Não autenticado |

Lara Santos Rocha

    • Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), na área de Literatura e Educação. É assessora Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT. Foi professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Além disso, foi por 10 anos coordenadora pedagógica e educadora no Cursinho Popular Florestan Fernandes. Particpou da concepção e execução do Projeto Travessia - Remição de pena através da leitura na Penitenciária Feminina da Capital. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Literatura Afro-brasileira; Literatura Brasileira; Mediação de Leitura; Formação de professoras e professores; Educação Popular; Cursinhos Populares; Educação para as Relações étnico-raciais.

       

      Links:    

    • ROCHA, L. S. . 'Dentro do meu dentro': A experiência literária de Geni Guimarães Na Ponta do Lápis , v. 37 , p. 22 - 27 , 2021. ISSN: 29651883.
    • ROCHA, L. S. . Diário Acadêmico - Experiências transversais: formação, pesquisa e docência vistas de dentro. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 23 , p. 301 - 312 , 2019. ISSN: 19817169.
    • SOARES, E. ; ROCHA, L. S. . LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. In: SEMINÁRIO FESPSP 2018 - NA ENCRUZILHADA DA DEMOCRACIA , 2018 , São Paulo. ANAIS DOS SEMINÁRIOS DE PESQUISA DA FESPSP. : , 2018.
    • ROCHA, L. S. . Denegrir-se: uma interseção entre literatura afro-brasileira, educação e identidades. 2018 (Seminário)
    • ROCHA, L. S. ; SOARES, E. . Literaturas africanas e afro-brasileiras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018 (Seminário)
    • ROCHA, L. S. ; SOARES, E. . Desafios e estratégias de abordagens racializadas no ensino de literatura em Cursinhos Populares. 2018 (Congresso)
    • ROCHA, L. S. ; SILVA, E. S. ; MARIANO, J. V. N. . Conhecendo a Literatura Afro-brasileira. 2017 (Conferência)
    • ROCHA, L. S. . Educação Popular na prática: os Cursinhos Populares como um território de luta.. 2017 (Conferência)
    • ROCHA, L. S. . A Educação Popular em diálogo com as minorias. 2016 (Conferência)
    • ROCHA, L. S. . Crenças de professores sobre o ensino e a aprendizagem de português como língua estrangeira. 2013 (Simposio)
  • Organização de eventos: 7
    • MARQUES, J. D. ; ROCHA, L. S. . Das ocupações à reforma: que Ensino Médio queremos?. 2016 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
    • ROCHA, L. S. ; MARQUES, J. D. ; SOARES, E. ; ZANATA, T. ; PIMENTA, G. . I Congresso do Cursinho Popular Florestan Fernandes. 2016 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
    • ROCHA, L. S. . Semana da Letras por Democracia. 2012 (Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários)
    • ROCHA, L. S. ; SILVA, E. S. ; MARQUES, J. D. . Formação de educadores do Cursinho Popular Florestan Fernandes.. 2017 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
    • ROCHA, L. S. . Encontro de Educadores Populares: Práticas e Desafios. 2018 (Cursinho Popular Florestan Fernandes; Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus; Cursinho Popular Edson Luís)
    • ROCHA, L. S. . Formação de educadores do Cursinho Popular Florestan Fernandes.. 2019 (Cursinho Popular Florestan Fernandes)
    • ROCHA, L. S. . Curso de Formação de Professoras e Professores da Rede Emancipa. 2016 (Rede Emancipa)
    • Nome do projeto: Crenças de Professores sobre o ensino e a aprendizagem de Português como Língua Estrangera (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, L. S. , NOBREGA, M. H. .
      Descrição: Este projeto objetiva detectar as crenças de professores de PLE. Nesse universo concreto, a delimitação da pesquisa diz respeito às crenças desses sujeitos, pois as convicções acerca de ensino, aprendizagem, língua estrangeira, influenciam decisivamente a prática docente. Essas concepções, somadas às experiências individuais, regulam, consciente ou inconscientemente, as ações e atitudes na escolha do método e na prática em sala de aula. O conhecimento das crenças dos profissionais que atuarão em PLE traz a possibilidade de agir sobre elas. Outro objetivo, portanto, é, a partir dessa reflexão, alcançar novas formas de atuação e arejamento dos métodos de ensino de PLE. Como procedimento metodológico, a pesquisa detecta as crenças dos professores por meio de questionário, interpreta as respostas e compara-as com outras pesquisas já realizadas sobre esse tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Projeto Especial de Estágio Heliópolis (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, L. S. , GHANEM JUNIOR, E. G. G. .
      Descrição: Objetivo - Contribuir na formação teórico-prática de estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no cotidiano de escolas públicas. Trata-se de estágio de intervenção centrada em três aspectos: aprendizagem mútua, reflexão sobre a prática e articulação com extensão e pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
    • Nome do projeto: Educação, identidade e negritude: construindo uma reflexão. (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, L. S. , MARTIN, V. L. R. .
      Descrição: O objetivo do projeto é construir um repertório teórico sobre identidade e negritude a partir da leitura crítica de obras que focalizam questões como literatura e educação enquanto formadoras do sujeito e, especialmente, do sujeito negro.
    • Nome do projeto: Clube de Leitura: Literatura e Diversidade (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, L. S. , NASCIMENTO, I. S. , VILLAS, M. , INNECCO, J. , TEIXEIRA, R. , SOARES, M. K. .
      Descrição: O Clube de Leitura busca sensibilizar futuras(os) professoras(es) em formação inicial e aquelas(es) já em exercício para questões relativas à diversidade de identidades de gênero e orientação sexual, por meio do acesso a e discussão de textos literários que tratam de tais temáticas, preferencialmente escritos por autoras(es) LGBTQI+. A partir da sensibilização proporcionada pela prática da leitura literária compartilhada, o Clube tem como objetivos específicos: - estimular professoras(es) em formação inicial e em exercício e educadoras(es) em geral a desenvolverem propostas pedagógicas de combate às discriminações e de promoção da diversidade humana na escola, com especial foco em identidade de gênero e orientação sexual. - estimular professoras(es) em formação inicial e em exercício e educadoras(es) em geral a utilizar a leitura literária como recurso pedagógico interdisciplinar na escola..
    • Nome do projeto: Travessia: remição da pena através da leitura na Penitenciária Feminina da Capital (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROCHA, L. S. , MARTIN, V. L. R. , SILVA, E. S. .
      Descrição: Trata-se de projeto de leitura literária desenvolvido em parceria com custodiadas na Penitenciária Feminina da Capital. As leituras, discussões e resenhas elaboradas visam a favorecer experiências significativas com a literatura, seja em termos objetivos/ reflexivos, seja em temos subjetivos/ emocionais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursinho Popular Florestan Fernandes:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - Atual ).
    • Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa na EMEF Pedro Nava - Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II e Médio