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Luiz Roberto Takayama

    • Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e mestrado (2007) em Filosofia pela mesma instituição. Atualmente é professor de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e História da Filosofia Francesa Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética na Antiguidade (Platão e Aristóteles), filosofia de Gilles Deleuze, filosofia da arte, filosofia e cinema, teoria da imagem.

       

      Links:    

    • TAKAYAMA, LUIZ ROBERTO . O pé de Frenhofer: ichnografia e diagrama na Belle Noiseuse de Balzac O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ) , v. 29 , p. 150 - 176 , 2021. ISSN: 01046675.
    • ANDRADE, P. M. ; PAULO, N. C. P. de ; LOURENCO, C. O. ; TAKAYAMA, L. R. ; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. . O FILME ?TEMPOS MODERNOS? COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE HOMEOSTASE E ESTRESSE Revista Ciências em Foco , v. 10 , p. 92 - 99 , 2018. ISSN: 21781826.
    • TAKAYAMA, L. R. . A terceira significação dos nomes universais na Logica Ingredientibus de Abelardo DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP , v. 49 , p. 107 - 119 , 2019. ISSN: 0103328X.
    • REZENDE, RICHARD LIMA ; LOURENÇO, CAMILA OLIVEIRA ; TAKAYAMA, LUÍZ ROBERTO ; NASCIMENTO JUNIOR, ANTONIO FERNANDES . -A Era do Gelo - O Filme-: uma análise de seu potencial para o ensino de paleontologia FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA , v. 13 , p. 42 - 53 , 2017. ISSN: 19800827.
    • TAKAYAMA, L. R. . Platão e a poesia de seu tempo: contra Simônides Discurso - Departamento de Filosofia da FFLCH DA USP , v. 46 , p. 73 - 100 , 2016. ISSN: 0103328X.
    • TAKAYAMA, L. R. . Sade no cinema: Salò ou os 120 dias de Sodoma de Pier Paolo Pasolini Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 1 , p. 192 - 198 , 2015. ISSN: 15170128.
    • TAKAYAMA, L. R. . A estética do confinamento no filme A religiosa, de Jacques Rivette (1966) Discurso - Departamento de Filosofia da FFLCH DA USP , v. 45 , p. 199 - 208 , 2015. ISSN: 0103328X.
    • TAKAYAMA, L. R. . O Eliseu e a arte do romance na Nouvelle Héloïse de Rousseau Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 7 , p. 129 - 140 , 2005. ISSN: 15170128.
    • TAKAYAMA, L. R. . Problemas concernentes à ordem geométrica da Ética Cadernos Espinosanos (USP) , v. 3 , p. 31 - 47 , 1998. ISSN: 14136651.
    • TAKAYAMA, L. R. . Cinema e ciência moderna segundo uma leitura deleuziana de Bergson. Deleuze Hoje, v. 1, p. 249 - 260, 2014.
  • Outras Produções Bibliográficas: 5
    • TAKAYAMA, L. R. . Introdução à filosofia de Henri Bergson. Lavras : Editora da UFLA , 2015 (Guia de Estudos - Tópicos Especiais em História da Filosofia Cotemporânea II)
    • TAKAYAMA, L. R. . Estética: mímese e poesia em Platão e Aristóteles. Lavras - MG : Editora da UFLA , 2014 (Guia de Estudos de Estética para curso a distância)
    • TAKAYAMA, L. R. . Hawthorne e seus musgos. São Paulo : Editora Hedra , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • TAKAYAMA, L. R. . Hawthorne e seus musgos. São Paulo : Editora Hedra , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • TAKAYAMA, L. R. . Hawthorne e seus musgos. São Paulo : Editora Hedra , 2009 (Tradução)
    • TAKAYAMA, L. R. . Humanidades em diálogo. 2009 (Parecer)
    • TAKAYAMA, L. R. . Cinema e Ciência moderna, segundo uma leitura deleuziana de Bergson. 2010 (Comunicacao)
    • TAKAYAMA, L. R. ; BELO, R. S. . V Colóquio de Filosofia da Universidade Federal de Lavras. 2015 (Universidade Federal de Lavras)
    • TAKAYAMA, L. R. . 28o Congresso de Pós-graduação da UFLA. 2019 (Universidade Federal de Lavras)
    • TAKAYAMA, L. R. . Meio ambiente e sustentabilidade: encontro com a professora Marina Battistetti Festozo. 2021 (Universidade Federal de Lavras)
    • TAKAYAMA, L. R. . Pequena mostra do Cinema Novo Brasileiro. 2018 (Universidade Federal de Lavras)
    • TAKAYAMA, L. R. . Perspectivas Sobre a Filosofia no Ensino Médio - Entrevista online com o professor Desidério Murcho. 2021 (Universidade Federal de Lavras)
    • TAKAYAMA, L. R. . Diderot e o cinema. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A Universidade como centro de difusão de cultura e artes aos alunos da rede pública. (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. , SILVA FILHO, L. M. , CUNHA, J. G. M. , TREDANARO, E. , VIEIRA, R. W. , SILVEIRA, L. C. , SOUZA, A. C. F. .
      Descrição: Programa integrante do PROEXT 2015 - Programa de Extensão Universitária MEC/SESu
    • Nome do projeto: Imagem-pensamento: filosofia e cinema na UFLA (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: O presente projeto tem como proposta a exibição de filmes autorais sob o formato de mostras (por exemplo, o neorrealismo italiano, o cinema novo, o expressionismo alemão, a nouvelle vague, filmes consagrados a um tema, a um diretor ou a um ator em particular), bem como a realização de seminários relativos ao estudo e pesquisa de textos sobre filosofia, literatura e ciências humanas de um modo geral em sua articulação com a arte cinematográfica. Através dessas atividades e de outras de cunho técnico e prático (filmagem, edição, etc.) abertas à comunidade local de Lavras, buscar-se-á reunir condições para a elaboração futura de trabalhos conjuntos audiovisuais.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos Deleuzianos (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: O Núcleo de Estudos Deleuzianos surge sob demanda de alunos do curso de Licenciatura em Filosofia, interessados numa abordagem mais aprofundada do pensamento do filósofo Gilles Deleuze. Além disso, justifica-se também sua pertinência principalmente pelas contribuições a serem trazidas na exploração de temas caros ao debate contemporâneo e que se encontram disseminados no pensamento pluralista e interdisciplinar que caracteriza a filosofia deleuziana. Assim, ao pretender investigar problemas concernentes à nossa atualidade, o presente núcleo abre-se não só a estudantes de outras áreas de conhecimento como também ao público local em geral.
    • Nome do projeto: Estudos sobre o problema da imagem no âmbito da filosofia, das ciências e das artes (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: Em 1994, Gottfried Boehm, filósofo alemão e historiador da arte, e William John Thomas Mitchell, professor estadunidense de história da arte, abriram um debate, que continua vivo, sobre a necessidade de se substituir a ?virada linguística? que marcou o pensamento da primeira metade do séc. XX, por uma ?virada icônica?, ou ?virada pictórica? vivenciada nesse início de século. Tal reivindicação se justificaria pela constatação de um fenômeno cujas proporções e cosequências estamos ainda longe de avaliar com precisão: a proliferação e a importância dês imagens no mundo contemporâneo. O presente projeto de pesquisa pretende trazer elementos para a colocação desse problema sob as diversas perspectivas pertinentes e interdisciplinares: filosófica (ontologia e metafísica da imagem), científica (psicologia, sociologia e antropologia da imagem) e artística (estética da imagem).
    • Nome do projeto: Cinema e educação estética, científica e ambiental (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. , SELVATI, A. A. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como finalidade o estudo de interações possíveis entre a arte cinematográfica e o ensino ? na perspectiva tanto da formação discente quanto docente ?, no interior dos quadros de uma educação estética, científica e ambiental. Como se sabe, não é nova a ideia de se empregar a exibição de filmes como expressão artística e ao mesmo tempo como meio pedagógico. Jean Painlevé, já na primeira metade do século vinte, buscava aliar o ensino científico à estética surrealista, inaugurando dessa maneira um novo gênero, o ?cinema científico-poético?, assentado na crença da identidade entre ciência e ficção. Roberto Rosselini, um dos vértices do neorrealismo italiano, dedicou-se, no final de sua vida, a produzir ?filmes didáticos?, seguindo a descoberta e a viva convicção de que tinha em mãos o mais eficaz instrumento pedagógico dentre todos já inventados. Embora não se deva confundir a mera exibição de filmes com o cinema ? experiência estética realizada coletivamente em espaço próprio através de projeção ?, com a crescente facilidade de acesso aos chamados ?data show?, oferece-se atualmente na mesma proporção maiores oportunidades para se utilizar o ?cinema? em espaços públicos como as escolas, e mesmo em salas de aula. Por conseguinte, o recurso ao meio audiovisual de forma geral, e da exibição de filmes em particular, começa a fazer parte, cada vez mais intensamente, do cotidiano das práticas de ensino. Donde a urgência e a importância em se problematizar a relação entre a arte cinematográfica e o ensino, o emprego do cinema como meio pedagógico. Pois não se trata, como se costuma pensar amiúde, de tema pacificado a ideia de que, ao proporcionar prazer e entretenimento, o cinema pode atuar de maneira eficaz como um facilitador para a transmissão de determinados conhecimentos e conteúdos. Baseado nesse pressuposto, legado da tópica horaciana do docere cum delectare, bastaria assim ao educador apenas selecionar os filmes que melhor viriam a cumprir essa função estabelecida uma vez por todas. Ora, era já Vigotsky que, ancorado em suas pesquisas sobre a psicologia da arte e sobre o sistema de ensino russo, vinha abalar esse credo ao questionar a eficiência e a pertinência da utilização da arte como meio educacional, como veículo de conteúdos provenientes das mais diversas áreas do conhecimento. Tal crítica, por óbvio, não se destinava a excluir a arte do sistema educacional, mas ao contrário, lançava novas bases para fundamentar o que chamou de ?educação estética?, imprescindível, a seus olhos, na formação escolar. Problematizar esses questionamentos é o que se pretende com esse projeto de pesquisa, tendo em vista, a partir disso, propor práticas que incluam o cinema na educação científica e ambiental. Prevê-se, desse modo, um aperfeiçoamento tanto no que diz respeito ao aprendizado na formação discente, quanto ao ensino na formação de professores.
    • Nome do projeto: ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE POTENTIA NA ÉTICA DE ESPINOSA (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. , RIBEIRO, T. .
      Descrição: A potência (potentia) é um dos conceitos mais importantes da filosofia de Espinosa. O termo aparece perto de duzentas vezes na Ética, sem contar aquelas passagens em que ele é entendido de maneira implícita, quando são desenvolvidas as noções de conatus ou quando se trata da expressão da substância, por exemplo. Assim, para Espinosa, a própria essência da substância ou de Deus será identificada à potência: ?A potência de Deus é a sua própria essência? (E, I, 34) . Além disso, é de se notar que a parte V da Ética tem como título ?A potência do intelecto ou a liberdade humana?, e desse modo, a potência está associada à noção de liberdade. Apesar de sua grande importância, o conceito de potência não é definido de forma direta em nenhum lugar da Ética. Ele aparece indiretamente através de aproximações com outras noções. O objetivo de nosso trabalho será o de estudar uma dessas relações, ou seja, aquela que se estabelece na Ética entre o conceito de potência (potentia) e o conceito de poder (potestas). Pretendemos mostrar que se trata de uma relação problemática, pois ao mesmo tempo em que existem passagens da Ética em que há uma clara oposição entre potência e poder, em outras passagens há, ao contrário, uma correspondência.
    • Nome do projeto: Subprojeto em Filosofia do PIBID (2020 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: Subprojeto do curso de Filosofia para o Programa Intitucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFLA
    • Nome do projeto: Prolegômenos para uma filosofia estética. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: Pretende-se estudar as condições para se pensar numa "filosofia estética", a partir da concepção deleuziana e foucaulldiana da atividade filosófica: como arte de criar conceitos e como estética da existência, respectivamente. É bem possível que a proposta de seguir esses dois eixos de pesquisa, aparentemente bastante distintos entre si, nos conduza a pontos ou linhas de convergência.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Filosofia (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: TAKAYAMA, L. R. .
      Descrição: Subprojeto Filosofia do PIBID da UFLA
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Grego
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1995
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Odontologia
        Nome da Instituição: Faculdade de Odontologia USP
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade Federal de Lavras:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: professor adjunto 1
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2012 ).
        Outras informações: pesquisador
    • PRIMEIROS ESCRITOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Em curso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Revista vinculada ao curso de graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da UFSCar e ao curso de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas da UFLA