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Fernando Ribeiro de Moraes Barros

    • Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999), Graduação em Licenciatura Plena pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - com estágio na Universidade Técnica de Berlim (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado na Universidade de Freiburg - Alemanha (2014-2015 [Bolsa Capes/Alexander von Humboldt])

       

      Links:    

    • História da Filosofia
    • História da Filosofia
    • Estética
    • BARROS, F. R. M. . Estética filosófica para o ensino médio. Belo Horizonte : Autêntica, 2012 . 143p. ISBN: 9788565381062.
    • BARROS, F. R. M. ; ALMEIDA, J. C. ; NUNES, E. R. G. . Filosofia e Cultura. Fortaleza : UFC, 2011 . 381p. ISBN: 9788572824262.
    • BARROS, F. R. M. . Estética. Fortaleza : Publicação do sistema UAB/UECE, 2010 . 92p. ISBN: 8579970073.
    • BARROS, F. R. M. . O pensamento musical de Nietzsche. São Paulo : Perspectiva, 2007 . 190p. ISBN: 9788527307826.
    • BARROS, F. R. M. . A maldição transvalorada: o problema da civilização em 'O Anticristo' de Nietzsche. São Paulo : Discurso editorial/Editora Unijuí, 2002 . 205p. ISBN: 8586590371.
    • BARROS, F. R. M. . A Wagneriana Cadernos Nietzsche , v. 38 , p. 26 - 57 , 2017. ISSN: 14137755.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e Heidegger: a arte descoberta Rapsodia , v. 10 , p. 85 - 117 , 2016. ISSN: 24479772.
    • BARROS, F. R. M. . Adorno contra Heidegger: ontologia coercitiva da obra de arte Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 19 , p. 1 - 19 , 2016. ISSN: 19814062.
    • BARROS, F. R. M. . Por que somos eternamente decadentes? Um breve comentário sobre a interpretação de Evaldo Sampaio, Lampejo , v. 6 , p. 251 - 259 , 2014. ISSN: 22385274.
    • BARROS, F. R. M. . Musik als Heilmittel. Eine Gegenüberstellung von Nietzsches nachgelassenen musikalisch-ästhetischen Aufzeichnungen von 1887/88 mit Der Fall Wagner Nietzscheforschung. Jahrbuch der Nietzsche-Gesellschaft , v. 22 , p. 139 - 146 , 2015. ISSN: 18695604.
    • BARROS, F. R. M. . Música e linguagem em Adorno Dissertatio (UFPel) , v. 41 , p. 209 - 228 , 2015. ISSN: 14139448.
    • BARROS, F. R. M. . Ilhas perdidas: algumas considerações sobre o capítulo ?Entre o mar e o continente?, de Marco Antonio Casanova Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 15 , p. 1 - 9 , 2014. ISSN: 19814062.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche, Wagner e o 'Casamento de Lutero' Estudos Nietzsche , v. 4 , p. 86 - 113 , 2013. ISSN: 21793441.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche ouvinte de Chopin: em busca do grande estilo Estudos Nietzsche , v. 3 , p. 31 - 48 , 2012. ISSN: 21793441.
    • BARROS, F. R. M. . 'Um tutu de feijão vale bem um quadro de Picasso' Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. VI , p. 100 - , 2012. ISSN: 19814062.
    • BARROS, F. R. M. . Ao som do emaranhamento: a música e o discurso filosófico sobre as artes Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 53 , p. 195 - 230 , 2012. ISSN: 0100512X.
    • BARROS, F. R. M. . Música epistolar: Nietzsche e Carl Fuchs Cadernos Nietzsche , v. 30 , p. 135 - 158 , 2012. ISSN: 14137755.
    • BARROS, F. R. M. . Schelling e Hegel: a relação entre arte e natureza Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos , v. 01 , p. 52 - 66 , 2011. ISSN: 19808372.
    • BARROS, F. R. M. . O Gênio do Amor e da Música: análise e tradução de ?Um maravilhoso conto de fadas oriental de um santo nu?, de W. H. Wackenroder e Ludwig Tieck Revista Letras (Curitiba) , v. 83 , p. 11 - 26 , 2011. ISSN: 01000888.
    • BARROS, F. R. M. . A pintura em Schelling e o problema da imagem Veritas (Porto Alegre) , v. 55 , p. 202 - 216 , 2010. ISSN: 00423955.
    • BARROS, F. R. M. . Ritmo musical e crítica filosófica Artefilosofia (UFOP) , v. 8 , p. 75 - 90 , 2010. ISSN: 18098274.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e 'A filosofia na era trágica dos gregos' Dissertatio (UFPel) , v. 30 , p. 167 - 184 , 2009. ISSN: 14139448.
    • BARROS, F. R. M. . A música em Schelling Cadernos de Filosofia Alemã , v. 13 , p. 83 - 94 , 2009. ISSN: 14137860.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e Palestrina Discurso. Departamento de Filosofia da FFLCH da USP , v. 37 , p. 201 - 216 , 2007. ISSN: 0103328X.
    • BARROS, F. R. M. . Schelling e a constituição da estética musical Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 30 , p. 93 - 114 , 2007. ISSN: 01013173.
    • BARROS, F. R. M. . O drama da redenção: a crítica de Nietzsche ao Parsifal de Wagner Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 3 , p. 102 - 110 , 2007. ISSN: 18098274.
    • BARROS, F. R. M. . A filosofia de Kant enquanto propedêutica a toda teoria estético-musical futura Especiaria (UESC) , v. 9 , p. 431 - 440 , 2006. ISSN: 15175081.
    • BARROS, F. R. M. . Política, cultura e transvaloração dos valores em Nietzsche Ethica (Rio de Janeiro) , v. 11 , p. 259 - 282 , 2004. ISSN: 14138093.
    • BARROS, F. R. M. . Um Oriente ao oriente do Oriente: a investigação de Johann Figl Cadernos Nietzsche , v. 15 , p. 69 - 82 , 2003. ISSN: 14137755.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: a religião da compaixão e o espelho do Ocidente Primeiros Escritos , v. 1 , p. 169 - 172 , 1999. ISSN: .
    • BARROS, F. R. M. . "Ser ou não ser": a melancolia e a representação pública do poder na Origem do Drama Barroco Alemão Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 5 , p. 29 - 40 , 2002. ISSN: 15170128.
    • BARROS, F. R. M. . Avaliação, valor, criação: a propósito do capítulo ´Dos mil e um alvos´ da primeira parte de Assim Falava Zaratustra Ágora Filosófica (UNICAP) , v. I , p. 123 - 139 , 2001. ISSN: 16795385.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e a genealogia do cristianismo REVISTA Filosofía , v. XIII , p. 61 - 66 , 2001. ISSN: 0104443X.
    • BARROS, F. R. M. . A letra viva de Nietzsche Cadernos Nietzsche , v. , p. 89 - 104 , 2000. ISSN: 14137755.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: conhecimento e ideal ascético Primeiro Escritos , v. , p. 75 - 79 , 1998. ISSN: .
  • Capítulos publicados: 7
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: itinerários de um pensamento musical. Arte & Filosofia, v. 1, p. 32 - 55, 2012.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: existencialista ou músico da existência?. Nietzsche-Schopenhauer: Schopenhauer, Nietzsche e a antiguidade, v. 1, p. 139 - 158, 2012.
    • BARROS, F. R. M. . Crepúsculo da 'Música Absoluta'. Nietzsche/Schopenhauer: gênese e significado da genealogia, v. , p. 285 - 300, 2012.
    • BARROS, F. R. M. . Mundo como música: o papel da arte dos sons na filosofia oitocentista alemã. Filosofia e Cultura, v. 1, p. 137 - 168, 2011.
    • BARROS, F. R. M. . Geist und Fleisch gewordene Umwerthung aller Werthe. Nietzsche-forschung: Bildung - Humanitas - Zukunft bei Nietzsche, v. 12, p. 163 - 170, 2005.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: música e reflexão filosófica. Pesquisa e Filosofia, v. , p. 153 - 175, 2007.
    • BARROS, F. R. M. . O coro trágico: organon vivo ou sensorium ideal?. Encontros Nietzsche, v. 1, p. 147 - 172, 2003.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: vida, obra e legado . Discutindo Filosofia: Especial , São Paulo , 12 nov. 2007.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche ouvinte de Chopin: em busca do Grande Estilo. In: XV Encontro Nacional da ANPOF , 2012 , Curitiba. Caderno de Resumos: XV Encontro Nacional ANPOF.. Curitiba : Anpof, 2012. p. 273 - 273.
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche como placagiratoria 'na' modernidade? O Nietzsche de Heidegger nos Cadernos negros e o papel do filosofo. Porto Alegre : Zouk , 2017 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . A revolução copernicana no conceito de consciência moral. Fortaleza : Editora UFC , 2015 (Tradução)
    • MARTON, S. ; BARROS, F. R. M. . Dicionário Nietzsche. São Paulo : Loyola , 2016 (Dicionário)
    • BARROS, F. R. M. ; CHAVES, E. ; GARCIA, A. M. ; VISENTEINER, J. L. ; MATIOLLI, W. . Léxico de Nietzsche. São Paulo : Loyola , 2014 (Dicionário)
    • BARROS, F. R. M. ; CHAVES, E. ; GARCIA, A. M. ; VISENTEINER, J. L. ; MATIOLLI, W. . Léxico de Nietzsche. São Paulo : Loyola , 2014 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Os situacionistas e a superação da arte: o que resta disso após cinquenta anos?. Marília : FFC/UNESP , 2011 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Ser veritativo e ser temporal. Fortaleza : Universidade Federal do Ceará , 2012 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . O ensejo de Munique. Belo Horizonte : Editora Ufmg , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • BARROS, F. R. M. . Sobre a relação das artes plásticas com a natureza. Belo Horizonte : Editora Ufmg , 2011 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Introdução à sociologia da música. São Paulo : Editora Unesp , 2011 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Maneirismo na Literatura. São Paulo : Editora Perspectiva , 2011 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Desafios da linguagem musical: a correspondência entre Nietzsche e Carl Fuchs. Rio de Janeiro : PPGF-UFRJ (Revista Trágica) , 2010 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Razão Sangrenta. São Paulo : Hedra , 2010 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Introdução. São Paulo : Hedra , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • BARROS, F. R. M. . A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo : Hedra , 2008 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Introdução. São Paulo : Hedra , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • BARROS, F. R. M. . Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. São Paulo : Hedra , 2007 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . On the affinities between Bacon's philosophy and skepticism. Belo Horizonte : UFMG (Revista Kriterion) , 2006 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Bloomsbury, Virginia Woolf e a estética do cinema-possível. São Paulo : discurso editorial , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • BARROS, F. R. M. . O cinema. São Paulo : discurso editorial , 2006 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: a vida e a metáfora. São Paulo : Discurso editorial , 2004 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Os primeiros contatos de Nietzsche com o pensamento asiático. São Paulo : Discurso editorial , 2003 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Centelhas de Gênios. São Paulo : Nobel , 2000 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Aspectos do paganismo no pensamento de Nietzsche. São Paulo : Discurso Editorial , 2001 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . O ateísmo como vontade de ocaso. São Paulo : Discurso Editorial , 2001 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Nosso Maior Mestre: Nietzsche, Burckhardt e o conceito de cultura. São Paulo : Discurso Editorial , 2000 (Tradução)
    • BARROS, F. R. M. . Notas sobre 'O caso Wagner', de Nietzsche. 2017 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Adorno leitor de Heidegger: por uma anti-doutrina da arte. 2016 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Ontologia coercitiva da obra de arte: Adorno contra Heidegger. 2016 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche, o psicólogo da décadence. 2016 (Seminário)
    • BARROS, F. R. M. . 'Assenhorar-se do caos que se é': Música e Grande Estilo em Nietzsche. 2015 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche ouvinte de Chopin: em busca do Grande Estilo. 2012 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Musik als Heilmittel. Eine Gegenüberstellung von Nietzsches nachgelassenen musikalisch-ästhetischen Aufzeichnungen von 1887/88 mit Der Fall Wagner. 2015 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Der Status des ästhetisch-musikalischen Nachlasses in der Philosophie Nietzsches. 2014 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Debatedor na mesa 'Temporalidade e Arte'. 2014 (Outra)
    • BARROS, F. R. M. . Filosofia e Tradução. 2014 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e Wagner: sobre 'O casamento de Lutero''. 2013 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Música e linguagem nos Escritos musicais de Th. W. Adorno: o ensejo de Quasi una fantasia. 2013 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Adorno e o impressionismo musical. 2013 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche, Wagner e o casamento de Lutero. 2013 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . 'A genealogia da moral', de Nietzsche. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche ouvinte de Chopin. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . ''A Terra, então, tornou-se pequena': Zaratustra e o aproveitamento industrial da natureza'. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche ouvinte de Chopin. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . A música e o discurso filosófico sobre as artes'. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Comentário ao texto "Filosofia brasileira". 2012 (Seminário)
    • BARROS, F. R. M. . A música e o discurso filosófico sobre as artes. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Conhecimento filosófico. 2012 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche existencialista?. 2011 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Um telefone do além: para a genealogiaa da música em Schopenhauer. 2010 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Wagner Para Além de Bem e Mal. 2011 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . O diálogo entre a filosofia e a arte. 2011 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Ventríloquo de Deus: a metafísica schopenhaueriana da música à luz de Para a genealogia da moral. 2011 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Assim falava Zaratustra. 2010 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Música e temporalidade: a correspondência entre Nietzsche e Carl Fuchs. 2010 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Som do tempo e tempo do som: música e temporalidade. 2010 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . A pintura em Schelling e os seus "deslocamentos". 2009 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche atraves da musica. 2009 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Hegel e Schelling: a relaçao entre arte e natureza. 2009 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche, ouvinte do Parsifal. 2009 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . O tempo na música e o tempo dos filósofos. 2009 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . O papel da música na filosofia de Schelling. 2008 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Schelling e a música. 2008 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Pensar com os ouvidos: variações sobre um tema adorniano. 2008 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Schelling e a música. 2008 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Mundo tornado música: Schopenhauer e o jovem Nietzsche. 2008 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Assim falava Zaratustra: um livro para todos. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Cinema e Representação. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Música e pensamento em Nietzsche. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . O pensamento musical de Nietzsche. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: música e reflexão filosófica. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . A crítica de Nietzsche ao conceito de ciência. 2007 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . O pensamento musical de Nietzsche. 2007 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche und Foucault: Philosophie als unendliche Interpretation. 2006 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Cultura e tragédia no pensamento de Nietzsche. 2006 (Seminário)
    • BARROS, F. R. M. . A filosofia de Kant enquanto propedêutica a toda teoria estético-musical futura. 2006 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Mundo enquanto música. 2005 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . A estética musical de Nietzsche. 2005 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Filosofia enquanto levante musical. 2005 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Geist und Fleisch gewordene Umwertung aller Werte. Ecce homo als lebendiger Kommentar zum Antichrist. 2004 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . O coro trágico: organum vivo ou sensorium ideal?. 2003 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Zaratustra e a modalidade ditirâmbica do enunciado. 2003 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Cantabile: a interpretação nietzschiana da existência à luz do coro trágico. 2002 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Da água para o vinho: da metafísica schopenhaueriana do belo à tragédia dionisíaca. 2002 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e a genealogia do cristianismo. 2000 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: polêmica anticristã e crítica civilizatória. 2000 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Terras incógnitas do cristianismo: um problema para genealogistas. 2000 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . O problema da civilização n'O Anticristo de Nietzsche. 1999 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: a crítica do cristianismo como crítica civilizatória. 1999 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: a religião da compaixão e o espelho do Ocidente. 1998 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e o ideal ascético. 1997 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Artilharia Pesada: o Budismo e o Código de Manu na filosofia `anticristã´. 2001 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . Observações sobre o Dizer Não e o Fazer Sim em O Anticristo de Nietzsche. 2001 (Comunicacao)
    • BARROS, F. R. M. . O Anticristo de Nietzsche: a maldição transvalorada. 2000 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . Trasvaloração a céu aberto: consideraçeos gerais da crítica civilizatório em O Anticristo de Nietzsche. 2001 (Conferência)
    • BARROS, F. R. M. . VII Semana de Filosofia: O Sentido da Visão. 2007 (UESC)
    • BARROS, F. R. M. ; DAMIAO, C. M. ; BOCK, W. . Curso de extensão "Sobre a capacidade mimética". 2007 (UESC)
    • BARROS, F. R. M. ; DAMIAO, C. M. . IV ENCONTRO DO GT DE ESTÉTICA. 2008 (UESC)
    • BARROS, F. R. M. ; DAMIAO, C. M. . VIII SEMANA DE FILOSOFIA: ESTÉTICA E IDEALISMO ALEMÃO. 2008 (UESC)
    • ARRUDA, J. M. ; BARROS, F. R. M. ; CARVALHO, R. ; COSTA, G. B. N. . III Encontro Nietzsche-Schopenhauer. 2011 (UFC/UECE)
    • BARROS, F. R. M. . I Jornadas Estéticas da UFC: ver, ouvir e pensar. 2012 (UFC)
    • BARROS, F. R. M. ; CARVALHO, R. ; SILVA, L. F. N. A. E. . V Encontro Nietzsche-Schopenhauer. 2013 (UFC)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche e a música. 2006 (UESC)
    • BARROS, F. R. M. . Nietzsche: História da Filosofia e Ilustração através da Música. 2007 (Universidade Federal de Sergipe)
    • Nome do projeto: SCHELLING E A FUNDAMENTAÇÃO DA ESTÉTICA MUSICAL NA FILOSOFIA ALEMÃ (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARROS, F. R. M. .
    • Nome do projeto: Financiadores: UESC e CNPq ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BARROS, F. R. M. .
    • Nome do projeto: A escuta do pensamento: a estética musical oitocentista e a crítica à metafísica dogmática (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARROS, F. R. M. .
    • Nome do projeto: Filosofia, Artes e Mídias: o pensamento e seus modos de expressão (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARROS, F. R. M. , KROEF, A. B. G. , NUNES, E. R. G. , SOARES, P. S. G. .
      Descrição: Esse projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana (teatro, música, literatura, etc.) e mídias (TV, internet, cinema, revistas, jornais, etc.) para a confecção de material didático-pedagógico contextualizado. Tem como objetivo secundário investigar todo o processo metodológico para produção e divulgação do pensamento filosófico a partir de experimentações adequadas que considerem a cultura do ambiente escolar. Em que medida o cinema, o teatro, a música, a literatura, enquanto modos de expressão humana, podem representar o pensamento filosófico e servem à sua divulgação como objeto de análise, reflexão e crítica para ensinar a filosofar? Como utilizar tais ferramentas mantendo o rigor e a densidade do pensamento filosófico? O próprio cinema, por exemplo, como objeto de reflexão requer a incursão crítica em ?temas já tradicionais da filosofia, como o trágico, a duração e o tempo, as exigências das estruturas sobre os sujeitos-autores, a psicanálise, a representação, o realismo e o expressionismo, o ser e a aparência [...]? (FARHI NETO, 2015). Da mesma forma, a expressão teatral revela o corpo que fala e pode produzir uma reflexão filosófica. As músicas veiculadas nos meios de comunicação expressam em suas letras um hedonismo que tem repercussões éticas. As personagens da literatura podem produzir representações filosóficas. As mídias servem ao Ensino de Filosofia? Como produzir material didático? Quando a críticas é necessária? As Teorias da Comunicação e a Filosofia da Linguagem abrem possibilidades para debater e produzir textos filosóficos sobre as mídias, seja como objeto de entretenimento, seja como críticas aos próprios meios de comunicação de massa. Os fenômenos de massa e multidão veiculados ideologicamente nos meios de comunicação podem ser objeto de estudo filosófico? Outra questão importante a ser investigada é a forma como se ensina, que precisa ser metodologicamente atraente aos alunos. Torna-se necessário pensar em diferentes abordagens e métodos para a sua melhor efetivação. Nesse sentido, pode ser profícuo pensar a Filosofia como uma atividade para elaborar conceitos filosóficos, como sugeriu Deleuze, no sentido da busca por compreender a ordem interna dos textos filosóficos, mas servindo aos propósitos do processo de ensino e aprendizagem como um exercício contínuo entre o professor e o aluno. Entendemos que as artes e as mídias podem potencializar esse fim. A perspectiva ora apresentada fundamenta e justifica a necessidade de formar professores com condições de ler a realidade filosoficamente, estando aptos a intervir nos currículos formais das escolas com propostas de trabalho diferenciadas, mesmo que por meio de um currículo oculto, prevendo que terá uma carga horária restrita para ensinar a História da Filosofia, bem como dificuldades para preparar o material didático adequado para atingir o público-alvo. O professor do Ensino Médio precisa de competência técnica para fazer recortes pontuais para concretizar seus objetivos e para produzir seus próprios materiais didáticos. Duas facetas envolvem o processo de ensino e aprendizagem: o professor que ensina, dispondo de ferramentas e materiais didáticos adequados para esse fim, e os alunos que aprendem, adquirindo habilidades e competências a partir dos conteúdos dispostos de forma atraente. Para implementar o projeto ?Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão? os objetivos das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III, IV, Laboratório de Produção de Material Didático I e II, bem como do PIBID serão devidamente ajustados, considerando a participação dos alunos de graduação como produtores de material didático, ao mesmo tempo em que aplicam suas habilidades e competências, adquiridas em Laboratório I e II, quando realizam os estágios, colaborando, dessa forma,
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Nietzsche: a religião da compaixão e o espelho do Ocidente
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg
        Ano de conclusão: 2015
    • Escola de Idiomas Heitor Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Contrato de prestação de serviços
    • Departamento de Documentação da Pesquisa em Artes (ECA/USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Bolsa-Trabalho
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1999 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Deutscher Akademischer Austauschdienst/Cnpq:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade Estadual de Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Integrante, desde 2007, do Colegiado do Curso de Especialização em Epistemologia e Fenomenologia da UESC.
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Cadernos Nietzsche:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto