Não autenticado |

Lucas Damasceno Pereira

    • É doutorando em Relações Internacionais (IRI-USP) e graduando em Direito (FD-USP). Foi research fellow no Center for Latin American and Latino Studies na American University em Washington. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) com período sanduíche na Université Paris IV - Sorbonne; e mestrado em Ciência Política (DCP-USP). Cursou o International Baccalaureate (IBO) no United World College Costa Rica, com certificação bilíngue (inglês e espanhol). É membro do Laboratório de Análises Internacionais Bertha Lutz (LAI) e do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI), ambos do Instituto de Relações Internacionais. É pesquisador do Observatório Eleitoral das Américas (parceria entre a USP e a Organização dos Estados Americanos - OEA). Integrou o Programa USP Municípios de 2020 a 2022. Pesquisador da Cátedra José Bonifácio do Centro Ibero-Americano da USP no ciclo 2021-2022. Voluntário na Transparência Eleitoral Brasil em 2022. Possui ampla experiência como observador e coordenador regional em missões de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi coordenador de observação de voto no exterior da Transparência Eleitoral Brasil para a eleição brasileira de 2022. As principais áreas de interesse são democracia, eleições, multilateralismo, política internacional, segurança e teoria dos jogos.

       

      Links:    

    • FERREIRA, G. G. C. ; PEREIRA, L. D. ; OLIVEIRA, A. J. ; ONUKI, J. . THE EFFECTS OF THE HIGHER EDUCATION EXCHANGE PROGRAMS ON THE ELITES? IMAGE OF BRAZIL Tempo do Mundo , v. 28 , p. 245 - , 2022. ISSN: 2675150X.
    • OLIVEIRA, J. ; PEREIRA, L. D. . Eleições brasileiras 2022: sinais de um teste institucional . Boletim Lua Nova , , 05 ago. 2022.
    • PEREIRA, L. D. . O legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na governança da segurança no Rio de Janeiro. In: Simpósio Mercados de Proteção e Governança da Segurança , 2019 , Londrina. Simpósio Mercados de Proteção e Governança da Segurança. : , 2019.
    • PEREIRA, L. D. . Uma nova ROTA na política de São Paulo: a policialização da política no legislativo municipal. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2014 , São Paulo. 22° SIICUSP. : , 2014.
    • PEREIRA, L. D. . Eleições gerais nos Estados Unidos da América: universalidade dos desafios para a promoção da integridade eleitoral. : , 2020 (Boletim Observatório Eleitoral das Américas 5ª Edição)
    • PEREIRA, L. D. . Estado Plurinacional da Bolívia: eleições 2020. : , 2020 (Boletim Observatório Eleitoral das Américas 4ª Edição)
    • PEREIRA, L. D. . A eleição boliviana de 2019 e a atuação da Organização dos Estados Americanos. : , 2020 (Boletim Observatório Eleitoral das Américas 1ª Edição)
    • PEREIRA, L. D. . Observatório Eleitoral das Américas participa de sua primeira missão de observação eleitoral da OEA. : Observatório Eleitoral das Américas USP-OEA , 2020 (Boletim Observatório Eleitoral das Américas 1ª Edição)
    • PEREIRA, L. D. . Playing for the game: international electoral observer?s responses to autocratic attacks. 2024 (Conferência)
    • PEREIRA, L. D. . REVISITING NORM DIFFUSION: AMERICAN AND BRAZILIAN ADHERENCE TO THE INTERAMERICAN ELECTORAL OBSERVATION REGIME. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, L. D. . A Organização dos Estados Americanos e a União Africana frente a crises institucionais do governo representativo. 2023 (Congresso)
    • PEREIRA, L. D. . Between bullets and ballots: International organizations and the observer's dilemma. 2023 (Seminário)
    • PEREIRA, L. D. . A Organização dos Estados Americanos e a União Africana frente a crises institucionais do governo representativo. 2022 (Congresso)
    • ONUKI, J. ; PEREIRA, L. D. ; OLIVEIRA, J. . Eleeciones brasileñas de 1955 y 2022: instituciones y costo de contestación. 2023 (Congresso)
    • PEREIRA, L. D. . Democracia, multilateralismo e a pandemia de COVID-19: reflexões sobre integridade eleitoral e observação eleitoral no Sul Global. 2021 (Simposio)
    • PEREIRA, L. D. . Legado de megaeventos esportivos em governança da segurança: processos locais e transnacionais. 2019 (Simposio)
    • PEREIRA, L. D. . O legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na governança da segurança no Rio de Janeiro. 2019 (Seminário)
    • PEREIRA, L. D. . Almoço do MyNews. 2023 YouTube
    • PEREIRA, L. D. . Almoço do MyNews. 2023 YouTube
    • ONUKI, J. ; OLIVEIRA, A. J. ; PEREIRA, L. D. ; OLIVEIRA, J. . São Paulo School Of Advanced Science In Science Diplomacy And Innovation Diplomacy. 2019 (Instituto de Relações Internacionais)
    • PEREIRA, L. D. . Monitorando violência política: experiências e desafios da academia e da sociedade civil. 2021 (Observatório Eleitoral das Américas)
    • ONUKI, J. ; PEREIRA, L. D. ; FERREIRA, G. G. C. . Capacitação em Observação Eleitoral. 2021 (Organização dos Estados Americanos e Universidade de São Paulo)
    • TIBLE, J. ; PEREIRA, L. D. ; BARROS, C. P. P. E. ; ARAUJO, N. L. ; SCERB, P. F. . Lutas e Resistências: experiências brasileiras contemporâneas. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • Nome do projeto: Crime e punição nas disputas políticas em âmbito legislativo no município de São Paulo (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. D. .
      Descrição: Este projeto de estudo visa elucidar a forma como a temática do crime tem sido abordada no âmbito político da cidade de São Paulo. Autores como Garland (2001) e Beckett (1997) afirmam que a utilização política do tema se insere numa nova postura de abordagem, num contexto mais amplo de mudança das estratégias punitivas adotadas. As alterações sofridas no âmbito dos sistemas punitivos, com a realocação do tema, cada vez mais próximo à pauta política e menos ligado às esferas a que pertencia anteriormente - jurídica e técnica - possibilitam uma nova forma de construção do crime, na medida em que as definições, causas e consequências supostas e esperadas se transformam. O combate ao crime, agora uma questão de competência política, consolida-se como lugar comum nos discursos eleitorais que assumem tom populista a respeito. A partir dessa compreensão, buscamos desenvolver um estudo que possibilite compreender como o crime tem sido abordado na cidade de São Paulo, mais especificamente no poder legislativo. Analisando as abordagens e construções feitas sobre o tema, por meio das campanhas eleitorais dos atuais membros desse poder, mais especificamente daqueles que as construíram com foco principal nos temas de crime e segurança pública, e suas atuações na câmara de vereadores (em termos de propostas de lei, perfil de votação, etc.), buscamos mostrar como o crime tem sido tomado como objeto de especulação e mobilização; um tema ao redor do qual se construíram, retomando fatores sócio-históricos, discursos em defesa de maior vigor na atuação do Estado em forma de policiamento, no qual o crime como problema de segurança publica é algo a que os políticos devem dar respostas.
    • Nome do projeto: Mídia Hegemônica e Marcadores Sociais (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , ALMEIDA, H. B. , POLICISSE, F. , OLIVEIRA, F. G. .
      Descrição: Este projeto promove uma reflexão e uma análise da mídia contemporânea, especialmente a TV aberta, sob um ponto de vista da antropologia. Abarcando vários pesquisadores, visa estudar a mídia nacional em termos da produção e circulação de sentidos e ?estereótipos? associados aos marcadores sociais da diferença ? raça/cor, gênero, sexualidade, classe social, geração/idade, entre outros. Partindo do pressuposto teórico de que mídia é uma instituição social que promove certas construções quanto a gênero, raça, sexualidade, este projeto permite que alunos de graduação e pós-graduação recortem alguns objetos empíricos específicos e se debrucem sobre ele com abordagens teóricas discutidas conjuntamente. A coordenadora do projeto manterá sua atenção na questão de gênero e na teledramaturgia feminina, mas outros pesquisadores podem tratar de outros recortes sociais (raça, sexualidade, deficiência) e outros tipos de produção (telejornalismo, publicidade, programas de humor, etc.). Em termos de metodologia pretende-se estudar tanto a produção de TV, os programas e seus sentidos simbólicos, como também a recepção de determinados bens culturais. Para tanto, recorre-se a análise de imagens e narrativas, assim como material da imprensa escrita e internet (tais como entrevistas com autores, atores, produtores de TV, ou os debates gerados pela programação como aqueles embates com o movimento negro e o feminismo), assim como etnografias de recepção. A metodologia é qualitativa, orientada pelas abordagens etnográficas, e multi-situada.
    • Nome do projeto: O Legado de (in)segurança dos megaeventos esportivos: expansão das companhias privadas de segurança no Rio de Janeiro (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. D. .
      Descrição: Este projeto visa analisar a atuação de companhias privadas militares na produção dos megaeventos esportivos no Rio de Janeiro. Visando elucidar as articulações entre Estado, agencias promotoras - o Comitê Olímpico e a FIFA - e as próprias empresas. Reconhecendo as transformações neoliberais no modelo de soberania, pretende-se questionar ideias que supõem uma retração do papel do Estado em favor de uma compreensão que capte as transformações implicadas na rearticulação das funções do Estado, mas que de modo algum se tornam menos relevantes na nova ordem internacional neoliberal.
    • Nome do projeto: Atores não-estatais e governança dos urban commons: mobilidade, sustentabilidade e inovação (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , ONUKI, J. , VEIGA, J. P. C. , OLIVEIRA, J. , DERENZE, L. , GREGORIO, M. , ZACHARELI, M. , MUZULUN, M. .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo principal avaliar a governança envolvida na adoção de novas tecnologias e inovações em mobilidade urbana. O caráter disruptivo de tais tecnologias impõe uma nova forma de organização da vida urbana, sobretudo nos urban commons, espaços públicos, como praças e avenidas, e nos mass private properties como shopping malls e estádios esportivos. O aspecto de inovação mostra os limites das estruturas de governança, incluindo novos atores com poderes de definição de agenda. Padrões de governança tornaram-se um desafio na medida em que a inovação passou a ser uma variável central para a definição de políticas públicas. Observamos que tal agenda é compartilhada por inúmeras cidades do porte da capital de São Paulo. Compreender estes desafios a partir de estudo comparado com cidades de outros países, e compreender como se estrutura a discussão no campo internacional pode também ajudar a refletir sobre estes desafios no plano local. Nesse sentido, cabe refletir sobre as diferentes estratégias adotadas em cidades globais na incorporação de novas soluções de mobilidade urbana sustentável. É de especial interesse o papel desempenhado por atores não-estatais nesse processo.
    • Nome do projeto: Observatório Eleitoral das Américas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , ONUKI, J. , OLIVEIRA, J. , FERREIRA, G. G. C. , LYRA, R. P. .
      Descrição: Parceria entre a Universidade de São Paulo e a Organização dos Estados Americanos para observação eleitoral no Brasil e na região.
    • Nome do projeto: Cátedra José Bonifácio (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , RICUPERO, R. .
      Descrição: Pesquisador da Cátedra José Bonifácio no ciclo 2021-2022. Títular Catedrático: Embaixador Rubens Ricupero.
    • Nome do projeto: Multilateralismo, Regionalismo e Democracia Uma análise da governança democrática regional na América (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , ONUKI, J. .
      Descrição: Este trabalho busca contribuir com os estudos sobre a relação entre multilateralismo e democracia a partir da análise do que se considera a principal estratégia de promoção de garantias democráticas presente na governança transnacional americana ? a adesão às normas eleitorais internacionais. A pesquisa contribui para a compreensão da relação entre as três principais formas de promoção democrática via adesão às normas eleitorais disponível para atores internacionais - assistência, observação e enforcement. Um novo entendimento sobre a relação entre estas ferramentas é proposto a partir da análise do dilema do observador. Este trabalho favorece a compreensão dessa relação e dos mecanismos por meio dos quais se concretiza. Com a integração do método comparativo (Kernel Ridge Regression) e do método centrado em caso (entrevistas de elite aplicadas a process tracing de teste de teoria) procura-se observar as causas e mecanismos relacionados ao uso da estratégia de shaming na elaboração dos informes e dos comunicados de imprensa das missões de observação eleitoral. A compreensão sobre o potencial de agência de atores internacionais na promoção da Democracia na região é fundamental para a preservação de condições democráticas frente aos desafios ao Estado Nacional impostos pela globalização.
    • Nome do projeto: Capacitação em Observação Eleitoral 2024 (2024 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, L. D. , ONUKI, J. .
      Descrição: Capacitação em observação eleitoral USP 2024
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Bacharelado em Direito
        Nome da Instituição: Faculdade de Direito da USP
        Título: Governo representativo e Estado de Direito: redemocratização, controle de constitucionalidade e reeleição na América Latina
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Organizacao dos Estados Americanos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Tutor no mestrado em "Estado, Gobierno y Políticas Públicas"
        Outras informações: Tutor
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Relator sobre aspectos políticos no ciclo de debates promovido pelo Think Tank sobre Implementação de 5G no Brasil.
        Outras informações: Relator no Think Tank sobre 5G
    • A Internacionalista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • Transparência Eleitoral Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Coordenador de observação no extetior.
        Outras informações: Voluntário