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Francine Iegelski

    • Francine Iegelski é professora de Teoria e Filosofia da História na Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. É doutora em História Social e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado (2010-2011) e pós-doutorado (2014-2015) na École des hautes études en sciences sociales (EHESS) sob a supervisão de François Hartog. É coordenadora do grupo pesquisa "Epistemologia e História Comparada das Ciências Humanas". É autora do livro "Astronomia das constelações humanas: reflexões sobre Claude Lévi-Strauss e a História", publicado com o apoio do Prêmio História Social de Teses e Dissertações USP/CAPES. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) com o projeto "Experiência histórica, ficção e verdade na literatura latino-americana" (1940-1960) e membro do Laboratório Observatório do Tempo Presente (UFF)

       

      Links:    

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    • NEVES, GUILHERME PEREIRA DAS ; MONTEIRO, RODRIGO BENTES ; IEGELSKI, FRANCINE . Iberconceptos, historia conceptual, teoría de la historia -Entrevista a Javier Fernández Sebastián(Parte I) TEMPO. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFF , v. 24 , p. 687 - 700 , 2018. ISSN: 14137704.
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    • CEZAR, T. ; TURIN, R. ; HARTOG, F. ; IEGELSKI, F. . Webinar | Bate-papo e lançamento do livro 'Antigos, modernos, selvagens'. 2021 (Outra)
    • IEGELSKI, F. ; MARCELINO, D. A. . Embates e Diálogos entre História e Antropologia. 2021 (Conferência)
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    • IEGELSKI, F. ; PINTO, J. P. ; SILVA, A. F. C. ; YANKELEVICH, P. . Políticas editoriais na área de história e modelos de publicação. 2019 (Outra)
    • IEGELSKI, FRANCINE . Ficção e verdade na literatura latino-americana (1940-1960). 2018 (Congresso)
    • IEGELSKI, F. . Modernidade, presentismo e perspectivismo ameríndio: Um ensaio de epistemologia comparada das humanidades. 2018 (Conferência)
    • IEGELSKI, FRANCINE . Mito e história, ou a busca pelo sentido da existência. 2018 (Conferência)
    • IEGELSKI, F. ; TURIN, R. . Tradições Intelectuais na América Latina. 2017 (Conferência)
    • PINTO, J. P. ; IEGELSKI, F. . História e literatura: ficção e verdade. 2017 (Conferência)
    • IEGELSKI, F. . A queda do muro de Berlim - Considerações sobre o uso político do passado pela historiografia contemporânea. 2015 (Simposio)
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    • IEGELSKI, FRANCINE ; ASSIS, A. O. A. ; ALMEIDA, Tiago Santos ; LIRA, Larissa Alves de ; SA JUNIOR, L. C. ; RIBEIRO, A. L. G. ; PESENTE, C. G. ; CARVALHO, F. O. L. ; JESUS, G. L. O. S. P. ; BARROS, G. M. A. ; SANTOS, G. M. F. ; REIS, J. S. ; GAMA, L. N. ; SILVA, P. E. B. F. . I ESCOLA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS DA UNB. 2022 (UnB - Programa de Pós-Graduação em História)
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    • IEGELSKI, F. ; PEREIRA, M. A. M. . Cultura Cabocla, Sistema Faxinal e Turismo: O Faxinal da Linha Paraná em Prudentópolis. 2002
    • IEGELSKI, F. ; SAHR, C. L. L. ; SILVA, E. A. . Fazemos qualquer negócio. O discurso e a representação da cultura e da etnicidade de sírio-libaneses na literatura brasileira. 2003
    • IEGELSKI, F. . Relatório Científico de Pós-Doutorado - Universidade de São Paulo. 2015
    • IEGELSKI, F. . Relatório Científico de Pós-Doutorado - École des hautes études en sciences sociales. 2015
    • IEGELSKI, FRANCINE . Relatório Científico - Bolsa PNPD Capes 2015-2016. 2017
    • IEGELSKI, FRANCINE . Relatório Científico de participação em Reunião Científica no Exterior (México). 2016
    • Nome do projeto: Relatório Antropológico da Comunidade Quilombola de São João - Adrianópolis/Pr (2009 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: IEGELSKI, F. , SAHR, C. L. L. , FERREIRA, P. , Yolanda Maria Muniz Tuzino , Tanize Tomasi , Ana Paula Aparecida Ferreira Alves .
      Descrição: O projeto visa a elaboração de Relatório Antropológico de uma comunidade quilombola denominada São João, localizada no Município de Adrianópolis - PR. Este constará do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTDI) e visa contribuir para a delimitação de territórios de comunidades remanescentes de quilombos do estado do Paraná, resgatando o direito às terras onde históricamente estas familias têm vivido e resistido à violência da discriminação e da exclusão social..
    • Nome do projeto: Patrimônio Cultural e Turismo: Potencialidades e Riscos na Região dos Campos Gerais - PR (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , SAHR, C. L. L. , MACHINSKI, F. , ROSCOCHE, L. F. , SAHR, W. D. , LUZ, C. E. , Leonel Monastirki .
      Descrição: O patrimônio cultural dos Campos Gerais representa um enorme potencial de desenvolvimento para a região. A diversidade de seus universos simbólicos possibilita a definição de uma paisagem turístico-cultural bastante rica, baseada em dois complexos de narrativas que se apresentam como âncoras de cenários imaginários: as histórias e as etnicidades da sua população local e a formação de espaços sócio-tecnológicos na região. O primeiro complexo refere-se aos relatos do povoamento e da imigração na região. Neste quadro aparecem, além das tradicionais etnias dos imigrantes (russos-alemães, alemães, poloneses, ucranianos, holandeses e japoneses), os caboclos, os sitiantes e os fazendeiros, as tribos indígenas, os quilombeiros e descendentes de escravos, os ciganos e vários outros. O cenário principal destes relatos é o campo e a cidade pequena, com a imagem do Brasil Colonial e a "vida da colônia", suas comidas típicas, seus costumes e tradições, suas canções e danças, suas crenças e igrejas. O segundo complexo se volta à apresentação da história econômica e tecnológica da região, com os relatos do tropeirismo, da estrada de ferro, da navegação no rio Iguaçu, da produção ervateira, da mineração de xisto e cal, da agroindústria e das cooperativas, entre outros. A existência destes elementos pitorescos, entretanto, não garante ainda um conjunto coerente e fascinante para incentivar um turismo cultural, que deveria ser socialmente integrado, economicamente viável e culturalmente inovador. Este precisa, além de uma infra-estrutura adequada, a construção de uma narrativa sobre a identidade da população local compreensível para os turistas. A criação desta narrativa tornou-se o fio condutor deste estudo, cujo objetivo é levantar o potencial do patrimônio cultural material e não material na região dos Campos Gerais e identificar os impactos positivos e negativos de seu uso enquanto 'produto turístico'.
    • Nome do projeto: Compreendendo geograficidades existenciais de povos e comunidades tradicionais: quilombolas e faxinalenses no Paraná (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , SAHR, C. L. L. , SAHR, W. D. , Yolanda Maria Muniz Tuzino , Tanize Tomasi , Ana Paula Aparecida Ferreira Alves , Luiz Alexandre Golçalves Cunha , Silvia Méri Carvalho , Selma Regina Aranha Ribeiro , Andrea Tedesco , Maria Ligia Cassol Pinto .
      Descrição: A reorganização espacial da América Latina, a partir dos anos 1980, vem incentivando pesquisas que focalizam a questão do território com abordagens renovadas. No Brasil, grande parte dos autores segue as reflexões dos geógrafos Raffestin e Sack sobre o território, estendendo seu foco originalmente estatal e político às territorialidades vividas. Isto se mostra claramente nas obras de Lopes de Souza, Haesbaert e Saquet. Esta tentativa epistemológica, entretanto, encontra seus limites na restrição histórica que o conceito impõe e na impossibilidade deste de propiciar uma reflexão sobre outras formas do espaço. Por isso, propõe-se, através de reflexões sobre povos e comunidades tradicionais, compreender a socialidade espacial. Busca-se uma relação dialógica sobre geograficidades através de dois conceitos: o território ; e o espaço . Tenta-se, assim, respeitar a capacidade intelectual dos quilombolas e faxinalenses nas suas próprias trajetórias tempo-espaciais (Massey), e valorizar as próprias categorias destes frente aos desafios das transformações territoriais do Estado. As técnicas utilizadas baseiam em idéias da grounded theory , da hermenêutica objetiva e da descrição densa. Procura-se trabalhar a multiplicidade espacial, isto com a pretensão de dar mais visibilidade às vivências concretas e autônomas dos povos e comunidades tradicionais nos seus próprios espaços, sejam eles ecológicos, religiosos, culturais ou sociais
    • Nome do projeto: Gestão Local com Cidadania: Planejamento e Ações Comunitárias no Município de São João do Triunfo ? PR (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , SAHR, C. L. L. .
      Descrição: O projeto é uma iniciativa de extensão universitária que procura incentivar junto ao município de São João do Triunfo, no Paraná, a utilização de suas potencialidades de desenvolvimento local. O município localiza-se na área de influência imediata da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A idéia do projeto é propiciar ao município - através de ações ligadas ao planejamento municipal, a gestão turístico-cultural e a educação - a formação e capacitação de recursos humanos, a busca pelo cooperativismo e associativismo e também, a geração de trabalho e renda. No eixo 'planejamento municipal' procura-se desenvolver um trabalho de conscientização acerca de sua importância, a elaboração de material-base para este e o treinamento da aplicação da técnica metaplan neste processo. No eixo 'gestão turístico-cultural' procura-se dar apoio à implantação do PNMT e desenvolver ações no trecho de maior potencial turístico do município, localizado entre a área central e a Vila Palmira, antigo porto fluvial. No eixo 'educação' desenvolve-se, a partir do contato com as diferentes comunidades, um pequeno livro didático sobre o município. Realiza-se também, curso de capacitação para professores sobre a história e geografia do município, e curso de capacitação para guias de turismo local. A atuação integrada nos três eixos é a tônica do projeto.
    • Nome do projeto: Explicar, Compreender, Narrar: uma investigação acerca da natureza do conhecimento histórico (2005 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , Sara Albieri .
      Descrição: A teoria do conhecimento histórico desenvolveu-se, desde a época moderna, segundo algumas grandes linhas interpretativas. Inscritos na tradição analítica, autores contemporâneos como C.Hempel e M.White estendem para a historia o emprego do modelo nomológico-dedutivo de explicação e predição, que consideram comum a todas as ciências. A tal proposta se contrapõe a concepção pragmática, que defende a diversidade contextual das explicações. Contra o reducionismo da história ao paradigma das ciências naturais, neokantianos e principalmente Dilthey, ainda no século XIX, reivindicaram para todas as ciências do homem denominadas ciências do espírito um estatuto próprio. Tratava-se de compreender situações e eventos em sua particularidade, sem tentar explica-los enquanto casos de leis gerais, como nas ciências da natureza. Já no século XX, Collingwood e depois William Dray defenderam a compreensão dos agentes históricos enquanto apreensão do pensamento por trás da ação, para descobrir razões em vez de causas. Na mesma tradição não-reducionista, autores como Ricoeur ou Gallie enfatizaram o caráter narrativo da história. Porém, em todos os casos, o exame dos argumentos mostra que os diversos modelos de conhecimento histórico não são excludentes. Antes, cada um deles parece tomar para si um aspecto constitutivo do conhecimento histórico, tal como efetivamente praticado pelos historiadores. Essa congruência de fato sugere a construção de um modelo teórico que contemple os aspectos tanto explicativos como compreensivos e narrativos do discurso histórico, sempre levando em conta suas pretensões epistêmicas. - O objetivo principal desta pesquisa é investigar a natureza do conhecimento histórico a partir dos principais modelos de interpretação em teoria da história, discutindo a possibilidade de uma abordagem epistemológica que reúna os aspectos relevantes dos diversos modelos examinados.
    • Nome do projeto: História da Cultura Intelectual (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , Sara Albieri , Vitor Henriques , Tiago Almeida , Adilson de Oliveira Franceschini , Fabio Sapragonas Andrioni , Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann , Gustavo Freitas Pereira , Jaimir Conte , Matheus Cardoso da Silva , Mauricio de Carvalho Ramos , Nelson Schapochnik , Pablo Henrique Spíndola Torres , Ricardo Santhiago , Tathianni Cristini da Silva .
      Descrição: A História da Cultura Intelectual é um campo de investigação que tem por objeto as circunstâncias de produção, discussão, escrita e propagação de idéias, através do estudo crítico de discursos e textos, seus contextos de produção, transmissão e recepção, e da recuperação de seu significado histórico. Enquanto campo de investigação desenvolveu-se, em geral, entre dois pólos metodológicos: internalista ou intelectualista e externalista ou contextualista. De um ponto de vista historiográfico, a primeira postura equivaleria a relacionar idéias historicamente de acordo com uma lógica ou dinâmica interna a elas. Na modernidade, a História da Filosofia passou a seguir esse fio condutor. Também a História das Idéias como de início concebida por Arthur Lovejoy, tomando as idéias como entidades, capazes de cruzar o tempo e o espaço, através de linguagens, tradições, culturas e nações.Tal tratamento foi questionado por tomar as idéias divorciadas de seus contextos de produção e transmissão históricas, os quais seriam privilegiados pelo segundo tipo de abordagem, situando as idéias no contexto das circunstancias sociais, políticas, econômicas de sua época particular, sem levar em conta possíveis continuidades. Desde o ponto de vista externalista, o foco metodológico na relação intrínseca entre idéias é inevitavelmente anacrônico, por exemplo ao estabelecer relações de antecipação entre autores e correntes de pensamento. A tensão entre os dois tipos de abordagem tipicamente acompanhou também a História da Literatura e a História da Ciência. Mais recentemente, Quentin Skinner reivindicou um tratamento lingüístico para o contexto histórico das idéias políticas, a fim de evitar anacronismos internalistas, ao mesmo tempo recuperando as significações históricas dos textos. Outros estudos dedicam-se aos textos enquanto modos materiais pelos quais as idéias são escritas e lidas, disseminadas, recebidas e apropriadas.
    • Nome do projeto: Experiências temporais, política e ideias de história (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. .
      Descrição: A proposta deste projeto é investigar, por meio da história intelectual, alguns dos principais problemas que atualmente marcam os debates teóricos no campo das ciências sociais e humanas: a experiência temporal, a crítica do pensamento moderno, os quadros de inteligibilidade histórica de sociedades não-europeias. Se até meados do século XX a história intelectual e das ideias parecia estar limitada aos estudos de autores expressivos da cultura intelectual ocidental, filósofos, historiadores, escritores e artistas, há algumas décadas essa tendência deixou de vigorar e a história intelectual passou a ser entendida como um modo de abordagem de problemas antes considerados próprios da história social, cultural e política. Assim, voltando-nos para as experiências temporais e o contexto brasileiro, colocamos a questão: que diagnóstico da experiência do tempo brasileira contemporânea podemos propor se partirmos de um acontecimento determinante de nossa história politica, como o processo de redemocratização e as promessas de futuro que ele comporta? Quais categorias temporais e quais acontecimentos nos permitem descrever de modo apropriado a experiência do tempo brasileiro? Para realizar essa investigação, tomamos como fonte as ideias e os trabalhos de escritores brasileiros, da antropologia, literatura, da sociologia política e, claro, da história.
    • Nome do projeto: Experiência histórica, ficção e verdade na literatura latino-americana (1940-1960) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , RIBEIRO, A. L. G. , ALMEIDA, F. L. S. M. , GUEDES, M. E. C. , BORTOLOTO, G. , RODRIGUES, L. E. .
      Descrição: Trata-se do Projeto financiado pelo edital de Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). A investigação parte da constatação de que a crítica literária costuma considerar que, a partir dos anos 1940, surge um novo momento da literatura latino-americana, em que ficcionistas de diferentes países passam a tratar, com profundidade e amplitude de enfoque originais, a herança colonial e a violência da realidade histórica e social ? revoluções, religião, luta pela terra, miséria, explosões do crescimento das cidades ? do continente americano no século XX. Escritores como Jorge Luis Borges, Miguel Ángel Asturias, Alejo Carpentier, Juan Rulfo, João Guimarães Rosa e García Márquez ficaram conhecidos por explorar em suas ficções, cada um a sua maneira, o que o crítico brasileiro Davi Arrigucci chamou de ?oscilação ambígua entre real e irreal em suas narrativas?. Logo nos anos 1950, Ángel Flores considerou esse contexto como sendo o da emergência de um ?realismo mágico? genuinamente latino-americano. Já para Antonio Candido, o ?realismo mágico? de Guimarães Rosa garantia um ?sentimento de realidade? mais eficaz ou profundo do que todas as técnicas que a literatura realista dispunha para estabelecer uma impressão de real. Partindo dessa consideração, nossa intenção é investigar como, ao transformar a opacidade que marca as relações entre não-ficção e ficção em matéria literária, os escritores latino-americanos passaram a apresentar novas maneiras de relacionar literatura e experiência histórica. Contudo, em vez de uma ?dialética da colonização?, marcada por relações de ?diferença e repetição? da literatura latino-americana com a literatura produzida na Europa, como já interpretou Alfredo Bosi, defendemos que a moderna narrativa ficcional da América Latina desenvolveu formas estéticas próprias, relacionadas às singularidades históricas dos países de passado colonial, o que nos trouxe um legado emancipado e emancipador num terreno importante da história da cultura intelectual, o da literatura. Um modo desafiador de pensar, então, nossa própria história e diferentes dimensões de sua escrita.
    • Nome do projeto: Ideias em tempo de guerra fria: circulações intelectuais, encontros e desencontros (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , VENANCIO, G. , MULLER, A. , ROLLEMBERG, D. , RIDENTI, M. , COMPAGNON, O. , DUMONT, J. , THERY, H. , POUPEAU, F. .
      Descrição: Edital CAPES COFECUB nº 08/2018 - Projeto colaborativo pluridisciplinar que visa a estudar as circulações intelectuais entre as Américas e Europa, em particular os intercâmbios entre Brasil e França, no contexto da Guerra Fria, bem como as transformações que estas geraram no funcionamento das relações socioculturais transnacionais.
    • Nome do projeto: Observatório do Tempo Presente (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , CHIARELLI, S. , MULLER, A. , WALTENBERG, F. , MORAES, M. .
      Descrição: Desde o final da Segunda Guerra Mundial, a ideia de realizar uma história do tempo presente passou a integrar as discussões dos historiadores que se ocupavam da história contemporânea. No Brasil, com a guinada culturalista, a história do tempo presente começou a ser debatida nos anos 1970, sobretudo no âmbito da história oral. Entretanto, os debates acerca da história do tempo presente foram reconfigurados em função das mudanças ocorridas na própria historiografia nos anos 1980 e do contexto mundial pós-1989. Nos anos 2000, a história do tempo presente entra numa nova fase metodológica, cujas balizas temporais são móveis, pois se consolida o entendimento de que o presente significa o atual e que ele pode ser melhor investigado se considerado em durações mais longas. O interesse pelo presente tem colocado novos desafios epistemológicos para os historiadores, como a problematização das relações entre memória e história, do pouco distanciamento temporal do historiador em relação aos acontecimentos estudados. Além disso, uma história do tempo presente revela a evidência do debate entre a impossível imparcialidade e a escrita sempre perspectiva do historiador e sua função social. Essa nova história do tempo presente é transdisciplinar e global. Este grupo de pesquisa congrega, além de historiadores, economistas, juristas, médicos, críticos literários entre outros; o que permite a elaboração de problemas e análises com amplitude e profundidade de reflexão. A história sempre se beneficiou do diálogo e debate com outras disciplinas, especialmente as demais ciências sociais e humanas. O grupo é um observatório que promove análises de acontecimentos, ideias, ações e conjunturas que se desenrolam no momento das suas realizações e são analisadas a partir de suas múltiplas temporalidades. Ou seja: estudamos o tempo presente em sua historicidade. A história do tempo presente, portanto, é uma história que está em vias de construção, ela está aberta e pode tomar várias direções. A história do tempo presente permite que pesquisadores das humanidades mobilizem e conjuguem diferentes ferramentas de trabalho e de conhecimento, entrecruzando diversas temporalidades e espacialidades, com a finalidade de oferecer uma interpretação sobre uma constelação de fatos recentes que têm grande impacto na vida contemporânea.
    • Nome do projeto: Formação e função da História e os seus desafios na era digital (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: IEGELSKI, F. , VELOSO, J. , GOMES, C. , BORTOLOTO, G. .
      Descrição: O curso de graduação em História da UFF valoriza, na formação dos seus alunos, o conhecimento das discussões clássicas que ajudaram a instituir a forma atual da história e a constituir seus principais objetos, problemas e desafios. Essa valorização se faz sentir por meio de um conjunto de disciplinas, obrigatórias e optativas, de cunho teórico e metodológico, que promove a reflexão sobre o fato de que a história surgiu como disciplina no século XIX, momento em que os historiadores buscavam dar inteligibilidade à vida social e subjetiva dos homens do passado e do presente, interferindo em suas expectativas de futuro. O curso busca, igualmente, oferecer ferramentas para se pensar as transformações impostas pela era digital na vida social e no conhecimento histórico no século XXI. A compreensão histórica da constituição dessa disciplina e do papel e função dos historiadores no passado e no presente, além de favorecer o intercâmbio entre a graduação e o Programa de Pós-Graduação em História da UFF, ajuda a preparar os estudantes para os novos desafios atualmente colocados pelo seu futuro campo de atuação profissional. Ainda mais nesse momento, em que a história como modo de conhecimento é cada vez mais debatida nos espaços públicos.
    • Nome do projeto: Epistemologia Histórica e História Comparada das Ciências Humanas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , Mauricio de Carvalho Ramos , ALMEIDA, Tiago Santos , SANTANA, Kleverton Bacelar , OLIVEIRA, Itamar Freitas de , LIRA, Larissa Alves de , CALDAS, Pedro Spinola Pereira , REIS, J. S. .
      Descrição: Desde meados do século XIX, a história e a filosofia das ciências dedicaram-se com mais atenção às ciências naturais, sinal do prestígio que elas adquiriram como modelo de objetividade naquele período. Já nas primeiras décadas do século XX, uma parte significativa dos pesquisadores nas diferentes áreas das ciências humanas colocou os aspectos epistemológicos destas disciplinas no centro de suas investigações, como uma forma de examinar historicamente a construção das suas formas específicas de racionalidade. Esse movimento fez com que as ciências humanas se liberassem dos modelos de cientificidade vindos das ciências naturais, mas também conduziu a uma especialização dos estudos disciplinares. Sem ignorar essa especialização, a epistemologia histórica e a história comparada das ciências humanas permitem a construção de programas de trabalho comuns a pesquisadores vindos de diferentes áreas. Esse grupo de pesquisa propõe uma investigação fundamentalmente interdisciplinar sobre os principais debates, conceitos, categorias, virtudes epistêmicas e protocolos intelectuais que, ao longo do século XX e até o momento atual, conformaram o campo das ciências humanas, suas economias morais, seus objetos e seus ideais e práticas de racionalidade.
    • Nome do projeto: Grupo Temporalidad - Proyecto Iberconceptos (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , WASSERMAN, F. , RIVERO, J. J. B. , CID, G. , LYNCH, C. E. C. , SILVA, A. C. , FERNANDEZ-SEBASTIAN, J. , PIMENTA, J. P. G. , FUENTES, M. H. , SA, M. E. N. , ORTEGA, F. A. , CASSIANI, J. O. , PEREIRA, L. R. , LEON, P. S. , RIVERA, V. S. , PADILLA, G. Z. .
      Descrição: Esta línea de trabajo de Iberconceptos se propone documentar y analizar históricamente el fenómeno de la temporalidad durante los siglos XVIII y XIX. En una primera aproximación, y a fines operativos, consideramos a ese fenómeno como las diversas experiencias de tiempo que tuvieron sujetos sociales en momentos y lugares dados. Según Koselleck, a fines del siglo XVIII la experiencia social en Occidente sufrió transformaciones notables que hicieron posibles otros modos de concebir tanto la historia como la temporalidad en general, muy diferentes de aquellos que habían estado disponibles hasta ese momento. Los horizontes de expectativa se habían expandido de manera inédita, mientras que los espacios de experiencia se habían vuelto menos capaces de dar cuenta de los nuevos fenómenos sociales y políticos. Conceptos como progreso, revolución, e incluso historia, sufrieron transformaciones semánticas considerables que en conjunto definen nuevas modalidades de las experiencias de tiempo, expresadas también en la temporalización de los conceptos políticos. Para el historiador alemán, estas transformaciones conceptuales, ocurridas en gran parte entre mediados del siglo XVIII y mediados del XIX, constituyeron el umbral de la modernidad contemporánea (Sattelzeit), tal como también ha sido verificado para el mundo Iberoamericano en las primeras dos fases del proyecto Iberconceptos. Cabe destacar que este proyecto de indagación y de reflexión colectiva se lleva a cabo conscientes de las discusiones referidas a la posibilidad de que en la actualidad se estén produciendo cambios en nuestras experiencias de tiempo (entre otras aproximaciones a esta problemática puede consultarse el trabajo de Francois Hartog sobre presentismo y regímenes de historicidad.)
    • Nome do projeto: Core Concepts of Historical Thinking (CORE): Brazilian/The Romance Language workgroup on historical concepts (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , KRAICH, U. T. , NICODEMO, T. , RUSEN, J. , PALTI, E. J. , DOMANSKA, E. , SATO, M. , GLUCK, C. , ARAUJO, V. , MORENO, H. W. , SANTOS, P. A. C. , LOPES, J. P. , PEREIRA, M. .
      Descrição: The European Research Council - NAMO - project brings together a team of doctoral and postdoctoral researchers at Adam Mickiewicz University in Poznan, Poland. Working with a broad network of leading foreign and domestic partners, the team conducts humanist research on core concepts of historical thinking from across European, Asian, North American, and Latin American traditions of theory and philosophy of history. The research output will be presented on a sophisticated digital platform in a multimedia design. Using analytics software, the project pursues a novel process of scholarly innovation for the humanities by relying on digital reader feedback to uncover real-time conceptual connections between contents, and using the feedback for setting new directions for further research on the project's foci. From the NAMO project derives the ?Core Concepts of Historical Thinking? (CORE), a digital platform delivering a comprehensive study of approximately 500 core concepts of historical thinking, it is envisioned that the team over the three-year period will produce four doctoral dissertations, two habilitation degrees, three scientific articles, and one monograph. The outcome is foremost a scholarly engagement by the team in Poland with a considerable international and domestic network of leading scholars, a significant contribution towards developing a new form of digital humanities, and a major cross-cultural study on humanist conceptual history, which aims to move the modern university towards a broader intellectual basis on a global scale. The CORE/NAMO project can be considered a unique and innovative initiative, with an enormous potentiality of impact on conceptual history in its global interactions. I had the chance of engaging in parts of the ?pilot? study that has preceded the current application, and I recognize the value and originality in enlarging the initiative to a broader cross-cultural comparison transcending the traditional boarders of conceptual history and historical theory itself. Other relevant initiatives in terms of a historical concept dictionary such as the Geschichtliche Grundbegriffe by Conze, Koselleck and Brunner and Iberconceptos by Sebastian and et al. limit themselves to the linguistic and cultural universe of German and Spanish-Portuguese respectively. Apart from other significant difference in their goals, these previous endeavors do not include any intercultural and global comparison, which can lead to a better understanding of historical experience in its diversity.
    • Nome do projeto: Os nossos passados ainda são históricos? Interpelações do presente à disciplina (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IEGELSKI, F. , OHARA, J. , AVELAR, A. , SILVEIRA, M. M. , AVILA, A. , MUDROVCIC, M. I. , NUNEZ, P. A. .
      Descrição: Nossos passados ainda podem ser pensados historicamente? Em outros termos, a operação historiográfica que, através das noções de distância e de prova, transformava as experiências pretéritas de homens e mulheres em história ainda continua fazendo sentido em nosso presente? As incertezas e os questionamentos sobre a autoridade da história, tanto como passado transformado em matéria verificável quanto como campo disciplinar, são, sem dúvida, pertinentes. O mundo que produziu a ciência histórica e que se caracterizava pelo primado geopolítico dos Estados nacionais e pela disponibilidade do futuro como progresso se transformou profundamente. Novas experiências e políticas do tempo são sentidas pelos nossos contemporâneos em virtude da emergência de memórias traumáticas, da aceleração temporal e de catástrofes ambientais sem precedentes. Se continuamos nutrindo interesse pelo passado, não parecemos tão seguros quanto à eficácia da história para o abordar.O presente projeto pretende enfrentar a complexidade dessas incertezas contemporâneas a partir de cinco eixos. No primeiro deles, a proposta será discutir como as noções de confiança e autoridade epistêmica têm-se refigurado em nossa atualidade. O eixo seguinte tratará da crise contemporânea da história como uma modalidade de desdemocratização do passado. O terceiro enfrentará, partindo de alguns escritores latino-americanos, o potencial da ficção para reorganizar nossas apreensões sobre a história. O quarto enfocará como as diversas formas de negacionismo impõem problemas teóricos relevantes para disciplina histórica. Por fim, o quinto e último eixo abordará as relações entre história, direito e justiça tendo como base os diversos usos da noção de genocídio. Em conjunto, esses eixos permitirão mapear algumas das características do debate sobre a noção de histórico para designar os nossos tantos passados e as formas de apreendê-los.
    • IEGELSKI, F. . A História da Historiografia como História da Cultura Intelectual. 2012 - Coordenação de seminário de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa
        Título: Fazemos qualquer negócio. A representação da cultura e da etnicidade de síro-libaneses na literatura brasileira
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Língua, Literatura e Cultura Arabe
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Elaboração do relatório antropológico da comunidade de São João (Adrianópolis -PR), visando a delimitação e titulação de suas terras
        Outras informações: assistente de pesquisa
    • Universidade Estadual de Ponta Grossa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Intelligere:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial da revista Intelligere, dedicada à História Intelectual e à História das Ideias.
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • TEMPO (NITERÓI. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Editora da revista Tempo (ISSN: 1980-542X)
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Adam Mickiewicz University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Executivo da Revista História da Historiografia
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).