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Marcio Pires

    • possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2004); mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), é doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia transcendental de Kant, subjetividade e reflexão.

       

      Links:    

    • PIRES, Márcio . Kant e o problema teológico: notas Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 72 , p. 01 - 08 , 2007. ISSN: 15196186.
  • Trabalhos em Anais: 10
    • PIRES, Márcio . Teoria e prática: caminhos que precisam convergir. In: VIII Simpósio de Filosofia da UEM , 2013 , Maringá. VIII Simpósio de Filosofia da UEM: Caminhos que se bifurcam: liberdade e determinismo. : , 2013. p. 80 - 82.
    • PIRES, Márcio . O fundamento da moralidade em Kant. In: I Simpósio Nacional sobre Ética, Política e Linguagem , 2004 , Londrina. I Simpósio Nacional sobre Ética, Política e Linguagem. : , 2004. p. 48 - 49.
    • PIRES, Márcio . Arquitetônica e o aspecto sistemático do filosofar. In: VI Colóquio Kant de Marília: as Críticas e suas Methodenlehren , 2011 , Marília. VI Colóquio Kant de Marília. : , 2011. p. 3 - 3.
    • PIRES, Márcio . A vida da razão pura: considerações sobre a epigênese em Kant. In: IV Encontro de filosofia contemporânea: epistemologias contemporâneas e III seminário de história e filosofia da ciência: enfoques sobre filosofia e história da biologia , 2012 , Londrina. IV Encontro de filosofia contemporânea: epistemologias contemporâneas e III seminário de história e filosofia da ciência: enfoques sobre filosofia e história da biologia. : , 2012. p. 16 - 16.
    • PIRES, Márcio . Subjetividade, Objetividade e a Questão do Sistema em Kant. In: XIV Encontro Nacional de Pós-graduação em Filosofia da ANPOF , 2010 , Águas de Lindóia. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. : , 2010. p. 369 - 370.
    • PIRES, Márcio . Algumas Considerações sobre a Teologia Filosófica em Kant. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2006 , Salvador, BA. Atas do XII Encontro Nacional de Filosofia. : , 2006. p. 366 - 366.
    • PIRES, Márcio . A Crítica de Nietzsche à Moral Moderna. In: I Colóquio de Filosofia Contemporânea: Habermas , 2006 , Marília, SP.. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 23 - 23.
    • PIRES, Márcio . Mecanicismo e Finalismo na História Geral da Natureza. In: II Colóquio de História da Filosofia. Kant e o kantismo: heranças interpretativas , 2006 , Marília, SP.. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 55 - 56.
    • PIRES, Márcio ; ZANCANARO, Lourenço . Ética e Interdisciplinaridade: uma análise a partir do Paradigma da Complexidade. In: 3º Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - SEPECH e Mostra de Extensão do CCH , 2003 , Londrina. Caderno de Resumos. Londrina : EDUEL, 2003. p. 72 - 72.
    • PIRES, Márcio ; MAAMARI, Adriana Mattar ; MAZIERI, Anderson A ; RODRIGUES, Fernando . A Filosofia no vestibular e as perspectivas abertas para o Ensino-Aprendizagem nos âmbitos de nível médio, pré-vestibular e universitário: uma abordagem a partir do caso da UEL-PR. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação e II Fórum Sudeste de Ensino de Filosofia: Políticas do Ensino de Filosofia , 2004 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : UERJ, 2004. p. 91 - 91.
    • PIRES, Márcio . Sobre o uso de princípios teleológicos na filosofia. : , 2013 (Tradução)
    • PIRES, Márcio . Teoria e prática: caminhos que precisam convergir. 2013 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . A vida da razão pura: considerações sobre a epigênese em Kant. 2012 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio ; MAAMARI, Adriana Mattar ; MAZIERI, Anderson A ; RODRIGUES, Fernando . A Filosofia no Vestibular e as Perspectivas Abertas para o Ensino-Aprendizagem nos Âmbitos de Nível Médio, Pré-Vestibular e Universitário: uma abordagem a partir do caso da UEL. 2004 (Outra)
    • PIRES, Márcio . Arquitetônica e o Aspecto Sistemático do Filosofar. 2011 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Subjetividade, Objetividade e a Questão do Sistema em Kant. 2010 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Ética e Interdisciplinaridade: uma análise a partir do paradigma da complexidade. 2003 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Algumas Considerações sobre a Teologia Filosófica em Kant. 2006 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Mecanicismo e Finalismo na História Geral da Natureza de Kant. 2006 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . A Crítica de Nietzsche à Moral Moderna. 2006 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Considerações sobre a questão do sistema em Kant. 2007 (Conferência)
    • PIRES, Márcio . Ética, Indivíduo e Sociedade. 2007 (Conferência)
    • PIRES, Márcio . O Fundamento da Moralidade em Kant. 2004 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . Ética Enquanto Tema Transversal. 2004 (Comunicacao)
    • PIRES, Márcio . A Condição de Possibilidade para a Moralidade: uma introdução. 2004 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: A Expressão do Pensamento Pedagógico Brasileiro na Realidade Histórica da Educação na cidade de Londrina/PR (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRES, Márcio , ZANCANARO, Lourenço , MARTINS, Danielle Nunes , BESSANI, Dinaldo , ZABATIERO, Eneida Gomes , SOUZA, Fabiola Caroline de , OLIVEIRA, Joselita Devides de , SILVA, Maria Ruth Sartori da , SUGANO, Rose Aparecida Corsino , LEITE, Sandra Regina Mantovani , MIRANDA, Marilia Faria de .
      Descrição: Partimos do principio de que o saber pedagógico brasileiro origina-se em ideários vindos do exterior, fruto de entusiasmos intelectuais, políticos, sociais e/ou de acordos firmados entre os poderes governantes e agencias internacionais; porem, ao serem implantados, adquirem matizes regionais e locais advindos da ação subjetiva de executores e/ou da resistência de destinatários. Este entendimento, aguça a nossa curiosidade histórica. Propicia-nos uma indagação sobre a construção do pensamento pedagógico na educação escolar de uma cidade pujante como londrina que, apresenta uma historia dinâmica em tão curto tempo de historia. Esta cidade tornou-se uma das mais importantes da região sul, com destaque no panorama nacional e cuja educação apresenta uma pluralidade de propostas, níveis, instituições e estilos educativos, sempre em evolução quantitativa e qualitativa. Com este projeto de pesquisa, pretende-se documentar a expressão do pensamento pedagógico brasileiro na realidade historia da educação escolar na cidade de Londrina - Paraná. A investigação se desenvolvera por meio de uma pesquisa qualitativa, que poderá servir de fonte a formação e informação das novas gerações, não apenas nesta universidade, mas, inclusive, em outras instituições. Entendemos que a divulgação dos resultados deste trabalho poderá, também, impulsionar novas investigações para enriquecimento do documentário histórico do município.
    • Nome do projeto: Matéria e movimento na filosofia moderna (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRES, Márcio , SITA, P. C. .
      Descrição: Investigar os conceitos de matéria, movimento e mecanicismo, principalmente segundo Galileu, Descartes e Leibniz. Investigar o conceito de corpo para Leibniz e Descartes.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: Da Impossibilidade da Metafísica enquanto Ciência à Gênese da Idéia Transcendental de Liberdade na Crítica da Razão Pura
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria de Educação do Estado do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Instrutor
    • Universidade Estadual de Maringá:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente Temporário