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Pedro Ivan Menezes de Carvalho

    • Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • CARVALHO, P. I. M. . O Sistema Nacional de Unidades de Conservação e a implantação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade dentro da Floresta Nacional do Tapajós. 2013 (Simposio)
    • CARVALHO, P. I. M. ; CARVALHO, A. B. . A questão ambiental no Brasil, Peru e Colômbia. 2012 (Outra)
    • CARVALHO, P. I. M. ; FONSECA, P.F. ; LEAL, F.N. ; PRADO, Cassio A. G. ; SERRER, P. B. . A Construção de Mapas Temáticos em Sala de Aula (Parte II). 2010 (Conferência)
    • CARVALHO, P. I. M. ; LEAL, F.N. ; PRADO, Cassio A. G. ; SERRER, P. B. . A Construção de Mapas Temáticos em Sala de Aula. 2009 (Conferência)
    • CARVALHO, P. I. M. ; LEAL, F.N. ; PRADO, Cassio A. G. ; SERRER, P. B. ; FONSECA, P.F. . A Construção de Mapas Temáticos em Sala de Aula (Parte III). 2010 (Conferência)
    • Nome do projeto: O Sistema Nacional de Unidades de Conservação e a implantação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade dentro da Floresta Nacional do Tapajós (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. I. M. , VALVERDE, R. R. H. F. .
      Descrição: Este trabalho visa apresentar a Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação localizada no oeste do Estado do Pará, região que se encontra dentro Amazônia Brasileira. Serão discutidas as relações entre a Floresta Nacional do Tapajós, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Organizações públicas, privadas e não governamentais, além de moradores locais foram ouvidos para uma compreensão melhor da Floresta Nacional do Tapajós. Questões que envolvem a ciência geográfica como território, geopolítica e ações socioeconômicas serão debatidas no decorrer desta pesquisa.
    • Nome do projeto: Análise e avaliação da presença da cartografia na Geografia do ensino médio (sistema público), como subsídio à estruturação dos cursos de cartografia no ensino universitário. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHO, P. I. M. , LEAL, F.N. , SERRER, P. B. , FONSECA, P.F. , PRADO, Cassio A. G. .
      Descrição: O mapa está presente no cotidiano escolar do ensino médio, é um fato irrefutável principalmente após a implantação do projeto São Paulo faz Escola e seu material didático na rede pública. O presente projeto tem como objetivo a verificação de como se dá o ensino pelo mapa no ensino médio da rede pública, recurso imagético que permite a visualização da distribuição geográfica dos fenômenos e a representação da geograficidade de tais fenômenos. Face a tal observação, serão elencadas quais as metodologias a serem desenvolvidas para o ensino do mapa nas disciplinas de cartografia do curso de Geografia com vistas à formação do professor de Geografia capaz de usar o mapa enquanto recurso didático. A justificativa desde projeto se dá pela necessidade de desenvolvimento de recursos teórico metodológicos no campo do ensino da cartografia, relacionando mais estreitamente as necessidades do ensino pelo mapa na sala de aula do ensino médio e o ensino do mapa no curso de Geografia, nas disciplinas de cartografia.. .
  • Formação Acadêmica: 1
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Agente Censitário Supervisor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Estudante de Bacharelado e Licenciatura em Geografia
        Outras informações: Estudante