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João Paulo Grava

    • Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, Letras e Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, Estética, Filosofia da Arte, História da Filosofia e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Alteridade; Diálogo; Educação e Formação da Subjetividade; Ética da alteridade; Estética; Pesquisou a subjetividade nos Cursos de Estética de Hegel (2017). Atualmente pesquisa o diálogo e a constituição do sujeito a partir da perspectiva da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer e da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Faz parte do GPLIMES - Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade.

       

      Links:    

    • Psicologia e Educação
    • BARBOSA, CAROLINE GARPELLI ; GRAVA, JOÃO PAULO . A grande coragem: abertura à alteridade a partir de Clarice Lispector e Martin Heidegger NATUREZA HUMANA (ONLINE) , v. 25 , p. 32 - 50 , 2023. ISSN: 21752834.
    • CECCHIA, A. K. ; JESUS, F. ; GRAVA, J. P. ; MIQUELON, L. . Fracasso escolar e indisciplina em tempos de pandemia: margens possíveis de uma arquitetura esgarçada. Fraturas expostas pela pandemia: conjugando juntes o verbo esperançar, v. , p. 358 - 383, 2022.
    • GRAVA, J. P. ; BARBOSA, C. G. . O diálogo em Hans-Georg Gadamer. Diálogo e transição educadora para sociedades sustentáveis, v. , p. 42 - 53, 2020.
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . Educação e reconhecimento da alteridade adolescente. In: IV ENCONTRO PAULISTA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL DA ABRAPEE , 2019 , Sorocaba. Compromisso da psicologia escolar com práticas transformadoras e garantias de direitos. : , 2019. p. 250 - 250.
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . A alteridade adolescente e a relação professor - aluno na abordagem hermenêutica. In: I Encontro do Programa de Pós-graduação da FE-USP , 2019 , São Paulo. Pesquisa em educação: diversidade e desafios. : , 2019. p. 698 - 705.
    • GRAVA, J. P. . A Imaginação na Crítica da Razão Pura. In: 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2010 , São Paulo. 18º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2010.
    • BRAGA, E. S. ; GRAVA, J. P. ; COELHO, D. ; CAMARGO, G. A. ; OLIVEIRA, M. . Organização do Grupo de Estudos do GPLIMES. 2023 (Outra)
    • BRAGA, E. S. ; GRAVA, J. P. ; COELHO, D. ; CAMARGO, G. A. ; OLIVEIRA, M. . Organização do Grupo de Estudos do GPLIMES. 2022 (Outra)
    • BRAGA, E. S. ; GRAVA, J. P. ; COELHO, D. ; CAMARGO, G. A. . Organização do Grupo de Estudos do GPLIMES. 2021 (Outra)
    • BRAGA, E. S. ; GRAVA, J. P. ; COELHO, D. . Organização do Grupo de Estudos do GPLIMES. 2020 (Outra)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . 'O diálogo que somos nós: linguagem e alteridade a partir de Gadamer e Vigotski'. 2022 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . O caráter revolucionário da palavra: considerações a partir de lev Vigotski e Paulo Freire. 2021 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . Vygotsky and Gadamer: initial approaches to language, otherness and dialogue. 2021 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . DIÁLOGO, LINGUAGEM E ALTERIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DE GADAMER E VIGOTSKI. 2020 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . Educação e reconhecimento da alteridade adolescente. 2019 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . A alteridade adolescente e a relação professor-aluno na abordagem hermenêutica. 2018 (Outra)
    • GRAVA, J. P. ; BRAGA, E. S. . A alteridade adolescente e a relação professor-aluno na abordagem hermenêutica. 2018 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. . A interioridade absoluta na Estética de Hegel. 2018 (Comunicacao)
    • GRAVA, J. P. . A Imaginação na Crítica da Razão Pura. 2010 (Simposio)
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos do GPLIMES (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GRAVA, J. P. , BRAGA, E. S. , COELHO, D. , PAIVA, L. L. , CONCEICAO, L. , OLIVEIRA, M. , ROSENBURG, C. S. , KANOUTE, T. B. , FEITOSA, M. A. , NASCIMENTO, E. G. , MOLINA, D. , CAMARGO, G. A. , SILVA, H. M. M. , LEAL, A. S. , SIMOES, P. W. K. M. C. .
      Descrição: O Grupo de Estudos do GPLIMES é vinculado ao Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade. Nele estudamos a obra de L. S. Vigotski e outros autores clássicos da psicologia ou que embasam o seu pensamento, em especial das ciências sociais, humanas e da linguagem (K. Marx, F. Engels, M. Bakhtin, V. Volochinov). Também são estudados autores contemporâneos que contribuem para o aprofundamento dos conceitos da perspectiva histórico-cultural, tais como A. L. B. Smolka, A. Pino, P. Río, A. Álvarez, M. C. Góes e G. Toassa. Outros autores clássicos já estudados pelo grupo são A. R. Luria, H. Wallon, N. Elias, W. Benjamin, M. Halbwachs, P. Ricoeur, H. G. Gadamer, C. Ginzburg, I. Mészáros, H. Arendt, E. Bosi, P. Freire, b. hooks, entre outros. Os temas abordados em nossos estudos giram em torno de: conceito de desenvolvimento e de funções psíquicas superiores (atenção, memória, linguagem, pensamento, emoção, imaginação, escrita, formação de conceitos etc.); conceitos de mediação, internalização, apropriação, significação, drama, perejivanie, sistema funcional, consciência; a concepção de sujeito e o papel da alteridade; questões metodológicas (método materialista histórico-dialético, análise narrativa, paradigma indiciário, análise do discurso); questões de ética em pesquisa; conceito de ideologia; a questão da apropriação da palavra alheia, da narrativa; discussão sobre relações de ensino, zona de desenvolvimento proximal, brincadeira, alfabetização; desenvolvimento da sensibilidade artística (educação estética); processos de criação; práticas escolares e juventudes na contemporaneidade; relações étnico-raciais e gênero no ambiente escolar; deficiência ou desenvolvimento atípico. Participam deste grupo a pesquisadora-coordenadora, seus orientandos de Mestrado, Doutorado, Iniciação Científica, estudantes da graduação pós-graduação, ou egressos do curso de Pedagogia e outras licenciaturas, integrantes da equipe de outros projetos de pesquisa e outros/as pesquisadores/as. São também objetivos do grupo a realização de séries de palestras sobre pesquisas finalizadas ou em andamento, a discussão de dados de pesquisas e o acolhimento a novos/as membros que se mostrem interessados/as pelas questões tratadas.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRAVA, J. P. , CALANDRO, T. L. , LEAL, A. S. , FONSECA, S. Y. R. T. , SILVA, H. M. M. , CERAVOLO, G. P. , CAMARGO, G. A. , MOLINA, D. , NASCIMENTO, E. G. , ALMEIDA, C. H. C. , FEITOSA, M. A. , ANDRADE, R. B. F. , KANOUTE, T. B. , BRAGA, E. S. , ROSENBURG, C. S. , SILVA, P. M. , BRAGA, L. R. S. , MORETTO, M. , OLIVEIRA, M. , ENNSER, M. C. B. , SIMABUKULU, L. A. N. , CONCEICAO, L. , PAIVA, L. L. , COELHO, D. , PEZZONI, C. M. C. , FERIGOLLI, M. C. V. .
      Descrição: O GPLIMES ? Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade ? é um grupo de pesquisa que também envolve ensino e extensão e que se fundamenta na perspectiva histórico-cultural em psicologia, por meio do estudo das ideias de seu principal representante, L. S. Vigotski. Outros autores clássicos estudados pelo grupo são M. Bakhtin, K. Marx, F. Engels, W. Benjamin, A. R. Luria, H. Wallon, N. Elias, M. Halbwachs, P. Ricoeur, H. G. Gadamer, C. Ginzburg, I. Mészáros, P. Freire, entre outros. Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo procuram compreender a constituição social e semiótica do psiquismo humano e as formas de participação dos sujeitos em práticas sociais e educativas. Os problemas de pesquisa abordam temas tais como: condições da constituição da subjetividade no mundo contemporâneo; interconstituição da memória e da narrativa; desafios da formação e da profissão docente; processos e relações de ensino; trabalho pedagógico envolvido na apropriação da linguagem oral e escrita; arte como constitutiva dos processos cognitivos e afetivos; processos de imaginação, linguagem, emoção e pensamento; relação eu/outro (em contextos escolares); juventudes na contemporaneidade; educação de jovens e adultos; relações étnico-raciais e de gênero no ambiente escolar; trajetórias educativas de sujeitos com deficiências ou desenvolvimento atípico; histórias de vida de sujeitos (em situação de vulnerabilidade); relação escola/comunidade e pertencimento; cultura material escolar; influência do espaço nos processos educativos; formas de apropriação dos espaços públicos por parte das comunidades. As pesquisas são de cunho qualitativo e de caráter teórico e empírico. Os métodos empregados nas pesquisas de campo se desenham a partir de contribuições da etnografia, da análise microgenética, da análise do discurso, da investigação narrativa, da história oral, do paradigma indiciário e envolvem diferentes procedimentos como a entrevista, a observação participante, a análise documental, o estudo de caso. Os espaços investigados são escolas, centros de cultura, educação e lazer, comunidades, locais onde os sujeitos trabalham e vivem. Além dos Projetos de Pesquisa individuais e coletivos (da pesquisadora coordenadora, dos seus orientandos de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica e em conjunto com outros pesquisadores), o GPLIMES também abrange Projetos de Cultura e Extensão, Projetos de Ensino e grupo de estudos. São também objetivos do grupo a participação em eventos locais, nacionais e internacionais na área da Educação, Psicologia e Linguagem, o intercâmbio com pesquisadores de outros locais do Brasil e exterior, a produção de textos acadêmicos, a troca com outros grupos de pesquisa e o diálogo constante. Nossa intenção é abraçar pesquisadores como colaboradores da USP e de diferentes instituições, para que novos pontos de vista e possibilidades de troca se estabeleçam.
    • Nome do projeto: O diálogo a partir de Gadamer e Vigotski (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRAVA, J. P. , BRAGA, E. S. .
      Descrição: Este estudo teórico de doutorado tem como objetivo investigar a noção de diálogo apresentada por H-G Gadamer (1900-2002), à luz da psicologia de L. Vigotski (1896-1934). Nosso problema de pesquisa está centrado no fato de que a noção de diálogo em Gadamer de abertura ao outro e escuta consciente e atenta do que o outro tem a dizer com consciência e abrindo mão de julgamentos antecipados, algo totalmente não natural e que se aprende na prática com o outro, acreditamos que essa prática exige, segundo a psicologia de Vigotski, um elevado grau de desenvolvimento da consciência. Nosso objeto amalgama duas dimensões fundamentais do humano para os dois autores, a linguagem e a alteridade. Diante da importância desses temas, da pouca relação que é feita entre esses autores, essa discussão se faz necessária também em tempos de ameaças à democracia e ascensão de ideias totalitárias na política. Para estudar o diálogo, tencionamos, em primeiro lugar, explicitar a importância da linguagem para ambos os autores, mostrando que, para Vigotski, a linguagem, o signo, o pensamento verbal e o conceito constituem o comportamento humano, inserindo-o no universo da cultura e revolucionando seu psiquismo na formação das funções psíquicas superiores. Para Gadamer, a experiência humana se desdobra mediada pela linguagem, pelo sentido e é estruturada pela compreensão, noção que é o tema fundamental de sua investigação. Ele mostrará que, do mesmo modo que compreendemos e interpretamos um texto, compreendemos e interpretamos o ?mundo?, o ?outro? e a nós mesmos sempre no interior da linguagem. Partimos do pressuposto de que, para Vigotski, a alteridade será aquilo que se apresenta como mediação (trabalho, instrumento, signo, sujeito), isto é, tudo aquilo que é o outro, o social, o histórico e que é condição constituinte dos sujeitos. Em Gadamer, por sua vez, a alteridade é o outro que nos constitui, o qual vem através dos sentidos do mundo, da história, das obras de arte e do outro, com os quais sempre estamos em diálogo. Por fim, buscaremos mostrar como essa noção de diálogo de Gadamer exige o exercício de uma reflexão que sai de si e vai ao outro, o que só é conquistado depois de um longo processo de mediação no desenvolvimento da consciência. Procuraremos, assim, pontos de intersecção e de distanciamento entre os dois autores, de forma a contribuir com o diálogo em torno desses temas e teorias distintas. Palavras-chave: Diálogo; Gadamer; Vigotski; Alteridade; Consciência;
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A imaginação na Crítica da Razão Pura
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Primeiros Escritos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Colégio São Sabas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Professor de Filosofia