Lívia Fortes Silva Zenóbio
-
Resumo
-
Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Adjunta IV no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo atuando nas áreas de Letramentos e da Lingüística Aplicada Crítica, com ênfase em Formação de Professores, Educação Crítica de Língua Inglesa, Letramentos Críticos e Multiletramentos. Seus interesses mais recentes têm se voltado para questões relacionadas à formacão incial de graduandos em Letras Inglês, bem como para a formação do formador pelo viés da autoetnografia.
-
-
Linhas de pesquisa
- Educação Crítica em Língua Inglesa, Letramentos e a Formação de Sujeitos na Contemporaneidade.
-
Livros publicados: 1
- FORTES, LÍVIA . ?Ser ou não ser?: questões sobre subjetividade e o ensino de inglês na escola pública. São Paulo : PImenta Cultural, 2023 . 310p. ISBN: 9786559396672.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 5
- FERRARI, LUCIANA ; FORTES, LÍVIA . PIBID INGLÊS UFES: CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E CONFLITO EPISTEMOLÓGICO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA Percursos Linguísticos (UFES) , v. 11 , p. 40 - 57 , 2021. ISSN: 22362592.
- FORTES, LÍVIA ; FERRARI, LUCIANA . Agency and Subjectivity in Pandemic (Neoliberal) Times: A Duoethnografic Study Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 21 , p. 371 - 398 , 2021. ISSN: 19846398.
- Fortes, Livia . Ressignificando o ensino (descontextualizado) de língua inglesa na escola pública: letramentos, engajamento e subjetificação. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 08 , p. 132 - 152 , 2018. ISSN: 22362592.
- Fortes, Livia . Educação subjetificadora, neoliberalismo e ensino de Inglês: Reflexões para a Linguística Aplicada crítica/transgressiva. Revista Papéis , v. 22 , p. 51 - , 2018. ISSN: 24481165.
- Fortes, Livia . A prática reflexiva na formação do professor de LE em cursos livres dentro dos limites e das inúmeras possibilidades da Lingüística Aplicada Saberes (Jaraguá do Sul) , v. 2 , p. 179 - 189 , 2004. ISSN: 1518059X.
-
Capítulos publicados: 2
- FORTES, LÍVIA ; FIOROT, L. F. O. . O ECOPLI COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO CONTINUADA, INVESTIMENTO E AGÊNCIA. CAMINHOS E CAMINHADAS: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira no cenário brasileiro, v. 1, p. 125 - 146, 2022.
- Fortes, Livia . Educação Linguística em LI: identidade, subjetividade e complexidade. Bate-Papo com Educadores Linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. , p. 87 - 105, 2019.
-
Textos em jornais de notícias/revistas: 1
- Fortes, Livia . A new perspective on EFL continuing education for public schools: The ECOPLI Project . The Wheel , Vitória, ES , 01 mar. 2012.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- Fortes, Livia . Ser ou não Ser: Questões de Subjetividade e o Ensino de Inglês na Escola Pública.. : , 2017 (Tese de Doutorado)
-
Trabalhos técnicos: 2
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Oficinas Metodológicas de Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais. 2013 (Assessoria)
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; Caser ; Peres ; Tavares . Currículo Básico da Escola Estadual. 2011 (Assessoria)
-
Apresentações de Trabalho: 16
- Fortes, Livia . Letramentos e Projetos: caminhos possíveis para uma educação crítica.. 2019 (Comunicacao)
- Fortes, Livia . Ser ou não Ser: Questões de Subjetividade e o Ensino de Inglês na Escola Pública.. 2018 (Comunicacao)
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Pibid Letras-Inglês/Ufes: contributions to teacher development.. 2018 (Comunicacao)
- Fortes, Livia . O Discurso do Fracasso do Ensino de Inglês na Escola Pública e o fenômeno da Neoliberalização. 2018 (Comunicacao)
- Fortes, Livia . Exames Internacionais de Proficiência: Treinamento ou Letramento. 2014 (Conferência)
- Fortes, Livia . Letramentos e Subjetividade: Visões Preliminares de uma Pesquisa de Doutorado. 2015 (Comunicacao)
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . IMPLEMENTANDO NOVAS PRÁTICAS CURRICULARES NO ES: CONQUISTAS E DESAFIOS. 2014 (Seminário)
- FIOROT, L. F. O. ; Fortes, Livia . Considerações sobre o uso de tecnologia em um Programa de Educação Continuada no Espírito Santo na perspectiva dos Novos/Multi Letramentos. 2014 (Comunicacao)
- Fortes, Livia . O que se espera da escola no mundo globalizado e ?tecnologizado? ? Uma reflexão sobre Letramento Digital. 2014 (Comunicacao)
- Fortes, Livia . Novas perspectivas para a formação de professores de inglês de escolas públicas no ES: O Projeto ECOPLI.. 2013 (Comunicacao)
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . Experiences in In-service Teacher Education in the Light of The New Literacies and Critical Literacy Theories. 2012 (Conferência)
- Fortes, Livia . Reflecting on the curriculum of the undergraduate teaching degree course (Letras-Inglês) at UFES in the light of the New Literacies and of the Critical Literacy. 2012 (Comunicacao)
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. . O ensino e a aprendizagem de línguas na perspectiva dos Novos Letramentos - Minicurso. 2010 (Outra)
- Fortes, Livia . A formação de professores de Inglês: primeiras orientações. 2010 (Conferência)
- Fortes, Livia . Desafios para a formação continuada de professores de inglês da rede pública estadual do ES na perspectiva dos Novos Letramentos e do Letramento Crítico. 2011 (Seminário)
- Fortes, Livia . New Literacies and EFL teaching and learning in public schools of Espírito Santo. 2011 (Conferência)
-
Organização de eventos: 5
- Porsette ; Fortes, Livia . I Jornada sobre Ensino de Línguas Estrangeiras. 2011 (UFES)
- Fortes, Livia . VI Encontro do Projeto Nacional ?Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas?. 2015 (USP-CNPQ)
- Fortes, Livia . The 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de São Paulo - Centre for Discourse & Cultural Studies of Hangzhou Normal University - Institute of Discourse & Cultural Studies of Zhejiang University.)
- Fortes, Livia ; Monte Mor ; SOUZA, L. M. M. . III ENCONTRO DO PROJETO NACIONAL DE LETRAMENTOS/ CICLO II: "PRÁTICAS DE LETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS". 2018 (USP)
- Fortes, Livia . V Encontro do Projeto Nacional ?Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas. 2014 (USP-CNPQ)
-
Curso de curta duração ministrado: 1
- Fortes, Livia . O Novo currículo básico da SEDU para as Línguas Estrangeiras Modernas. 2011 (Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo)
-
Relatório de Pesquisa: 1
- Fortes, Livia . A formação de professores na Licenciatura em Letras Inglês da Ufes e o Estágio Supervisionado: considerações sobre a práxis. 2023
-
Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
- Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; Caser ; Peres ; Tavares . O Novo Currículo Básico da SEDU - Línguas Estrangeiras Modernas. 2011 (Orientações curriculares)
-
Projetos de Pesquisa: 6
-
Nome do projeto: Educação Crítica em Língua Inglesa, Letramentos e a Formação de Sujeitos na Contemporaneidade. (2018
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Fortes, Livia , De Sá .
Descrição: Esse Projeto objetiva promover a articulação entre teorias e práticas relacionadas ao ensino crítico de língua inglesa no contexto educacional brasileiro, em especial, no estado do ES, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão por meio de estudos, diálogos e ações colaborativas empreendidos pelos sujeitos da Universidade e dos variados contextos sociohistóricos onde a língua inglesa é estudada e ensinada. Nesse sentido língua e linguagem são compreendidas como práticas sociais plurais e híbridas, características de sujeitos e contextos complexos e únicos, representados e constituídos, por sua vez, por Discursos e subjetividades múltiplas e conflituosas (MENEZES DE SOUZA, 2011; GEE, 2012; FORTES 2017; HALL, 2011; 2012; SILVA, 2012), bem como pela relação entre o local e o global e suas tensões. Atenta-se também para as mudanças que mundo globalizado e tecnologizado tem imprimido à comunicação e às relações entre os sujeitos na contemporaneidade, mudanças essas que demandam a busca por novos entendimentos acerca do ensino, da aprendizagem e do uso da língua inglesa e de seu potencial subjetificador (BIESTA, 2010; 2013). Nesse sentido, entende-se aqui a subjetificação como dimensão crítica da educação formal que busca favorecer processos de desidentificação, entendendo a subjetividade como formas de ser únicas e múltiplas inerentes à linguagem e ao seu uso, e que devem, portanto, favorecer a constituição identitária, o exercício de alteridade e a possibilidade de ocupação de lugares sociais e identitários variados (NORTON, 2011, 2013). Reforça-se aqui a relevância da dimensão subjetificadora da educação formal em cenários onde grande ênfase tem sido dada à qualificação e à socialização de sujeitos aprendizes, que, por sua vez, são expostos a conteúdos, discursos e normas sociais sem que sejam encorajados a criticar, questionar e ressignificá-los em seus contextos locais em busca de transformação social e de vivências cotidianas mais éticas e responsáveis junto à coletividade. Por fim, compreende-se o Letramento Crítico como possibilidade epistemológica pautada pela atitude ou predisposição crítica frente a textos e discursos, mídias, valores e comportamentos dominantes e naturalizados, aos quais estamos sujeitos e dos quais também somos sujeitos (FERRAZ, 2015; DUBOC, 2015; FORTES, 2017). -
Nome do projeto: ECOPLI (2019
- 2020
Natureza: Extensao
Integrantes: Fortes, Livia , FIOROT, L. F. O. .
Descrição: Educação continuada com professores de língua inglesa de escolas públicas do ES -
Nome do projeto: Conversas em Língua Inglesa - Conversation Club Ufes (2019
- 2022
Natureza: Extensao
Integrantes: Fortes, Livia , ALMEIDA, C. S. .
Descrição: Projeto de extensão curricular que visa formar grupos de conversação em inglês, na modalidade remota, produzidos e conduzidos por alunos de períodos inicias da graduação em Letras Inglês da Ufes. -
Nome do projeto: É Capixaba - Legendas em Inglês (2021
- 2021
Natureza: Extensao
Integrantes: Fortes, Livia .
Descrição: Projeto de Extensão destinado à tradução de legendas de português para o inglês do documentátio É Capixaba, filme que conta a história do surfe capixaba. -
Nome do projeto: ECOPLI - Eduacação Continuada para Professores de Inglês da rede pública do ES (2012
- 2013
Natureza: Extensao
Integrantes: Fortes, Livia , FIOROT, L. F. O. , Ferreira, D. .
Descrição: Esse Projeto visa a contribuir para a formação em serviço de professores de inglês da escola pública de forma a agir positivamente no atual contexto de ensino básico, gerando possíveis mudanças de diversas naturezas na prática dos professores e na formulação de políticas, estreitando a relação entre a Universidade e a educação básica pública. -
Nome do projeto: Projeto Nacional de Formação de Professores nas teorias dos Novos Letramentos e Letramento Crítico (2008
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Fortes, Livia , Monte Mor , SOUZA, L. M. M. .
-
Nome do projeto: Educação Crítica em Língua Inglesa, Letramentos e a Formação de Sujeitos na Contemporaneidade. (2018
Atual)
-
Outras produções técnicas: 1
- NASCIMENTO, A. K. O. ; Fortes, Livia ; FIOROT, L. F. O. ; IFA, S. . Dossiê: Pibid e RP na formação de professores de LetraS. 2021 - Org. revista percursos linguísticos - dossiê: pibid e rp na formação de professores de letras. 2021
-
Formação Acadêmica: 5
-
Graduacao:
-
Curso: Letras Inglês
Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Ano de conclusão: 2000
-
Curso: Letras Inglês
-
Mestrado:
-
Curso: Estudos Lingüísticos
Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de conclusão: 2004
-
Curso: Estudos Lingüísticos
-
Doutorado:
-
Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2017
-
Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
-
Pos-doutorado:
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Ano de conclusão: 2002
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 8
-
Centro de Ensino Superior de Vitória:
-
Tipo de vínculo: Livre (2003 -
2007
).
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2003 -
2007
).
-
Faculdade Saberes:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Universidade Federal do Espírito Santo:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
Atual
).
Outras informações: PROFESSORA ADJUNTA
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 -
Atual
).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2008 -
2020
).
Outras informações: Coordenação núcleo ES
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2008 -
2020
).
-
PAPÉIS (UFMS):
- Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
-
Percursos Linguísticos (UFES):
- Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
-
Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
- Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
-
Percursos Linguísticos (UFES):
- Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
-
Centro de Ensino Superior de Vitória: