Mayara de Andrade Calqui
-
Resumo
-
Doutora e mestra em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras e membro do grupo de estudos Crítica Literária e Psicanálise na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora de Literatura e Língua Portuguesa do Departamento de Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura Municipal de Santo André.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- CALQUI, M. . A descoberta das estórias como superação MNEMOSINE REVISTA , v. 8 , p. 321 - 331 , 2017. ISSN: 22373217.
-
Apresentações de Trabalho: 25
- CALQUI, M. ; CORREIA, F. G. . 'Felizes quase sempre' - Projeto interdisciplinar - Arte e Língua Portuguesa. 2022 (Conferência)
- CALQUI, M. . Introdução ao Campo Geral de Guimarães Rosa. 2024 (Conferência)
- CALQUI, M. . 'Aspectos das memórias em ?Leite Derramado?, de Chico Buarque?. 2023 (Conferência)
- CALQUI, M. . Literatura e Psicanálise: A construção das memórias nos romances de Chico Buarque. 2021 (Conferência)
- CALQUI, M. . Elementos psicanalíticos em Leite Derramado. 2021 (Outra)
- CALQUI, M. . Uma introdução ao romance contemporâneo de Chico Buarque. 2021 (Conferência)
- CALQUI, M. . Pensar e reconectar. O diálogo como prática educativa.. 2020 (Seminário)
- CALQUI, M. . Boletim do Miguel Arraes e do Valdemar Mattei - Explorando a interdisciplinaridade em tempos de ensino remoto. 2020 (Seminário)
- CALQUI, M. . Guimarães Rosa X Clarice Lispector. 2020 (Conferência)
- CALQUI, M. . Edgar Morin para se pensar a educação na pandemia. 2020 (Conferência)
- CALQUI, M. . Jornal Vozes da EJA: uma experiência de letramento. 2019 (Seminário)
- CALQUI, M. . Chico Buarque como historiador de seu tempo. 2019 (Seminário)
- CALQUI, M. . Práticas de escrita de textos dissertativo-argumentativos na Educação de Jovens e Adultos. 2019 (Comunicacao)
- CALQUI, M. . Jornal 'Vozes da Educação de Jovens e Adultos': uma experiência de Letramento. 2019 (Comunicacao)
- CALQUI, M. . As canções de Chico Buarque. 2019 (Conferência)
- CALQUI, M. . A memória em Leite Derramado. 2019 (Conferência)
- CALQUI, M. . Uma introdução ao mundo do sertão de Guimarães Rosa. 2018 (Conferência)
- CALQUI, M. ; CRUZ, A. . Memórias de Santo André. 2018 (Comunicacao)
- CALQUI, M. ; CRUZ, A. . Vidas Secas. 2018 (Comunicacao)
- CALQUI, M. . As faces da perda em Manuelzão e Miguilim - em andamento. 2011 (Simposio)
- CALQUI, M. . As faces da perda em Manuelzão e Miguilim. 2012 (Simposio)
- CALQUI, M. . Miguilim: lirismo e sublimação. 2017 (Congresso)
- CALQUI, M. . Experiências de um olhar míope: uma leitura psicanalítica de 'Miguilim', de Guimarães Rosa. 2016 (Conferência)
- CALQUI, M. . Processos de luto em 'Campo Geral' de Guimarães Rosa. 2015 (Comunicacao)
- CALQUI, M. . A descoberta das estórias como superação da perda em 'Campo Geral': Pingo-de-Ouro e Dito. 2015 (Seminário)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: As faces da perda em Manuelzão e Miguilim (2011
- 2012
Natureza: Pesquisa
Integrantes: CALQUI, M. .
Descrição: A pesquisa de Iniciação Científica teve como objetivo a análise das narrativas "Campo Geral" e "Uma Estória de Amor (Festa de Manuelzão)" de João Gumarães Rosa (1984). O recorte da investigação incidiu sobre a questão das perdas vividas pelas personagens, observando a maneira pela qual as superações se configuram. Na tentativa de apreender o caminho percorrido pelas personagens durante o processo de reelaboração, foram emprestados alguns elementos da teoria psicanalítica, sobretudo os expostos em A Interpretação dos Sonhos [1900] e no ensaio "Luto e Melancolia" [1917] de Sigmund Freud, para ampliar o olhar analítico-interpretativo.
-
Nome do projeto: As faces da perda em Manuelzão e Miguilim (2011
- 2012
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2012
-
Curso: Letras
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2016
-
Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
-
Doutorado:
-
Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2021
-
Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Faculdade de Educação São Luís
Ano de conclusão: 2018
-
Nome da Instituição: Faculdade de Educação São Luís
Ano de conclusão: 2017
-
Nome da Instituição: Faculdade de Educação São Luís
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 4
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Departamento de Educação de Jovens e Adultos:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 -
Atual
).
Outras informações: Ministro aulas de Literatura e Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos, desde 2014 até o presente. Nessa modalidade, as sequências didáticas são elaboradas considerando a pluralidade dos saberes dos educandos jovens e adultos, respeitando seu momento de aprendizagem atual e buscando desenvolver atividades que contemplem a promoção de práticas de Letramento.
Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 -
Atual
).
-
Colégio Liceu Jardim:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2016 -
2016
).
Outras informações: Atuei como professora de Gramática em turmas no 9 ano do Ensino Fundamental. Além do preparo das aulas, estive implicada em produção de avaliações e grupos de estudos de aperfeiçoamento para professores.
Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
-
Tipo de vínculo: Celetista (2016 -
2016
).
-
Faculdade Paulista de Serviço Social:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2017 -
2024
).
Outras informações: Nas disciplinas "Comunicação, Expressão e Introdução ao Conhecimento Científico" e "Língua Portuguesa", no curso de Serviço Social, desenvolvi cursos voltados à perspectiva do Letramento Acadêmico, trabalhando com a compreensão e produção de gêneros textuais próprios do ambiente universitário. Paralelamente a isso, ministrei oficinas de nivelamento em Língua Portuguesa e coordenei atividades do Serviço de Apoio Pedagógico, entre elas acompanhamento educacional e controle de Atividades Complementares.
Outras informações: Professora
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2017 -
2024
).
-
Universidade de São Paulo: