Não autenticado |

Simonia Fukue Nakagawa

    • É mãe! Doutoranda em Póeticas Visuais na ECA/USP sob orientação da Professora Doutora Madalena Hashimoto Cordaro. Mestre em Cultura em Contato na FFLCH/USP (2016), sob a orientação da Professora Doutora Madalena Hashimoto Cordaro. Possui especialização em História da Arte do Século XX (2005) pela EMBAP, e especialização em Comunicação Audiovisual (2007) PUC-PR. Tem graduação em Superior Gravura pela EMBAP (2001). É docente na FMU e leciona nas disciplinas de Game Art; Técnica de Ilustração e Storyboard (EAD e presencial); e orientações para TCC - para o curso de Jogos Digitais; na mesma instituição, lecionou nas disciplinas de Design em Movimento e Motion Graphic - para o curso de Design. É monitora acadêmica EAD da ESPM. Foi docente colaborativa em Artes Visuais, na EMBAP (2006 – 2008) e lecionou nas disciplinas de Desenho II e Desenho IV; Composição e Plástica I e II, Análise gráfica; Pintura II; Expressão em Volume; e Litografia. Tem pesquisas em histórias em quadrinhos (mangá), cultura pop e arte japonesa; arte e estética em Jogos Digitais; além de produções na área de artes visuais (gravura), desenho, ilustração, fotografia e histórias em quadrinhos (mangá).

       

      Links:    

    • NAKAGAWA, S. F. . Osamu Tezuka . Jornal Memai , Curitiba , 10 mai. 2011.
    • NAKAGAWA, S. F. . Ukiyo-e . Jornal Memai , , 14 ago. 2010.
    • NAKAGAWA, S. F. . A estética basara na arte visual de Takashi Murakami. In: XXIII Encontro de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e X Congresso Internacional de Estudos Japonese no Brasils , 2014 , Rio de Janeiro. XXIII Encontro de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e X Congresso Internacional de Estudos Japonese no Brasils. : , 2014.
    • NAKAGAWA, S. F. . A revelação das padronagens de quimono nos planos de fundo de mangás. In: Asociación Latinoamericana de Estudios de Asia y África - ALADAA , 2016 , Santiago - Chile. Asociación Latinoamericana de Estudios de Asia y África - ALADAA. : , 2016.
    • NAKAGAWA, S. F. . Mangá fora dos quadrinhos. In: Simpósio Internacional: Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2013 , São Paulo. Simpósio Internacional: Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. : , 2013.
    • NAKAGAWA, S. F. . O mangá e a estética basara nas obras de Takashi Murakami. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos , 2015 , São Paulo. 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. : , 2015.
    • NAKAGAWA, S. F. . A estampa japonesa e as histórias em quadrinhos. In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos , 2011 , São Paulo. 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Campinas : Zarabatana Books, 2011.
    • NAKAGAWA, S. F. . Ma e o shôjo mangá Clover. In: 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos , 2013 , São Paulo. 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. : , 2013.
    • NAKAGAWA, S. F. . Estética kawaii e as personagens de Yoshitomo Nara. In: Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global , 2015 , São Paulo. Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global. : , 2015.
    • NAKAGAWA, S. F. . Basara em: shôjo e shônen mangá. In: Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental , 2014 , São Paulo. Oriente-se: ampliando fronteiras. : , 2014.
    • NAKAGAWA, S. F. . Mangá fora dos quadrinhos. In: II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses , 2013 , São Paulo. II Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. São Paulo : Humanitas, 2013.
    • NAKAGAWA, S. F. . Revisitando o Universo Lúdico: jogos para neurodivergentes. 2023 (Conferência)
    • NAKAGAWA, S. F. . Acessibilidade no Universo Digital. 2023 (Conferência)
    • NAKAGAWA, S. F. . Um olhar espaço-tempo na animação de Isao Takahata. 2018 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . Introdução à Gamificação. 2020 (Conferência)
    • NAKAGAWA, S. F. . Arte contemporânea japonesa: Takashi Murakami e Yoshitomo Nara. 2016 (Conferência)
    • NAKAGAWA, S. F. . A estética basara na arte visual de Takashi Murakami. 2014 (Congresso)
    • NAKAGAWA, S. F. . A revelação das padronagens de quimono nos planos de fundo de mangás. 2016 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . O mangá e a estética basara nas obras de Takashi Murakami. 2015 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . Estética kawaii e as personagens de Yoshitomo Nara. 2015 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . A arte do/no mangá. 2003 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . A figura da mulher nos animes. 2009 (Outra)
    • NAKAGAWA, S. F. . As personagens femininas no mangá. 2010 (Outra)
    • NAKAGAWA, S. F. . A estampa japonesa e as histórias em quadrinhos. 2011 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . HQs e Educação: uma visão para o futuro. 2013 (Outra)
    • NAKAGAWA, S. F. . Mangás e Anime do Japão para o Mundo. 2013 (Outra)
    • NAKAGAWA, S. F. . Mangá fora dos quadrinhos. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . Ma e o shôjo mangá Clover. 2013 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . Basara em: shôjo e shônen mangá. 2014 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, S. F. . Poéticas visuais dos mangás. 2015 (Seminário)
  • Programa de Rádio ou TV: 9
    • NAKAGAWA, S. F. . A poética visual de Simonia Fukue. 2015 OQVC - O que você
    • NAISA, L. ; NAKAGAWA, S. F. . O que é Cultura Kawaii? Onde surgiu e quem criou esse estilo?. 2020 Internet
    • NAISA, L. ; NAKAGAWA, S. F. . Você é um otaku? Qual o significado do termo e outras curiosidades. 2020 Internet
    • BELLEGARD, J. ; LEITE, L. ; GANZELA, M. ; NAKAGAWA, S. F. . Cultura Pop e Educação. 2020 Internet
    • NAKAGAWA, S. F. ; ORTOLANI, A. . Como digitalizar seus desenhos. 2022 Empresa de Educação Ânima
    • NAKAGAWA, S. F. . Mangá. 2012 web
    • MACHADO, M. ; NAKAGAWA, S. F. ; TAKETANI, M. ; PAES, J. . mangás e animes do Japão e a sua influência no Brasil e no mundo. 2013 mesa redonda
    • VERGUEIRO, W. ; GERONASSO, M. ; NAKAGAWA, S. F. . Hqs e a Educação - Uma visão de futuro. 2013 mesa redonda
    • NAKAGAWA, S. F. . Animação. 2022 Empresa de Educação Ânima
    • NAKAGAWA, S. F. . Simpósio Internacional: Estudos de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Encontro Internacional de Pesquisadores de Arte Oriental. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Lançamento da Revista Periquitas. 2014 (As Periquitas)
    • NAKAGAWA, S. F. . Fanzine nas Zonas de Sampa. 2014 (Secretaria da Cultura - Prefeitura de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Gibicon 1. 2013 (Fundação Cultura de Curitiba, Znort Ilustradores, Prefeitura de Curitiba)
    • OKANO, M. ; HIROMOTO, S. ; ISHIDA, J. ; HAMASAKI, C. S. ; NAKAGAWA, S. F. ; TAKIGUTI, K. A. E. ; HORI, Y. ; NISHIE, K. ; CARMINI, C. . Olhar inComum: Japão revisitado. 2016 (Museu Oscar Niemeyer)
    • NAKAGAWA, S. F. . I Mostra de Ilustração. 2018 (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas)
    • ALMEIDA, A. ; MASCITELLI, J. ; ABREU, T. ; NAKAGAWA, S. F. . II Encontro de Pós-Graduando em Estudos Japoneses. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Arte Oriental - Mangá. 2016 (Faculdade Messiânica)
    • NAKAGAWA, S. F. . Arte Oriental - Arte moderna japonesa. 2016 (Faculdade Messiânica)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Ilustração. 2015 (SESC Interlagos)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Mangá. 2014 (SESC - Ipiranga)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Mangá. 2014 (Secretaria da Cultura - São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Mangá. 2012 (Secretaria da Cultura - São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Mangá. 2014 (Poiesis - Instituto de Apoio a Cultura, a Língua e a Literatura)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Ilustração. 2014 (Poiesis - Instituto de Apoio a Cultura, a Língua e a Literatura)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Histórias em Quadrinhos. 2010 (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Histórias em Quadrinhos. 2010 (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Histórias em Quadrinhos. 2012 (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficinas de Mangá. 2017 (SESC - Santo André)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Storyboard de Animê. 2018 (SESC - Pompéia)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. ; FERREIRA, C. A. ; TORQUATO, A. C. . Oficina de Mangá. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. ; MASCITELLI, J. S. P. ; ARRUDA, L. F. ; YOKOYAMA, A. C. ; FERREIRA, C. A. ; TAKIGUTI, K. A. E. . Oficina de Mangá - Criação de Personagens. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. ; NAKAMURA, M. T. ; ITOCAZO, G. ; ISHII, R. A. ; DANTAS, B. M. . Oficina de Mangá - Criação de Quadrinização. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2019 (Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FFLCH))
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2020 (Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FFLCH))
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2021 (Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FFLCH))
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2022 (Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FFLCH))
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2023 (Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FFLCH))
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá. 2016 (SESC)
    • NAKAGAWA, S. F. . Oficina de Mangá - Teoria e Prática. 2022 (SESC)
    • NAKAGAWA, S. F. . História e Prática do Mangá. 2022 (SESC)
    • NAKAGAWA, S. F. . Animação para Multimídia. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Balanceamento de Games. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Computação Gráfica. 2019 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Curadoria. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Desenho e Técnicas de Ilustração. 2019 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Ergonomia para Games. 2020 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Game Art. 2019 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Game Design. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Level Design. 2020 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Modelagem de Cenários e Level Design. 2020 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Linguagens Pictóricas. 2020 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Pesquisa em Design de Animação. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Pesquisa em Design de Games. 2021 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Técnicas de Ilustração e Storyboard. 2020 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • NAKAGAWA, S. F. . Animação. 2019 (Ead - anhembi morumbi (laureate international universities))
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2018- ) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGAWA, S. F. , HORI, Y. , MORETTO, N. , BARRETO, L. Y. , MAUÉS, J. , KASE, J. , KANNO, J. , JOB, I. , SAKANO, F. , FARIA, D. , CHEN, C. , NAKAHARA, A. , KAWAHARA, Y. , YOKOYAMA, A. C. , HAMAYA, P. Y. B. , OKANO, M. , NAKAMURA, M. T. , FUKUSHIRO, L. F. P. , NISHIE, K. , TAKIGUTI, K. A. E. , ITOCAZO, G. , MIYASHIRO, R. , GIANNOTTI, M. G. , SENE, J. L. L. , TACASEY, H. , AVANCINI, A. , CORDARO, M. N. H. , KOBAYASHI, E. , SAIKI, F. , YANAGIHARA, P. .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, este projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas – origens, teorias e práticas – da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAKAGAWA, S. F. , YOKOYAMA, A. C. , OLIVEIRA, B. P. , MENDES, F. P. , HETT, R. , GARCIA, R. , YANAGIHARA, P. , BARRETO, L. Y. , JOB, I. , FARIA, D. , NAKAHARA, A. , HORI, Y. , SAIKI, F. , HAMAYA, P. Y. B. , FUKUSHIRO, L. F. P. , TAKIGUTI, K. A. E. , MIYASHIRO, R. , GIANNOTTI, M. G. , SENE, J. L. L. , TACASEY, H. , AVANCINI, A. , CORDARO, M. N. H. , MACHADO, B. A. , ISHIKI, M. O. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte asiática (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da “arte da catástrofe”, uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade. Visões e pontos de vista de outros países com experiências trágicas também poderão ser incorporados e relacionados com o Japão.
    • Graduacao:
      • Curso: Superior Gravura
        Nome da Instituição: Escola de Música e Belas Artes do Paraná
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Formação Pedagógica R2
        Nome da Instituição: Centro Universitário Ítalo Brasileiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Artes Visuais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
        Ano de conclusão: 2007
      • Nome da Instituição: Escola de Música e Belas Artes do Paraná
        Ano de conclusão: 2005
    • Museu de Metropolitano de Arte de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Monitoria
    • Escola de Música e Belas Artes do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Lecionar aulas no curso de artes visuais – Desenho II e Desenho IV do Curso de Escultura; Composição e plástica I e II, Análise gráfica do Curso de Licenciatura em Desenho; Pintura II, Expressão em Volume, Litografia do Curso de Gravura.
        Outras informações: Professor substituto
    • Colégio Estadual Doracy Cezarino:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Lecionava aulas de artes.
        Outras informações: aula de artes
    • Jornal Memai:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Diretora de Imagem; Ilustradora; Fotógrafa
    • Centro Cultural Tomodachi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: leciona mangá
    • Escola Superior de Propaganda e Marketing:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Monitora EAD
        Outras informações: Monitora EAD
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Laureate Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2022 ).
        Outras informações: Professora EAD