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Sebastião Elias Milani

    • Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis (1989), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de ciências econômicas de Presidente Prudente (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994), subárea Historiografia Lingüística, e doutorado em Semiótica e Lingüística geral, subárea Historiografia Lingüística, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é estatutário DE - associado IV da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Historiografia-Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: na graduação em Letras, Lingüística geral, Fonologia, Morfologia, Semântica, Linguística Diacrônica, Sociolingüística e Teoria Semiótica, e na pós-graduação em Lingüística, Historiografia-Lingüística. É líder do grupo de pesquisa em Historiografia-Lingüística - IMAGO, da Rede de pesquisa LINGGO cadastrada na FAPEG e do LABOLINGGO - Laboratório da língua de Goiás.

       

      Links:    

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    • Historiografia-Linguística
    • Semiótica
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    • MILANI, S. E. . Nomear é uma ação em Platão. 2012 (Conferência)
    • MILANI, S. E. . Fonema como elemento básico da semióse. 2011 (Conferência)
    • MILANI, S. E. . Historiografia Linguistica: epistemologia aplicada a monumentos da língua e da linguagem. 2009 (Simposio)
    • MILANI, S. E. . A LÍNGUA BRASILEIRA: FUSÃO E FORMAÇÃO LINGÜÍSTICAS. 2009 (Simposio)
    • MILANI, S. E. . Historiografia individual: descontinuidade. 2008 (Comunicacao)
    • MILANI, S. E. . Wilhelm von Humboldt e o conceito de gerações. 2007 (Simposio)
    • MILANI, S. E. . SAUSSURE UM HOMEM DO CIENTIFICISMO. 2008 (Simposio)
    • MILANI, S. E. . Marcas discursivas na literatura do século XIX. 2006 (Congresso)
    • MILANI, S. E. . Variação lingüística no Brasil. 1999 TV sergipe
    • MILANI, S. E. ; PINTO, Joana Plaza . Língua, Sociedade e Cultura : Atlas Linguístico de Goiás-ALINGO. 2015 Televisão da UFG
    • MILANI, S. E. . MELL-Mostragem de Estudos Lingüísticos e literários. 2001 (UNITINS)
    • MILANI, S. E. . CAEL-TO Congresso anual de estudos de Letras. 2005 (Universidade Federal do Tocantins)
    • MOREIRA, Patrícia Verônica ; NESTOR, Paulo Henrique do E. S. ; MILANI, S. E. . Ciclo de estudos IMAGO. 2010 (Faculdade de Letras - UFG)
    • MILANI, S. E. . MELL Mostragerm de estudos lingüísticos e literários. 2002 (UNITINS)
    • MILANI, S. E. ; COSTA, Alexandre Ferreira da . Introdução à linguagem oral e corporal do teatro e suas aplicações à docência. 2007 (Universidade Federal de Goiás)
    • MILANI, S. E. . A construção do gênero roteiro como elemento básico para a produção filmica.. 2008 (Universidade Federal de Goiás)
    • MILANI, S. E. . Bases epistemológicas para a historiografia lingüística. 2008 (X Encontro Regional de estudantes de Letres-EREL)
    • MILANI, S. E. . Bases epistemológicas para a Historiografia lingüística: objetos e métodos. 2008 (IMAGO)
    • MILANI, S. E. . Gramática Normativa da língua brasileira. 2012 (UFG - PRODIR)
    • MILANI, S. E. . Estudo de Gramática de texto. 2002 (UNITINS)
    • MILANI, S. E. ; NESTOR, Paulo Henrique do E. S. . Fonologia do português. 2016 (Universidade Federal de Goiás)
    • MILANI, S. E. . Semiótica semissimbólica. 2015 (Universidade Federal de Goiás)
    • MILANI, S. E. . Língua portuguesa instrumental - elaboração de textos oficiais. 2006 (Universidade Federal do Tocantins)
    • MILANI, S. E. . Gramática normatica para concursos. 2005 (Universidade Federal do Tocantins)
    • MILANI, S. E. . Atlas Linguística de Goiás e Acervo da Fala Goiana. 2014
    • MILANI, S. E. . Projeto pedagógico. 2002 (Didática)
    • Nome do projeto: CONSTRUÇÃO DO ACERVO AUDIOVISUAL DA LÍNGUA FALADA EM GOIÁS E EXECUÇÃO DO ATLAS LINGUISTICO DE GOIÁS - ALINGO (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MILANI, S. E. .
      Descrição: Pretende-se organizar um acervo de toda a fala dos goianos de todas as partes do estado, coletada com rigor socioliguístico, visando a feitura do Atlas linguístico do estado, bem como outros projetos de apoio a esducação linguística no estado. Pretende-se também registrar imagens, em fotos e vídeos, de todas as cidades e regiões do estado para que pesquisas de caráter linguístico crítico e de sócio imagem possam ser desenvolvidas na Faculdade de Letras da UFG. Todos os dados podem ser lidos em: www.labolinggo.letras.ufg.br
    • Nome do projeto: Historiografia Linguística dos conceitos e dos métodos nos estudos da linguagem (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MILANI, S. E. , SILVA, D. M. , REGO, J. .
      Descrição: Os discursos são dependentes de seus predecessores e não há possibilidade de interpretar um discurso isolado e afastado da história. A compreensão de um texto depende de conhecer o jogo de memórias e de formações ativadas naquele contexto, ou seja, nenhum discurso é independente. Do ponto de vista de sua enunciação, nenhum discurso é ruptura, a fórmula da competência linguística humana prevê o aprendizado formativo, ou seja, os conceitos sempre são transmitidos de uma geração a outra. Em síntese, para produzir discurso é preciso passar por uma estruturação linguística antes: é preciso dominar a fórmula existente, para constituir uma dissidência.
    • Nome do projeto: CONSTRUÇÃO DO ACERVO AUDIOVISUAL DA LÍNGUA FALADA EM GOIÁS: HISTORIOGRAFIA-LINGUÍSTICA DA LÍNGUA DE GOIÁS NA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGÜÍSTICA COGNITIVA (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MILANI, S. E. , ROSA, H. N. , REGO, J. , GHILARDI, V. .
      Descrição: O objeto desta pesquisa é a língua portuguesa trazida para Goiás e aqui desenvolvida nos séculos de sua fermentação. O projeto de Construção do Acervo audiovisual da fala Goiana disponibilizou uma grande quantidade de material gravado de falantes nativos, este será o material a ser estudado neste projeto. A língua é um bem de uma sociedade nacional. Toda nação tem e deve ter só uma língua. A subdivisão linguística em uma nação configura a existência de duas culturas diferentes no mesmo espaço político, portanto, duas nações. Como manifestação nacional, a língua se estabelece como parâmetro para todos os cidadãos em todas as situações de comunicação. Ela desse ponto de vista é um sistema linguístico que se sobrepõe em todo o território nacional. O tempo se configura no melhor elemento de institucionalização normativa. Toda circunstância linguística é fruto de uma manifestação cultural. Se houver língua, há cultura, e vice-versa. A base teórico-metodológica da pesquisa será centrada nos fundamentos da Dialetologia, com seu método de cartografação de dados ? a Geolinguística ?, e da Sociolinguística quantitativa e Cognitiva. Esta pesquisa justifica-se, sobretudo, por propor o resgate e o registro da língua falada no estado de Goiás, consolidando as pesquisas no Centro-Oeste e perenizando fenômenos fonético-fonológicos, lexicais e morfossintáticos registrados em mapas linguísticos. Os resultados esperados são estudos que revelem a diacronia da evolução da língua brasileira usada em Goiás. Ao final, a publicação de documentos que possam servir de aprendizado para aqueles que desejem saber da evolução da língua brasileira.
    • Nome do projeto: Historiografia-Linguística dos conceitos de indivíduo e de sujeito nos estudos da linguagem (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MILANI, S. E. , ROSA, H. N. , REGO, J. , GHILARDI, V. .
      Descrição: A temática deste projeto é a constituição em texto da separação conceitual entre, por um lado, indivíduo/alma/natureza e, por outro, homem-sujeito/espírito/cultura. Tem-se como tese que o conceito de homem, na obra de Humboldt, encerra o conceito pós-moderno de sujeito. Os momentos culturais da história da humanidade são marcados pelas revisões de temas e de conceitos. O período clássico grego-latino sempre foi retomado por movimentos posteriores, a exemplos, o humanismo-classicismo do século XVI, iluminismo do século XVII e o classicismo e o comparatismo alemães do início do século XIX, o modernismo e estruturalismo do século XX. Desses movimentos, tomaram-se, como objeto dessa pesquisa, as obras de Platão (século IV a. C.), as obras de Étienne Bonot de Condillac (1754) e as obras de Wilhelm von Humboldt (1792/1835). O indivíduo não muda. O sujeito é sempre novo. O indivíduo pertence à natureza e o sujeito pertence à cultura. O indivíduo é inato, é o animal com corpo e alma, feito das entranhas do planeta. O sujeito é o homem, destacado dos animais pelo aprendizado de uma língua, é o desejo de não ser um animal, é o espírito. O indivíduo é a acúmulo do conteúdo, o sujeito é um estado do conteúdo de um indivíduo. O indivíduo é a diacronia e o sujeito é o cume do conteúdo, manifestado em uma sincronia. O indivíduo pode ser estudado, porque pode ser observado no tempo e no espaço, seu conteúdo essencial está espalhado por todos os textos, é a fórmula para criar o sujeito. O sujeito não pode ser estudado, porque não pode ser observado no tempo e no espaço, seu conteúdo essencial está concentrado, é a manifestação da subjetividade de uma individualidade. Espera-se mostrar em artigos e em livros como esses conceitos aparecem nas obras escolhidas e como eles instruíram a Lingüística geral e instruem a Semiologia.
    • Nome do projeto: Centro de Línguas (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MILANI, S. E. .
      Descrição: Oferta de curso de línguas extrangeiras: alemão, para a comunidade em geral.
  • Outras produções técnicas: 5
    • MILANI, S. E. . Revista Signótica. 2011 - Consultoria técnica
    • MILANI, S. E. . Revista do GEL. 2011 - Consultoria técnica
    • MILANI, S. E. . Comitê PIBIC Ad hoc - PUC Goiás. 2011 - Consultoria técnica
    • MILANI, S. E. . REVISTA VIA LITTERAE ? ISSN 2176-6800. 2011 - Consultoria técnica
    • MILANI, S. E. . Coordenador de Curso. 2002 - Administrativa
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis
        Ano de conclusão: 1989
      • Curso: Ciências Contábeis
        Nome da Instituição: Faculdade de ciências econômicas de Presidente Prudente
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Semiótica e Lingüística geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Fundação Universidade do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Professor Titular I - Celetista
    • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pires:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1997 ).
        Outras informações: Celetista - assistente
    • Fundação Universidade Federal do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Estatutário DE - Adjunto
    • Ceulp/Ulbra:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Prestação de serviço
    • Universidade Tiradentes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1999 ).
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Associado III
    • Signotica (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista do GEL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Web-Revista SOCIODIALETO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).