Não autenticado |

Daniela Aparecida Vieira

    • Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Italiano-Português) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduação lato sensu (especialização) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado e doutorado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela USP. Desenvolveu uma pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP de agosto de 2018 a agosto de 2020. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras. Atuou, por dezessete anos, como professora de educação infantil, e, desde abril de 2019, leciona na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalha, há quinze anos, como professora de língua italiana e de língua portuguesa. Como pesquisadora da área de ensino-aprendizagem de línguas, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino-aprendizagem do italiano como língua adicional; ensino de português para imigrantes; elaboração de materiais para o ensino de línguas; materiais autênticos e didáticos.

       

      Links:    

    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O uso de materiais autênticos nas aulas de italiano como língua estrangeira: teorias e práticas. São Paulo : Nova Alexandria, 2012 . 200p. ISBN: 9788574923666.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 7
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes REVISTA ITALIANO UERJ , v. 10 , p. 116 - 135 , 2019. ISSN: 22364064.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; HASS, J. . A pedagogia pós-método e o professor de italiano LE como autor de seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem da língua-alvo Revista intercâmbio , v. 40 , p. 83 - 99 , 2019. ISSN: 2237759X.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O desenvolvimento da autonomia discente nas aulas de italiano como língua adicional REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 36 , p. 5 - 16 , 2018. ISSN: 22388281.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais com base nos estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira Revista Intercâmbio , v. XXXII , p. 28 - 47 , 2016. ISSN: 2237759X.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O papel dos materiais autênticos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem do italiano LE: o ponto de vista dos alunos Serafino (São Paulo) , v. 5 , p. 52 - 63 , 2013. ISSN: 19809786.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Técnicas didáticas para a utilização de materiais autênticos na sala de aula de língua estrangeira Serafino (São Paulo) , v. 4 , p. 23 - 31 , 2011. ISSN: 19809786.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O conceito de autenticidade e alguns critérios de seleção de textos autênticos para o ensino de italiano LE SERAFINO (SÃO PAULO) , v. 3 , p. 28 - 33 , 2010. ISSN: 19809786.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; FIALHO, C. M. C. ; FERREIRA, G. S. S. . Qual o papel da EJA na informação e na formação em tempos de pandemia?. Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível, v. 1, p. 325 - 334, 2020.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; BACCIN, P. G. ; MAGGIO, G. ; ORTALE, F. L. ; Emrani, D. L. ; FERRONI, R. ; SOUZA, R. F. ; PITARELLO, A. ; GARCIA, B. ; PINHEIRO, A. V. R. ; Macedo, C. C. . Textos autênticos nas aulas de língua estrangeira: reflexões sobre a teoria e a prática. Luz, câmera e ação! O professor-autor da sala de línguas estrangeiras, v. 1, p. 9 - 32, 2017.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; HASS, J. . A pedagogia pós-método e o professor de italiano LE como autor de seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem da língua-alvo. In: 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos - 21º InPLA. : , 2018. p. 188 - 188.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais para o ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira: tarefa exclusiva do professor?. In: 21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos - 21º InPLA. : , 2018. p. 187 - 188.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A elaboração de materiais para o ensino-aprendizagem do italiano como língua adicional com base em atividades sociais. In: VIII Encontro de Pós-graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas , 2018 , São Paulo. Caderno de Resumos - Encontro de Pós-graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas. : , 2018. p. 36 - 37.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O desenvolvimento da autonomia do aprendiz nas aulas de italiano como língua adicional. In: IV EIIPIB Virtual e II Jornada de Ensino e Aprendizagem de Língua e Cultura Italianas na Esfera Pública , 2018 , . Caderno de Resumos - IV EIIPIB virtual - Encontro Internacional de Italianistas e Professores de Italiano do Brasil. : , 2018. p. 12 - 12.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais na pedagogia pós-método: o professor-autor de seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem do italiano LE. In: XVII Congresso da ABPI , 2017 , Rio de Janeiro. XVII Congresso da ABPI, XI Encontro Internacional de Estudos Italianos, VI Jornada de Italianística da América Latina - "Trânsitos, migrações e circulações: a Itália e o italiano em movimento". : , 2017.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais para o ensino do italiano língua estrangeira na pedagogia pós-método. In: 18º Congresso Mundial da Associação Internacional de Linguística Aplicada , 2017 , Rio de Janeiro. 18º World Congress - Rio 2017 - Program Overview. : , 2017. p. 42 - 42.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O trabalho com estratégias de aprendizagem e a didatização de materiais para o ensino do italiano LE. In: VII Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH-USP , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH-USP. : , 2016. p. 19 - 19.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A investigação dos estilos e das estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira: contribuições para a didatização de materiais e para o 'aprender a aprender' línguas. In: Encontro Internacional de Italianistas e Professores de Italiano do Brasil , 2016 , Evento virtual. Caderno de Resumos do II Encontro Internacional de Italianistas e Professores de Italiano do Brasil. : , 2016. p. 15 - 16.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais com base nos estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira. In: 20° Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos - InPLA 2015 - As múltiplas faces da linguagem. : , 2015. p. 193 - 194.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Dos estilos de aprendizagem dos alunos à didatização de materiais para o ensino do italiano LE. In: XVI Congresso da ABPI , 2015 , Fortaleza - CE. XVI Congresso da ABPI - Itália e Brasil: línguas e culturas em contato - Caderno de Resumos. : , 2015. p. 15 - 15.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira: algumas reflexões. In: VI Encontro de Pós-graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP , 2014 , São Paulo. VI Encontro de Pós-graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH-USP. : , 2014. p. 34 - 34.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O gênero textual história em quadrinhos nas aulas de italiano. In: VII Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo 'Estudos Interdisciplinares nas Humanidades: perspectivas e limites' , 2012 , São Paulo. Programa e Caderno de Resumos do VII EPOG. : , 2012. p. 74 - 74.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O papel dos materiais autênticos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem do italiano LE: o ponto de vista dos alunos. In: 5º Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Italianística , 2012 , São Paulo. Programa e Caderno de Resumos - 5º Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Italianística. : , 2012. p. 32 - 32.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A Teoria da Aprendizagem Significativa e o trabalho com textos autênticos nas aulas de italiano como língua estrangeira. In: XIV Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano , 2011 , Brasília. Resumos-XIV Congresso da ABPI - 150 anos de Itália Unida - Língua, Literatura e Identidade. : , 2011.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais autênticos para o ensino do italiano língua estrangeira. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2011 , São Paulo. VI EPOG - Anais do VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. : , 2011.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais autênticos para o ensino do italiano língua estrangeira. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2011 , São Paulo. VI EPOG - Resumos. : , 2011. p. 63 - 63.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Um breve panorama sobre a utilização (ou não) de materiais autênticos nos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. In: V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP , 2011 , São Paulo. Anais do V Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP. : , 2011.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Um breve panorama sobre a utilização (ou não) de materiais autênticos nos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. In: V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2010 , São Paulo. V EPOG da FFLCH-USP-Resumos. : , 2010. p. 117 - 117.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A presença (ou ausência) de materiais autênticos em alguns dos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. In: 4º Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Italianística , 2010 , São Paulo. 4º Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Italianística - Programa e Caderno de Resumos. : , 2010.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O conceito de autenticidade e alguns critérios de seleção de textos autênticos para o ensino de italiano LE. In: 3º Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Italianística , 2009 , São Paulo. Programa e Caderno de Resumos - 3º Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Italianística. : , 2009. p. 18 - 19.
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Notas sobre o método de Stuart Hall - Althusser, Gramsci e a questão da raça. São Paulo : Ideo graphos , 2019 (Tradução)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Impariamo ad imparare le lingue!. : , 2018 (Atividade didática publicada no site https://foco.usal.es/fichas/1450/)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Dois instrumentos para conhecer os estilos e as estratégias de aprendizagem dos estudantes: o questionário de Mariani e o inventário de Oxford. : , 2018 (Artigo publicado no site http://www.eiipib.org/wordpress/)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes. 2019 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A aprendizagem significativa: a importância dos conhecimentos prévios dos alunos no planejamento de atividades didáticas. 2019 (Conferência)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A elaboração de materiais para o ensino-aprendizagem do italiano como língua adicional com base em atividades sociais. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; HASS, J. . A pedagogia pós-método e o professor de italiano LE como autor de seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem da língua-alvo. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais para o ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira: tarefa exclusiva do professor?. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O desenvolvimento da autonomia do aprendiz nas aulas de italiano como língua adicional. 2018 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais na pedagogia pós-método: o professor-autor de seus próprios materiais para o ensino-aprendizagem do italiano LE. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais para o ensino do italiano língua estrangeira na pedagogia pós-método. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Por uma abordagem multiestilo: a compatibilização da abordagem de ensinar e dos estilos de aprendizagem na sala de aula de italiano como língua estrangeira. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O trabalho com estratégias de aprendizagem e a didatização de materiais para o ensino do italiano LE. 2016 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A investigação dos estilos e das estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira: contribuições para a didatização de materiais e para o 'aprender a aprender' línguas. 2016 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais com base nos estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira. 2015 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Dos estilos de aprendizagem dos alunos à didatização de materiais para o ensino do italiano LE. 2015 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O papel do livro didático no processo de ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira: algumas reflexões. 2014 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais autênticos na aula de língua estrangeira. 2014 (Conferência)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O gênero textual história em quadrinhos nas aulas de italiano LE. 2012 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O papel dos materiais autênticos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem do italiano LE: o ponto de vista dos alunos. 2012 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A Teoria da Aprendizagem Significativa e o trabalho com textos autênticos nas aulas de italiano como língua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A didatização de materiais autênticos para o ensino do italiano língua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Um breve panorama sobre a utilização (ou não) de materiais autênticos nos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. 2010 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . A presença (ou ausência) de materiais autênticos em alguns dos principais métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. 2010 (Comunicacao)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . O conceito de autenticidade e alguns critérios de seleção de textos autênticos para o ensino de italiano LE. 2009 (Comunicacao)
    • BACCIN, P. ; VIEIRA, Daniela Aparecida . Lezione 12 - Dire, fare, partire!. 2013
    • ORTALE, F. ; BACCIN, P. ; ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; MAGGIO, G. ; VIEIRA, Daniela Aparecida ; CORRIAS, V. ; FREITAS, M. ; RIBEIRO, W. ; BATISTA, M. C. ; RIBEIRO, L. V. R. . I Jornada de Aquisição e Ensino de Línguas: 50 anos de abordagem - retrospectiva analítica de Anthony a Almeida Filho. 2013 (Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília)
    • CASINI, M.C. ; Klein, A. I. ; Biondi, L. ; SOUZA, A. A. F. ; VIEIRA, Daniela Aparecida . Simpósio Internacional: os 150 anos da Itália e as questões de identidade nacional no Brasil e na Itália. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; EMRANI, D. L. ; SOUZA, A. A. F. ; MAURO, L. R. . Oficinas de Língua Italiana. 2010 (SBS Livraria Internacional)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida ; Bassi, Elisa Cristina Di Nizo . Minicurso de Italiano. 2005 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Oficina 'O 'aprender a aprender' línguas: estilos e estratégias de aprendizagem na sala de aula de LE. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . La didattizzazione di materiali e l'autonomia dello studente nel processo di insegnamento-apprendimento. 2019 (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, USP e ICIB)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Textos autênticos nas aulas de língua estrangeira: reflexões sobre a teoria e a prática. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, Daniela Aparecida . Planos de aula sobre o gênero notícia. 2018 (Planos de aula de língua portuguesa para o ensino fundamental ii - site da revista nova escola)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras-Italiano/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras - Língua, Literatura e Cultura Italianas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Escola Municipal de Educação Infantil Professora Antonieta de Barros:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2019 ).
        Outras informações: Professora Titular de Educação Infantil
    • Top Style Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora de italiano
    • Wizard Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de italiano
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Veneziani nel Mondo San Marco Veneto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de italiano
    • Serafino (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Revista Nova Escola:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professora-autora (planos de aula)
    • REVISTA DE ITALIANÍSTICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc.
    • Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora de ensino fundamental I e II