Não autenticado |

Giselle Rodrigues Ribeiro

    • Doutoranda em Letras na Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP. Formou-se em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá em 2007, quando recebeu a Láurea Acadêmica do Magnífico Reitor da Universidade. Tem atuado, principalmente, nas áreas de literaturas de língua portuguesa e educação, pesquisando os seguintes temas: afrodescendência, teoria pós-colonial, teoria "descolonial" e livro didático.

       

      Links:    

    • Literatura e resistência nos países de língua oficial portuguesa
    • Literatura e outras artes
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Othello , Otelo e a pluralidade cultural na sala de aula Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) , v. 33 , p. 97 - 106 , 2011. ISSN: 19834683.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Nha fala, uma festa do tradicional com o moderno Revista África e Africanidades , v. 3 , p. 1 - 23 , 2010. ISSN: 19832354.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . O afro-brasileiro e sua representação no livro didático de língua materna Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 49 , p. 101 - 113 , 2010. ISSN: 01031813.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Desafio vencido - a Literatura Guineense chega finalmente ao lado brasileiro do Atlântico Revista Crioula (USP) , v. 4 , p. 1 - 6 , 2009. ISSN: 19817169.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A intelectualidade popular em dois romances africanos de língua portuguesa Graphos (João Pessoa) , v. 10 , p. 139 - 149 , 2009. ISSN: 15161536.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A Inclusão da Realidade do Afrodescendente no Livro Didático de Língua Materna: Uma Superação do Passado Escravo Revista Língua & Literatura , v. 11 , p. 99 - 111 , 2009. ISSN: 14158817.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A crise de sentido e a globalização contra-hegemônica na literatura de língua portuguesa MOARA , v. 31 , p. 261 - 276 , 2009. ISSN: 01040944.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MENEGASSI, Renilson José . O negro e sua representação no livro didático de língua materna Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 02 , p. 1 - 29 , 2008. ISSN: 19825935.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . VIDA ESCRITA Um breve olhar sobre o conto africano contemporâneo Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades , v. VII , p. 93 - 103 , 2008. ISSN: 16783182.
  • Capítulos publicados: 7
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Duas vozes jovens de Moçambique. Ao redor do mundo: Leituras em português, vol.2, v. 2, p. 97 - 105, 2013.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . O casamento - uma imposição para meninas e jovens da Guiné-Bissau. Ao redor do mundo: Leituras em português, vol.2, v. 2, p. 74 - 86, 2013.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; Quiante, Domingos . A culinária da Guiné-Bissau. Ao redor do mundo: Leituras em português - vol.1, v. 1, p. 39 - 46, 2011.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Negros e pardos no livro didático de português do Ensino Fundamental. INTERAÇÃO E ESCRITA - 1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas, v. , p. - , 2007.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A representação social do afro-descendente no livro didático de língua materna. INTERAÇÃO E ESCRITA - 1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas, v. , p. - , 2007.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MENEGASSI, Renilson José . A Pseudo-inclusão do afrodescendente no livro didático de língua materna do Ensino Fundamental. INTERAÇÃO E ESCRITA - 1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas, v. , p. - , 2007.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MENEGASSI, Renilson José . A inclusão positiva do afrodescendente no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental. INTERAÇÃO E ESCRITA - 1º Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas, v. , p. - , 2007.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . O casamento para as mulheres na Guiné-Bissau. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Anais Eletrônicos. Maringá : , 2012.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Caminhos teóricos para a leitura literária de práticas de resistência subalterna. In: IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , 2010 , Ouro Preto. Cadernos CESPUC de Pesquisa. : Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER / Open Journal Systems - OJS, 2010. p. 166 - 171.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Guiné-Bissau - Uma história de cegueira e de mistidas a safar. In: XII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2012 , São Paulo. Anais do XII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2012.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Uma utopia para a Guiné-Bissau. In: Colóquio Internacional Literatura e Diversidade cultural - Repensando a lusofonia , 2012 , Porto Alegre. Anais do I Colóquio Internacional Literatura e Diversidade cultural - Repensando a Lusofonia. Porto Alegre : EdiPuc, 2012.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A inclusão positiva do afrodescendente no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação , 2006 , Maringá. I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá : , 2006.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Nha Fala: Uma festa do tradicional com o moderno no cinema da Guiné-Bissau. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá. 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. : , 2010.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . O afro-brasileiro no livro didático de português do Ensino Fundamental. In: V Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar , 2007 , . Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar. : , 2007.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MENEGASSI, Renilson José . A pseudo-inclusão dos afrodescendentes no livro didático de língua materna do Ensino Fundamental. In: X Semana de Letras - A hora e a vez da Palavra , 2006 , Jandaia do Sul. X Anais Semana de Letras - A hora e a vez da palavra - Dez anos partilhando conhecimentos. : , 2006.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MENEGASSI, Renilson José . Negros e pardos no livro didático de português do Ensino Fundamental. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica , 2007 , . Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). : , 2007.
    • FUZA, Ângela Francine ; RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; MANTELO, Renata . Políticas de diversidade cultural e o negro no livro didático. In: XII Semana de Pedagogia: socializando saberes, construindo identidades , 2005 , MARINGÁ. XII Semana de Pedagogia: socializando saberes, construindo identidades. : , 2005.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; FUZA, Ângela Francine ; MANTELO, Renata . As concepções de leitura no livro didático de língua inglesa. In: XIII EPLE - ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO PARANÁ E DA VII CONVENÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ESTADOS DO SUL , 2005 , . XIII EPLE - ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO PARANÁ E DA VII CONVENÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DOS ESTADOS DO SUL. : , 2005.
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; NEVES, Lígia de Amorim . O destinatário e a finalidade na produção da carta. In: IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM , 2006 , Maringá. IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. : , 2006.
    • Peruzzo, Lisângela Daniele ; RIBEIRO, Giselle Rodrigues ; Silva, Osvaldo . Comissão de Resenhas da 4ª edição da Revista Crioula. 2008 (Assessoria)
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Conversa virtual com alunos do curso de Português Língua Estrangeira da Yale University sobre o texto 'O casamento: uma imposição para meninas e jovens da Guiné-Bissau'. 2014 (Outra)
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Práticas de resistência político-cultural: as vozes da emancipação que se levantam no Brasil e na Guiné-Bissau. 2009
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A representação social do afrodescendente no livro didático de língua materna. 2006
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Negros e pardos no livro didático de português do Ensino Fundamental. 2007
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Relatório de acompanhamento para a FAPESP - Pesquisa de mestrado. 2009
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Relatório final para a FAPESP - Pesquisa de mestrado. 2010
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . A apropriação educacional das tecnologias da informação e da comunicação, de Raquel Barreto. 2009 (Resumo de textos teóricos)
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Os fins do trabalho docente, de Tardif & Lessard. 2009 (Resumo de texto teórico)
    • RIBEIRO, Giselle Rodrigues . Os fundamentos interativos da docência, de Tardif & Lessard. 2009 (Resumo de texto teórico)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa: Interação e escrita no ensino e aprendizagem (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues , MENEGASSI, Renilson José .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Interação e escrita no ensino e aprendizagem é formado por pesquisadores de várias Instituições de Ensino Superior do Paraná, preocupados com a escrita em situação de ensino e aprendizagem de línguas, nas suas mais variadas manifestações. Compõem o grupo professores e pesquisadores de ensino superior, ligados a programas de pós-graduação (stricto e lato sensu), alunos de pós-graduação e de graduação. As pesquisas desenvolvidas apresentam uma base teórica comum que é o sócio-interacionismo, a partir da perspectiva de Vygotsky e Bakhtin e toda a literatura dela decorrente, no Brasil. Além dessa abordagem, também se empregam os princípios do interacionismo sócio-discursivo, com maior representatividade em Bronckart. São interesses temáticos: o ensino, a aquisição e o desenvolvimento da escrita, envolvendo-se a leitura, a produção de textos e a análise lingüística, como eixos norteadores, primários e pertinentes, no ensino básico e no ensino superior, especificamente na formação de professores de língua materna e língua estrangeira, incluindo-se o material didático, as abordagens, os procedimentos e as metodologias empregadas. Além disso, são desenvolvidas pesquisas que estudam a utilização e a posição da escrita em situações sociais definidas.
    • Nome do projeto: A escrita e o professor: interações no ensino e aprendizagem de línguas (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues , MENEGASSI, Renilson José , FUZA, Ângela Francine .
      Descrição: O projeto "A escrita e o professor: interações no ensino e aprendizagem de línguas", inserido no Grupo de Pesquisa "Interação e escrita no ensino e aprendizagem", objetiva, em princípio, investigar as relações do professor com a escrita, a partir de interações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem de língua de professores em formação e de professores em atuação. Considera-se professor em formação o acadêmico cursando o ensino superior, em nível de licenciatura; e professor em atuação o já licenciado que se encontra em situação de ensino. Nesse contexto, são investigadas as concepções de escrita incorporadas por esses professores via sistema atual de ensino, bem como os tipos de abordagens que constroem, quando ensinam a escrita. A partir das constatações obtidas pelas investigações, o projeto objetiva, também, via instrumentalização construída com referenciais teórico-metodológicos para o trabalho com o ensino da escrita em situação de ensino e aprendizagem de línguas, desenvolver abordagens de ensino e aprendizagem de escrita com acadêmicos do curso de Letras da UEM, com vistas à intervenção o processo de sua formação.
    • Nome do projeto: A Representação social do afro-descendente no livro didático de língua materna (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues .
      Descrição: Esta pesquisa, que tem por tema a identificação da representação social do afro-descendente em livros didáticos de língua materna de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, assim como a observação da influência e do condicionamento de comportamentos e de conhecimentos lingüístico-discursivos sobre os alunos, justifica-se na medida em que nossas crianças têm se defrontado, ao longo dos anos, com livros didáticos omissos no tratamento da enorme diversidade étnico-cultural brasileira e, especificamente, na representação dos diferentes grupos étnicos que compõem a multifacetada população nacional. Deste modo, subsidiado pela teoria de Bakhtin, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e por estudos a respeito do racismo na educação e da representação de grupos minoritários em livros didáticos, esta pesquisa objetiva refletir sobre como a representação social do afro-descendente se apresenta no livro didático de língua portuguesa e, ainda, no modo como os efeitos desta representação podem se manifestar em alunos que estão na idade de formação de valores. Para tanto, o diagnóstico no livro didático será conseguido mediante a identificação do modo como a representação social do afro-descendente se dá, neste material escolar, em termos da forma como a imagem deste grupo étnico é exposta, bem como da maneira que os costumes, a roupa, a música, a comida, o léxico e a religião dos afro-descendentes, por exemplo, são retratados neste material. Itens como a apresentação do texto não verbal, o nome, a função, o cargo e a posição social conferidos aos afro-descendentes são considerados nesta análise; em seguida, identifica-se como a imagem do afro-descendente é construída a partir da perspectiva bakhtiniana do outro . Por fim, percebe-se que a representação afro-descendente pode ser considerada em termos de a) inclusão positiva; b) pseudo-inclusão; c) inclusão negativa; d) inclusão da realidade.
    • Nome do projeto: Negros e pardos no livro didático de português do Ensino Fundamental (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues .
      Descrição: A identificação da representação social de negros e pardos em textos verbais do livro didático de português de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, assim como a observação da influência e do condicionamento de comportamentos e de conhecimentos lingüístico-discursivos sobre os alunos é o tema deste projeto de pesquisa que se justifica na medida em que, ao longo dos anos, nossas crianças têm se defrontado com livros didáticos omissos no tratamento da enorme diversidade étnico-cultural brasileira e, especificamente, na representação das diferentes etnias que compõem a multifacetada população nacional. Deste modo, subjazido pela teoria lingüística enunciativa de Bakhtin, pelas orientações teórico-metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por estudos a respeito do racismo na educação e da representação de grupos minoritários em livros didáticos, esta pesquisa objetivou refletir sobre como a representação social de pessoas pertencentes ao grupo étnico-racial negro e pardo se apresenta no livro didático de língua materna e, ainda, no modo como os efeitos desta representação podem se manifestar em alunos que estão na idade de formação de valores (6 a 10 anos). Concluiu-se, afinal, que existe uma retratação da realidade dos afrodescendentes em que se considera a participação destes na composição populacional brasileira, bem como sua presença e/ou atuação no desenvolvimento do país. Também se verificou que a presença de negros e pardos, na produção didática, se dá predominantemente mediante a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro.
    • Nome do projeto: Trânsitos por ruínas II: memória, resistência e subjetividade na literatura da era da globalização (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues , Lugarinho, M. C. .
      Descrição: Leitura de textos literários em Língua Portuguesa produzidos entre o final do século XX e o início do XXI, que encenam formas de resistência à globalização. Questionamento dos paradigmas da produção literária que constituem novas negociações de sentido tanto para o texto literário, quanto para a sua crítica. Articulação das tendências homogeneizantes da globalização cultural à (re)configuração das subjetividades e identidades contemporâneas. A memória como suporte no universo de identidades e subjetividades liquefeitas. Coordenação - Prof. Dr. Mário César Lugarinho
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa: Literatura diversidade sexual (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues , Lugarinho, M. C. , INÁCIO, E. C. , GRANJA, R. S. , Horácio Costa .
      Descrição: Desenvolvimento de reflexão teórica em torno da constituição da teoria queer e da sua funcionalidade para os estudos literários.
    • Nome do projeto: Flagrantes de cotidianos periféricos na literatura de Brasil e Cabo Verde (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues .
    • Nome do projeto: Caminhos teóricos para a leitura literária de práticas de resistência subalterna (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, Giselle Rodrigues .
      Descrição: A elaboração deste trabalho foi motivada pela percepção de que as vozes de indivíduos subalternizados, embora muitas vezes explicitadas no texto literário, passam freqüentemente despercebidas no processo analítico desses textos. A crença de que isto se deve não a uma negligência preconcebida, mas antes a uma colonização das nossas perspectivas cognitivas, motivou-nos, conseqüentemente, a realizar um trabalho de natureza propositiva. Um trabalho, cabe dizer, que torne legível, para o estudioso de literatura, um arcabouço teórico capaz de auxiliá-lo na estruturação de análises literárias que abracem uma perspectiva descolonizada. E que assim sendo, auxilie o leitor e/ou crítico literário a transcender o enfoque dado à caracterização da opressão que demarca a existência subalternizada, ao potencializar a atenção para com as estratégias de resistência postas em movimento, pelo indivíduo marginalizado, para garantir as condições necessárias à sua sobrevivência. Desse modo, e entendendo a desconstrução das subalternidades como opção ético-políticoepistemológica, tratamos de recuperar a perspectiva bakhtiniana do outro ; os conceitos de Relação e de Crioulização , propostos por Édouard Glissant; as reflexões sobre o homo situs e os sítios simbólicos de pertencimento, elaboradas por Hassan Zaoual; e a razão cosmopolita proposta por Boaventura de Sousa Santos. Isto se deu, porque o consenso intelectual percebido nos textos teóricos considerados quanto à existência, à capacidade e ao valor do papel de pessoas historicamente outremizadas mostrou-se adequado ao modelo teórico que desejávamos propor. Mas também porque nossa intenção era a de somar em conjunto os esforços das diferentes disciplinas acadêmicas, para interpretar e documentar diferenças e construir pontos de vista plurais (DIAS, 1998, p.128). Cumpre, ainda, dizer que o desenvolvimento desta dissertação se apoiou no intuito de contribuir para com a difusão da noção de existência subalterna, memoravelmente traba
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Maringá
        Título: Negros e pardos no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Maringá:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Crioula:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: A Revista Crioula é uma revista eletrônica organizada pelos alunos de pós-graduação do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. No momento, participo da Comissão de resenhas para a 4ª edição da revista, realizando a revisão de textos deste tipo.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • International Journal of English and Literature:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Revisora-parecerista do International Journal of English and Literature, periódico acadêmico canadense.
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas de inglês para crianças e adolescente; níveis básico e intermediário.
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Wizard Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas de inglês para adolescentes e adultos; nível básico.
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Cultural Norte-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas de inglês para adolescentes e adultos; níveis básico, intermediário e avançado.
        Outras informações: Professora de língua inglesa
    • René Mendes Consultoria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Revisora de textos técnicos