Não autenticado |

Maria de Lourdes Rossi Remenche

    • Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Curitiba), com pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UM - PT). Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Estudos da Linguagem (UEL), Especialista em Língua Portuguesa (UEL) e Graduada em Letras Vernáculas e Anglo (UEL). A pesquisadora é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens/PPGEL, líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), e desenvolve pesquisas na área de Discurso, Letramentos Críticos, Multiletramentos, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.

       

      Links:    

    • (Multi)Letramentos: As práticas de leitura e escrita na cibercultura
    • Estudos discursivos e produção de sentido
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; DIONISIO, M. L. . Ler e Escrever na Cibercultura: concepções e práticas. Campinas : Editora Pontes, 2021 . 283p. ISBN: 9786556372167.
    • REMENCHE, M. L. R. ; FERREIRA, M. C. . Estudo: memória, diálogos e identidades. Curitiba : CNSR, 2017 . 252p. ISBN: 9788568374030.
    • REMENCHE, M. L. R. ; FERREIRA, M. C. . Interação: eu, o outro e o mundo. Curitiba : Nossa Senhora do Rosário, 2015 . 192p. ISBN: 9788568374016.
    • REMENCHE, M. L. R. . Sabores do Brasil: Leituras, experiências e aprendizagens. CURITIBA : CNSR, 2014 . 127p. ISBN: 9788568374009.
    • REMENCHE, M. L. R. . Linguagem jurídica e Terminologia: os sentidos do texto. Curitiba : Appris, 2013 . 213p. ISBN: 9788564561939.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVA . Projeto Marista para o Ensino Fundamental. São Paulo : FTD, 2010 . 222p. ISBN: 9788532275141.
    • OLIVEIRA, A. A. ; REMENCHE, M. L. R. . Projeto Marista para o Ofício do Aluno. São Paulo : FTD, 2010 . 207p. ISBN: 9788532272546.
    • ROHLING, N. ; ABILA, F. ; REMENCHE, M. L. R. . Memorias del refugio: la (re)construcción identitaria de una venezolana en Brasil REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 2 , p. 110 - 128 , 2023. ISSN: 24479543.
    • REMENCHE, M. L. R. ; DALDEGAN, M. C. . A memetização do eu: uma reflexão sobre identidades/identificações nas redes sociais RE-UNIR , v. 10 , p. 33 - 48 , 2023. ISSN: 25944916.
    • MONTARGIL, GILMAR ; REMENCHE, M. L. R. . Construindo sombras com 'Ïdeologia de Gênero': deslizamentos discursivos em postagens no Twitter de atores da Nova Direita InTexto , v. 55 , p. 124033 - , 2023. ISSN: 18078583.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . Análise linguística/semiótica no campo jornalístico-midiático: percursos de letramento crítico LINGUE E LINGUAGGI (ITÁLIA) , v. 57 , p. 205 - 222 , 2023. ISSN: 22390367.
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . A infografia pela ótica do Círculo de Bakhtin: cronotopo, dialogismo e infográfico como gênero do discurso INFODESIGN (SBDI. ONLINE) , v. 14 , p. 1 - 28 , 2022. ISSN: 18085377.
    • MONTARGIL, GILMAR ; REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI . Polifonia queer nos roleplays de LuCroft LETRÔNICA , v. 14 , p. e42552 - , 2021. ISSN: 19844301.
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . MEMÓRIA DISCURSIVA MOBILIZADA EM GÊNEROS VERBO-VISUAIS: análise do discurso francesa em memes da Page Historical Footage Made in Brazil REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC , v. 12 , p. 6 - , 2021. ISSN: 21799938.
    • VOGELMANN, T. ; REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . Game on: a contribuição dos jogos digitais para os letramentos revista humanidades digitais , v. 3 , p. s/p - , 2021. ISSN: 2184562X.
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . INTERAÇÕES DISCURSIVAS NAS STREAMS DE SAMIRA CLOSE ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA , v. 26 , p. 36 - , 2021. ISSN: 24467006.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; MONTARGIL, GILMAR . Camperando a linguagem Letras de Hoje , v. 56 , p. 668 - 685 , 2021. ISSN: 01013335.
    • NUNES, E. A. M. ; REMENCHE, M. L. R. . O RISO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE A COVID19: ANÁLISE DO GÊNERO MEME Letra Magna (Online) , v. 28 , p. 88 - 106 , 2021. ISSN: 18075193.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; MONTARGIL, GILMAR . A verbo-visualidade na infografia jornalística: uma análise na perspectiva sociossemiótica TEXTO DIGITAL (UFSC) , v. 17 , p. 46 - 73 , 2021. ISSN: 18079288.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MONTARGIL, G. ; ROHLING, N. . Upando com meninas empoderadas identidades mobilizadas em práticas discursivas nas streams de Samira Close Autores REVISTA CONTRACAMPO , v. 42 , p. xxx - , 2021. ISSN: 22382577.
    • LOPES, L. D. N. S. ; REMENCHE, M. L. R. . DES(COLECIONAR) GÊNEROS DISCURSIVOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES: DA BNCC AO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA Contra Corrente , v. 16 , p. 22 - , 2021. ISSN: 25254529.
    • SANTOS, C. J. L. ; REMENCHE, M. L. R. . A figuração de paradigmas emergentes na literatura infantojuvenil: análise de A terra dos meninos pelados Revista de Letras , v. 23 , p. 1 - 16 , 2021. ISSN: 21795282.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; OLIVEIRA, L. D. . DESLIZAMENTOS DOS SUJEITOS DA VIDEOAULA YOUTUBIANA: DO PROFESSOR AO PRODUTOR DE CONTEÚDO Letra Magna (Online) , v. 16 , p. 1 - , 2020. ISSN: 18075193.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; MACHADO, PAULO HENRIQUE ; ROHLING, NÍVEA . Discursividades sobre identidade, sexualidade e feminismo em redes sociais REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 28 , p. 1 - 15 , 2020. ISSN: 18069584.
    • MACHADO, P. H. ; REMENCHE, M. L. R. ; FERREIRA, E. A. G. R. . Leitura de book app de literatura infantil na perspectiva dos multiletramentos Revista de Letras , v. 22 , p. 1 - , 2020. ISSN: 21795282.
    • OLIVEIRA, L. X. ; REMENCHE, M. L. R. . English TeachinginCyberculture: A Brief Analysis 1022161/jhed , v. 2 , p. 233 - 244 , 2020. ISSN: 25818651.
    • MACHADO, PAULO HENRIQUE ; REMENCHE, M. L. R. . PRÁTICAS MULTILETRADAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA INFÂNCIA PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 14 , p. 139-153 - 153 , 2019. ISSN: 19839979.
    • PINHEIRO DA SILVEIRA, ANA PAULA ; ROSSI REMENCHE, MARIA DE LOURDES . LER E NAVEGAR NA ROTA DO INFERNO DE DANTE DIACRITICA , v. 34 , p. 154 - 172 , 2020. ISSN: 08708967.
    • MACHADO, PAULO HENRIQUE ; REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI . A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA INFÂNCIA DIACRITICA , v. 34 , p. 95 - 121 , 2020. ISSN: 08708967.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 22 , p. 982 - , 2019. ISSN: 19832400.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SIPPEL, J. . A Escrevivência de Conceição Evaristo como Reconstrução do Tecido da Memória CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 20 , p. 36 - 51 , 2019. ISSN: 21794790.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, M. E. W. . Leitura e escrita em fanfic: deslocamentos do leitor ao jogador DESENREDO , v. 15 , p. 213 - , 2019. ISSN: 22365400.
    • MATSUDA, A. A. ; REMENCHE, M. L. R. . A TRAMA E A URDIDURA: PERCURSOS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO RAÍDO (ONLINE) , v. 13 , p. 555 - 571 , 2018. ISSN: 19844018.
    • ROCHA, J. E. ; REMENCHE, M. L. R. . Ditadura Militar e Memória Discursiva: uma análise a partir do gênero Meme Letra Magna (Online) , v. 14 , p. 570 - 585 , 2018. ISSN: 18075193.
    • ROHLING, NÍVEA ; REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; BORTOLOTTO, NELITA . MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E NARRATIVAS DE RESISTÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 18 , p. 413 - 429 , 2018. ISSN: 19824017.
    • GUILHERME, M. L. F. ; REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . Discursos sobre o uso do nome social de pessoas Trans* em comentários online CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE , v. 20 , p. 33 - 52 , 2019. ISSN: 21794790.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . Leitura e produção do livro de literatura infantil: do analógico ao digital TRAVESSIAS , v. 11 , p. 158-177 - 177 , 2017. ISSN: 19825935.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . Aos olhos de uma criança: o videoclipe como prática de letramento Interdisciplinar , v. 27 , p. 107-120 - 120 , 2017. ISSN: 19808879.
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . O horizonte valorativo em enunciados do gênero comentário online: uma escuta dialógica Fórum Linguistico (Online) , v. 13 , p. 1460-1475 - , 2016. ISSN: 19848412.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . A Divina Comédia em HQ: uma abordagem semiótica Raído (Online) , v. 9 , p. 15-29 - , 2015. ISSN: 19844018.
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . Concepções de análise linguística na formação inicial de professor de Língua Portuguesa Fórum Linguistico (Online) , v. 12 , p. 827-843 - , 2015. ISSN: 19848412.
    • REMENCHE, M. L. R. . A PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO CIBERESPAÇO: DESAFIOS PARA OS NOVOS LETRAMENTOS Revista de Letras , v. 17 , p. 19 - , 2015. ISSN: 21795282.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . Entre Teoria e prática: um percurso orientado para a formação de leitores Interletras (Dourados) , v. 3 , p. 1 - 14 , 2014. ISSN: 18071597.
    • REMENCHE, M. L. R. . TERMINOLOGIA - RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS PRINCIPAIS PARADIGMAS EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA TERMINOLÓGICA Tradterm , v. 16 , p. 127 - 142 , 2010. ISSN: 0104639X.
    • REMENCHE, M. L. R. . Educação Integral e Evangelização na contemporaneidade: entre documentos orientadores, concepções e práticas. Acompanhar toda a Comunidade Educativa, v. 2, p. 132 - 147, 2023.
    • Oliveira, Larissa Xavier de ; REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI . DISCURSO E IDEOLOGIA EM ANGÚSTIA: UMA BREVE ANÁLISE. Letras: Representações, construções e textualidades, v. , p. 51 - 61, 2021.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI . Entre muros e redes: letramentos, sujeitos e tecnologias em práticas escolares. Ler e Escrever na Cibercultura: concepções e práticas, v. 1, p. 15 - 36, 2021.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; Silveira, Ana Paula Pinheiro da . Letramento digital e ensino: Novas relações dialógicas e aprendizagens. Série Educar - Volume 40 - Prática Docente, v. 40, p. 90 - 99, 2020.
    • Mandaji, Carolina Fernandes da Silva ; REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI . OS MULTILETRAMENTOS NOS PROCESSOS ENUNCIATIVOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO. A Senda nos Estudos da Língua Portuguesa, v. 1, p. 153 - 164, 2019.
    • REMENCHE, MARIA DE LOURDES ROSSI ; Silveira, Ana Paula Pinheiro da . MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE REFLEXÃO E AÇÃO. Argumentação e Linguagem, v. 1, p. 199 - 210, 2019.
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. ; BORTOLLOTO, N. . Cartazes de manifestação: narrativas de resistência no espaço escolar sob um olhar bakhtiniano. IV EBBA Resist~encias à Escatologia Política: narrativas, corpos e risosenunciando uma ciência outra., v. IV, p. 1097 - 1110, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; AZEVEDO, I. C. M. . Letramento digital e ensino de Língua Portuguesa: impactos das novas relações diálógicas nas práticas pedagógicas. Linguagem em diálogos [recursos eletrônicos]: reflexões bakhtinianas em diferentes perspectivas, v. 1, p. 115 - 136, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . O trono do estudar: o percurso gerativo de sentido entre protestos e pífanos. Nas tramas do discurso: aspectos culturais e ideológicos, v. 1, p. 77 - 95, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . Prática de Análise Linguística e Formação Docente: avanços e desafios. Dialogismo, interação em práticas de linguagem no ensino de línguas, v. 1, p. 98 - 122, 2016.
    • REMENCHE, M. L. R. ; LUIZ, F. T. ; FERREIRA, E. A. G. R. . Gêneros Textuais e Letramento Literário: uma proposta inicial de trabalho em sala de aula. Leitura na Escola: reflexões e estratégias para mediadores, v. 1, p. 151 - 172, 2015.
    • REMENCHE, M. L. R. . Leitura e escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: do lúdico e do aprender. Brincadiquê?, v. I, p. 50 - 67, 2014.
    • REMENCHE, M. L. R. . Letramentos: Processos contextualizados para a formação do leitor-escritor. O olhar e o entreolhar na Literatura e na Língua Portuguesa, v. 1, p. 47 - 64, 2013.
    • REMENCHE, M. L. R. . Coreia do Sul: um país comprometido com a educação/futuro . Educação Marista , , 10 jul. 2009.
    • REMENCHE, M. L. R. . O poder da Leitura . Revista Marista , Londrina , 20 ago. 2003.
    • REMENCHE, M. L. R. . Reconfigurações do espaço-tempo escolar: mídias sociais digitais e narrativas de resistência. In: 56º Congresso Internacional de Americanistas , 2018 , Salamanca. Memoria del 56º Congresso Internacional de Americanistas - ICA. Salamanca : Ediciones Universidad Salamanca, 2018. p. 1078 - 1090.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . Zoom na poesia: práticas multiletradas na formação de leitores. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2017 , Presidente Prudente. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras. Presidente Prudente : UNESP, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . A poesia no ciberespaço: a produção de sentido por meio de múltiplas semioses. In: Linguagem, Identidade e Subjetividades: vertigem das Ciências Humanas , 2017 , Ponta Grossa. IX Ciclo e II Congresso de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa : UEPG, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; PINTO JUNIOR, J. A. . Projetos de letramento e elaboração didática: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. In: IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem , 2017 , Ponta Grossa. IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. Ponta Grossa : UEPG, 2017.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . Letramento Literário no ciberespaço: novos objetos e semioses. In: 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2016 , Maringá. 4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá : , 2016. p. 01 - 485.
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. . Formação inicial e NTCI: uma reflexão a partir dos relatórios de estágio. In: VI CLAFPL Congresso Latino-americano de formação de professores de Línguas , 2016 , Londrina. DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina : , 2016. p. 1 - 466.
    • REMENCHE, M. L. R. . Multiletramentos na formação inicial docente: produzindo sentidos e fazeres. In: 1º International Conference on Languages, Linguistics and Technology , 2016 , Braga. 1º International Conference on Languages, Linguistics and Tecnology. : , 2016.
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . Amorização e alteridades na formação docente. In: III EEBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos , 2015 , Niterói. III EBBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos. São Carlos : Pedro & João Editores, 2015. p. 851 - 859.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . O processo de ensino-aprendizagem de leitura do texto literário: percursos para formar leitores. In: III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Literários , 2014 , Maringá. III CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Literários. Maringá : UEM, 2014.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Atravessamentos Culturais, Sociais e Midiáticos nos processos de subjetivação: mulher, negra e brasileira. In: SEMICULT , 2014 , João Pessoa. I SEMICULT. : , .
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . Formação do professor de Língua materna no Brasil: Reflexões Curriculares. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação , 2014 , Porto. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Timbaúba : Biblioteca ANPAE, 2014.
    • REMENCHE, M. L. R. . Processos de Letramento: tecendo os sentidos do texto. In: 61º Grupo de Estudos Linguísticos - GEL , 2013 , São Paulo. 61º Grupo de Estudos Linguísticos - GEL. São Paulo : , 2013.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. ; MATSUDA, A. A. ; GOMES, A. R. ; AZEVEDO, I. C. M. ; SILVA, L. P. ; SILVA, N. R. . Letramento do professor de língua materna: a confluência de saberes diversos. In: IV Congresso Internacional sobre professorado principiante e Inserção profissional à docência , 2014 , Curitiba. IV Congresso Internacional sobre professorado principiante e Inserção profissional à docência. Curitba : , 2014.
    • REMENCHE, M. L. R. . A terminologia e os processos de ressemantização e retextualização do Código Penal. In: ABRALIN VII Congresso Internacional , 2011 , Curitiba. ABRALIN. : , 2011.
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . Projeto Biblioconexões: conectando pessoas e produzindo cultura. In: XXIV CBBD , 2011 , Maceió. XXIV CBBD. : , 2011.
    • REMENCHE, M. L. R. . Multiletramentos na contemporaneidade e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais , 2011 , Natal - RN. VI SIGRT. : , 2011.
    • REMENCHE, M. L. R. ; AZEVEDO, I. C. M. . A produção de textos de opinião como recurso para o desenvolvimento de capacidades socioculturais e sociocognitivas. In: Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais , 2011 , Natal - RN. VI SIGET. : , 2011.
    • REMENCHE, M. L. R. . Leitura, produção oral e escrita, literatura e Anbálise Linguística: caminhos que se entrelaçam. In: Seminário de Estudos Linguísticos , 2006 , Londrina. SELISIGNO. Londrina : UEL, 2006.
    • REMENCHE, M. L. R. . Ensino de Língua X Gramática: quem manda na palavra?. In: VI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua portuguesa , 2007 , São paulo. VII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. São Paulo : FEUSP, 2007.
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria no Sistema Penal: Reflexo de uma realidade. In: VII Mini Enapol , 2004 , São Paulo. Tratamentos do Léxico: diálogos transdisciplinares. São Paulo : FFLCH-USP, 2004.
    • REMENCHE, M. L. R. . Matriz Curricular de Língua Portuguesa: um exercício de construção de identidades e diferenças. In: VII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP , 2007 , São Paulo. VII Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. São Paulo : USP, 2007.
    • REMENCHE, M. L. R. . Matrices curriculares: proceso cultural de producción de identidades y saberes. In: XVI Congreso Mundial de Ciencias de la Educación , 2010 , Monterrey. Las Identidades culturales en el marco de la mundialización: el surgimiento de nuevos actores en educación. : , 2010.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Processos de subjetivação no atravessamento das cultural: mulher, negra e brasileira. In: XII congresso da Association Internacionale pour la Recherche Interculturalle , 2009 , Florianópolis. Congrsso da Association Internationale pour la Recherche Interculturalle. : , 2009.
    • REMENCHE, M. L. R. . Linguagem comum e linguagem de especialidade: intercessões na linguagem jurídica. In: XI SILEL , 2006 , Belo Horizonte. XI SILEL. Belo Horizonte : , 2006.
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Interdisciplinaridade, subjetividade e senso comum: para uma amplicão dos horizontes. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE , 2008 , Curitiba. VII EDUCE - Formação de professores. Curitiba : Champagnat, 2008.
    • REMENCHE, M. L. R. . Inclusão e Sala de Aula: Entrelaçamento necessário na constituição do Sujeito. In: EDUCERE , 2007 , Curitiba. EDUCERE. Curitiba : Champagnat, 2007. p. 2144 - 2154.
    • REMENCHE, M. L. R. . Ensino de Língua x Ensino de Gramática: Quem manda na palavra. In: VI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2007 , São Paulo. VI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa - O currículo de língua portuguesa entre práticas escolares e orientações oficiais. São Paulo : FEUSP, 2007.
    • REMENCHE, M. L. R. . Processos de significação: desconstruindo e reconstruindo a leitura. In: 16 COLE , 2007 , Campinas. 16 COLE No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas : UNICAMP, 2007.
    • REMENCHE, M. L. R. . Lexicografia e Terminologia: Encontros e desencontros no Fazer Legislativo. In: 54 Grupo de Estudos Linguísticos - GEL , 2006 , Araraquara. 54 GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS - GEL. : , 2006.
    • REMENCHE, M. L. R. . As denominações no fazer legislativo. In: Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL , 2005 , São Carlos. Anais do XXI GEL. : , 2005.
    • REMENCHE, M. L. R. . Estudo contrastivo do Dicionário Etmológico de A. Nascentes e A. G. Cunha. In: ENAMPOLL , 2005 , Londrina. IV Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Londrina : Eduel, 2005.
    • REMENCHE, M. L. R. . Gramática Tradional e suas incoerências. In: Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR , 2001 , Arapongas. Encontro de atividades científicas da UNOPAR. Arapongas : Universidade Norte do Paraná, 2001.
    • REMENCHE, M. L. R. . A monotongação no Atlas Lingüístico do Paraná. In: Seminário do CELLIP , 2001 , Curitiba. Políticas de Linguagem para o Brasil: O que querem e o que podem os profissionais de Letras. Curitiba : Universidade Federal do Paraná, 2001.
    • REMENCHE, M. L. R. . Diferenças Regionais na Gíria do Sistema Penitenciário do Paraná. In: Seminário do CELLIP , 2003 , Londrina. Políticas de Linguagem para o Brasil: O que querem e o que podem os profissionais de Letras. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2003.
    • REMENCHE, M. L. R. . Ser ou não Ser: Dilemas do Substantivo e do Adjetivo. In: Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL , 2001 , Marília. GEL. Marília : Fundação Eurípides, 2001.
    • REMENCHE, M. L. R. . A Incoerência na classificação das palavras. In: I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Letras , 2003 , Rolândia. O Desafio das Letras - FACCAR. Rolândia : FACCAR, 2003.
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: A linguagem do Sistema Penitenciário. In: Grupo de Estudos Lingüísticos , 2003 , São Paulo. 50º Seminário de Estudos Lingüísticos de São Paulo. São Paulo : Editora da USP, 2003.
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: A linguagem no Sistema Penitenciário. In: Seminário de Estudos de Dissertações em Andamento , 2002 , Londrina. SEDA. Londrina : Editora da UEL, 2002. p. 27 - 29.
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: Defesa ou Agressão. In: III SELESIGNO , 2003 , Londrina. Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação. Londrina : Editora da UEL, 2003.
    • REMENCHE, M. L. R. ; FERREIRA, M. C. . Vida e Obra de Madre Marie-Anastasie: percursos de amor e bondade. Curitiba : CNSR , 2018 (Biografia)
    • REMENCHE, M. L. R. . As diferenças na Gíria do Sistema Penal Paranaense. Brasília : Site do Ministério da Justiça , 2004 (Artigo)
    • REMENCHE, M. L. R. . As criações metafóricas na gíria do Sistema Penal. Brasília : Site do Ministério da Justiça , 2003 (Dissertação de Mestrado)
    • REMENCHE, M. L. R. . Miscelânea Revista de Pós-graduação. 2014 (Parecer)
    • REMENCHE, M. L. R. . Matriz Curricular da Área de Códigos e Linguagens da Rede Marista de Colégios. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • REMENCHE, M. L. R. . Projeto Educativo do Brasil Marista. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . Um percurso histórico do gênero discursivo infográfico: entremeio entre a linguagem verbal e a verbo-visual. 2019 (Congresso)
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . POLIFONIA QUEER NOS ROLEPLAYS DE LUCROFT: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DE MARIA VAQUEJADA EM RED DEAD REDEMPTION 2. 2021 (Congresso)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MONTARGIL, G. . Memória discursiva mobilizada em gêneros multimodais: análise do discurso de linha francesa em memes da page Historical Footage Made In Brazil. 2020 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . Cronotopo e Cibercultura: espaço-tempo de deslizamentos e resistências. 2019 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. . OS MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. 2019 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. . OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: APROXIMAÇÕES E DESVIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2019 (Comunicacao)
    • MONTARGIL, G. ; REMENCHE, M. L. R. . ?O VERBO-VISUAL COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA NOS INFOGRÁFICOS: ANÁLISE DA MULTIMODALIDADE NA SEÇÃO GRÁFICO DO NEXO JORNAL. 2020 (Comunicacao)
    • NUNES, E. A. M. ; REMENCHE, M. L. R. . MULTI(LETRAMENTOS) E CURADORIA NA BNCC E NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2020 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; ROHLING, N. . As práticas de análise linguística na formação inicial do professor de Língua Portuguesa. 2019 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . As TIC nas novas configurações curriculares: percursos formativos na formação inicial docente. 2018 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . Práticas Multiletradas de Leitura Literária na infância a partir de textualidades multimodais em book apps. 2018 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . Ler e Navegar na Rota do Inferno de Dante. 2018 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. . Qualidade e inovação na educação: desafios e possibilidades. 2017 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. . A gíria no Sistema Penal. 2017 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. . Letramento e ensino de leitura e escrita: impactos das novas relações dialógicas nas práticas pedagógicas. 2017 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MACHADO, P. H. . A poesia no ciberespaço: a produção de sentido por meio de múltiplas semioses. 2017 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; PINTO JUNIOR, J. A. . Projetos de letramento e elaboração didática: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. 2017 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVEIRA, A. P. P. . Formação inicial e NTCI: uma reflexão a partir dos relatórios de estágio. 2017 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Letramento e ensino de leitura e escrita: impactos nas novas relações dialógicas nas práticas pedagógicas. 2017 (Outra)
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Experiências estéticas nas interfaces tecnológicas. 2017 (Simposio)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVA, N. R. . A ELABORAÇÃO DIDÁTICA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: avanços e desafios. 2015 (Simposio)
    • REMENCHE, M. L. R. . Ensino de Leitura: Problematizando questões contemporâneas. 2014 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. . Os gêneros argumentativos como recurso para o letramento nas séries iniciais. 2014 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Ensino de Leitura: problematizando questões contemporâneas. 2014 (Seminário)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . O processo de Ensino-aprendizagem de Leitura do texto literário: percursos para formar leitores. 2014 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Atravessamentos culturais, sociais e midiáticos nos processos de subjetivação: mulher, negra e brasileira. 2014 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. . Formação do professor de Língua materna no Brasil: reflexões curriculares. 2014 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; MATSUDA, A. A. ; REMENCHE, M. L. R. . Letramentos: Processos de formação do sujeito leitor-produtor de textos. 2014 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. ; MATSUDA, A. A. ; GOMES, A. R. ; AZEVEDO, I. C. M. ; SILVA, L. P. ; SILVA, N. R. . Letramento do Professor de língua materna: a confluência de saberes diversos. 2014 (Simposio)
    • REMENCHE, M. L. R. . O processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na contemporaneidade: articulações necessárias. 2013 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. . O processo de ensino-aprendizagens por competências no Ensino Fundamental. 2012 (Conferência)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVA . Formação do professor alfabetizador e o programa Pró-Letramento (MEC/SEB) ? uma reflexão sociopolítica das relações propostas e das relações vividas. 2012 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVA . Formação do professor alfabetizador e o programa Pró-Letramento (MEC/SEB) ? uma reflexão sociopolítica das relações propostas e das relações vividas. 2012 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Proyectos de Letramiento: extensión de los significados de las prácticas sociales de lectura y escritura. 2012 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; REMENCHE, M. L. R. . Projetos de letramento: processos contextualizados para a formação do leitor-escritor. 2012 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Matrices Curriculares: procso cultural de producción de identidades y saberes. 2010 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. ; OLIVEIRA, A. A. . Processos de subjetivação no atravessamento das culturas: mulher, negra, brasileira. 2009 (Outra)
    • REMENCHE, M. L. R. . Diferenças regionais na gíria do Sistema Penitenciário do Paraná. 2003 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: a linguagem do sistema penitenciário. 2002 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . ser ou não ser: Dilemas do substantivo e do adjetivo. 2001 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . As criações metafóricas na gíria do Sistema penal. 2003 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gramática Tradicional e suas incoerências. 2001 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . A monotongação no Atlas Linguístico do Paraná. 2001 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria do sistema Penal: reflexo de uma realidade. 2004 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: defesa ou agressão. 2002 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: A linguagem no Sistema Penitenciário. 2003 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gíria: Exclusão ou união. 2004 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Interdisciplinaridade, subjetividade e senso comum: para uma ampliação dos horizontes metodológicos. 2008 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Processos de significação: desconstruindo e reconstruindo a leitura. 2007 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Ensino de Língua x Gramática: Quem manda na palavra. 2007 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Leitura, Produção oral e Escrita, Literatura e análise Linguística: caminhos que se entrelaçam. 2006 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Lexicografia e Terminologia: Encontros e Desencontros nas denominações do fazer legislativo. 2006 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Denominações no fazer Legislativo. 2005 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Inclusão e Sala de Aula: Entrelaçamento Necessário na construção do sujeito. 2007 (Comunicacao)
    • REMENCHE, M. L. R. . Matriz Curricular de Língua portuguesa: um exercício de construção de identidades e diferenças. 2008 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • REMENCHE, M. L. R. ; SILVA, N. R. ; MATSUDA, A. A. ; GOMES, A. R. . I Colóquio de Letras da UTFPR e II Seminário Interdisciplinar dos PIBIDS. 2014 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • ROSSI REMENCHE, MARIA DE LOURDES . III ENCONTRO GRUPLA PPGEL. 2022 (UTFPR)
    • REMENCHE, M. L. R. . As políticas de Registro na Escola. 2010 (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gestão da Sala de Aula. 2010 (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
    • REMENCHE, M. L. R. . Programa de Desenvolvimento Educacional PDE. 2013 (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
    • REMENCHE, M. L. R. . Discurso e gêneros discursivos: entre conceitos e práticas. 2017 (Universidade Tecnológica Federal)
    • REMENCHE, M. L. R. . A linguagem do Sistema Penal e as relações interpessoais. 2003 (Ministério da Justiça)
    • REMENCHE, M. L. R. . A linguagem do Sistema Penitenciário e as Relações Interpessoais. 2003 (Ministério da Justiça)
    • REMENCHE, M. L. R. . A linguagem do Sistema Penitenciário e as Relações Interpessoais. 2003 (Ministério da Justiça)
    • REMENCHE, M. L. R. . A linguagem do Sistema Penitenciário e as Relações Interpessoais. 2002 (Ministério da Justiça)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gêneros Textuais. 2005 (PUC/PR)
    • REMENCHE, M. L. R. . Práticas de Letramento: a formação do sujeito leitor-produtor de textos. 2013 (Centro Cultural Brasil-Cabo Verde)
    • REMENCHE, M. L. R. . Gestão da Sala de Aula. 2009 (Ead)
    • REMENCHE, M. L. R. . Matrizes curriculares da área de Códigos e Linguagens. 2007 (Matrizes curriculares)
    • REMENCHE, M. L. R. . As políticas de Registro na escola. 2009 (Ead)
    • Nome do projeto: Em busca do discurso: métodos e técnicas de produção de textos no 1º e 2º graus (1994 - 1994
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , AGUILERA, Vanderci de Andrade .
    • Nome do projeto: Para uma história do Português Brasileiro: nas veredas do Atlas Lingüístico do Paraná (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , AGUILERA, Vanderci de Andrade .
      Descrição: O projeto teve como objetivo principal colaborar para a reconstituição e escritura da história da Língua Portuguesa no Paraná a partir de dados de corpora oral (ALPR) e escrito (correspondências oficiais, pessoais, jornais, e revistas de séculos anteriores), investigando-se em que fase da História social e através de que grupos foram introduzidas palavras e expressões que até hoje permanecem no vocabulário ativo e/ou passivo do falante, sobretudo rural. Os resultados da pesquisa também servirão de subsídios para o projeto interinstitucional "Para a história do Português Brasileiro", coordenado pelo Drº Ataliba Teixeira de Castilho, da USP.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , SILVA, N. R. , GOMES, A. R. , SILVA, S. R. B. , MATSUDA, A. A. , SILVA, L. P. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) da UTFPR/Câmpus Curitiba está tem por objetivo desenvolver atividades e reflexões no campo da pesquisa e extensão universitária na área de Linguística Aplicada. Para tanto, parte-se de uma concepção interacionista de linguagem e de sujeito sócio-historicamente situado. Os interesses de pesquisa e extensão organizam-se nos seguintes eixos: a) formação de professores de língua portuguesa; b) estudos dos letramentos; c) estudos de gêneros discursivos/textuais; d) estudos do discurso; d) leitura, literatura, produção e análise linguística.
    • Nome do projeto: Estudos Linguísticos (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , STROGENSKI, P. .
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , ROHLING, N. .
      Descrição: Coordenação e orientação de estudantes do Curso de Letras para inserção no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica e, dessa forma, desenvolver atividades didático-pedagógicas.
    • Nome do projeto: Multiletramentos: investigação de práticas de leitura e escrita na cibercultura (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , ROHLING, N. .
      Descrição: Este projeto articula construtos teórico-analíticos sobre a formação de professores de Língua Portuguesa, práticas de leitura e de escrita em diferentes mídias e multisemioses na cibercultura, e tem por objetivo investigar os multiletramentos na educação básica e na formação inicial docente no que diz respeito às práticas de linguagem que sustentam o processo de ensino-aprendizagem de leitura e de produção de textos em diferentes contextos socioculturais. Esta pesquisa, assim, constitui-se em espaço de diálogo transdisciplinar e traz contribuições para os estudos que se encontram na interface entre Linguística Aplicada, Estudos do Discurso e Educação, bem como contribui para os processos de formação docente..
    • Nome do projeto: Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. .
    • Nome do projeto: Entrelaçamentos entre teoria e prática na formação inicial de professores de Língua Portuguesa: diferentes modos de ensinar e aprender (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , BERTEUCCI, R. .
      Descrição: Sob a coordenação dos professores responsáveis, o objetivo do projeto é oferecer Oficinas de Práticas de Leitura e Escrita aos alunos da ONG Formação Solidária, com a colaboração dos alunos do curso de Letras, a fim de qualificar o processo de formação inicial dos licenciandos e, ao mesmo tempo, instrumentalizar alunos da ONG para participar de exames vestibulares e ENEM.
    • Nome do projeto: Multiletramentos: investigação de práticas de leitura e escrita na cibercultura (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), mais especificamente na linha de pesquisa Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentidos. A pesquisa proposta tem como objeto de investigação as práticas de leitura e de escrita no ciberespaço, por meio do estudo da constituição e funcionamento de gêneros discursivos multissemióticos emergentes na cultura digital. Além disso, visa investigar os modos de inserção/problematização desses textos multissemióticos contemporâneos em espaços formativos, sobretudo os de educação básica, considerando os seus usos, modos de produção e circulação nos processos de letramento.
    • Nome do projeto: Práticas multiletradas de leitura e escrita na cibercultura: estudos sobre linguagens, discursos, tecnologias e práticas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , ROHLING, N. , SILVEIRA, A. P. P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao curso de Letras Português do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) da UTFPR, Campus Curitiba e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL), tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita na cibercultura e os gêneros discursivos digitais, a fim de elaborar reflexões e protocolos/propostas pedagógicas de leitura e escrita desses novos textos, contribuindo, dessa forma, para reverter os baixos resultados dos estudantes da educação básica. Para tanto, será desenvolvido um estudo de documentos legais/parametrizadores da educação básica para mapear os gêneros discursivos característicos da cibercultura, estratégias, habilidades e práticas que são mobilizadas nesses textos orientadores. O estudo planejado, de caráter qualitativo, será realizado em âmbito de revisão bibliográfica, de pesquisa exploratória e de análise interpretativista para mapeamento das práticas de leitura e escrita em contexto escolar e de cibercultura. A pesquisa terá como ancoragem teórico-metodológica a discussão sobre cibercultura; Concepção Dialógica de Linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin. Além disso, o projeto terá como norte os estudos sobre multiletramentos e práticas de leitura e escrita contemporâneas. As ações e produções resultantes do projeto têm como objetivo diagnosticar para, a partir das diferentes realidades, descrever e elaborar possibilidades didático-pedagógicas para qualificar os processos de letramento docente e discente.
    • Nome do projeto: Projetos de Letramento: tecendo os sentidos do texto (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REMENCHE, M. L. R. , SILVA, N. R. .
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Vernáculas/Anglo
        Nome da Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade do Minho
        Ano de conclusão: 2019
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
        Ano de conclusão: 1997
    • Colégio Canadá:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2006 ).
        Outras informações: professora
    • Colégio Marista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: professor
    • Colégio Delta:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Professor
    • UNOPAR:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: professora
    • Centro Marista de Estudos e Projetos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Assessor Psicopedagógico
    • Revista Marista de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2012 ).
        Outras informações: Editora-chefe da Revista Educação Marista (ISSN 1519-9460) com periodicidade semestral
    • Associação Brasileira de Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2012 ).
        Outras informações: Coordenadora do Grupo de Estudo do Ensino Fundamental I e II
        Outras informações: Pesquisadora
    • Pontifícia Universidade Católica do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade Tecnológica Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2019 ).
        Outras informações: Editora Executiva da Revista de Letras da UTFPR - ISSN 2179-5282
    • Fórum Linguistico (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Blucher:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Editora Blucher Open Access