Não autenticado |

Ênio Sugiyama Junior

    • Bacharel em Letras (português/ Lingüística) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo- FFLCH-USP, Mestre em "Filologia e Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP. Doutor em Semiótica e Linguística Geral pelo Departamento de Linguística FFLCH-USP. Atualmente é professor adjunto da área de Linguística e Língua Portuguesa no Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), membro do Centro de Documentação em Historiografia Linguística (CEDOCH-USP). Desenvolve pesquisa nas áreas de Historiografia da Linguística, Análise do Discurso e Psicanálise.

       

      Links:    

    • COELHO, O. F. ; SUGIYAMA, E. JR. ; NOBREGA, R. ; FOCHESATO, B. ; VAZ, I. ; CRUZ, M. . 50 coisas para saber sobre o GEL. Araraquara : Letraria, 2019 . p. ISBN: 9788569395621.
    • RIOLFI, C. R. ; SUGIYAMA, E. JR. ; BARZOTTO, Valdir Heitor . Body and Writing Source and Support of one?s Singular Style ¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ , v. 27 , p. 403 - 417 , 2015. ISSN: 05228468.
    • ROCHA ; RIOLFI ; SUGIYAMA, E. JR. ; GERMANO ; BOGOCHVOL ; CHIAVASSA . Efeito Fátima: lições tiradas de soluções espontâneas para problemas graves aSEPHallus (Online) , v. IV n 7 , p. 1 - 12 , 2009. ISSN: 1809709X.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lingüística e metodologias do ensino de Porutuguês: limites e possibilidades da circulação do conhecimneto Série Iniciação Científica. São Paulo: FEUSP , v. 2 , p. 1181 - 1275 , 2006. ISSN: 19806515.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Fale de Concreto Cadernos de Pesquisa na Graduação em Letras , v. 3 , p. 3 - 6 , 2006. ISSN: 1807507X.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Da Instalação à transmissão do "estado de leitura": implicações pedagógicas da experiência do leitor no ensino da leitura. Escrita, Universidade e Produção do Conhecimento, v. 1, p. 1 - 281, 2023.
    • SUGIYAMA, E. JR. . O Ensino de Linguística nos cursos de letras do Brasil: uma historiografia a partir dos documentos oficiais dos cursos de graduação (1960-2010). Fontes para a historiografia linguística: caminhos para a pesquisa documental, v. 1, p. 1 - 197, 2021.
    • SUGIYAMA, E. JR. ; RIBEIIRO, M.A.O . A produção do texto acadêmico: o não lugar e o lugar nenhum da leitura e do leitor. Leituras Errantes, v. 1, p. 1 - 210, 2019.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Relações entre a circulação e a produção de conhecimento. Leitura, escrita e pesquisa em letras: análise do discurso de textos acadêmicos, v. 1, p. 103 - 130, 2014.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Indícios de produção de conhecimento. Dezescrita, v. 5, p. 75 - 88, 2014.
    • SUGIYAMA, E. JR. . O choro do Jovem professor: sistema linguístico e legado cultural. Sem Choro nem vela- crarta aos professores que ainda vão nascer, v. 1, p. 1 - 239, 2012.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lições do Rato: roer o saber constituído. O Inferno da Escrita, v. 1, p. 1 - 211, 2011.
    • SUGIYAMA, E. JR. . A clínica do Real, a quebra dos ideais e a USP . O Mundo visto pela Psicanálise nº 12/ AMP Blog de La Asociación Mundial de Psicoanális , São Paulo , 06 jan. 2014.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Traços da Identidade do "Japonês": um estudo das representações na mídia. In: IV Semana de Educação- Identidade e Diversidade , 2008 , São Paulo. Anais da VI Semana de Educação. São Paulo : FEUSP, 2008. p. 1 - 6.
    • SUGIYAMA, E. JR. . Fale, Faça, Escreva. São Carlos : Pedro & João Editores , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GUEDES, M. Q. ; SUGIYAMA, E. JR. ; SOUZA, R. R. B. . Parecer na solicitação de Incentivo a Produção Científica. 2011 (Parecer)
    • GUEDES, M. Q. ; SUGIYAMA, E. JR. ; SOUZA, R. R. B. . Parecer na solicitação de Incentivo à Produção Científica. 2011 (Parecer)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Mapeamento do Ensino de Linguística nos cursos de Letras das universidades federais. 2021 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Por uma política de acolhimento da angústia: dos limites do medo ao enfrentamento da cultura do silêncio. 2020 (Simposio)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Ensino de Linguística no Brasil (1960-2010): uma historiografia do ensino a partir dos programas de pós-graduação das universidades federais. 2021 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . As línguas indígenas na formação em Letras e Linguística no Brasil: contribuição para uma historiografia a partir da configuração curricular dos cursos de graduação. 2021 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A Linguística nas universidades brasileiras: uma historiografia do ensino de Linguística entre 1960 e 2010. 2019 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Mesa Redonda Pesquisa na Graduação para além da Iniciação Científica. 2019 (Outra)
    • SUGIYAMA, E. JR. . O Ensino de Linguística (1960-2010): uma historiografia a partir de documentos dos cursos de Letras e Linguística. 2019 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . O Contexto de criação dos cursos de graduação em Linguística no Brasil. 2018 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A Linguística nos documentos reguladores da formação em Letras (1962-2001): o ensino da disciplina e a constituição do grupo de especialidade. 2018 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Retóricas presentes em documentos reguladores da formação em Letras e nos projetos de curso de graduação em Linguística. 2018 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Mesa Redonda O trabalho de subjetivação: modos de incorporação de diferentes vozes. 2017 (Outra)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Considerações preliminares da dimensão externa para a construção de uma historiografia do ensino de Linguística no Brasil. 2017 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Explorações preliminares para a construção de uma historiografia do ensino de linguística no Brasil. 2017 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Leituras Equivocadas e sua ressonância na Escrita. 2017 (Simposio)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Mesa Redonda Lugares habitados por textos e leitores. 2016 (Outra)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Tudo o que você deve pensar: máscaras textuais na produção inglesa. 2015 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Tensões entre o objeto e a teoria: leitura de trabalhos acadêmicos que analisam a mídia a partir de uma perspectiva discursiva. 2014 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. ; RIOLFI ; FAIRCHILD ; MAGALHÃES . Body and writing: source and support of one´s singular style. 2014 (Simposio)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Obstáculos ao processo de dezescrita: o que acontece nas repetições?. 2013 (Outra)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Da circulação de conhecimento à produção textual: leitura de trabalhos acadêmicos sobre o ensino de língua portuguesa. 2013 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Livros indigestos ou sujeitos mal passados?. 2010 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Usos do sistema linguístico e do legado cultural na escrita universitária. 2011 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Ensinar língua portuguesa hoje: desafios e possibilidades. 2011 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Análise do discurso e produção escrita: estudo dos trabalhos acadêmicos que tomam a produção escrita como objeto de estudo. 2012 (Simposio)
    • SUGIYAMA, E. JR. . La relación entre la teoría y la práctica de la enseñaza y el aprendizaje. 2012 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Da exposição de verdades à dezescrita: responsabilidade e produção do conhecimento. 2012 (Outra)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Vínculos entre representação do conhecimento e seu suporte. 2009 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Identidades comercializadas: constituição das representações da identidade japonesa na mídia. 2008 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Imagens e objetos: considerações sobre a interação entre suporte e textos na constituição de sentidos. 2008 (Comunicacao)
    • RIOLFI ; ROCHA ; SUGIYAMA, E. JR. ; RIBEIIRO, M.A.O . A força que nunca seca: a invenção de uma identidade para além da doença. 2008 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Da oferta ao consumo: A incorporação de palavras japonesas em periódicos de língua portuguesa no Japão. 2008 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Somos todos imaturos?. 2008 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Relato sobre participação no Estágio Supervisionado em Docência. 2008 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Japoneses e Japonesas no Brasil, Brasileiros e Brasileiras no Japão: migrações internacionais, identidade, língua e educação (mesa redonda). 2007 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A Psicanálise de Jacques Lacan (mesa redonda). 2008 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A minha força armei dentro de casa: a lida com o que é próprio ao pesquisador (mesa redonda). 2007 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A relação do estudante com a pesquisa na graduação (mesa redonda). 2007 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Métodos e caminhos: pesquisa e psicanálise (mesa redonda). 2006 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Poderia a Lingüística contribuir para o ensino de língua materna?. 2006 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Produção e circulação do conhecimento: uma leitura de trabalhos acadêmicos no ensino superior. 2006 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Problemas e soluções em harmonia: um discurso da mudança que não muda. 2006 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Em busca de resposta: quando as trajetórias elucidam problemas. 2006 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Simples mudança de ponto de vista? - Trajetórias de trabalhos acadêmicos que relacionam Lingüística e Ensino de Língua Portugesa. 2006 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . A escrita no Ensino Superior (mesa redonda). 2005 (Conferência)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa: limites e possibilidades da circulação do conhecimento. 2005 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Limites e possibilidades da circulação do conhecimento nos livros de difusão da lingüística. 2005 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lingüística e Ensino de Língua Materna: repercussões dos textos acadêmicos e oficias nos testemunhos de professoras sobre sua relação com a Lingüística. 2005 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lingüística e Ensino de Língua Portugesa: limites e possibilidades da circulação do conhecimento. 2004 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Lingüística e Ensino de Português: a circulação do conhecimento através das bibliotecas. 2004 (Comunicacao)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Relação lingüística e ensino de português: primeiras reflexões sobre a circulação do conhecimento. 2004 (Comunicacao)
    • BARZOTTO ; RIOLFI ; SUGIYAMA, E. JR. ; ANDRADE ; SANTOS ; ROCHA . XVII Fórum Acadêmico de Letras- FALE. 2006 (Associação Nacional da Pesquisa na Graduação em Letras)
    • ROCHA ; SANTOS ; ANDRADE ; SUGIYAMA, E. JR. ; MAGALHÃES . V Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2006 (Faculdade de Educação)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Coordenação de sessão de comunicação no IV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2005 (Faculdade de Educação FEUSP)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Coordenação de sessão de comunicação na III Semana da Educação. 2005 (Faculdade de Educação- FEUSP)
    • BARZOTTO ; RIOLFI ; ANDRADE ; ROCHA ; SUGIYAMA, E. JR. . I Workshop Produção Escrita e Psicanálise- A singularidade na produção de conhecimento sobre o ensino de língua portuguesa. 2005 (Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise- GEPPEP)
    • RIOLFI ; BARZOTTO ; ANDRADE ; SUGIYAMA, E. JR. . II Workshop Produção Escrita e Psicanálise. 2006 (Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise- GEPPEP)
    • ANDRADE ; BARZOTTO ; MAGALHÃES ; RIOLFI ; ROCHA ; SUGIYAMA, E. JR. . III Workshop Produção Escrita e Psicanálise- O Inferno da Escrita. 2007 (Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise)
    • SUGIYAMA, E. JR. ; REICHERT, C. . Concurso Público do Magistério Superior Edital de Inclusão n 21. 2014 (Universidade Federal do Oeste da Bahia)
    • SUGIYAMA, E. JR. ; VIERO, C. A. ; REICHERT, C. . Semana de Recepção dos Alunos do Centro das Humanidades. 2014 (Centro das Humanidades, Universidade Federal do Oeste da Bahia)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Coordenação de apresentação de trabalhos no III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portugesa. 2004 (Faculdade de Educação FEUSP)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Taller de Pesquisa. 2012 (III Seminario Internacional de Experimentación e investigación en prácticas de enseñanza)
    • RIOLFI ; SUGIYAMA, E. JR. . Oficina Pesquisa em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita. 2007 (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras/ Universidade Estadual do Rio Grande do Norte)
    • RIOLFI ; SUGIYAMA, E. JR. . Oficina Pesquisa em Aquisição da linguagem oral e escrita. 2008 (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras/ Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • SUGIYAMA, E. JR. . Oficina Ensino em língua portuguesa. 2011 (UNEMAT)
    • Nome do projeto: Ensino de leitura: os limites do texto e de seu suporte (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO .
      Descrição: Com este projeto proponho uma investigação, e a formação de futuros professores inseridos no trajeto desta pesquisa, sobre a necessária recuperação de dois elementos que concorrem para a limitação das leituras que podem ser feitas a partir de um texto: as próprias estratégias utilizadas pelo autor na escrita (a textualização), e a forma dos suportes em que os textos são dados a ler (composição). Este trabalho, sobre os limites da leitura é, a meu ver, parte de uma busca que começa a ser empreendida de modo mais abrangente na sociedade com vistas a reencontrar seus próprios limites, sem incorrer num conservadorismo totalitário e, ao mesmo tempo, sem incorrer em uma anomia desintegradora
    • Nome do projeto: Lingüística e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa: limites e possibilidades da circulação do conhecimento (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO .
      Descrição: Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender a simultaneidade da produção de dois pólos argumentativos apararentemente antagônicos, a saber: a afirmação de problemas nos processos de ensino-aprendizagem da Leitura e da Escrita e a divulgação de possíveis contribuições da Lingüística para solucionar tais problemas. Para investigar esse problema, optou-se por realizar uma triagem da produção da área e seu possível relacionamento com o ensino de língua materna.
    • Nome do projeto: Identidades Construídas e Comercializadas: um estudo do falar de descendentes de imigrantes japoneses (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO .
      Descrição: Nesta pesquisa, tomando como objeto de pesquisa a fala de descendentes de imigrantes japoneses, pretendemos investigar a existência de mecanismos discursivos atuando na construção ou manutenção do uso de determinados recursos lingüísticos como marcadores de identidades, em especial da identidade étnica. Para realizarmos este trabalho estudaremos os modos de sustentação da permanência de determinados termos ou expressões por meio do uso dos falantes, por meio da circulação em revistas periódicas dedicadas a um público específico e por meio dos próprios enunciados dos textos acadêmicos da sociolingüística. Nossa atenção estará voltada apenas para os recursos lingüísticos atribuídos ou oferecidos à comunidade de falantes descendentes de imigrantes japoneses.
    • Nome do projeto: Movimentos de Dezescrita (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO , RIOLFI , ROCHA , ANDRADE , MAGALHÃES , RIBEIIRO, M.A.O , IGREJA, S.G. , COSTA, R. , FABIANO, S. , BATISTA, A. S. .
      Descrição: O projeto surgiu como desdobramento do projeto "Movimentos do Escrito". O neologismo Dezescrita nomeia uma modalidade de leitura e de escrita na qual, na produção intelectual, seu autor não se limita a obedecer, irrefletidamente, a direção interpretativa presente nos textos que tomou como objeto de estudo. Tem três acepções: 1) A de reversão de um processo já concluído. Neste caso, apontamos para a necessidade de desfazer as construções intelectuais previamente feitas para construir algo novo;2) A de pluralidade. Nesta acepção, pela presença do numeral ?dez?, aludimos ao fato de que os modos singulares de agenciar múltiplas vozes devem ser respeitados; e3) A de avaliação positiva. Aqui, lembramos a nota ?dez? que se dá a um texto considerado muito bem feito, acima da média, fruto do trabalho de um autor que, costumeiramente, consegue sustentar sua excelência. Dezescrita aponta, portanto, para a importância de dezescrever as ficções sobre as quais alguém se ancora, dividido em múltiplas posições identitárias, e, consequentemente, não ultrapassando um nível de leitura multifacetada, incompleta, difícil de ser apreendida e de uma escrita opaca, pouco generosa com o leitor. Como solucionar isso? Responder esta questão é a missão assumida por nós no próximo quadriênio. Coordenação Geral: Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto
    • Nome do projeto: Estudos Discursivos sobra a mídia na USP e na UP: implicações teóricas e práticas (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO , RIOLFI , ANDRADE , RIBEIIRO, M.A.O , BATISTA, A. S. , PIETRI, E. , SILVA, L. A. , ANDRADE, M. L. C. V. O. , AQUINO, Z. G. O. , PUH, M. , ZANVETTOR, K. , NASCIMENTO, L. .
      Descrição: : Projeto de investigação e desenvolvimento em parceria entre duas comunidades científicas: a Universidade de São Paulo, por meio de corpo docente e discente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Educação (FE) e a Universidade do Porto (UP), por meio de corpo docente e discente da Faculdade de Letras (FLUP) e do Centro de Linguística (CLUP, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, PEST-OE/LIN/UI0022/2011). Desse modo, o projeto deve abranger quatro campos: os estudos discursivos, estudos de mídia, formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. O projeto tem como propósitos: 1) estudar a produção acadêmica com vistas a verificar o que tem sido feito nas duas Universidades na área que abrange os Estudos do Discurso, e 2)contribuir para o aprimoramento das pesquisas da área dos Estudos Linguísticos, em especial, daquelas que têm os discursos veiculados pela mídia como objeto de preocupação investigativo-científica, visando a compreender em que medida as especificidades desse objeto afetam a área em que é estudado, bem como os efeitos de tais estudos para a formação do professor com vistas à sua atuação junto a um aluno cada vez mais afeito à mídia.
    • Nome do projeto: O Ensino de Linguística no Brasil (1960-2010) (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. .
      Descrição: Trata-se do projeto desenvolvido durante o curso de doutoramento no programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Seu principal objetivo é produzir uma historiografia do ensino de Linguística nas universidades brasileiras no período (1960- 2010) que compreende a implantação obrigatória da disciplina nos currículos dos cursos de Letras (1962) até o programa de Reestruturação e Expansão do Ensino Superior- REUNI (2007). A pesquisa está inserida na linha de Historiografia e documentação das teorias, descrições e análises linguísticas e, mais especificamente, busca sua fundamentação teórica nos trabalhos da Historiografia Linguística.
    • Nome do projeto: Produção de conteúdos historiográficos para o hotsite comemorativo dos 50 anos do GEL (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , NOBREGA, R. , FOCHESATO, B. , COELHO, O. F. , CRUZ, M. A. , VAZ, I. M. C. .
      Descrição: O projeto prevê a realização de pesquisa documental que permita elaborar conteúdos sobre a história do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), a serem disponibilizados em hotsite comemorativo dos 50 anos dessa associação. Tais conteúdos têm sido produzidos a partir do exame de três fontes documentais: 1) entrevistas/depoimentos de ex-presidentes do GEL e de outros membros desta comunidade de linguistas; 2) fundo institucional, arquivado no CEDAE-UNICAMP; 3) publicações criadas pelo GEL ao longo deste meio século. O tratamento desses materiais deverá permitir mapear tendências e lacunas nos caminhos percorridos pelo Grupo, Tal mapeamento, por sua vez, poderá ensejar reflexões sobre traços identitários do GEL e sobre suas perspectivas (postas ou desejáveis) para os próximos anos.Supõe-se, também, que a pesquisa possa refletir características da Linguística brasileira como um todo, considerado o papel do GEL na história dos estudos da linguagem e das línguas no Brasil.
    • Nome do projeto: Movimentos do Escrito (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , BARZOTTO , RIOLFI , ROCHA , ANDRADE , FAIRCHILD , MAGALHÃES , RIBEIIRO, M.A.O .
      Descrição: Por meio da análise de versões de textos escolares e científicos, visamos a mostrar que a imobilidade da escrita consiste em uma falácia, já que: a) do ponto de vista de quem escreve, a realização de vários movimentos com relação a sua própria palavra são necessários para poder produzir um texto passível de interpretação pelo leitor; b) do ponto de vista de quem lê, um texto pode gerar movimentos, alterações, transmudações; c) do ponto de vista do processo por meio do qual se escreve, a análise das diversas versões de um texto mostra que as palavras movimentam-se com maior ou menor propriedade até que venham a se depositar na fixidez de uma versão considerada final. O trabalho investigativo está organizado em cinco eixos temáticos: 1) O que foi lido no texto escrito; 2) A influência da escrita na posição subjetiva; 3) A alfabetização; 4) O percurso de quem escreve; e 5) As parcerias para a escrita: investigações a respeito das influências exercidas pelo parceiro (professor, orientador, amigo etc.) no percurso de quem se propõe a escrever. Em 2008, o banco de dados, composto de versões de textos escritos por um mesmo informante ao longo de diversos momentos de sua formação, encontra-se em construção
    • Nome do projeto: Parcerias de Escrita: apropriação do processo de construção do texto acadêmico (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. .
      Descrição: Trata-se de formação de leitores capazes de auxiliar no trabalho de escrita dos alunos ingressantes nas disciplinas associadas à área de Língua Portuguesa nos Bacharelados Interdisciplinares do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos em Linguagem e Psicanálise- GELP (2012 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. .
      Descrição: Reunir profissionais e estudantes interessados em debater questões sobre linguagem pelo ponto de vista da teoria psicanálitica de orientação lacaniana. O grupo deve funcionar como espaço privilegiado para discussão de textos linguísticos e/ou psicanáliticos que possam auxiliar os participantes na elaboração de um instrumental para lidar com questões que envolvem a linguagem.
    • Nome do projeto: Reorientação da Aprendizagem para Graduandos do ICADS UFBA (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , OLIVEIRA, A.D.S. .
      Descrição: Trata-se de um projeto para auxiliar alunos no ICADS com dificuldades em disciplinas estruturais como língua portuguesa, química, física e matemática.
    • Nome do projeto: Formação e Cidadania: Curso Intensivo Pré-IFBA (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , OLIVEIRA, A.D.S. .
      Descrição: Trata-se de um projeto em que os alunos dos cursos de licenciatura do ICADS/UFBA e da UNEB ministraram um curso intensivo pré-vestibular para alunos da rede pública da cidade de Barreiras
    • Nome do projeto: Leitura de Textos em Humanidades (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. .
      Descrição: Realizar a Leitura de textos importantes da área de humanidades; discutir os conteúdos desses textos e as principais dificuldades enfrentadas nessas leituras. Trata-se de um curso que visa criar estratégias para leitura de textos clássicos na área de humanidades por meio da prática de leitura desses textos.
    • Nome do projeto: Programa de Educação Tutorial- PET Humanidades (2013 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. .
      Descrição: Trata-se da tutoria do grupo PET Humanidades no âmbito do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação. O projeto reúne doze bolsistas e três alunos voluntários na construção de atividades que visam a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
    • Nome do projeto: Ensino de Linguística no Brasil: textos, instituições e formas de circulação do conhecimento (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUGIYAMA, E. JR. , VIRGENS, J. C. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal investigar as formas de circulação do conhecimento envolvidas com no processo de ensino de Linguística no Brasil. Busca reunir pesquisas interessadas na análise documental de textos utilizados para o ensino da disciplina e também da documentação institucional produzida pelas universidades e orgãos reguladores do ensino superior no Brasil
    • RIOLFI ; SUGIYAMA, E. JR. ; ROCHA ; SANTOS ; ANDRADE ; FAIRCHILD . Cardeno de Resumos III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. 2004 - Elaboração de cadernos de resumos
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português/Lingüística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa: Limites e Possibilidades da Circulação do Conhecimento
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Tutor Eletrônico Curso de Letras
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Adamantinense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Língua Portuguesa Literatura e Gramática
    • Colégio Alto Padrão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Língua Inglesa
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Cadernos de Pesquisa na Graduação em Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Universidade Federal do Oeste da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto I