Não autenticado |

Alessandra Cristina Rigonato

    • Doutora (2020) e Mestre (2015) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo, com estudos sobre dramaturgia irlandesa e estudo da recepção do teatro grego clássico. Possui bacharelado em Letras Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2004) e licenciatura em Letras língua inglesa pela Faculdade de Educação Paulistana (2021). Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Norte do Tocantins, campus Araguaína. Desenvolve projeto em ensino de língua pela literatura de expressão inglesa. É diretora administrativa da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI).

       

      Links:    

    • Ensino de língua estrangeira através de literatura
    • RIGONATO, Alessandra C. . O VOO POÉTICO DE AS AVES: UMA LEITURA CRÍTICA DA TRANSCRIAÇÃO DE AS AVES, DE ARISTÓFANES POR PAUL MULDOON INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 1 , p. 32 - 45 , 2020. ISSN: 16791347.
    • BOLFARINE, MARIANA ; IZARRA, LAURA P. Z. ; MUTRAN, MUNIRA H ; HADDAD, ROSALIE ; RIGONATO, ALESSANDRA CRISTINA ; KUMAMOTO, EDUARDO BOHEME . Round Table: 30 years of ABEI and 10 years of WB Yeats Chair of Irish Studies ABEI JOURNAL (SÃO PAULO) , v. 21 , p. 17 - , 2020. ISSN: 25958127.
    • RIGONATO, Alessandra C. . A Comic Portrayal of the Troubles in Contemporary Drama ABEI JOURNAL (SÃO PAULO) , v. 19 , p. 35 - , 2017. ISSN: 25958127.
    • RIGONATO, Alessandra C. . DE DUBLINERS A ARAGUAINERS: UMA ABORDAGEM DE ENSINO TRAJETIVA E MULTIMODAL. Educação e Linguagens Múltiplas: da Antiguidade à Era Digital., v. 1, p. 223 - 234, 2023.
    • RIGONATO, Alessandra C. ; BOLFARINE, MARIANA ; EUFRAUSINO, C. M. ; BATISTA, Camila F. . READING ENDA WALSH. GÊNERO E PODER: O ENSINO DE INGLÊS ATRAVÉS DO TEATRO. Ensino de Língua Inglesa Através do Texto Literário II: Irlanda, v. , p. 87 - 101, 2021.
    • RIGONATO, Alessandra C. . Representação Grotesca dos Troubles em Ulster American de David Ireland. 2019 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. . ENTRE VINGANÇA E PIEDADE: DUAS MEDEAS CONTEMPORÂNEAS. 2018 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. . TENNESSEE WILLIAMS E O TRÁGICO EM SUDDENLY, LAST SUMMER (1958). 2018 (Conferência)
    • RIGONATO, Alessandra C. . Aristophanes? Birds from Paul Muldoon?s Perspective. 2016 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. . As Aves em duas Releituras: na Versão de Sean O'Brien e na Tradução de Paulo Muldoon. 2013 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. . As Aves Revisitadas por Sean O´Brien. 2012 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. . Women Characters Composed by Echoes of Ancient Greek Tradition in Marina Carr. 2012 (Simposio)
    • RIGONATO, Alessandra C. . Uma Verdade Velada: Análise do Conto ?A Literary Lunch?, de Eílís Ní Dhuibhne. 2011 (Simposio)
    • RIGONATO, Alessandra C. . O UNIVERSO DA FÁBULA NA COMÉDIA GREGA. 2002 (Comunicacao)
    • RIGONATO, Alessandra C. ; SILVA, S. S. ; ARAUJO, N. B. . Entrevista com Liz Gill sobre Goldfish Memory (2003). 2020 stream youtube
    • RIGONATO, Alessandra C. ; EUFRAUSINO, C. M. . SPeCTReSS - Social Performances of Cultural Trauma and the Rebuilding of Solid Sovereignties & XII Symposium of Irish Studies in South America. 2017 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses - ABEI)
    • RIGONATO, Alessandra C. . EPOGELLI. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • RIGONATO, Alessandra C. . VIII Jornada de Estudos Irlandeses. 2019 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses)
    • RIGONATO, Alessandra C. . Webinar: Encontros da Dramaturgia Irlandesa. 2021 (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses ABEI)
    • RIGONATO, Alessandra C. ; BOLFARINE, MARIANA ; BATISTA, Camila F. ; SILVA, S. S. . XI Jornada de Estudos Irlandeses. 2022 (UFNT, UFBA e ABEI)
    • RIGONATO, Alessandra C. . A Literatura Irlandesa em Diálogo. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • RIGONATO, Alessandra C. . O UNIVERSO DA FÁBULA NA COMÉDIA ANTIGA. 2002
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: O UNIVERSO DA FÁBULA NA COMÉDIA ANTIGA (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIGONATO, Alessandra C. .
      Descrição: Pesquisa de iniciação científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa FAPESP. Realizada sob orientação da Profa Dra Adriane da Silva Duarte Estudo das citações de fábulas no corpus de Aristófanes. Relação entre fábula esópica e comédia grega.
    • Nome do projeto: Centro de Línguas (CL) (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIGONATO, Alessandra C. .
      Descrição: Trata-se de democratizar o acesso a cursos de língua inglesa à comunidade universitária do campus Araguaína-Cimba de forma conjunta ao projeto de internacionalização da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Com o desenvolvimento e implementação deste projeto, os (as) acadêmicos (as) de Letras- Inglês podem aplicar métodos e teorias de ensino de língua inglesa aprendidos em disciplinas teóricas num ambiente com supervisão docente e com o objetivo de desenvolver a própria autonomia como futuros (as) educadores. Considerando também a inexistência de um centro de línguas na UFT, o projeto tem caráter essencial para desenvolver a ferramenta linguística necessária à comunidade para ampliar seu escopo de leituras e escrita acadêmica em língua inglesa.
    • Nome do projeto: Língua Inglesa através da Literatura: uma proposta de ensino baseada no pós-método no contexto dos estudantes de licenciatura Letras ? Inglês Campus Araguaina (UFNT). (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIGONATO, Alessandra C. .
      Descrição: O objetivo principal deste projeto consiste em examinar como literatura e língua podem ser incorporadas no processo de aprendizagem de língua inglesa no contexto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no curso de licenciatura em Letras Inglês, campus Araguaína. Para realizar o estudo, a pesquisa será dividida em dois momentos; primeiro, o momento da elaboração dos planos de ensino dos componentes curriculares de língua inglesa IV e VI na perspectiva da integração entre língua e literatura, considerando a formação docente dos acadêmicos de modo holístico. Os planos se configurarão a partir de um repertório comum com a participação dos estudantes, o que implica a flexibilidade dos planos ao longo do semestre. Em momento posterior, os (as) acadêmicos (as) serão convidados (as) a participar de um grupo de estudos no qual se bucará refletir sobre a prática de ensino de língua baseada em textos literários. Além de discussões teóricas, pretende-se que os (as) estudantes desenvolvam atividades de ensino de língua pela literatura.
    • Nome do projeto: Ensino de Língua Inglesa por textos literários no centro de línguas UFNT - campus Araguaína (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: RIGONATO, Alessandra C. .
      Descrição: O projeto de ensino visa à formação dos estudantes de letras-inglês para atuar como monitores no centro de línguas da Universidade Federal do Norte do Tocantins, campus Araguaína.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras-Inglês
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação Paulistana
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: LETRAS
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O Universo da Fábula na Comédia Antiga
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Université Paris OuestNanterre la Défense
        Ano de conclusão: 2010
        Status do curso: Incompleto
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Euraupair:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Programa de intercâmbio cultural, que consistia em morar com uma família americana e prover cuidados, suporte escolar e cultural para as crianças.
        Outras informações: Childcare
    • Colégio Objetivo - Unidade Boituva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professora - Cursinho peparatório pré-vest.
    • Colégio Anglo - Unidade Boituva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora de inglês
    • Skill escola de idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de inglês
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Bolsista
    • EMEIEF Profa. Vilma Aparecida Penatti Galvão:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Português
    • Aulas Particulares de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2016 ).
        Outras informações: Oferecimento de cursos preparatórios em inglês para exames de proficiência (IELTS, TOEFL) para alunos particulares.
        Outras informações: Professora Particular
    • Secretaria Municipal de Educação de Boituva:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Coordenadora do Núcleo Linguagens e Códigos
    • Faculdade de Tecnologia Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora das disciplinas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Comunicação Escrita nos cursos de Gestão Empresarial, Automação e Manutenção Industrial.
        Outras informações: Professor
    • Marie Curie Actions ? International Research Staff Exchange Scheme (IRSES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisadora do projeto "The Social Performance, Cultural Trauma and the Reestablishing of Solid Sovereignties", com ênfase na relação entre humor e trauma cultural.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Colégio Sandoval Pacheco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora de Inglês e Português Ensino Médio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Université de Valenciennes er du Halnaut-Cambrésis:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professora Visitante
    • Associção Brasileira de Estudos Irlandeses:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Curso Extracurricular A Transposição do Romance Irlandês para o Cinema
        Outras informações: voluntário
    • Colégio Palmares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Ensino de língua inglesa para séries do fundamental II e ensino médio.
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2020 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de pesquisa de doutorado e elaboração da tese "Humor em Tempos de Troubles: representação cômica dos conflitos na Irlanda do Norte."
        Outras informações: Pesquisadora de doutorado.
    • Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Professora do Curso de letras
    • Universidade Federal do Norte do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Professora da Carreira do Magistério Superior
    • INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • ABEI JOURNAL (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).