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Marina Grilli Lucas Silva

    • Graduada em Pedagogia e Letras, Mestra em Letras e Doutoranda em Educação, atualmente bolsista do CNPq. Atuou como docente de Extensão no Instituto Singularidades e ministra workshops de formação docente continuada desde 2019. Realiza pesquisas em Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: decolonialidade, translinguismo, educação bilíngue, metodologia de ensino de línguas, ensino de alemão, história do ensino de línguas no Brasil, políticas linguísticas, CLIL, formação de professores. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Paulista de Professores de Alemão (APPA). Tem experiência no ensino de inglês e alemão para alunos de todas as idades, atuando como professora desde 2006. Mantém o perfil no Instagram @educacaolinguistica.

       

      Links:    

    • GRILLI, MARINA . A abordagem CLIL na graduação em Letras/Alemão: pontes possíveis PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 25 , p. 172 - 201 , 2022. ISSN: 19828837.
    • GRILLI, MARINA . The Influence of English in the German Learning Process: Transfer, Interference and Conflict German as a Foreign Language Journal , v. 22 , p. 58 - 80 , 2021. ISSN: 14709570.
    • GRILLI, MARINA . A práxis pedagógica no ensino de alemão: reflexões formativas PROJEKT (CURITIBA) , v. 60 , p. 22 - 30 , 2021. ISSN: 15179281.
    • GRILLI, MARINA . Leitura e compreensão de leitura em língua estrangeira Leitura. Teoria & Prática (Campinas) , v. 39 , p. 31 - 46 , 2021. ISSN: 0102387X.
    • GRILLI, MARINA ; PUH, MILAN . O ENSINO DE ALEMÃO ENQUANTO ATO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE REVISTA TRAMA (CASCAVEL. IMPRESSO) , v. 17 , p. 123 - 133 , 2021. ISSN: 18075711.
    • GRILLI, MARINA . Por que usar a LM na aula de LE LINGUAGEM EM FOCO , v. 12 , p. 30 - 49 , 2021. ISSN: 26748266.
    • GRILLI, MARINA . Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE , v. 7 , p. 904 - 930 , 2021. ISSN: 23591064.
    • GRILLI, MARINA . Descomplicando a metodologia de pesquisa para professores PROJEKT (CURITIBA) , v. 59 , p. 39 - 44 , 2020. ISSN: 15179281.
    • GRILLI, MARINA . DECOLONIZING THE PRECARIAT WITHIN THE PANDEMIC: Covid-19 versus Human Sciences REVISTA OBSERVATÓRIO , v. 6 , p. a6en - 13 , 2020. ISSN: 24474266.
    • GRILLI, MARINA . German as a foreign language and multilingual education in Brazil and in Europe PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO) , v. 19 , p. 175 - , 2016. ISSN: 14141906.
    • GRILLI, MARINA . A influência do plurilinguismo na L1 - ou por que o padrão monolíngue já não se aplica REVISTA DA ABRALIN , v. 19 , p. 1 - 4 , 2020. ISSN: 01027158.
    • GRILLI, MARINA . PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL: MÉTODOS E POLÍTICAS LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB) , v. 12 , p. 415 - 435 , 2020. ISSN: 19819943.
    • GRILLI, MARINA . Combatendo fake news: o papel da literacia no pensamento crítico. Resenha da conferência ?A Literacia e seus desafios: promover o pensamento crítico em pessoas sub-letradas?, proferida por Régine Kolinsky REVISTA DA ABRALIN , v. 19 , p. 1 - 5 , 2020. ISSN: 01027158.
    • GRILLI, MARINA . DECOLONIZAR O PRECARIADO EM MEIO À PANDEMIA: Covid-19 versus Ciências Humanas REVISTA OBSERVATÓRIO , v. 6 , p. a6pt - 13 , 2020. ISSN: 24474266.
    • GRILLI, MARINA . Como ensinar línguas? Do método ao pós-método PROJEKT (CURITIBA) , v. 57 , p. 36 - 41 , 2019. ISSN: 15179281.
    • GRILLI, MARINA . CLIL em alemão no Brasil e a competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 22 , p. 48 - 74 , 2019. ISSN: 19828837.
    • GRILLI, M. . O livro Português: Linguagens (vol. 1) ? Ensino Médio e algumas contradições Revista Alpha , v. 17 , p. 85 - 96 , 2016. ISSN: 15186792.
    • GRILLI, MARINA . A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação em Letras. O ensino de alemão em contexto universitário. Modalidades, desafios e perspectivas, v. 1, p. 145 - 167, 2017.
    • GRILLI, MARINA . Pandemia X Periferia: a reprodução da desigualdade através do ensino à distância . Revista Futuro do Pretérito , São Paulo , 24 nov. 2021.
    • GRILLI, MARINA . Lattes: apagão e resistência . Revista Futuro do Pretérito , São Paulo , 24 nov. 2021.
    • GRILLI, MARINA . 'Conversa com quem manja': Profa. Dra. Barbra Sabota (UEG) . Revista Futuro do Pretérito , São Paulo , 24 nov. 2021.
    • GRILLI, MARINA . 'Conversa com quem manja': Ênio Costa, doutorando em Educação na UNEB . Revista Futuro do Pretérito , São Paulo , 16 jul. 2021.
    • GRILLI, MARINA . 'Conversa com quem manja': Profa. Dra. Emanuela Rútila Monteiro (UERN) . Revista Futuro do Pretérito , Faculdade de Educação da USP , 23 mar. 2021.
    • GRILLI, MARINA . A abordagem CLIL e a leitura na graduação em Letras/Alemão. In: 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2019 , Curitiba. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopolso : Casa Leiria, 2019. p. 223 - 235.
    • GRILLI, MARINA . A abordagem CLIL e o desenvolvimento da leitura na graduação em Letras/Alemão. In: 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2018 , Curitiba. Caderno de resumos do 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo : Casa Leiria, 2018. p. 123 - 123.
    • GRILLI, MARINA . Os currículos de Letras/Alemão no Brasil e seus recursos para uma aprendizagem satisfatória de ALE. In: II Congresso da ABEG , 2017 , Florianópolis. Anais do II Congresso da ABEG. Florianópolis : CCE/UFSC, 2017. p. 298 - 305.
    • GRILLI, MARINA . Os currículos de Letras/Alemão no Brasil e seus recursos para uma aprendizagem satisfatória de ALE. In: II Congresso da ABEG , 2017 , Florianópolis. Caderno de resumos do II Congresso da ABEG. : , 2017. p. 102 - 103.
    • GRILLI, M. . O Ensino Integrado de Língua e Conteúdo na formação de professores brasileiros de alemão. In: II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP , 2016 , São Paulo. Caderno de Resumos - II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP. : , 2016. p. 63 - 63.
    • GRILLI, M. . Transferência, Interferência e Áreas de conflito na influência do inglês na aprendizagem do alemão. In: I Congresso da ABEG , 2016 , São Paulo. I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos ABEG. : , 2016. p. 258 - 266.
    • GRILLI, M. . Ensino e aprendizagem de alemão no Brasil. O plurilinguismo na aula de alemão como terceira língua. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2015 , São Leopoldo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo : Casa Leiria, 2015.
    • SILVA, M. G. L. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: transferência, interferência e usos das formas verbais do passado.. In: 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP , 2014 , São Paulo. 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.. : , 2014.
    • GRILLI, M. . Plurilinguismo e ALE: Pesquisas recentes no Brasil e nos países de língua alemã. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2015 , São Leopoldo. Caderno de resumos do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo : Casa Leiria, 2015. p. 60 - 61.
    • SILVA, M. G. L. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e Áreas de conflito. In: XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos , 2014 , Curitiba. Caderno de Resumos do XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. Curitiba : Quadrioffice, 2014. p. 479 - 480.
    • GRILLI, M. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e Áreas de conflito. In: I Congresso da ABEG , 2015 , São Paulo. I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos ABEG - Caderno de Resumos. : , 2015. p. 49 - 50.
    • GRILLI, MARINA . MÉTODOS NUNCA MAIS! Como aprender e ensinar línguas com autonomia. : , 2021 (E-book)
    • GRILLI, MARINA . Elaboração das provas dos cursos de alemão A1 e A2 da UP Language Consultants.. 2018 (Assessoria)
    • GRILLI, MARINA . Elaboração do cronograma dos cursos de alemão A1, A2, B1 e B2 da UP Language Consultants.. 2016 (Assessoria)
    • GRILLI, MARINA . Challenges for a decolonial Language Education in Brazil. 2021 (Comunicacao)
    • GRILLI, MARINA . Agência docente no ensino decolonial de alemão. 2021 (Comunicacao)
    • GRILLI, MARINA . Educação Bilíngue: a língua como veículo para aprender. 2021 (Conferência)
    • GRILLI, MARINA . A linguagem neutra como resistência à colonialidade linguística. 2021 (Comunicacao)
    • GRILLI, MARINA . From FLT to Language Education - Plurilingualism and Translingualism. 2021 (Conferência)
    • GRILLI, MARINA . Reasons to use the L1 in the Foreign Language Classroom: from Plurilingualism to Translingualism. 2020 (Conferência)
    • GRILLI, MARINA . A abordagem CLIL e o desenvolvimento da leitura na graduação em Letras/Alemão. 2018 (Comunicacao)
    • GRILLI, MARINA . Os currículos de Letras/Alemão no Brasil e seus recursos para uma aprendizagem satisfatória de ALE. 2017 (Congresso)
    • GRILLI, MARINA . O papel da abordagem CLIL no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos de Letras/Alemão na USP. 2016 (Seminário)
    • GRILLI, MARINA . O papel da abordagem CLIL no desenvolvimento da habilidade de leitura dos alunos de Letras/Alemão na USP. 2017 (Comunicacao)
    • GRILLI, M. . O Ensino Integrado de Língua e Conteúdo na Formação de professores brasileiros de alemão. 2016 (Comunicacao)
    • GRILLI, M. . German as a foreign language and multilingual education in Brazil and in Europe. 2016 (Congresso)
    • GRILLI, M. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e Áreas de conflito. 2015 (Comunicacao)
    • GRILLI, M. . Plurilinguismo e ALE: Pesquisas recentes no Brasil e nos países de língua alemã. 2015 (Simposio)
    • SILVA, M. G. L. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: transferência, interferência e usos das formas verbais do passado. 2014 (Simposio)
    • GRILLI, M. . Plurilinguismo e ALE: Pesquisas recentes no Brasil e nos países de língua alemã. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, M. G. L. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e Áreas de conflito. 2014 (Comunicacao)
    • GRILLI, M. . A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e Áreas de conflito. 2014 (Comunicacao)
    • GRILLI, MARINA ; DUBOC, A. P. M. ; BLASIO, T. ; BRAGA, T. M. . INEI Virtual Webinar ?Language and Literacy Education: Cross-National Experiences?. 2021 (INEI - International Network of Education Institutes)
    • GRILLI, MARINA . Ensinar alemão é produzir conhecimento. Mas como divulgar esse conhecimento?. 2020 (APPA - Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • GRILLI, MARINA . CLIL e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil. 2021 (Instituto Singularidades (ISESP))
    • GRILLI, MARINA . Workshop 'Divulgação científica em Linguística Aplicada nas redes sociais'. 2021 (ALAB - Associação Brasileira de Linguística Aplicada)
    • GRILLI, MARINA . A práxis pedagógica no ensino de alemão: reflexões formativas. 2021 (APPA - Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • GRILLI, MARINA . A práxis pedagógica no ensino de alemão: reflexões formativas. 2021 (APPA - Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • GRILLI, MARINA . A História colonial do ensino de línguas no Brasil. 2021 (Educação Linguística - CNPJ 42.897.734/0001-65)
    • GRILLI, MARINA . Desconstruindo o falante nativo. 2021 (Educação Linguística - CNPJ 42.897.734/0001-65)
    • GRILLI, MARINA . Métodos de Ensino de Língua Estrangeira e a condição Pós-Método para professores de alemão. 2019 (APPA - Associação Paulista de Professores de Alemão)
    • GRILLI, MARINA . Os métodos de ensino de línguas e a condição pós-método: para professores de todos os idiomas. 2020 (UP Language Consultants)
    • GRILLI, MARINA . Educação bilíngue: a abordagem CLIL. 2021 (Instituto Singularidades (ISESP))
  • Relatório de Pesquisa: 13
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Doutorado. 2020
    • GRILLI, MARINA . Relatório Final de Mestrado. 2018
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Mestrado. 2017
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Mestrado. 2017
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Mestrado. 2016
    • GRILLI, MARINA . Relatório Final de Iniciação Científica. 2014
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Iniciação Científica. 2013
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Iniciação Científica. 2015
    • GRILLI, MARINA . Relatório Final de Iniciação Científica. 2015
    • GRILLI, MARINA . Relatório de Qualificação de Mestrado. 2017
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Doutorado. 2021
    • GRILLI, MARINA . Relatório de Qualificação de Doutorado. 2021
    • GRILLI, MARINA . Relatório Parcial de Mestrado. 2016
    • Nome do projeto: A influência do inglês na aprendizagem do alemão: Transferência, Interferência e usos das formas verbais do passado (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRILLI, M. .
      Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo avançar um passo na compreensão da influência da primeira língua estrangeira sobre a aprendizagem de uma segunda língua estrangeira por um mesmo indivíduo. Investigamos aqui a influência do inglês na aprendizagem das formas verbais do passado no alemão, em um grupo de alunos do segundo semestre da Habilitação em Alemão do curso de Letras da FFLCH/USP, que já haviam tido experiências com o estudo do inglês. A coleta de dados se deu através da aplicação de quatro atividades escritas. A atividade A consistiu em um questionário sobre os conhecimentos de inglês dos informantes e um pequeno teste para medi-los. A atividade B foi composta por dois relatos em que os participantes deveriam identificar verbos no passado. A atividade C continha exercícios em que deveriam identificar e formar o Präteritum de verbos regulares e irregulares. E a atividade D apresentou uma linha do tempo sobre um conhecido escritor alemão, a ser reescrita em forma de texto no Präteritum. A análise qualitativa do desempenho de alguns participantes selecionados mostrou que o melhor desempenho em todas as atividades foi alcançado pelo informante que não tem conhecimentos sólidos do inglês, embora já tenha estudado a língua. Entretanto, os informantes de nível intermediário em inglês obtiveram resultados bastante divergentes, o que revelou a importância de não se generalizar aprendizes de alemão com conhecimentos de inglês dentro de um mesmo padrão
    • Nome do projeto: Ensino e aprendizagem de alemão no Brasil: O plurilinguismo na aula de alemão como terceira língua (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRILLI, M. .
      Descrição: Esta pesquisa teve o objetivo de contribuir para a investigação do ensino/aprendizagem da língua alemã no Brasil, dentro de um enfoque plurilíngue, ou seja, considerando as outras línguas que compõem a constelação do aprendiz brasileiro de alemão e as consequentes possibilidades de apropriação do conhecimento das mesmas na aprendizagem do alemão. A relevância da observação do aspecto plurilíngue do aprendiz em sala de aula se justifica na medida em que grande parte dos aprendizes de alemão no Brasil já fala outra língua estrangeira, e, mais do que isso, mais de metade da população mundial fala duas ou mais línguas, inclusive porque muitos países são considerados multilíngues. As situações de monolinguismo configuram, portanto, a exceção e não a regra (JESSNER, 2008: 27; TABOURET-KELLER, 1993: 2-3 apud PINTO, 2013: 370). O foco deste trabalho foi a revisão bibliográfica, que acompanhou todo o período de desenvolvimento da pesquisa. A reflexão sobre as consequências da aplicação de estratégias de ensino em contexto multilíngue também permeou toda a pesquisa
    • Nome do projeto: Camadas da colonialidade linguística no Brasil: submissão e subversão (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRILLI, M. .
      Descrição: O problema que motivou esta pesquisa se refere à ideologia que embasa as práticas de ensino de línguas de prestígio no Brasil. O objetivo é investigar iniciativas de resistência decolonial no ensino do alemão enquanto língua de prestígio no Brasil, mais especificamente na região metropolitana de São Paulo, por ser a maior cidade do país e reunir as mais diversas opções de cursos de alemão. Para tanto, o primeiro passo será um levantamento documental focado na Grande São Paulo, para reunir dados sobre as políticas linguísticas para o ensino de alemão e sobre as principais instituições que oferecem cursos da língua. Na parte empírica, serão levantadas as percepções de professores de alemão em formação e já atuantes sobre as possibilidades de descolonizar o ensino de alemão no Brasil.
    • Nome do projeto: A abordagem CLIL e os desafios do ensino universitário de alemão no Brasil (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRILLI, M. .
      Descrição: Este trabalho buscou contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento da competência de leitura em alemão como língua estrangeira. A hipótese inicial era a de que frequentar uma disciplina CLIL ajuda no desenvolvimento da competência de leitura dos graduandos em Letras/Alemão. Após um estudo preliminar, ficou claro que a razão para essa suposta evolução da competência de leitura não é a carga de leitura que exigida por uma disciplina CLIL, e sim a grande carga de input linguístico geral que ela oferece. A partir dessa informação, foram elaborados instrumentos de coleta de dados de alunos que cursavam a disciplina e de um grupo de controle, e a análise dos dados coletados mostrou que o único aluno cuja competência de leitura realmente apresentou melhora durante a disciplina teve seu primeiro contato com um input linguístico denso durante as aulas CLIL. Concluiu-se que cursar uma disciplina CLIL auxilia no desenvolvimento da leitura do aluno que já construiu uma base de conhecimentos da língua alemã, mas ainda não tem experiência como leitor.
    • GRILLI, MARINA . Sobrevivendo entre lobos: a história de uma criança escondida em uma mala para sobreviver no campo de concentração. 2017 - Preparação de texto de romance de bruno apitz, traduzido do alemão
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Letras - Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Sant'Anna
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • EMEF Vereador Antonio Sampaio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estagiária em cumprimento da carga horária necessária para obter a licenciatura em Pedagogia. Acompanhei aulas do Ensino Fundamental I, entrei em contato com a rotina da coordenação, observei reuniões de professores e realizei entrevistas com os mesmos. Também ajudei na organização da Festa Junina da escola e fui responsável pelo caixa da festa.
        Outras informações: Estagiária na área pedagógica
    • Wizard Brasil (SP):
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • AllTogether Bilingual School:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora bilíngue (português/inglês) responsável por uma turma na faixa etária dos 3 anos.
        Outras informações: Professora de Educação Infantil Bilíngue
    • Instituto Cultural Norte-Americano (CNA):
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Associação Nóbrega de Educação e Assstência Social (ANEAS) - Colégio São L:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Revisora de provas, atividades e outros documentos escritos em português, em cargo temporário, junto ao setor de Publicações do colégio.
        Outras informações: Revisora de texto
    • Centro Cultural Americano Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de inglês para adolescentes e adultos, em todos os níveis, na unidade Vila Maria.
        Outras informações: Professora de inglês
    • Skywards Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de inglês para adolescentes e adultos, em todos os níveis, na unidade Vila Sabrina.
        Outras informações: Professora de inglês
    • PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • EntreLetras (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • PROJEKT (CURITIBA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • PORTO DAS LETRAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Futuro do Pretérito:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Responsável por trazer diálogos com autoridades da Educação e por avaliar artigos submetidos por alunos de graduação.
    • Instituto Superior de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pelo planejamento e execução do curso de extensão "Educação bilíngue: a abordagem CLIL".
        Outras informações: Docente de Extensão
    • Olhar de Profesor:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).