Não autenticado |

Nathália Horvath Simões

    • Mestra em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH/USP. Graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês (bacharelado/licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), ingresso em 2006. Realizou pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq no período de 2009 a 2010, com o projeto "(Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers nacionais exibidos no país e no exterior", orientado pela Prof.ª Dra. Deusa Maria de Souza-Pinheiro-Passos (DLM). Participou do grupo de Estudos Semânticos e Discursivos em Língua Estrangeira na FFLCH - USP.

       

      Links:    

    • Projeto de pesquisa: (Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers nacionais exibidos no país e no exterior.
    • HORVATH, N. . A importância de uma perspectiva transcultural no ensino de língua EDUCATRIX , v. 13 , p. 8 - , 2017. ISSN: 24474991.
    • HORVATH, N. ; PRUDENTE, P.A. ; POLACHINI, N. R. S. ; OLIVEIRA, T. ; BEFFA, A. . O CONSTRUTIVISMO NO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE PRÁTICA. Yawp , v. 5 , p. 1-12 - , 2010. ISSN: 19802862.
    • HORVATH, N. ; PRUDENTE, P.A. ; CREMA, D. . Vandalism in the Female Toilets of USP. Yawp , v. 4 , p. 1-8 - , 2008. ISSN: 19802862.
    • HORVATH, N. . (Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers brasileiros exibidos no país e no exterior. 2009 (Outra)
    • HORVATH, N. . (Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers brasileiros exibidos no país e no exterior. 2009 (Outra)
  • Organização de eventos: 1
    • TAILLE, E. H. L. ; HORVATH, N. . X EAGILE. 2008 ()
    • Nome do projeto: (Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers nacionais exibidos no país e no exterior (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HORVATH, N. .
      Descrição: O objetivo do projeto é refletir a cerca de questões identitárias relativas ao Brasil e ao povo brasileiro, por meio de representações depreendidas do funcionamento dos diferentes trailers dos seguintes filmes nacionais: Carandiru (2003), Tropa de Elite (2007) e Linha de Passe (2009). Esses trailers foram analisados a partir do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Primeiramente, realizamos uma transcrição verbal e não-verbal (através do congelamento de cenas) dos trailers. Em seguida, selecionamos temas de representação do país presentes em ambas as versões, discutindo de que maneira o Brasil era apresentado nos diferentes trailers. A partir da análise de resultados, concluímos que, nos trailers exportados, devido à superficialidade da apresentação do contexto social e político brasileiro e da seleção e combinação de cenas, o Brasil é representado como um lugar exótico, violento, governado pelo crime e pela corrupção. Embora não possamos negar que essas imagens fazem parte da realidade brasileira, elas constituem apenas alguns aspectos da complexidade do país e isso talvez seja notado por brasileiros, mas não necessariamente por estrangeiros. Ademais, através da análise, pudemos levantar reflexões sobre a mutabilidade de sentido a partir do gênero trailer. Orientadora: Prof.ªDra. Deusa Maria de Souza-Pinheiro-Passos (DLM-USP).
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: (Re)cortes e(m) imagens do Brasil: uma análise discursiva de trailers nacionais exibidos no país e no exterior.
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Iniciação Científica
    • Revista YAWP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
    • Revista YAWP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
    • Richmond Publishing:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - Atual ).
        Outras informações: Elaboração de material didático
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor de língua inglesa