Não autenticado |

Tiago Guilherme Pinheiro

    • Professor de Teoria Literária do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN) dessa mesma instituição. Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2015-2020). Doutor pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2014) com estágio na Universidad de Buenos Aires (2012-2013). Graduação em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo (2010) e Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Participa dos seguintes grupos de pesquisadores: Teoria em Trânsito: a transversatilidade e a transhistoricidade da teoria literária no Brasil pós-ditadura (2023-) e Para ler poeticamente el mundo: ensino literário e formação leitora (2024-). Trabalha com os seguintes tópicos: Literatura e democracia, Literatura e violência, Pós-estruturalismo, Teoria das Imagens, Teoria pós-colonial e decolonial, Poesia e prosa latino-americanas, Ensino de Literatura.

       

      Links:    

    • Schwartz, J. ; PINHEIRO, T. G. . Borges babilónico. : , 2023 . 628p. ISBN: 9789877193985.
    • PINHEIRO, T. G. ; RIBEIRO, G. S. ; VERAS, EDUARDO HORTA NASSIF . Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. Belo Horizonte : Quixote, 2018 . 398p. ISBN: 9788566256246.
    • Schwartz, J. ; ARAUJO, M. C. ; PINHEIRO, T. G. . Borges Babilônico. São Paulo : Companhia das Letras, 2017 . p. ISBN: 9788535928679.
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . Em campos de metal afiado, mais uma vez: sobre Umm Saad, de Kanafani Ghassan ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 26 , p. 1 - 8 , 2024. ISSN: 18070299.
    • PINHEIRO, T. G. ; VERAS, EDUARDO HORTA NASSIF . Por uma pedagogia literária: novas perspectivas para o ensino de e a partir da literatura ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO) , v. 26 , p. 1 - , 2024. ISSN: 18070299.
    • MARSAL, M. H. ; SILVA, G. S. ; SALES, D. ; PINHEIRO, T. G. . Apresentação do Dossiê Palavras em Fúria: imagens de resistência e rebeldia femininas na literatura dos séculos XX e XXI (PARTE II) REVISTA LETRAS , v. 1 , p. 1 - , 2023. ISSN: 22360999.
    • PINHEIRO, T. G. . Musa, Natura, Aventura: a vida e as vidas de Patrícia Galvão REVISTA LETRAS , v. 106 , p. 193-224 - 224 , 2022. ISSN: 22360999.
    • PINHEIRO, T. G. ; MARSAL, M. H. ; SILVA, G. S. ; SALES, D. . Apresentação do Dossiê Palavras em Fúria: imagens de resistência e rebeldia femininas na literatura dos séculos XX e XXI (PARTE I) REVISTA LETRAS , v. 106 , p. 1 - 5 , 2022. ISSN: 22360999.
    • PINHEIRO, T. G. . Fundamentos literários, acidentes democráticos: Foe, de J. M. Coetzee REMATE DE MALES (ONLINE) , v. 40 , p. 120 - 146 , 2020. ISSN: 23165758.
    • PINHEIRO, T. G. ; SILVA, G. S. . Convergências da poesia russa moderna na América Latina dos anos 1960: Nicanor Parra, Boris Schnaiderman, Haroldo e Augusto de Campos EL JARDÍN DE LOS POETAS , v. 10 , p. 154 - 192 , 2020. ISSN: 24692131.
    • KLENGEL, S. ; SILVA, G. S. ; PINHEIRO, T. G. . A estética vertical de Roberto Bolaño: um caso para a hermenêutica da suspeita Novos Estudos. CEBRAP , v. 39 , p. 209 - 224 , 2020. ISSN: 01013300.
    • RUGGIERI, MARIANA ; NATALI, MARCOS ; PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . De um tom apocalíptico adotado há pouco na democracia REMATE DE MALES (ONLINE) , v. 40 , p. 1 - 5 , 2020. ISSN: 23165758.
    • PINHEIRO, T. G. . A conquista de Marte e as aeronaves fantasmas: visagens de Aby Warburg REMATE DE MALES , v. 39 , p. 98 - 122 , 2019. ISSN: 0103183X.
    • PINHEIRO, T. G. . Fragmento da idade das pedras: ecos na caverna de Chauvet Meteöro , v. 1 , p. 166 - 177 , 2019. ISSN: 23165758.
    • PINHEIRO, T. G. . Espectros sonoros: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. nº52 , p. 172 - 196 , 2017. ISSN: 23164018.
    • SILVEIRA, GUSTAVO ; VERAS, EDUARDO HORTA NASSIF ; PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . A responsabilidade e as respostas da poesia. Uma conversa com Marcos Siscar O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 26 , p. 259 - 277 , 2017. ISSN: 23589787.
    • PINHEIRO, T. G. ; SPERANZA, G. . Crítica errante, literatura clandestina: entrevista com Graciela Speranza REMATE DE MALES , v. 37 , p. 985 - , 2017. ISSN: 23165758.
    • PINHEIRO, T. G. . A educação pelo desafeto LITERATURA E SOCIEDADE , v. nº23 , p. 167 - 183 , 2016. ISSN: 22371184.
    • PINHEIRO, T. G. . Bibliotecas Infernais MOARA , v. 37 , p. 155 - 165 , 2014. ISSN: 01040944.
    • PINHEIRO, T. G. . O próprio, a propriedade e o apropriado: variações em torno da ideia de ?Literaturas pósautônomas? de Josefina Ludmer LANDA , v. 1 , p. 153-173 - , 2013. ISSN: 23165847.
    • PINHEIRO, T. G. . A máquina de guerra em um tabuleiro: El Tercer Reich de Roberto Bolaño Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 35 , p. 183 - 187 , 2012. ISSN: 0103815X.
    • PINHEIRO, T. G. ; SILVA, F. C. ; MARTIN, C. F. B. ; GARCIA, R. C. ; DAFFERNER, S. . Entrevista com Augusto de Campos Magma (USP) , v. 10 , p. 14 - 21 , 2012. ISSN: 01046330.
    • PINHEIRO, T. G. . O Século e sua besta Revista Garrafa (PPGL/UFRJ) , v. 21 , p. 11 - , 2010. ISSN: 18092586.
    • PINHEIRO, T. G. . Elizabeth Costello e os limites da voz Anais do SETA (UNICAMP) , v. 4 , p. 1135 - 1149 , 2010. ISSN: 19819153.
    • PINHEIRO, T. G. . A indeterminação em Esaú e Jacó - Problemática de uma literatura exterior Revista Criação & Crítica , v. 2 , p. 36 - 43 , 2009. ISSN: 19841124.
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . Entre Álbuns e retratos falados: sobre os modos de (des)publicar Pagu. Desarquivando o literário: percursos entre línguas, v. , p. 1 - 1, 2024.
    • PINHEIRO, T. G. . Literatura à espera: J. M. Coetzee desde América Latina. J. M. Coetzee no Brasil: ensaios críticos, v. , p. 1 - 25, 2024.
    • PINHEIRO, T. G. . Cenas de contato: o sentido tátil na poesia de André Vallias. Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível, v. , p. 150 - 168, 2018.
    • PINHEIRO, T. G. . Três quadros em um quarto: a poesia lança um olhar para a cena do crime. Toda a orfandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño, v. , p. 100 - 120, 2016.
    • PINHEIRO, T. G. . Estrela melancólica em céu noturno: a perversão como genealogia da liberdade de expressão em Roberto Bolaño. Margens da democracia, v. , p. 00 - 00, 2015.
    • PINHEIRO, T. G. . Saber de cor e derrame da memória. O duplo estado da poesia, v. , p. 00 - 00, 2015.
    • PINHEIRO, T. G. . A História da Igreja Católica Primitiva - parte 2 . Espaço Cristão , Curitiba , 05 set. 2004.
    • PINHEIRO, T. G. . A História da Igreja Católica Primitiva - Parte 1 . Espaço Cristão , Curitiba , 05 jul. 2004.
    • PINHEIRO, T. G. . Sobre a natureza humana [sobre o centenário de Elias Canetti] . Gazeta do Povo , Paraná , 25 jul. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . Fantasmagoria Anárquica [sobre Raul Brandão] . Revista Diplomacia & Negócios , , 16 dez. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . A Vingança Literária de Jelloun . Revista Diplomacia & Negócios , , 04 jan. 2006.
    • PINHEIRO, T. G. . Um livro que prefere não ser lido [sobre Bartleby de Melville] . Gazeta do Povo , Paraná , 11 jul. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . Um mangá no garrafão . Gazeta do Povo , Paraná , 16 jul. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . O resgate do fandango punk . Gazeta do Povo , Paraná , 20 jul. 2005.
    • GIRARDI, J. ; PINHEIRO, T. G. . Croissant com gosto de pinhão . Gazeta do Povo , Paraná , 24 jul. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . Os donos de muitas vozes . Gazeta do Povo , Paraná , 30 jul. 2005.
    • PINHEIRO, T. G. . Os universais, o universalismo: pensar o coletivo a partir de Guimarães Rosa. In: II Encontro de Pesquisa do Francês , 2010 , São Paulo. Anais do II Encontro de Pesquisa do Francês. : , 2010. p. 1 - 4.
    • PINHEIRO, T. G. . Os jogos e as ruínas: El Tercer Reich de Roberto Bolaño. In: X Seminário de Estudos Literários , 2010 , Assis. Anais do X SEL. : , 2010. p. 1 - 10.
    • PINHEIRO, T. G. . Coffee break literário: o caso das literaturas pós-autonomas. In: Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana , 2010 , Niterói. Anais das Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. : , 2010.
    • PINHEIRO, T. G. . Literatura e Cinismo (via J. M. Coetzee). In: IV Encontro dos alunos da pós-graduação (USP) , 2009 , São Paulo. Anais do IV EPOG. : , 2009.
    • PINHEIRO, T. G. . A literatura como modelo para a democracia por vir. In: XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos , 2009 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. : , 2009.
    • PINHEIRO, T. G. . Alberto Magnelli - Relações com o Brasil. In: 16 º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2008 , São Paulo. 16 º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2008.
    • PINHEIRO, T. G. . Algumas considerações sobre a neutralização a partir da obra de Roberto Bolaño. In: I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários da UFPR , 2008 , Curitiba. Caderno de Resumos do I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários da UFPR. : , 2008.
    • PINHEIRO, T. G. . O campo literário brasileiro tendo como palco a Folha de São Paulo. In: 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2007 , São Paulo. XV SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica - Resumos. : , 2007.
    • PINHEIRO, T. G. . Casa do Norte (Rodrigo Lobo Damasceno). São Paulo : Corsário-Satã , 2020 (Orelha)
    • MBEMBE, A. ; PINHEIRO, T. G. . Pensar o mundo apartir da África (Achille Mbembe). São Paulo : Corsário-Satã , 2020 (Tradução)
    • GIORGIO, M. ; PINHEIRO, T. G. . A guerra das hortas (Marosa di Giorgio). : Corsário-Satã , 2020 (Tradução)
    • SOLLERS, P. ; PINHEIRO, T. G. . Literatura e ensino (notas) (Philippe Sollers). São Paulo : Corsário-Satã , 2019 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; WIND, E. . Arte e Anarquia: Nossos Descontentamentos Atuais (Edgar Wind). : , 2019 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. . Folheio teus cabelos, de Geruza Zelnys. São Paulo : Urutau , 2017 (Orelha)
    • PINHEIRO, T. G. . Escritos de outubro: os intelectuais e a Revolução Russa (1917-1924), organizado por Bruno Gomide. São Paulo : Boitempo , 2017 (Orelha)
    • PINHEIRO, T. G. ; BARRETT, R. . Cinco Contos Breves e Uma Dor Paraguaia (Rafael Barrett). Curitiba : Arte & Letra , 2012 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; BAROJA, P. . A Vida dos Átomos (Pio Baroja). Curitiba : Arte & Letra , 2012 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; ECHEVERRIA, E. . O Matadouro (Esteban Echeverría). Curitiba : Arte & Letra , 2011 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; ARLT, R. . A Aventura de Baba em Dimisch Esh Sham (Roberto Arlt). Curitiba : Arte & Letra , 2013 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; LAMBORGHINI, O. . O Menino Proletário (Oswaldo Lamborghini). Curitiba : Arte & Letra , 2013 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. ; BOLANO, R. . O Contorno do Olho (Roberto Bolaño). Rio de Janeiro : Modo de Usar & Co./Berinjela , 2012 (Tradução)
    • PINHEIRO, T. G. . Pelo Centenário de Juan Carlos Onetti. : , 2009 (Resenha)
    • PINHEIRO, T. G. . Bela Literatura de Província. São Paulo : Lovmotov , 2010 (Conto)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Francisco Rebollo - Catálogo. São Paulo : MAC-USP , 2008 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Aldo Bonadei - Catálogo. São Paulo : MAC-USP , 2007 (Pesquisa/Revisão)
    • Bertoli, M. (Org) ; Stigger, V. (Org.) ; PINHEIRO, T. G. . Arte, Crítica, Mundialização. São Paulo : IMESP , 2008 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. (Org.) ; PINHEIRO, T. G. . Sergio Milliet 100 Anos -Trajetória, Crítica de Arte e Ação Cultural. São Paulo : IMESP , 2005 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. (Org.) ; Fabris, A. (Org) ; PINHEIRO, T. G. . Os Lugares da Crítica de Arte. São Paulo : IMESP , 2005 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Aldo Bonadei - Percurso Estético. São Paulo : MAC-SP , 2007 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. (Org.) ; PINHEIRO, T. G. . Arte Brasileira no Século XX. São Paulo : IMESP , 2007 (Pesquisa/Revisão)
    • Rebollo, L. (Org.) ; PINHEIRO, T. G. . Proceedings XLI AICA Congress 2007. São Paulo : SESC-SP , 2008 (Pesquisa/Revisão)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revue Brésil(s) - Sciences Humaines et Sociales). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Alea). 2024 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Alea). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (O eixo e a roda). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Aletria). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (FronteiraZ). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Alea). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (O eixo e a roda). 2023 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Muitas Vozes). 2022 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista X). 2022 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Aletria). 2022 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Ao Pé da Letra). 2022 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Landa). 2022 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Letras). 2021 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (O eixo e a roda). 2021 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Criação & Crítica). 2021 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Organon). 2021 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista X (UFPR)). 2021 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Língua-Lugar - Zurique). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Criação & Crítica). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Olho d'água). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Criação & Crítica). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Editora UNILA). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2020 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2019 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Caracol). 2018 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista TRANS/FORM/AÇÃO). 2018 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista TRANS/FORM/AÇÃO). 2017 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (O eixo e a roda). 2017 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2017 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2017 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2017 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Comunicação Midiática - Unesp). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Estudos Linguísticos e Literários - UFBA). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Estudos Linguísticos e Literários - UFBA). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Letras - UFPR). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Letras - UFPR). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Letras - UFPR). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Letras - UFPR). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Líbero). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Literatura e Sociedade). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Remate de Males). 2016 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Literatura e Sociedade). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Comunicação Midiática - Unesp). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista O Eixo e a Roda). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista TRANS/FORM/AÇÃO). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Entrecaminos). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação e Crítica). 2015 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação e Crítica). 2014 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação e Crítica). 2014 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação e Crítica). 2014 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Prêmio Sesc de Literatura - São Paulo. 2011 (Assessoria)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação & Crítica). 2014 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Parecerista ad hoc (Revista Criação & Crítica). 2012 (Parecer)
    • PINHEIRO, T. G. . Entre a terra e os ceús: poesia e tomada dos ares na Amazônia'. 2024 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Natureza morta e retratos falados: sobre os modos de (des)publicar Pagu. 2023 (Congresso)
    • PINHEIRO, T. G. . Quatro lances de fortuna: a natureza morta de Solange Sohl. 2023 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Por uma leitura que não encubra a violência: fruição e neutralização do discurso literário na BNCC (e para além dela). 2023 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Retórica e retorta (ou Patrícia Galvão: poesia x obra). 2023 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. ; SILVA, G. S. . Antologias de poesia russa moderna na América Latina. 2021 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Lendo Desonra, de J. M. Coetzee, no Brasil Contemporâneo. 2018 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . A paranormalidade das imagens: ecos da caverna de Chauvet. 2018 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Entre a linha e o risco: para uma poética da revolução (Lênin, Maiakovski, Chklovski e Bolaño). 2017 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Pan-aromas: la vida vegetal en la poesía de Marosa di Giorgio y Júlia Hansen. 2017 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . A natureza da metáfora, a metáfora da natureza: filologia e fisiologia em Benjamin, Curtius e Blumenberg. 2017 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Mantos e moedas: poesia e performance em Ricardo Aleixo. 2017 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Naturezas sulfúricas: vida e anarquismo em Fabiano Calixto. 2017 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Imagens do Arquipélago Brasil: poética de uma terra em fragmentos. 2017 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Cenas de contato: o sentido do tátil na poesia de André Vallias. 2016 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . A educação pelo desafeto. 2016 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Poesia e vida vegetal. 2015 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Contraculturas da natureza. 2015 (Conferência)
    • PINHEIRO, T. G. . Dissensos sinestésicos: sobre os sentidos na poesia brasileira contemporânea. 2014 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . O demônio da literatura: Dostoievski e Nietcháiev se encontram em The Master of Petersburg de J. M. Coetzee. 2014 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . Da Comissão de Verdade à Perversão da Justiça: Reflexões sobre o Caso Brasileiro a partir de Roberto Bolaño e J.M. Coetzee. 2014 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Bolaño et Tarkovski: Le deuil impossible. 2013 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Saber de cor e derrame da memória. 2013 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Mais e menos em uma voz: a poesia de Ricardo Domeneck. 2013 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . La perfidia como estrategia para la construcción del campo estético en La literatura nazi en América de Roberto Bolaño. 2012 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Sistemas poéticos de inquérito: a idéia de policial entre a poesia e a prosa de Roberto Bolaño. 2011 (Congresso)
    • PINHEIRO, T. G. . Os universais e o universalismo: pensar a coletividade a partir de Guimarães Rosa. 2010 (Comunicacao)
    • PINHEIRO, T. G. . Os jogos e as ruínas: El Tercer Reich de Roberto Bolaño. 2010 (Seminário)
    • PINHEIRO, T. G. . Bibliotecas infernais. 2010 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . Coffee break literário: o caso das literaturas pós-autônomas. 2010 (Congresso)
    • PINHEIRO, T. G. . Literatura e Segredo (Borges e Derrida). 2010 (Seminário)
    • PINHEIRO, T. G. . ?Too literary!? ? Elizabeth Costello e os limites do literário. 2009 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . Literatura e Cinismo (via J. M. Coetzee). 2009 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . A literatura como modelo para a democracia por vir. 2009 (Seminário)
    • PINHEIRO, T. G. . Alberto Magnelli - Relações com o Brasil. 2008 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . Algumas considerações sobre a neutralização a partir da obra de Roberto Bolaño. 2008 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . O campo literário brasileiro tendo como palco a Folha de São Paulo. 2007 (Simposio)
    • PINHEIRO, T. G. . Debate: experiências de revistas produzidas por estudantes (Revista Opiniães - USP). 2011 Revista Opiniães
    • PINHEIRO, T. G. . Fala, Doutor (Univesp TV). 2015
    • PINHEIRO, T. G. ; NUNES, J. . Como escreve Tiago Guilherme Pinheiro. 2020
    • PINHEIRO, T. G. ; SANTOS, G. L. I. . Diálogos sobre o ensino de literatura no pós-pandemia: como auxiliar na formação do pensamento crítico?. 2022
    • BORGES, C. ; PINHEIRO, T. G. . Texto de Walter Benjamin é tema de atividade de greve na UFSC. 2024 O Fatual
    • REIS, V. ; PINHEIRO, T. G. ; MAGNANI, G. . Prêmio Nobel de Literatura, 2013 (programa Homo Literatus). 2013 Homo Literatus
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Congresso Internacional da Associação Brasileira de Crítico de Arte. 2006 (ABCA/MAC)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . XLI Congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte. 2007 (AICA; ABCA; USP; MAC-SP)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Economia e Cultura: pensando o novo MAC. 2007 (MAC-SP)
    • PINHEIRO, T. G. ; SANTOS, C. ; NATALI, M. P. . Simpósio Margens da Democracia. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • PINHEIRO, T. G. ; PINO, C. A. . II Encontro de Pesquisas do Francês. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Exposição Alberto Magnelli. 2010 (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Exposição Arte Brasileira no Acervo do MAC-SP. 2008 (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Mulheres Artistas ? Olhares Contemporâneos. 2007 (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo)
    • Rebollo, L. ; PINHEIRO, T. G. . Exposição Aldo Bonadei ? Percursos Estéticos. 2006 (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo)
    • PINHEIRO, T. G. . Jornadas de Estudos Línguisticos e Literários da UNESPAR. 2015 (Unespar)
    • RIBEIRO, G. S. ; GAVIOLI, N. ; PINHEIRO, T. G. . ABRALIC - Simpósio "Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível no Brasil e na América Latina". 2016 (UERJ/ABRALIC)
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME ; RIBEIRO, G. S. . ABRALIC - Simpósio ?Poesia contra polícia: cenas e formas de combate na produção poética contemporânea?. 2017 (ABRALIC)
    • SALES, D. ; PINHEIRO, T. G. ; STERZI, E. . VII Colóquio Sul de Literatura Comparada - Mesa-redonda ?Entre o cárcere e a liberdade: ambiguidades dos espaços de isolamento?. 2017 (UFRGS/ANPOLL)
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . Encontro com a poesia brasileira contemporânea: Fabiano Calixto, Júlia de Carvalho Hansen e Reuben da Rocha. 2017 (Unicamp)
    • PINHEIRO, T. G. . Ciclo de palestras Imagens para Sobreviver ao Contemporâneo 2023. 2023 (UFSC)
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME . Palestra ?Walter Benjamin ? Literatura? com Maria Aparecida Barbosa. 2023 (NEBEN - UFSC)
    • PINHEIRO, T. G. . Seminário ??Toda criatura precisa da ajuda dos outros?: O tradutor de Benjamin? com Raul Antelo. 2023 (NEBEN-UFSC)
    • PINHEIRO, T. G. . Palestra "Mercúrio, mídias e mercadorias: o que o ar significa?", com Leonardo D'Ávila. 2023 (NEBEN-UFSC)
    • PINHEIRO, TIAGO GUILHERME ; SCRAMIM, S. . Palestra ?Tensión y matéria: El método del Barroco en Walter Benjamin?, com Valentín Díaz. 2023 (NEBEN-UFSC)
    • TOMASELLI, B. ; ANTELO, R. ; PINHEIRO, T. G. . Congresso Internacional 100 Anos de Surrealsmo: Imagem, Sonho, Alucinação. 2024 (PPGLit-UFSC; Neben-UFSC)
    • PINHEIRO, T. G. . Colóquio Forma e pesquisa: reflexões discentes sobre o processo de investigação em Literatura e Humanidades. 2024 (PPGLit-UFSC; NEBEN-UFSC)
    • PINHEIRO, T. G. . Ciclo de palestras Imagens para Sobreviver ao Contemporâneo 2022. 2022 (UEPG)
    • PINHEIRO, T. G. . O interesse pelo ?primitivo? no Brasil. A antropofagia de Oswald de Andrade. Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Maria Martins. 2017 (Museu de Arte de São Paulo - MASP)
    • PINHEIRO, T. G. . Arte e Pensamento: A Filosofia dos Séculos XX e XXI. 2019 (Solar do Rosário)
    • PINHEIRO, T. G. ; SANTOS, C. . Invisibilidade e Desleitura: O Problema do Olhar na Teoria Literária Contemporânea. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • PINHEIRO, T. G. . Os Jogos e as Ruínas de Roberto Bolaño. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • PINHEIRO, T. G. . Jorge Luis Borges: a coragem da literatura. 2019 (Solar do Rosário)
    • PINHEIRO, T. G. . Alberto Magnelli - relações com o Brasil. 2008
    • PINHEIRO, T. G. . Verbetes para Guia de Leitura Borges/Brasil. 2008
    • PINHEIRO, T. G. . A Literatura incômoda: Bolaño e suas leituras argentinas. 2013
    • PINHEIRO, T. G. . Banco de Atividades EAD - Disciplina Leitura e Produção de Texto (Universidade Positivo). 2015 (Material de ensino universitário)
    • PINHEIRO, T. G. . Coleção Conquista - Língua Portuguesa - EF2 - Positivo Soluções Didáticas. 2020 (Edição de conteúdo de material didático)
    • PINHEIRO, T. G. . Coleção Sistema Positivo de Ensino - Literatura - EM - Positivo Soluções Didáticas. 2020 (Edição de conteúdo de material didático)
    • PINHEIRO, T. G. . Coleção Aprende Brasil - Língua Portuguesa - EF2 - Positivo Soluções Didáticas. 2020 (Edição de conetúdo de material didático)
    • Nome do projeto: Alberto Magnelli - Relações com o Brasil (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. , Rebollo, L. .
      Descrição: Este trabalho pretende estudar como o artista italiano Alberto Magnelli contribuiu para a construção do acervo histórico de arte moderna do MAC-USP, através de seu diálogo com Francisco Matarazzo Sobrinho e León Degand. Para tanto, recorrer-se-á aos documentos do período ? em especial, a correspondência trocada entre eles ? localizando as obras adquiridas pelo Museu sob o conselho do artista e os critérios que pautaram tais escolhas. Com isso, objetiva-se uma análise que traga novas informações para a história institucional do Museu e da arte brasileira de meados do século XX, além da reunião e organização de materiais que possam cooperar para a exposição Alberto Magnelli, programada para 2009 no MAC-USP.
    • Nome do projeto: Guia de Leitura Borges/Brasil (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. , Schwartz, J. .
      Descrição: Esse projeto almeja a criação de um dicionário contendo 2.800 verbetes explicativos e críticos que exploram o universo borgeano. As entradas consistem em uma pequena explicação do conceito, personalidade, local ou evento referido nos livros do escritor argentino e sua contextualização específica dentro dessas narrativas. Há um planejamento de publicação do volume em 2010.
    • Nome do projeto: A Literatura incômoda: Bolaño e suas leituras argentinas (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. , FERRO, R. .
      Descrição: Bolsa-Estágio de Pesquisa no Exterior fornecida pela FAPESP. Realizada na Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires, sob supervisão de prof. dr. Roberto Ferro
    • Nome do projeto: Reorganizando sentidos, ressignificando órgãos: a fisiologia do poema na produção brasileira contemporânea (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. .
      Descrição: Este projeto visa estudar as formas pelas quais a prática poética mobiliza partes e funções do corpo para constituir-se enquanto escritura, permitindo que sua história seja lida como uma série de conflitos envolvendo uma fisiologia dos sentidos. Em outras palavras, trata-se de saber como as articulações dos processos perceptivos, cognitivos e motores, em diferentes estéticas e contextos, acarretam maneiras distintas de produzir e partilhar o sensível. Essa perspectiva histórica e epistemológica encontra sua motivação contemporânea em artistas brasileiros cujas obras têm início nos anos 1990: Ricardo Domeneck, Walter Gam e André Vallias. Proporemos então leituras de seus trabalhos, tendo como foco as formas pelas quais cada um se ocupa em reelaborar órgãos de sentido (respectivamente, o aparelho vocálico-digestivo, o visual e o táctil) como modo de intervenção político-estética. Ao longo dessas análises, mostraremos a importância particular desse tipo de estratégia na atualidade, na qual os procedimentos de manipulação biológica em nível genético, a iminência de uma devastação ecológica e a proliferação de próteses tecnológicas na mediação das relações intra e intersubjetivas se impõem como parâmetros de mercado e governabilidade democrática, rearticulando e mesmo dissolvendo divisões metafísicas como as de cultura e natureza. Para tanto, serão formados diálogos e debates com teóricos que buscaram repensar formas de vida e existência tomando o poético como movimento inerente a sua constituição, tais como Jacques Derrida, Jean-Luc Nancy, Walter Benjamin, Jacques Rancière, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Michel Deguy, Catherine Malabou, Eduardo Viveiros de Castro e outros.
    • Nome do projeto: Ciclo Imagens para Sobreviver ao Contemporâneo 2022 (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. .
      Descrição: O ciclo ?Imagens para sobreviver ao contemporâneo? reúne palestrantes de diferentes campos dos estudos literários para debater questões contemporâneas marcadas pelo signo da urgência. A ideia é que cada palestra parta de uma imagem ou de um grupo de imagens para tecer suas formulações. Esta proposta está baseada em uma esperança ? possivelmente infundada ou infundável ? aberta pelo conceito de Nachleben cunhado por Aby Warburg: se as imagens sobrevivem ao tempo, são inerentemente anacrônicas, então talvez refletir sobre elas nos possibilite sobreviver e mesmo reverter o fluxo de tempos sombrios. O escopo das imagens é o mais amplo possível: de fotografias a ícones religiosos, de pinturas pré-históricas a peças de propaganda. As apresentações serão mensais, ocorrendo (preferencialmente) na última semana de cada mês, com extensão aproximada de 40 minutos, além de 20 minutos para discussão e perguntas (ainda que geralmente se extrapole esse tempo). As gravações serão feitas pelo Google Meet, com exibição simultânea pelo Youtube. Todas as apresentações estão registradas no canal do Youtube Ciclo Imagens para Sobreviver ao Contemporâneo.
    • Nome do projeto: Narrativas futuras: pensar o amanhã por meio da ficção (2022 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. .
      Descrição: O projeto visa fomentar reflexões e produções relacionadas àquilo que poderíamos chamar de narrativas do futuro, que incluem não apenas o gênero ficção científica como também profecias, sonhos, textos de divulgação científica, entre outros (MINOIS, 2016). Trata-se de um exercício imaginativo e prospectivo que evidencia as particularidades da ficção, além de possibilitar a abordagem de tópicos contemporâneos nos mais diversos campos do saber (social, ecológico, comportamental, tecnológico, etc.), em um momento em que a perspectiva do amanhã parece cada vez mais carente de possibilidades (BERARDI, 2019). O objetivo deste projeto é ativar uma reflexão crítica a partir da noção de futuro ? estudando suas diversas estruturas de projeção ao longo da história e da literatura ? de modo a entendê-la como operadora do e no presente, especialmente em oposição a discursos tanto positivistas (acreditando que o futuro utópico é uma destinação histórica propiciada pelo progresso técnico) quanto negacionistas (que rejeitam alertas como o aquecimento global, já confirmados pela enorme maioria da comunidade científica, por exemplo). Para tanto, a partir da leitura de textos teóricos e ficcionais (livros, filmes, etc.), abriremos uma discussão pública sobre as diversas visões do futuro ao longo de diferentes contextos e períodos. A intervenção proposta é a realização de uma exposição com quadros dispostos pelos alunos com montagens de elementos visuais que projetam visões de futuros vindo de diferentes períodos e contextos, que acompanharão explicação e debates abertos para toda a comunidade, de modo a democratizar a discussão.
    • Nome do projeto: Ciclo Imagens para Sobreviver ao Contempoâneo (2023 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. .
      Descrição: O ciclo Imagens para sobreviver ao contemporâneo reúne palestrantes de diferentes campos dos estudos literários para debater questões contemporâneas marcadas pelo signo da urgência. A ideia é que cada palestra parta de uma imagem ou de um grupo de imagens para tecer suas formulações. Esta proposta está baseada em uma esperança possivelmente infundada ou infundável aberta pelo conceito de Nachleben cunhado por Aby Warburg: se as imagens sobrevivem ao tempo, são inerentemente anacrônicas, então talvez refletir sobre elas nos possibilite sobreviver e mesmo reverter o fluxo de tempos sombrios.O escopo das imagens é o mais amplo possível: de fotografias a ícones religiosos, de pinturas pré-históricas a peças de propaganda.As apresentações serão mensais, ocorrendo (preferencialmente) na última semana de cada mês, com extensão aproximada de 40 minutos, além de 20 minutos para discussão e perguntas (ainda que geralmente se extrapole esse tempo).As gravações serão feitas pelo Google Meet, com exibição simultânea pelo Youtube. Todas as apresentações estão registradas no canal do Youtube Ciclo Imagens para Sobreviver ao Contemporâneo.
    • Nome do projeto: Variações atmosféricas: a guerra pelo ar na poesia brasileira (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. .
      Descrição: Esta pesquisa traçará uma história das imagens de conflitos aéreos ? coloniais, teológicos, bélicos, ecológicos e metafísicos ? que atravessam a poesia no Brasil, e os modos como essa incorpora tais confrontos e neles intervém colocando em jogo sua própria forma. Essa série literária será composta a partir da análise imbricada de três cenários históricos. O primeiro é representado por Tarso de Melo, Ricardo Domeneck, Marília Garcia e outros que buscam responder a uma certa "asfixia do contemporâneo" tomando-a enquanto dificuldade intrínseca ao trabalho respiratório e rítmico ? pneumático ? que dá corpo ao poema. O segundo foca nas mitologias aeronáuticas que compõem a modernidade em sua tentativa de unificar o globo sob um olhar apolíneo. O embate contra essa perspectiva aparece desde Sousândrade e Oswald de Andrade, atingindo níveis críticos em Drummond e Murilo Mendes. Por fim, remete-se aos vendavais de origem. Esse ponto confunde-se com o surgimento do cronotopo Brasil, estabelecido pelas interpenetrações das cosmologias europeia e indígena, entre a violência de territorialização e a resistência para manter-se uma vida a céu aberto. Nos tratados e textos jesuíticos, a tópica dos bons e maus ares não só aponta para a dimensão sobreterrestre/sublunar da disputa, mas faz com que a influência eólica seja sentida na instabilidade metamórfica tanto dos seres nativos quanto do pensamento selvagem. Essa visão tem sua codificação mais bem acabada na épica De Gestis Mendi de Saa, de José de Anchieta. Assim, pretende-se discutir as forças que circulam entre artes e história através da atmosfera, tal como vislumbrado por Warburg, Benjamin, Buarque de Holanda, Agamben, Sloterdijk, Didi-Huberman, Viveiros de Castro, Coccia, Berardi e outros, de modo a entender seu papel particular na figuração daquilo que chamamos ?mundo".
    • Nome do projeto: Teorias em trânsito. A transversalidade e transhistoricidade da Teoria Literária no Brasil da pós-ditadura (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. , SCRAMIM, S. , WOLFF, J. H. , MANZONI, F. , NACHER, M. H. , VALDATI, N. , MATA, L. C. , PACHECO, K. , BITTENCOURT, R. L. .
      Descrição: Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados. Trata-se do levantamento e análise de arquivos referentes à institucionalização dadisciplina de Teoria Literária nos cursos de Letras brasileiros. Interessa compreender asdiferentes motivações para a institucionalização da disciplina, bem como compreender oprocesso de formação dos quadros de profissionais que consolidaram a área. Espera-seencontrar justificativas para a presença da Teoria Literária nos currículos atuais e emseus processos de revisão curricular. A sua presença nos currículos se justifica a partirda transversalidade da área de conhecimento bem como em sua transhistoricidade asquais conduzem à intersecção de questões importantes na formação do professor deLiteratura e Língua portuguesa. Questões transversais colocadas: a partir dainstitucionalização da Teoria Literária, constatar se os modos de ler a literatura nacionalsão alterados por argumentação teórica no que diz respeito ao nacional e a própriaconformação do literário; constatar se as noções de literatura e de línguas nacionais sãofortemente impactadas por questões teóricas as quais traduzem a transhistoricidade dalíngua e da literatura e transitam entre outras disciplinas como a Literatura Comparada;se literaturas como as estrangeiras, a portuguesa e, nas últimas décadas, a latino-americana, são lidas com operadores de leituras que deslocam a lógica colonial, criandohorizontalidade no contato fronteiriço e da produtividade cultural, questionando ahierarquia vertical do modelo colonial..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
    • Nome do projeto: Para ler poeticamente o mundo: ensino literário e formação leitora (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, T. G. , VERAS, EDUARDO HORTA NASSIF , GONZALEZ, E. C. P. , LABRIOLA, R. , VALDIVIA, I. A. , LALUEZA, J. L. .
      Descrição: No contexto de uma sociedade como a contemporânea, flagelada por uma crise da linguagem, onde a palavra se desgasta em um sentido único e estandarizado, estreitando os limites dos mundos que nomeia e produz, merece explorar as possibilidades de um ensino focado na função poética da linguagem. Pode a experiência literária ser um espaço alternativo a um mundo que parece autoclausura-se? É possível ensinar a ler poeticamente o mundo? Podemos pensar um tipo de ensino literário que perturbe os saberes sacralizados, que corroa a palavra representativa, que estimule o exercício imaginativo e crítico do aluno, que faça da educação estética um vigoroso instrumento emancipador? Este projeto indaga essas questões. Sua proposta é fazer do trabalho com a literatura um exercício do pensamento, uma experimentação do sensível, uma vivência do mundo, explorando os efeitos estéticos e ético-políticos que a prática da linguagem, em sua perspectiva literária, pode ter na formação das novas gerações. O estudo, de perfil comparado, explora as possibilidades de desenvolver ações da universidade (na área de formação de professores), na escola, especificamente, em escolas públicas de Barcelona e Rio de Janeiro que declaram a formação intercultural em seus projetos pedagógicos. O projeto surge da necessidade de integrar abordagens transdisciplinares, integrando as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadores do Programa de Doutorado Interuniversitário em Psicologia da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona, hoje articulados ao Grupo de pesquisa Ensino da Literatura e formação leitora: estudos transdisciplinares (CNPq-UFRJ). O trabalho nas áreas de Letras, Psicologia e Educação convergem neste projeto, reconhecendo nos Estudos de Transárea um suporte conceitual que permite identificar a continuidade de um pensamento simultâneo em contextos e lógicas culturais aparentemente distantes. O objetivo é avaliar o impacto de uma intervenção educativa, centrada na educação intercultural e projetada para estimular a leitura e interpretação literária em alunos de diferentes contextos, a fim de ampliar suas perspectivas culturais e sociais, assim como suas potencialidades críticas para olhar e atuar no mundo.
    • PINHEIRO, T. G. . Revista Criação & Crítica. 2013 - Parecerista
    • PINHEIRO, T. G. . Revista Entrecaminos. 2014 - Parecerista
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Alberto Magnelli - relações com o Brasil
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Comunicação Social - Jornalismo
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
        Título: Gêneros Jornalístico-literários como forma de multiplicidade da notícia
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Magma (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
    • Revista Criação & Crítica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
    • Universidade Estadual do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor Doutor Colaborador
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2019 ).
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Meteöro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Estadual de Ponta Grossa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - 2023 ).
        Outras informações: Professor colaborador
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).