Não autenticado |

Ana Maria Cavalcante de Lima

    • É doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Letras (2010) pela Universidade Federal do Ceará. Concluiu o Mestrado em Letras (2013), com área de concentração em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará. Dedica-se ao estudo das relações estabelecidas entre as estruturas narrativas e as dramáticas no interior da narrativa contemporânea, especialmente na obra de José Saramago, e das implicações semânticas desenvolvidas por essas associações. Interessa-se, ainda, pela supervivência de elementos literários da narrativa clássica grega no interior da narrativa contemporânea e pelo posicionamento do romance como gênero pertencente a uma tradição épica.

       

      Links:    

    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador contador de histórias em Memorial do convento, de José Saramago Revista do SELL , v. 3 , p. 76 - 91 , 2011. ISSN: 19833873.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O projeto literário saramaguiano e o entrecruzamento das narrativas históricas e literárias. In: XV Congresso Internacional da Abralic , 2017 , Rio de Janeiro. XV Congresso Internacional da Abralic: textualidades contemporâneas. Rio de Janeiro : Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2017. p. 5800 - 5810.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador espectador de José Saramago e as suas relações espaciais com a narrativa. In: XV Encontro Abralic , 2017 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Encontro Abralic. : , 2016. p. 5225 - 5233.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador-espectador de José Saramago: a relativização da distância espaço-temporal e os diálogos dramático-narratológicos. In: V Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada , 2014 , São Paulo. Cadernos de resumos do V Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. : , 2014. p. 17 - 17.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador de História do Cerco de Lisboa: a tentação do sapateiro. In: VI Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada , 2015 , São Paulo. Cadernos de resumos do VI Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. : , 2015. p. 24 - 24.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Sedução e autorreflexividade literária em São Bernardo: uma análise metaliterária. In: XII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa , 2012 , Fortaleza. XII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa. : , 2012.
    • CAVALCANTE, Ana Maria ; FREITAS, Eduardo Bruno . Do trágico e do cômico: o processo de ridicularização em Filoctetes, de Sófocles. In: XXV Semana de Estudos Clássicos , 2012 , Fortaleza. O riso no mundo antigo. Fortaleza : Expressão gráfica e editora, 2011. p. 301 - 308.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Sedução e Autorreflexividade Literária em São Bernardo. In: I Congresso Nacional de Literatura , 2012 , João Pessoa. Eu, cem ano de poesia. João Pessoa : Ideia, 2012. p. 74 - 74.
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O projeto literário saramaguiano e o entrecruzamento das narrativas históricas e literárias. 2017 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador espectador de José Saramago e as suas relações espaciais com a narrativa. 2016 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador de História do cerco de Lisboa: a tentação do sapateiro. 2015 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O Narrador-Espectador de José Saramago: a relativização da distância espaço-temporal e os diálogos dramático-narratológicos. 2014 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Memorial do convento: a ficcionalização da história e a historicização da ficção. 2016 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Memorial do Convento e o drama épico: trajetórias inversas, objetivos semelhantes. 2012 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Sedução e Autorreflexividade Literária em São Bernardo. 2012 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Da epopeia grega ao romance: a tipologia histórico-filosófica da épica. 2012 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria ; FREITAS, E. B. F. . Do trágico e do cômico: o processo de ridicularização em Filoctetes, de Sófocles. 2011 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Narrativa e drama em Memorial do Convento: a relação anárquica entre o narrador e as personagens. 2011 (Conferência)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . De Camões a Saramago: A épica lusitana em Memorial do convento. 2011 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . Memorial do convento: uma análise das relações narrativo-dramáticas. 2011 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . A falta de hierarquia entre os narradores e o estabelecimento da estrutura dramática em Memorial do convento, de José Saramago. 2011 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria ; SILVA, S. M. A. . Da estruturação dos gêneros acadêmicos à organização teórico-metodológica dos textos científicos. 2011 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O narrador contador de histórias em Memorial do Convento, de José Saramago. 2011 (Comunicacao)
    • SOUSA, TATIANA ; CAVALCANTE, Ana Maria ; OLIVEIRA, C.A . A intertextualidade como construção do sentido risível no gênero tirinha. 2009 (Outra)
    • CAVALCANTE, Ana Maria . O papel da monitoria na formação do leitor autônomo. 2010 (Comunicacao)
    • CAVALCANTE, Ana Maria ; OLIVEIRA, C.A . Desordem, sedução e erotismo n'A casa dos budas ditosos. 2010 (Comunicacao)
    • COSTA, Nelson Barros da ; CAVALCANTE, Ana Maria . I Colóquio Discurso e Práticas Culturais - Dipracs. 2009 (Universidade Federal do Ceará)
    • COSTA, M.F.O ; CAVALCANTE, Ana Maria . II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 2011 (Universidade Federal do Ceará)
    • PONTES, Roberto ; CAVALCANTE, Ana Maria . Encontros Literários Moreira Campos. 2011 (Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português/Literatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Ceará
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Ceará
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O narrador-espectador de José Saramago: a relativização da distância espaço-temporal e os diálogos dramático-narratológicos
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Curso: Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O NARRADOR-ESPECTADOR DE JOSÉ SARAMAGO: A RELATIVIZAÇÃO DA DISTÂNCIA ESPAÇO-TEMPORAL E OS DIÁLOGOS NARRATIVO-DRAMÁTICOS
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 3
    • Universidade Federal do Ceará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Monitora de Literatura Portugesa IV
    • Instituto Universidade Virtual - UFC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Tutor a distância
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Estágio realizado por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, na disciplina Introdução aos Estudos Literários, ministrada pela Profa. Doutora Andréa Saad Hossne.
        Outras informações: Estagiária