Não autenticado |

Lucas Marcelo Tomaz de Souza

    • Lucas Souza é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou doutorado Sanduíche na Universidade do Porto (UP), Portugal, com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Autor do livro "A Trajetória Social de Raul Seixas: uma metamorfose ambulante no rock brasileiro." (Alameda Editorial, 2016).

       

      Links:    

    • SOUZA, LUCAS. M. T. . A Trajetória Social de Raul Seixas: uma metamorfose ambulante no rock brasileiro.. São Paulo : Alameda Casa Editorial, 2015 . 347p. ISBN: 9788579392351.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Para uma nova caixa de Pandora: esboço de um roteiro heurístico pela sociologia da música MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 1 , p. 102 - , 2015. ISSN: 23167858.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Música Popular Brasileira e a prática extensionista: potencialidades e desafios da canção no processo de formação universitária BATUKO , v. 1 , p. 19 - , 2020. ISSN: 26758199.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. ; LOBO, J. C. . Música popular na década de 1970 e a cenapós-tropicalistaAnálise de uma geração sem ?vida? Tempo Social , v. 33 , p. 244 - , 2021. ISSN: 01032070.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. ; GARSON, M. . Apresentação: Música popular e sociedade Teoria e Cultura , v. 13 , p. 152 - , 2018. ISSN: 2318101X.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. ; GARSON, M. . Autonomia e hetoronomia do rock brasileiro: juventude, música e estilo de vida na década de 1980 Teoria e Cultura , v. 13 , p. 224 - 237 , 2018. ISSN: 2318101X.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Abaixo a ditadura: movimentos sociais no Brasil em 1968 Teoria e Cultura , v. 13 , p. 179 - , 2018. ISSN: 2318101X.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ENTRE A CONTINGÊNCIA E ESSENCIALIDADE Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais: revista da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) , v. 1 , p. 35 - , 2017. ISSN: 25943707.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . ENTRE ARTISTAS E NÃO ARTISTAS, UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA BIOGRAFIA E DA PRODUÇÃO MUSICAL DE RAUL SEIXAS Cadernos de Campo (UNESP) , v. 13 , p. 137 - , 2010. ISSN: 14150689.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Entrevista com Professora Doutora Paula Guerra Música Popular em Revista , v. 2 , p. 169 - , 2016. ISSN: 23167858.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Cenas musicais portuguesas em perspectiva: é punk rock em Portugal! Música Popular em Revista , v. 2 , p. 165 - , 2016. ISSN: 23167858.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Nas trilhas de um 'Maluco Beleza': mapeando a construção de um ídolo Música Popular em Revista , v. Vol.1 , p. 152 - , 2013. ISSN: 23167858.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Mozart e Raul Seixas frente a frente: uma aproximação a Norbert Elias Revista Café com Sociologia , v. Vol.4 , p. 5 - , 2015. ISSN: 23170352.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Raul Seixas e o cenário musical brasileiro na década de 1970 * Raul Seixas and the Brazilian music scene in the 1970s História e Cultura , v. v.2 , p. 81 - 98 , 2013. ISSN: 22386270.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Raul Seixas e o Rio de Janeiro na década de 70: transformando-se em um artista "nacional" Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte , v. 3 , p. 48 - 87 , 2010. ISSN: 19837836.
  • Capítulos publicados: 4
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . CONTRACULTURA NOS TEMPOS DO CONDOR: ANÁLISE DO (AUTO) EXÍLIO DE RAUL SEIXAS E PAULO COELHO. SANÇÕES E COAÇÕES POLÍTICAS NO BRASIL: DEGREDOS, DESTERROS, EXÍLIOS E DEPORTAÇÕES, v. 1, p. 120 - 150, 2021.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. ; SILVA, M. . Passeata dos cem mil em perspectiva: movimentos sociais, educação e política.. Educação e Sociedade: debates contemporâneos para a cidadania., v. 3, p. 53 - 94, 2018.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Revisitando a intermitência da Sociologia no Ensino Médio brasileiro: problemas e desafios impostos a uma disciplina escolar.. Ensino e Formação: novas perspectivas para o cotidiano, v. , p. 1 - 372, 2018.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . "Meu Inimigo Intimo": decantando a parceria entre Raul Seixas e Paulo Coelho.. Raul Seixas: estudos interdisciplinares., v. , p. 82 - , 2015.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . UM OLHAR SOCIOLÓGICO . FOLHA DE BOTELHOS , BOTELHOS MG , 18 ago. 2007.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Influências da música ?brega? no rock brasileiro: Raul Seixas e a cultura ?cafona? da década de 1960 e 1970.. In: ANPOCS , 2020 , Caxambu. Músicas e Processos Sociais: reflexões sobre métodos, conceitos e fronteiras. : , 2020.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970: OU ANÁLISE DE UM AGERAÇÃO SEM 'VIDA'. In: ANPOCS , 2019 , Caxambu. http://anpocs.com/images/stories/43encontro/Caderno43eaa.pdf. : , .
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . CONSTRUÇÃO E AUTOCONSTRUÇÃO DE UM MITO: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE RAUL SEIXAS.. In: II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da USP , 2016 , São Paulo. II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação da USP. : , 2016.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Counterculture in the Tropics: ?building? a young audience in Brazil. In: KISMIF International Conference Keep It Simple, Make It Fast! Crossing Borders of Underground Music Scenes , 2015 , Porto, Portugal. Counterculture in the Tropics: ?building? a young audience in Brazil. : , 2015.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Just can?t stand back: Raul Seixas and '80s rock. In: KISMIF Summer School Gettin? Underground Together! , 2015 , Porto. KISMIF Summer School Gettin? Underground Together!. : , 2015.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . RAUL SEIXAS E A INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE UM ÍDOLO.. In: XXIX Congresso Latino Americano de Sociologia, ALAS CHILES , 2013 , Santiago. RAUL SEIXAS E A INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE UM ÍDOLO.. : , 2013.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . RAUL SEIXAS, UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. In: XVIII CIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , 2006 , São Carlos. RAUL SEIXAS, UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. : , 2006.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . RAUL SEIXAS, UMA PERSPECTIVA SOCIAL. In: XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica , 2006 , Bauru. XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica. : , 2006.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . CONTROLE DISCIPLINAR E ESCOLA: UM PRESÍDIO EDUCACIONAL?. In: VI JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA , 2007 , Marília. VI JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. : , 2007.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Uma análise sociológica da biografia e da produção musical de Raul Seixas. In: VIII SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA, 2009, Araraquara. , 2009 , . VIII SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA, 2009, Araraquara.. : , .
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . A legitimidade e ilegitimidade das artes da juventude brasileira, Raul Seixas uma trajetória social.. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E MEMÓRIA DA AMÉRICA LATINA. 2009, Curitiba. , 2009 , . II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CULTURA, IMAGINÁRIO E MEMÓRIA DA AMÉRICA LATINA. 2009, Curitiba.. : , .
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Uma análise sobra a produção artístico musical brasileira, Raul Seixas uma trajetória social.. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia , 2009 , Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2009.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Entre a legitimidade e ilegitimidade das artes musicais no Brasil, Raul Seixas uma trajetória social.. In: 4º Encontro de Música e Mídia , 2008 , São Paulo. O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto , Gilberto Gil e Gilberto Mendes. : , 2008.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Entre a legitimidade e ilegitimidade das artes musicais no Brasil, Raul Seixas uma trajetória social. 2008 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Uma análise sociológica da biografia e da produção musical de Raul Seixas. 2009 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Uma análise sobra a produção artítico musical brasileira, Raul Seixas uma trajetória social. 2009 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . A legitimidade e ilegitimidade das artes da juventude brasileira, Raul Seixas uma trajetória social. 2009 (Seminário)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . RAUL SEIXAS, UMA PERSPECTIVA SOCIAL. 2006 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . RAUL SEIXAS, UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. 2006 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . CONTROLE DISCIPLINAR E ESCOLA: UM PRESÍDIO EDUCACIONAL?. 2007 (Congresso)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Entrevista com Professora Doutora Paula Guerra. 2015 Música Popular em Revista
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Counterculture in the Tropics: ?building? a young audience in Brazil. 2015 (Universidade do Porto)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Keep It Simple, Make It Fast! Underground Music Scenes and DIY Cultures. 2014 (Universidade do Porto)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . "II Seminário de Música Popular: Aumenta que isso é rock`n`roll". 2018 (UNILAB)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Narrativas e Experiências: Estágio Supervisionado em Sociologia. 2017 (UNILAB)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . COORDENADOR DE SESSÃO NO GRUPO DE TRABALHO TERRITÓRIOS, SONORIDADES, ESTÉTICAS E CENAS NO II COLÓQUIO DIÁLOGOS JUVENIS TODAS AS ARTES: SENTIMENTOS INTENSOS, CIDADE E ARTE. 2018 (UFC)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Sociologia da Educação: Perspectivas e Debates. 2010 (PREFEITURA MUNICIPAL DE BANDEIRA DO SUL)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Sociologia e Filosofia em debates. 2006 (EDUCAFRO-PREVEC)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Sociologia da Educação Novas Perspectivas: Pierre Bourdieu em debate. 2010 (Universidade Federal de Alfenas)
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Relatório Parcial da Bolsa de Mestrado. 2009
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Relatório Final da Bolsa de Mestrado. 2010
    • Nome do projeto: Travessias: Sociedade, Educação e Decolonialidade. (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, LUCAS. M. T. .
      Descrição: O programa ?Travessias: Sociedade, Educação e Decolonialidade? é o Programa de Extensão do Curso de Licenciatura em Sociologia, e tem como função curricularizar, incentivar e divulgar suas atividades extensionistas, de modo a promover uma maior integração e excelência dos projetos de Extensão em articulação com as atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelo curso. O Travessias atua, assim, de três maneiras fundamentais: 1) interligando os projetos de extensão desenvolvidos pelo curso de Licenciatura em Sociologia dentro de objetivos comuns, de modo a potencializar suas atividades, ligações com a comunidade externa e relações com os propósitos pedagógicos, curriculares, éticos e políticos do curso; 2) facilitando a promoção de eventos, cursos, atividades culturais, artísticas e de assistência técnica e social, com ampla relação com o entorno universitário; 3) cooperando na comunicação com estudantes e professores sobre o conceito de extensão e sobre a forma de registro e certificação das atividades realizadas, a serem avaliadas pela Coordenação do Curso, para fins de integralização da carga horária no histórico do discente.
    • Nome do projeto: PIBID- Sociologia Unilab: Sociologia, Educação antirracista e ensino médio: possibilidades, desafios e perspectivas (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, LUCAS. M. T. .
      Descrição: Alinhado aos princípios da Lei n. 10.639/03, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Lei n. 9.394/96, o subprojeto Sociologia, Educação antirracista e ensino médio: possibilidades, desafios e perspectivas tem, como objetivo geral, criar um ambiente de capacitação aos licenciandos/as, de modo a torná-los hábeis ao cumprimento e transmissão das competências e habilidades, preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e efetivação da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileiras nos estabelecimentos de Educação Básica. Em igual medida, o subprojeto visa auxiliar as escolas parceiras na execução das tarefas que se impõem à educação, no âmbito da BNCC, e efetivação dos preceitos fundamentais da Lei 10.639/03, no que toca a construção de uma epistemologia antirracista na educação básica, que sirva de ferramenta para prevenção e combate às práticas discriminatórias de todos os tipos.
    • Nome do projeto: Ouvindo Música: Música Popular Brasileira e a memória sociocultural do país. (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, LUCAS. M. T. , LOBO, J. C. .
      Descrição: O Projeto de Extensão ?Ouvindo Música: Música Popular Brasileira e a memória sociocultural do país? procura recuperar questões, características ou tensionamentos de ordem social, cultural e histórica do país pelo prisma da Música Popular Brasileira. A Música, dado seu poder de alcance e disseminação, tornou-se o mais popular recurso artístico produzido no país, durante todo século XX. Inúmeros momentos históricos da nação encontram seus complementares estéticos em canções de sucesso que, de alguma maneira, condensam características de ordem política, cultural e econômica, mimetizadas em forma de arte. Como patrimônio imaterial, a canção popular é um recurso rico em formas de exploração. Todavia, suas mensagens são, em maior ou menor medida, cifradas por maneirismos próprios do fazer artístico. Não somente pelo intuito de esconder seu conteúdo do vigia político, mas pelos próprios exercícios criativos que a fazem objeto artístico, a canção popular tanto carrega quanto esconde suas origens sociais e históricas. E é nesse ponto que este projeto deseja atuar. Através da audição da música popular procura-se tanto divulgar quanto pensar a canção enquanto termômetro das relações sociais, culturais, étnicas e políticas do Brasil. Assim, vislumbra-se a promoção de eventos temáticos, saraus públicos, exibição de filmes e documentários relacionados à música, livros e discotecas, de maneira a recuperar o patrimônio da música popular e a partir dele se analisar questões próprias da cultura e da sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: PIBID- Sociologia: Territórios, Memórias e Identidades negras e indígenas no Ceará: descolonizando ideias, tecendo saberes, fortalecendo presenças (2019 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, LUCAS. M. T. .
      Descrição: O presente projeto objetiva garantir a interação entre as escolas de educação básica e a universidade, pensando especificamente na contribuição que os diferentes sistemas, níveis e modalidades de ensino ligadas àquela oferecem à formação inicial dos estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A inserção dos estudantes das licenciaturas em História e em Sociologia neste projeto acompanha, portanto, preceitos de seus Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC´s), sobretudo, no que concerne à formação de professores-pesquisadores conectados às questões da contemporaneidade em diferentes escalas. Nesse sentido, tenciona-se constituir um processo dialógico entre teoria e prática a partir da presença discente em escolas da região do Maciço de Baturité. O subprojeto aqui proposto, intitulado Territórios, Memórias e Identidades negras e indígenas no Ceará: descolonizando ideias, tecendo saberes, fortalecendo presenças visa garantir a identificação, a análise e as interpretações capazes de (re) pensar a história e as dinâmicas sociais produzidas pelas presenças negra e indígena na construção das memórias da população cearense.
    • Nome do projeto: Ouvindo Música: Música Popular Brasileira e a memória sociocultural do país. (2017 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, LUCAS. M. T. .
      Descrição: O Projeto de Extensão ?Ouvindo Música: Música Popular Brasileira e a memória sociocultural do país? procura recuperar questões, características ou tensionamentos de ordem social, cultural e histórica do país pelo prisma da Música Popular Brasileira. A Música, dado seu poder de alcance e disseminação, tornou-se o mais popular recurso artístico produzido no país, durante todo século XX. Inúmeros momentos históricos da nação encontram seus complementares estéticos em canções de sucesso que, de alguma maneira, condensam características de ordem política, cultural e econômica, mimetizadas em forma de arte. Como patrimônio imaterial, a canção popular é um recurso rico em formas de exploração. Todavia, suas mensagens são, em maior ou menor medida, cifradas por maneirismos próprios do fazer artístico. Não somente pelo intuito de esconder seu conteúdo do vigia político, mas pelos próprios exercícios criativos que a fazem objeto artístico, a canção popular tanto carrega quanto esconde suas origens sociais e históricas. E é nesse ponto que este projeto deseja atuar. Através da audição da música popular procura-se tanto divulgar quanto pensar a canção enquanto termômetro das relações sociais, culturais, étnicas e políticas do Brasil. Assim, vislumbra-se a promoção de eventos temáticos, saraus públicos, exibição de filmes e documentários relacionados à música, livros e discotecas, de maneira a recuperar o patrimônio da música popular e a partir dele se analisar questões próprias da cultura e da sociedade brasileira.
    • SOUZA, LUCAS. M. T. . Sociologia no Chão da Sala: investigações pedagógicas no Maciço de Baturité. 2020 - Comissão científica
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Bacharelado em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília
        Título: Raul Seixas, uma perspectiva sociológica
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Licenciatura Plena em Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Educação para Carentes e Afro Descendentes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Atuou como Professor convidado no EDUCAFRO- PREVEc - Pré Vestbular Comunitário durante o mês de Julho de 2006, lecionando Sociologia e Filosofia.
        Outras informações: Professor Sociologia e Filosofia
    • PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTELHOS - EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Palestrante convidado para o Departamento de Educação do Muniípio de Botelhos MG , para público de Professores de Ensino Médio e Fundamental da Escola Municipal Isaura Vilela Brasileiro, com o tema " EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA "
        Outras informações: Convidado
    • ESCOLA ESTADUAL JOÃO DE SOUZA GONÇALVES:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Atuou como Professor substituto nas disciplinas de Sociologia e Filosofia para o ensino Médio com carga horária de 7 horas aula em Botelhos MG
        Outras informações: SUBSTITUTO
    • Fundação Machadense de Ensino e Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor universitário da Fundação Machadense de Ensino e Comunicação. Disciplinas: Sociologia Geral, Sociologia Jurídica, Ética, Sociologia Aplicada à Administração, Comércio Internacional.
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Pitágoras - Poços de Caldas, FAP, Brasil.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de Sociologia, Ética, Metodologia e Comércio Internacional.
        Outras informações: Professor.
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto A
    • Revista Epígrafe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Tempo Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • História e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).