Lara Santos Rocha
-
Resumo
-
Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), na área de Literatura e Educação. É assessora Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT. Foi professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Além disso, foi por 10 anos coordenadora pedagógica e educadora no Cursinho Popular Florestan Fernandes. Particpou da concepção e execução do Projeto Travessia - Remição de pena através da leitura na Penitenciária Feminina da Capital. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Literatura Afro-brasileira; Literatura Brasileira; Mediação de Leitura; Formação de professoras e professores; Educação Popular; Cursinhos Populares; Educação para as Relações étnico-raciais.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- ROCHA, L. S. . 'Dentro do meu dentro': A experiência literária de Geni Guimarães Na Ponta do Lápis , v. 37 , p. 22 - 27 , 2021. ISSN: 29651883.
- ROCHA, L. S. . Diário Acadêmico - Experiências transversais: formação, pesquisa e docência vistas de dentro. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 23 , p. 301 - 312 , 2019. ISSN: 19817169.
-
Trabalhos em Anais: 1
- SOARES, E. ; ROCHA, L. S. . LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. In: SEMINÁRIO FESPSP 2018 - NA ENCRUZILHADA DA DEMOCRACIA , 2018 , São Paulo. ANAIS DOS SEMINÁRIOS DE PESQUISA DA FESPSP. : , 2018.
-
Apresentações de Trabalho: 7
- ROCHA, L. S. . Denegrir-se: uma interseção entre literatura afro-brasileira, educação e identidades. 2018 (Seminário)
- ROCHA, L. S. ; SOARES, E. . Literaturas africanas e afro-brasileiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018 (Seminário)
- ROCHA, L. S. ; SOARES, E. . Desafios e estratégias de abordagens racializadas no ensino de literatura em Cursinhos Populares. 2018 (Congresso)
- ROCHA, L. S. ; SILVA, E. S. ; MARIANO, J. V. N. . Conhecendo a Literatura Afro-brasileira. 2017 (Conferência)
- ROCHA, L. S. . Educação Popular na prática: os Cursinhos Populares como um território de luta.. 2017 (Conferência)
- ROCHA, L. S. . A Educação Popular em diálogo com as minorias. 2016 (Conferência)
- ROCHA, L. S. . Crenças de professores sobre o ensino e a aprendizagem de português como língua estrangeira. 2013 (Simposio)
-
Organização de eventos: 7
- MARQUES, J. D. ; ROCHA, L. S. . Das ocupações à reforma: que Ensino Médio queremos?. 2016 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
- ROCHA, L. S. ; MARQUES, J. D. ; SOARES, E. ; ZANATA, T. ; PIMENTA, G. . I Congresso do Cursinho Popular Florestan Fernandes. 2016 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
- ROCHA, L. S. . Semana da Letras por Democracia. 2012 (Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários)
- ROCHA, L. S. ; SILVA, E. S. ; MARQUES, J. D. . Formação de educadores do Cursinho Popular Florestan Fernandes.. 2017 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
- ROCHA, L. S. . Encontro de Educadores Populares: Práticas e Desafios. 2018 (Cursinho Popular Florestan Fernandes; Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus; Cursinho Popular Edson Luís)
- ROCHA, L. S. . Formação de educadores do Cursinho Popular Florestan Fernandes.. 2019 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
- ROCHA, L. S. . Curso de Formação de Professoras e Professores da Rede Emancipa. 2016 (Rede Emancipa)
-
Projetos de Pesquisa: 5
-
Nome do projeto: Crenças de Professores sobre o ensino e a aprendizagem de Português como Língua Estrangera (2013
- 2014
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ROCHA, L. S. , NOBREGA, M. H. .
Descrição: Este projeto objetiva detectar as crenças de professores de PLE. Nesse universo concreto, a delimitação da pesquisa diz respeito às crenças desses sujeitos, pois as convicções acerca de ensino, aprendizagem, língua estrangeira, influenciam decisivamente a prática docente. Essas concepções, somadas às experiências individuais, regulam, consciente ou inconscientemente, as ações e atitudes na escolha do método e na prática em sala de aula. O conhecimento das crenças dos profissionais que atuarão em PLE traz a possibilidade de agir sobre elas. Outro objetivo, portanto, é, a partir dessa reflexão, alcançar novas formas de atuação e arejamento dos métodos de ensino de PLE. Como procedimento metodológico, a pesquisa detecta as crenças dos professores por meio de questionário, interpreta as respostas e compara-as com outras pesquisas já realizadas sobre esse tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. -
Nome do projeto: Projeto Especial de Estágio Heliópolis (2015
- 2016
Natureza: Extensao
Integrantes: ROCHA, L. S. , GHANEM JUNIOR, E. G. G. .
Descrição: Objetivo - Contribuir na formação teórico-prática de estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no cotidiano de escolas públicas. Trata-se de estágio de intervenção centrada em três aspectos: aprendizagem mútua, reflexão sobre a prática e articulação com extensão e pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. -
Nome do projeto: Educação, identidade e negritude: construindo uma reflexão. (2017
- 2018
Natureza: Pesquisa
Integrantes: ROCHA, L. S. , MARTIN, V. L. R. .
Descrição: O objetivo do projeto é construir um repertório teórico sobre identidade e negritude a partir da leitura crítica de obras que focalizam questões como literatura e educação enquanto formadoras do sujeito e, especialmente, do sujeito negro. -
Nome do projeto: Clube de Leitura: Literatura e Diversidade (2020
Atual)
Natureza: Extensao
Integrantes: ROCHA, L. S. , NASCIMENTO, I. S. , VILLAS, M. , INNECCO, J. , TEIXEIRA, R. , SOARES, M. K. .
Descrição: O Clube de Leitura busca sensibilizar futuras(os) professoras(es) em formação inicial e aquelas(es) já em exercício para questões relativas à diversidade de identidades de gênero e orientação sexual, por meio do acesso a e discussão de textos literários que tratam de tais temáticas, preferencialmente escritos por autoras(es) LGBTQI+. A partir da sensibilização proporcionada pela prática da leitura literária compartilhada, o Clube tem como objetivos específicos: - estimular professoras(es) em formação inicial e em exercício e educadoras(es) em geral a desenvolverem propostas pedagógicas de combate às discriminações e de promoção da diversidade humana na escola, com especial foco em identidade de gênero e orientação sexual. - estimular professoras(es) em formação inicial e em exercício e educadoras(es) em geral a utilizar a leitura literária como recurso pedagógico interdisciplinar na escola.. -
Nome do projeto: Travessia: remição da pena através da leitura na Penitenciária Feminina da Capital (2018
- 2019
Natureza: Extensao
Integrantes: ROCHA, L. S. , MARTIN, V. L. R. , SILVA, E. S. .
Descrição: Trata-se de projeto de leitura literária desenvolvido em parceria com custodiadas na Penitenciária Feminina da Capital. As leituras, discussões e resenhas elaboradas visam a favorecer experiências significativas com a literatura, seja em termos objetivos/ reflexivos, seja em temos subjetivos/ emocionais.
-
Nome do projeto: Crenças de Professores sobre o ensino e a aprendizagem de Português como Língua Estrangera (2013
- 2014
-
Formação Acadêmica: 2
-
Graduacao:
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2017
-
Curso: Letras
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2022
-
Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 4
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Cursinho Popular Florestan Fernandes:
- Tipo de vínculo: Outro ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Outro ( - Atual ).
-
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
-
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professora de Língua Portuguesa na EMEF Pedro Nava - Ensino Fundamental II.
Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II e Médio
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 -
Atual
).
-
Universidade de São Paulo: