Não autenticado |

Daniel Tojeira Cara

    • Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde março de 2020. Doutor em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Foi coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020). Foi membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (2015-2021). Foi membro titular do Fórum Nacional de Educação (2010-2016). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Foi membro do Conselho Nacional de Juventude (2005-2007), sendo o primeiro vice-presidente deste órgão, representando a sociedade civil. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: economia da educação, políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. Foi colunista do UOL Educação (2012-2018). Por sua atuação em defesa do direito à educação, foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional. É um dos 22 coordenadores do Grupo Temático de Educação do Gabinete de Transição Governamental rumo à gestão Lula-Alckmin.

       

      Links:    

    • Economia e Financiamento da Educação: direito à educação versus austeridade econômica
    • Ultraliberalismo e ultrarreacionarismo na educação
    • Políticas Públicas de Educação: Gestão, Financiamento e Controle Social
    • Participação Social e Políticas Públicas de Educação: atores e projetos.
    • Reformas educacionais contemporâneas e os entraves ao direito à educação: austeridade econômica, ultraliberalismo e o ultrarreacionarismo
    • Políticas educacionais e economia da educação: direito à educação, qualidade, controle social e financiamento da educação
    • Novo Fundeb: entraves econômicos e atores sociais e políticos em disputa
    • A pandemia de Covid-19 e o direito à educação
    • NASCIMENTO, Iracema ; PINTO, José Marcelino de Rezende ; CARA, DANIEL ; PELLANDA, A. C. . O CAQi e o CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?. São Paulo : Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2018 . 206p. ISBN: 9788554346003.
    • NOVAES, R. C. R. ; CARA, Daniel ; PAPA, F. ; MOREIRA, D. . Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas. São Paulo : Conselho Nacional de Juventude; FES, 2006 . 140p. ISBN: 0.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . Renewal of Basic Education Fund in Brazil: Disputes on Funding and Federal Distribution Journal of Higher Education Theory and Practice , v. 21 , p. 97 - 103 , 2021. ISSN: 21583595.
    • CARA, DANIEL ; NASCIMENTO, IRACEMA SANTOS DO . A construção do primeiro Fundeb (2005-2007) e do Fundeb permanente (2015-2020): Análise comparada sobre processos legislativos ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 29 , p. 168 - 194 , 2021. ISSN: 10682341.
    • CARA, Daniel ; NASCIMENTO, Iracema. . A construção do primeiro Fundeb (2005-2007) e do Fundeb permanente (2015-2020): Análise comparada sobre processos legislativos ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 29 , p. 168 - , 2021. ISSN: 10682341.
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. ; PELLANDA, A. . El nuevo Fundeb y la garantía del derecho a la educación en Brasil DIRECCIÓN Y LIDERAZGO EDUCATIVO , v. 8 , p. 5 - 6 , 2020. ISSN: 23870273.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . From the Right to Education to the Right to Learn: Impacts From the New Philanthropy in the Education Policy Making in Brazil NORRAG Special issue , v. 04 , p. 88 - 98 , 2020. ISSN: 25718010.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . Renewal of Basic Education Fund in Brazil: Disputes on Funding and Federal Distribution - a first reading NORRAG Special issue , v. 05 , p. 98 - 105 , 2020. ISSN: 25718010.
    • CARA. D. ; SILVA, R. . Sociedade civil e transformação política e social (entrevista) Sinergias â013 diálogos educativos para a transformação social , v. 1 , p. 171 - 178 , 2020. ISSN: 21834687.
    • CARA, DANIEL ; PELLANDA, ANDRESSA . Civil Society Advocacy for Construction of Education Legislation in Brazil: Education diplomacy in a national network Childhood Education , v. 94 , p. 54 - 60 , 2018. ISSN: 00094056.
    • PELLANDA, A. C. ; CARA, Daniel . Civil Society Advocacy for Construction of Education Legislation in Brazil Childhood Education , v. 94 , p. 56 - 60 , 2018. ISSN: 00094056.
    • CARA, DANIEL . O Custo Aluno-Qualidade Inicial como proposta de justiça federativa no PNE: Um primeiro passo rumo à educação pública de qualidade no Brasil JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 8 , p. 75 - 91 , 2014. ISSN: 19811969.
    • CARA, Daniel . Desafios para o financiamento adequado da educação Salto para o Futuro , v. 19 , p. 30 - 37 , 2013. ISSN: 19820283.
    • CARA, Daniel . Por que o Brasil precisa de um investimento público direto equivalente a 10% do PIB para a educação pública? Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 50 , p. 122 - 135 , 2012. ISSN: 15171779.
    • CARA, Daniel . Municípios no pacto federativo: fragilidades sobrepostas RETRATOS DA ESCOLA , v. 6 , p. 255 - 273 , 2012. ISSN: 1982131X.
    • CARA, Daniel . Por que 10% do PIB para a educação pública? A Posição da Campanha Nacional pelo Direito à Educação EDUCAÇÃO EM REVISTA (UNESP. MARÍLIA) , v. 13 , p. 13 - 30 , 2012. ISSN: 15187926.
    • CARA, Daniel . Lei das Cotas, vitória da sociedade civil CADERNOS DO GEA , v. 1 , p. 11 - 12 , 2012. ISSN: 23173246.
    • DOURADO, L. F. ; CARA, Daniel ; FILHO, H. F. R. ; PORTELA, R. L. . Entrevista - Financiamento e gestão: impasses e perspectivas Retratos da Escola , v. 3 , p. 11 - 21 , 2009. ISSN: 1982131X.
    • CARA, Daniel . Plano de Desenvolvimento da Educação: ausências e limitações Retratos da Escola , v. 1 , p. 35 - 36 , 2007. ISSN: 1982131X.
    • CARA, Daniel . Os desafios da juventude brasileira no mercado de trabalho Revista Universitas , v. 1 , p. 29 - 36 , 1999. ISSN: .
    • CARA. D. ; PELLANDA, A. C. . Quanto custa a educação básica pública de qualidade: o sistema CAQi/CAQ da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Custo Aluno Qualidade (CAQ): contribuições conceituais e metodológicas, v. 1, p. 237 - 274, 2021.
    • CARA. D. ; PELLANDA, A. C. . Educação na pandemia: oferta e financiamento remotos. Economia Pós-Pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico, v. 1, p. 136 - 145, 2020.
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. . Militarização das escolas públicas no Brasil e o financiamento: da educação como um direito à educação como privilégio. (De)formação na escola: desvios e desafios, v. 1, p. 167 - 190, 2020.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . O desinvestimento nas futuras gerações. Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil, v. 1, p. 32 - 33, 2018.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . Avanços e retrocessos na Educação Básica: da Constituição de 1988 à Emenda Constitucional 95. Economia para poucos: impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil, v. 1, p. 98 - 126, 2018.
    • CARA, Daniel ; FREITAS, S. S. . O direito à educação e o Custo Aluno-Qualidade Inicial como proposta de justiça federativa: um primeiro passo rumo à educação pública de qualidade no Brasil. Política e gestão educacional: implicações para os conselhos municipais de educação, v. 1, p. 47 - 66, 2017.
    • SANTOS, C. A. ; CARA, Daniel . Sistema Nacional de Educação: a regulamentação do regime de colaboração e a garantia do direito à educação. Garantia do direito à educação: monitoramento do PNE - Lei 13.005/2014, v. 1, p. 47 - 60, 2018.
    • CARA, Daniel . O que Paulo Freire e Anísio Teixeira diriam sobre a BNCC. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC, v. 1, p. 85 - 94, 2019.
    • CARA, Daniel . O programa "Escola sem Partido" quer uma escola sem educação. A ideologia do movimento "Escola sem Partido": 20 autores desmontam o discurso, v. 1, p. 43 - 49, 2016.
    • CARA, Daniel . Contra a barbárie, o direito à educação. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar, v. 1, p. 25 - 32, 2019.
    • CARA, Daniel . Prólogo: Tudo que parecia ser sólido se desmanchou no ar. Gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação, v. 1, p. 25 - 39, 2016.
    • CARA, Daniel . Participação social e novo projeto de educação. Política educacional, cidadania e conquistas democráticas, v. 1, p. 111 - 114, 2013.
    • CARA, Daniel ; Araújo, Luiz . O financiamento da educação no PNE II. Quanto Custa Universalizar o Direito à Educação?, v. 1, p. 67 - 84, 2011.
    • NOVAES, R. C. R. ; CARA, Daniel . Jovens como sujeitos de direitos: novas interrogações. Educação em Direitos Humanos: discursos críticos e temas contemporâneos, v. 1, p. 115 - 120, 2008.
    • CARA, Daniel ; GAUTO, M. F. . Juventude: percepções e exposição à violência. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade, v. 1, p. 173 - 198, 2009.
    • CARA. D. . A educação na pandemia de Covid-19 . Centro de Referências em Educação Integral , Internet , 02 abr. 2020.
    • CARA. D. . Cinco livros para pensar como melhorar a educação brasileira . Nexo Jornal , Internet , 02 out. 2021.
    • CARA. D. . Só o Senado Federal pode salvar o Fundeb . Carta Capital , , 15 dez. 2020.
    • CARA. D. . As escolas privadas e filantrópicas, como as ligadas a igrejas, deveriam receber mais verbas do Fundeb? NÃO . Folha de São Paulo , , 18 dez. 2020.
    • CARA, Daniel . Esforço que vale a pena . Carta na Escola , São Paulo , 02 set. 2013.
    • CARA, Daniel . Ideb na porta não melhora a educação . Carta Fundamental , São Paulo , 05 nov. 2011.
    • CARA, Daniel . O custo da qualidade . Carta Fundamental , São Paulo , 05 abr. 2011.
    • CARA, Daniel . Avanços tímidos perante as necessidades na educação . UOL , São Paulo , 03 jan. 2011.
    • CARA, Daniel . Mais dinheiro federal na educação básica . Folha de S. Paulo , São Paulo , 03 fev. 2012.
    • CARA, Daniel . Contribuição a ser superada: o legado de Paulo Renato Souza . Educação (São Paulo) , São Paulo , 05 jul. 2011.
    • CARA, Daniel ; PELLANDA, A. C. . Entre a garantia legal e a do direito: um panorama de três políticas públicas de educação no Brasil nos últimos dez anos. In: 9º Congresso Latino-Americano de Ciência Política 2017 , 2017 , Montevidéu. Entre a garantia legal e a do direito: um panorama de três políticas públicas de educação no Brasil nos últimos dez anos. Montevidéu : ALACIP, 2017.
    • CARA, Daniel . Los límites del financiamiento y el derecho a la calidad. In: Educación Secundaria: derecho, inclusión y desarrollo , 2010 , Buenos Aires. Seminario Internacional de Educación Secundaria. Buenos Aires : Unicef, 2008. p. 303 - 311.
    • CARA, Daniel . O Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o financiamento da educação no Brasil. In: Conferência Nacional de Educação , 2011 , Brasílias. Coletânea de Textos da Conae. Brasília : MEC, 2010. p. 258 - 260.
    • CARA, Daniel . O papel dos grêmios estudantis na redução da violência: um breve relato da experiência do Projeto Grêmio em Forma. In: I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas , 2004 , Brasília. Anais - I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas. : , 2004.
    • CARA, Daniel . Prefácio. Jundiaí : Paco Editorial , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CARA, Daniel . Posfácio. São Paulo : Chiado Books , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • CARA, Daniel . Uma história em defesa do direito à educação. São Paulo : Chiado Books , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CARA, Daniel . Apresentação. São Paulo : Campanha Nacional pelo Direito à Educação , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CARA, Daniel . Apresentação. São Paulo : Campanha Nacional pelo Direito à Educação , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CARA, Daniel . The CAQi proposal. São Paulo : Campanha Nacional pelo Direito à Educação , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • CARA, Daniel . O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • CARA, Daniel ; LIMA, A. L. ; ZERBATO, A. P. ; OLIVEIRA, G. ; PEREIRA, J. E. . Nota Técnica: Colaboração da CoC Licenciaturas sobre o Complexo Integrado de Formação de Professores. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • CARA, Daniel . Parecer de Lauda de Professor Emérito da Faculdade de Educação da USP ao Prof. Dr. Vitor Henrique Paro. 2022 (Parecer)
    • CARA. D. ; ALVES, T. ; HOLANDA, B. ; PINTO, José Marcelino de Rezende ; PELLANDA, A. C. ; SANTOS, C. A. . O Sistema Híbrido e o Direito à Educação: acesso e equidade. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • CARA. D. ; PELLANDA, A. C. ; SANTOS, C. A. ; SENNA, F. V. S. ; XIMENES, S. ; LACÉ, A. M. . Novo Fundeb: em nome de um consenso que promova o direito à educação. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • RODRIGUES, R. ; CARA. D. ; PELLANDA, A. C. ; RODRIGUES, H. ; PELLANDA, P. ; SANTOS, C. A. ; SENNA, F. V. S. ; XIMENES, S. ; GARCEZ, L. ; CARREIRA, Denise . Elaboração do PL 4519/2020: regulamentação do Fundeb. 2020 (Elaboracao_de_projeto)
    • CARA. D. ; BEZERRA, F. ; RODRIGUES, R. . Elaboração da PEC 65/2019. 2019 (Elaboracao_de_projeto)
    • CARA. D. ; BARBERIA, L. ; PELLANDA, A. C. ; Et al. . Nota Técnica Brasil: não é hora de retomar as aulas presenciais nas escolas e é preciso garantir as condições adequadas para a oferta do ensino remoto emergencial. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. ; XIMENES, S. ; Et al. . Nota Técnica PL 5.595/2020, que torna educação atividade essencial, representa um risco à vida e aos profissionais da educação e deve ser rejeitado pelo Senado Federal. 2021 (Parecer)
    • CARA. D. ; PINTO, José Marcelino de Rezende ; FARENZENA, Nalú ; Et al. . É preciso proteger o financiamento da educação básica dos prejuízos da crise econômica. 2020 (Parecer)
    • CARA. D. ; PINTO, José Marcelino de Rezende ; ALVES, T. ; Et al. . Nota Técnica: Por que é imprescindível constitucionalizar o CAQ?. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. ; PELLANDA, A. C. ; AL., E. . Nota Técnica: Sugestões para o estabelecimento de um Fundeb capaz de colaborar com a consagração do direito à educação. 2020 (Parecer)
    • CARA. D. . Retorno seguro às atividades presenciais em escolas: parecer sobre a retomada das aulas presenciais em Juiz de Fora (MG). 2021 (Parecer)
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. ; SENNA, F. V. S. ; PELLANDA, A. C. ; LACÉ, A. M. ; XIMENES, S. . Política de vouchers para creche no ?Auxílio Criança Cidadã?, do Novo Bolsa Família, viola o direito à educação e não deve ser aprovado. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • CARA. D. ; PINTO, José Marcelino de Rezende ; FARENZENA, N. ; SANTOS, C. A. ; JACOMINI, M. A. ; ALVES, T. ; SENNA, F. V. S. ; CAMARGO, R. B. ; RODRIGUES, H. . PEC186/2019: cálculo das perdas para a educação nos Estados, Distrito Federal e Municípios com a desvinculação de recursos. 2021 (Relatorio_tecnico)
  • Apresentações de Trabalho: 65
    • CARA, Daniel . As Vítimas da Educação: O caso do Desaparecimento dos Alunos. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Saberes da experiência: possiblidades a partir da recomposição das aprendizagens. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O que não te contaram sobre o Novo Ensino Médio?. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Entraves à consagração do direito à educação no Brasil. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Entraves à consagração do direito à educação no Brasil. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Entraves à consagração do direito à educação no Brasil. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O direito à educação nos programas de governo de Lula, Bolsonaro, Simone Tebet e Ciro Gomes. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Gestão escolar, diálogo e interculturalidade: como construir pontes com a sociedade para uma educação inclusiva e de qualidade?. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Gestão Democrática na Educação Pública. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel ; LIBANEO, J. C. . Como promover uma escola justa? Por uma formação integral. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Palestra de abertura - Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es.. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Palestra de abertura - Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es.. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Palestra de abertura - Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es.. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Plano Municipal de educação: o que devemos fazer até 2024 e desafios para a terceira década. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Por que é preciso ir além das avaliações de larga escala para orientar a distribuição do ICMS?. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Infraestrutura das escolas: assegurar que os estabelecimentos de ensino possuam instalações físicas adequadas para o pleno exercício do direito à educação. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Por que o PL 573/2021 é um retrocesso?. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Por que não regulamentar o homeschooling (PL 1338/2022)?. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O fenômeno de descumprimento do Plano Nacional de Educação. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O fenômeno de descumprimento do Plano Nacional de Educação. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Tensões e disputas no processo de aprovação do Fundeb permanente para a educação e educação especial. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Por uma nova visão de política educacional: superando as reformas econômicas neoliberais. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel ; CARVALHO, J. S. F. ; GHANEM, E. ; PRADO, M. R. N. M. . Qualidade na educação e democracia. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel ; ABRUCIO, F. . Federalismo, Sistema Nacional de Educação e direito à educação: desigualdades, territórios e democracia. 2022 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Aula Inaugural dos Programas de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP: ?Educação Brasileira: da calamidade à esperança?. 2022 (Conferência)
    • CARA. D. . Em defesa da USP. 2020 (Conferência)
    • CARA. D. ; PELLANDA, A. C. ; SANTOS, C. A. . O Sistema Híbrido e o Direito à Educação: acesso, qualidade e equidade. 2019 (Conferência)
    • CARA. D. ; HOLANDA, B. ; ALVES, T. . Audiência Pública - Novo Fundeb: o sistema híbrido e o direito à educação: acesso e qualidade. 2019 (Conferência)
    • CARA. D. . Novo Fundeb e o federalismo: o sistema híbrido é a única alternativa justa para a distribuição de recursos do novo fundo da educação básica. 2019 (Conferência)
    • CARA. D. . Exposição em Audiência Pública: CAQ e Sinaeb no SNE. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . O centenário de Paulo Freire como inspiração para uma nova educação. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Palestra em Reunião de Trabalho da Câmara dos Deputados: retorno seguro às atividades presenciais. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Sessão Plenária - O Sistema Nacional de Educação como instrumento do direito à educação. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Sessão Plenária - O direito à educação e as comunidades escolares sob risco: é preciso rejeitar o PL 5595/2020. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Desafios da Educação Básica diante da Covid-19. 2020 (Conferência)
    • CARA. D. ; GUIMARAES, R. ; ANJOS, T. ; ARAUJO, G. . O direito à educação e a pandemia de Covid-19: antes, durante e depois. 2020 (Seminário)
    • CARA. D. ; LIRA, C. ; SAVIANI, D. ; LEHER, R. . Educação: desafios do nosso tempo. 2020 (Conferência)
    • CARA. D. . Como financiar a educação integral?. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . O direito à educação no Brasil: desafios e perspectivas. 2020 (Conferência)
    • CARA. D. . O novo FUNDEB e o controle Social. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . O direito à educação e a pandemia de Covid-19. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Live de Abertura ? Esperançar e resistir: dialogando com o pensamento de Paulo Freire. 2021 (Outra)
    • CARA. D. . A militarização das escolas no Brasil. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Debatedor: Educação e direitos humanos. 2021 (Simposio)
    • CARA. D. . A realidade da exclusão na pandemia: para além das estatísticas, impactos sobre escolas, docentes e estudantes. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Necessidades de inovações na educação. 2020 (Conferência)
    • CARA. D. . A pandemia e o controle social na educação: desafios pedagógicos e educacionais. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Aula Inaugural - Educação e cidadania: o papel das educadoras e dos educadores. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . Aula Inaugural: Educação, sociedade e pandemia. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. ; ROTHEN, J. C. ; COUTINHO, L. C. S. . Vidas, Educação e Ciência: os desafios da pesquisa em tempos de pandemia. 2021 (Conferência)
    • CARA. D. . The challenges of the right to education in the 21st century. 2020 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Políticas macroeconômicas, financiamento da educação e gestão financeira da escola. 2018 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Financiamento da educação básica e Plano Nacional de Educação. 2019 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Civil Society Organizations in International Educational Development. 2016 (Conferência)
    • CARA, Daniel . The Influence of Civil Society in Brazilian Public Education. 2016 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O lugar da Universidade na defesa do direito à educação. 2017 (Conferência)
    • CARA, Daniel . A construção de uma escola pública de qualidade em tempos de obscurantismo e cortes de gastos. 2019 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O direito de aprender e a exclusão escolar no Brasil. 2014 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O cenário da educação brasileira na atualidade. 2018 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Atuação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação: uma análise da atual situação política do Brasil. 2017 (Conferência)
    • CARA, Daniel ; SADER, E. . Mesa de abertura: análise de conjuntura internacional, nacional e educacional. 2013 (Conferência)
    • CARA, Daniel . A Reforma Tributária do Governo Lula (PEC 233/2008) e a Educação. 2008 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o financiamento da educação no Brasil. 2010 (Conferência)
    • CARA, Daniel . Gestão e financiamento de políticas educacionais em um regime de colaboração: a proposta do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). 2008 (Conferência)
    • CARA, Daniel . O papel dos grêmios estudantis na redução da violência: um breve relato da experiência do Projeto Grêmio em Forma. 2004 (Congresso)
    • CARA. D. . Opera Mundi: Qual o futuro da Educação?. 2021 Opera Mundi
    • CARA. D. ; CLARK, M. ; FINI, M. I. ; VINICIUS, T. . MyNews: Culpa do filho do porteiro? Daniel Cara e Maria Inês Fini comentam impacto da política de cotas na educação brasileira. 2021 MyNews
    • CARA. D. . TV 247: Daniel Cara: a revolução de Paulo Freire na Educação. 2021 TV 247
    • CARA. D. . Brasil de Fato: 'Estamos vivendo um apagão na educação brasileira'. 2021 Brasil de Fato
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Alunos da rede pública vivem a sensação de que 2020 será um ano letivo perdido. 2020 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - SP1: Creches fechadas deixam muitas famílias sem conseguir merenda para as crianças. 2020 TV Globo - SP1
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Percentual alto de alunos não tem acompanhado as aulas pela internet durante a pandemia. 2021 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Fundeb - Maia, líderes de partidos e governo buscam acordo para a votação do Fundeb. 2020 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Cerimônia marca a promulgação do novo Fundeb, que passa a ser permanente. 2020 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Especialistas destacam a importância do vínculo com a escola para o desenvolvimento infantil. 2021 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Hoje: Relatório do Banco Mundial revelou o impacto da pandemia na Educação do Brasil e de outros países da América Latina. 2021 TV Globo - Jornal Hoje
    • CARA. D. . TV Alesp: Daniel Cara disserta sobre a evasão escolar pós pandemia. 2021 TV Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo)
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Governo federal publica MP que possibilita acesso de estudantes de escolas particulares ao Prouni. 2021 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . TV Globo - Jornal Nacional: Iniciativas tentam recuperar estudantes que tiveram o aprendizado prejudicado pela pandemia. 2022 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA. D. . Jornal da USP: Educação, um dos maiores desafios para o desenvolvimento do País. 2021 Jornal da USP
    • CARA. D. . Jornal da USP: Mais que nunca, é preciso Paulo Freire. 2021 Jornal da USP
    • CARA. D. . Jornal da USP: Livro propõe alternativas ao teto de gastos no Brasil pós-pandemia. 2020 Jornal da USP
    • CARA. D. . Jornal da USP: Pandemia vs. Educação. 2021 Jornal da USP
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Desde 1934, só em ditaduras Brasil não teve gasto mínimo com educação. 2021 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: O que muda com o novo Fundeb aprovado na Câmara?. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Novo Fundeb vai tirar 46% das cidades de condição de subfinanciamento. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Gasto federal em educação cai desde 2016 e pressiona estados e municípios. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Internet não chega a 34% dos alunos da rede pública que fizeram Enem. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Governo torna Saeb anual para todas as séries e prevê seu uso para acesso à universidade. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Sem vacina, população não conseguirá brindar retorno à rotina, dizem especialistas. 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . O Estado de S. Paulo: Educação após a pandemia desafia próximo prefeito de São Paulo. 2020 O Estado de S. Paulo
    • CARA. D. . O Estado de S. Paulo: Após aprovação do Fundeb pelo Senado, desafio será elaborar lei de regulamentação. 2020 O Estado de S. Paulo
    • CARA. D. . O Estado de Minas: Daniel Cara: 'O Enem não está prejudicado, mas está sob risco'. 2021 O Estado de Minas
    • CARA. D. . O Globo: Estrutura de montagem do Enem consegue blindar prova de influência do governo, analisam especialistas. 2021 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Bolsonaro libera participação no Prouni de alunos de escolas privadas sem bolsa. 2021 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Professores e parlamentares pedem para que estudantes não boicotem o Enem neste domingo. 2021 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Enquanto tenta voucher em creche, governo Bolsonaro reduz verba para programa estruturante da educação infantil. 2021 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Sem acordo, votação para regulamentar Fundeb é adiada na Câmara. 2020 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Regulamentação do Fundeb vai focar em recurso para criação de novas vagas em creche. 2020 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: De escola bilíngue a salas sem estrutura, educação tem avanço desigual em cidades milionárias do petróleo. 2020 O Globo
    • CARA. D. . O Globo: Entenda o CAQ, mecanismo do novo Fundeb e por que ele provoca intenso debate entre educadores. 2020 O Globo
    • CARA. D. . Instituto Humanitas Unisinos: O ?investimento? federal no Fundeb vai sair das barrigas famintas dos alunos. Entrevista especial com Daniel Cara. 2020 Instituto Humanitas Unisinos
    • CARA. D. . Valor Econômico: Governo muda Prouni e especialistas veem descaracterização do programa. 2021 Valor Econômico
    • CARA. D. . Valor Econômico: Especialistas avaliam Enem e já demonstram preocupação com 2022. 2021 Valor Econômico
    • CARA. D. . Valor Econômico: Enem: Exame de 2022 está sob risco, diz educador Daniel Cara. 2021 Valor Econômico
    • CARA. D. . Valor Econômico: Demissões no Inep enfraquecem Enem e afetam confiabilidade do Saeb, dizem especialistas. 2021 Valor Econômico
    • CARA. D. ; CASTRO, M. H. G. . CBN: Debate: As escolas particulares podem voltar para o ensino presencial antes das escolas públicas?. 2021 CBN
    • CARA. D. . CBN: No Enem 2020, 'alternativa híbrida é a possível'. 2020 CBN
    • CARA. D. . CBN: É preciso salvar vidas antes de discutir a volta às aulas, diz educador. 2020 CBN
    • CARA. D. ; HOOGERBRUGGE, L. . CBN: Debate: 'A revisita do Fundeb virou uma revisão do pacto federativo no país'. 2020 CBN
    • CARA. D. . CBN: 'Bolsonaro quer doutrinar crianças e adolescentes por meio de uma base curricular'. 2020 CBN
    • CARA. D. . CBN: O ano de 2020 para a educação está perdido por causa da pandemia?. 2020 CBN
    • CARA. D. ; COSTIN, C. . CBN: Debate: Future-se. 2019 CBN
    • CARA. D. . Brasil de Fato: ?Esse vai ser um período mais do que perdido para a educação', afirma Daniel Cara (USP). 2020 Brasil de Fato
    • CARA. D. . Yahoo Notícias: ?Precisamos criar um mundo em que a economia esteja a serviço das pessoas?, diz Daniel Cara em evento internacional sobre o direito à educação. 2020 Yahoo Notícias
    • CARA. D. . Deutsche Welle (DW): Por que a extrema direita elegeu Paulo Freire seu inimigo. 2021 Deutsche Welle Brasil (DW Brasil)
    • CARA. D. . BBC Brasil: 'Peguei covid na volta às aulas presenciais': os riscos para professores na pandemia. 2021 BBC Brasil
    • CARA. D. . Correio Braziliense: Enem 2022 corre risco pela falta de itens no banco de questões. 2021 Correio Braziliense
    • CARA. D. . Plural: Os desafios de uma reforma contestada. 2021 Plural
    • CARA. D. . Journal 48: A ?já anunciada? crise das universidades federais. 2021 Journal 48
    • CARA. D. . CEE-Fiocruz: A Educação pós-pandemia ? Daniel Cara: ?Construir a política de educação junto com os educadores é inegociável?. 2021 Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)
    • CARA. D. . TV 247: 'Parem de comparar escola com bar ou shopping', pede Daniel Cara, professor da USP. 2021 TV 247
    • CARA. D. . Opera Mundi: 'Pilar da educação deve ser a escola pública', afirma Daniel Cara. 2021 Opera Mundi
    • CARA. D. ; MOLL, J. ; GABROWSKI, G. ; SAWARIS, G. . Observatório do Ensino Médio (UFRGS): Ciclo de debates sobre a Reforma do Ensino Médio. 2021 Observatório do Ensino Médio (UFRGS)
    • CARA, DANIEL ; ROMAO, W. M. . IFCH UNICAMP (Canal do Youtube): Live: O fenômeno do descumprimento do Plano Nacional de Educação. 2021 IFCH UNICAMP (Canal do Youtube)
    • CARA. D. . UOL: Professor da USP: Escolas não têm infraestrutura para distanciamento social. 2020 UOL
    • CARA. D. . TV Cultura - Jornal da Tarde: Ministro da Educação nega interferência no ENEM. 2021 TV Cultura - Jornal da Tarde
    • CARA. D. . TV Cultura - Jornal da Cultura: Jair Bolsonaro ataca Enem mais uma vez. 2021 TV Cultura - Jornal da Cultura
    • CARA. D. . TV Cultura - Jornal da Cultura: Presidente Jair Bolsonaro volta a criticar o Enem. 2021 TV Cultura - Jornal da Cultura
    • CARA. D. . TV Globo - SP1: Enem 2021: Inep deve dar explicações à Justiça sobre segurança do exame. 2021 TV Globo - SP1
    • CARA. D. . ICL: Ouse Educar! Qual o futuro da educação?. 2022 YouTube - Instituto Conhecimento Liberta (ICL) / Seminários de Educação e Sociedade
    • CARA. D. . TV Cultura - Jornal da Cultura: Bolsonaro promete reajuste salarial de 33% para professores da educação básica. 2022 TV Cultura - Jornal da Cultura
    • CARA. D. . TV Cultura - Jornal da Tarde: Prefeitos tentam reverter o ajuste salarial para professores da rede pública anunciado por Bolsonaro. 2022 TV Cultura - Jornal da Tarde
    • CARA. D. . Revista Exame: Aumento para professores: de onde veio a lei e até onde vai a discussão. 2022 Revista Exame
    • CARA. D. . Carta Capital: Especialistas acusam Bolsonaro de politizar o piso salarial de professores. 2022 Carta Capital
    • CARA. D. . Deutsche Welle (DW): Novo Ensino Médio começa sob questionamentos e críticas. 2022 Deutsche Welle (DW)
    • CARA. D. . TV Global - Jornal Hoje: Censo escolar: pandemia prejudica aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental. 2022 TV Globo - Jornal Hoje
    • CARA. D. . SBT Brasil: INEP divulga 1ª etapa do censo escolar. 2022 SBT - SBT Brasil
    • CARA. D. . Rede Brasil Atual: Congresso pode votar medida de Bolsonaro que desvirtua o Prouni. 2022 Rede Brasil Atual
    • CARA, Daniel . Folha de S. Paulo: Novo ensino médio começa sob questionamentos e críticas. 2022 Folha de S. Paulo
    • CARA, Daniel . Rede Brasil Atual: Retorno presencial às aulas. 2022 Rede Brasil Atual
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal Hoje: Mais de cinco mil alunos paulistanos estão sem vaga para o 1º ano do fundamental. 2022 TV Globo - Jornal Hoje
    • CARA, Daniel ; ROITMAN, I. . Entrevista a Isaac Roitman ? Movimento 2022/2030 'A participação dos jovens é fundamental para a construção de um novo mundo?. 2022 Movimento 2022/2030 (UnB) YouTube
    • CARA, Daniel . TV Cultura - Opinião: Escolas X Pandemia. 2022 TV Cultura - Opinião
    • CARA, Daniel . Podcast da Folha de S. Paulo - Folha na Sala: debate desafio de ensinar um Brasil que passa fome. 2022 Folha de S. Paulo - Folha na Sala
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal Nacional: Brasileiros fluentes em inglês conseguem ganhar mais que o dobro no início da carreira. 2022 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA, Daniel . UOL: Pastores no MEC: Ministros bolsonaristas da Educação são os piores da história. 2022 UOL
    • CARA, Daniel . Carta Capital: De olho nas eleições, Bolsonaro troca cabeças do MEC e Petrobras | Direto da Redação. 2022 Carta Capital
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal Nacional: Estudantes tentam recuperar aprendizado atrasado pela pandemia. 2022 TV Globo - Jornal Nacional
    • CARA, Daniel . Podcast Eduquê: Paulo Freire: ?O Patrono?. 2022 Podcast Eduquê
    • CARA, Daniel . Século Diário: No campo, 'reordenamento' da rede significa fechar escolas, denuncia MST. 2022 Século Diário
    • CARA, Daniel . TV Globo - Bom Dia Brasil - Prouni passa a ser ampliado para estudantes de escolas particulares; entenda a mudança. 2022 TV Globo - Bom Dia Brasil
    • CARA, Daniel . TV Bandeirantes: Computadores estão parados nas escolas da Capital. 2022 TV Bandeirantes
    • CARA, Daniel . Rádio Debate: Educação e Democracia. 2022 Rádio Debate
    • CARA, Daniel . TV Globo - SP1: Faltam vagas em escolas da Zona Sul de SP. 2022 TV Globo - SP1
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal da Globo: MEC divulga testes feitos com alunos do ensino fundamental e a realidade é preocupante. 2022 TV Globo - Jornal da Globo
    • CARA, Daniel . Brasil 247 - Boletim 247: Daniel Cara explica o ensino domiciliar (homeschooling). 2022 Brasil 247
    • CARA, Daniel . Veja: Os temas que deveriam pautar o debate eleitoral na visão dos especialistas. 2022 Veja
    • CARA, Daniel . Carta Capital: Disparates Verde Oliva: O 'plano' do Partido Militar contra a educação pública e o SUS | Direto da Redação. 2022 Carta Capital
    • CARA, Daniel . MyNews: Daniel Cara comenta e critica proposta de mensalidade nas universidades públicas. 2022 MyNews
    • CARA, Daniel . Balbúrdia USP: ?Não existe limite para o aprendizado. E é claro que é possível recuperar o ?tempo perdido? [na pandemia]?, diz Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP.. 2022 Balbúrdia USP
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal Hoje: CGU aponta prejuízo ao patrimônio público nas contas de 2021 do FNDE. 2022 TV Globo - Jornal Hoje
    • CARA, Daniel . Rede Brasil Atual: Bolsonaro sanciona teto do ICMS de combustíveis, mas veta compensação para saúde e educação. 2022 Rede Brasil Atual
    • CARA, Daniel . TV Cultura - Jornal da Cultura: Corte tenta acomodar teto de gastos: universidades correm o risco de fechar. 2022 TV Cultura - Jornal da Cultura
    • CARA, Daniel . Correio 24hs: Formação crítica nas escolas: ?O problema é o objetivo da educação?, defende Daniel Cara. 2022 Correio 24hs
    • CARA, Daniel . Isto É:Crise na educação faz o Brasil retroceder pelo menos dez anos. 2022 Isto É
    • CARA, Daniel ; STABILE, A. . O POVO: Políticas públicas para a educação. 2022 O POVO
    • CARA, Daniel . SINESP Diálogos: PL 573 desestrutura a política pública de Educação - Mesa redonda com Daniel Cara e Eliseu Gabriel. 2022 Sinesp
    • CARA, Daniel . Folha de S. Paulo: Ricardo Nunes propõe pagar mensalidade de alunos para manter Liceu Coração de Jesus. 2022 Folha de S. Paulo
    • CARA, Daniel ; KRENAK, A. ; BELI, B. ; OLIVEIRA, C. ; MARANHAO, J. ; TEMPORAO, J. G. ; REGIA, M. ; BATISTA JR., P. N. ; DOWBOR, L. . Rede Brasil Atual: Cidadania, participação, pobreza, violência, submissão. Qual independência o Brasil comemora hoje?. 2022 Rede Brasil Atual
    • CARA, Daniel . Estado de S. Paulo: Melhora da alfabetização de crianças envolve plano de ação e aulas extras, avaliam especialistas. 2022 Estado de S. Paulo
    • CARA, Daniel ; MOURA, M. ; MARTINS, D. ; GALVAO, R. . Domingo na Fórum: O que precisa para o Brasil ser o país da Ciência e Tecnologia?. 2022 Revista Forúm
    • CARA, Daniel . Exame: Resiliência das escolas e desafios da recuperação: os 5 destaques no Ideb. 2022 Exame
    • CARA, Daniel . Reporter Diário: Candidatos ignoram melhorar estrutura das escolas e combater evasão de alunos. 2022 Reporter Diário
    • CARA, Daniel . Rede Brasil Atual: Queda no aprendizado dos estudantes só não foi maior por conta dos professores, afirma educador. 2022 Rede Brasil Atual
    • CARA, Daniel . Revista Fórum: Entrevista com Daniel Cara e Socorro Nunes. 2022 Revista Fórum
    • CARA, Daniel . Revista Fórum: Educação no Brasil pós pandemia, pós-Bolsonaro. 2022 Revista Fórum
    • CARA, Daniel . Extra Classe: Orçamento do MEC pode perder R$ 7,8 bilhões em 2023. 2022 Extra Classe
    • CARA, Daniel . Século Diário: Dia do Professor é de reflexão sobre condições de trabalho. 2022 Século Diário
    • CARA, Daniel . Recontaí - GraphoGame: App de alfabetização defendido por Bolsonaro é picaretagem, afirma professor da USP. 2022 Recontaí
    • CARA, Daniel . Correio Braziliense: Especialistas contestam eficácia de aplicativo de alfabetização. 2022 Correio Braziliense
    • CARA, Daniel . TV Cultura - Jornal da Cultura: Reforço escolar para recuperar a aprendizagem. 2022 TV Cultura - Jornal da Cultura
    • CARA, Daniel . TV Globo - Jornal da Globo: Universidades particulares tem hoje mais alunos fazendo cursos à distância do que presenciais. 2022 TV Globo - Jornal da Globo
    • CARA, Daniel . O Globo: Núcleo de educação pede a Haddad formação de professores e revisão da política de alfabetização como prioridades. 2022 O Globo
    • CARA, Daniel . O Globo: Equipe de Educação de Lula descarta novos acordos para escolas cívico-militares. 2022 O Globo
    • BOTO, C. ; CARA, Daniel . Diálogos na USP: Brasil e os desafios na Educação em 2023. 2022 Rádio USP / Canal da USP no YouTube
    • CARA, Daniel . Folha de S. Paulo - Após ataque no ES, governo de transição de Lula quer discutir violência nas escolas. 2022 Folha de S. Paulo
    • CARA, Daniel . UOL: PEC da Transição, multa ao partido de Bolsonaro, Sakamoto e Joel ao vivo e mais notícias | UOL News. 2022 UOL
    • CARA. D. . Brasil 247: 'Manter a reforma do ensino médio, sob qualquer aspecto, é uma violência contra professores e estudantes', diz Daniel Cara. 2023 Brasil 247
    • CARA. D. . Ponte: Imprensa é corresponsável pelos ataques em escolas, diz Daniel Cara. 2023 Ponte
    • CARA. D. . Instituto Humanitas Unisinos: Novo Ensino Médio e as estranhas relações entre governo, fundações e associações empresariais. Entrevista especial com Daniel Cara. 2023 Instituto Humanitas Unisinos
    • CARA. D. . Opera Mundi: Por que revogar o Novo Ensino Médio: Daniel Cara no 20 Minutos. 2023 Opera Mundi
    • CARA. D. . Pauta Pública: O que está em jogo no novo Ensino Médio? ? com Daniel Cara. 2023 Pauta Pública
    • CARA. D. . Carta Capital: Não se trata de ?se?, mas de ?quando? vai ocorrer um novo ataque em escola, diz Daniel Cara. 2023 Carta Capital
    • CARA. D. . Rádio Nacional: Em entrevista, professor explica suspensão do Novo Ensino Médio. 2023 Rádio Nacional
    • CARA. D. . Extra Classe: Ataques a escolas aproximam Brasil do que há de pior na cultura norte-americana, diz educador. 2023 Extra Classe
    • CARA. D. . Revista Fórum: Novo Ensino Médio: ?A situação não está nada resolvida?, explica Daniel Cara. 2023 Revista Fórum
    • CARA. D. . Instituto Humanitas Unisinos: ?Jair Messias Bolsonaro tirou o MEC da tomada e plugou na tomada da guerra cultural bolsonarista?. Entrevista especial com Daniel Cara. 2023 Instituto Humanitas Unisinos
    • CARA. D. . Brasil 247: 'Projeto da Fundação Lemann é a privatização da educação', diz Daniel Cara. 2023 Brasil 247
    • CARA. D. . Opera Mundi: Qual o rumo da educação? Breno Altman entrevista Daniel Cara no 20 Minutos. 2023 Opera Mundi
    • CARA. D. . Revista Fórum: Daniel Cara: é preciso pressionar governo Lula para revogar Novo Ensino Médio. 2023 Revista Fórum
    • CARA. D. . CBN, Globo: 'Essa geração está envelhecendo na lógica da violência', diz educador. 2023 CBN, Globo
    • CARA. D. . Jornal da USP: Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência. 2023 Jornal da USP
    • CARA. D. . CBN, Globo: 'Tragédia em escola poderia ter sido evitada se governo tivesse mais responsabilidade', diz professor. 2023 CBN, Globo
    • CARA. D. . EPSJV/Fiocruz: O que esperar do novo governo?. 2023 EPSJV/Fiocruz
    • CARA. D. . BBC News Brasil: Ataque a escola: adolescentes são mais vulneráveis a ideologias extremistas?. 2023 BBC News Brasil
    • CARA. D. . Três Passos News: Discurso de ódio avança nas redes, amplia temor em escolas e aciona alerta na sociedade. 2023 Três Passos News
    • CARA. D. ; SANTOS, C. A. . O Globo: Covid-19: especialistas discutem rumos da educação brasileira após fim do isolamento social. 2020 O Globo
    • CARA. D. . Folha de São Paulo: Escola precária não vai garantir educação de qualidade em escala - Entrevista com Daniel Cara (USP). 2020 Folha de São Paulo
    • CARA. D. . Carta Capital: ?A educação no Brasil só vai respirar quando Bolsonaro deixar a presidência?.... 2020 Carta Capital
    • CARA, Daniel . O Povo: GraphoGame: aplicativo não é capaz de alfabetizar crianças como método isolado. 2022 O Povo
    • CARA, Daniel ; Araújo, Luiz . Por que 7% do PIB para a educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade. 2011
    • CARA, Daniel ; LAFRAIA, B. ; ALVES, T. B. ; NEVES, P. . Caderno Grêmio em Forma, 2a. Edição. 2005 (Material didático)
    • CARA, Daniel ; LAFRAIA, B. ; ALVES, T. B. ; NEVES, P. . Guia Grêmio em Forma. 2005 (Material didático)
    • CARA, Daniel . Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar. 2023 (Cartilha)
    • Nome do projeto: Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos (2011 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CARA, Daniel , NASCIMENTO, Iracema , GAUTO, M. F. .
      Descrição: É uma iniciativa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Open Society Foundations. O objetivo do Programa é fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na incidência política pela garantia do direito à educação nos países envolvidos. Participam Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
    • Nome do projeto: Financiamento da educação no Brasil: Fundeb, PNE, Custo Aluno-Qualidade (CAQ) e Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) (2011 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , Araújo, Luiz , NASCIMENTO, Iracema , PINTO, José Marcelino de Rezende , PELLANDA, A. C. , SANTOS, C. A. .
      Descrição: A partir de análises de comportamento demográfico e capacidade orçamentária do Estado Brasileiro, este esforço investigativo busca dimensionar qual é o patamar de investimento público em educação necessário para se universalizar o acesso à educação pública de qualidade.
    • Nome do projeto: Custo Aluno-Qualidade Inicial: Rumo à Educação Pública de Qualidade (2002 - 2007
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CARA, Daniel , NASCIMENTO, Iracema , PINTO, José Marcelino de Rezende , GOUVEIA, Andréa Barbosa , CARREIRA, Denise .
      Descrição: Por meio de oficinas, seminários, além da análise de dados quantitativos oriundos de pesquisas sobre o gasto público em educação, custo-aluno/ano, condições de infra-estrutura das escolas, número de alunos por turma, salário inicial e política de carreira para os profissionais da educação, esta iniciativa buscou calcular o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) como um instrumento para determinar o investimento necessário para o Brasil universalizar um padrão mínimo de qualidade.
    • Nome do projeto: Aperfeiçoamento e divulgação do mecanismo do Custo Aluno-Qualidade Inicial (2006 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CARA, Daniel .
    • Nome do projeto: Insumos técnicos e estatísticos para as ações de incidência política da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2006 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CARA, Daniel , NASCIMENTO, Iracema .
    • Nome do projeto: Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação Integral: avançando rumo ao direito à educação pública de qualidade no Brasil Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação Integral: avançando rumo ao direito à educação pública de qualidade no Brasil Custo Aluno- (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , NASCIMENTO, Iracema , PINTO, José Marcelino de Rezende , GOUVEIA, Andréa Barbosa , FARENZENA, Nalú , AMARAL, Nelson Cardoso , GEMAQUE, Rosana , SANTANA, Wagner , ENGE, Janine Schultz , MORAIS, Carolina Farias .
      Descrição: O projeto buscou formular uma primeira proposta para o cálculo do CAQiTI (Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação de Tempo Integral). Com base na metodologia do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), desenvolvida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O objetivo era produzir um estudo específico sobre os custos reais dos insumos necessários para a implementação da educação integral em todas as etapas da educação básica. Foram visitadas 35 unidades escolares em 18 municípios de 12 Estados e no DF.
    • Nome do projeto: Fundeb pra Valer! Financiamento da educação, valorização dos profissionais da educação e controle social (2004 - 2007
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: CARA, Daniel , NASCIMENTO, Iracema .
      Descrição: Com base na análise de dados quantitativos e qualitativos, investigação bibliográfica e outras informações trabalhadas, o projeto busca subsidiar as ações de incidência política da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação na criação e regulamentação do Fundeb, utilizando como referência primordial o mecanismo do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial).
    • Nome do projeto: Participação e controle social no PNE 2014-2024 (2011 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , ALMEIDA, J. L. A. .
      Descrição: Analisar a participação da sociedade civil na tramitação do novo PNE
    • Nome do projeto: Austeridade, ultraliberalismo e o ultrarreacionarismo: entraves ao direito à educação (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , PELLANDA, A. C. .
      Descrição: Analisar os impactos do ultrarreacionarismo e do ultraliberalismo na educação pública brasileira, a partir do processo de impeachment de Dilma Rousseff
    • Nome do projeto: Fundeb: A questão econômica e o financiamento do direito à educação - estudo sobre o conteúdo e a tramitação do novo Fundeb e o impacto da incidência dos atores sociais na tramitação da matéria (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , LOPES, J. Z. F. , GLUZ, M. P. , SANTOS, R. B. C. E. , QUEIROZ, B. C. , IVANAGA, R. A. .
      Descrição: Analisar a tramitação do novo Fundeb sob o prisma dos entraves de interesse econômico impostos à matéria, em que pese a urgência na aprovação e regulamentação do novo fundo da educação básica. Para tanto, será investigada a participação dos atores sociais e políticos na construção do novo fundo de financiamento da educação.
    • Nome do projeto: Reformas educacionais: possibilidades e entraves ao direito à educação - crítica à austeridade econômica, ao ultraliberalismo e ao ultrarreacionarismo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , LLAGOSTERA, I. G. , MARCAL, C. C. S. , BEZERRA, P. A. B. , SOARES, M. G. F. , PERINI, R. L. S. .
      Descrição: Analisar como as reformas educacionais contemporâneas obstruem o direito à educação, sob domínio da austeridade econômica, ultraliberalismo e ultrarreacionarismo.
    • Nome do projeto: Novo Ensino Médio: impacto das reformas educacionais na qualidade da educação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , PEREIRA, M. M. , SOUSA, J. A. , SILVA, D. C. , NASCIMENTO, J. L. O. .
      Descrição: Analisar o impacto das reformas educacionais no Ensino Médio (Novo Ensino Médio)
    • Nome do projeto: Impactos da pandemia de Covid-19 na educação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel .
      Descrição: Analisar os impactos da pandemia de Covid-19 na educação
    • Nome do projeto: Economia da educação, políticas educacionais e financiamento da educação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , DIETRICH, J. N. .
      Descrição: Analisar a inter-relação entre a economia, as políticas educacionais e o financiamento da educação, bem como estudar a efetividade das políticas públicas de ensino-aprendizagem.
    • Nome do projeto: Curso Livre de Políticas Públicas Educacionais e Fundamentos Econômicos da Educação (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARA, Daniel , LOPES, J. Z. F. , EMIDIO, S. N. , TAROSSI, I. S. , BARBOSA, G. S. , LIMA, C. P. .
      Descrição: Este projeto representa uma primeira estratégia de divulgação científica, cultura e extensão. O objetivo é oferecer o ?Curso Livre de Políticas Públicas Educacionais e Fundamentos Econômicos da Educação?, cujo conteúdo será uma síntese das disciplinas que eu leciono na USP: Política e Organização da Educação Brasileira e Fundamentos Econômicos da Educação. Quando concluído, o curso será oferecido em formato de áudio e vídeo, disponibilizado gratuitamente pela Internet em plataformas populares.
    • Nome do projeto: Comunidade de aprendizado em Economia da Educação (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARA, Daniel , SANTOS, R. B. C. E. .
      Descrição: Estimular a criação de uma comunidade de aprendizado em economia da educação, colaborando com a criação de um campo de pesquisa em uma área de investigação extremamente relevante no mundo, mas secundarizada no Brasil.
    • Nome do projeto: O impacto da Covid-19 na educação (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARA, Daniel , GLUZ, M. P. , LLAGOSTERA, I. G. , MARCAL, C. C. S. , BEZERRA, P. A. B. .
      Descrição: Estabelecer parcerias com unidades escolares para colaborar no enfrentamento da pandemia, auxiliando a busca de alternativas à exclusão e ao abandono escolar, ao déficit de aprendizagem e às dificuldades de permanência e fluxo.
    • Nome do projeto: Federalismo e Educação Básica no Brasil: atores e disputas na configuração do Sistema Nacional de Educação e do Regime de Colaboração (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , ARAUJO, G. C. de .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo contribuir com os debates sobre federalismo e educação no Brasil, a partir da reflexão sobre as proposições e disputas relacionadas ao processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração, considerando o período a partir de 2009, dando continuidade à pesquisa Regulamentação e Implementação do Sistema Nacional de Educação no Brasil: Relações Intergovernamentais para a Garantia da Educação, financiada pelo CNPq, a partir do Edital Universal no 1/2016 (Processo 427959/2016-0). O recorte temporal advém da Emenda Constitucional 59/2009 que modificou o caput do Artigo 214 prevendo que lei própria deve estabelecer o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o SNE e o regime de colaboração. Dessa forma, problematiza-se as relações intergovernamentais na oferta educacional a partir da análise do processo de proposição de instrumentos normativos e políticas educacionais nas perspectivas jurídicas, econômicas e políticas; com a intenção de revelar os processos de privatização lato sensu na oferta educacional a partir dos interesses e da atuação dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do SNE e do Regime de Colaboração. A análise contará com as contribuições weberianas e gramscianas como subsídio teórico para a compreensão dos conceitos de Política, Estado, Hegemonia e Aparelho Privado de Hegemonia, bem como as contribuições de John Kingdon para compreender a formulação de políticas públicas como um conjunto de processos que contam com a participação de diferentes atores sociais. O percurso metodológico é caracterizado pela pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semi-estruturadas com consultores legislativos e parlamentares do Congresso Nacional diretamente envolvidos com a matéria. No decorrer da pesquisa espera-se gerar impactos no sentido de aprimoramento do conhecimento científico no campo das políticas educacionais, dando fundamentação para mudanças estruturais necessárias na organização dos sistemas de ensino no contexto federativo brasileiro que levem em conta normas de cooperação (Art. 23) e o Regime de Colaboração (Art. 211) inscritos na CF de 1988. Palavras-Chave: Federalismo e políticas educacionais. Privatização da Educação, Sistema Nacional de Educação. Regime de Colaboração. Movimento de Reforma Empresarial da Educação no Brasil.
    • Nome do projeto: Regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação no Brasil: relações intergovernamentais para a garantia do direito à educação (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARA, Daniel , ARAUJO, G. C. de .
      Descrição: Contemplado na Faixa B da CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016 com financiamento a partir de junho de 2017, o projeto foi registrado na PRPPG/Ufes sob o número 6721/2015. Trata-se de um subprojeto do Projeto Base "Federalismo e Políticas Educacionais". Este subprojeto tem por objetivo analisar os debates, as proposições e as disputas do processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do regime de colaboração (RC), que servirá de base para a sua articulação, a partir das determinações da Emenda Constitucional 59/2009 e da meta 20.9 do Plano Nacional de Educação (PNE). Será utilizada a sociologia compreensiva de Max Weber para a análise da ação social, de forma a obter explicações das causas, do processo e dos efeitos, enfim do processo de regulamentação e de implementação do Sistema Nacional de Educação no país.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Campanha Nacional pelo Direito à Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2020 ).
        Outras informações: Coordenador Geral
    • Insumos para o debate:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2020 ).
        Outras informações: Revista da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
    • Global Campaign for Education:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Board Member
    • Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Miembro del Comité Directivo
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2021 ).
        Outras informações: Conselheiro do Conselho Universitário (Consu), no qual ocupei a cadeira de representante da Comunidade Externa de forma voluntária, pautado pelo interesse e compromisso público e sem qualquer tipo de provento ou remuneração.
        Outras informações: Conselheiro do Consu
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • EDUCAÇÃO & SOCIEDADE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • EDUCAÇÃO E PESQUISA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade Federal do Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - 2021 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador de projeto de pesquisa
        Outras informações: Pesquisador colaborador voluntário