Ligia Lopes Gomes
-
Resumo
-
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia, interdisciplinaridade e ciência.
-
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- GOMES, L. L. . Mudanças científicas, transformações sociais e o papel dos valores : o caso da revolução química. : , 2013 (Dissertação de Mestrado)
-
Apresentações de Trabalho: 6
- GOMES, L. L. . Debates atuais sobre a revolução química: história, filosofia e controvérsias. 2019 (Comunicacao)
- GOMES, L. L. . O ensino na Revolução Química: Ensino na Revolução Química: alguns aspectos das estratégias pedagógicas de Priestley e Lavoisier. 2018 (Comunicacao)
- GOMES, L. L. . Hipóteses e Fatos na divergência entre os sistemas do flogisto e oxigênio. 2018 (Comunicacao)
- GOMES, L. L. . Teorias na balança: perspectivas de valor na pesquisa em química europeia do final do século XVIII. 2016 (Comunicacao)
- GOMES, L. L. . Naming, knowing and taking position in XVIIIth century chemistry. 2017 (Comunicacao)
- GOMES, L. L. . Sistema Universitário. 2016 (Conferência)
-
Organização de eventos: 1
- GUERRA, S. M. G. ; JARD DA SILVA, Sidney ; GOMES, L. L. . I Simpósio Docente: Ciência, Tecnologia e Interdisciplinaridade. 2008 (Universidade Federal do ABC)
-
Curso de curta duração ministrado: 1
- GOMES, L. L. . Leitura e Escrita na Graduação. 2019 (UFABC)
-
Projetos de Pesquisa: 1
-
Nome do projeto: Racionalidade científica, imagens filosóficas de ciência e modelos de dinâmica (2016
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: GOMES, L. L. , BEZERRA, V. A. .
Descrição: Neste projeto, trata-se de analisar as condições gerais de possibilidade de modelos de racionalidade científica, e perscrutar suas características fundamentais. Os principais focos de interesse do projeto são: (a) Determinar o registro ou nível de teorização metacientífica em que se pode colocar adequadamente a questão da racionalidade científica e, desse modo, formular modelos explicativos, interpretativos e/ou normativos a respeito dela. (b) Investigar o embasamento de modelos de racionalidade em teorias da justificação epistêmica, dedicando particular atenção à teoria coerencial. Dá-se atenção especial ao fenômeno da presença de inconsistências em sistemas de crenças científicas. (c) Buscar uma melhor compreensão das usuais distinções descritivo/normativo, interno/externo e cinemático/dinâmico no âmbito da racionalidade científico -- o que remete ao problema das relações entre história da ciência, historiografia e filosofia da ciência. (d) Investigação do lugar que pode vir a ser ocupado pelos seguintes elementos na teorização filosófica sobre a racionalidade científica -- valores cognitivos, valores sociais, 'themata' e estilos de pensamento ou de raciocínio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
Nome do projeto: Racionalidade científica, imagens filosóficas de ciência e modelos de dinâmica (2016
Atual)
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Ciências Sociais
Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre a Busca da Cidadania e a Revolução Socialista: Proposta e Projeto Político da Educação de Adultos no MST
Ano de conclusão: 2004
-
Curso: Ciências Sociais
-
Mestrado:
-
Curso: Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
-
Doutorado:
-
Curso: Filosofia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Filosofia
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
Ano de conclusão: 2010
-
Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 3
-
Universidade Federal do ABC:
-
Tipo de vínculo: Livre (2006 -
Atual
).
Outras informações: Técnico em Assuntos Educacionais
-
Tipo de vínculo: Livre (2006 -
Atual
).
-
Fundação Nacional do Índio:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 -
2006
).
Outras informações: Programador Educacional
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 -
2006
).
-
Universidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
-
Universidade Federal do ABC: