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Leônidas de Santana Marques

    • Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio na School of Global Studies da University of Sussex (Reino Unido). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional), GCEG (Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia) e NUAGRARIO (Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) da UFS, Metropolização, regionalização e reestruturação econômica da PUC-Rio e do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia da Universidade de São Paulo (LERGEO/USP). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente com: teorias do desenvolvimento; metodologia do ensino de geografia; formação de professores; Estado e políticas públicas; educação do campo.

       

      Links:    

    • Ensino de Geografia
    • Educação do Campo
    • Formação docente em geografia
    • Teoria da geografia
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    • Marques, Leônidas de Santana . Novos rumos para a formação docente no Brasil? PIBID, Residência Pedagógica, BNCC e os ventos que virão. 2019 (Conferência)
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    • LIMA, M. R. de ; BRAGA, R. ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, B. C. . Reforma do ensino médio: impactos na organização e no trabalho docente. 2017 (Seminário)
    • DEL GAUDIO, R. S. ; COSTA, F. ; Leônidas de Santana Marques . A desumanização das ciências humanas: uma crítica do conceito de humano na política de educação. 2017 (Conferência)
    • MARQUES, Leônidas de Santana . DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO: APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE SUA DIMENSÃO ESPACIAL. 2017 (Comunicacao)
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    • MARQUES, Leônidas de Santana ; ALMEIDA, R. S. . Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes. 2016 (Conferência)
    • SOBREIRA, J. S. ; SILVA, F. S. ; MARQUES, L. de S. . Educação do/no campo em instituições escolares no agreste alagoano: experiências no município de Arapiraca. 2016 (Congresso)
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    • FECHINI, J. A. L. ; BIJAGO, V. G. ; MARQUES, L. de S. . Caatinga: clima, sociedade e ensino de geografia. 2016 (Conferência)
    • ARAUJO, R. V. C. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Elementos históricos para a compreensão da Educação do Campo. 2015 (Comunicacao)
    • TAVARES, J. M. S. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Educação do campo: diálogos sobre os avanços nas políticas públicas para o campo. 2015 (Comunicacao)
    • MARQUES, Leônidas de Santana . Formação de professores de geografia: leituras a partir da relação entre estágio supervisionado e profissionalização docente. 2015 (Comunicacao)
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    • SANTOS, M. F. P. ; MARQUES, Leônidas de S. ; SOUZA, A. F. G. . Estágio supervisionado: diálogos com o cotidiano. 2014 (Conferência)
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    • MARQUES, L. de S. ; MELO, M. V. O. . Educação do Campo no agreste e semiárido alagoano. 2014 (Conferência)
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    • MARQUES, Leônidas de Santana . Formação de professores de geografia: leituras sobre o Campus do Sertão. 2014 (Comunicacao)
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    • Leônidas de Santana Marques ; SANTOS, A. R. . Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses territoriais no campo. 2013 (Comunicacao)
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    • GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. ; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, C. M. . Ocupação irregular de leito de inundação no Conjunto Habitacional Feira X e suas implicações no escoamento das águas superficiais. 2013 (Comunicacao)
    • Leônidas de Santana Marques ; VALE, E. C. . Ensino e interdisciplinaridade: diálogos entre História e Geografia. 2013 (Conferência)
    • MIRANDA, A. A. C de ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, W. S. ; REIS, F. S. . A caatingueira fulorou na sertão: captação e reciclagem biológica de água em comunidades rurais do município de Monte Santo. 2012 (Comunicacao)
    • MARQUES, Leônidas de Santana ; MIRANDA, A. A. C de ; REIS, F. S. ; SOUZA, P. S. . Saberes, olhares, fazeres: diálogos entre universidade e sociedade no sertão baiano. 2012 (Comunicacao)
    • Leônidas de Santana Marques ; SANTOS, A. R. . 'Fundos de Pasto': comunidades tradicionales rurales en el semiárido brasileño. 2012 (Comunicacao)
    • Leônidas de Santana Marques ; SANTOS, L. E. P. F dos . Grupo Terra, Território, Direito e Conflitos Coletivos. 2012 (Comunicacao)
    • Leônidas de Santana Marques ; SANTOS, A. R. . A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E AS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE ESCALAR. 2012 (Congresso)
    • Leônidas de Santana Marques ; CHAVES, J. M. . MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DO SETOR SUL DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA A PARTIR DE ÁLGEBRA DE MAPAS. 2011 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. de S. ; TANAN, K. C. R. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . A Intervenção do Estado Brasileiro Quanto a Agrobiodiversidade: A Proposta dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade.. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA, J. L. L. L. ; GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. . A AGRICULTURA CIENTÍFICA NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ ? BAHIA. 2011 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. . A intervenção do Estado no processo de territorialização das comunidades de Fundo de Pasto na região norte da Bahia. 2011 (Simposio)
    • MARQUES, L. S. ; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, R. L. . Análise da espacialização arbórea, com vista a percepção da população local, de um setor do bairro Jardim Acácia, Feira de Santana, Bahia. 2011 (Simposio)
    • MARQUES, L. S. ; SANTOS, A. R. . As comunidades de Fundos de Pasto e as ações do Estado: contradições no processo de (re) produção do espaço. 2011 (Seminário)
    • MARQUES, L. S. ; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J. M. . Potencialidade agrícola das terras do município de Cícero Dantas (BA): identificação a partir de bancos de dados secundários e Modelo Digital de Terreno. 2011 (Simposio)
    • MARQUES, L. S. ; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Cajucultura no município de Ribeira do Pombal (BA): aspectos econômicos e ambientais. 2010 (Simposio)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. . Uso de geotecnologias para identificação da capacidade de uso de terras do município de Santa Brígida - Bahia. 2010 (Seminário)
    • MARQUES, L. S. ; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Mapeamento da capacidade de uso das terras do município de Cipó (BA), a partir de geotecnologias. 2010 (Outra)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. . Capacidade de uso das terras do município de Pedro Alexandre (BA): identificação a partir de geotecnologias. 2010 (Outra)
    • MARQUES, L. S. ; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Identificação de capacidade de uso das terras do município de Coronel João Sá (BA), a partir de geotecnologias. 2010 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. . Análise integrada dos diferentes fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. 2009 (Seminário)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. . Análise integrada dos diferentes fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. 2009 (Outra)
    • SOUZA, J. L. L. L. ; MARQUES, L. S. ; GUIMARAES, T. L. B. ; VALE, R. M. C. . Análise sistêmica da Depressão Sertaneja a partir da sua intersecção com as bacias dos rios Itapicuru e Vaza-barris, Bahia. 2009 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. ; MELLO, F. R. . Mapeamento de uso e cobertura do solo no municípo de Jeremoabo (BA) por meio de sensoriameto remoto. 2009 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. ; SANTOS JUNIOR, J. L. ; LIMA, G. M. ; ALMEIDA, C. E. R. . O Brasil e sua inserção no mercado de créditos de carbono. 2008 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. ; CHAVES, J. M. . Contribuições para sistematização da base de dados pra o estudo multidisciplinar na região de Jeremoabo (BA). 2008 (Seminário)
    • MARQUES, L. S. ; ALMEIDA, C. E. R. ; SILVA, G. T. ; LIMA, G. M. ; MATOS, G. L. A. ; SANTOS JUNIOR, J. L. . O mercado de créditos de carbono. 2008 (Comunicacao)
    • MARQUES, L. S. . Apicultura e pequenos produtores rurais em Cipó, Bahia. 2008 (Comunicacao)
    • Gabriel Magalhães Beltrão ; Zilas Nogueira de Queiroz ; Leônidas de Santana Marques . A defesa dos serviços públicos. 2020 Jornal A Voz do Povo
    • MARQUES, Leônidas de S. ; PRISCILA, Erica ; SANTOS, R. ; AGUIAR, A. . Os desafios da educação do/no campo no alto sertão de Alagoas. 2018 Rádio Alternativa FM 98,5
    • MARQUES, L. S. . XII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2008 (Diretório Acadêmico de Geografia Dr. Milton Santos)
    • MARQUES, L. S. . IV Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2007 (Coordenação Executiva Baiana dos Estudantes de Geografia)
    • MARQUES, L. S. . VI Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia. 2009 (Centro Acadêmico de Geografia - UNEB V)
    • MARQUES, L. S. . XIII Semana de Geografia da UEFS. 2009 (Diretório Academico de Geografia Dr Milton Santos)
    • MARQUES, L. S. . II Curso de Formação Política em Biologia. 2008 (Diretório Academico de Biologia)
    • MARQUES, L. S. . I Seminário em comemoração ao Dia do Geógrafo. 2008 (NUPAT)
    • MARQUES, L. S. . I Seminário de Formação e Atuação do Profissional em Geografia. 2010 (Diretório Acadêmico de Geografia)
    • MARQUES, L. S. . II Seminário de Formação e Atuação do Profissional em Geografia. 2010 (Diretório Acadêmico de Geografia)
    • MARQUES, L. de S. . XIV Semana de Geografia da UEFS. 2011 (Diretório Acadêmico de Geografia Dr. Milton Santos)
    • Leônidas de Santana Marques ; AGUIAR, L. N. ; ARAUJO, C. S. ; GOMES, T. E. D ; MIRANDA, A. A. C de ; SILVA, M. C. ; SOUZA, M. J. A. . Seminário Estado, Direito e Movimentos Sociais. 2011 (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão "Terra, Território, Direito e Conflitos Coletivos")
    • Vasconcelos, F. M. T. ; SILVA, D. G. ; Silva, K. C. ; SOUZA, S. F. ; GALVÃO, D. ; MARQUES, L. S. ; SILVEIRA, R. W. D. . VIII Encontro Alagoano de Geografia. 2013 (Colegiado de Geografia)
    • SOUZA, A. F. G. ; COELHO, F. P. ; FECHINI, J. A. L. ; Silva, K. C. ; MARQUES, L. S. . II Congresso Internacional da Realidade Semiárida. 2014 (Universidade Federal de Alagoas)
    • FECHINI, J. A. L. ; SOUZA, A. F. G. ; MARQUES, L. S. ; ALMEIDA, R. S. . II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. 2015 (Colegiado de Geografia do Campus do Sertão da UFAL)
    • MARQUES, Leônidas de S. ; FRANCISCO JUNIOR, W. E. . I Seminário Local do PIBID. 2016 (Campus do Sertão)
    • MARQUES, Leônidas de Santana . I Seminário de Estudos Avançados do GEPAR. 2016 (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional)
    • ACCIOLY, A. C. ; MARQUES, L. de S. ; GOMES, M. ; COSTA, J. E. . 2º Seminário de Educação do Campo do Território do Alto Sertão de Alagoas: desafios e perspectivas. 2017 (Câmara Temática de Educação no Campo e Juventude do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas)
    • LIMA, F. J. ; LIMA, L. G. ; FECHINE, J. A. L. ; MARQUES, L. de S. ; FIRMINO, P. C. ; ALMEIDA, R. S. ; CAMELO, A. R. S. ; SILVA, W. M. M. . III Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. 2017 (Colegiado de Geografia - Campus do Sertão)
    • LIMA, L. G. ; BARBOSA, J. L. ; MIRANDA, A. R. ; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, S. M. ; CRUZ, C. R. ; MACIEL, E. S. ; SANTOS, J. R. S. ; MARQUES, Leônidas de S. . I Seminário do OBELUTTE. 2018 (OBELUTTE/GEPAR)
    • SILVA, L. C. M. ; SANTOS, I. D. ; MARQUES, Leônidas de S. ; FARIA, L. A. ; SILVA, M. S. ; CORREA, J. A. ; SOUZA NETO, J. A. ; ROCCO, M. ; SANTOS, R. M. ; JESUS, R. S. ; CONCEICAO, C. J. S. . I Encontro de Pós-graduandas(os) em Geografia no Brasil - EPEG. 2019 (Representação discente PPGH/USP)
    • FECHINE, J. A. L. ; OLIVEIRA, L. K. ; LIMA, L. G. ; SILVA, S. M. ; LIMA, F. J. ; MARQUES, L. S. ; COELHO, F. P. ; ALMEIDA, R. S. . IV Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. 2019 (Colegiado do curso de Geografia - Campus Sertão da UFAL)
    • CONCEICAO, A. L. ; SHIMADA, S. O. ; SILVA, J. D. S. ; GOMES, C. M. ; OLIVEIRA, J. ; MARQUES, L. de S. . II Encontro e VII Fórum Nacional Estado, Capital, Trabalho. 2013 (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho)
    • MARQUES, L. . Atuação e resistência do movimentos sociais no campo e na cidade. 2013 (Diretório Acadêmico de Geografia Dr. Milton Santos)
    • MARQUES, L. de S. ; CASTRO, F. M. ; SANTOS, S. F. ; SOUZA NETO, J. A. ; CASTRO, E. ; SANDERS FILHO, L. P. ; BERNINI, C. I. ; ARAKAKI, E. H. ; BOMFIM, P. R. A. ; ARAUJO, J. D. S. C. . Lendo o 'Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção do espaço'. 2020 (Grupo de Estudos Neil Smith)
    • MARQUES, L. S. ; CASTRO, F. M. ; ARAKAKI, E. H. ; ARAUJO, J. D. S. C. ; SOUZA NETO, J. A. ; SANTOS, S. F. ; CASTRO, E. ; CRUZ, R. C. A. . Geografia e Marxsimo: a obra de Neil Smith. 2021 (FFLCH/USP)
    • Leônidas de Santana Marques . 400h de estágio supervisionado: o que fazer?. 2013 (Colegiado de Geografia)
    • Nome do projeto: Modelagem de Zonas de Risco de Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina BA (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L. S. , CHAVES, J. M. , FRANCA-ROCHA, W. J. S. , SILVA, A. de B. .
      Descrição: Este projeto propõe a implantação de um sistema de informações baseados em geotecnologias para prever e monitorar a instalação e propagação de incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O sistema consiste na implantação de um banco de dados georreferenciados com as variáveis intervenientes dos processos causadores dos incêndios e na modelagem e simulação do fenômeno, por meio da associação e integração do modelo ambiental com mapas de distribuição de focos de calor e de notificações de incêndios. Álgebra de mapas e modelagem multi critério serão os métodos a serem empregados para possibilitar a integração referida. Os mapas resultantes apresentar-se-ão em escala de probabilidade e evidenciarão os locais com maior chance de serem afetados por incêndios florestais. Os resultados obtidos são de grande valia para a orientação e planejamento de equipes envolvidas com a gestão do parque e com a prevenção e combate a incêndios..
    • Nome do projeto: Centro de referência em assessoria jurídica popular às comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, quilombolas e pescadores artesanais de Monte Santo (BA) e região (2010 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, L. S. , ARAUJO, C. S. , SOUZA, M. J. A. , VELOSO, M. L. , TORRES, P. R. , CAPPI, R. , FREITAS, C. E. S. , PIRAS, P. R. F. .
      Descrição: O Centro de Referência em Assessoria Jurídica Popular às Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, Quilombolas e Pescadores Artesanais de Monte Santo (BA) e Região terá como base de atuação Monte Santo, Uauá, Cansanção e Canudos, municípios do semi-árido que concentram grande parte das comunidades rurais tradicionais de Fundo de Pasto no Estado da Bahia, além de comunidades Quilombolas e Pescadores Artesanais, tendo como método duas linhas de atuação. A primeira consiste na assessoria jurídica voltada para o acompanhamento: a) administrativo e judicial das demarcações e titulações das áreas coletivas das comunidades de Fundos de Pastos, assim como nas áreas Quilombolas e Ribeirinhas; b) nos processos judiciais contra trabalhadores rurais destas comunidades, movidos por pretensos ?proprietários? das áreas devolutas, possíveis demandas ativas de reintegração de posse, assim como demais casos de violação dos direitos humanos na região. A outra linha consiste na formulação e execução de uma proposta de Educação Jurídica Popular, voltada para a realidade do semi-árido e das comunidades envolvidas, tendo como meta a criação de turmas para formação de ?Juristas Leigos?, em cooperação técnica com a AATR (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia), entidade pioneira neste modelo de educação, CPT (Comissão Pastoral da Terra ? Bahia) e Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE ? Monte Santo).
    • Nome do projeto: Defesa da posse coletiva e permanência na terra mediante a geração de renda com aprimoramento das tecnologias de produção de alimentos em comunidades de Fundo de Pasto (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L. S. , ARAUJO, C. S. , SOUZA, M. J. A. , TORRES, P. R. , SILVA, M. C. , PIRAS, P. R. F. , AGUIAR, L. N. , MIRANDA, A. A. C de , CAMPOS, L. P , GOMES, T. E. D , BONFIM, J. S. , SILVA, C. C. G .
      Descrição: Este projeto é fruto de uma iniciativa conjunta de professores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ARESOL Associação Regional doa Grupos Solidários de Geração de Renda (AREFASE), com o apoio da ACOTERRA (Associação Comunitária Terra Sertaneja) e Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia (AATR). Essa proposta pretende contribuir com o reconhecimento da posse comum imemorial pelas comunidades de fundo de pasto, de modo a garantir uma maior segurança para sobrevivência do sistema. Além disso, a equipe pretende assessorar as comunidades dos grupos solidários de produção acompanhados pela ARESOL de Monte Santo, município do Território do Sisal, a respeito de temas como legislação ambiental, agrária, trabalhista e previdenciária, de forma a contribuir para a regularização da posse e uso sustentável da terra.
    • Nome do projeto: MANDACARU QUANDO FULORA NA SECA... (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L. S. , CHAVES, J. M. , VALE, R. M. C. , NOLASCO, M. C. , FRANCA-ROCHA, W. J. S. .
      Descrição: O projeto "Mandacaru quando fulora na seca... Estudo multidisciplinar sobre processos de desertificação, estratégias adaptativas e empoderamento das comunidades que habitam nos sertões do Estado da Bahia" tem por meta identificar as áreas de maior risco de desertificação na região semi-árida da Bahia e discutir e avaliar os níveis de degradação socioambiental associados, com o objetivo de subsidiar políticas de desenvolvimento sustentável. Este projeto busca contribuir para a mitigação da desertificação na região semi-árida baiana, com especial atenção às áreas onde este processo já se apresenta em estágio avançado. Para tanto, a partir de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional e utilizando metodologia sistêmica, serão gerados parâmetros para o reconhecimento da desertificação, com base em indicadores socioambientais, etnobiológicos e sócioeconômicos, cujos resultados serão apresentados em escala regional, garantindo a visão sinótica do processo de desertificação. A região de Jeremoabo e Curaçá a bacia do Rio Salitre foram selecionadas para estudos focais, por apresentarem áreas de degradação ambiental e de desertificação. A Região Econômica do Nordeste Baiano será também avaliada, visando identificar seu potencial para atividades de turismo sustentável. A integração final dos resultados deverá ser compatível com as múltiplas escalas e dimensões em que as análises dos dados e informações socioambientais, socioeconômicas e etnoecológicas forem desenvolvidas..
    • Nome do projeto: Estudos das políticas de desenvolvimento e apropriação da natureza: terra, água e conflitos socioterritoriais (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARQUES, L. S. , SANTOS, A. R. , LISBOA SANTOS, J. , RAMOS FILHO, E. da S. , FERNANDES, B. M. , GIRARDI, E. P. , FELICIANO, C. A. , THOMAZ JUNIOR, A. , OLIVEIRA, C. F. de , TOMMASELI, J. T. G. , THOMAZ, R. C. C. .
      Descrição: Edital MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº 06/2011 Casadinho/Procad. Objetiva analisar a espacialização de políticas de desenvolvimento para o campo brasileiro, com ênfase para Sergipe e São Paulo, focando as novas relações de produção engendradas e seus desdobramentos na distribuição e uso de recursos e potencialidades locais geradoras de riquezas, na dinâmica da unidade de produção familiar, nas formas de organização, resistência e permanência da população que vive no/do campo.
    • Nome do projeto: Os saberes docentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta do PIBID de Pedagogia (2014 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: MARQUES, L. S. , SANTOS, A. M. dos , MENEZES, E. S. , CARVALHO, V. M. S. .
      Descrição: Este projeto se insere no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto Pedagogia do Campus do Sertão da UFAL. Entendemos que se faz necessário avançar na compreensão do cenário atual que o Brasil vivencia no que tange à política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de duração, investigando e apreendendo de forma consistente como tem ocorrido o processo de transição da criança de seis anos para o ensino fundamental e quais as implicações dessa mudança nos rumos da educação em geral e da formação docente, especificamente. Neste sentido, este subprojeto contempla as duas primeiras etapas da educação básica: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, levando os alunos bolsistas a vivenciarem essas perspectivas no âmbito de sua formação docente. O objetivo principal consiste em possibilitar a imersão dos licenciandos em etapas da educação básica, levando-os a constatar as suas especificidades no plano da dimensão teórica e prática e que, portanto, requerem uma formação docente sólida que comporte tais saberes e fazeres.
    • Nome do projeto: Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, L. S. , FECHINE, J. A. L. , PONTES, J. T. , MOREIRA, J. F. Q. , SILVA, I. R. F. , FAUSTO, F. S. , BEZERRA, E. R. , BARBOSA, J. L. , SANTOS, J. R. S. , FIGUEIREDO, C. T. , SOARES, M. A. , OLIVEIRA, A. S. , SILVA, F. S. , SANTOS, G. S. , VERAS, G. S. , ALMEIDA, R. S. , SOBREIRA, J. S. , VALE, M. J. .
      Descrição: As escolas no campo devem apresentar princípios e orientações didáticas que considerem a realidade geográfica dos sujeitos que a integram, respeitando suas diferenças e consolidando a identidade camponesa. Este processo implica em pensarmos em uma escola do campo, ou seja, instituída a partir dos próprios camponeses. Destarte, a constituição de escolas do/no campo no Alto Sertão de Alagoas exige de nós o conhecimento sobre o atual contexto das escolas em área rural, compreendendo como atualmente se institui seu currículo, os perfis dos docentes que nelas atuam, quais as principais características das turmas inseridas nas escolas, dentre outras questões. Assim, o objetivo geral deste projeto de extensão é construir um diagnóstico das escolas em área rural dos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, dando base para a formação de ações de intervenção nestas instituições segundo os fundamentos da Educação do Campo. Neste sentido, este projeto apresenta dois grandes momentos. No primeiro, traçaremos o diagnóstico propriamente dito, indo às secretarias municipais e às escolas em área rural para levantarmos dados quantitativos e qualitativos destas instituições, considerando discentes, docentes, gestão e infraestrutura. No segundo momento, a partir do diagnóstico constituído, construiremos ações de formação com os docentes das escolas, em parceria com as secretarias municipais. Este projeto se coloca como um primeiro momento da instituição do Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas, que pretende, ao longo dos anos, analisar o contexto das escolas em área rural de todos os municípios deste recorte espacial. Isto se vincula a uma premente necessidade. Muitos camponeses tem apresentado como algo recorrente o fechamento das escolas em povoados, sítios e assentamentos. Mesmo reconhecendo as grandes limitações que muitas destas instituições apresentam, não vislumbramos que o fechamento de escolas como política pública deva ser a orientação para o campo alagoano.
    • Nome do projeto: Caravana de arte e cultura do Alto Sertão de Alagoas: identidades e sociabilidades do povo sertanejo (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARQUES, L. S. , SANTOS, J. R. S. , FECHINE, J. A. L. , MIRANDA, J. T. N. , MELO, J. S. , CAVALCANTI, M. M. S. , LIMA, M. G. S. , LIMA, J. S. , SOARES, M. A. , FIGUEIREDO, C. T. , SANTANA, G. S. , OLIVEIRA, A. S. , SILVA, F. S. , SANTOS, G. S. , VERAS, G. S. , ALMEIDA, R. S. , SOBREIRA, J. S. , NASCIMENTO, A. M. S. .
      Descrição: O Campus do Sertão da UFAL chegou há pouco mais de seis anos e ainda precisa implementar muitas ações que estabeleçam o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes populares. Isto se reforça quando consideramos os índices sociais da região, que necessita de ações de extensão em diferentes campos de conhecimento. Na proposta aqui colocada, pretendemos desenvolver a integração de diferentes campos artísticos na compreensão do ser sertanejo, envolvendo ações de cultura e arte nas escolas públicas dos municípios do Alto Sertão de Alagoas. O projeto tem como meta a instituição de um grupo cultural que vá até diferentes escolas desta região com um espetáculo que mescle cinema, teatro, dança, música e literatura com vistas a uma reflexão crítica sobre a identidade territorial sertaneja. Para a construção desta proposta, contamos com uma equipe formada por docentes que desenvolvem ações na área de ensino em Ciências Humanas (especificamente Geografia e História). Consideramos que este projeto, mais do que pensar em um espetáculo exógeno ao cotidiano das escolas públicas, deve levantar as diferentes manifestações culturais e artísticas que os jovens escolares já estabelecem no seu cotidiano. Estas manifestações deverão ser a principal matéria-prima do espetáculo, que ao mesmo tempo em que pensa sobre as dificuldades presentes no dia-a-dia, problematiza sobre as diversas potencialidades regionais, quebrando estereótipos. Pretendemos dividir o projeto em dois momentos. Na primeira fase temos a organização da apresentação, levantando diferentes recursos para a composição do espetáculo tais como músicas, danças, literatura de cordel etc. Assim, estruturaremos a apresentação em diálogo constante com as comunidades que receberão o espetáculo. Na segunda fase traçaremos e implementaremos o roteiro da caravana, visitando escolas dos municípios de Água Branca; Canapi; Delmiro Gouveia; Inhapi; Mata Grande; Olho d'Água do Casado; Pariconha; Piranhas, considerando escolas rurais e urbanas.
    • FIGUEIREDO, C. T. ; MARQUES, L. S. . Métodos e técnicas de pesquisa e ensino nas ciências humanas: diálogos interdisciplinares geografia e história. 2014 - Simpósio temático
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
        Título: Planejamento pedagógico e realidade curricular: contradições de um processo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Feira de Santana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Estudante
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Estudante do Núcleo de Pós-grad em Geografia
    • Universidade Federal de Alagoas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Geografia Ensino & Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Caminhos de Geografia (UFU):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • GEOGRAFIA (LONDRINA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Discente do doutorado em Geografia Humana
    • CADERNO DE GEOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Diversitas Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • GEOFRONTER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Terra Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • University of Sussex:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Doutorado Sandwich