Não autenticado |

Marcel di Angelis Souza Sandes

    • Doutor e Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Marcel Di Angelis Souza Sandes se formou em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2009 e concluiu seu ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET-SE) em 2004. Entre 2009 e 2010 realizou curso de pós-graduação em Gestão Pública também pela UFS. Obteve bolsa de Mestrado e atualmente é bolsista de Doutorado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPQ). De 2008 a 2009, desenvolveu pesquisas interdisciplinares na Secretaria de Estado do Planejamento de Sergipe (SEPLAN) com bolsa de estágio da SEPLAN em convênio com a UFS. De 2009 a 2016 trabalhou como assessor técnico da administração direta e indireta do Estado de Sergipe realizando estudos e pesquisas e elaborando projetos de captação de recursos nos seguintes órgãos: Empresa do Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PRONESE), Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (SEDURB). Durante esse período publicou alguns livros, dentre os quais pode se destacar o Atlas da Cultura de Sergipe (SEPLAN, 2010). Entre março e junho de 2016 foi Assessor da Presidência no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Brasília, instituição na qual teve a oportunidade de publicar três livros acerca da questão agrária brasileira. Em junho de 2016 foi exonerado do cargo para tomar posse no cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, instituição onde atua até hoje ministrando aulas nos cursos técnicos integrados de nível médio, cursos técnicos subsequentes e curso de licenciatura. É habilitado para ministrar aulas em cursos de Mestrado nas áreas de geografia e de educação. No IFPR desenvolve ainda os seguintes projetos de pesquisa: ?A abordagem territorial do desenvolvimento no Brasil: verdade chinesa ou miragem asiática?? e ?As transformações na reprodução do capital na agroindústria brasileira da soja no ciclo de commodities do século XXI?. É membro dos seguintes grupos de pesquisa registrados no CNPq: Grupo de Estudos do Capital (pela USP), do qual é membro desde 2013; Núcleo de Humanidades do Vale do Ivaí (pelo IFPR), desde 2018. Atua nas seguintes áreas: teoria e método da geografia, planejamento governamental e desenvolvimento territorial, questão agrária e agronegócio e educação.

       

      Links:    

    • Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais na área de educação em saúde
    • Teoria e Método em Geografia
    • Agronegócio e Questão Agrária
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Coletânea do 1º Seminário de Cultura, Desenvolvimento e Inclusão. : , 2010 . p. ISBN: 0000000000000.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Guia Gastronômico dos Territórios Sergipanos. : , 2010 . p. ISBN: 9788563493019.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Sergipe: Cultura e Diversidade (Atlas da Cultura Sergipana). : , 2010 . p. ISBN: 9788589059299.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Uma história do povo de Sergipe. : , 2010 . p. ISBN: 9788563493002.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Na Luta pela Reforma Agrária: INCRA 45 anos. : , 2015 . p. ISBN: 0000000000000.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Sergipe 2000-2013. : , 2014 . p. ISBN: 9788576432272.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Mudança social em Sergipe: desenvolvimento territorial e reforma agrária. : , 2016 . p. ISBN: 9788564142077.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Política & governança: discursos selecionados. : , 2016 . p. ISBN: 9788564142060.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Desenvolvimento, Territorialidade e Cultura: a experiência de Sergipe em planejamento regional nos anos 2007-2013 REVISTA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO , v. 8 , p. 45 - 56 , 2018. ISSN: 22373985.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . As ações e seus resultados: programas federais e programas estaduais. As ações e seus resultados: programas federais e programas estaduais, v. , p. 75 - , 2016.
    • SANDES, M. A. S. ; FALCON, M. L. O. . Uma experiência inovadora de planejamento. Uma experiência inovadora de planejamento, v. , p. 24 - , 2016.
    • FALCON, M. L. O. ; SANDES, M. A. S. ; OLIVEIRA, L. S. S. . Planejamento e Habitação de Interesse Social em Aracaju (No Prelo). Coroa do Meio: Projetos e Experiências de Ocupações Urbanísticas (2001-2006) (No Prelo), v. , p. 230 - 293, 2015.
    • SANDES, M. A. S. . Sergipe e a integração sul-americana . Jornal da Cidade , Sergipe , 26 out. 2011.
    • SANDES, M. A. S. . Sergipe: cultura(s), diversidade e (a) dversidades I e II . Jornal da Cidade , Aracaju , 27 set. 2011.
    • SANDES, M. A. S. . Energia para o desenvolvimento de Sergipe . Jornal da Cidade , Aracaju , 07 ago. 2011.
    • SANDES, M. A. S. . Crítica à abordagem da obra de Richard Hartshorne na historiografia da geografia.. In: Simpósio Internacional ?Circulação das ideias e história dos saberes geográficos: hierarquias, interações e redes?. , 2014 , Rio de Janeiro (RJ). Caderno de Resumos do Simpósio Internacional ?Circulação das ideias e história dos saberes geográficos: hierarquias, interações e redes?.. Rio de Janeiro (RJ) : Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional / UFRJ, 2014. p. 87 - 90.
    • SANDES, M. A. S. . Crítica à abordagem da obra de Richard Hartshorne na historiografia da geografia.. In: III Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico , 2014 , Uberlândia (MG). Anais do III Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico. Uberlândia (MG) : Universidade Federal de Uberlândia, 2014. p. 001 - 100.
    • SANDES, M. A. S. . Área, Carcaça do Tempo do Capital: Richard Hartshorne e a Geografia para o Capital e para o Império.. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos , 2014 , Vitória (ES). Anais do VII CBG. Vitória (ES) : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2014. p. 001 - 100.
    • SANDES, M. A. S. . Regulação da atividade de distribuição de gás natural comprimido (GNC) a granel. 2012 (Assessoria)
    • SANDES, M. A. S. . Nota Técnica para inclusão do Muncípio de Santa Rosa de Lima no Programa Mão Amiga. 2009 (Assessoria)
    • FALCON, M. L. O. ; SANDES, M. A. S. . Nota Conceitual e Termo de Referência do Projeto de Pesquisa e Avaliação de Impactos do Programa de Combate à Pobreza Rural II, 2ª Fase. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • SANDES, M. A. S. . Proposta Técnica da área de abrangência do Programa de Renda Mínima Mão Amiga. 2009 (Assessoria)
    • SANDES, M. A. S. ; OLIVEIRA, Paulo José de . Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicado à Regionalização - IDH e Renda. 2008 (Outra)
    • SANDES, M. A. S. . I Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí. 2018 (Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã)
    • SANDES, M. A. S. . Geografia e Imperialismo: De Rosa a Harvey. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • FALCON, M. L. O. ; SANDES, M. A. S. . I Salão dos Territórios de Sergipe. 2009 (Governo de Sergipe e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura)
    • Nome do projeto: Identidade, cultura e desenvolvimento dos territórios sergipanos. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. , FALCON, M. L. O. .
      Descrição: Identifica elementos potenciais da economia e da cultura dos territórios sergipanos na perspectiva do desenho de políticas públicas com vistas à geração de emprego e renda.
    • Nome do projeto: Avaliação de 40 subprojetos produtivos de artesanato do PCPR I e do PCPR II - 1ª Fase (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. , OLIVEIRA, C. H. A. .
      Descrição: A pesquisa teve por objetivo avaliar a efetividade dos objetivos do PCPR do ponto de vista das relações de produção, descentralização do processo decisório, geração de renda para as famílias, entre outros.
    • Nome do projeto: Cursinho Comunitário IFPR Ivaiporã (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANDES, M. A. S. , FAGUNDES, J. V. .
      Descrição: Projeto de extensão criado pelos professores do IFPR ? Campus Ivaiporã para ministrar aulas preparatórias para o ENEM e para os vestibulares federais e estaduais para alunos da comunidade interna e externa ao IFPR.
    • Nome do projeto: Entre territórios conceituais e políticos: a abordagem territorial do desenvolvimento no Brasil, verdade chinesa ou miragem asiática? (1990-2016) (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa voltado para a área de Teoria e Método em Geografia propõe analisar as etapas e os caminhos da recepção da abordagem territorial do desenvolvimento e do seu conceito de território pelos órgãos da administração pública federal brasileira e seus agentes e pelos organismos internacionais atuantes no Brasil e grupos de pesquisa ligados ao tema. Tem um duplo objetivo: a análise dos caminhos conceituais e políticos da e os motivos para a relativamente bem sucedida acomodação da abordagem territorial do desenvolvimento no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento no Brasil, fazendo conviver um mosaico de definições do conceito de território; e a análise empírica das políticas públicas inspiradas na abordagem territorial do desenvolvimento e executadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e como elas se articularam entre os anos 1990 e 2016, considerando as diversas finalidades, aportes conceituais e operacionais, grupos intelectuais e públicos-alvo envolvidos. Tendo o materialismo histórico como método de análise, apresenta como hipóteses possíveis para explicar esse movimento político e conceitual as diferentes orientações dos grupos de pesquisa do Brasil, bem como a divisão de poder no Estado brasileiro por parte de diversos grupos políticos com interesses distintos, além da conjuntura econômica e política favorável que permitiu a conciliação dos diferentes interesses políticos e das diferentes orientações conceituais.
    • Nome do projeto: As transformações na reprodução do capital na agroindústria brasileira da soja no ciclo de commodities do século XXI (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. .
      Descrição: A partir dos anos 2002 os preços dos diferentes grupos de commodities tomaram direção única rumo às máximas históricas, com lapso temporal pequeno entre eles. A esse boom do preço internacional das commodities se seguiu uma expansão agressiva da produção de commodities no campo brasileiro, desmatamento e ocupação de novas áreas no cerrado e na Amazônia, expulsão de populações nativas, intensificação da transferência de créditos subsidiados para a industrialização da produção primária e centralização de capitais na agroindústria com uma série de empresas abrindo capitais na bolsa de valores. No campo brasileiro as manifestações mais claras desse processo se deram na expansão do cultivo da sua principal commodity agrícola, a soja, por parte dos produtores e na expansão agressiva do agronegócio. A crise de 2007-2008 iniciada nos Estados Unidos interrompeu essa espiral ascendente. A crise levou a uma deflação generalizada de preços, tornando insolventes uma série de empresas produtoras de commodities ou levando para o terreno negativo a rentabilidade dos produtores de soja em alguns estados brasileiros. A forma como esse movimento expansivo aparece para os produtores e para as empresas processadoras e comercializadoras (as tradings firms) de commodities, as decisões de expansão da produção durante o boom e as estratégias durante o período deflacionário são o objeto desta pesquisa, considerando a projeção que a produção agroindustrial tem no Brasil e seus impactos sociais, ambientais e econômicos.
    • Nome do projeto: A "Natureza da Geografia" nos meandros da história (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. .
      Descrição: A pesquisa buscou analisar a geografia hartshorniana a partir do horizonte social em que foi forjada, os Estados Unidos da América do final do século XIX e início do século XX. Partindo das fontes bibliográficas originais referentes à questão, mostramos como os debates sobre epistemologia, na historiografia corrente da disciplina, desconsideraram questões cruciais para o entendimento da obra do autor, fruto de uma falta de aprofundamento do debate teórico associada à luta política entre os grupos que disputavam a vanguarda da disciplina a partir dos anos 1950. Pelas mãos dos manuais e de uma historiografia que continua a narrar uma história etapista com fases que se sucedem e avançam umas sobre as outras aproximando cada vez mais a geografia da cientificidade, os equívocos se perpetuaram e fazem parte do senso comum da disciplina ainda no presente. Entre as conclusões do trabalho, está a de que até hoje, em termos de análise da obra de Richard Hartshorne, as leituras são ou incompletas ou completamente equivocadas.
    • Nome do projeto: Territorialização do Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma aplicação da metodologia dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. , FALCON, M. L. O. , OLIVEIRA, L. S. S. , MOREIRA, F. D. .
      Descrição: Diante da crescente ênfase que se tem dado à promoção da geração, uso e difusão de conhecimento, o Projeto Saúde busca avançar na geração de modelos capazes de captar e compreender as novas formas e estratégias de desenvolvimento industrial e tecnológico. Nesse contexto, o projeto utiliza uma abordagem sistêmica da base produtiva e inovativa e, assim, consubstancia-se na prioridade dada ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde CEIS. Este foco parte do entendimento de que o CEIS constitui-se em uma das áreas de maior dinamismo, crítica para a economia do conhecimento, por envolver atividades de alta intensidade de inovação nos novos paradigmas tecnológicos, respondendo por parcela significativa do PIB nas economias emergentes e desenvolvidas, e por associar, inerentemente, a dimensão econômica e social que definem o processo de conhecimento. Dessa forma, o projeto busca subsidiar proposições para o fortalecimento das cadeias e arranjos produtivos na área da saúde, garantindo que se superem as dicotomias entre o social e econômico quando o objetivo é a promoção do desenvolvimento sustentável.
    • Nome do projeto: Da participação como elemento do desenvolvimento dos espaços deprimidos: uma análise do Programa de Combate à Pobreza Rural - PCPR (1996-2006). (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANDES, M. A. S. .
      Descrição: O projeto teve por objetivo fazer uma discussão acerca do movimento da geografia e de outras ciências e das contribuições que têm dado aos diversos interesses políticos e econômicos colocados sob a rubrica da descentralização, da participação popular e do ?desenvolvimento local?. Buscamos discutir alguns paradigmas de desenvolvimento (antigos e novos) que têm orientado as políticas públicas de desenvolvimento para a Região Nordeste do Brasil, com o objetivo de fazer a articulação do paradigma da geografia crítica marxista, ampliando o seu alcance, e buscando encontrar inconsistências nos novos paradigmas de desenvolvimento, desmistificando o seu caráter perverso e contraditório. O foco da análise foi uma política pública de redução da pobreza rural que se orientou a partir do ?paradigma do desenvolvimento local?: o Programa de Combate à Pobreza Rural (I, II-1ª Fase e II-2ª Fase), financiado pelo Banco Mundial. Os dados foram provenientes de uma pesquisa de campo realizada durante os trabalhos desenvolvidos pelo autor na Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (PRONESE) e apontaram algumas incoerências do ?Paradigma do Desenvolvimento Local? e do Programa de Combate à Pobreza Rural, colocando-os como elementos transformadores das relações de produção no campo sergipano. A partir da compreensão da cidadania com reflexo da inclusão produtiva e da participação popular, o programa resulta na quebra das ?horizontalidades? e possibilita a preparação do ?terreno? para a acumulação ampliada do capital, atuando no sentido contrário ao da proclamada redução das desigualdades sociais e promoção do desenvolvimento, através da centralização do capital e da falsa democratização do processo decisório.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
        Ano de conclusão: 2010
    • Secretaria de Estado do Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Assessor Técnico
    • Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de SE:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Fundação Oswaldo Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Assessor Extraordinário para Assuntos Técnico
    • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Assessor da Presidência
    • INSTITUTO FEDERAL DO PARANA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professor do Ensino Básico Téncico e Tecnológ
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Grupo de Estudos do Capital:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Núcleo de Humanidades do Vale do Ivaí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
    • Ministério da Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).