Não autenticado |

Helena Andrade Mendonça

    • Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993); pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), especialização em Processos Didático-Pedagógicos para cursos na modalidade online pela Univesp (2021), Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Sociedade sob orientação da Prof. Dr. Walkyria Maria Monte Mor. Atua principalmente na formação de professores, tecnologias digitais, educação, educação online e atualmente pesquisa sobre colonialismo digital. É coordenadora de tecnologias educacionais da Bahema Educação e formadora responsável pela área de educação digital nas escolas do grupo e no Centro de Formação da Vila.

       

      Links:    

    • MENDONÇA, H. A. ; MAHER, C. ; PESSOA, D. . DIALOGOS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Ampliar DIALOGOS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇAO LINGUISTICA, MOBILIDADE E PRATICAS TRANSLINGUES. Sao Paulo : Pontes Editores, 2017 . 342p. ISBN: 8571139059.
    • MENDONÇA, H. A. . Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Sao Paulo : Grupo A, 2017 . 260p. ISBN: 9788584291151.
    • MENDONÇA, H. A. . CONSTRUÇÕES DE SENTIDO E LETRAMENTO DIGITAL CRITICO NA ÁREA DE LÍNGUAS/LINGUAGENS. Sao Paulo : Edutora Pontes, 2017 . 294p. ISBN: 9788571138940.
    • MENDONÇA, H. A. ; MAHER, C. ; PESSOA, D. . Coletânea IV Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia. : Pontes Editores , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. : , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo : Penso , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Implementação da plataforma de cursos online e capacitação de coordenadores e professores. 2016 (Assessoria)
    • MENDONÇA, H. A. . Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana. 2024 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Decolonizing the Digital: An Analysis of Possible Movements in Education. 2023 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os processos de colonialismo e decolonialidade digital no ensino online / remoto na Educação Universitária. 2022 (Seminário)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os processos de colonialismo e decolonialidade digital no ensino online / remoto na Educação Universitária. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA,. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A formação digital dos estudantes e os desafios do ensino remoto. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Scratch Days na Vila. 2019 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Espetacularização das redes sociais e a ausência da vivência social concreta. 2019 (Congresso)
    • MENDONÇA, H. A. . O Impacto das Mídias na Educação Linguística. 2019 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os Processos de (De)Colonialidade no Ensino Remoto/Online na Educação Universitárias Brasileira. 2021 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . As novas ecologias de aprendizagem e processos de (de)colonialidade digital. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Decolonizando a Cultura Digital. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . E-learning ecologies and digital colonialism. 2021 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Designing Learning Spaces in Times of Isolation. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Pensamento computacional e Scratch. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Online Teacher Education Programs and the Digital Society. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Discussão sobre filmes, livros com temáticas atuais - Série You, Stalker, Black Mirror, The Social Dilemma, West World, Homo Deus.. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . O digital na educação hoje e depois da pandemia. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Formação docente online e a sociedade digital. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A CIDADANIA DIGITAL. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Online Teacher Education Programs and the Digital Society. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Gestão da Inovação. 2018 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação Básica e a Cultura Digital. 2018 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprendizagem móvel, BYOD e Mobile Learning. 2017 (Seminário)
    • MENDONÇA, H. A. . Questões emergentes no ensino e aprendizagem (de línguas/ tradução) e formação docente em tempos de mobilidade. 2017 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . O trabalho com linguagens de programação junto a professores de educação básica visando uma maior participação na cultura digital. 2015 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na escola. 2016 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A comunicação das produções dos alunos em ambientes virtuais: uma análise de três propostas. 2014 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Etapas de Apropriação das Tecnologias Digitais nas Práticas de professores do ensino fundamental 2. 2015 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS. 2016 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A Importância da Formação Continuada: como Manter-se Atualizado com as Soluções Tecnológicas Atuais. 2014 (Congresso)
    • EVANGELISTA, A. ; MENDONÇA, H. A. . Formação de Professores: As tecnologias favorecendo a reflexão sobre a prática pedagógica. 2013 (Comunicacao)
    • GENOÍNO, M.K. ; MENDONÇA, H. A. . O uso de ambientes virtuais no fundamental 1 para a produção textual em livros digitais e impressos. 2013 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. ; FREITAS, V.V. . Programar a Evolução com o software Scratch. 2010 (Comunicacao)
    • DAVID, A. M. F. ; MENDONÇA, H. A. . A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BILÍNGÜE.. 2008 (Congresso)
    • MENDONÇA, H. A. . Navegando Alto nas Ondas do outube. 2016 Revista Páginas Abertas Editora Paulus
    • MENDONÇA, H. A. . Sala de Professor - O Legado de Pitágoras, os triângulos de samos. 2011 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Sala de Professor - Bolívia, o altiplano. 2010 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Pesquisa TIC - Educação. 2019 Podcast Critique em um Instante - Centro de Formação da Vila
    • MENDONÇA, H. A. . Capitalismo de Vigilância, Tecnopolítica e Educação: sobre a Internet na pandemia. 2020 Podcast Critique em um Instante - Centro de Formação da Escola da Vila
    • MENDONÇA, H. A. . É só um ajuste? O que considerar no planejamento das atividades à distância. 2020 Instagram do Centro de Formação da Vila @centrodeformacaodavila
    • MENDONÇA, H. A. . Nossos alunos e nosso projeto na rede ? Segurança na internet. 2020 https://www.facebook.com/editoramoderna Facebook Editora Moderna
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino híbrido.. 2022 Cientik - canal streaming
    • MENDONÇA, H. A. . Exposição e Uso de Dados na Rede - uma discussão necessária com nossos estudantes. 2019 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . Internet Segura. Segura mesmo?. 2020 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . Percepções dos alunos sobre o ensino remoto. 2021 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . A importância da Educação Digital, especialmente no retorno do isolamento social. 2020 Itaú Social
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino Híbrido e as Novas Tecnologias na Educação. 2021 Convivere Mais
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino híbrido. Programa Formações Mediadas. 2021 Youtube - Comunidade Educativa CEDAC e Itaú Social
    • MENDONÇA, H. A. . O uso e a importância dos meios digitais para a aprendizagem. 2021 Youtube - Palavras Projetos Editoriais.
    • MENDONÇA, H. A. . Reflexões para um Mundo Pós-Pandemia. 2021 Facebook Editora Moderna
    • MENDONÇA, H. A. . Pandemia e infância ? Cuidados em saúde mental no universo digital. 2022 Youtube - SESC Florêncio de Abreu
    • MENDONÇA, H. A. ; SUCUPIRA, C. . Sala de Professor - TV Escola. 2012 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Scratch Day. 2019 (Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . The Learner 2023. 2023 (Common Ground Research Network)
    • MENDONÇA, H. A. . O USO SIGNIFICATIVO DAS TIC FAVORECENDO A COMUNICAÇÃO E O TRABALHO COLABORATIVO. 2012 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; SZPIGEL, M. . O uso de espaços físicos e virtuais para dar visibilidade a produção de arte dos alunos. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Com que app eu vou? Tecnologia e educação com criticidade. 2022 (PUC Campinas)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprender a programar e programar para aprender com o Scratch e ScratchJr. 2014 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • SILVA, R. A. ; MENDONÇA, H. A. ; AVELAR, M. G. . Multiletramentos como proposta de aprendizagem. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MENDONÇA, H. A. . Oficina de criação de sites educacionais com o Google Sites. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Como a escola pode interagir com a Inteligência Artificial?. 2024 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital: das premissas às práticas. 2024 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; GENOÍNO, M.K. . A formação escritora e a contribuição das TIC: princípios técnicos e didáticos. 2013 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Coleta, Seleção e Avaliação de conteúdo na Internet para uma Curadoria Online. 2013 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; SZPIGEL, M. . O uso de espaços físicos e virtuais para dar visibilidade à produção de arte dos alunos. 2016 (Centro de Formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . O uso de ambientes virtuais na formação construtivista. 2016 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Qual aplicativo eu uso para...?. 2016 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Como realizar e orientar uma pesquisa em meio digital?. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Proposta de um novo modelo educativo para o Instituto Reciclar - Oficina com educadores. 2016 (CEDAC Comunidade Educativa)
    • MENDONÇA, H. A. . Como escolher um aplicativo para uma atividade educacional. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ensinar a programar para aprender diversos conteúdos das disciplinas específicas no ensino fundamental. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Trabalho em Ambientes Virtuais e o Modelo Técnico Pedagógico da Escola da Vila. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital como tema transversal: práticas sociais contemporâneas. 2018 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2019 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário. 2019 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2020 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Uso de tecnologias digitais numa perspectiva construtivista. 2020 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Modelos de como estruturar suas aulas online. 2020 (Fundação Getúlio Vargas)
    • MENDONÇA, H. A. . Espaços de Criação Digital na Escola. 2018 (Singularidades)
    • MONTEMOR, W. ; MENEZES, L. M. ; COPE, B. ; KALANTZIS, M. ; MENDONÇA, H. A. ; REIS, E. . Letramentos e Formação de Professores de Línguas. 2017 (USP Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois - Urbana Champaign)
    • MONTEMOR, W. ; MENEZES, L. M. ; COPE, B. ; KALANTZIS, M. ; REIS, E. ; MENDONÇA, H. A. . Letramentos e Formação de Professores de Línguas. 2018 (USP Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois - Urbana Champaign)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2021 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e Segurança Digital: a formação do aluno de ensino fundamental e médio. 2019 (Centro de FOormação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem como espaços que educam. 2020 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . A crescente presença do digital na prática pedagógica e as novas ecologias de aprendizagem. 2021 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Avaliação por competências - para além das técnicas e instrumentos. 2021 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital como tema transversal: práticas sociais contemporâneas. 2022 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; CRESCENZO, A. . Como a escola tem tratado deste tema com os alunos, famílias e professores?. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial no Scratch. 2022 (PUC Campinas)
    • MENDONÇA, H. A. . USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2016 (Centro de Formação de professores da Escola da Vila)
    • Graduacao:
      • Curso: Engenharia Eletrônica
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2002
    • Escola Stance Dual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2010 ).
        Outras informações: - Atendimento aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental para planejamento de aulas / projetos com uso da informática; - Elaboração de cursos técnicos para professores ? uso de softwares em sala de aula; - Construção do currículo de Informática do Ensino Fundamental com base nos cadernos de informática educacional da SME-SP e nos currículos de ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação) do Canadá e Reino Unido; - Desenvolvimento de diversos projetos junto aos professores de disciplinas regulares com aplicativos, simuladores, jogos e serviços da Internet.
        Outras informações: Coordenadora de tecnologias
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2004 ).
        Outras informações: - Coordenação da equipe de suporte técnico de 1o nível para 150 funcionários e ~250 máquinas; - Informatização da biblioteca escolar com o sistema Aleph ? acervo aproximado de 30.000 itens; - Planejamento e implantação de cursos no Ensino Fundamental e Médio como Informática e Tecnologias, Expressão em Multimídia e outros. - Atendimento aos professores do Ensino Fundamental e Médio para planejamento de aulas / projetos com uso da informática; - Elaboração de cursos técnicos para professores e funcionários ? uso de softwares em sala de aula e ferramentas para a administração escolar respectivamente; - Planejamento de aulas com softwares como Cabri Géomètre, Interactive Physics, Graphmática, Sherlock, CMAP, Kidspiration além do uso de objetos de aprendizagem na Internet e construção de material com o Course Builder (Dreamweaver), Flash ou mesmo o pacote Office;
        Outras informações: Coordenadora de tecnologias
    • Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2021 ).
        Outras informações: Coordenador tecnologias educacionais
    • University of Illinois - System:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Participação em formação voltada para a facilitação de cursos à distancia. Atuação em cursos de graduação como Psicologia da Educação, Pensamento Computacional, Educação Matemática dentre outros, no apoio aos alunos.
        Outras informações: Facilitador
    • Bahema Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: coordenação tecnologias educacionais