Não autenticado |

Lucimara Leite

    • Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), doutorado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo em cotutela com Sorbonne Paris IV (2008). Professora do Centro Universitário Nove de Julho. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Estética, História da Arte e Comunicação e Teoria da Comunicação. Atuando em pesquisas nos seguintes temas: Filosofia, Literatura, Arte, Feminino e Idade Média. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa, sob a supervisão dos professores: Dr. Sílvio de Almeida Toledo Neto, USP, e Dra. Isabel Maria de Barros Dias, Universidade Aberta de Lisboa, com bolsa da Capes pelo período de Agosto de 2013 a Janeiro de 2015.

       

      Links:    

    • Laboratório do Manuscrito Literário
    • LEITE, L. . Christine de Pizan: uma resistência. São Paulo/Lisboa : Chiado, 2015 . 226p. ISBN: 9789895134335.
    • OLIVEIRA, L. S. ; LEITE, L. . Fábulas: narrativas lúdicas para adultos e crianças RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 04 , p. 359 - 369 , 2012. ISSN: 21769125.
    • LEITE, L. . Pontos comuns entre os textos de Christine de Pizan e "Le Mesnagier de Paris" Revista Signum , v. 12 , p. 02 - , 2012. ISSN: 21777306.
    • LEITE, L. . O arco e a lira: o inaudito na erótica de Safo Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 9 , p. 5 - 298 , 1995. ISSN: 01026801.
    • LEITE, L. . A construção da imagem feminina, no século XIX, a partir da ascensão da burguesia . Revista XIX Artes e técnicas em transformação , UNB , 01 jun. 2014.
    • LEITE, L. . Transporte público em Lisboa . MOB Revista , , 01 out. 2014.
    • LEITE, L. . Impressionista: a procura de novos critérios . Grafite , http://www4.uninove.br/ulisses , 17 out. 2012.
    • Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros (org.) ; LEITE, L. . VII Encontro Internacional de Estudos Medievais. In: VII Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2007 , Fortaleza. Caderno de resumos. Fortaleza : Premius, 2007. p. 05 - 90.
    • LEITE, L. . La cité des dames e os modelos de virtudes. In: V Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2003 , Salvador. Caderno de resumos do V Encontro Internacional de Estudos Medievais. Salvador : Editora da Universidade Federal do Bahia, 2003. p. 15 - 93.
    • LEITE, L. . Christine de Pisan. In: Encontro Internacional de Estudos Medievais , 2001 , Belo Horizonte. Caderno de resumos do IV Encontro Internacional de Estudos Medievais. Belo Horizonte : Fumarc, PUC-MG e ABREM, 2001. p. 17 - 87.
    • LEITE, L. . Uma visão da mulher medieval. In: V Seminário Nacional Mulher e Literatura , 1995 , Natal. Anais do V Seminário Nacional Mulher e Literatura. Natal : Editora da UFRN, 1993. p. 11 - 608.
    • André Robert ; LEITE, L. . Os sindicatos de professores e a pesquisa em educação. Sobre alguns abalos epistemoleogicos.. : , 2010 (Tradução)
    • LEITE, L. . As dificuldades de transcrever um texto de 1518. 2015 (Comunicacao)
    • LEITE, L. . Recepção de Christine de Pizan. 2007 (Comunicacao)
    • LEITE, L. . Fama para todos! A influência da mídia e a publicização do eu. 2008 (Conferência)
    • LEITE, L. . L'image de la femme présente dans 'La cité des dames'. 2005 (Comunicacao)
    • LEITE, L. . Christine de Pisan: um olhar sobre a mulher do medievo. 2001 (Comunicacao)
    • LEITE, L. ; LEITE, D. D. M. F. . O arco e a lira: o inaudito na erótica de Safo.. 1994 (Comunicacao)
    • LEITE, L. . III Seminário Internacional de Educação. 2010 (Seminário)
    • LEITE, L. . Leitura dramática da peça Eles não usam black-tie. 1997 (Curso de Comunicação Social)
    • LEITE, L. ; CAIM, F. . Relações possíveis entre Arte e Publicidade. 2012 (Universidade Nove de Julho)
    • LEITE, L. ; CAIM, F. . Guia de apresentação e esclarecimento sobre Iniciação Científica. 2011 (Metodologia científica)
    • Nome do projeto: Elaboração de um cd-rom e um blog sobre o uso da arte na mídia. (2009 - 2011
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: LEITE, L. .
      Descrição: Na esfera midiática tudo é tecnologia hoje, o que mais assistimos na mídia é a mensagem de renovação. Tudo e todos devem ser sempre novos, jovens e felizes. Isso vem de encontro ao mundo real onde vivemos nossos problemas e crises; apesar de parte da mídia fazer questão de apresentar um lado sangrento. Esse mundo colorido, fantástico, é mais facilmente reconhecível quando ele vem acompanhado de uma obra de arte de domínio público. A mensagem midiática de um mundo melhor ?[...] concilia o princípio do prazer com o da realidade, quando, normativa, indica o que deve ser usado ou comprado [...]? (Carvalho, 2004: 11). O uso das obras de arte pela mídia envolve toda uma cultura pré-estabelecida, um ambiente com valores de um mundo refinado, é fazer uso de algo extraordinário, refinado para falar de algo comum, ordinário. Assim, se tornaria familiar, algo novo ou não, com o uso de uma obra que em algum momento de nossas vidas já vimos ou ouvimos e, ao mesmo tempo, uma forma de valorização, de diferenciação. Isso implica no uso de símbolos reconhecíveis para fazer a mediação entre a mensagem e as pessoas.
    • Nome do projeto: Ciclo de Filmes e Debates A Pós-Modernidade e o Estar no Mundo (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LEITE, L. , CAIM, F. , ALEGRO, M. M. , OLIVEIRA, R. P. .
      Descrição: 2. Apresentação do Projeto As atividades serão compostas de exibição e análise dos filmes; com discussão e debates sobre a temática apresentada em cada filme. Apesar dos filmes terem sido escolhidos por conta da temática comum, o uso da imagem na sociedade pós-moderna, cada um deles tem um tema próprio que será desenvolvido por umas das professoras participantes.
    • Nome do projeto: O uso da arte como forma de sedução pela mídia (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, L. .
      Descrição: Na esfera midiática tudo é tecnologia hoje, o que mais assistimos na mídia é a mensagem de renovação. Tudo e todos devem ser sempre novos, jovens e felizes. Isso vem de encontro ao mundo real onde vivemos nossos problemas e crises; apesar de parte da mídia fazer questão de apresentar um lado sangrento. Esse mundo colorido, fantástico, é mais facilmente reconhecível quando ele vem acompanhado de uma obra de arte de domínio público. A mensagem midiática de um mundo melhor ?[...] concilia o princípio do prazer com o da realidade, quando, normativa, indica o que deve ser usado ou comprado [...]? (Carvalho, 2004: 11). O uso das obras de arte pela mídia envolve toda uma cultura pré-estabelecida, um ambiente com valores de um mundo refinado, é fazer uso de algo extraordinário, refinado para falar de algo comum, ordinário. Assim, se tornaria familiar, algo novo ou não, com o uso de uma obra que em algum momento de nossas vidas já vimos ou ouvimos e, ao mesmo tempo, uma forma de valorização, de diferenciação. Isso implica no uso de símbolos reconhecíveis para fazer a mediação entre a mensagem e as pessoas.
    • Nome do projeto: Elaboração de um CD-rom e um blog sobre o uso da arte na mídia nos últimos dez anos (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, L. , SANTOS, L. S. , GEREVINE, M. G. , RODRIGUES, S. .
      Descrição: Esse projeto divide-se em três momentos: 1. Num momento anterior à construção do cd-rom e do blog faz-se necessária a leitura e análise de textos (de História da Arte, de Comunicação, de Literatura, etc.), para que assim se possa definir os critérios de escolha de textos e imagens. 2. Elaboração de um blog, com textos produzidos pelo grupo de estudo. 3. Construção de uma História da Arte, em cd-rom, desde a Antiguidade até o fim do século XX, a partir da escolha de alguns elementos representativos de cada período e um texto da cultura brasileira _ os itens devem ser definidos pelo grupo.
    • LEITE, L. . Língua estrangeira, Direitos linguísticos e inclusão social. 2009 - Parecerista
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Comunicação e Semiótica
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Christine de Pizan:uma resistência na aprendizagem da moral de resignação
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Etudes Medievales
        Nome da Instituição: Université Paris-Sorbonne
        Título: Christine de Pizan: une résistance dans l'apprentissage de la morale de résignation
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Universidade Aberta de Lisboa
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Universitário Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - Atual ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1998 ).
        Outras informações: Professora
    • Instituto Educacional Santa Amarense:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2003 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Metodista de São Bernardo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio São Domingos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Rede pública do estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1993 ).
        Outras informações: Professora
    • Centro brasileiro de Filosofia para crianças:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
        Outras informações: Monitora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Estágio