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Paola Andrade Gibram

    • Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora discente do Centro de Estudos Ameríndios da USP (CEsta). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Desenvolve pesquisas em Etnologia Indígena, com ênfase em políticas e artes ameríndias, políticas culturais e direitos indígenas.

       

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    • GIBRAM, P. A. . Penhkár: política, parentesco e outras histórias kaingang. Curitiba : Appris, 2016 . 213p. ISBN: 9788547300937.
    • GIBRAM, PAOLA ANDRADE ; VANZOLINI, MArina ; SZTUTMAN, RENATO . Diplomacias cosmopolíticas e os desafios da linguagem: perspectivas das terras baixas sul-americanas Campos - Revista de Antropologia , v. 21 , p. 09 - , 2020. ISSN: 23176830.
    • GIBRAM, PAOLA ANDRADE . Falas da diferença: aconselhamentos e modos de ser kanhgág pé Campos - Revista de Antropologia , v. 21 , p. 43 - , 2020. ISSN: 23176830.
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    • GIBRAM, P. A. ; ARGENTA, M. . Perspectivismo multinatural como transformação estrutural. : , 2010 (Tradução)
    • GIBRAM, P. A. ; FERNANDES, Ricardo Cid ; PIOVEZANA, L. ; ROCHA, Cinthia Creatini . Estudo do Componente Indígena LT 138 kV Planalto ? Constantina/RS. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • GIBRAM, P. A. . Execução Projeto Básico Ambiental - Componente Indígena UHE Mauá. Terras Indígenas Mococa e Queimadas - Ortigueira/ PR. 2013 (Outra)
    • GIBRAM, P. A. ; PUCCI, M. ; KAYAPO, E. ; TIKUNA, D. . Fazer-se ver, fazer-se ouvir: vozes indígenas na contemporaneidade. 2021 (Comunicacao)
    • GIBRAM, PAOLA ANDRADE ; Lemes, A. P. ; FONTES, R. . Mesa de Encerramento da FLAVIR. 2021 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Da fala ao canto: formas expressivas e formas da resistência kaingang contemporânea. 2020 (Seminário)
    • GIBRAM, P. A. . Nẽn ga vẽ nẽn ga: música e movimento em um coletivo kaingang. 2020 (Simposio)
    • GIBRAM, P. A. . Formas kaingang de cantar, dançar, existir: o coletivo Nẽn Ga. 2019 (Congresso)
    • GIBRAM, P. A. ; KLEIN, T. M. . Conectando formas expressivas kaingang, kaiowa e guarani. 2019 (Congresso)
    • GIBRAM, P. A. . Falas dos antigos: notas sobre os aconselhamentos kaingang. 2018 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Verticalidades kaingang: políticas domésticas em Penhkár. 2017 (Seminário)
    • GIBRAM, P. A. . 'Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro': arte e política indígenas no Acampamento Terra Livre. 2017 (Congresso)
    • GIBRAM, P. A. . Cuidar, criar, enredar: algumas políticas domésticas kaingang. 2016 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Política e religião Kaingang: considerações a partir de alguns itinerários indígenas. 2011 (Comunicacao)
    • HOFFMANN, K. D. ; GIBRAM, P. A. . Música Jê Meridional: preliminares para um estudo comparativo.. 2011 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Para além da ?tradição?: uma análise sobre novas formas de pensar e fazer música Kaingang. 2010 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Voltar ou não a fazer o Kiki? Notas sobre um ritual Kaingang 'adormecido'. 2010 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Sobre canções ameríndias e sertanejas: a música Kaingang em Transformação. 2009 (Comunicacao)
    • GIBRAM, P. A. . Continuidades e Transformações- um estudo sobre a música contemporânea dos índios Kaingang da T.I. Xapecó. 2008 (Seminário)
    • GIBRAM, P. A. . Entre Pessoas e Corpos: Categorias, Ritos, Transformações e Formas de Subjetivação Indígena. (Aspectos da Moralidade Ameríndia: Parte Final). 2006 (Seminário)
    • GIBRAM, P. A. . Os Kaingang de Penkhár, entrevista com Paola Gibram (PPGAS/UFSC) - Documentário Brasil Plural. 2013 Youtube
    • GIBRAM, P. A. ; CORTELETTI, R. ; GOES, P. R. H. . Diálogos: Antropologia e Arqueologia Jê do Sul. 2017
    • SZTUTMAN, R. ; VANZOLINI, MArina ; GIBRAM, P. A. ; GIRARDI, L. ; MENEZES, G. ; BERTOLINI, G. . ?Lições de fala - diálogos ameríndios?. 2018 (Centro de Estudos Ameríndios)
    • GIBRAM, P. A. ; KLEIN, T. M. ; MARINHO, R.P. ; HESSE, R. Q. . Seminário de Pesquisa - Etnologia Meridional no CEsta. 2020 (USP)
    • GIBRAM, P. A. ; CARIAGA, D. ; SCHILD, J. ; CRUZ, L. . Colóquio Etnologia Indígena no Brasil Meridional. 2017 (PPGAS/UFSC, Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC e CEsTA/USP)
    • Salles, P. ; GIBRAM, P. A. ; VALETINI, L. . Quem tem medo da Jaguatirica? Elementos para a escuta, descrição e análise de músicas indígenas. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • GIBRAM, P. A. ; PUCCI, M. ; TIKUNA, D. ; FIDELES, J. N. K. ; TAKUA, C. ; AYN-MY, A. ; FULNI-O, T. . Cantos sem fim: músicas e existências indígenas. 2021 (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc)
    • GIBRAM, P. A. . Sistematização de dados e análise bibliográfica sobre categorias relacionadas à moralidade ameríndia. 2006
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe - Projeto Integrado de Pesquisa (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIBRAM, P. A. , MARCON, Fernanda , HOFFMANN, K. D. , MENEZES BASTOS, Rafael José de , DOMINGUEZ, M. E. , PIEDADE, A.T.C. .
      Descrição: O problema central do projeto é a compreensão da sociabilidade, tomadas as artes e a artisticidade como chaves privilegiadas de leitura e o ritual, a festa, o show, o espetáculo como cenários primordiais de abordagem. Ele tem três áreas de atuação: Arte, Cosmologia e Filosofia nas Terras Baixas da América do Sul, com ênfase na Amazônia; Arte e Artisticidade nas Sociedades Nacionais da América Latina e Caribe, particularmente nos países do Mercosul e do Caribe hispânico; e Arte, Rito e Sociabilidade Luso-Açorianos, com âncora nas populações açoriano-brasileiras de Santa Catarina. A primeira área insere-se no campo da etnologia indígena, a segunda no da antropologia das sociedades nacionais modernas e a última no da antropologia do mundo luso-açoriano. O objetivo principal do projeto é contribuir para o avanço da antropologia das artes, da artisticidade, do ritual, da festa e de eventos como shows e espetáculos e para o conhecimento etnográfico e comparativo sobre as regiões por ele encompassadas. Com base nos estudos anteriormente realizados sobre a música, a dança, o grafismo, o ritual, o xamanismo, a arquitetura e outros sistemas estético-artísticos, o projeto pretende consolidar uma abordagem renovada da arte no campo antropológico. Nesta abordagem, a beleza deve ser lida como prototipicidade, eficácia, formatividade ou mesmo monstruosidade. O estado atual de conhecimento do problema central do projeto é ainda precário, nos planos teórico-metodológico e etnográfico das três regiões. Tudo começa com a dubiedade do próprio conceito de "arte" no campo antropológico, muitas vezes administrado ou de maneira etnocêntrica, com base em suas formulações ocidentais mais consuetudinárias, ou simplesmente descartado como inadequado aos mundos seja dos "primitivos" seja da modernidade, tipicamente, no caso desta última, daquele da "indústria cultural".
    • Nome do projeto: Entre pessoas e corpos: categorias, ritos, transformações e formas de subjetivação indígena. (Aspectos da moralidade ameríndia: parte final) (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GIBRAM, P. A. , TEIXEIRA-PINTO, M. .
      Descrição: Este trabalho de pesquisa dá continuidade aos estudos desenvolvidos no núcleo anteriormente sobre o "xamanismo ameríndio", os quais tinham como questão primordial a centralidade da perspectiva xamânica na formulação de ideias sobre comportamento humano e sociabilidade em sociedades indígenas da América do Sul. Através das leituras e do esmiuçamento teórico de etnografias amazônicas, de artigos e de periódicos que abordavam questões referentes à moralidade ameríndia, buscou-se nesse presente projeto uma melhor compreensão do uso que se faz de categorias como "pessoa", "corpo", "indivíduo", "agência", "subjetividade" - "termos-tema" usados de forma recorrente em etnografias indígenas recentes, e através dos quais são desenvolvidas e construídas as teorias que ligam a "filosofia xamânica" às formas de sociabilidade e condições humanas nas sociedades ameríndias. O uso dessas categorias remetem também a outros campos conceituais, a outros campos etnográficos, sabendo-se que em cada caso tem-se um recorte específico de significados. Não se buscou aprofundar no uso que se faz dessas categorias em outras disciplinas e outros campos de saber, mas, atrvés de comparações teóricas, procurou-se uma visão mais clara do uso que se faz das mesmas na etnologia amazônica. A recente etnologia sul-americana coloca questões como a " noção de pessoa" em primeiro plano; a melhor compreensão destes termos faz-se então muito importante para uma retro-ação empírica e para o aprofundamento das reflexões sobre o que já foi teorizado na etnografia sul-americana. Volta-se então a uma sistematização de informações que se correspondem ao que já foi construído nos projetos anteriores, levantando um banco de dados sobre as questões e as categorias estudadas. Ênfase maior foi dada às categorias de "pessoa" e " corporalidade" (principalmente ao que se refere ao tema da " substância"), mais frequentes nas etnografias estudadas e centrais em toda socio-cosmologia ameríndia.
    • GIBRAM, P. A. ; MARCON, Fernanda . Samba em composição. 2010 - Produção áudio- visual
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Título: KAGMA TI EG KÃ KI: Um estudo panorâmico sobre a música dos índios Kaingang da T.I. Xapecó
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Música (licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Escola de Música Compasso Aberto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de teoria musical, musicalização infantil e piano.
        Outras informações: professor de música
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Doutoranda