Não autenticado |

Nuria Hanglei Cacete

    • Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de educação, com ênfase em métodos de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação de professores, ensino e aprendizagem em geografia, políticas educacionais, currículo, multiculturalismo e educação.

       

      Links:    

    • Coordenadora Área de Concentração: Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Formação de Professores
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . O potencial pedagógico do Estudo do Meio no Vale do Paraíba. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2020 . 125p. ISBN: 9786587047089.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. . O potencial pedagógico do estudo do meio no Vale do Paraíba. São Paulo : Feusp, 2020 . 123p. ISBN: 9786587047089.
    • CACETE, N. H. ; PONTUSCHKA, Nidia Nacib ; PAGANELLI, T. I. . Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo : Cortez, 2009 . p. ISBN: 9788524913488.
    • CACETE, N. H. . O ensino superior no Brasil e a formação de professores (1930 - 2000). Jundiaí/SP : Paco Editorial, 2017 . 229p. ISBN: 9788546209101.
    • CACETE, N. H. . O ensino superior no Brasil e a formação de professores (1930-2000). Jundiaí : Paco Editorial, 2017 . 232p. ISBN: 9788546209118.
    • PONTUSCHKA, Nidia Nacib ; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. . Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo : Cortez, 2007 . 383p. ISBN: 9788524913488.
    • CACETE, N. H. ; SANTOS, R. C. B. ; KIMURA, S. ; RIBEIRO, S. . Vestibular UNICAMP - GEOGRAFIA. São Paulo : Editora Globo, 1993 . 80p. ISBN: 8525011754.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. . O estudo do meio como opção metodológica na formação inicial de professores de Geografia: relato de experiência nas cidades históricas do vale do rio Paraíba do Sul Paulista REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP , v. `102 , p. 543 - 563 , 2021. ISSN: 21766681.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. ; GONDIN, J. S. . Replanejamento Didático-Pedagógico Negociado Em Tempos de Pandemia: Um Estudo De Caso Em Uma Universidade Pública EDUCON , v. 2 , p. 01 - 22 , 2021. ISSN: 26756722.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. ; KORMIKIARI, M. C. N. . O ensino de História Antiga na perspectiva multicultural REVISTA TRANSVERSOS , v. , p. 308 - 327 , 2021. ISSN: 21797528.
    • DURÃES, FABÍOLA ALICE DOS ANJOS ; CACETE, NÚRIA HANGLEI . Ferramentas do design no ensino de Geografia REVISTA FAEEBA , v. 30 , p. 120 - 140 , 2021. ISSN: 01047043.
    • VITIELLO, M. A. ; CACETE, N. H. . Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 26 , p. 1 - 21 , 2021. ISSN: 1809449X.
    • SILVA, DANIEL FERNANDES DA ; CACETE, NÚRIA HANGLEI . As Licenciaturas em Matemática no estado do Rio Grande do Sul: um mapeamento do cenário atual REVEMAT , v. 16 , p. 1 - 16 , 2021. ISSN: 19811322.
    • CACETE, N. H. . Nídia Nacib Pontuschka: perspectiva de uma trajetória profissional e acadêmica . CIÊNCIA GEOGRÁFICA , v. XXIV , p. 19 - 26 , 2020. ISSN: 14137461.
    • VITIELLO, M. A. ; CACETE, N. H. . Reflexões sobre as ações do Estado e do mercado na produção de livros didáticos de Geografia OKARA : GEOGRAFIA EM DEBATE (UFPB) , v. 10 , p. 378 - 395 , 2016. ISSN: 19823878.
    • CACETE, N. H. . Formação do professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) , v. 17 , p. 03 - 11 , 2015. ISSN: 23168056.
    • CACETE, N. H. . Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 40 , p. 1061 - 1076 , 2014. ISSN: 15179702.
    • CACETE, N. H. . Vinte anos do 'Fala Professor': revisitando os encontros nacionais de ensino de Geografia BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA , v. 86 , p. 7 - 21 , 2007. ISSN: 00066079.
    • CACETE, N. H. . Parâmetros e professores Boletim Gaúcho de Geografia , v. 21 , p. 133 - 136 , 1996. ISSN: 01017888.
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . Mapa do ensino superior em São Paulo/Brasil: uma leitura de sua difusão social e territorial. Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas, v. 2, p. 203 - 223, 2023.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. . Formação inicial de professores/as de Geografia: reflexão dobre o estudo do meio como perspectiva teórico-metodológica. A formação inicial de professores de Geografia: reflexão sobre o estudo do meio como perspectiva teórico-metodológica, v. 1, p. 1684 - 1765, 2020.
    • CACETE, N. H. ; CUNHA, A. M. ; BONFA NETO, D. ; GUERRA, G. M. S. ; SIMOES, I. A. ; BRAGA, L. A. ; BARROS, M. ; ANANIAS, R. S. N. ; TAVARES, T. M. . O PIBID GEOGRAFIA: multiculturalismo e educação na Escola de Aplicação da FEUSP. A formação de professores sob novos ângulos: O PIBID na Universidade de São Paulo ( 2015-2018), v. 01, p. 01 - 239, 2019.
    • CACETE, N. H. ; VITIELLO, M. A. . Reflexões sobre as ações do estado e do mercado na produção de livros didáticos de geografia no Brasil. Livro didático e educação: múltiplos olhares, v. 32, p. 6 - 26, 2017.
    • CACETE, N. H. ; SESTI, A. ; RIBEIRO, F. G. P. L. ; CHAVES NETO, S. G. ; FERREIRA, T. C. ; CASTRO, L. B. . As experiências do Projeto PIBID Multiculturalismo na Escola de Aplicação - FEUSP. A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014), v. , p. 241 - 255, 2015.
    • CACETE, N. H. . O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Estágio Curricular Supervisionado: considerações iniciais. A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014), v. , p. 111 - 119, 2015.
    • CACETE, N. H. . Ensino de geografia: temas e importância social. Geografia: temas e reflexões, v. , p. 233 - 238, 2015.
    • CACETE, N. H. . Reforma educacional em questão: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia e a formação de professores para a escola básica. Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão, v. , p. 047 - 058, 2013.
    • CACETE, N. H. . A formação de professores e os contextos institucionais.. Panorama da Geografia Brasileira., v. 2, p. 243 - 249, 2006.
    • CACETE, N. H. . A AGB, os PCNs e os professores.. Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia, v. 2, p. 36 - 42, 1999.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 2
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . O professor de Geografia no Brasil: algumas considerações sobre o processo histórico de formação . Revista Geografica de America Central (online) , San Jose/Costa Rica , 08 ago. 2011.
    • CACETE, N. H. . A evolução do ensino superior brasileiro e a formação do professor de Geografia . Revista Geografica de America Central (online) , San Jose/Costa Rica , 08 ago. 2011.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. . Design e ensino de Geografia: um estudo exploratório. In: XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , 2020 , Sergipe. Resumos do XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe : Colóquioi EDUCON, 2020. p. 22 - 22.
    • CACETE, N. H. . Reforma educacional em questão: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia e a formação de professores para a escola básica.. In: 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2013 , João Pessoa -PB. Anais do 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. João Pessoa - PB : Universidade Federal da Paraíba, 2013. p. 1 - 10.
    • CACETE, N. H. . Ensino de geografia: temas e importância social. In: II Encontro Estadual de Geografia e Ensino & XX Semana de Geografia , 2011 , Maringá/PR. Anais do II Encontro Estadual de Geografia e Ensino & XX Semana de Geografia. Maringá-PR : Universidade Estadual de Maringá, 2011. p. 1 - 6.
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . O professor de Geografia no Brasil: algumas considerações sobre o processo histórico de formação. In: 13º Encuentro de Geógrafos de América Latina ? Estableciendo puentes en la Geografia de Latinoamerica. , 2011 , San José - Costa Rica. 13º Encuentro de Geógrafos de América Latina ? Estableciendo puentes en la Geografia de Latinoamerica. San José - Costa Rica : Universidad de Costa Rica y Campus Omar Dengo, Universidade Nacional, 2011. p. 01 - 19.
    • CACETE, N. H. . A evolução do ensino superior brasileiro e a formação de professores de Geografia.. In: 13º Encuentro de Geógrafos de América Latina ? Estableciendo puentes en la Geografia de Latinoamerica. , 2011 , San José - Costa Rica. 13º Encuentro de Geógrafos de América Latina ? Estableciendo puentes en la Geografia de Latinoamerica. San José - Costa Rica : Universidad de Costa Rica y Campus Omar Dengo, Universidad Nacional, 2011. p. 01 - 28.
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. ; BRITO, P. M. F. ; MACHADO, R. . Mapa do ensino superior na região metropolitana de São Paulo: uma leitura de sua difusão social e territorial. In: 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2009 , Montevideu. EGAL 2009. Montevideu : EGAL 2009, 2009. p. 1 - 18.
    • CACETE, N. H. . Professor de Geografia: condição e formação.. In: VI encontro Nacional de Ensino de Geografia , 2007 , Uberlândia - MG. VI Encontro Nacional de ensino de Geografia: Fala Professor - Concepções e fazeres da geografia na Educação: diversidade em perspectiva. : , 2007. p. 1 - 17.
    • CACETE, N. H. ; CAROLINO, Jussara de Abreu . O ensino superior no Município de São Paulo e a formação de professores de Geografia para a escola básica: uma proposta de mapeamento. In: XI Encuentro de Geógrafos de América Latina. Geopolítica, globalización y cambio ambiental: retos en el desarrollo latinoamericano , 2007 , Bogotá. XI Encuentro de Geógrafos de América Latina. Geopolítica, globalización y cambio ambiental: retos en el desarrollo latinoamericno. Bogotá : , 2007. p. 1 - 17.
    • CACETE, N. H. . As instituições de ensino superior e a formação de professores para a escola básica no município de São Paulo.. In: IV Semana da Educação - ensinar e aprender: formação, percursos e projetos. , 2006 , São Paulo. Anais da IV Semana da Educação. São Paulo : , 2006. p. 1 - 12.
    • CACETE, N. H. . A formação do professor de Geografia: uma questão institucional.. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos. Setenta Anos da AGB: as transforções do espaço e a Geografia no Século XXI. , 2004 , . Anais do VI Encontro Nacional de Geógrafos. Goiânia : , 2004. p. 1 - 6.
    • CACETE, N. H. . A formação do professor de Geografia: uma questão institucional.. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina. Por uma Geografia Latino-Americana: do labirinto da solidão ao espaço da solidariedade. , 2005 , São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo : , 2005. p. 1 - 6.
    • CACETE, N. H. . Os contextos institucionais e a formação do professor de Geografia. In: XIV Encontro Nacional de Geógrafos. A Geografia e a Amazônia no contexto Latino-Americano: diálogos, práticas e percursos. , 2006 , Rio Branco -Acre. Anais do XIV Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2006. p. 1 - 10.
    • CACETE, N. H. . Parâmetros e professores. In: Nordeste:Turismo, meio ambiente e globalização , 1997 , João Pessoa - PB. Anais: Nordeste: Turismo e meio ambiente. João Pessoa : Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1997. p. 67 - 70.
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . obre a história desta coletânea e apresentação dos capítulos. (Prefácio, Posfácio/Apresentação). : , 2020 (Organização de e book)
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . Disciplinas: Metodologia I e II.. : , 2020 (Organização de e book)
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . Documentação do Estudo do Meio.. : , 2020 (Organização de e book)
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . Vale do Paraíba. : , 2020 (Organização de e book)
    • CACETE, N. H. . Pesquisa em Educação:diversidade e desafios. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo , 2019 (Organização de e book)
    • CACETE, N. H. . Coordenadora do Prêmio Nidia Nacib Pontuschka (2021-2022). 2023 (Relatorio_tecnico)
    • CACETE, N. H. . XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2017 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Intervenção didático-formativa: uma porposta metodológica para pesquisas-formação numa prespectiva desenvolvimental. 2017 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . A socialização profissional de docentes principiantes na educação superior. 2017 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Programa Nacional do Livro Didático - Educação do Campo (PNLD Campo 2016). 2015 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Comissão 'ad hoc' para seleção de candidatos ao Programa de Estímulo ao Ensino da Graduação. 2014 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Emissão de Parecer. 2014 (Assessoria)
    • CACETE, N. H. . Membro da Comissão Científica do 12º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.. 2013 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Análise e produção de textos didáticos para o ensino de Geografia. 2012 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Revisão técnica do livro didático:Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • CACETE, N. H. . Organização de mesa redonda sobre o tema Estágios curriculares nos cursos de licenciatura e Pedagogia- Balanço e perspectivas .. 2010 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de apresentação de grupos de pesquisa no Colóquio Internacional de Investigadores em didática da Geografia. 2010 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação e elaboração de proposta de Curso de Pedagogia Universitária. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • CACETE, N. H. . 3º Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos. 2010 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Parecer de mérito referente a projeto de pesquisa inscrito no processo seletivo de Bolsas de Mestrado e Doutorado. 2010 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional PBL2010. 2010 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Projeto Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2009 (Consultoria)
    • CACETE, N. H. . Membro da Comissão Científica do XV Encontro Nacional de Geógrafos. 2008 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de sessão de comunicação de pesquisa no âmbito da VI Semana da Educação - Identidade e diversidade. 2008 (Outra)
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . Coordenação de Grupo de Trabalho: Educação e formação do professor.. 2008 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de Mesa Redonda: Formação docente e reestruturação curricular: projetos políticos pedagógicos dos cursos de Geografia, experiências e proposições. 2007 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Parecer de Mérito sobre relatório de Iniciação Científica. 2006 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Parecer de Mérito sobre relatório de Iniciação Científica. 2006 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de Mesa Redonda: Representação do espaço e ensino na Geografia. 2006 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de Mesa Redonda: Os dez anos de LDBEN e a foramação de professores para a escola.. 2006 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenador da Mesa Redonda: As DCNs do Ensino Superior e a Formação do Licenciado de Geografia.. 2001 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenadora da Mesa Redonda: Políticas educacionais e a qualidade do ensino de Geografia.. 1998 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Parecerista Ad Hoc da Revista Olhar de Professor do Departamento de Métodos e Ténicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa.. 2005 (Parecer)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de Atividades: Os Novos Parâmetros Curriculares e Geografia.. 1996 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenador da Mesa Redonda: Análise Crítica da Estrutura dos Cursos de Geografia.. 1995 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Relator de Mesa Redonda e do Grupo de Trabalho: Escola Pública X Escola Privada.. 1993 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação do Grupo de Trabalho: O papel das escolas superiores particulares na formação do professor de Geografia - 1° e 2° graus.. 1990 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenação de sessão de comunicação de pesquisa no âmbito da III Semana de Educação - Educação é cultura, cultura é educação?. 2005 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino Superior e a formação de professores.. 2005 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Parecerista Ad Hoc da Revista do Departamento de Geografia (FFLCH-USP).. 2005 (Parecer)
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. . Formação inicial de professores/as e prática docente: reflexões sobre o estudo do meio como perspectiva teórico metodológica. 2020 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. ; DURAES, F. A. A. ; MOURA, C. H. . Design e ensino de Geografia: um estudo exploratório. 2020 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Geografia: Prática docente e profissionalização. 2007 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A BNCC e a Educação para as Relações Étnicas e Raciais. 2018 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . O ensino superior em São Paulo/Brasil: uma leitura de sua difusão social e territorial. 2018 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Universidade e Sociedade: saberes em diálogo. 2018 (Conferência)
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . Mapa do ensino superior em São Paulo/Brasil: uma leitura de sua difusão social e territorial. 2017 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Enseñanza y aprendizaje de la Geografía. 2017 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Plano Nacional de Educação, BaseNacional Comum Curricular e a Geografia escolar. 2016 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . O ensino de Geografia e a diversidade no espaço escolar: desafios e tensões. 2014 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Formação do professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. 2014 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Ensino de Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 2013 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . As diretrizes curriculares para o ensino de Geografia. 2013 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Currículo e formação de professores. 2013 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Educação e Geografia na sexta potência mundial. 2012 (Conferência)
    • CACETE, N. H. ; BRITO, P. M. F. ; MACHADO, R. . Mapa do ensino superior na região metropolitana de São Paulo: uma leitura de sua difusão social e territorial. 2009 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . A evolução do ensino superior brasileiro e a formação de professores de Geografia.. 2011 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Formação de professores e ensino de Geografia e História. 2012 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Experiências de Estágio. 2011 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Profissão docente e condições de trabalho. 2011 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Desafios da formação de professores. 2012 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Ensino de Geografia: temas e importância social. 2011 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A evolução do ensino superior brasileiro e a formação de professores para a escola básica.. 2010 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Geografia Licenciatura ou Geografia Bacharelado: a prática dos geógrafos na atualidade.. 2010 (Conferência)
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. ; BRITO, P. M. F. ; MACHADO, R. . Mapa do ensino superior na região metropolitana de São Paulo: uma leitura de sua difusão social e territorial. 2009 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Algumas abordagens sobre a formação acadêmica do professor de Geografia. 2008 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Sociedade da informação e do conhecimento. 2008 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Políticas públicas no campo curricular e o ensino de Geografia. 2008 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Formação do Professor para o Ensino Superior. 2008 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Formação docente e reestruturação curricular: projetos político-pedagógicos dos cursos de Geografia, experiências e proposições. 2007 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Professor de Geografia: condição e formação. 2007 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . A Educação Brasileira, a Formação de Professores e PROEJA. 2007 (Conferência)
    • CACETE, N. H. ; CAROLINO, Jussara de Abreu . O ensino superior no Município de São Paulo e a formação de professores de Geografia para a escola básica: uma proposta de mapeamento. 2007 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . A formação de professores de Geografia no Brasil. 2007 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Os rumos da educação na América Latina. 2006 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Projeto Político Pedagógico. 2007 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . O valor público da escola. 2006 (Outra)
    • CACETE, N. H. . La formación de professores para la escuela.. 1995 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Parâmetros Curriculares em Geografia.. 1997 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Geografia e Ensino: perspectivas de análise.. 2005 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Políticas educacionais e a qualidade do ensino de Geografia.. 1998 (Outra)
    • CACETE, N. H. . O ensino de Geografia: desafios e práticas.. 2005 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A formação do Professor.. 1991 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . A licenciatura em Geografia na faculdade privada: situação e perspectivas.. 1993 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Professor de Geografia e Geógrafos: um profissional ou dois profissionais?. 1996 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Os Parâmetros Curriculares do ensino da Geografia.. 1999 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . O ensino de Geografia e as políticas educacionais recentes.. 1999 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Ensino de Geografia: contradições e propostas.. 1999 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . As transformações no mundo da educação.. 1999 (Outra)
    • CACETE, N. H. . Diretrizes curriculares e o curso de Geografia.. 2000 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A formação do bacharel e do licenciando de Geografia face aos novos desafios da sociedade.. 2000 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Pró-Reforma Curricular no Ensino de Geografia.. 2001 (Seminário)
    • CACETE, N. H. . O ensino de Geografia no Século XXI - impasses e perspectivas.. 2001 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A formação em Geografia em debate: os cursos de licenciatura.. 2002 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . Situação dos cursos de formação de profissionais em Geografia no Brasil.. 2003 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A formação do Professor de Geografia: uma questão institucional.. 2004 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Entre o legal e o Legítimo: a formação de professores de Geografia no contexto da legislação para as licenciaturas.. 2005 (Conferência)
    • CACETE, N. H. . A formação do professor de Geografia: uma questão institucional.. 2005 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Os contextos institucionais e a formação do professor de Geografia. 2006 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . Dez anos de LDBEN e a formação de professores para a escola.. 2006 (Outra)
    • CACETE, N. H. ; CAROLINO, Jussara de Abreu ; PISANESCHI, L. S. C. ; FERREIRA, Viviane Lovatti . As instituições de ensino superior e a formação de professores para a escola básica no município de São Paulo.. 2006 (Comunicacao)
    • CACETE, N. H. . 3º Encontro Nacional de Ensino de Gografia - Fala Professor. 1995 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
    • CACETE, N. H. . 10º Encontro Nacional de Geógrafos. 1996 (Associação dos Geógrafos Brasileiros e Departamento de Geociências da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
    • CACETE, N. H. . VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor. 2007 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • CACETE, N. H. . Formação, pequisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. 2013 (Universidade Federal da Paraíba ? Campus I)
    • CACETE, N. H. . Docência em regime de privação de liberdade. 2017 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo)
    • CACETE, N. H. . Como realizar um trabalho de campo na escola?. 2018 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • CACETE, N. H. . A Geografia Que se Ensina e a Que se Aprende: a contribuição do ensino de Geografia na formação do educando.. 1995 (AGB - Nacional)
    • CACETE, N. H. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais: a formação do professor de Geografia.. 2005 (AGB - Nacional e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
    • CACETE, N. H. ; CAMARGO, L.F.F. . A formação do professor de Geografia: espaço de reflexão e debate. 2007 (VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor)
    • PONTUSCHKA, Nidia Nacib ; PAGANELLI, T. I. ; CACETE, N. H. . Para aprender e ensinar Geografia. 2007 (Livro)
    • CACETE, N. H. . Proposta pedagógica : ensino fundamental / Sesc, Departamento Nacional. ? Rio de Janeiro : Sesc, Departamento Nacional,. 2021 (Proposta pedagógica - ensino fundamental - serviço social do comércio)
    • Nome do projeto: Estudo do Meio e formação de professores (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CACETE, N. H. , DURAES, F. A. A. , MOURA, C. H. .
      Descrição: O projeto refere-se a um trabalho realizado na perspectiva da formação docente que procura exercitar a autonomia na interpretação da realidade por meio de estratégias didáticas e metodológicas que venham orientar, instrumentalizar e qualificar a ação de futuros/as professores/as de Geografia.É importante ressaltar que o Estudo do Meio é desenvolvido na disciplina Metodologia do Ensino de Geografia II há alguns anos e vem sendo, desde então, a cada edição, aprimorado, ampliado, aprofundado e tem gerado importantes reflexões acerca das práticas pedagógicas no âmbito do ensino de Geografia.Em 2016 criamos um grupo na rede social Facebook , onde os estudantes compartilham os resultados de seus trabalhos, que se traduzem pela confecção de vídeo/documentário, ensaio fotográfico, folder, blog, folheto educativo, roteiro de campo, revista em quadrinhos etc. Em 2018, o desenvolvimento desta disciplina foi acompanhado de um projeto de documentação e criação de novos materiais, que culminará na produção de um e-book e um documentário, além da criação de um site com o objetivo de ampliar a capacidade de divulgação dos materiais didáticos produzidos que serão disponibilizados aos/às licenciandos/as e professores/as da educação básica.
    • Nome do projeto: O ensino superior no Brasil: uma leitura de sua difusão social e territorial (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CACETE, N. H. , CAMARGO, L.F.F. , XAVIER, D. C. M. , DURAES, F. A. A. , MARCELINO, K. A. T. .
      Descrição: O projeto situa-se no campo educacional e na interface com os estudos geográficos a partir da consideração dos condicionantes sócios espaciais que atuam sobre a distribuição do ensino superior pelo território paulista. O intuito é analisar o ensino superior brasileiro, sua expansão, diversificação, privatização a partir de uma leitura territorial da dinâmica socioeconômica da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP/Brasil. Essa macrometrópole evoluiu, principalmente com base em uma vocação industrial que se realizou a partir de um amplo e diversificado leque de atividades comerciais, de serviços, transportes etc. É a partir dos anos de 1980 que à indústria vai se sobrepondo o papel da informação, das finanças, dos serviços no comando dos processos econômicos. A educação, em especial a superior tem importância na reprodução da metrópole e os cursos de formação de professores, com força de impacto em todos os níveis de escolaridade, condicionam as oportunidades de desenvolvimento social e econômico. A educação e as atividades que lhe são ligadas direta ou indiretamente desempenham uma função importante na geração da riqueza local. O intuito desse trabalho é mapear as instituições de ensino superior ? IES que abrigam cursos de formação de professores para a escola básica e as formas de distribuição da oferta tanto pública como privada pelo território paulista do ponto de vista da lógica que comanda esse processo. Trata-se de uma pesquisa descritiva com vistas a uma análise preliminar das IES da RMSP, o total e a variedade de cursos oferecidos e a proporção em relação aos cursos de licenciatura. Utilizaremos a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE- Censo Educacional. Os dados serão apresentados sob a forma de gráficos, mapas e tabelas, expressando um fenômeno geograficamente condicionado, sobretudo quanto ao oferecimento dos cursos de formação docente.
    • Nome do projeto: O ensino superior no Brasil e a formação de professores para a escola básica (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CACETE, N. H. , CAMARGO, L.F.F. , XAVIER, D. C. M. , MARCELINO, K. A. T. .
      Descrição: Realiza uma análise histórica do estabelecimento dos modelos de formação do professor da escola básica e sua relação com as características organizacionais assumidas pelo sistema de ensino superior brasileiro em seu processo de consolidação e expansão. Procede a uma análise dos formatos institucionais (organização, natureza, dependência administrativa) e suas determinações no processo formativo de profissionais docentes. Realiza levantamento e mapeamento das instituições de ensino superior que abrigam cursos de formação de professores e investiga as formas de distribuição da oferta tanto pública como privada pelo território brasileiro do ponto de vista da lógica que comanda esse processo.
    • Nome do projeto: Multiculturalismo e formação de professores (2012 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CACETE, N. H. , CAMARGO, L.F.F. .
      Descrição: Busca analisar o multiculturalismo a partir de uma abordagem crítica e seu dimensionamento em ambientes educacionais.Procede a uma análise do caráter multicultural dos currículos oficiais e levantamento de experiências pedagógicas multiculturalmente orientadas, tanto em nível dos cursos de formação de professores quanto na educação básica.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CACETE, N. H. .
      Descrição: Sub-Projeto:Geografia A globalização como um fenômeno multidimensional apresenta uma faceta econômica mais evidente, mas também possui a dimensão social, cultural, política. Do ponto de vista sócio cultural há um tensionamento entre perspectivas que tendem a ver a globalização como um processo de homogeneização cultural e outras que valorizam a diversidade cultural como processo de contraposição à essa homogeneização.(CANEN,2005;OLIVEIRA,2002;MOREIRA,2001) Consideramos que apesar da tendência à homogeneização o mundo continua sendo um grande mosaico cultural. O caráter atual das sociedades, ocidentais é inegavelmente multicultural, prova disso é que a valorização da diversidade cultural tem sido contemplada em conferências mundiais e em políticas de ações afirmativas. Interessa-nos compreender como questões relacionadas à classe social, gênero, etnia, raça, cultura e religião, etc., estão dimensionadas em ambientes educacionais e em que medida os professores têm lidado com a cultura dos jovens e adolescentes como possibilidade de engajá-los e mobilizá-los para a aprendizagem e reverter a situação de fracasso escolar. São objetivos do trabalho: - Analisar propostas, orientações curriculares e materiais didáticos que abordam a questão da diversidade cultural; -Investigar em que medida o caráter multicultural dos currículos oficiais vem sendo interpretado e praticado pelos professores; - Identificar em que medida os discursos curriculares oficiais têm sensibilizado e mobilizado os professores para o tratamento de questões como as desigualdades sociais, diversidade cultural, discriminação, estereótipos...; -Identificar se os professores reconhecem a necessidade de currículos multiculturalmente orientados para reverter a situação de fracasso escolar; -Investigar experiências multiculturais bem sucedidas que vem sendo desenvolvidas na escola, identificando em que áreas ou disciplinas; - Analisar o tratamento dado às questões relativas à diversidade étnica e cultural pelos professores de geografia; - Promover relações entre pesquisa e ensino de modo a produzir conhecimento e elaboração de projeto educacional que valorize a diversidade de experiências, histórias e culturas nos currículos e práticas das escolas públicas; -- Propiciar a inserção de professores participantes em atividades de produção e circulação de conhecimentos a partir da constituição de grupos de estudo e pesquisa e participação em eventos científicos.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 1978
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Física)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Centro Universitário Fundação Santo André:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2005 ).
        Outras informações: Docente
    • Faculdades Integradas Teresa Martin:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1989 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Doutor
    • Olhar de Professor (UEPG. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista de Ensino de Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).