Não autenticado |

João Victor Pavesi de Oliveira

    • Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2012), mestre em Geografia Humana (2020) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (FFLCH), todos pela Universidade de São Paulo. Atua como professor desde 2006, com experiências na educação básica, ensino profissionalizante e em cursinhos pré-universitário, em instituições públicas e privadas. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Atualmente é pesquisador Fapesp TT-IV no projeto "Direitos à educação em territórios rurais do Estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista", fruto da parceria entre a Unicamp, Unesp, USP e Ministério Público do estado de São Paulo.Temas de interesse: geografia da educação, políticas educacionais, educação integral, geografia urbana, direito à cidade. Pai do Chico (desde 2016). E-mail: joao.pavesi@gmail.com

       

      Links:    

    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Política educacional e gentrificação escolar: estudo de caso sobre o Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 25 , p. 1 - 20 , 2023. ISSN: 16762592.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; JORGE, ISABEL FURLAN ; OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI DE . Full-time teaching and segmentation of the offer: analysis of the ETI and PEI programs in the São Paulo state public system REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 27 , p. 1 - 29 , 2022. ISSN: 1809449X.
    • GIROTTO, E. D. ; JORGE, I. F. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Ensino em tempo integral e segmentação da oferta: análise dos programas ETI e PEI na rede pública estadual de São Paulo REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 27 , p. 1 - 29 , 2022. ISSN: 1809449X.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa REVISTA DA ANPEGE , v. 17 , p. 49 - 64 , 2021. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; DE OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI ; JORGE, ISABEL FURLAN . Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO , v. 36 , p. 1 - , 2020. ISSN: 24474193.
    • OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI DE . O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE Linha Mestra , v. 1 , p. 52 - 59 , 2020. ISSN: 19809026.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; GRATON, B. B. . GEOGRAFIA, POLÍTICA EDUCACIONAL E DESIGUALDADE: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012- 2018) GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II , v. 6 , p. 23 - 38 , 2020. ISSN: 23584467.
    • DONIZETI GIROTTO, EDUARDO ; PAVESI DE OLIVEIRA, JOÃO VICTOR ; GARCIA PASSOS, FELIPE ; DE CAMPOS, LARISSA ; MARINHO DE OLIVEIRA SOUZA, JAQUELINE . GEOGRAPHY MATTERS: ANALYSIS OF THE SPACE DIMENSION OF TWO EDUCATIONAL POLICIES IN THE STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL REVISTA DA ANPEGE , v. 14 , p. 158 - 190 , 2018. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, EDUARDO DONIZETI ; PASSOS, FELIPE GARCIA ; CAMPOS, LARISSA DE ; OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI DE . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 134 - 158 , 2017. ISSN: 16762592.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Impacto da expansão do tempo integral sobre as matrículas de Ensino Médio nas redes estaduais no Brasil (2008-2020). A Política de Ampliação do Ensino Médio de Tempo Integral, v. , p. 132 - 150, 2024.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Educação Integral: definições, políticas, projetos. Escola pública: práticas e pesquisas em Educação, v. , p. 149 - 162, 2023.
    • QUIRINO, A. E. P. ; GIROTTO, E. D. ; INACIO, F. B. ; PASSOS, F. G. ; SOUZA, J. M. O. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. ; NONATO, L. M. ; MIYAKE, R. L. . Considerações provisórias outros caminhos em busca do direito: a dimensão espacial da educação. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. 1, p. 111 - 114, 2018.
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. . A Geografia da Reorganização Escolar. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. 1, p. 93 - 100, 2018.
    • QUIRINO, A. E. P. ; GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; CASSIO, F. L. ; SOUZA, J. M. O. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; CAMPOS, L. ; MIYAKE, R. L. . A Geografia do Ensino Integral em São Paulo. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. 1, p. 65 - 92, 2018.
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . 10 anos do Programa São Paulo Faz Escola. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. 1, p. 37 - 64, 2018.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Disputando a qualidade educacional: conceitos e perspectivas. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. 1, p. 25 - 36, 2018.
  • Trabalhos em Anais: 11
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A EXPANSÃO DO TEMPO INTEGRAL E SEUS IMPACTOS NAS MATRÍCULAS DE ENSINO MÉDIO NAS REDES ESTADUAIS NO BRASIL (2008-2020). In: XV ENANPEGE - Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2023 , Palmas. Anais do evento. : , 2023.
    • PENZ, C. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A expansão do tempo integral e seus impactos nas matrículas de ensino médio nas redes estaduais brasileiras (2008-2020). In: X Fala Professor(a)!: Encontro Nacional de Ensino de Geografia - 'É preciso estar atendo e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático, popular de Brasil' , 2023 , Fortaleza. Anais do evento. : , 2023.
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A hipótese da gentrificação escolar. In: X Fala Professor(a)!: Encontro Nacional de Ensino de Geografia - 'É preciso estar atendo e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático, popular de Brasil' , 2023 , Fortaleza. Anais do evento. : , 2023.
    • CAMPOS, L. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Entre o discurso da eficiência e a prática da exclusão: uma análise do Programa de Ensino Integral da rede estadual de São Paulo. In: XII Seminario Internacional de la Red Estrado - Derecho a la educación pública y trabajo docente: resistencias y alternativas , 2018 , Lima. Actas 2018: 12. Seminário Internacional de la Rede Estrado. Lima : Red Estrado, 2018. p. 1 - 15.
    • JORGE, I. F. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Perfil e Condições de Trabalho dos Docentes da Rede Estadual de São Paulo a partir dos Microdados do Censo Escolar. In: 10º Encontro Redestrado Brasil Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica , 2019 , Recife. Anais 10º Encontro Redestrado Brasil Autonomia do Trabalho Docente: caminhos para sua organização político-pedagógica. Recife : Red Estrado, 2019. p. 1 - 24.
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A geografia do ensino integral em São Paulo. In: III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPALE) e Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) , 2018 , Campinas. Anais do III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (GEPALE) e Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES). : , 2018. p. 82 - 110.
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Escola, geografia e desigualdade: o caso do programa de ensino integral do estado de São Paulo. In: XV Coloquio Internacional de Geocrítica 'Las ciencias sociales y la edificación de una sociedad post-capitalista' , 2018 , Barcelona. Anais XV Coloquio Internacional de Geocrítica "Las ciencias sociales y la edificación de una sociedad post-capitalista". : , 2018. p. 1 - 23.
    • PASSOS, FELIPE GARCIA ; OLIVEIRA, J. V. P. . Educação pública estadual no município de São Paulo: uma comparação entre as escolas estaduais regulares e o Programa Ensino Integral no atendimento à população. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos ? ?Pensar e Fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial? , 2018 , João Pessoa. Anais XIX Encontro Nacional de Geógrafos ? ?Pensar e Fazer a Geografia brasileira no século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial?. : , 2018. p. 1 - 14.
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, LARISSA DE ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO.. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2017 , La Paz. Anais do XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina. : , 2017. p. 1 - 14.
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, LARISSA DE ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade , 2017 , Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade. : , 2017. p. 244 - 246.
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Regulamentando a precarização: notas sobre o notório saber, formação e trabalho docente. In: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade , 2017 , Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade. : , 2017. p. 87 - 89.
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A hipótese da gentrificação escolar: a escola pública e a produção do espaço. 2024 (Seminário)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . O Programa Ensino Integral (PEI) e o ciclo de políticas. 2024 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Gentrificação escolar e desigualdades educacionais: estudo de caso do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. 2023 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A expansão do tempo integral e seus impactos nas matrículas de ensino médio nas redes estaduais brasileiras (2008-2020). 2023 (Comunicacao)
    • PENZ, C. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A expansão do tempo integral e seus impactos nas matrículas de ensino médio nas redes estaduais brasileiras (2008-2020). 2023 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A hipótese da gentrificação escolar. 2023 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A complexidade geográfica da educação: princípios teórico-metodológicos e agenda de pesquisa.. 2021 (Outra)
    • JACOMINI, M. A. ; STOCO, S. ; XIMENES, S. ; CASSIO, F. L. ; BARBOSA, A. ; VENCO, S. B. ; BELLO, I. M. ; CARNEIRO, S. ; GOULART, D. C. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018). 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, J. V. P. ; GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. . A geografia do ensino integral em São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. . Educação pública estadual no município de São Paulo: uma comparação entre as escolas estaduais regulares e o Programa Ensino Integral no atendimento à população. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. ; PASSOS, F. G. ; CAMPOS, L. . Entre o discurso da eficiência e a prática da exclusão: uma análise do Programa de Ensino Integral da rede estadual de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A geografia da educação pública e suas implicações para as políticas e pesquisas educacionais.. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; OLIVEIRA, J. V. P. . REGULAMENTANDO A PRECARIZAÇÃO: NOTAS SOBRE O NOTÓRIO SABER, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE. 2017 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; CAMPOS, L. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . A GEOGRAFIA DA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE ESPACIAL A PARTIR DA CIDADE DE SÃO PAULO. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . A determinação histórica do modo de produção na Geografia. 2010 (Simposio)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . Geografia e a Filosofia Estruturalista. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, J. V. P. . Filosofia Estruturalista e a Teoria dos Geossistemas. 2009 (Comunicacao)
    • GIROTTO, E. D. ; CARMO, W. R. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; SANTOS, D. A. . DO CONTEUDISMO AO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2018 ()
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Cursos de Inverno da FFLCH - Revelando a Geografia da Educação: princípios, conceitos e técnicas. 2019 ()
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; OLIVEIRA, J. V. P. . Análise da política educacional pela metodologia de dados georeferenciados. 2019 (Faculdade de Educação)
    • GIROTTO, E. D. ; PASSOS, F. G. ; CARMO, W. R. ; OLIVEIRA, J. V. P. ; SANTOS, D. A. . Encontro USP Escola: Atualizações em Humanidades. 2019. 2019 ()
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, J. V. P. , GIROTTO, E. D. , PASSOS, F. G. , MIYAKE, R. L. , CAMPOS, LARISSA DE , CASSIO, F. L. , JACOMINI, M. A. , SOARES, M. O. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
    • Nome do projeto: Atlas da Educação Pública do Estado de São Paulo (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, J. V. P. , GIROTTO, E. D. , PASSOS, F. G. , CAMPOS, L. , MIYAKE, R. L. , NONATO, L. M. , SOUZA, J. M. O. .
      Descrição: Nesta nova etapa da pesquisa, nosso intuito é construir um Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, espacializando as principais políticas executadas pela Secretaria Estadual de São Paulo nos últimos 20 anos e seus principais resultados. Nosso intuito é compreender como se espacializaram / especializam tais políticas, bem como se os seus resultados têm sido capazes de reduzir as desigualdades socioespaciais da escola pública no Estado de São Paulo. Neste processo, faremos o cruzamento de diferentes varáveis que dizem respeito ao processo educativo (avaliação, currículo, condições de trabalho, infraestrutura, acesso e permanência) com as mudanças socioespaciais verificadas no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, inclusive com o intuito de problematizar se as políticas executadas pela Secretaria Estadual de Educação dialogaram com tais mudanças. Em nossa perspectiva, a elaboração do Atlas da Educação do Estado de São Paulo é um importante instrumento de acompanhamento e análise das políticas públicas e seus diversos impactos, bem como elemento essencial para subsidiar o debate democrático na elaboração de outras políticas educacionais que tenham como objetivo a construção de uma escola pública de qualidade e acessível para todos.
    • Nome do projeto: Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018) (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, J. V. P. , GIROTTO, E. D. , CASSIO, F. L. , SANTOS, J. B. S. , PARRELLA, C. , NOVAES, L. C. , SILVA, J. A. , GOULART, D. C. , CORTI, A. P. O. , STOCO, S. , CARNEIRO, S. , MORAES, C. S. V. , ARELARO, L. R. G. , PENNA, M. G. O. , PIOLLI, E. , CROCHIK, L. , COUTINHO, L. C. S. , OLIVEIRA, R. T. T. , XIMENES, S. , VENCO, S. B. , JACOMINI, M. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.
    • Nome do projeto: Mudanças Curriculares e melhoria do ensino público (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, J. V. P. , GIROTTO, E. D. , CASSIO, F. L. , SILVA, J. A. , GOULART, D. C. , CORTI, A. P. O. , CROCHIK, L. , JACOMINI, M. A. , BARBOSA, A. , JORGE, I. F. , ALENCAR, F. W. F. , MARTINIANO, O. , SOUZA, I. C. R. , PERRELLA, C. S. S. , FERNANDES, M. J. S. , ROCHA, A. J. , BARROS, G. M. , MOUTINHO JUNIOR, I. O. , LAVADO, J. P. , CARVALHO, L. S. , MALDONADO, L. R. S. , COSTA, M. C. , SILVA, M. R. , ANDRADE, W. M. , MELO, A. G. R. , MIRA, A. C. , FEITOSA, A. N. , ALVES, B. , FIUMARI, C. C. V. , AFONSO, C. M. , TRAVASSOS, C. F. , MARTINS, K. C. D. , OLIVEIRA, L. M. A. , SILVA, L. B. , CARVALHO, L. R. , ALMEIDA, L. C. G. , MOREIRA, M. C. , LEMES, M. C. , OLIVEIRA, P. L. , RIBEIRO, R. A. L. , RESENDE, S. A. Q. , QUINTAS, S. G. T. , SOUZA, S. F. , BARRERO, V. S. .
      Descrição: Descrição: Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.
    • Nome do projeto: Direitos à educação em territórios rurais do Estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, J. V. P. , Rodrigues, F. C. , Silva, A. P. S. , Souza, J. G. , Accardo, F. , Nascimento, L. K. , Stencel, L. M. , Carvalho, L. E. P. .
      Descrição: No estado de São Paulo, assim como no restante do Brasil, as desigualdades de acesso e qualidade do atendimento educacional são atravessadas por condicionantes de gênero, classe, raça e local de moradia. Historicamente, os territórios rurais apresentaram sempre os piores indicadores em relação ao espaço urbano. Ações que incidam sobre as políticas públicas de acesso à escola são fundamentais para a promoção de uma educação democrática, o que pressupõe acesso, qualidade e equidade. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) cumpre um papel de destaque na defesa de direitos difusos e coletivos, dentre eles, o direito à Educação. Contudo, a invisibilidade social das demandas das populações do campo, associada a um ideário urbano centrado, também afeta o Ministério Público, que pouco tem conseguido atuar na garantia desse direito. O projeto objetiva ampliar e aprofundar o reconhecimento da pauta da Educação das crianças e adolescentes dos territórios rurais na agenda de trabalho do MPSP, por meio da análise das formas particulares de espacialização da educação do campo no Estado de São Paulo, formação dos membros do Ministério Público e otimização das ações de promotores e promotoras de justiça e equipe técnica. O projeto prevê duas fases que englobam: 1) Composição da base territorial de análise; Levantamento e análise de dados quantitativos das condições de oferta e demanda educacional nos territórios rurais; Levantamento das ações do MPSP sobre o tema; Elaboração de um Atlas da educação nos territórios rurais em São Paulo. 2) Construção pela equipe do Ministério Público, em conjunto com os pesquisadores das universidades de documentos orientadores acerca do tema do projeto para instruir o trabalho da promotoria de justiça e induzir políticas internas afinadas com a superação das desigualdades e a promoção do direito educacional de crianças e adolescentes dos territórios rurais. Pretende-se, com isto, aumentar a adesão de promotores e promotoras e equipe técnica para a defesa desses direitos.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Teoria do Geossistemas e a política de criminalização da pobreza: um estudo de caso sobre as enchentes do Jardim Pantanal (São Paulo/SP)
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Cursinho Popular da PSICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Técnico em Geoprocessamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professor da Educação Básica
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Disciplinas lecionadas: Geografia; Projetos em Educação Ambiental Energia e Meio Ambiente; Poluição Atmosférica e Mudanças Climáticas; Uso, Ocupação e Conservação do Solo
        Outras informações: Professor do Ensino Médio e Técnico
    • Faculdade Drummond:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor de Geografia para Ensino Médio
    • Escola Waldorf Francisco de Assis:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2021 ).
        Outras informações: Professor especialista - Geografia
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador no projeto "Direitos à educação em territórios rurais do Estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista", com bolsa FAPESP nível TT-IV.
        Outras informações: Pesquisador
    • BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).