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Tomás Reis Barreto Penha

    • Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, pesquisou os impactos da doença de Alzheimer no substrato pragmático da linguagem. É licenciado em Língua Portuguesa e bacharel em Língua Portuguesa e Linguística pela mesma universidade. Na graduação, desenvolveu uma Iniciação Científica também sobre a relação entre linguagem e doença de Alzheimer e complementou seus estudos com um intercâmbio acadêmico na Universidade de Évora, em Portugal. Interessa-se por Psicolinguística, pela linguística cognitiva e pela abordagem funcionalista da linguagem, bem como pela Linguística Textual, especialmente pelos gêneros argumentativos.

       

      Links:    

    • NOGUEIRA, P. A. ; HERNANDES, C. L. ; SOUZA, M. C. E. ; PENHA, T. R. B. . A materialização das memórias de alfabetização em discursos de futuros professores alfabetizadores: uma abordagem cognitiva da gramaticalização. In: II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição , 2017 , São Paulo e Niterói. Anais do II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: II LINCOG. : , 2016.
    • SARTIN, Elisangela Batista de Godoy ; ALMEIDA, Evaldo Grubisich ; TABUZO, Virgínia Comazzetto ; MORELI, Joice da Silva ; MANO, Andréia Hiromi ; LIMA-HERNANDES, Maria Célia ; SEGUNDO, Paulo Roberto Gonçalves ; DEFENDI, Cristina Lopomo ; PENHA, T. R. B. . Construções sinalizadoras de ?planos e desejos? e de ?desânimo, decepção e resignação? em relatos de pessoas com envelhecimento normal e com Doença de Alzheimer. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição , 2014 , São Paulo. Anais de resumo do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. : , 2014. p. 152 - 153.
    • PENHA, T. R. B. ; SILVA, E. M. R. M. . A materialização das memórias de alfabetização em discursos de futuros professores alfabetizadores. 2016 (Seminário)
    • PENHA, T. R. B. ; SOARES, M. ; PECORAL, G. . Uma breve análise do estudo da metaforicidade no campo da neurolinguística. 2016 (Comunicacao)
    • PENHA, T. R. B. . Construções sinalizadoras de 'planos e desejos' e de 'desânimo, decepção e resignação' em relatos de pessoas com envelhecimento normal e com doença de Alzheimer. 2014 (Simposio)
    • PENHA, T. R. B. . A relação corpo-mente vertida na linguaguem dos alzheimers. 2015 (Comunicacao)
    • PENHA, T. R. B. . Construções sinalizadoras de 'planos e desejos' e de 'desânimo, decepção e resignação' em relatos de pessoas com envelhecimento normal e com doença de Alzheimer. 2015 (Simposio)
    • PENHA, T. R. B. . 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • PENHA, T. R. B. . Ciganos - Entrelinhas. 2015 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP))
    • PENHA, T. R. B. . Crossings - Brasil, Portugal e Grande China. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • PENHA, T. R. B. . Comissão de pré-avaliação da 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA-HERNANDES, M. C. P. ; PENHA, T. R. B. . Ciganos - Entrelinhas. 2015 (USP - Universidade de São Paulo)
    • PENHA, T. R. B. . I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Construções sinalizadoras de "planos e desejos" e de "desânimo, decepção e resignação" em relatos de pessoas com envelhecimento normal e com doença de Alzheimer (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PENHA, T. R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. P. .
      Descrição: A pesquisa investiga se portadores da doença de Alzheimer codificam suas intenções linguísticas marcadoras de planos e de fracassos da mesma forma que idosos de mesmo sexo e faixa etária sem a patologia. Para isso, o trabalho baseia-se na coleta de dados de oito informantes, divididos igualmente entre acometidos pela DA e saudáveis, para contrastar suas respostas a perguntas estrategicamente formuladas com vista ao acionamento de lembranças e projeções. A fim de obter maior riqueza na coleta e evitar o enviesamento dos dados, as entrevistas realizadas envolvem idosos residentes em duas localidades distintas: o interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Após a realização e a transcrição das entrevistas, acompanhadas de embasamento teórico, compara-se os resultados dos alzheimers e dos indivíduos-controle em busca da identificação de particularidades linguísticas de aspecto sintático no discurso dos acometidos.
    • Nome do projeto: Intenção linguística e corporeidade na interação: Por um método para a pesquisa sobre o Alzheimer (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PENHA, T. R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. P. , MATTOS, E. .
      Descrição: Embora a doença de Alzheimer (DA) tenha sido descoberta há mais de 100 anos, muitas questões acerca dela, sobretudo sobre o seu diagnóstico, resistem ao tempo. Algumas delas, inclusive, nunca foram de fato investigadas, o que se aplica à preservação ou não, nos idosos acometidos, da capacidade de compreensão de informação pragmática. A busca pela elucidação desse tópico perpassa, necessariamente, o desenvolvimento de um método capaz de aferir quão preservada está tal capacidade, e foi a isso que se prestou esta pesquisa. Com o embasamento teórico propiciado pelos princípios funcionalistas e cognitivistas da linguagem, atestou-se que a função pragmática relaciona-se com os âmbitos do processamento cognitivo, do envolvimento da corporeidade e da linguagem verbal. Assim, esses domínios foram convertidos em critérios de análise, cada qual composto por três subitens que, por sua vez, podem ser avaliados segundo uma gradação tripartida. A partir da soma dos resultados de cada um desses elementos, obtêm-se valores para o desempenho dos idosos com DA que, contrastados com os resultados de idosos cognitivamente sadios, dão pistas a respeito de a capacidade de compreensão de informação pragmática nos indivíduos com demência estar preservada ou não. A elaboração do método, portanto, constitui o objetivo principal deste trabalho, que apresenta, também, a sua aplicação a um conjunto de seis informantes, todas do sexo feminino, divididas igualmente entre grupo focal e de controle, cujos resultados são interpretados sobretudo no sentido de testar a validade do próprio método.
    • Nome do projeto: Memória e língua - descrever e narrar: experiência com idosos (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PENHA, T. R. B. , LIMA-HERNANDES, M. C. P. .
      Descrição: Este projeto de pré-Iniciação Científica visa à articulação de propósitos do Grupo de Pesquisa Cognição e Linguagem e ao desenvolvimento escolar de alunos de ensino médio. Partindo de resultados de pesquisa desenvolvidas no Grupo de Pesquisa, alguns conceitos básicos de cognição e linguagem são estudados e checados durante o desenvolvimento do projeto. Este, por sua vez, centra-se na coleta e no estudo de relatos de experiências de vida de idosos, de modo a desenvolver um novo olhar para as experiências geracionais e o conhecimento, por parte dos estudantes de ensino médio, de uma geração que ainda não lidava com redes virtuais. Em última instância, este projeto tem o potencial de fornecer subsídios para o professor de língua portuguesa, que invariavelmente não desenvolve esse espaço de reflexão com seus alunos justamente porque não traz de sua formação profissional as técnicas para lidar com esses indivíduos em temas de língua portuguesa. Há, ainda, meios de fazer com que este projeto auxilie o desenvolvimento do projeto de pesquisa de mestrado "A posse do discurso do outro na doença de Alzheimer: referências e repetições em discursos religiosos", uma vez que ambos, guardados os diferentes aprofundamentos e focos de análise, trabalham com as particularidades da linguagem dos idosos.
    • Nome do projeto: Projeto Avaliação do projeto UCA do Programa Observatório da Educação da Capes, subprojeto Escola de Aplicação (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PENHA, T. R. B. , COHEN, T. T. , SARAIVA, C. V. .
      Descrição: A pesquisa - desenvolvida com o grupo Observatório de Educação da Capes - avalia o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Por meio de entrevistas, observações da rotina escolar, contato com os equipamentos fornecidos para o projeto e leituras de documentos, como atas de reuniões em que o tema foi discutido e o próprio regimento da Instituição, analisa-se a viabilidade do UCA como ferramenta facilitadora e motivadora no processo de aprendizagem e os impactos causados na rotina escolar por sua efetivação.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Abi - Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colegio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colegio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Corretor de textos
    • Colégio Marista de Varginha:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Curso pré-vestibular FEA-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Curso pré-vestibular Mafalda:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio de Aplicação da Universidade Vale do Rio Verde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Curso pré-vestibular Losango Nota 1000:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Professor