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Marcos da Costa Menezes

    • É mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, tendo abordado em sua dissertação temas como o trabalho do professor e a formação docente. Possui também bacharelado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e licenciatura pela Faculdade de Educação, ambas da Universidade de São Paulo (2011) com dupla habilitação: português e francês. Atualmente é professor efetivo de Ensino Fundamental II e Médio na Prefeitura de São Paulo e ministra aulas de FLE como professor autônomo na escola de idiomas CAVC. Sua pesquisa de mestrado foi desenvolvida na área de Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; MENEZES, MARCOS DA COSTA . O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. 3 , p. 35 - 56 , 2017. ISSN: 24473529.
    • MENEZES, M. C. . Le Collectif de Travail : Entre possibles et impossibles Non Plus , v. 5 , p. 76 - 94 , 2014. ISSN: 23163976.
    • SILVA, E. C. ; MENEZES, M. C. ; Lousada, E. G. . Um estudo sobre as políticas linguísticas que regem a pluralidade linguística e cultural em dois contextos de ensino de francês na Universidade de São Paulo. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: práticas de ensino e políticas linguísticas, v. , p. 167 - 202, 2016.
    • Lousada, E. G. ; SILVA, E. C. ; MENEZES, M. C. . Méthodes d intervention, co-analyse et formation au travail enseignant à l Université de São Paulo . Sous la loupe - Le français à l'université , Sous la loupe , 05 jun. 2014.
    • MENEZES, M. C. . Os pontos 'despercebidos' do trabalho ? a instrução ao sósia como método de análise de seu próprio trabalho. 2019 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . La prise de conscience et les nouvelles possibilités au métier: le travail enseignant analysé par ses acteurs. 2019 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Análise de textos e discursos e compreensão do trabalho docente: como as verbalizações de professores sobre seu trabalho permitem compreender aspectos de sua atividade. 2018 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. ; MENEZES, M. C. . Métodos indiretos em situação de trabalho: contribuições da instrução ao sósia e da aloconfrontação para a compreensão do trabalho docente. 2016 (Comunicacao)
    • BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. . Formation continue du professeur de FLE: l'usage des conflits et dilemmes du métier. 2016 (Outra)
    • MENEZES, M. C. . Difficultés et défis du travail de l?enseignant de FLE : ce que les professeurs disent de leur travail. 2014 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Pluralité linguistique et culturelle à l'Université de São Paulo: une analyse des politiques et des orientations dans deux contextes de la Faculté de Philosophie, Lettres et Sciences Humaines. 2015 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . O que o professor fala de seu trabalho? A linguagem como ponto de partida para transformação das situações de trabalho. 2015 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . O gênero entrevista como instrumento de reflexão sobre o trabalho docente. 2015 (Outra)
    • TONELLI, J. B. ; MENEZES, M. C. . Je m'amuse en jouant plusieurs rôles en français. 2014 (Outra)
    • BARIONI, M. C. ; MENEZES, M. C. . Je communique aussi avec la gestualité. 2015 (Outra)
    • MENEZES, M. C. ; SILVA, João Bosco da . Je parle d'amour en français. 2013 (Outra)
    • MENEZES, M. C. . Le travail du professeur de FLE: un regard à partir des orientations des documents officiels. 2013 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Gêneros Textuais e Atividade Docente: As orientações oficiais e sua relação com o trabalho do professor de línguas. 2013 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Os textos que orientam o trabalho do professor e sua efetiva colaboração para a prática docente. 2013 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Orientações para o trabalho do professor: como textos oriundos de documentos oficiais podem guiar a atividade de ensino. 2013 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . Le travail du professeur à travers la perspective des textes qui l?orientent et à travers ce que l?enseignant dit de sa propre activité. 2013 (Outra)
    • MENEZES, M. C. . Os desafios e dificuldades de professores iniciantes em ensino de FLE. 2012 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . O trabalho do professor e as prescrições feitas por órgãos governamentais e estabelecimentos de ensino. 2012 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . A comunicação interna numa empresa multinacional. 2011 (Outra)
    • MENEZES, M. C. . A comunicação interna numa empresa multinacional. 2011 (Comunicacao)
    • MENEZES, M. C. . A comunicação interna numa empresa multinacional. 2011 (Comunicacao)
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. . IXe Journée de Formation - Technologies et apprentissages des langues. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. . Xe. Journée de Formation - Écrire, parler, produire. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. . XIe. Journée de Formation - La classe de FLE. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. ; SILVA, João Bosco da . I Journée des Apprenants CEL. 2014 (Universidade de São Paulo e Centro de Estudos de Línguas (CEL SP))
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. . VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Lousada, E. G. ; MENEZES, M. C. . VIIIe Journée de Formation - De l'écrit à l'oral. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MENEZES, M. C. . Relatório Final de Pesquisa. A comunicação interna numa empresa multinacional. 2011
    • MENEZES, M. C. . Relatório Parcial de Pesquisa. A comunicação interna numa empresa multinacional. 2011
    • Nome do projeto: A comunicação interna numa empresa multinacional (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENEZES, M. C. , Lousada, E. G. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar alguns textos produzidos pelo departamento de comunicação interna de uma empresa francesa, procurando identificar as imagens construídas nos textos sobre a empresa e sobre os trabalhadores. O quadro teórico no qual baseamos a pesquisa é o das ciências do trabalho, mais especificamente a clínica da atividade (Clot, 1999) e seus desdobramentos no Brasil (Souza-e-Silva, 2001; Machado, 2007). Apoiamo-nos também nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999) para a análise dos textos, complementado por outros conceitos teóricos da análise dos discursos, tais como o de ethos, proposto por Maingueneau (2001). O corpus da pesquisa é composto de alguns textos formulados pelo departamento de comunicação interna da empresa, nos quais encontramos, além de um conteúdo informativo, informações sobre projetos que ela desenvolve na busca pela qualidade como passagem obrigatória para ganhar novos mercados (Souza-e-Silva; 2001: 30). A partir desses dados, analisamos o contexto de produção dos textos, levando em consideração o que diz Bronckart (2008), a formação do ethos a partir do que propõe Maingueneau (2001), os mecanismos enunciativos (modalizações e vozes) e a prescrição presente em alguns textos, tendo como base o que é colocado por Bronckart e Machado (2004).
    • Nome do projeto: Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l université (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENEZES, M. C. , Lousada, E. G. .
      Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence). Integrantes: Eliane Gouvêa Lousada - Coordenador / Lucia Claro - Integrante / Simone Dantas - Integrante / Emily Caroline Silva - Integrante / Roberta R. Hernandes - Integrante / Suelen Maria Rocha - Integrante / Flavia Fazion - Integrante / Marcos da Costa Menezes - Integrante / Estela Klett - Integrante / Raquel Pastor - Integrante / Ligia Saniz - Integrante / José Carlos da Cunha - Integrante / Katia Fraga - Integrante.
    • Nome do projeto: O trabalho do professor e as prescrições feitas por órgãos governamentais e estabelecimentos de ensino (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENEZES, M. C. , Lousada, E. G. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar como as prescrições feitas nos níveis institucional e governamental afetam o trabalho do professor. A partir do fato de que as prescrições feitas ao professor direcionam sua ação, objetiva-se identificar em que medida o trabalho do professor é afetado pelas prescrições que são feitas através de documentos oficiais direcionados ao estabelecimento escolar e à figura do professor.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II e Médio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Professor-monitor de Língua Francesa
    • CAVC Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Francês