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Gisele Girardi

    • Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1992 e 1994), mestrado em Geografia (Geografia Física/Cartografia) pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Geografia (Geografia Física/Cartografia) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado (Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora titular no Departamento de Geografia e vinculada ao Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. Lidera o grupo de pesquisa CNPq POESI - Política Espacial das Imagens e Cartografias (desde 2010). Coordena a Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, Geografias e Educação" (2019-2023). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem cartográfica e pensamento sobre o espaço, mapeamentos participativos, colaborativos e alternativos, arte e cartografia, linguagens geográficas e cartografia escolar.

       

      Links:    

    • Espaço, Cultura e Linguagens
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    • COELHO, P. S. L. ; GIRARDI, G. ; SANTOS, L. G. ; SANTOS, J. F. O. . Potências educativas do mapeamento colaborativo com novas tecnologias na relação da juventude com a cidade. In: Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na Cidade: um diálogo com a Educação , 2017 , Vitória. Anais do Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na Cidade: um diálogo com a Educação. Vitóra : UFES, 2017. p. 862 - 874.
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    • GIRARDI, G. . Comissão Científica do II Seminário do Núcleo de Conservação e Restauração do CAr-Ufes. 2012 (Parecer)
    • GIRARDI, G. . Parecerista ad hoc de trabalhos submetidos ao IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. 2016 (Parecer)
    • GIRARDI, G. . Comissão Científica do XIII Encontro Nacional da ANPEGE. 2019 (Parecer)
    • GIRARDI, G. . Comissão Científica do XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2017 (Parecer)
    • GIRARDI, G. . Comissão Científica do 14o. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2019 (Parecer)
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    • GIRARDI, G. ; NOVAES, I. F. ; NUNES, F. G. ; VALLADARES, M. T. R. ; PORTUGAL, J. F. ; LARAY, E. . Especialista de Geografia. 2015 (Assessoria)
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    • GIRARDI, G. . Cartografias avessadas: quantos olhares cabem num mapa?. 2022 (Conferência)
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    • VALLADARES, M. T. R. ; GIRARDI, G. . A linguagem cartográfica na geografia escolar: uma opção metodológica?. 2009 (Prefeitura Municipal de São Mateus)
    • GIRARDI, G. . Cartografia Geográfica. 2009 (Universidade do Estado de Santa Catarina)
    • OLIVEIRA JUNIOR, W. M. ; GIRARDI, G. . O mapa da favela na TV: as linguagens cartográfica e audiovisual num episódio de Cidade dos Homens. 2009 (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    • GIRARDI, G. . Geografia nas séries iniciais. 2003 (Prefeitura Municipal de Educação de Viana)
    • GIRARDI, G. . Maquete geográfica. 2008 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . GPS: prática de campo e laboratório. 2008 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Alfabetização cartográfica. 2008 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Princípios da cartografia digital. 2009 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Alfabetização cartográfica. 2009 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Princípios de cartografia digital. 2009 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Alfabetização cartográfica. 2009 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Princípios da cartografia digital. 2009 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Um olhar cartográfico sobre a geografia e história do Espírito Santo: possibilidade do trabalho docente. 2018 (Secretaria Municipal de Educação da Serra)
    • GIRARDI, G. . A iniciação cartográfica e o ensino de geografia. 2003 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • GIRARDI, G. . Cartografia no ensino médio e fundamental. 1999 (Executiva Estadual de Estudantes de Geografia)
    • GIRARDI, G. . Oficina 'Fotografia e Mapas'. 2014 (CEFD-Ufes)
    • GIRARDI, G. ; SILVA, M. C. L. . Cartografia elementar aplicada à Gemologia. 2018 (GRUPO DE ESTUDOS EM GEMOLOGIA - UFES)
    • GIRARDI, G. ; SPERLING, D. M. . Mapear-cartografar: esperiências contemporâneas. 2021 (SESC-São Paulo)
    • GIRARDI, GISELE ; VAL, A. P. . Mapeamento Cultural. 2022 (SESC-São Paulo)
    • GIRARDI, GISELE . Cartografias e mapas e geografias e.... 2022 (Udesc)
    • GIRARDI, GISELE . Formação continuada: mapeamentos para trabalho de campo. 2022 (Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha)
    • GIRARDI, GISELE . Mapa como expressão de geografias e mapeamento como direito humano. 2023 (Executiva Nacional de Estudantes de Geografia)
    • GIRARDI, G. ; SANTOS, Máris-Anandréia . Elaboração de recursos didáticos para o ensino da cartografia escolar. 2008 (Universidade Federal do Espírito Santo - DGEO - LCGGEO)
    • GIRARDI, G. ; QUARENTEI, L. M. . Mapa de conflito de uso como instrumento de apoio da gestão de recursos hídricos: estudo metodológico aplicado à Bacia Hidrográfica do Córrego do Sossego ? Itarana/ES. 2008
    • GIRARDI, G. ; CURTO, G. C. ; TESCH, P. C. N. . Análise das repercussões do ?Projeto Sossego? na escala do cotidiano: uma contribuição geográfica. 2011
    • GIRARDI, G. . Geograficidade e modo de vida na compreensão de repercussões de um projeto de gestão de recursos hídricos e desenvolvimento local na comunidade da microbacia hidrográfica do Córrego do Sossego (Itarana-ES). 2012
    • TEIXEIRA, E. C. ; RABELO, D. C. ; GIRARDI, G. ; ALMEIDA, R. H. . Diretrizes para a integração de gestão de recursos hídricos com foco no enquadramento de corpos d'água. 2013 (Cartilha)
    • Nome do projeto: Modelagem e monitoramento da erosão e ocupação costeira - Projeto RECOS ?Uso e apropriação de recursos costeiros? - Instituto do Milênio (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , BRICALLI, L. L. , VALE, C. C. , ALBINO, J. , COMETTI, R. S. , ANGULO, R. , MACHADO, G. M. V. , MARONE, E. .
      Descrição: Pesquisa com objetivo de fornecer elementos para o entendimento das relações entre elementos naturais e humanos, que configuram as zonas costeiras brasileiras, incluindo classificação e monitoramento de praiais, instalação de estação meteoceanografica e levantamento do uso e ocupação.
    • Nome do projeto: Comunicação e visualização cartográfica em sistemas de gestão de recursos hídricos (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , GONCALVES, T. M. , QUARENTEI, L. M. , RAMOS, A. L. D. .
      Descrição: Analisar e desenvolver mecanismos de acesso a informações espaciais para usuários de sistemas de gestão de recursos hídricos. Base teórica: comunicação e visualização cartográfica.
    • Nome do projeto: Instruções da Cartografia Geográfica para Escolares (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , ZACHE, V. B. .
      Descrição: Pretende-se contribuir com a melhoria do aprendizado da Geografia no nível fundamental de ensino por meio das instruções da Cartografia Geográfica que são a instrução do pensamento espacial, a instrução da leitura cartográfica e a instrução do fazer cartográfico.
    • Nome do projeto: Cartografia do território, cartografias do lugar: fundamentos teóricos e uso de recursos cartográficos na compreensão dos processos espaciais atuais na Bacia do Córrego do Sossego ? Itarana-ES (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. .
      Descrição: Investigação sobre os modos de incorporação dos saberes locais no processo de construção de mapas de tal maneira que estes revelem ou promovam o conhecimento social sobre os processos espaciais e as transformações recentes na área e de tal forma que as representações cartográficas formais contribuam no diálogo entre os vários agentes, servindo como estratégia de motivação para a participação efetiva na gestão dos recursos hídricos. Propõe-se, também, a sistematização de discussões de fundamentos teórico-metodológicos da Cartografia Geográfica dialogando com os conceitos geográficos de lugar e território.
    • Nome do projeto: PRODUÇÃO DO PENSAMENTO ACERCA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DAS IMAGENS: POTENCIALIDADES E LIMITES DA CARTOGRAFIA (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , LACERDA, L. do C. F. , QUEIROZ FILHO, A.Carlos , VARGAS, A. A. , LIMA, L.M. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa objetiva investigar elementos da crítica ao mapa em produções científicas atuais sobre espaço geográfico centradas nas discussões sobre geograficidade, sistematizá-los e promover estudos específicos para compreender possibilidades e limites das imagens cartográficas na mediação/agenciamento do pensamento espacial. A pesquisa se justifica no âmbito da ciência geográfica pelas necessidades de ?reinvenção? de uma cartografia geográfica, apontadas por autores da área, cujos parâmetros sejam dados pelo próprio fenômeno ou pela compreensão que se constrói dele, e não por sua captura numa lógica cartesiana dada a priori. Esta demanda foi pouco explorada até o momento nos estudos geocartográficos. A via de construção desta perspectiva é a do estatuto imagético do mapa, que além de compartilhar com outros tipos de imagens certos elementos constitutivos (técnicos), semióticos e funcionais, guarda especificidades e permanece como símbolo legitimador do fazer geográfico. A metodologia a ser empregada é a de revisão bibliográfica e estudos pontuais, especificamente o estudo do mapa psicogeográfico. São resultados esperados desta pesquisa o aprofundamento nas discussões sobre imagem cartográfica e geografia, a sistematização e reflexão de uma experiência de mapeamento, a produção de três artigos científicos e a estruturação e consolidação de um grupo de pesquisa interinstitucional
    • Nome do projeto: INFORMAÇÃO GEOCARTOGRÁFICA E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , SOUZA, W. F. .
      Descrição: propõe-se neste Projeto o estudo das informações produzidas no projeto ?Enquadramento de Corpos de Água e Outorga: Suporte científico-tecnológico para o desenvolvimento do SIADES/NIADES-CPID e definição de procedimentos metodológicos? e sua transformação em linguagem cartográfica adequada aos membros do comitê de bacia hidrográfica, que um público não especialista, responsável por grande parte das decisões e medidas relativas à gestão de recursos hídricos.
    • Nome do projeto: Enquadramento & Desenvolvimento: subsídio técnico-científico à integração sociedade e território na gestão da bacia do rio Doce (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , MENDONCA, A. S. F. , QUARENTEI, L. M. , TEIXEIRA, E. C. , ZAMPROGNO, Dejanyne , ALMEIDA, R. H. , RABELO, D. C. , REIS, J. A. T. , PAIM, P. R. , TAVEIRA, E. M. , COSTA, A. S. V. , ESPINDOLA, H. S. , TAPAHUASCO, W. F. C. , FERRAI JR. M. J. , GALINA, K. L. , PROEZA, T. R. B. .
      Descrição: O projeto tem como instituições associadas a Universidade Federal do Espírito Santo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e a Universidade Vale do Rio Doce (MG). Está estruturado em três eixos de investigação que guardam especificidades, mas se articulam na perspectiva de contribuir com aportes científicos para o processo de efetivação do enquadramento dos corpos hídricos, que é um novo marco da organização do território na medida em que implica em um pacto sócio-institucional de responsabilidade sobre a qualidade e a quantidade de águas. Os eixos de investigação são: uso e ocupação do solo como reflexo da relação sociedade-território e suas implicações no enquadramento de corpos d?água; integração e mobilização e participação na gestão dos recursos hídricos; e integração de políticas de gestão de recursos hídricos voltadas ao enquadramento de corpos de água. Serão analisadas duas bacias de afluentes, uma situada em Minas Gerais e outra no Espírito Santo.
    • Nome do projeto: Análise das repercussões do ?Projeto Sossego? na escala do cotidiano: uma contribuição geográfica (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , QUARENTEI, L. M. , SALAROLI, D. R. , MARTINS, R. H. , CURTO, G. C. , TESCH, P. C. N. .
      Descrição: O presente projeto parte das constatações de projetos anteriores sobre a dificuldade de se identificar a perspectiva da comunidade local quanto aos projetos propostos e implantados na bacia hidrográfica do Córrego do Sossego (Itarana-ES) e, ainda, sobre o desdobramento destes nas práticas e perspectivas locais com relação à sua influência na bacia e em sua comunidade. A relevância destas informações deve-se à valorização política e institucional da gestão participativa, ou seja, da inserção das comunidades locais enquanto agentes construtores de um projeto de desenvolvimento local a partir da gestão compartilhada do meio ambiente entre aqueles agentes e a institucionalidade. Neste sentido, propõe-se identificar e compreender a perspectiva da comunidade local sobre os desdobramentos do Projeto Sossego nas suas práticas e expectativas futuras com relação ao lugar Sossego e ao próprio Projeto Sossego.
    • Nome do projeto: Estudo Integrado de Conservação de Águas e Solo, Saneamento Ambiental e Conservação Florestal em Microbacia Experimental na Bacia do Rio Doce (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , MENDONCA, A. S. F. , QUARENTEI, L. M. , LOPES, M. E. P. A. , TEIXEIRA, E. C. , OLIVEIRA, S. , POLONI, D. M. , CAIADO, M. A. C. , CRISTI, J. N. , SILVA, J. G. F. , COELHO, E. R. C. , ARAUJO, S. M. M. S. , LOSS, A. T. G , ROCHA, A. N. , MOTTA NETO, J. A. .
      Descrição: Tem como Objetivo Geral: Avançar no desenvolvimento de estudos de gestão integrada voltada para a sustentabilidade da pequena propriedade rural e da microbacia hidrográfica associada, considerando aspectos relativos á conservação de água e solo, saneamento ambiental e recuperação/conservação florestal. Como Objetivos Específicos e Metas, considerando como área experimental a bacia piloto do Córrego Sossego/ES, em auxílio ao desenvolvimento dos estudos, têm-se: Objetivo Específico 1 - Estudar impacto\efeito de ações estruturais e não-estruturais no aumento de disponibilidade hídrica e no manejo de irrigação [Metas: a) Proposta de rodízio de irrigação entre os produtores; b) Proposta de estratégia de transferência de informações (clima, solo, dentre outras) para o manejo adequado; c) Proposta de adequação de barragens para fins agrícolas; d) Implantação de caixas secas e de outros dispositivos de drenagem; e e) Monitoramento e diagnóstico da disponibilidade hídrica da bacia do Córrego Sossego]; Objetivo Específico 2 - Avaliar instrumentos, mecanismos e estratégias relacionadas á incentivos voltados para preservação/conservação da cobertura florestal [Metas: a) Proposta de recuperação das matas ciliares de nascentes, córregos e áreas de recarga; b) Proposição de alternativa à Lei de Reserva Legal, em sintonia com a Lei Estadual de pagamento pela prestação de serviços ambientais; c) Educação ambiental com foco na importância da conservação das florestas; d) Busca de incentivos à adesão para a recuperação/preservação; e e) Subsídios ao entendimento da relação interesse individual x interesse coletivo , pela conservação de florestas]; Objetivo Específico 3 - Avaliar a qualidade espaço-temporal das águas superficiais e subterrâneas e de sua adequação aos usos atuais e pretendidos, bem como propor medidas voltadas para a efetivação do enquadramento dos corpos de água segundo os usos preponderantes [Metas: a) Realização de cadastramento sanitário nas propriedades rurais
    • Nome do projeto: Racionalização do uso da água na agricultura irrigada no Brasil e em Moçambique considerando aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, ambientais e culturais (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , MENDONCA, A. S. F. , LOPES, M. E. P. A. , TEIXEIRA, E. C. , POLONI, D. M. , SILVA, J. G. F. , SAIMONE, F. , JUIZO, D. L. .
      Descrição: OBJETIVOS GERAIS: 1- Desenvolver pesquisa conjunta com vistas à promoção de avanços técnico-científicos no tema racionalização do uso da água na agricultura irrigada , em suporte ao fortalecimento da gestão de recursos hídricos no Brasil e em Moçambique, e de sua integração com outras políticas públicas (agricultura, abastecimento público, meio ambiente, entre outras); 2- Fortalecer a cooperação técnico-científica existente entre o DEA/UFES e o DEC/UEM, por meio do intercâmbio de professores e pesquisadores brasileiros e moçambicanos; 3- Apoiar a busca de soluções e definição de políticas de racionalização de água baseadas num conhecimento científico apropriado sobre as condições de aplicação nos dois países. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1- Aprofundar conhecimento sobre indicadores de racionalização do uso da água na agricultura irrigada; 2- Trabalhar a implantação de bacia experimental para o desenvolvimento de estudos sobre racionalização do uso da água na agricultura irrigada na região do rio Movene; 3- Desenvolver modelo multicritério para avaliação da racionalização de uso da água na agricultura irrigada nas bacias do córrego Sossego/ES-Brasil e do rio Movene /bacia do rio Umbeluzi-Moçambique; 4- Obter informações para a avaliação dos impactos da racionalização do uso da água na agricultura irrigada nas bacias do córrego Sossego e do rio Movene; 5- Avaliar os impactos (sócio-econômicos e ambientais) da racionalização do uso da água na agricultura irrigada nas bacias do córrego Sossego e do rio Movene; 6- Avaliar o impacto do nível de racionalização do uso da água na agricultura irrigada na geração de conflitos internos ao setor agrícola local e entre este setor e o de abastecimento público; 7- Estabelecer estratégias voltadas para a minimização dos impactos negativos do uso inadequado da água na agricultura irrigada. .
    • Nome do projeto: Geograficidade e modo de vida na compreensão de repercussões de um projeto de gestão de recursos hídricos e desenvolvimento local na comunidade da microbacia hidrográfica do Córrego do Sossego (Itarana-ES) (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , TEIXEIRA, E. C. .
      Descrição: O presente projeto inscreve-se no conjunto de investigações/ações do Grupo de Pesquisa CNPq ?LabGest - Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional? voltadas particularmente à compreensão das relações que os membros da sociedade estabelecem entre si e as apropriações diferenciadas, por parte dos grupos sociais, dos recursos naturais, em especial dos recursos hídricos. Propõe-se identificar e compreender a perspectiva da comunidade local sobre os desdobramentos do Projeto Sossego nas suas práticas e expectativas futuras com relação ao lugar Sossego e ao próprio Projeto Sossego. A ênfase da pesquisa é a compreensão de como os sujeitos envolvidos na segunda fase do Projeto Sossego receberam e incorporaram as informações e como essa incorporação se desdobra nas ações cotidianas, em outras palavras, como se empoderaram delas. Para a Geografia, esta investigação apresenta a oportunidade de se articular um relevante conjunto de conceitos: a geograficidade, o modo de vida e a escala do cotidiano.
    • Nome do projeto: Aprimoramento de processos de adequação ambiental de propriedades agrícolas de base familiar com aplicação de metodologias de compartimentação da paisagem e do manejo da agrobiodiversidade em sistemas agroflorestais (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , LOPES, M. E. P. A. , TEIXEIRA, E. C. , OLIVEIRA, S. , POLONI, D. M. , SILVA, B. A. , ASSIS, A. M. , CAMPOS, F. L. M. , HENCKER, C. .
      Descrição: Tem por objetivo avaliar e aprimorar metodologias para adequação ambiental de propriedades agrícolas de base familiar por meio da compartimentação da paisagem e do manejo da agrobiodiversidade em sistemas agroflorestais que possibilitem o desenvolvimento rural sustentável.
    • Nome do projeto: Imagens cartográficas na Geografia contemporânea (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , LACERDA, L. do C. F. , OLIVEIRA JUNIOR, W. M. , QUEIROZ FILHO, A.Carlos , VARGAS, A. A. , LIMA, L.M. , DELPUPO, M. J. .
      Descrição: presente projeto de pesquisa objetiva cartografar o processo de territorialização-desterritorialização-reterritorialização da Cartografia geográfica na Geografia contemporânea tendo como amparo os conceitos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, sistematizar e promover estudos específicos em imagens cartográficas e outras linguagens geográficas e suas potências na mediação/agenciamento do pensamento espacial. Para tanto investirá em revisão bibliográfica visando conhecer o estado-da-arte da discussão crítica em Cartografia e que apontem elementos para uma reflexão sobre os mapas na sociedade e na Geografia, em estudo de obras que apresentem, discutam e articulem conceitos presentes nos escritos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, especialmente aqueles que têm potência para tensionar o processo de produção e uso de mapas geográficos e na promoção de estudos pontuais a partir dos resultados sistematizados das etapas anteriores e/ou de contextos empíricos de presença/convivência/produção de imagens cartográficas. Com isso, espera-se contribuir com o adensamento das proposições da rede ?Imagens, Educação e Geografia? no âmbito do Grupo de Pesquisa CNPq POESI, mais especificamente em sua linha de pesquisa ?Linguagens geográficas?.
    • Nome do projeto: Adequação ambiental: estudos de manejo da irrigação e de flora local em pequenas propriedades rurais de base familiar na bacia hidrográfica do córrego Sossego ? Itarana-ES (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , TEIXEIRA, E. C. , OLIVEIRA, S. , ASSIS, A. M. , HENCKER, C. , LIMA, G. B. .
      Descrição: O LabGest ? Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Regional, grupo de pesquisa CNPq ao qual esta proposta se vincula, desenvolve uma gama de pesquisas do tipo ação-participativa, ou seja, com a inclusão da participação social como metodologia de investigação, em especial na bacia hidrográfica do córrego Sossego, em Itarana-ES, onde há o Projeto Sossego, que integra sociedade, instituições e ciência, e tem, nesta articulação, definido temas candentes para a melhoria das condições de vida e ambientais. Para a efetivação destas ações existem, no âmbito do Projeto Sossego, comissões temáticas formadas por representantes de instituições e das comunidades. Dentre os temas, destacam-se o uso racional da água na agricultura irrigada e a cobertura vegetal. A presente proposta visa trabalhar com os estudantes o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação na busca de soluções para a produção agrícola sustentável, considerando pequenas propriedades rurais de base familiar e a microbacia hidrográfica associada; transferir conhecimentos e tecnologia para aplicação no cotidiano; e despertar o interesse dos alunos para a iniciação científica, quando da continuidade de seus estudos em nível de graduação.
    • Nome do projeto: Mapeamento participativo de territorialidades em microbacia: contribuições cartográficas à implementação do Laboratório Vivo do córrego Sossego ? Itarana-ES (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , CURTO, G. C. , TESCH, P. C. N. , ROQUETTE, M. E. T. .
      Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivos caracterizar a heterogeneidade espacial da microbacia do Córrego do Sossego (Itarana/ES) visando à construção de recortes internos, a partir do entendimento das territorialidades, para fins de proposição de ações com vistas ao empoderamento social do conjunto de questões relativas à gestão de recursos hídricos e fomentar a implementação do Laboratório Vivo Córrego do Sossego, analisando sua relevância no desenvolvimento de metodologias de construção de participação em gestão de recursos hídricos. Parte das hipóteses de que a diversidade de steakholders, caracterizada pela inserção social e econômica dos mesmos, e o processo de ocupação e configuração territorial são elementos que devem ser tomados em conjunto na delimitação de unidades de ação que visem o empoderamento social do conjunto de questões relativas à gestão das águas.
    • Nome do projeto: Imagens cartográficas e políticas espaciais (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , SALAROLI, D. R. , VARGAS, A. A. , LIMA, L.M. , DELPUPO, M. J. , CURTO, G. C. , TESCH, P. C. N. , ROQUETTE, M. E. T. , PERINI, I. L. , PINHO, T. G. F. , ARANHA, L. M. .
      Descrição: Resumo: O presente projeto de pesquisa objetiva sistematizar e promover estudos específicos em imagens cartográficas e outras linguagens geográficas e suas potências na mediação/agenciamento do pensamento espacial. Os focos de interesse são o Mapeamento Participativo e a Linguagem Cartográfica. Mapeamentos participativos envolvem tanto o universo técnico da cartografia, como uma intensa atividade dialógica com os grupos focais com que se trabalha. Cada grupo social, ao articular elementos do território para sua reprodução cria concepções espaciais próprias. Do mesmo modo, instituições públicas, em especial as implicadas em políticas territoriais (agrícola, florestal, urbana, ambiental) desenvolvem também visões territoriais específicas. A atividade de mapeamento, neste contexto, ultrapassa as meras funções de diagnose ou inventário e passa a ser um condutor importante no diálogo político, seja interinstitucional, realizando a integração de políticas, seja entre comunidades e instituições no âmbito da gestão participativa. Linguagens Geográficas assume um caráter mais teórico voltado ao entendimento do papel das linguagens imagéticas, com destaque à cartografia e aos produtos híbridos, na produção de pensamentos sobre o espaço geográfico.
    • Nome do projeto: Mapas e geografia contemporânea: política, poética e potência imagens cartográficas na produção de pensamentos sobre o espaço (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , GONZALES, S. , SALAROLI, D. R. , ROQUETTE, M. E. T. , PINHO, T. G. F. , COELHO, P. S. L. , MARINS, S. P. , PEREIRA, E. O. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva sistematizar e promover estudos específicos em imagens cartográficas e outras linguagens geográficas e suas potências na mediação/agenciamento do pensamento espacial, tendo como amparo os conceitos de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Para tanto investirá em revisão bibliográfica visando conhecer o estado da arte da discussão crítica em Cartografia e que apontem elementos para uma reflexão sobre os mapas na sociedade e na Geografia e no estudo das obras Gilles Deleuze e Felix Guattari que apresentem, discutam e articulem conceitos com potência para tensionar o processo de produção e uso de mapa. Este projeto vincula-se ao grupo de pesquisa CNPq ?POESI ? Política espacial das imagens cartográficas?, bem como à rede de pesquisa ?Imagens, Geografias e, Educação?, da qual o POESI é integrante. Será realizado no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias, do Departamento de Geografia do CCHN-Ufes, que dispõe da infraestrutura necessária à sua realização.
    • Nome do projeto: Memórias e Imagens Cartográficas (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , MATOS, S. M. , MATTOS, I. M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto tem como principal objetivo mapear, no possível, a rede de relações entre diferentes grupos humanos no município de Anchieta (ES) desde a experiência do aldeamento jesuítico, investigando, de modo simultâneo, atualizações da memória social sobre o ambiente compartilhado e transformado por esses diferentes grupos e os indígenas, em seus significados identitários. Especificamente, ele é um desdobramento da pesquisa ?Terras de Índios na Capitania do Espírito Santo no contexto alterado pelo Marques de Pombal: o caso da Aldeia Jesuítica de Iriritiba? que se encontra em fase de finalização. De caráter multidisciplinar, situado, principalmente, na interface da história, geografia e antropologia, esse projeto interliga a linha de pesquisa Estudos Ambientais, Culturas e Identidades que integro junto ao NEPCS/UFES e aquelas integradas pelas colaboradoras desse projeto a Dra. Gisele Girardi do PPGG/UFES - linha de pesquisa Espaço, Cultura e Linguagens e a Dra. Isabel Missagia de Mattos do PPGCS/UFRRJ - linha de pesquisa Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários. Palavras-chave: Aldeia jesuítica; Anchieta, ES; Terras indígenas.
    • Nome do projeto: Mapeamento Digital Colaborativo da Grande Jacaraípe (Serra - ES): Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis para compreensão de dinâmicas socioambientais (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , COELHO, P. S. L. , SANTOS, L. G. , SANTOS, J. F. O. , AGUIAR, J. C. , ROSA, J. V. M. , BRUM, D. B. , EFGEM, H. N. P. , FREITAS, N. A. , MORAES, M. A. L. , OLIVEIRA, L. , CUPERTINO, L. O. , BORGES, V. S. , MELLO, S. M. N. .
      Descrição: O projeto de mapeamento colaborativo será desenvolvido na EEEFM ?Jacaraípe? localizada no município da Serra. A unidade atende praticamente a todos os jovens em idade escolar moradores na localidade, pois esta é a única escola que oferta o ensino médio público da região da Grande Jacaraípe, que abrange 17 sub-bairros. O objetivo do projeto é estudar e mapear colaborativamente informações do contexto socioambiental da parte baixa da bacia hidrográfica do rio Jacaraípe, correspondente aos bairros da Grande Jacaraípe. Para tanto articulará conteúdos básicos da área de Geografia com vistas ao reconhecimento da diversidade e da problemática socioambiental, ao mesmo tempo em que realizará o mapeamento utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis. As atividades do projeto abrangem a formação dos alunos, a coleta e transformação de dados, a difusão de ideias, entre outros. Os alunos participantes serão capacitados a operacionalizar a plataforma livre Open Street Map. A expectativa com os resultados do projeto é que estes contribuam com o campo científico da Geografia e da Cartografia Escolar, que tem no uso de geotecnologias uma de suas linhas atuais de investigação, com o sistema educacional estadual, uma vez que as rotinas serão sistematizadas visando sua replicação em outros ambientes escolares, e, principalmente, que permitam aos estudantes de ensino médio a inserção em ambientes de investigação científica, motivando-os a continuar estudos em nível superior. A apresentação à comunidade escolar e do bairro e a instituições ligadas à C&T, assim como a escrita de relatórios e artigos científicos compõem as estratégias de disseminação dos resultados do projeto.
    • Nome do projeto: Política, poética e potência imagens cartográficas na produção de pensamentos sobre o espaço (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , BOTELHO, J. C. , MOREIRA, C. W. S. , PICCOLI, B. P. , TONINI, A. E. , PURQUEIRA, G. K. N. , ERLACHER, M. S. , ROSA, G. S. , CRUZ, S. R. I. , SOUZA, I. S. , SALAROLI, D. R. , ANDRE, P. B. , SOUZA, A. G. , SANTOS, L. G. , SOARES, P. S. G. , PEREIRA, E. O. , COELHO, P. S. L. , ROQUETTE, M. E. T. , SILVA, D. G. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva sistematizar e promover estudos específicos em imagens cartográficas e outras linguagens geográficas e suas potências na mediação/agenciamento do pensamento espacial. Para tanto investirá em revisão bibliográfica visando conhecer o estado da arte da discussão crítica em Cartografia e que apontem elementos para uma reflexão sobre os mapas na sociedade e na Geografia e no estudo das obras da filosofia da diferença que apresentem, discutam e articulem conceitos com potência para tensionar o processo de produção e uso de mapa. Este projeto vincula-se ao grupo de pesquisa CNPq ?POESI ? Política espacial das imagens cartográficas?, bem como à rede de pesquisa ?Imagens, Geografias e, Educação?, da qual o POESI é integrante. Será realizado no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias, do Departamento de Geografia do CCHN-Ufes.Registro na PRPPG-Ufes: 7654/2017
    • Nome do projeto: Potências das novas tecnologias de informação e comunicação acessíveis nos processos de mapeamentos da atualidade (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , COELHO, P. S. L. , SANTOS, L. G. .
      Descrição: O projeto sobre as novas tecnologias será desenvolvido na EEEFM Jacaraípe, localizada na Região da Grande Jacaraípe que é composta, por 18 sub-bairros. A escola atende a maior parte dos estudantes de ensino médio da região, uma vez que é a única unidade que mantém essa modalidade nos três turnos. O Objetivo é estudar, mapear e gerenciar informações sobre a Região da Grande Jacaraípe nos aspectos sociais e ambientais. Para isso serão articulados conteúdos básicos da área de Geografia com o mapeamento utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis. As atividades do projeto abrangem a formação dos alunos, a coleta e transformação de dados, a difusão de ideias, entre outros. Os alunos participantes serão capacitados a operacionalizar a plataforma livre Open Street Map, Field Papers, GPS Essentials, entre outros. A expectativa com os resultados do projeto é que estes contribuam com o campo científico da Geografia e da Cartografia Escolar, que tem no uso de geotecnologias uma de suas linhas atuais de investigação, com o sistema educacional estadual, uma vez que as rotinas serão sistematizadas visando sua replicação em outros ambientes escolares, e, principalmente, que permitam aos estudantes de ensino médio a inserção em ambientes de investigação científica, motivando-os a continuar estudos em nível superior. A apresentação à comunidade escolar e do bairro e a instituições ligadas à C&T, assim como a escrita de relatórios e artigos científicos compõem as estratégias de disseminação dos resultados do projeto.
    • Nome do projeto: Cursos e oficinas de atualização em Cartografia Geográfica (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIRARDI, G. .
      Descrição: Oferta sistemática de cursos e oficinas de atualização em Cartografia Geográfica que visem capacitar e qualifica atores sociais no uso de instrumentos para leituras, interpretações e intervenções no território.
    • Nome do projeto: Geografia pé na estrada... (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIRARDI, G. , VALLADARES, M. T. R. .
      Descrição: Objetiva o entrosamento entre os professores e licenciados da Ufes com escolas e comunidades, a partir da utilização de referências culturais em troca de saberes práticos com saberes sistematizados, formulando novas aprendizagens. De 2009 a 2013 foi coordenado pela Profa. Marisa Valladares (DEPS-Ufes)
    • Nome do projeto: Metodologias cartográficas para diagnóstico, planejamento e gestão territorial aplicadas à bacia do rio Itaúnas-ES (1999 - 2000
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIRARDI, G. .
    • Nome do projeto: Organização do trabalho científico em Geografia (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIRARDI, G. , DOTA, E. M. , ROBAINA, I. M. M. , CATAO, R. C. .
      Descrição: Desenvolvimento de tópicos de aprendizagem na modalidade semi-presencial, utilizando a plataforma AVA-Ufes, para a disciplina ?Organização do trabalho científico? e guia para condução da discplina pelos docentes.
    • Nome do projeto: Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão ? Cartografia Geográfica (2016 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GIRARDI, G. , SARTORI, M. , AGUIAR, M. P. .
      Descrição: Visa melhorar o atendimento dos alunos em exercícios práticos de Cartografia Geográfica; aperfeiçoar materiais didáticos, dispositivos de apoio pedagógico e exercícios e fortalecer a formação dos estudantes de Geografia no campo da cartografia e do mapeamento.
    • Nome do projeto: Mapas e mapeamentos e cartografias e pensamentos sobre o espaço e... (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , SALAROLI, D. R. , COELHO, P. S. L. , PEREIRA, E. O. , SANTOS, L. G. , ANDRE, P. B. , CRUZ, S. R. I. , PICCOLI, B. P. , MOREIRA, C. W. S. , SILVA, D. G. , AGUIAR, M. P. , COELHO, A. F. Z. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa dá continuidade ao projeto "Política, poética e potência imagens cartográficas na produção de pensamentos sobre o espaço" e objetiva sistematizar e promover estudos específicos em imagens cartográficas e outras linguagens geográficas e suas potências na mediação/agenciamento do pensamento espacial. Para tanto investirá em revisão bibliográfica visando conhecer o estado da arte da discussão crítica em Cartografia e que apontem elementos para uma reflexão sobre os mapas na sociedade e na Geografia e no estudo das obras da filosofia da diferença que apresentem, discutam e articulem conceitos com potência para tensionar o processo de produção e uso de mapa. Este projeto vincula-se ao grupo de pesquisa CNPq ?POESI ? Política espacial das imagens cartográficas?, bem como à rede de pesquisa ?Imagens, Geografias e, Educação?, da qual o POESI é integrante. Será realizado no Laboratório de Cartografia Geográfica e Geotecnologias, do Departamento de Geografia do CCHN-Ufes, que dispõe da infraestrutura necessária à sua realização. Registro PRPPG 9417/2019
    • Nome do projeto: Cartografia de saberes locais como estratégia motivadora para a gestão participativa de recursos hídricos (2008 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GIRARDI, G. , CARVALHO, C. N. .
    • Nome do projeto: Mapa de conflito de uso como instrumento de apoio da gestão de recursos hídricos: estudo metodológico aplicado à Bacia Hidrográfica do Córrego do Sossego - Itarana/ES (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , RAMOS, A. L. D. , SALAROLI, D. R. , PEREIRA, E. N. , WANDERLEY, T. C. .
      Descrição: Propõe o desenvolvimento do mapa de conflito do uso da água na bacia hidrográfica do Córrego do Sossego, em Itarana/ES, como projeto piloto, que permita a análise, o desenvolvimento de metodologia e coleta de informações que podem ter participação significativa no desenvolvimento de ferramentas para a gestão hídrica no Estado.
    • Nome do projeto: Imagens, geografias e educação (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIRARDI, G. , OLIVEIRA JUNIOR, W. M. , QUEIROZ FILHO, A.Carlos , CAZETTA, V. , PREVE, A. M. H. , FERRAZ, C. B. O. , SEEMANN, J. , GOETTERT, J. D. , PARRA, H. Z. M. , COSTA, M. H. B. E. V. , FERNANDES, G. V. , NUNES, F. G. .
      Descrição: O Projeto como um todo surge na perspectiva de adensamento das conversas, escritos e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos por vários pesquisadores da interface Imagens, Geografia e Educação, que vem apontando a questão da linguagem como um dos alinhavos (sem dúvida, tenso) entre estes três campos do conhecimento. Trata-se da constituição/consolidação de uma rede de pesquisas por meio da integração de laboratórios e grupos de pesquisas que compartilham idéias e posturas produzidas a partir da crítica, instaurada nos meios científicos, decorrente da chamada crise paradigmática, em grande medida associada à questão da linguagem. Partindo da importância assumida pelas imagens no mundo contemporâneo, este projeto busca a consolidação de seis núcleos acadêmicos Campinas [UNICAMP/USP/UNIFESP], Dourados [UFGD/UNESP-Presidente Prudente], Vitória [UFES], Florianópolis [UDESC/Colégio de Aplicação-UFSC], Natal [UFRN] e Crato [URCA] de estudo e criação visual e audiovisual de obras que atuam ou venham potencializar novas maneiras de imaginar o espaço (Massey, 2008) tendo em vista a constituição de uma nova política da espacialidade. O projeto busca adensar os conhecimentos teóricos em torno das criações em imagens, notadamente vídeos e filmes, pelos grupos de pesquisa desta rede, os quais reúnem alunos de graduação e pós-graduação, além de professores das redes de ensino. Tendo em vista o quanto obras em linguagem audiovisual ou fotográfica atuam na educação visual e, portanto, participam das políticas de criação de memórias públicas, a aposta deste projeto é a de realizar obras que tenham potência poética no burilamento da imaginação espacial e que venham a se constituir como obras de circulação em ambientes educativos, visto que cada núcleo se propõe trabalhar em estreita relação com professores de geografia e outras disciplinas, tanto nos estudos acerca da educação pelas/nas/com as imagens quanto na criação de obras visuais e audiovisuais.
    • OLIVEIRA JUNIOR, W. M. ; GIRARDI, G. . Coordenação do GT Diferentes linguagens no ensino de Geografia, no XI ENPEG. 2011 - Coordenação de grupo de trabalho
    • GIRARDI, G. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . Coordenação do Fórum Livre Perspectivas das linguagens no ensino de Geografia, no 14o. ENPEG. 2019 - Coordenação de grupo de trabalho
    • GIRARDI, G. . Coordenação da Sessão de apresentação de trabalhos no I Colóquio Internacional 'A educação pelas imagens e suas geografias'. 2009 - Mediação
    • OLIVEIRA, L. ; GIRARDI, G. ; AGUIAR, V. T. B. . Coordenação do GT Cartografia escolar, no 9o. ENPEG / V CCCE. 2007 - Coordenação de grupo de trabalho
    • GIRARDI, G. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. ; NUNES, F. G. . Coordenação do ESC Linguagens geográficas: olhares e diálogos entre imagens e palavras, no XVII ENG. 2012 - Coordenação de grupo de trabalho
    • NUNES, F. G. ; GIRARDI, G. ; CANTO, T. S. . Coordenação do GT Linguagens e Educação geográfica, no XIII ENANPEGE. 2019 - Coordenação de grupo de trabalho
    • GIRARDI, G. . Coordenação de Sessão de apresentação de trabalhos no V Colóquio Internacional 'A educação pelas imagens e suas geografias'. 2017 - Mediação
    • GIRARDI, GISELE . Coordenação da Mesa Redonda 'As geotecnologias na formação e atuação do geógrafo' no XIII ENG. 2002 - Mediação
    • GIRARDI, G. . Coordenação da palestra temática Bacia hidrográfica como unidade de análise para estudos ambientais, no I SIGMA. 2008 - Mediação
    • GIRARDI, GISELE . Coordenação da Mesa redonda 'Práticas de ensino para uma sociedade imagética: diferentes linguagens e novas tecnologias', no 7o. ENPEG. 2003 - Mediação
    • GIRARDI, GISELE . Coordenação do Encontro Geração futura & desenvolvimento rural no ES, na GranExpoES. 2009 - Mediação
    • GIRARDI, G. . Coordenação da Mesa Reonda Geografia e geotecnologias: abordagens possíveis, no XVI ENG. 2010 - Mediação
    • GIRARDI, G. . Mediação da Mesa Redonda 'Os desafios e as mudanças do ensino de Geografia Física', no XV SBGFA. 2013 - Mediação
    • GIRARDI, G. . Coordenação da Mesa Redonda Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades, no 12o. ENPEG. 2013 - Mediação
    • GIRARDI, G. ; FERREIRA, D. S. ; PIRES, M. M. ; PONT, K. R. D. ; CANTO, T. S. . Debatedora no Workshop Educação geográfica, geografia escolar, artes e linguagens. 2022 - Coordenação de workshop
    • GIRARDI, GISELE ; NUNES, F. G. ; FERNANDEZ, P. S. M. ; FERREIRA, D. S. ; CANTO, T. S. . Coordenação do GT Linguagens e Educação Geográfica no XV Enanpege. 2023 - Coordenação de grupo de trabalho
    • GIRARDI, G. ; CAZETTA, V. . Coordenação da Sessão de apresentação de trabalhos, no II Colóquio Internacional 'A educação pelas imagens e suas geografias'. 2011 - Mediação
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
      • Curso: Bacharelado em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Do outro lado do mapa: eixos de pesquisa em comunicação cartográfica aplicados à cartografia temática
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade Federal do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Professor eventual (atividade esporádica)
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Geografares (Vitória):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Geografares (Vitória):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Instrumento (Juiz de Fora):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
    • RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Geousp (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Geograficidade:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista de Ensino de Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Federal da Grande Dourados:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Ministração da disciplina "Cartografia geográfica e pensamento espacial" no Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado), com carga horária de 30 horas.
        Outras informações: Docente Convidado
    • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • ETD. Educação Temática Digital:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista do Instituto de Estudos Brasileiros:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
    • Revista Brasileira de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Aulas ministradas no seminário "Geografia e Educação", do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ, com o tema "Novas cartografias, outros mapas", com carga horária de 8 horas.
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1995 ).
        Outras informações: Técnico Especializado Lab. de Cartografia
    • Instituto Geográfico e Cartográfico:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Assist Técnico de Pesq. Científica e Tecnológ
    • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Prefeitura Municipal de São Mateus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Curso de formação continuada para profissionais da área de educação (séries iniciais), com o tema Cartografia Escolar, em conjunto com a Profa. Dra.Marisa Valladares.
        Outras informações: Professora Convidada
    • Revista Punto Sur:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).