Não autenticado |

Marcia Azevedo Coelho

    • Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Tem pós-doutorado em Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e em Educação e Política, pela Cátedra de Educação Básica do IEA-USP. Doutora e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Concluiu a Licenciatura em 2007 e o Bacharelado em 2002, pela Universidade de São Paulo. Coordena o núcleo educação e cultura no Fórum do Futuro e o GT de Educação sobre Inteligência Artificial Responsável, na Cátedra Oscar Sala. É editora associada da Revista Água Simple. Desenvolve pesquisas sobre percepção pública da ciência, cultura, divulgação e jornalismo científicos e ministra cursos de formação continuada para professores com ênfase em Teoria da Complexidade e Inteligência Artificial.(Texto informado pelo autor)

       

      Links:    

    • Divulgação científica e cultural
  • Livros publicados: 11
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; EZINO, D. R. . Introdução à Pesquisa Escolar. São Paulo : Nelpa, 2022 . 148p. ISBN: 9786559150440.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; VOGT, Carlos ; MORALES, A. P. . Interesse, atitudes e valores de professores frente a temas relacionados a C&T. San José : CICOM, 2017 . 221p. ISBN: 9789968919289.
    • PEREZ, A. M. O. ; PRIETO, V. G. ; COELHO, Márcia Azevedo ; RIVAS, Helena . VOCES ALTERNATIVAS: INVESTIGACIÓN MULTIDISCIPLINAR EN COMUNICACIÓN Y CULTURA. Sevilha : Egregius Ediciones, 2017 . 420p. ISBN: 9788417270216.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Fauna e Flora: poesias para toda hora. São Paulo : Nelpa, 2014 . 97p. ISBN: 9788580205718.
    • FAVORETTO, A. F. ; GOUVEA, D. ; LINI, F. B. ; SANTANNA, F. R. ; SIMAO, I. F. ; LEITE, L. ; FUSHIMI, L. F. V. ; BARROS, R. M. C. ; CEZARO, T. F. ; MONREAL, C. A. C. ; IMPERADOR, C. ; COELHO, Márcia Azevedo ; GALUCCI, M. H. . RACES- Revista Acadêmica do Colégio Espirito Santo. Jundiaí : Editora Inhouse, 2015 . 112p. ISBN: 9788578993740.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . Divulgação científica na sala de aula. Juí : Unijuó, 2015 . 350p. ISBN: 9788541901499.
    • MONREAL, C. A. C. ; IMPERADOR, C. ; COELHO, Márcia Azevedo ; GALUCCI, M. H. . Viajando pela Galáxia das Palavras. São Paulo : Nelpa, 2014 . 111p. ISBN: 9788580204551.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; GALUCCI, M. H. ; MONREAL, C. A. C. ; IMPERADOR, C. . Poemas Fabulosos. São Paulo : Nelpa, 2013 . 127p. ISBN: 9788580203509.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; GALUCCI, M. H. ; MONREAL, C. A. C. . Vivendo a Cidade de São Paulo. São Paulo : Nelpa, 2012 . 98p. ISBN: 9788580202625.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Introdução ao Gênero Acadêmico. Jundiaí : In House, 2012 . 176p. ISBN: 9788578991739.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Muito siso e pouco riso: a comédia conservadora de França Júnior. São Paulo : Linear B, 2006 . 155p. ISBN: 9788598232492.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. ; VOGT, C. . Percepção dos professores de ensino médio sobre temas relacionados a ciência e tecnologia REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA) , v. 11 , p. 9 - 36 , 2016. ISSN: 18500013.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. ; VOGT, C. . Percepção da ciência entre professores do ensino médio: comparação do consumo de informação científica entre docentes, estudantes e população de São Paulo REVISTA INTERNACIONAL DE APRENDIZAJE EN CIENCIA, MATEMÁTICAS Y TECNOLOGÍA , v. 3 , p. 81 - 91 , 2016. ISSN: 23868791.
    • MORALES, A. P. ; COELHO, Márcia Azevedo . Percepção de alunos e professores da cidade de São Paulo sobre temas relacionados à ciência e à profissão científica PAAKAT: Revista de Tecnología y Sociedad , v. 8 , p. 1 - 13 , 2015. ISSN: 20073607.
    • IMPERADOR, C. ; CERDAN, I. ; COELHO, Márcia Azevedo . Vivendo a Cidade de São Paulo Revista Eletrônica de Administração Fappes , v. 4 , p. 1 - 11 , 2015. ISSN: 2178776X.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva Polêm!ca , v. 2 , p. 1208 - 1222 , 2014. ISSN: 16760727.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Caminhos diferentes, um só objetivo: por uma educação significativa no ensino superior Revista Eletrônica de Administração Fappes , v. 02 , p. 01 - 21 , 2011. ISSN: 2178776X.
    • COELHO, Márcia Azevedo . O Despertar da Primavera, uma peça que aborda questões cruciais da juventude Revista Gênesis , v. 01 , p. 16 - 17 , 2011. ISSN: 21787778.
    • COELHO, Márcia Azevedo . O teatro pedagógico como possibilidade de sucesso para o desenvolvimento de inteligências múltiplas Revista Gênesis , v. 01 , p. 12 - 14 , 2010. ISSN: 21787778.
    • Imperador, Cristiane ; Coelho, Márcia Azevedo . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM TEMAS RELACIONADOS À CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Formação Docente: Princípios e Fundamentos 5, v. 5, p. 193 - 200, 2019.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . A Revista Pré-Univesp na Sala de Aula. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades, v. 1, p. 331 - 350, 2015.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Aprender a dialogar é a lição mais urgente na escola e fora dela . Jornal Cruzeiro do Sul , Virtual , 08 dez. 2021.
    • VILELA, E. ; COELHO, Márcia Azevedo ; YAMAMOTO, F. A. . Formação para o desenvolvimento sustentável: uma proposta de inserção da visão científica na educação básica . Brasil, Amazônia agora , Internet , 06 mar. 2022.
    • PONTES, G. ; COELHO, Márcia Azevedo . Herança da pedra, ascendência do vento a dinâmica do meio termo nos contos de Aníbal Machado. R . Revista de Estudos Decoloniais , Cajazeiras - Ceará , 11 jul. 2022.
    • BATTISTI, A. ; COELHO, Márcia Azevedo . Una partita decisiva . TUTI EUROPA VENTITRENTA , https://www.tuttieuropaventitr , 20 set. 2021.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Educação para o desenvolvimento humano: uma missão coletiva . Revista Gênesis , São Paulo , 21 nov. 2018.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . RedigirCES: uma experiência de sucesso . Revista Gênesis , São Paulo , 16 jun. 2016.
    • COELHO, Márcia Azevedo . I Seminário de Introdução à Pesquisa Acadêmica . Revista Gênesis , São Paulo , 17 dez. 2015.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Alquimia das palavras . Revista Gênesis , São Paulo , 18 dez. 2014.
    • COELHO, Márcia Azevedo . CES: uma instituição atenta às demandas de seu tempo . Revista Gênesis , São Paulo , 20 jun. 2014.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Mudança de paradigma no ensino em função das NTIC . Revista Gênesis , São Paulo , 20 dez. 2013.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; CARDOSO, M. E. . Colégio Espírito Santo amplia programa de apoio aos alunos do Ensino Médio . Revista Gênesis , São Paulo , 21 jun. 2013.
    • COELHO, Márcia Azevedo . A fruição da poesia na obra Vivendo a Cidade de São Paulo . Revista Gênesis , São Paulo , 14 dez. 2012.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Projeto Rompendo fronteiras: Revista Agua Simple (BR/MX) . Revista Gênesis , São Paulo , 08 dez. 2016.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Ensino em Reforma . Revista IN , São Paulo , 07 out. 2016.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Colegio Espírito Santo amplia programas de apoio aos alunos do Ensino Médio . Revista Gênesis , São Paulo , 15 jul. 2013.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Preservando valores, construindo saberes, inovando metodologias . Revista Gênesis , São Paulo , 21 set. 2016.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Alquimia das palavras . Revista Gênesis , São Paulo , 23 nov. 2014.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Projeto Audiolivro . Revista Gênesis , São Paulo , 28 jun. 2011.
    • COELHO, Márcia Azevedo . A viagem de um barquinho: um projeto interacionista . Revista Gênesis , São Paulo , 22 nov. 2010.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Teatro no Integral . Revista Gênesis , São Paulo , 03 dez. 2011.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; LOBO, Salete . Projeto Cesvest 2011 . Revista Gênesis , São Paulo , 03 dez. 2011.
    • COELHO, Márcia Azevedo . A escola que queremos . Revista Gênesis , São Paulo , 07 nov. 2011.
    • COELHO, Márcia Azevedo . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO ENSINO NÃO-FORMAL. In: 73ª Reunião Anual da SBPC , 2021 , São Paulo. Resumos e Anais. : , 2021.
    • COELHO, Márcia Azevedo . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO ENSINO NÃO-FORMAL. In: 73ª Reunião Anual da SBPC , 2021 , Virtual. Resumos e Anais. : , 2021. p. 1 - 4.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores , 2018 , Águas de Lindoia. IV Congresso Nacional de Formação de Professores (IV CNFP) e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (XIV CEPFE). Bauru : Unesp, 2018. p. 1 - 12.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM TEMAS RELACIONADOS À CIÊNCIA E TECNOLOGIA. In: VI Congresso Brasileiro de Educação: v. 2: educação e formação humana: práxis e transformação social: relatos de experiências , 2017 , Bauru. PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR EM TEMAS RELACIONADOS À CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Bauru : UNESP/FC/Departamento de Educação, 2017. p. 369 - 369.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; VOGT, C. . PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM DE C&T NO ENSINO FORMAL. In: Reunião Anual da SBPC - 69ª , 2017 , Belo Horizonte. Anais [recurso eletrônico] / Resumos da 69ª Reunião Anual da SBPC, 16- 22, julho, 2017, UFMG, Belo Horizonte / Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.. São Paulo : SBPC, 2017. p. 1 - 5.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESEJÁVEIS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. In: IV Congresso Pesquisas do Ensino: as ciências humanas na educação , 2015 , São Paulo. IV Congresso Pesquisas do Ensino: as ciências humanas na educação. São Paulo : Sinpro SP, 2015. p. 23 - 34.
    • MORALES, A. P. ; COELHO, Márcia Azevedo ; MARIUSO, P. . Divulgação científica em sala de aula: relato de duas experiências com a revista Pré-UNIVESP. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación , 2014 , Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires : OEI, 2014.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; VOGT, C. ; MORALES, A. P. . Percepção dos professores de ensino médio sobre temas relacionados a ciência e tecnologia. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación , 2014 , Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires : OEI, 2014. p. 1 - 27.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE TEMAS RELACIONADOS A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. In: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância , 2014 , São Carlos. Trabalhos (Comunicação Oral) - Anais do SIED:EnPED:2014. São Carlos : UFSCAR, . p. 1 - 14.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Vivendo a Cidade de São Paulo. In: 3º Congresso de Pesquisa do Ensino do Sinpro-SP - Educação Infantil e Fundamental I , 2014 , São Paulo. Trabalhos do 3º Congresso de Pesquisa do Ensino do Sinpro-SP - Educação Infantil e Fundamental I. : , 2014.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Educador 3.o: mediador do processo de ensino-aprendizagem. In: VII Asambléa Panamericana de educación , 2014 , Atyrá. Ponencias: VII Asambléa Panamericana de educación. São Paulo : Colégio Espírito Santo, 2014. p. 1 - 1.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Percepção dos Professores de Ensino Médio sobre Temas Relacionados a Ciência, Tecnologia e Sociedade. In: SIED:EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância , 2014 , São Carlos. Anais dos trabalhos SIED:EnPED:2014. São Carlos : UFSCAR, 2014. p. 01 - 14.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . Hipermídia na sala de aula: uma possibilidade de ampliar a percepção de professores e alunos para assuntos relacionados à C&T. In: 3o. Seminário Nacional de Inclusão Digital , 2014 , Passo Fundo. Anais Senid 2014. Passo Fundo : Universidade de Passo Fundo, 2014. p. 1 - 12.
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. ; MARIUZZO, P. . A revista Pré-Univesp na sala de aula. In: Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades , 2014 , São Paulo. Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. : , 2014. p. 21 - 23.
    • COELHO, Márcia Azevedo . As TIC como ferramentas para o trabalho interdisciplinar no ensino básico e seus possíveis impactos no acesso ao ensino superior de qualidade. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores , 2014 , Águas de Lindoia. 2 Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]. : Universidade Estadual Paulista (recurso eletrônico), 2014. p. 11256 - 11268.
    • COELHO, Márcia Azevedo . As NTICs como meio de formação de alunos e professores. In: 5o. Simpósio Hipertexto e tecnologias na Educação , 2013 , Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias /. Recife : Pipa Comunicação, 2013. p. 61 - 62.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Os costumes da comédia de França Júnior. In: 10o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2002 , . 2002 SIICUSP. São Paulo : , 2002.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Da umbigada à sala de estar. In: 53o. ENCONTRO ANUAL SBPC (8a.JORNADA DE INICIAÇÀO CIENTÍFICA) , 2001 , Salvador. 53o. ENCONTRO ANUAL SBPC. : , 2001.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Os costumes da comédia de França Júnior. In: 54. ENCONTRO ANUAL SBPC , 2002 , Goiânia. 54. ENCONTRO ANUAL SBPC. : , 2002.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Muito siso e pouco riso. In: 9o. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , 2001 , SÃO PAULO. ANAIS DO 9o. SIICUSP. : , 2001.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Da umbigada à sala de estar. In: 8o. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , 2000 , SÃO PAULO. ANAIS 8O. SIICUSP. : , 2000.
    • FERREIRA, G. L. ; COELHO, Márcia Azevedo . Prefácio. João Pessoa : Sal daTerra , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • COELHO, Márcia Azevedo . NOVAS JANELAS PARA A ABORDAGEM DO UNIVERSO EM SALA DE AULA. São Paulo : Univesp , 2017 (Acadêmica)
    • TRAVELOCO JUNIOR, A. ; BARBOSA, B. G. ; ARANHA, B. P. L. ; INONHE, H. Y. R. ; SILVA, K. K. ; AGAPITO, L. ; FERNANDES, L. R. ; MARTINS, M. F. ; COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . RACES- Revista acadêmica Colégio Espírito Santo. Jundiaí : In House , 2016 (Acadêmica)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Crianças e poemas. São Paulo : Esetec , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Bettini, Cláudio ; HAZOFF, W. ; HOFFMANN, A. ; PESSETTO, E. . Editorial no. 02 da revista eletrônica e-fappes. : , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Bettini, Cláudio ; DINELLI, S. ; FERNANDES, E. ; GRASSI, J. R. ; HAZOFF, W. ; HOFFMANN, A. ; PESSETTO, E. ; PIMENTA, F. F. ; PIMENTA, M. C. . Apresentação do primeiro número da revista eletrônica e-fappes. : , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CONDEZ, F. ; LUCAS, J. ; CARVALHO, R. ; FAUSTINO, R. ; JUCA, T. ; COELHO, Márcia Azevedo . Senac, educação que transforma: linguagens e suas tecnologias: terceiro ano. 2022 (Outra)
    • Paulo Roberto Padilha ; COELHO, Márcia Azevedo . Educação com qualidade social. 2004 (Outra)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; GOIA, F. ; BRAGA, P. ; GAZEL, W. . O MEMORIAL COMO MEIO DE FORMAÇÃO REFLEXIVA. 2023 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; GOIA, F. ; BRAGA, P. ; GAZEL, W. . ATUAÇÃO DA PRECEPTORIA NO CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E R2,. 2023 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; GOIA, F. ; BRAGA, P. ; GAZEL, W. ; TEBALDI, V. . ATUAÇÃO DA PRECEPTORIA NO CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E R2. 2023 (Comunicacao)
    • IMPERADOR, C. ; COELHO, Márcia Azevedo . Trabalhando a Divulgação Científica com a Metodologia do Role-Playing Game. 2019 (Congresso)
    • Coelho, Márcia Azevedo . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO NO ENSINO NÃO-FORMAL. 2021 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Contexto da pandemia como impulsionador de novos paradigmas metodológicos. 2021 (Comunicacao)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MURAMATSU, M. ; SOOS, S. ; DIAS, E. . Virando a mesa: o processo de formação docente no séc. XXI. 2018 (Conferência)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . A divulgação científica como recurso para a educação cidadã. 2018 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo . O impacto de textos jornalísticos de divulgação científica no ensino formal. 2017 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Percepção dos Professores de Ensino Médio sobre Temas Relacionados a Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2014 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Educador 3.0: o mediador do processo de ensino-aprendizagem. 2014 (Conferência)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; CERDAN, I. . Vivendo a Cidade de São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. ; MARIUZZO, P. . A revista Pré-Univesp na sala de aula. 2014 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Introdução à pesquisa acadêmica. 2014 (Comunicacao)
    • COELHO, Márcia Azevedo . As TIC como ferramentas para o trabalho interdisciplinar no ensino básico e seus possíveis impactos no acesso ao ensino superior de qualidade. 2014 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . Hipermídia na sala de aula: uma possibilidade de ampliar a percepção de alunos e professores para assuntos relacionados a C&T. 2014 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo . As TIC como meio de formação de alunos e professores. 2013 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Dizotte, F. P. ; Martins, V. L. . Gêneros e Memória. 2008 (Seminário)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Dizotte, F. P. . Projeto Meu bairro Tatuapé. 2008 (Congresso)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Projeto Encena ação. 2007 (Seminário)
    • COELHO, Márcia Azevedo . A comédia desclassificada de Martins Pena. 2000 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Da umbigada à sala de estar. 2001 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Os costumes da comédia de França Júnior. 2002 (Simposio)
    • COELHO, Márcia Azevedo . O papel da literatura para a educação humanista. 2010 (Congresso)
    • VOGT, C. ; POLINO, C. ; COELHO, Márcia Azevedo ; MORALES, A. P. . Pesquisas de percepção pública da C&T no ambiente escolar. 2014 Presencial
    • COELHO, Márcia Azevedo . O hiato entre o que se ensina e o que se aprende em C&T. 2016 Rádio WEB
    • COELHO, Márcia Azevedo ; COSTA, C. T. ; DAMINELI, A. ; SILVA, C. E. L. . Ciência Aberta. 2017 Mídia televisiva (projeto piloto)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Mortimer, E. F. . Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio carece de diálogo com a sociedade.. 2018 Revista Ciência e Cultura
    • MORALES, A. P. ; ANTENOR, S. ; COELHO, Márcia Azevedo . No fim da fila. 2018 Revista Problemas Brasileiros
    • PONTES, C. G. ; COELHO, Márcia Azevedo . Para que serve a Escola no Século XXI?. 2021 Youtube
    • MASCARENHAS, Y. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Perspectivas da Inserção da Visão Científica na Educação Básica Brasileira.. 2021 Youtube
    • BATONI, M. C. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Os Desafios da Educação Básica. 2021 Youtube
    • FOGUEL, D. ; HERNANDES, M. A. J. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Onde estamos errando?. 2021 Youtube
    • BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . O enterro do óbvio ululante. Comunicar em tempos de Colapso da verdade. 2021 Youtube
    • MURAMATSO, M. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Live com o professor Mikiya Muramatsu. 2021 Youtube
    • CORDAO, F. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Diálogos Ciência e Sociedade. Professor Francisco Cordão.. 2022 Youtube
    • RIBEIRO, S. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Live com o professor Sidarta Ribeiro. 2022 Youtube
    • MIRANDA, M. ; COELHO, Márcia Azevedo . Diálogos Ciência e Sociedade - Série Educação Básica- Entrevista Márcio Miranda. 2022 Youtube
    • OLIVEIRA, M. ; COELHO, Márcia Azevedo . Diálogos Ciência e Sociedade - Série Educação Básica- Entrevista Marilza Oliveira. 2022 Youtube
    • COELHO, Márcia Azevedo ; PORTA, F. ; BATTISTI, A. . Afghanistan la Guerra. Analisi e futuro - Circolo Plinio Sarti. 2021 Facebook
    • ALMEIDA FILHO, N. ; NEDER, M.L.C. ; NUNES, H. ; COELHO, Márcia Azevedo . Minicurso: Desafios da formação docente na área de Linguagens. 2023
    • FERNANDES, E. ; BERCHIELLI, L. ; COELHO, Márcia Azevedo ; OLIVEIRA, C. ; ROSENO, R. F. . Protesta Brasil. 2013 Mesa redonda presencial
    • COSTA, P. B. F. M. ; COELHO, Márcia Azevedo . Direito e literatura, uma sentença de sucesso. 2013 comentário da palestra:O Ministério Público no Processo Penal Brasileiro: professora Dra. Paula B. F. Martins da Costa
    • VILELA, E. ; BARROS, F. ; COELHO, Márcia Azevedo . O protagonismo da visão científica começa na educação básica. 2021 Youtube
    • LOPES, Ademar ; COELHO, Márcia Azevedo ; SAROKA, W. A. G. . Os caminhos e descaminhos do ofício de ser médico. 2011 (CES- Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo . I Simpósio de Pedagogia: diferentes linguagens aplicadas à leitura na educação infantil. 2014 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • COELHO, Márcia Azevedo . A Importância da Fundamentação Histórica, Seleção de Conteúdos e Fontes na Formação do Pedagogo. 2014 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • SALGADO, M. L. ; SANTOS, C. J. F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Seminário de Histórias e Cultura Indígena. 2015 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; MONREAL, C. ; GALUCCI, M. H. . I Seminário de Introdução à Pesquisa Acadêmica. 2015 (Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; MIRITELLO, A. ; MAGALHAES, S. . IV Semana de Pedagogia. 2015 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • MINOZZI, E. ; LAURENZA, J. ; MATTIOLI, S. ; DIZOTTI, F. ; Martins, V. L. ; ARANHA, B. ; COELHO, Márcia Azevedo . III Simpósio CES: práticas na sala de aula. 2016 (Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; RIVAS, Helena . El texto de divulgación científica como recurso pedagógico. 2017 (Universidad de Sevilla)
    • COELHO, Márcia Azevedo . IV Semana de Pedagogia: protagonismo discente. 2017 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; Helena Negro ; IMPERADOR, C. . V Semana de Pedagogia: BNCC e os campos de experiências na educação infantil. 2018 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; SAROKA, W. A. G. . I Colóquio de Direito e Administração da Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior. 2010 (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Aprendendo Português- Rede Mundial de Televisão. 2002 (Rede Mundial de Televisão)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Professor mediador e estratégias de aprendizagem. 2014 (Colégio Sagrado Coração de Jesus)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. . Oficina interdisciplinar: ciência na sala de aula - Tema: tempo. 2014 (Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; GOUVEA, Douglas ; ARANHA, B. . Oficina Interdisciplinar: ciência na sala de aula. 2015 (Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; IMPERADOR, C. ; TRAVENCOLO JUNIOR, A. . Poesia na sala de aula. 2015 (Colégio Espírito Santo)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Gênese, concepção e desdobramentos da pesquisa de percepção dos professores de EM sobre C&T'. 2017 (Labjor/Unicamp)
    • CORDAO, F. ; YAMAMOTO, F. A. ; JOAO, H. A. ; COELHO, Márcia Azevedo . Currículo Integrado entre Ensino Médio e Formação Técnica e Profissional. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • TAVARES, A. P. T. ; ALMEIDA FILHO, N. ; BRUNO-JOFFRE, R. ; COELHO, Márcia Azevedo . Descolonizando a Auto-Colonização na Educação. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • TAVARES, A. P. M. T. ; DIEGUES, D. ; COELHO, Márcia Azevedo . Scientia Vinces: Poder, Ciência e Projeto de Sociedade na Fundação da USP. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • GATTI, B. ; TAVARES, A. P. M. T. ; ECCAR, A. ; COELHO, Márcia Azevedo . A Construção Histórica da Profissão Docente no Brasil. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • LIMA, F. ; FERNANDES, M. ; YAMAMOTO, F. A. ; COELHO, Márcia Azevedo . Diálogos sobre as Diversidades e as Interseccionalidades. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • GATTI, B. ; MACHADO, N. ; COELHO, Márcia Azevedo . 'Formação Continuada, Mundo do Trabalho e Profissão Docente'. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • GATTI, B. ; MACHADO, N. ; COELHO, Márcia Azevedo . 'Formação Continuada, Mundo do Trabalho e Profissão Docente'. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • GATTI, B. ; MACHADO, N. ; COELHO, Márcia Azevedo . 'Formação Continuada, Mundo do Trabalho e Profissão Docente'. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CORDAO, F. ; YAMAMOTO, F. A. ; SOFFNER, R. ; LIMA, J. F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Profissionalização e Projeto de Vida. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Capacitação de Professores do Ensino Médio Paulista (PEB- II)-2002-2003. 2003 (Governo do Estado de São Paulo/ Universidade de São Paulo)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Televestibular- Rede Mundial de Televisão. 2001 (Rede Mundial de Televisão)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; INHONHE, M. C. ; AVILA, M. ; Martins, V. L. ; Dizotte, F. P. . Plano de atividades da revista Pré-Univesp. 2014 (Plano de atividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo ; ARANHA, B. ; IMPERADOR, C. ; GOUVEA, Douglas ; DIAS, E. . Plano de atividades da Revista Pré-Univesp 49 - Alimentação. 2015 (Material didático)
    • ARANHA, B. ; IMPERADOR, C. ; GOUVEA, D. ; DIAS, E. ; COELHO, Márcia Azevedo . Plano de atividades da revista Pré-Univesp -Nº 38 - Tempo. 2014 (Plano de atividades)
    • INHONHE, M. C. ; AVILA, M. ; Martins, V. L. ; COELHO, Márcia Azevedo . Plano de atividades da revista Pré-Univesp - nº 39- Cidades. 2014 (Planodeatividades)
    • Dizotte, F. P. ; COELHO, Márcia Azevedo ; INHONHE, M. C. ; AVILA, M. ; Martins, V. L. . Plano de atividades Revista Pré-Univesp- nº 40 - Jogos. 2014 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 41 ? Robôs. 2014 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 42 ? Tráfico. 2014 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 43? Clima. 2014 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 44? Guerras. 2014 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 45? Movimento. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 46? Romantismo. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp - nº 47 - Luz. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 48? Velhice. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 50? Preconceito. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 51? Trabalho. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 52? Doenças tropicais. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 54? Minério/Mineração. 2015 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 55? Lixo/Resíduos. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 56? Números. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 57? Liberdade. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 58? Jogos olímpicos. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 59-. 2016 (Planodeatividades)
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aula Revista Pré- Univesp- nº 53? Amazônia. 2015 (Planodeatividades)
    • Nome do projeto: FORMAS E GÊNEROS LITERÁRIOS (2000 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , Costa, Iná Camargo , Silva, Jane Pessoa .
      Descrição: O projeto visa a desenvolver reflexão crítica sobre o repertório dramático e teórico do teatro brasileiro, por meio de estudos comparativos entre o teatro brasileiro, o americano e o europeu.
    • Nome do projeto: História e gêneros literários: relações, limites e destinação (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , Oliveira, M.R.A.N. , Paulini, M.M.P. , Oliveira, J. D. , Camilo,V. , AMOROSO, M. B. .
      Descrição: Críticos contemporâneos, de diferentes filiações teóricas, têm reiterado a persistência da concepção de gêneros literários como “conjunto de convenções e expectativas” (Culler), mesmo após sua contestação, dissolução de fronteiras e fusão, iniciadas no Romantismo e levadas a termo na literatura moderna. Como nota Compagnon, por mais veemente que seja, a transgressão sistemática pretendida pela modernidade, para ser percebida e compreendida, requer, ainda, a identificação dos gêneros tradicionais. Eles permenecem sendo, portanto, a medida de toda inovação literária, como diz Laurent Jenny. Rompendo, assim, com certa tendência que vigorou na crítica até boa parte do século XX, de que o gênero é uma questão ultrapassada, concernente apenas à literatura clássica, o debate permanece atual e vai se dar por diferentes vias, muitas vezes opostas e polêmicas. Ele envolve, por exemplo, reflexões sobre a mudança moderna da ênfase clássica no caráter prescritivo ou normativo dos gêneros para o descritivo (Hamburger, Genette); sobre a participação de toda obra em um (ou mais) gênero(s), sem que isso implique, necessariamente, pertencimento (Derrida); sobre os vínculos históricos e a função mediadora da noção de gênero, coordenando a análise imanente com a perspectiva diacrônica da história das formas e da vida social (Jameson); ou, entre outros aspectos, sobre a compreensão do gênero como conceito constitutivo ou heurístico (Rogers) – portanto, ligado, respectivamente, mais à criação ou mais à recepção literária e, na esteira de Jauss, ao horizonte de expectativa do leitor (médio ou especializado). Isso posto, a proposta deste grupo de pesquisa é trazer essa ordem de reflexões para o contexto literário brasileiro, identificando a pertinência desse debate em um ou mais momentos da tradição história local, seja para afirmar, seja para contestar, seja, ainda, para redefinir os limites, a destinação ou a própria concepção dos gêneros.
    • Nome do projeto: FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA VISÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , TAVARES, A. P. M. T. , YAMAMOTO, F. A. .
      Descrição: O Projeto de gestão integrada de CTS em uma escola dos municípios do Polo Demonstrativo, no âmbito de um ?novo modelo de desenvolvimento da Amazônia? aponta-se como a consolidação de práticas de ensino e aprendizagem inovadoras que contemplam a inserção da ciência como meio para o desenvolvimento sustentável a partir da formação de toda a comunidade escolar em um movimento de retroalimentação. As ações propostas preveem a interlocução entre Ciência e Sociedade, de modo que possam analisar, observar, vivenciar e refletir sobre práticas sustentáveis produtivas e eficazes graças ao nível de desenvolvimento científico e tecnológico já existente em nosso país, utilizando estudo de campo, aprendizagem baseada em problemas e metodologia de projetos. A ideia é que o formador educativo se perceba capaz e responsável pela formação intelectual e cultural dos estudantes, e que esses, por sua vez, sintam-se protagonistas de um mundo que depende, em grande parte, de uma geração mais consciente, competente e responsável pelas formas produtivas da sociedade na qual se encontram inseridos.
    • Nome do projeto: A centralidade dos professores em políticas públicas de incentivo à leitura: uma análise educacional e política em perspectiva histórica (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , TAVARES, A. P. M. T. .
      Descrição: Esse projeto visa analisar medidas que subsidiam políticas para a leitura no ensino básico, a partir da investigação de documentos, relatos de professores sobre materiais e manuais recebidos e de suas experiências no trabalho com os recursos. O cruzamento entre os dados obtidos nos editais, manuais, relatos de docentes e nas descrições de práticas permitirá verificar as condições que os professores possuem para escolha e utilização dos livros de leitura especificamente do último PNLD (2021), avaliando: (a) participação na seleção do material; (b) formação inicial e/ou continuada consistente(s) e (b) condições de trabalho (incluindo a jornada) adequadas para o desenvolvimento das propostas. Os objetivos são refletir, em perspectiva histórica, sobre os programas de incentivo à leitura como políticas públicas, analisando, a partir das evidências, se eles ?impele(m) ou impede(m) a (efetiva) ação educacional? (IEA, 2017), considerando o professor como intelectual crítico.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisas em Ensino Superior: Universidade e Sociedade (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , PIMENTA, M. C. .
      Descrição: O GPES propõe-se a realizar pesquisas em Administração Geral, apresentar os resultados em congresso e artigos . Os pesquisadores do grupo vem desenvolvendo estudos na linhas de pesquisa buscando integrar os alunos de diferentes níveis de ensino, articulando a teoria com a prática.
    • Nome do projeto: Educação científica, Sociedade e Cultura (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , SAROKA, W. A. G. , IMPERADOR, C. , MORALES, A. P. , MARIUZZO, P. , VOGT, Carlos .
      Descrição: Este grupo tem o objetivo de pesquisar a cultura científica nas diferentes formas de educação formal em que se insere. A partir dos dados obtidos por meio da pesquisa Percepção dos professores de Ensino Médio sobre temas relacionados à ciência e tecnologia, criou-se um grupo que tem como foco pesquisar sobre:i) a educação científica como cultura; ii)direito á educação científica; iii)discurso científico na educação; iv) divulgação científica no ensino formal; v) educação científica nas licenciaturas; vi) percepção discente sobre cultura científica; vii) análise de textos verbais e não-verbais nos livros didáticos;viii) utilização de textos de divulgação científica na educação formal.
    • Nome do projeto: Divulgação científica como estratégia de letramento no ensino não-formal (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , VOGT, Carlos .
      Descrição: O objeto de estudo desta investigação partiu do resultado de duas questões da pesquisa Percepção de professores sobre temas relacionados a C&T, realizada entre os anos de 2013 e 2016, pela autora deste relatório, como pós-doutoramento no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor- Unicamp). A análise dos resultados das duas questões indicou que, apesar de os docentes se considerarem bem ou muito bem informados sobre C&T, grande parte dos respondentes da rede pública estadual de ensino (50,3%) desconhecia o nome de qualquer cientista, 58% não se lembrava de nenhuma instituição científica, 55% não costuma promover discussões sobre o impacto da CTS em suas aulas, e quase a totalidade dos respondentes, entrevistada em grupos focais, não se percebia como\agente no processo de comunicação de ciência. Esses dados, associados ao panorama apresentado pela pesquisa Percepção dos Jovens sobre a Ciência e a Profissão Científica (MORALES,2012), realizada com estudantes de ensino médio, na qual se verificava que 85% dos jovens entrevistados não se lembraram do nome de qualquer cientista e 40% afirmaram não saber responder se a carreira científica é atraente para eles. Este projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Estadual de Campinas Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Brasil) e o Instituto Mexicano de Tecnología del Agua; com a colaboração de Pronatura Noreste (México); Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores (México); Fundación Gaia Pacha (Bolivia) e Universidad Autónoma de Querétaro (México). Com objetivo inicial de se trabalhar com a divulgação científica como estratégia de letramento por meio de pesquisas, entrevistas com pesquisadores e jornalistas especialistas no assunto e produção de textos de divulgação científica. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de sete estudantes: quatro de escolas públicas diferentes, uma bolsista de escola privada, e duas estudantes de universidades privadas em parceria com jovens da Bolívia e do México. As sete estudantes brasileiras, convidadas para desenvolver o trabalho, são do sexo feminino, em razão de um dos objetivos agregados à nova proposta ter sido o de avaliar e promover o engajamento de meninas em temas relacionados a Ciências da Natureza e à produção de textos de divulgação científica. Como mencionado no projeto, a Espiral da Cultura Científica (VOGT, 2003), fundamenta a abordagem dada aos trabalhos, na medida em que, ao apresentar em forma espiralada o processo de comunicação da ciência, possibilita a percepção do objeto em perspectiva, constituindo-se por meio de redes colaborativas, formadas por diferentes atores e instituições, assim como por diversas matrizes de racionalidade (científica, tecnológica, social e cultural). A segunda referência teórica foi a resolução 70/212 da UNESCO, inserida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no que concerne à criação de estratégias para inserção de mulheres e meninas que ?ainda seguem invisibilizadas em avanços científicos, questionadas por seu gênero, cor e posição social.? O resultado das atividades desenvolvidas foi publicado na edição número 14 da Revista Água Simple corroborando o pleno desenvolvimentos dos objetivos gerais, a saber: trabalho foramque eram (i) promover o letramento científico por meio do trabalho com pesquisa e produção de textos de divulgação científica; (ii) fomentar a interconexão entre cultura científica, do fazer e humanística, envolvendo prioritariamente meninas nas atividades.
    • Nome do projeto: O IMPACTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA OPÇÃO PELA CARREIRA CIENTÍFICA (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , VOGT, C. .
      Descrição: Este projeto visa dar sequência às atividades de pesquisa no âmbito dos atores que compõem a ?Espiral da Cultura Científica? (VOGT, 2003), abordando o primeiro quadrante dela, especificamente de onde se dá propriamente a produção da ciência e concomitantemente onde se ?alarga de conhecimento e de participação da cidadania no processo dinâmico da ciência e de suas relações com a sociedade? (Ibidem) sem abster-se das especificidades de sua função primordial. Ou seja, a proposta de trabalho desta pesquisa dar-se-á por meio da interlocução com cientistas, a fim de verificar o quanto (e se) atitudes, valores e/ou conhecimentos de professores da educação básica, especificamente da última etapa dela (Ensino Médio), influenciaram na decisão dos entrevistados pela carreira científica. Na primeira fase da pesquisa (2013- 2015), dos 9369 professores entrevistados, apenas 64% lembraram o nome de algum cientista. Agora, a proposta é verificar qual é o percentual de cientistas que se lembram de algum de seus professores e o nível de impacto que os docentes tiveram na escolha da carreira de cada um dos entrevistados.
    • Nome do projeto: IMPACTO E PERSPECTIVAS DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA JORNALÍSTICO NO ENSINO FORMAL (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo , VOGT, C. .
      Descrição: Esta pesquisa, de natureza aplicada, utilizou os resultados obtidos na questão 31.2 da pesquisa PPEMCT, a qual questionava o professor-respondente sobre a frequência com que promovia discussão sobre temas relacionados a C&T em sala de aula, para, a partir das respostas, promover práticas pedagógicas, utilizando o texto de jornalismo científico como recurso para abordagem de temas relacionados a C&T em sala de aula. O Objetivo fundamental foi verificar se textos jornalísticos de divulgação científica utilizados em sala de aula apresentariam mais potencial de promover letramento científico dos estudantes do que os textos veiculados por meio de livros didáticos tradicionalmente adotados em escolas de Ensino Médio. O trabalho com textos de jornalismo científico com enfoque ampliado mostrou-se muito eficaz como recurso para ampliação do letramento cultura científica na educação formal, na medida em que possibilita o trabalho com conteúdos específicos de cada unidade de conhecimento de forma transdisciplinar, contextualizada e por meio de questões do cotidiano e do presente. Espaços e tempos muitas vezes negligenciados no ensino escolarizado de ciências que prioriza, via de regra, o passado, enquanto tradição e o futuro como justificativa. A proposta como foi apresentada promoveu concomitantemente a formação continuada do professor e a formação básica do jovem estudante, a partir da problematização e contextualização de questões atuais e muitas vezes polêmicas. Esse tipo de ação pedagógica propicia que o estudante perceba mais sentido em sua formação escolar e ao professor, que invista em atitudes reflexivas e engajadas socialmente a partir de sua formação de origem e aprofundando conceitos e conteúdos específicos de sua disciplina, ainda que de forma relacional
    • Nome do projeto: Percepção dos Professores da Cidade de São Paulo sobre Temas Relacionados à Ciência e Tecnologia (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COELHO, Márcia Azevedo .
      Descrição: Este projeto visa reunir informações acerca da percepção dos professores de ensino médio sobre ciência e tecnologia na cidade de São Paulo, a fim de oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas voltadas aos sistemas público e privado de educação. Os dados alcançados por meio da pesquisa permitirão que se formule estratégias para que a divulgação científica possa promover maior difusão do conhecimento sobre o tema na educação formal. Espera-se que os resultados permitam elaborar recomendações políticas para o aperfeiçoamento do sistema de gestão em ações que vão desde a formação inicial e continuada dos professores, as metodologias e materiais utilizados, até os componentes curriculares.
    • COELHO, Márcia Azevedo . Plano de aplicação do Convênio 057/0400/2010 (Redefor/USP/SEESP). 2010 - Revisão de curso
    • COELHO, Márcia Azevedo . Revisão ortográfica do Conteúdo do Curso de Licenciatura em Ciências- Redefor. 2012 - Revisão de curso
    • COELHO, Márcia Azevedo . Revisão ortográfica de TCC do Curso de Especialização em Ensino de Ciências- SEESP/USP. 2012 - Revisão ortográfica de tccs do curso de especialização em ensino de ciências- seesp/usp
    • RECIO, E. M. ; NASCIMENTO, P. R. ; COELHO, Márcia Azevedo . Introdução ao Uso de Métodos de Pesquisa em Ciência Política- Curso RedeFor de Especialização em Sociologia para professores de Sociologia- Módulo 3- Ciência Política. 2012 - Revisão de texto
    • PINAZZA, M. A. ; GALLEGO, R. C. ; SILVA, V. B. ; COELHO, Márcia Azevedo . Gestão da Escola para Diretores- Módulo 3. 2012 - Revisão de texto
    • ARAUJO, U. F. ; PATARO, C. S. O. ; PATARO, R. F. ; COELHO, Márcia Azevedo . Cultura, Interdisciplinaridade e Contextualização Escolar. 2011 - Revisão de texto
    • COELHO, Márcia Azevedo . Revisão ortográfica do Conteúdo do Curso de Licenciatura em Ciências- Redefor. 2011 - Revisão de curso
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Da umbigada à sala de estar
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Avançados - USP
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Ano de conclusão: 2021
    • Colégio Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Colégio Agostiniano Mendel:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2018 ).
        Outras informações: Coordenadora do curso de Pedagogia
    • Revista acadêmica e-Fappes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Instituto Paulista de Educação Continuada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Centro Universitário de Itajubá:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor Visitante
    • RACES- Revista acadêmica Colégio Espírito Santo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Agua Simple:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Pós-doutoranda
    • Revista de Estudos Decoloniais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Internacional de Educación y Aprendizaje:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Currículo sem Fronteiras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Current Journal of Applied Science and Technology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Instituto Fórum do Futuro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadoria de Educação e Cultura
    • Fundação das Artes de São Caetano do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Escrita Criativa
    • Asian Journal of Education and Social Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • FACULDADE SESI-SP DE EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professor