Não autenticado |

Karen Amaral Sacconi

    • Karen Sacconi é formada em grego clássico pela Universidade de São Paulo e doutora em Letras Clássicas, pela mesma instituição, na área de teatro grego. Sua tese, Os fragmentos de Aristófanes, foi indicada ao Prêmio Capes de Tese e publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Foi professora de literatura grega e retórica na UNESP-Araraquara e professora de grego antigo no Centro de Línguas-FFLCH/USP. Como dramaturga, publicou Monstro pela editora Patuá. Atualmente trabalha na biografia de Bertha Lutz.

       

      Links:    

    • SACCONI, K. A. . Bertha Lutz: dos anos de formação à conquista do voto. São Paulo : Patuá, 2023 . 256p. ISBN: 9786558645108.
    • SACCONI, K. A. . Monstro. São Paulo : Editora Patuá, 2021 . 96p. ISBN: 9786558641797.
    • SACCONI, KAREN AMARAL . Fragmentos de Aristófanes. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020 . 266p. ISBN: 9789892619002.
    • ORIOLO, P. ; PEREIRA, A. ; FRANCA, H. ; CANABARRO, B. ; MARINHO, M. ; SACCONI, K. A. . Núcleo de Dramturgia Sesi - British Council - 9ª turma, vol. 1. São Paulo : Sesi-SP editora, 2018 . 278p. ISBN: 9788550410500.
    • SACCONI, KAREN AMARAL . OS DEUSES ESTRANGEIROS E A DISRUPÇÃO DA ORDEM NATURAL: NOTA SOBRE O FRAGM. 581 DE ARISTÓFANES CALÍOPE - PRESENÇA CLÁSSICA , v. 2 , p. 4 - 11 , 2020. ISSN: 2447875X.
    • SACCONI, KAREN AMARAL . Convivas de Aristófanes: o coro devoto de Héracles e a educação do sensato e do pervertido CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS , v. 32 , p. 23 - 42 , 2019. ISSN: 21766436.
    • SACCONI, K. A. . O banquete poético em Geritades, de Aristófanes Phaos - Revista de Estudos Clássicos , v. 17 , p. 269 - 288 , 2017. ISSN: 25268058.
    • SACCONI, K. A. . A encenação da Electra de Eurípides. Paradigmas Educacionais - A Antiguidade Greco-Romana em Diálogo, v. , p. 183 - 194, 2020.
    • SACCONI, K. A. . Heraîa: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. A representação dos deuses e do sagrado no teatro greco-latino, v. , p. 97 - 107, 2013.
    • SACCONI, K. A. . Bertha Lutz e Isabel de Bragança: a princesa no discurso feminista . Insight Inteligência , insightinteligencia.com.br , 01 jun. 2024.
    • SACCONI, K. A. . Electra / Orestes de Eurípides. São Paulo : Martin Claret , 2020 (Tradução)
    • SACCONI, K. A. . Bertha Lutz. 2023 (Conferência)
    • SACCONI, K. A. . ?Da cena à tradução, da tradução à dramaturgia: idas e vindas de uma amante do teatro. 2022 (Conferência)
    • SACCONI, K. A. . Geritades de Aristófanes: um banquete de versos. 2017 (Congresso)
    • SACCONI, K. A. . Os Convivas, de Aristófanes. 2017 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . As fontes dos fragmentos de Aristófanes. 2015 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . Geritades, de Aristófanes, e o banquete de versos. 2016 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . Geritades, de Aristófanes: um banquete de versos. 2016 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . A amizade na Electra de Eurípides. 2009 (Comunicacao)
    • SACCONI, K. A. . Heraia: casamento e fertilidade na Electra de Eurípides. 2010 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SACCONI, K. A. , CORREA, P. C. , LAFER, M. C. M. , TREUK, M. , ANDERSON, S. M. M. G. , KOVACS, T. , HASEGAWA, A. P. , SILVA, B. C. E. , BRUNHARA, R. C. , SILVA, T. B. , BORGHI, G. , GORAB, F. , PEREIRA, M. , SILVA, P. V. , MARTINEZ, R. , PASQUALI, E. , SOUZA, W. , GATTI, I. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim.
    • Nome do projeto: Curso livre de teatro grego (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SACCONI, K. A. .
      Descrição: Ciclo de quatro palestras sobre teatro grego, abordando a tragédia, a comédia e a Poética de Aristóteles. O curso é voltado para o público em geral.
    • Nome do projeto: Projeto Lendo os Gregos (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SACCONI, K. A. , ANDERSON, S. M. M. G. , KOVACS, T. , HASEGAWA, A. P. , FARIA, M. O. .
      Descrição: O projeto Lendo os Gregos foi premiado pelo Edital VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo e visa a formação de leitores das obras clássicas gregas através de (a) um ciclo de palestras sobre os textos clássicos, que ocorrerá em uma das bibliotecas públicas da cidade, e (b) doação à biblioteca de material de incentivo à leitura das obras, como painéis temáticos que ficarão em exposição no seu espaço de circulação, bem como exemplares das obras tratadas nas palestras.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português/Grego
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O escravo nas comédias de Aristófanes
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras Clássicas e Vernáculas
        Nome da Instituição: FFLCH-USP
        Ano de conclusão: 2018
    • Centro de Línguas - FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de grego antigo
    • Museu de Arte Sacra de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Arte-educador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Monitora de grego antigo no projeto Minimus
    • Prefeitura de São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • UNESP - Campus de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professora substituta do departamento de linguística, ministrando as seguintes disciplinas para o curso de graduação: "Literatura grega VIII - Retórica", "Literatura grega II - Poesia Épica" e "O herói na literatura grega".
        Outras informações: Professor substituto
    • Fundação Vunesp:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: técnica em pesquisa e desenvolvimento
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: gerente de comunicação
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2024 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora Colaboradora Doutora Sênior do Departamento de Vertebrados do Museu Nacional, desenvolvendo projeto de pesquisa sobre a bióloga e ativista Bertha Lutz.
        Outras informações: Pesquisadora Colaboradora Sênior