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Luiz Fernando de França

    • Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2002), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006), e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2018). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) literatura e sociedade nos países africanos de língua portuguesa e em textos poéticos e narrativos das literaturas afro-brasileira e afro-amazônica, assim como diálogos temáticos ou estruturais entre as literaturas de língua portuguesa, com ênfase nas relações literárias entre Brasil e África; 2) relações étnico-raciais na literatura brasileira e em textos das literaturas infantil e juvenil, bem como a presença de discursos racistas e/ou antirracistas em obras literárias e em livros didáticos; 3) africanidades da cultura brasileira e amazônica, como também o ensino de literatura e cultura africana, afro-brasileira e afro-amazônica na escola; 4) manifestações culturais e literárias de "comunidades remanescentes de quilombos" da região amazônica e Educação Escolar Quilombola; 5) ações afirmativas na Educação Básica e no Ensino Superior

       

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    • Coordenador do Projeto de Pesquisa "Literatura afro-amazônica: registro e análise de narrativas orais das comunidades remanescentes de quilombos da região oeste do Pará"
    • Coordenador do AFROLIQ - Grupo de Estudos de Literatura, História e Cultura Africana, Afro-amzônica e Quilombola
    • FRANÇA, L. F. . Uns contos iguais a muitos: estórias africanas, relações de trabalho e estrutura narrativa no contexto colonial angolano e moçambicano (décadas de 1950/60). Curitiba : Appris, 2019 . 401p. ISBN: 9788547332549.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 6
    • FRANÇA, L. F. . Uma estrutura narrativa de denúncia do trabalho forçado: estórias africanas de violência e resistência Revista Fim do Mundo , v. 1 , p. 281 - 305 , 2021. ISSN: 26753871.
    • FRANÇA, L. F. ; GUIMARAES, R. G. . ESTÓRIAS QUILOMBOLAS, ESTRUTURA NARRATIVA E SENTIDO SOCIAL: os fatores sócio-culturais como elementos estéticos Revista Galo , v. 1 , p. 13 - 24 , 2020. ISSN: 26757400.
    • FRANÇA, L. F. ; SANTOS, I. R. J. ; PINTO, J. H. J. . Perfil social e racial dos(as) estudantes quilombolas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018) REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 14 , p. 1 - 20 , 2020. ISSN: 22370315.
    • FRANÇA, L. F. . O ?Caindumbo?: Colonialismo, Trabalho e Racismo em Brancos e Negros, de Guilhermina de Azeredo REVISTA CRIOULA (USP) , v. 23 , p. 248 - 260 , 2019. ISSN: 19817169.
    • FRANÇA, L. F. . Desconstrução dos estereótipos negativos do negro em Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, e em O menino marrom, de Ziraldo ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 31 , p. 111 - 127 , 2009. ISSN: 15180158.
    • FRANÇA, L. F. ; Silva Mello, F A. da . A personagem negra na literatura infantil de Olavo Bilac: valores ideológicos Signotica (UFG) , v. 18 , p. 113 - 130 , 2007. ISSN: 01037250.
    • França, Luiz Fernando de ; TEIXEIRA, Priscila Castro . ESPAÇOS DISTINTOS, NARRATIVAS CONVERGENTES: ENGAJAMENTO LITERÁRIOEM MARCIO SOUZA E LUANDINO VIEIRA. Línguas e literaturas na Amazônia: pesquisa, ensino e perspectivas, v. , p. 121 - 145, 2021.
    • FRANÇA, L. F. . Perfil das(os) estudantes quilombolas matriculadas(os) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018). Políticas, concepções e práticas de ação afirmativa: reflexões a partir de uma universidade Amazônica, v. 1, p. 143 - 179, 2021.
    • FRANÇA, L. F. . ?Uns contos iguais a muitos?: narrativas curtas e relações de trabalho no contexto colonial angolano e moçambicano (décadas de 1950 e 1960). ?Uns contos iguais a muitos?: narrativas curtas e relações de trabalho no contexto colonial angolano e moçambicano (décadas de 1950 e 1960), v. 1, p. 1 - 482, 2017.
    • FRANÇA, L. F. . Animalesca, demoniaca e ignorante: a personagem Tia Nastácia em Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Livro Fronteiras discursivas - espaços de significação entre a linguagem, a história e a cultura, v. 01, p. 01 - 300, 2007.
    • FRANÇA, L. F. . 'Uns contos iguais a muitos': introdução à analise estrutural de narrativas angolanas engajadas. In: III CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguisticos e Literários na Amazônia , 2011 , Belém. Livro de resumos e programação - Silvio Holanda e Elissandra Araújo (Orgs.). : , 2011. p. 174 - 175.
    • FRANÇA, L. F. . Estudo da materialização artística do engajamento: considerações sobre o conto ?Dina?, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana. In: Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE , 2014 , Belém. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE - Acões Afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais. Belém : , 2014.
    • FRANÇA, L. F. . O fio d?água do quilombo : uma narrativa do Zambeze no Amazonas?. São Paulo : Prumo , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FRANÇA, L. F. . Orelha do livro 'O fio D`água do quilombo: uma narrativa do Zambeze no Amazonas''. São Paulo : Editora Primo , 2013 (Orelha de livro)
    • FRANÇA, L. F. . Palestra-Live ?População negra: as ?veias abertas? das desigualdades raciais e sociais históricas em tempo de Covid-19?. 2020 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas: da legislação anti-racista à prática pedagógica. 2020 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . A importancia da Consciência Negra hoje. 2019 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . 'Quais Literaturas africanas conhecemos?'. 2019 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . 'Literatura Infantil e Negritude: por uma estética anti-racista na escola'. 2019 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Mesa redonda 'Educação Escolar Quilombola: história, Memória e Territorialidade'. 2019 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Mesa redonda 'A formação em Letras'. 2018 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . ?Vozes das que ficaram?: conto, contrato e a violência contra mulheres e crianças. 2017 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Mediação da mesa de debate ?Manifestação do racismo e do antirracismo em um momento de retrocesso de direitos?. 2017 (Outra)
    • FRANÇA, L. F. . Mediação da mesa de debate ?Relações Étnico-Raciais na Amazônia e os desafios para a Academia?. 2017 (Outra)
    • FRANÇA, L. F. . ?Uns contos iguais a muitos?: narrativas curtas e relações de trabalho no contexto colonial angolano e moçambicano (décadas de 50 e 60). 2017 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . ?Terra Sonâmbula? (o filme) ? literatura e história. 2015 (Outra)
    • FRANÇA, L. F. . Trabalho e racismo em Angola e Moçambique: considerações sobre o contexto colonial. 2016 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Literatura e trabalho no contexto colonial angolano e moçambicano: primeiras aproximações. 2015 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . O CONTO E O CONTRATO: a formalização do ?trabalho forçado? em Estórias de Contratados, de Costa Andrade. 2015 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . ?Uns contos iguais a muitos?: narrativas curtas e relações de trabalho no contexto colonial angolano e moçambicano. 2015 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . A ESTRUTURA DO ENGAJAMENTO: formalização artística e condições de trabalho em ?Estórias de contratados?, de Costa Andrade e em ?Nós matamos o Cão-Tinhoso?, de Luís Bernardo Honwana. 2014 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Estudo da materialização artística do engajamento: considerações sobre o conto ?Dina?, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana. 2014 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Racismo, Anti-racismo e Educação. 2009 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . ?Uns contos iguais a muitos?: introdução à análise de narrativas angolanas engajadas. 2011 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Racismo na obra de Monteiro Lobato: estudo da personagem Tia Nastácia em Reinações de Narizinho. 2010 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Mulheres negras na literaturas infantil brasileira. 2010 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Literatura infantil e negritude. 2008 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . O nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. 2001 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Relação do estudante de Letras com a Universidade e a Pesquisa. 2002 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . o nacionalismo em Urupês e O poço de Visconde de Monteiro Lobato. 2002 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . A formação do aluno pesquisador. 2003 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Miscigenação e branqueamento nas cartas, de Monteiro Lobato. 2003 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Sonho de um brasileiro, imagem de uma nação: entre o passadista e o moderno, o naci onal na obra de Monteiro Lobato. 2004 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . A Imagem do negro na Literatura Infanto-Juvenil Brasileira. 2004 (Outra)
    • FRANÇA, L. F. . Africanidade e Literatura. 2004 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Feia, passiva e fiel: a personagem negra em Poesias infantis, de Olavo Bilac e Contos Pátrios, de Bilac e Coelho Neto. 2004 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. ; Mello, V. C. C. de ; Mützemberg, J. ; Silva Mello, F A. da . A prática da leitura em Mato Grosso no século XX. 2004 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Menina bonita e menino marrom: negros lindos e inteligentes. 2005 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Fronteiras, identidades e imaginário: inculcações e confrontos. 2005 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . As personagens negras na literatura infanto-juvenil brasileira. 2005 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . Animalesca, demoniaca e ignorante: a personagem Tia Nastácia em Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. 2005 (Comunicacao)
    • FRANÇA, L. F. . De demônio a herói: a personagem negra na literatura infantil. 2006 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . leitura na escola: a proposta do PCN-Lingua Portuguesa. 2007 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Implementação da lei 10.639: as contribuições da literatura infantil brasileira. 2007 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . Literatura infantil e negritude. 2007 (Conferência)
    • FRANÇA, L. F. . A formação em Letras. 2018
    • FRANÇA, L. F. . III Você pesquisa? Então Mostre!. 2006 (UNEMAT)
    • FRANÇA, L. F. . I Noite da Poesia. 2009 (Universidade do Estado do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . O romance romantico: forma e conteúdo. 2009 (Universidade do Estado do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . I noite de poesias da UFOPA: poesias, músicas e devaneios. 2011 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. ; OLIVEIRA NETO, U. M. ; SANTOS, Z. H. ; LIMA, R. . I Congresso Amazônico de Estudos Literários e Culturais - CAELC. 2011 (Universidade Federal do Oeste de Pará-UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . II Semana da Consciencia negra da UFOPA. 2012 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . I Semana da Consciencia negra da UFOPA. 2011 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . Palestra "Educação Escolar Quilombola". 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . Palestra "Cotas para negros (as) na universidade como mecanismo de luta para a promoção da igualdade étnica e racial". 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . Palestra "Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola". 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . Consciencia Negra 2013. 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . Palestra "Branquitude e relações raciais no Brasil". 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . IV Semana da Consciência Negra da UFOPA. 2015 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . V Semana da Consciência Negra. 2016 (UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . VII Semana da Consciência Negra da UFOPA. 2018 (UFOPA)
    • FRANÇA, L. F. . VIII Semana da Consciência Negra da UFOPA. 2019 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . Minicurso "Efeitos psicossociais do Racismo". 2013 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • FRANÇA, L. F. . Linguagem 03. 2007 (Unemat)
    • FRANÇA, L. F. . Linguagem 04. 2007 (Unemat)
    • FRANÇA, L. F. . Linguagem 02. 2007 (Unemat)
    • FRANÇA, L. F. ; MEIRELES, M. C. . Relatório Final PIBIC/UFOPA/2010-2011. 2011
    • FRANÇA, L. F. ; MEIRELES, M. C. . Relatório Parcial PIBIC/UFOPA/2010-2011. 2010
    • Nome do projeto: A arte da região sul do Pará: obras, procedimentos e temas. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Objetivo Geral Analisar as produções artísticas da região sul do Pará, considerando suas características estéticas e ideológicas. Objetivos Específicos Discutir os aspectos convergentes e divergentes existentes entre a arte produzida no sul do Pará e as demais regiões do estado; Investigar as produções dos artistas da região, com o objetivo de discutir seus procedimentos formais e suas escolhas temáticas; Analisar obras literárias (poemáticas, narrativas e dramáticas) a fim de estabelecer aproximações estéticas e conteudísticas; Refletir sobre produções literárias populares (literatura de cordel, narrativas orais, lendas, mitos etc.) existentes na região, bem como sobre as demais manifestações artísticas, tais como a música, a escultura, a arquitetura etc; Discutir as produções artísticas enquanto instrumento que contribuem para a construção de uma identidade regional;
    • Nome do projeto: Literatura Afro-amazônica: registro e análise de narrativas orais das comunidades remanescentes de quilombos da região oeste do Pará. (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Para a implementação das leis 10. 639, de 09 de Janeiro de 2003 (que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares; bem como inclui conteúdos como ?estudo da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica, e política pertinentes à História do Brasil?) e 12.288, de 20 de Julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial (e que, dentre outras políticas, assegura aos ?remanescentes das comunidades dos quilombos o direito à preservação de seus usos, costumes, tradições e manifestos religiosos, sob a proteção do Estado?) é fundamental que a Universidade Federal do Oeste do Pará ? UFOPA, enquanto instituição pública, priorize estudos que tenham como foco as comunidades remanescentes de quilombos da região. Este projeto, considerando os objetivos do Grupo de Pesquisa Literatura, Ensino e Africanidades, pretende discutir a produção artística afro-amazônica das comunidades remanescentes de quilombo da região oeste do Pará, com ênfase no registro e análise de narrativas orais. Essas manifestações literárias orais, criadas a partir do convívio cotidiano e coletivo entre os membros das comunidades, além do diálogo com outras formulações artísticas e culturais, são contadas pelas pessoas mais antigas das comunidades, que funcionam como verdadeiros depositários e condutores do imaginário intercultural e da memória coletiva. Dessa forma, são narrativas que tratam de temas que materializam práticas e discursos sociais do coletivo, sua maneira de compreender a sociedade e sua própria realidade; logo, a oralidade e o imaginário participam do próprio processo de identificação cultural do povo quilombola-amazônico. Nesse sentido, não resta dúvida de que estamos diante de uma ?poética da vida social? quilombola e amazônica. Palavras-chave
    • Nome do projeto: Africanidades em sala de aula: formando professores para o ensino de Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas de Santarém-PA (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Considerando a necessidade de implementação da Lei 10. 639, de 09 de Janeiro de 2003 (que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras), o programa ?Africanidades em sala de aula: formando professores para o ensino de Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas de Santarém-PA?, sustentado pelas ?Diretrizes Curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira a Africana? (CNE CP 03/2004), tem por objetivo central promover, a partir das várias dimensões que envolvem a temática ?Cultura Afro-Brasileira e Africana?, a formação dos professores das escolas públicas de Santarém-PA, com intuito de constituir ?novas mentalidades?, posturas profissionais reflexivas e críticas diante do tema e, sobretudo, uma educação antirracista e reparadora. De maneira mais específica, o que se propõe aqui é a realização de um curso de formação continuada para os educadores, que se constitua como espaço de desconstrução de estereótipos e ideologias racistas e possibilite a formulação de um processo de re-significação dos elementos culturais afro-brasileiros e africanos. Palavras-Chave: Africanidades, Cultura Afro-Brasileira e Africana, Educação Antirracista
    • Nome do projeto: Quilombolas na UFOPA: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018) (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa pretendemos analisar a situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018)?. É preciso que a instituição, para além do acesso, oportunizado pelo PSEQ, reflita sobre a situação acadêmica dos quilombolas não apenas para apontar problemas no percurso estudantil, mas sobretudo para indicar caminhos para a superação das dificuldades. E isso só será possível a partir de um mapeamento completo que caracterize a presença desse grupo étnico-racial dentro da universidade, investigue criticamente as situações e apresente incidências que requerem intervenção e apoio institucional. Por meio de entrevistas e aplicações de questionários, a intenção é ouviu estudantes, professores, técnicos e gestores, assim como lideranças do movimento quilombola e negro. Ao final da pesquisa, almejamos lançar a cartilha ?Quilombolas na UFOPA? com os dados levantados e proposições.
    • Nome do projeto: Projeto de Ensino e Acompanhamento ?REDAÇÃO ACADÊMICA: PRÁTICAS DE ESCRITA E LEITURA NA UNIVERSIDADE? (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Criado em 2019, o projeto de ensino e acompanhamento ?Redação acadêmica: práticas de escrita e leitura na universidade? não se configura como um curso de ?redação científica? com início e término pré-definidos dentro na universidade. Muito pelo contrário. Ainda que os prazos sejam importantes, o projeto se diferencia pela sua natureza de ação ?permanente?, ou seja: para além de uma formação coletiva e presencial em leitura e escrita, o objetivo é oferecer aos participantes uma possibilidade de acompanhamento ?contínuo? em situações práticas de escrita acadêmica, considerando as exigências dos cursos, dos projetos acadêmicos, das disciplinas, e as necessidades dos próprios estudantes envolvidos. O público-alvo do projeto, considerando também a Resolução nº 200/2017, são: a) estudantes quilombolas e indígenas; a) estudantes beneficiários da Política de Ações Afirmativas da UFOPA: negros(as), pessoas com deficiência, população LGBT; e c) Estudantes incluídos no Programa Especial de Ajuste de Percurso da UFOPA.
    • Nome do projeto: PROJETO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: "Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes quilombolas da UFOPA" (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: Com o objetivo de garantir o acesso dos(as) estudantes quilombolas à UFOPA e acompanhamento na trajetória acadêmica, o Projeto Integrado ?Baobá: acesso e acompanhamento de estudantes quilombolas na UFOPA? surge da justaposição de três projetos acadêmicos convergentes já em funcionamento na UFOPA: 1) o projeto de pesquisa ?Quilombolas na UFOPA: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018)?; 2) o projeto de ensino e acompanhamento ?Redação acadêmica: práticas de escrita e leitura na universidade?;e 3) o projeto de extensão ?Cursinho Quilombola: Preparando estudantes quilombolas para o Processo Seletivo Especial da UFOPA - PSEQ?. Para atingir o objetivo da proposta, as atividades estão sendo desenvolvidas a partir de procedimentos que agregam conjuntamente a tríade ?ensino ? pesquisa ? extensão?. Essa integração permitirá uma maior coesão entre os projetos ? garantia de acesso, acompanhamento e monitoramento dos(as) estudantes ? e o fortalecimento e ampliação das atividades acadêmicas já em desenvolvimento. Dois exemplos: 1) se hoje já estamos iniciando ações de acompanhamento pedagógico em ?redação acadêmica?, com a realização deste projeto integrado poderemos ampliar atividades dessa mesma natureza para outras áreas que os estudantes apresentam dificuldades, como nas ?ciências exatas? e em informática; 2) atualmente estamos também diagnosticando os problemas enfrentados pelo estudante quilombola em sua trajetória acadêmica (sobretudo os revelados na configuração do histórico escolar), com o projeto, além do diagnóstico, poderemos desenvolver um sistema de informação (o Sistema Baobá) que possa monitorar semestralmente esse percurso acadêmico. Por sinal, a produção de sistemas de informação em torno das Políticas de Ações Afirmativas hoje se constitui uma necessidade incontornável para nossa instituição.
    • Nome do projeto: África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: O projeto de pesquisa África, Brasil e Amazônia: diálogos literários, culturais e pedagógicos, tem por objetivo principal desenvolver estudos de produções literárias e culturais africanas, afro-brasileiras, afro-amazônicas e quilombolas, em perspectiva comparada. O trabalho de análise, considerando as relações entre literatura, cultura e a vida social, pretende caracterizar manifestações dos países africanos de língua portuguesa e da diáspora negra no Brasil e na Amazônia procurando identificar possíveis diferenças e aproximações estéticas, discursivas e temáticas. Além do trabalho de análise, o projeto pretende também produzir materiais didáticos para ao ensino de literatura africana e quilombola na Educação Básica.
    • Nome do projeto: Cursinho Quilombola: preparando estudantes quilombolas para o Processo Seletivo Especial da UFOPA (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANÇA, L. F. .
      Descrição: O Cursinho Quilombola é um projeto de intervenção social que tem por objetivo contribuir na preparação dos quilombolas interessados em participar do Processo Seletivo Especial Quilombola da UFOPA - PSEQ. Nesse sentido, o projeto se constitui como fase pré-universitária de formação de estudantes que já concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio, com ênfase na oferta de aulas de leitura e interpretação de textos sobre história, cultura e território quilombola. Todavia, considerando sua estreita relação com o movimento quilombola, o cursinho também se coloca no contexto atual como instrumento de mobilização da juventude quilombola e negra para a luta pela garantia de direitos, para o enfrentamento do racismo e para a valorização e dos elementos culturais e identitários que envolvem a população negra como um todo e as comunidades quilombolas de forma específica.
    • Graduacao:
      • Curso: LETRAS
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso
        Título: O Nacionalismo nas obras Urupês e O Poço de Visconde, de Monteiro Lobato
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos de Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Efetivo
    • Universidade Federal do Oeste do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto