necessitam de cuidados. O curso de PLE em questão, coordenado por professores de distintas universidades brasileiras, objetiva aproximar, inicialmente, esses profissionais da língua portuguesa, preparando-os para interagir em situações cotidianas de sua prática médica..
    • MARTIN, I. R. . Supervisão de estágio de Paula de Paula Machado. 2009 - Supervisão de estágio profissional
    • MARTIN, I. R. . Supervisão de estágio de Fábio Nassif. 2008 - Supervisão de estágio profissional
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Letras Habil Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
      • Curso: Bacharelado Em Letras Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2020
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade São Judas Tadeu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Atuação profissional na Universidade São Judas Tadeu: Professor de Língua Espanhola nos cursos de TURISMO e de COMÉRCIO EXTERIOR Professor de Língua Portuguesa no curso de COMÉRCIO EXTERIOR, durante o ano letivo de 2001 Professor de Crítica Literária no curso LATO-SENSO LÍNGUA, LITERATURA E SEMIÓTICA Revisor de Língua Extrangeira (Espanhol) da Revista Integração Corretor de Redação dos exames vestibulares e dos exames de processo seletivo
        Outras informações: Professor
    • Colégio São Luís:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Atuação: Professor de Língua Espanhola no Ensino Fundamental
        Outras informações: Professor
    • Universidade Braz Cubas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1999 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Saint Hilaire:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Outro (especifique) Coordenador pedagógico
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1989 - 1995 ).
        Outras informações: Professor
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Oswaldo Cruz:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Prestação de serviço
    • Revista Integração Ensino Pesquisa Extensão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Revisor de língua estrangeira espanhol, nas edições de agosto de 2001, maio de 2002 e novembro de 2002.
    • Revista Cultura Crítica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Editor Geral
    • Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Abehache - Revista da Associação Brasileira de Hispanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Membro da Comissão Editorial Número 1 - 2011 Número 2 - 2011 Número 3 - 2012 ISSN 2238-3026
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Livre
    • CuCo Cuadernos de Cómic:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Científico
    • CARACOL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Organizador de número temático