Não autenticado |

Nelagley Marques

    • Doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo ? USP. Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui especialização em Tendências Contemporâneas do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena e Bacharelado pela mesma universidade. Autora das obras "Da formação continuada de professores aos momentos de tensão em sala de aula: Rizoma, Emergência e Letramentos", Pontes Editores, 2016, e "Quem quer ser professor? Série de estudos sobre a atratividade da carreira docente, SED/MS, 2018." Atuou como leitora crítica na produção dos Cadernos de Formação de Professores da segunda etapa do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. Atualmente, trabalha na Assessoria de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da UEMS e, é docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Multiletramentos e Processos Autorais da Educação Básica - UEMS/SED. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada/UEMS. Por mais de dez anos, foi professora-formadora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande ? MS (SEMED). É autora de dois Referenciais Curriculares de Língua Inglesa dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, nos anos de 2007 e 2014.

       

      Links:    

    • MACIEL, R. F. ; MARQUES, N. . Multiletramentos e processos autorais na Educação Básica. Campinas - SP : Pontes, 2019 . 187p. ISBN: 9788521702221.
    • MARQUES, N. . Quem quer ser professor? Série de estudos sobre a atratividade da carreira docente. Campo Grande : Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, 2018 . 70p. ISBN: 9788565491068.
    • MARQUES, N. . Da formação continuada de professores aos momentos de tensão em sala de aula: Rizoma, Emergência e Letramentos. Campinas : Pontes Editores, 2016 . 127p. ISBN: 9788571137080.
    • MARQUES, N. ; PINTO, M. L. ; BARROS, A. L. C. E. . REPENSANDO A ESCOLA ENQUANTO APARELHO DISCIPLINADOR REVISTA PHILOLOGUS , v. 19 , p. 01 - , 2013. ISSN: 14136457.
    • MARQUES, N. ; OSÓRIO, A. C. ; SANTEE, D. ; MACIEL, R. F. . O SUJEITO COMO OBJETO DE DESEJOS NA PRODUÇÃO DE DISCURSOS Raído (Online) , v. 10 , p. 29 - , 2016. ISSN: 19844018.
    • MARQUES, N. ; OLIVEIRA, E. L. S. ; SILVA, R. C. . Multimodalidade e Letramento Crítico; novas perspectivas para a leitura e produção de textos em Língua Inglesa. Multiletramentos e processos autorais na Educação Básica, v. 1, p. 127 - 144, 2019.
    • MARQUES, N. ; CAMARGO, E. L. ; CINTRA, S. L. A. D. . Multiletramentos críticos em aulas de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: o processo de construção de sentidos dos alunos por meio de textos multimodais. Multiletramentos e processos autorais na Educação Básica, v. 1, p. 57 - 76, 2019.
    • MARQUES, N. ; CARVALHO, S. M. ; PIVOVAR, A. . Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV: Linguagens. Curitiba : UFPR/Setor de Educação , 2014 (Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio)
    • MARQUES, N. . Referencial Curricular de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Campo Grande : Alvorada , 2014 (Referencial Curricular)
    • MARQUES, N. . Referencial Curricular de Língua Inglesa dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos - EJA da Rede Municipal de Educação de Campo Grande. Campo Grande : Alvorada , 2007 (Referencial Curricular)
    • MARQUES, N. ; PIVOVAR, A. ; CARVALHO, S. M. . Caderno de Linguagens - Portaria Ministerial nº 1.140. 2013 (Parecer)
    • MARQUES, N. . Projeto Travessia Educacional do Jovem Estudante - TRAJE. 2010 (Consultoria)
    • MARQUES, N. ; PIVOVAR, A. ; CARVALHO, S. M. . Caderno de Formação de professores da Segunda Etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. 2013 (Consultoria)
    • MARQUES, N. ; MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada para professores de Língua Inglesa da rede municipal de ensino de Rio Brilhante - MS. 2012 (Consultoria)
    • MARQUES, N. . A percepção da carreira docente na ótica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. 2019 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . A Atratividade da carreira docente sob a ótica de alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. 2019 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . Quem quer ser professor? Série de estudos sobre a atratividade da carreira docente. 2018 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . Da formação continuada de professores aos momentos de tensão em sala de aula: uma perspectiva rizomática. 2015 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . Repensando a escola enquanto aparelho disciplinador. 2013 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . Da formação continuada aos conflitos em sala de aula: emancipação, agência e subjetificação. 2014 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. ; MACIEL, R. F. . A ressignificação das práticas de letramentos do professor da escola pública por meio do Projeto Professor sem Fronteiras. 2013 (Comunicacao)
    • MARQUES, N. . I Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul. 2006 (APLIEMS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2006 (SEMED)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2005 (SEMED)
    • MARQUES, N. . I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LÍNGUA INGLESA DO MATO GROSSO DO SUL. 2007 (ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL)
    • MARQUES, N. . II Festival de Música Internacional da REME - FESREME. 2012 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2007 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2008 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2009 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2010 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2011 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2012 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Programa de Formação Continuada de Línguas Estrangeiras. 2013 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . III Festival de Música Internacional da REME - FESREME. 2013 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . IV Festival de Música Internacional da REME. 2014 (SEMED)
    • MARQUES, N. . Formação Continuada dos professores de Língua Estrangeira. 2014 (SEMED)
    • MARQUES, N. ; MACIEL, R. F. ; GRUBERT, R. P. . Processo seletivo de alunos regulares do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Multiletramentos e Processos Autorais da Educação Básica. 2016 (UEMS/SED)
    • MARQUES, N. ; MACIEL, R. F. ; SANCHES, J. F. ; BARROS, A. L. C. E. ; PINTO, M. L. . IX Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais - SIGET. 2017 (UEMS/UFMS)
    • MARQUES, N. . I Festival de Música Internacional da REME - FESREME. 2011 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Formação Continuada de Língua Estrangeira. 2005 (SEMED)
    • MARQUES, N. . Curso de Formação Reflexiva de Língua Estrangeira. 2011 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Curso de Formação Continuada de Língua Estrangeira. 2012 (SEMED Campo Grande-MS)
    • MARQUES, N. . Formação Reflexiva de Língua Estrangeira. 2006 (SEMED)
    • MARQUES, N. . Formação Reflexiva de Língua Estrangeira. 2013 (Secretaria Municipal de Educação)
    • MARQUES, N. . Formação Continuada dos Professores de Língua Estrangeira. 2014 (Secretaria Municipal de Educação)
    • MARQUES, N. . Inglês Instrumental para servidores municipais. 2006 (SEMED)
    • MARQUES, N. . Inglês Instrumental. 2006 (English for specific purpose)
    • MARQUES, N. . Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. 2008 (Referencial curricular de língua inglesa do ensino fundamental séries finais e ensino médio.)
    • MARQUES, N. . Aprendizagem de Língua Estrangeira por meio da composição de jingles. 2009 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
    • MARQUES, N. . Como desenvolver a criatividade nas aulas de Língua Estrangeira. 2011 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
    • MARQUES, N. . O ensino de Língua Estrangeira com música: uma linguagem universal. 2011 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
    • MARQUES, N. . O filme como ferramenta de aprendizagem em Língua Inglesa. 2011 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
    • MARQUES, N. . A avaliação em Língua Estrangeira. 2011 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
    • MARQUES, N. . Atividades práticas sob a perspectivas dos Novos Letramentos e Multiletramentos no ensino de Língua Estrangeira. 2012 (Elaboração de material didático para professores de línguas estrangeiras)
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Ciclo de Palestras: Internacionalização, Linguagem e Educação (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, N. , MACIEL, R. F. , MOURA, G. H. C. .
      Descrição: O projeto conta com palestrantes convidados de universidades parceiras (UEMS, UFMS, UCDB, USP, UNICAMP, UFGD, YORKU), os quais discorrem sobre os diversos temas relacionados a internacionalização, linguagem e educação..
    • Nome do projeto: Ciclo de palestras em Linguística Aplicada (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, N. , MACIEL, R. F. , MOURA, G. H. C. .
      Descrição: O projeto conta com palestrantes convidados de universidades parceiras (UEMS, UFMS, UCDB, USP, UNICAMP, UFGD, YORKU), os quais discorrem sobre os diversos temas relacionados a área da Linguística Aplicada.
    • Nome do projeto: Proficiência em Língua Estrangeira (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, N. , MACIEL, R. F. , MOURA, G. H. C. .
      Descrição: Contribuir para a formação dos acadêmicos de Letras no que se refere no desenvolvimento da habilidade linguístico discursiva da Língua Inglesa.
    • Nome do projeto: English Club (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, N. , MACIEL, R. F. , MOURA, G. H. C. .
      Descrição: Oferecer aos acadêmicos da UEMS a oportunidade de prática da Língua Inglesa fora de sala de aula; Oportunizar a proficiência da Língua Inglesa dos acadêmicos participantes dos encontros.
    • Nome do projeto: Inglês para medicina (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, N. , MACIEL, R. F. , MOURA, G. H. C. .
      Descrição: Os acadêmicos de medicina, por meio de um recente convênio com universidades em Cuba, têm possibilidades de intercâmbio para desenvolver projetos ligados à área. Para que isso ocorra, a proficiência da Língua Inglesa é necessária, pois, mesmo que em um país latino, esta é uma das principais línguas presentes na formação de médicos que podem atender um maior número populacional. Neste intuito, as aulas instrumentais para estes acadêmicos darão suporte a uma formação coerente com o contexto internacional.
    • MARQUES, N. . Itens de Língua Portuguesa para concurso de nível superior da FAPEMS. 2015 - Elaboração de itens de avaliação
    • MARQUES, N. . Itens de Língua Portuguesa para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 2010 - Elaboração de itens de avaliação interna e externa
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Licenciatura Plena e Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade Anhanguera - Uniderp
        Título: Picasso
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Anhanguera - Uniderp
        Ano de conclusão: 2005
    • Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - Atual ).
        Outras informações: 2002
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Técnico Administrativo