Não autenticado |

Lívia Fortes Silva Zenóbio

    • Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta IV no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo atuando nas áreas de Letramentos e da Lingüística Aplicada Crítica, com ênfase em Formação de Professores, Educação Crítica de Língua Inglesa, Letramentos Críticos e Multiletramentos. Seus interesses mais recentes têm se voltado para questões relacionadas à formacão incial de graduandos em Letras Inglês, bem como para a formação do formador pelo viés da autoetnografia.

       

      Links:    

    • Educação Crítica em Língua Inglesa, Letramentos e a Formação de Sujeitos na Contemporaneidade.
    • FORTES, LÍVIA . ?Ser ou não ser?: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. São Paulo : PImenta Cultural, 2023 . 310p. ISBN: 9786559396672.
    • FERRARI, LUCIANA ; FORTES, LÍVIA . PIBID INGLÊS UFES: CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E CONFLITO EPISTEMOLÓGICO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA Percursos Linguísticos (UFES) , v. 11 , p. 40 - 57 , 2021. ISSN: 22362592.
    • FORTES, LÍVIA ; FERRARI, LUCIANA . Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 21 , p. 371 - 398 , 2021. ISSN: 19846398.
    • Fortes, Livia . Ressignificando o ensino (descontextualizado) de língua inglesa na escola pública: letramentos, engajamento e subjetificação. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 08 , p. 132 - 152 , 2018. ISSN: 22362592.
    • Fortes, Livia . Educação subjetificadora, neoliberalismo e ensino de Inglês: Reflexões para a Linguística Aplicada crítica/transgressiva. Revista Papéis , v. 22 , p. 51 - , 2018. ISSN: 24481165.
    • Fortes, Livia . A prática reflexiva na formação do professor de LE em cursos livres dentro dos limites e das inúmeras possibilidades da Lingüística Aplicada Saberes (Jaraguá do Sul) , v. 2 , p. 179 - 189 , 2004. ISSN: 1518059X.
    • FORTES, LÍVIA ; FIOROT, L. F. O. . O ECOPLI COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO CONTINUADA, INVESTIMENTO E AGÊNCIA. CAMINHOS E CAMINHADAS: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira no cenário brasileiro, v. 1, p. 125 - 146, 2022.
    • Fortes, Livia . Educação Linguística em LI: identidade, subjetividade e complexidade. Bate-Papo com Educadores Linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. , p. 87 - 105, 2019.
    • Fortes, Livia . A new perspective on EFL continuing education for public schools: The ECOPLI Project . The Wheel , Vitória, ES , 01 mar. 2012.
    • Fortes, Livia . Ser ou não Ser: Questões de Subjetividade e o Ensino de Inglês na Escola Pública.. : , 2017 (Tese de Doutorado)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Oficinas Metodológicas de Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais. 2013 (Assessoria)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; Caser ; Peres ; Tavares . Currículo Básico da Escola Estadual. 2011 (Assessoria)
    • Fortes, Livia . Letramentos e Projetos: caminhos possíveis para uma educação crítica.. 2019 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia . Ser ou não Ser: Questões de Subjetividade e o Ensino de Inglês na Escola Pública.. 2018 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Pibid Letras-Inglês/Ufes: contributions to teacher development.. 2018 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia . O Discurso do Fracasso do Ensino de Inglês na Escola Pública e o fenômeno da Neoliberalização. 2018 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia . Exames Internacionais de Proficiência: Treinamento ou Letramento. 2014 (Conferência)
    • Fortes, Livia . Letramentos e Subjetividade: Visões Preliminares de uma Pesquisa de Doutorado. 2015 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . IMPLEMENTANDO NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES NO ES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2014 (Seminário)
    • FIOROT, L. F. O. ; Fortes, Livia . Considerações sobre o uso de tecnologia em um Programa de Educação Continuada no Espírito Santo na perspectiva dos Novos/Multi Letramentos. 2014 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia . O que se espera da escola no mundo globalizado e ?tecnologizado? ? Uma reflexão sobre Letramento Digital. 2014 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia . Novas perspectivas para a formação de professores de inglês de escolas públicas no ES: O Projeto ECOPLI.. 2013 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Experiences in In-service Teacher Education in the Light of The New Literacies and Critical Literacy Theories. 2012 (Conferência)
    • Fortes, Livia . Reflecting on the curriculum of the undergraduate teaching degree course (Letras-Inglês) at UFES in the light of the New Literacies and of the Critical Literacy. 2012 (Comunicacao)
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . O ensino e a aprendizagem de línguas na perspectiva dos Novos Letramentos - Minicurso. 2010 (Outra)
    • Fortes, Livia . A formação de professores de Inglês: primeiras orientações. 2010 (Conferência)
    • Fortes, Livia . Desafios para a formação continuada de professores de inglês da rede pública estadual do ES na perspectiva dos Novos Letramentos e do Letramento Crítico. 2011 (Seminário)
    • Fortes, Livia . New Literacies and EFL teaching and learning in public schools of Espírito Santo. 2011 (Conferência)
    • Porsette ; Fortes, Livia . I Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras. 2011 (UFES)
    • Fortes, Livia . VI Encontro do Projeto Nacional ?Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas?. 2015 (USP-CNPQ)
    • Fortes, Livia . The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de São Paulo - Centre for Discourse & Cultural Studies of Hangzhou Normal University - Institute of Discourse & Cultural Studies of Zhejiang University.)
    • Fortes, Livia ; Monte Mor ; SOUZA, L. M. M. . III ENCONTRO DO PROJETO NACIONAL DE LETRAMENTOS/ CICLO II: "PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS". 2018 (USP)
    • Fortes, Livia . V Encontro do Projeto Nacional ?Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas. 2014 (USP-CNPQ)
    • Fortes, Livia . O Novo currículo básico da SEDU para as Línguas Estrangeiras Modernas. 2011 (Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo)
    • Fortes, Livia . A formação de professores na Licenciatura em Letras Inglês da Ufes e o Estágio Supervisionado: considerações sobre a práxis. 2023
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; Caser ; Peres ; Tavares . O Novo Currículo Básico da SEDU - Línguas Estrangeiras Modernas. 2011 (Orientações curriculares)
    • Nome do projeto: Educação Crítica em Língua Inglesa, Letramentos e a Formação de Sujeitos na Contemporaneidade. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Fortes, Livia , De Sá .
      Descrição: Esse Projeto objetiva promover a articulação entre teorias e práticas relacionadas ao ensino crítico de língua inglesa no contexto educacional brasileiro, em especial, no estado do ES, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão por meio de estudos, diálogos e ações colaborativas empreendidos pelos sujeitos da Universidade e dos variados contextos sociohistóricos onde a língua inglesa é estudada e ensinada. Nesse sentido língua e linguagem são compreendidas como práticas sociais plurais e híbridas, características de sujeitos e contextos complexos e únicos, representados e constituídos, por sua vez, por Discursos e subjetividades múltiplas e conflituosas (MENEZES DE SOUZA, 2011; GEE, 2012; FORTES 2017; HALL, 2011; 2012; SILVA, 2012), bem como pela relação entre o local e o global e suas tensões. Atenta-se também para as mudanças que mundo globalizado e tecnologizado tem imprimido à comunicação e às relações entre os sujeitos na contemporaneidade, mudanças essas que demandam a busca por novos entendimentos acerca do ensino, da aprendizagem e do uso da língua inglesa e de seu potencial subjetificador (BIESTA, 2010; 2013). Nesse sentido, entende-se aqui a subjetificação como dimensão crítica da educação formal que busca favorecer processos de desidentificação, entendendo a subjetividade como formas de ser únicas e múltiplas inerentes à linguagem e ao seu uso, e que devem, portanto, favorecer a constituição identitária, o exercício de alteridade e a possibilidade de ocupação de lugares sociais e identitários variados (NORTON, 2011, 2013). Reforça-se aqui a relevância da dimensão subjetificadora da educação formal em cenários onde grande ênfase tem sido dada à qualificação e à socialização de sujeitos aprendizes, que, por sua vez, são expostos a conteúdos, discursos e normas sociais sem que sejam encorajados a criticar, questionar e ressignificá-los em seus contextos locais em busca de transformação social e de vivências cotidianas mais éticas e responsáveis junto à coletividade. Por fim, compreende-se o Letramento Crítico como possibilidade epistemológica pautada pela atitude ou predisposição crítica frente a textos e discursos, mídias, valores e comportamentos dominantes e naturalizados, aos quais estamos sujeitos e dos quais também somos sujeitos (FERRAZ, 2015; DUBOC, 2015; FORTES, 2017).
    • Nome do projeto: ECOPLI (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Fortes, Livia , FIOROT, L. F. O. .
      Descrição: Educação continuada com professores de língua inglesa de escolas públicas do ES
    • Nome do projeto: Conversas em Língua Inglesa - Conversation Club Ufes (2019 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Fortes, Livia , ALMEIDA, C. S. .
      Descrição: Projeto de extensão curricular que visa formar grupos de conversação em inglês, na modalidade remota, produzidos e conduzidos por alunos de períodos inicias da graduação em Letras Inglês da Ufes.
    • Nome do projeto: É Capixaba - Legendas em Inglês (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Fortes, Livia .
      Descrição: Projeto de Extensão destinado à tradução de legendas de português para o inglês do documentátio É Capixaba, filme que conta a história do surfe capixaba.
    • Nome do projeto: ECOPLI - Eduacação Continuada para Professores de Inglês da rede pública do ES (2012 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Fortes, Livia , FIOROT, L. F. O. , Ferreira, D. .
      Descrição: Esse Projeto visa a contribuir para a formação em serviço de professores de inglês da escola pública de forma a agir positivamente no atual contexto de ensino básico, gerando possíveis mudanças de diversas naturezas na prática dos professores e na formulação de políticas, estreitando a relação entre a Universidade e a educação básica pública.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Formação de Professores nas teorias dos Novos Letramentos e Letramento Crítico (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Fortes, Livia , Monte Mor , SOUZA, L. M. M. .
    • NASCIMENTO, A. K. O. ; Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; IFA, S. . Dossiê: Pibid e RP na formação de professores de LetraS. 2021 - Org. revista percursos linguísticos - dossiê: pibid e rp na formação de professores de letras. 2021
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
        Ano de conclusão: 2002
    • Centro de Ensino Superior de Vitória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Saberes:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: PROFESSORA ADJUNTA
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2020 ).
        Outras informações: Coordenação núcleo ES
    • PAPÉIS (UFMS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Percursos Linguísticos (UFES):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Percursos Linguísticos (UFES):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).