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Fábio Lucas da Cruz

    • Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, possui Bacharelado e Licenciatura em História, é Especialista em Metodologia do Ensino de História e licenciado em Pedagogia. Pós-doutorando em Letras na Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: Ditadura Civil-militar, imprensa e exílio, Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de História. É professor do Instituto Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Paraná, onde desenvolve projetos de extensão para formação docente e pesquisas sobre Metodologias de Ensino da História, História da Saúde no Paraná, História Indígena, escravidão e resistência no século XIX, Educação em Direitos Humanos, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e História da Educação. É representante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo e líder do grupo de pesquisa LAMER - Laboratório de Estudos em Relações Étnico-raciais e Diversidade.

       

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    • Metodologia de Ensino
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    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I : experiências de extensão em campi do IFPR. 2017 (Outra)
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    • OLIVEIRA, T. F. C. ; CRUZ, Fábio.Lucas. . Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento: as Propostas da Onu Para as Políticas de Educação na Década Internacional Dos Afrodescendentes. 2016 (Seminário)
    • MUCHINSKI, A. ; CRUZ, Fábio.Lucas. . Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em Campo Largo. 2016 (Seminário)
    • MORETTI, A. C. ; CRUZ, Fábio.Lucas. . A importância de brincar para o desenvolvimento infantil. 2016 (Conferência)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. ; MUCHINSKI, A. . Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em Campo Largo. 2016 (Outra)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Reflexões, histórias e memórias da organização do trabalho. 2016 (Conferência)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Denúncia no Exílio: a Frente Brasileira de Informação. 2011 (Seminário)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . O exílio impresso: os jornais de brasileiros exilados no Chile (1968-1979). 2009 (Seminário)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . I Mostra de Cursos e projetos - IFTECH iluminando Jaguariaíva. 2015 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . I Mostra de Cursos e Projetos - IFTECH "Iluminando jaguariaíva". 2015 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. ; MORETTI, A. C. . I Mostra de Cultura Afro- IFPR Campus Jaguariaíva. 2015 (Instituto Federal do Paraná)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . I Seminário de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. 2019 (Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . II Seminário de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Tempos de resistência. 2020 (Instituto Federal do Paraná)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . Voz Mulheres. 2020 (IFPR Campus Campo Largo)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . I Mostra de Cultura Afro. 2016 (IFPR - Campus Campo Largo)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . III Mostra de Cultura Afro. 2018 (IFPR Campus Campo Largo)
    • CRUZ, F. L. . Diálogos sobre História e Culturas Indígenas. 2021 (Instituto Federal do Paraná - Campus Campo Largo)
    • CRUZ, Fábio Lucas da. ; FRAGA, N. G. ; RIBEIRO, E. . Simpósio Virtual de Estudos Multidisciplinares em Relações Étnico-raciais e Diversidade. 2022 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio Lucas da. ; SANTOS, R. M. F. ; PEREIRA, A. C. ; GANDINI, A. M. M. ; SCHUBERT, S. ; COLLIN, L. ; GAVITA, A. . Voz Mulheres - 4ª edição: Mulheres na Literatura. 2022 (IFPR)
    • Cruz, Fabio Lucas da. . II Mostra de Cultura Afro. 2017 (IFPR Campus Campo Largo)
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    • CRUZ, Fábio Lucas da. ; FRAGA, N. G. ; SANTOS, R. F. . Perspectivas Interdisciplinares para a Educação das Relações Étnico Raciais. 2022 (IFPR)
    • CRUZ, Fábio Lucas da. . Fontes e referenciais teóricos para pesquisas sobre o Movimento Negro no Brasil. 2022 (UFPR)
    • CRUZ, Fábio Lucas da. ; SANTOS, A. R. R. . Poesia negra, educação e interdisciplinaridade. 2023 (IFPR)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. ; ARAUJO, S. M. C. . Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. 2016 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Educar para as relações étnico-raciais no Ensino Fundamental I. 2016 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. ; MARTINS, R. ; JAGHER, S. A. ; MORETTI, A. C. . Reflexões e práticas de ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) em Jaguariaíva. 2015 (Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. ; ARAUJO, S. M. C. . Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. 2016 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Educar para as relações étnico raciais no Ensino Fundamental I. 2016 (Instituto Federal do Paraná)
    • CRUZ, Fábio Lucas da. . Literatura e imprensa de intelectuais negros exilados durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). 2022 (UFPR)
  • Projetos de Pesquisa: 21
    • Nome do projeto: Nos caminhos das tropas: identidade, memória e história do tropeirismo em Jaguariaíva (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , MARTINS, R. , MORETTI, A. C. , MATOZINHO, F. L. , PEREIRA, A. L. .
      Descrição: O projeto de pesquisa propõe um estudo das características do tropeirismo como fenômeno histórico essencial para a formação de Jaguariaíva, cidade paranaense que fazia parte da chamada rota dos tropeiros, que unia São Pedro do Rio Grande do Sul a Sorocaba nos séculos XVII e XVIII. O trabalho tem como objetivo principal entender como a tradição e a história do tropeirismo são preservadas e transformadas na cidade por meio dos festejos, eventos religiosos, monumentos, imagens, contos e memórias dos moradores.
    • Nome do projeto: Reflexões e práticas de ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) em Jaguariaíva (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , MARTINS, R. , MORETTI, A. C. , JAGHER, S. A. .
      Descrição: O projeto desenvolve oficinas de formação sobre o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira para docentes da rede municipal de Jaguariaíva que trabalham com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva auxiliar os professores com reflexões, saberes e exemplos de práticas de ensino lúdicas e diversificadas que promovam a compreensão do continente africano, estimule o combate ao racismo e a análise da cultura afro-brasileira.
    • Nome do projeto: Educar para as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I em Campo Largo (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , ARAUJO, S. M. C. , MUCHINSKI, A. .
      Descrição: O projeto propõe um curso a distância e quatro oficinas presenciais para docentes da rede municipal de educação de Campo Largo. Objetiva-se propor reflexões sobre as legislações e sugestões de metodologias relativas à Educação Antirracista, ao ensino de História da África e das culturas africana, afro-brasileira e indígena. O processo de formação docente também permitirá estudar as percepções e experiências dos docentes do município na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Por meio do curso e das oficinas, o projeto promove a pesquisa e a oferta de sugestões de recursos didáticos e estratégias de ensino adequadas a crianças de 4 a 11 anos, como brincadeiras, músicas, livros, brinquedos, textos etc.
    • Nome do projeto: A saúde pública no Paraná oitocentista: relatos e ações dos governos provincial e estadual com relação a doenças, higiene pública, vacinas e atendimento médico (1854-1900) (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , ARAUJO, S. M. C. , MAGATAO, E. M. , ALMEIDA, A. E. .
      Descrição: A pesquisa analisa os relatórios de governadores e secretários de governo do Paraná produzidos entre 1854 e 1900 com o intuito de identificar as políticas de saúde pública e analisar seus resultados. Um sistema nacional de saúde pública apenas foi consolidado a partir das primeiras décadas do século XX. O período anterior, foi marcado pela desigualdade de acesso aos serviços de saúde, por grande interesse em medidas sanitaristas e pela precariedade na forma de identificar e tratar as doenças. Os documentos do Arquivo Público do Paraná possibilitam estudar a visão dos governantes sobre as principais doenças, como ocorria o processo de vacinação, quais eram as medidas para resolver os problemas de insalubridade e epidemias nas cidades em desenvolvimento e quais instituições prestavam atendimento médico. Além dos relatórios de governo, a pesquisa propõe a análise de fotografias, charges, notícias e críticas divulgadas pela imprensa regional. Tais materiais são importantes para observar como alguns setores da sociedade civil avaliavam os resultados das políticas do governo na área de saúde.Em suma, objetivamos entender o processo de transformação da saúde pública no Paraná, desde a independência da província em 1853, considerando os principais processos históricos que marcaram o século XIX: a urbanização, o desenvolvimento científico e a proclamação da República.
    • Nome do projeto: Novos olhares para o Museu Histórico de Campo Largo (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , VIEIRA, L. F. P. .
      Descrição: O projeto objetiva pesquisa e divulgar informações sobre a configuração do Museu Histórico de Campo Largo com o intuito de compreender sua importância para a identidade sociocultural e valorizar o espaço do museu como patrimônio cultural e de contínua interação com a comunidade.
    • Nome do projeto: Histórias e memórias em azulejos: estudo dos painéis cerâmicos de Campo Largo. (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , ARAUJO, S. M. C. , CLASS, I. L. .
      Descrição: O projeto consiste na análise dos murais de azulejos que estão distribuídos em diferentes locais da cidade de Campo Largo. Tais monumentos apresentam pinturas sobre diversos momentos da história do município e foram criados por artistas regionais, como Poty Lazarotto, Jorge Omar Cardoso Pagano e Renato Hunsdorffer. O estudo dos murais considera princípios da História Visual: objetivamos compreender como cada artista abordou a história do município por meio da identificação de técnicas, escolhas estéticas, objetivos e contextos de produção e exposição das obras. Os murais serão fotografados em diferentes perspectivas e focalizando detalhes das pinturas. Também almejamos compreender como estas obras foram apropriadas pela população como elementos da cultura material. Com tal intuito, realizaremos pesquisas no Arquivo do município de Campo Largo para identificar notícias que auxiliem na compreensão da história dos painéis. Entrevistaremos integrantes do Departamento de Cultura e observaremos por meio de questionários se os moradores conhecem os painéis cerâmicos e como avaliam a importância destas obras para a comunidade. Seguindo os princípios de Educação Patrimonial, o projeto propõe a sensibilização de docentes e estudantes do município por meio de duas ações extensionistas. A primeira será a montagem de uma exposição sobre os murais composta por fotografias e resultados dos estudos organizados em pôsteres. A segunda ação extensionista será a criação e disponibilização gratuita para as escolas do município de um livro digital (e-book) que apresenta sugestões de atividades na área de Educação Patrimonial. Voltadas a estudantes do ensino Fundamental I, as atividades propostas no material valorizarão os murais cerâmicos como fontes de estudo para compreender a história regional e o patrimônio cultural de Campo Largo.
    • Nome do projeto: Civilizações em conflito: os povos indígenas e as políticas de governo do Paraná (1853-1930). (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , ARAUJO, S. M. C. , PAULA, M. B. .
      Descrição: A pesquisa analisa os projetos de governo no Paraná que objetivaram explorar as terras e modificar a organização cultural das comunidades indígenas dentre 1853, quando é criada a província do Paraná, e a Primeira República (1889-1930). As principais fontes de estudo são os relatórios de governo apresentados por presidentes e governadores à Assembleia Legislativa e exemplares da imprensa paranaense, como os jornais Diário da Tarde; A República; e Dezenove de Dezembro. Tais documentos históricos permitem entender as políticas indigenistas no Paraná e a resistência dos povos indígenas em dois momentos distintos: durante o império, quando eram construídos aldeamentos para catequizar os indígenas e afastá-los das cidades, sob a justificativa de serem ?selvagens?; e durante os anos iniciais do período republicano, época de debates sobre o papel do índio na formação da nação brasileira por meio de estudos etnográficos. Durante a Primeira República, foi criado o Serviço de Proteção ao Índio para dar assistência aos índios e conciliar a demarcação das terras indígenas com o desenvolvimento urbano e a ampliação da agricultura. No decorrer da exploração do território paranaense, os índios Kaingang e Guarani foram deslocados para aldeamentos com o intuito de aprenderem a se comportar conforme o modelo de civilização ?progressista?, inspirada no catolicismo e nas políticas e hábitos culturais europeus. Persistiram conflitos de civilizações: os interesses políticos do estado e o modelo de cidadania iam de encontro com os aspectos culturais específicos das tribos, que então criavam diferentes estratégias para resistir e defender suas terras e culturas. Atualmente, o respeito às diversas comunidades indígenas é garantido pela Constituição Federal, pelo Estatuto do Índio, pela ação da Fundação Nacional do Índio, por novas vertentes de estudo das Ciências Humanas e por leis como a de número 11.645, promulgada em 2018, a qual estabelece o ensino da história e das culturas indígenas. No entanto, o descumprimento na demarcação de terras indígenas, o preconceito, a desigualdade de acesso a serviços públicos e a perpetuação de estereótipos negativos sobre o índio revelam que é necessário entender melhor as civilizações indígenas e suas histórias para criar posicionamentos em prol do diálogo e da compreensão da complexidade cultural do Brasil. Por meio desta pesquisa, almejamos contribuir para produção e divulgação de conhecimentos que elucidem aspectos das políticas indigenistas no Paraná, como o estado desconsiderou as especificidades das muitas tribos indígenas e de que forma os indígenas resistiram a tais políticas e contribuíram para a formação sociocultural do estado.
    • Nome do projeto: Uma inglesa no Brasil Imperial: percepções sobre as mulheres brasileiras nos escritos de Maria Graham (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , CLASS, I. , OLIVEIRA, J. G. S. .
    • Nome do projeto: Semana de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , JAGHER, S. A. , SANTOS, A. R. R. , RIBEIRO, E. , OLIVEIRA, J. G. S. , CABRAL, E. V. C. , GARCIA, R. , FRAGA, N. G. , PEREIRA, A. C. , SANTOS, R. F. .
      Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) foi constituído conforme a Resolução nº 71 de 20 de dezembro de 2018 e objetiva estimular a pesquisa, o ensino e a extensão sobre a diversidade étnica e cultural do Brasil, com destaque para as culturas e histórias indígenas, africanas e afro-brasileira. O Neabi - Campus Campo Largo propõe a realização da Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas com o intuito de compartilhar atividades científicas e culturais desenvolvidas por docentes, discentes e demais membros da comunidade que auxiliem a combater quaisquer formas de discriminação racial. O evento é realizado anualmente e sempre no mês de novembro, coincidindo com datas próximas ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, conforme lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A Semana de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas contém palestras, oficinas, mesas redondas, seminários e apresentações culturais.
    • Nome do projeto: Olímpiada de Humanidades do Campus Campo Largo (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , ARAUJO, S. M. C. , RIBEIRO, E. , OLIVEIRA, J. G. S. , COLOMBO, A. , FERREIRA, R. .
      Descrição: A Olimpíada de Humanidades do Campus Campo Largo é um projeto de ensino de docentes do campus e segue o modelo exitoso da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto de extensão do Departamento de História da Unicamp. O evento visa promover estudos e reflexões pautados pela interdisciplinaridade, estimular a criticidade, a pesquisa e o debate, relacionando ciência e realidade sociocultural dos estudantes.
    • Nome do projeto: Grupos de estudos para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , OLIVEIRA, J. G. S. .
      Descrição: O projeto propõe atividades coletivas de pesquisa e resolução de questões da Olimpíada Nacional em História do Brasil desenvolvida anualmente pela UNiCAMP. Os grupos de pesquisa debatem temas das provas e compartilham leituras de historiadores e documentos históricos.
    • Nome do projeto: Novos olhares para o Museu Histórico de Campo Largo (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , VIEIRA, L. F. P. .
      Descrição: O projeto analisa o acervo do Museu Histórico de Campo Largo e a percepção que moradores possuem sobre a instituição. Por meio de análise qualitativa, observamos pouca valorização do Museu. Construímos um site sobre o local e o acervo e analisamos metodologias de educação patrimonial. Durante o projeto, foi ofertado um curso sobre Educação Patrimonial para professores de Campo Largo.
    • Nome do projeto: Criminalidade e políticas de segurança pública no Paraná oitocentista (1854-1898) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. .
      Descrição: A pesquisa analisa os projetos de governo no Paraná para organização das cadeias públicas e controle dos índices criminais no século XIX. As principais fontes de estudo são os relatórios de governo apresentados por presidentes da província e governadores à Assembleia Legislativa, cujos exemplares foram publicados entre 1854 e 1898. Também propõe-se a análise de jornais oitocentistas como ?Dezenove de Dezembro? e "A República". A metodologia utiliza a pesquisa quantitativa ao comparar os dados numéricos de presos, cadeias e agentes policiais informados pelo governo. Identifica-se expressivo aumento de prisioneiros negros na década de 80 em decorrência da abolição da escravidão e superlotação de cadeias diante das prisões por "vadiagem"(desemprego) e mendicância, que eram crimes conforme o Decreto 847 de 1890. A análise qualitativa dos relatórios e jornais visa identificar os argumentos dos dirigentes da província para as causas da criminalidade e as propostas para minimizá-la. Também há o propósito de identificar as críticas da imprensa da época às fugas de prisioneiros, aos ataques de povos indígenas e aos baixos investimentos públicos em segurança pública.
    • Nome do projeto: Referências teóricas e propostas metodológicas interdisciplinares para a valorização da poesia afro-brasileira no currículo escolar (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , SANTOS, A. R. R. .
      Descrição: O projeto visa valorizar a poesia afro-brasileira no espaço escolar e propõe três atividades extensionistas. A primeira é um clube de leitura com estudantes de Campo Largo para debater temas e estilos poéticos de Solano Trindade, Carlos de Assumpção, Abdias do Nascimento, Conceição Evaristo, Laura Santos e Geni Guimarães. A segunda proposta de extensão é ofertar um curso a docentes de Campo Largo na modalidade virtual sobre a obra dos escritores negros, as características da poesia afro-brasileira e as possibilidades de utilizá-la em sequências didáticas que relacionem diferentes componentes curriculares. A última atividade planejada é um concurso cultural que premiará poesias escritas por estudantes de escolas de Campo Largo. Tais atividades de extensão foram escolhidas com o intuito de contribuir para a Educação para as Relações Étnico Raciais e dar visibilidade a poetas e poetizas que foram invisibilidades nos livros didáticos e nos currículos escolares devido ao racismo estrutural.
    • Nome do projeto: Ações extensionistas do Laboratório Multidisciplinar de Estudos em Relações Étnico-Raciais e Diversidade (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , SANTOS, A. R. R. , SANTOS, R. M. F. , PES, B. S. , FONSECA, A. M. , KSIASZCZYK, F. M. A. , ENGELMANN, S. .
      Descrição: O projeto de extensão é organizado pelo LAMER (Laboratório Multidisciplinar de Estudos em Relações Étnico-Raciais e Diversidade), composto em sua maioria por servidores e estudantes do IFPR Campus Campo Largo. Objetiva promover e divulgar estudos sobre diversidade étnica e cultural, discriminações, violência, racismo e defesa dos direitos humanos. Tais estudos valorizam o viés decolonial e interseccional, compreendendo a complexidade da configuração sociocultural autoritária, discriminatória e violenta do Brasil. O projeto consiste em duas ações extensionistas. A primeira é a organização do grupos de estudos com encontros mensais para debater textos sobre história e culturas afro-brasileiras e indígenas, racismo, sexismo, violência e direitos humanos. A segunda é a realização do primeiro Simpósio de Estudos em Relações Étnico-Raciais e Diversidade. O Simpósio permitirá a participação de docentes e estudantes de diferentes regiões, pois ocorrerá de forma virtual.
    • Nome do projeto: Violações dos direitos humanos em comunidades indígenas do Paraná durante a ditadura civil-militar (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. .
      Descrição: A pesquisa analisa invasões de terras, prisões, censura, tortura e assassinatos de lideranças dos povos Guarani, Xetá e Kaingang no Paraná entre 1964 e 1985. O projeto visa identificar como a violação dos direitos indígenas foi apresentada no discurso de jornais paranaenses e quais ações foram tomadas pelas instituições públicas. Também há o propósito de entender a resistência dos povos indígenas por meio dos protestos, declarações às mídias, diálogo com líderes políticos e empresários locais. A metodologia de pesquisa consiste na análise de exemplares dos jornais ?Diário do Paraná? e ?Correio de Notícias?, de documentos produzidos pela polícia política disponíveis no acervo on-line do Arquivo Nacional e no acervo físico do Arquivo do Paraná. Inicialmente, analisamos as denúncias de abuso de poder nos postos indígenas por representantes do Sistema de Proteção ao Índio. O órgão foi desfeito após sérias acusações de torturas e assassinatos de indígenas para facilitar a invasão de suas terras. Numa segunda etapa, observamos as ações da FUNAI em relação aos indígenas do Paraná e o movimento indígena em organização no Estado. Destacamos a expulsão dos Guarani de suas Terras para a construção da Usina de Itaipu e os conflitos armados em Mangueirinha, onde vivia o cacique Ângelo Kretã, morto em um acidente de carro ainda hoje sob suspeição de ser atentado. A leitura dos jornais e documentos da polícia política demonstra conivência da imprensa que encobria acordos do governo paranaense com empresários e as violentas investidas contra as áreas indígenas. Nos anos finais da Ditadura, observam-se depoimentos de líderes indígenas para jornais e documentários e aumento de integrantes do movimento indígena, que foi importante para o processo de redemocratização e por pressão para a garantia dos direitos indígenas na Constituição de 1988.
    • Nome do projeto: Perspectivas interdisciplinares para a Educação das Relações ètnico-Raciais (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , FRAGA, N. G. , SANTOS, R. M. F. .
      Descrição: O projeto de extensão tem como propósito defender a interdisciplinaridade e a construção do currículo multicultural para alterar as práticas escolares voltadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais. Todos os componentes curriculares devem interagir em atividades significativas para estudantes para que reflitam sobre seu cotidiano e conheçam as culturas africanas e indígenas, a história da África e da cultura afro-brasileira. Tais estudos auxiliam na construção de identidades, no combate ao racismo e na formação para a cidadania. Refletir sobre metodologias, temas, organização do cotidiano e as características das interações no ambiente escolar é essencial para que a escola não reproduza o racismo, aceite a diversidade, combata a violência e dialogue com todos os grupos étnicos e culturais. Com o intuito de contribuir com docentes da região de Campo Largo para desenvolver atividades interdisciplinares na área da Educação para as Relações Étnico Raciais, este projeto propõe três ações extensionistas. A primeira é a criação de um site para disponibilizar planos de aulas e exemplos exitosos de atividades ou projetos. A segunda consiste na oferta de um curso de extensão a distância sobre currículo e educação antirracista. A terceira é a promoção de um evento presencial, como uma palestra que aborde a importância da interdisciplinaridade na Educação para as Relações Étnico Raciais. Este projeto é vinculado ao Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) e atende à demanda de pesquisas e oferta de formação docente para a educação antirracista.
    • Nome do projeto: Histórias de mulheres afegãs (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. .
      Descrição: A pesquisa consiste na análise de produções literárias e cinematográficas que abordam a violação dos direitos humanos de mulheres no Afeganistão. Para análise literária, escolhemos três livros de Débora Ellis: ?A outra face: História de uma garota afegã?; ?A viagem de Parvana: Mais histórias de uma garota afegã?; e ?Meu nome é Parvana: Outras histórias de uma garota afegã?. A trilogia narra a vida de Parvana, que é obrigada a vestir-se como menino para trabalhar e sustentar a família após a prisão do pai durante o domínio do grupo extremista Talibã. Os livros descrevem restrições às liberdades de mulheres afegãs que são obrigadas a usar burca e a permanecer em suas casas, impedidas de trabalhar e estudar. A obra foi adaptada para o cinema como animação com o título ?The Breadwinner? (?A Ganha-pão?). O filme comparou contextos de guerra no Afeganistão com a história de conquistas e riquezas do Império Persa que dominava a região no mundo antigo. A metodologia de pesquisa promove a contraposição dos livros de Deborah Ellis e do filme de 2017 a partir da perspectiva da história social do Afeganistão e dos direitos da mulher. Também serão realizados estudos de reportagens, fotografias, dados de instituições não-governamentais e informações da Organização das Nações Unidas quanto à violação dos direitos humanos no Afeganistão. Almeja-se identificar estereótipos amplamente divulgados no ocidente em relação às afegãs e contrapô-los às características socioculturais e políticas da vida destas mulheres entre a primeira metade do século XX e o atual momento histórico. Movimentos em defesa dos direitos das afegãs propagaram-se após as guerras que destituíram o Talibã, porém ainda preponderam práticas como o ?bacha posh?, quando meninas são orientadas pelas famílias a se vestirem e se comportarem como meninos.
    • Nome do projeto: Referências teóricas e propostas metodológicas interdisciplinares para a valorização da poesia afro-brasileira no currículo escolar (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , HOEPERS, A. .
      Descrição: O projeto visa valorizar a poesia afro-brasileira no espaço escolar e propõe três atividades extensionistas. A primeira é um clube de leitura com estudantes de Campo Largo para debater temas e estilos poéticos de Solano Trindade, Carlos de Assumpção, Abdias do Nascimento, Conceição Evaristo, Laura Santos e Geni Guimarães. A segunda proposta de extensão é ofertar um curso a docentes de Campo Largo na modalidade virtual sobre a obra dos escritores negros, as características da poesia afro-brasileira e as possibilidades de utilizá-la em sequências didáticas que relacionem diferentes componentes curriculares. A última atividade planejada é um concurso cultural que premiará poesias escritas por estudantes de escolas de Campo Largo. Tais atividades de extensão foram escolhidas com o intuito de contribuir para a Educação para as Relações Étnico Raciais e dar visibilidade a poetas e poetizas que foram invisibilidades nos livros didáticos e nos currículos escolares devido ao racismo estrutural.
    • Nome do projeto: O olhar fotográfico para os povos indígenas: representações sobre os índios nas obras de Marc Ferrez de Sebastião Salgado. (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , BONDEZAN, K. C. .
      Descrição: O projeto promoveu estudos das representações dos povos indígenas nas fotografias de Marc Ferrez (1843-1923) e Sebastião Salgado. As atividades de pesquisa possibilitaram conhecer as histórias e as características socioculturais de povos como os Bororo, os Korubo, os Zo'é, os Awá-Guajá e os Yanomami. As fotografias pertencem a dois contextos com visões distintas quanto às culturas indígenas: enquanto as imagens de Marc Ferrez apresentam o indígena como um indivíduo exótico, aparte dos modelos que eram considerados corretos para a concepção de ?civilização? no século XIX, as obras de Sebastião Salgado valorizam as diversas civilizações indígenas e retratam o cotidiano, as tradições, a arte e as relações com a natureza.
    • Nome do projeto: Nós falas pretas e indígenas em escuta discursiva (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRUZ, Fábio.Lucas. , RASIA, G. L. S. .
      Descrição: Descrição: Neste projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas, especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se como potencial para estabelecer instâncias significativas de ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho que põe em relação o político e o científico, condição de possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos sobre o sujeito, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b) discursos do sujeito, a partir de narrativas negras e indígenas orais, gravadas em áudio/ vídeo; produzidas pelos participantes do estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro, escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades (ORLANDI, 2017).
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Comitê Externo de Avaliação de Projetos de Extensão. 2017 - Parecerista ad hoc
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Revista Mundi. 2016 - Parecerista ad hoc
    • CRUZ, Fábio.Lucas. . Feira de Ciências de Campo Largo e I Mostra de Inovação, Pesquisa e Extensão. 2016 - Avaliador em feira de ciências
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Bacharelado em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade São Luís
        Ano de conclusão: 2007
    • Prefeitura da Estância Turística de São Roque:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica- História
    • Prefeitura de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Educação Infantil
    • Prefeitura Municipal de Alumínio:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professor de História
    • Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de História
    • Temporalidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Parecer ad hoc para publicação de artigo sobre o exílio brasileiro.
    • INSTITUTO FEDERAL DO PARANA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica- História
    • REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Instituto Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Revista de la RIHALC/Red Intercátedras de Historia América Latina Contempor:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Participação como avaliador externo.
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador
    • REVISTA HYDRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • VARIA HISTORIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).