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André Luiz Sabino

    • Atualmente, é doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo / USP e professor de Geografia da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, espaço, turismo e educação.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 1
    • CRUZ, R. C. A. ; SABINO, A. L. ; MOLINA, F. S. ; CHAGAS, R. P. . Bertioga e a hegemonia do capital imobiliário - um foco sobre a Praia de Indaiá. Geografias do turismo: de lugares a pseudo-luagres, v. 01, p. 66 - 84, 2007.
    • SABINO, A. L. . Janela para o mundo. Aproveite uma fotografia antiga para aumentar o interesse de seu filho por disciplinas como História e geografia. . Revista Ana Maria , São Paulo , 16 mai. 2008.
    • SABINO, A. L. . Aquecimento global: veja dicas de como abordar o assunto. . Site Microsoft Educacional , Internet , . .
    • SABINO, A. L. . Urbanização e turismo em Bertioga (São Paulo Brasil): o caso do loteamento Indaiá.. In: 12do encuentro de geógrafos de América Latina , 2009 , Montevideo. 12 encuentro de geógrafos de América Latina. : , 2009.
    • SABINO, A. L. . Programa de Formação Continuada de Monitores de EJA - Educação de Jovens e Adultos. 2002 (Fundação Bradesco)
    • SABINO, A. L. . Trabalhando competências e habilidades em Geografia. 2006 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • Nome do projeto: Apropriações e usos do laptop do Programa Um Computador para Todos pelos alunos dos anos iniciais e práticas docentes: integração da cultura digital juvenil com a cultura escolar no ensino e aprendizagem de Geografia e História. (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SABINO, A. L. .
      Descrição: O projeto visa investigar e analisar quais os efetivos usos que os alunos fazem do laptop do Programa Um Computador para Todos (PROUCA) nas disciplinas de Geografia e História ofertadas na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA), no intuito de compreender de que maneira o professor pode desenvolver estratégias pedagógicas que tornem mais eficientes e eficazes o uso do computador no ambiente escolar. O interesse por esta temática está relacionado aos resultados obtidos em projetos de pesquisa realizados nos últimos dez anos, que demonstram um aparente distanciamento entre as estratégias de inserção do computador na sala de aula e as estratégias de aprendizagens utilizadas pelos alunos com estas mesmas tecnologias, fora do ambiente escolar.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
        Título: A produção mandiocultora no município de Paranavaí - Paraná.
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Santa Maria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II (6ª série)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Associação Anchieta de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1991 ).
        Outras informações: Professor Ensino Fundamental Nível II (5ª - 8ª séries)
        Outras informações: Profesosr de Geografia
    • Colégio Elvira Brandão (Professores Associados Ltda).:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1994 ).
        Outras informações: Professsor Ensino Fundamental (5ª - 8ª série) e Ensino Médio (1º - 3ºano)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Colégio Comercial Jardim Bonfiglioli:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1998 ).
        Outras informações: Professor de Geografia Ensino Fundamental NII (5ª - 8ª séries), Ensino Médio (1º - 3º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental N II e Ensino Médio).
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Instituto Leonardo Da Vinci:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professor de Geografia do Ensino Médio (1º - 3º ano)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Pueri Domus Escolas Experimental Ltda.:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental II (8ª série)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Colégio São Domingos Sávio:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental II (5ª- 8ª séries)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Fundação Bradesco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Geografia do Ensino Fundamental II (7ª série), do Ensino Médio (1º e 3º ano) e Coordenador Educacional e Supervisor de EJA - Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Colégio Pentágono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Colégio Visconde Porto Seguro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Geografia Ensino Fundamental II (5ª, 6ª e 8ª séries)
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Olhares & Trilhas (UFU. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Olhares e Trilha , criada no ano de 2000, visava publicar textos de professores(as) interessados(as) em divulgar experiências, artigos, entrevistas e propostas metodológicas, relativos ao ensino de Geografia. Com essa configuração, a referida Revista se fortaleceu como um instrumento de socialização e fomento ao debate sobre questões relacionadas ao ensino de Geografia e à melhoria da qualidade do ensino. A partir do número 4, publicado em 2003, o projeto da Revista é reformulado, transformando-a na Revista da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA - UFU) e, com isso, passou-se a publicar textos sobre as diferentes áreas e questões relativas ao ensino básico. Em consequência disso, o campo de ação da Revista foi ampliado e foram estabelecidos os tipos de textos que seriam aceitos para publicação: artigos, experiências realizadas em sala de aula, proposta metodológicas, relatos de pesquisa e resenhas das diversas áreas de conhecimento que compõem o currículo escolar da Educação Básica. O objetivo foi o de contribuir para a reflexão sobre o fazer pedagógico dos(as) professores(as) do ensino básico. Portanto, a Revista vincula-se ao debate sobre aspectos importantes no enfrentamento das dificuldades de escolarização, ligados à necessidade da formação docente, inicial e continuada, e da partilha de resultados de pesquisa e de experiências que ajudem a criar uma rede de comunicação entre os(as) diferentes professores(as) que atuam nas escolas, fortalecendo a base teórica e prática necessária para o exercício da docência com qualidade.
    • Escola de Educação Básida - Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Geografia. Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor de Geografia
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Geografia