Não autenticado |

Cibelle Correia da Silva

    • Graduou-se em 2002 em Letras Português/Espanhol na Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado (2010) e doutorado (2017) em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo. Pesquisa Oralidade e (Des)cortesia na língua espanhola e na língua portuguesa. De 2013 a 2019 participou do Grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural da USP (CNPQ). De 2008 a janeiro de 2014 foi professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio. Desde fevereiro de 2014 é professora de espanhol do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo. Atua nos cursos Técnicos Integrados (Ensino Médio) e no curso Superior de Turismo. Também é coordenadora do projeto de extensão PertenSer: Construção de Interculturalidade com crianças migrantes e como participante desse projeto iniciou suas pesquisas em Educação Intercultural e Pedagogia Decolonial.

       

      Links:    

    • SILVA, C. C. . La pedagogía decolonial y la interculturalidad crítica en la clase de español: una contribución a la lucha antirracista.. Arcabouço Pedagógico para o Estudo Étnico-Racial e Ambiental, v. , p. 50 - 57, 2022.
    • SILVA, C. C. . O ato de criticar: representações no cinema. Brasil e Argentina: estudos discursivos comparados, v. , p. 59 - 91, 2021.
    • Sousa, Agdo José Farias de ; SILVA, C. C. ; Pinto, Paula Hellen de Almeida . PROJETO PERTENSER: CONSTRUÇÃO DE INTERCULTURALIDADE COM CRIANÇAS MIGRANTES - LÍNGUA E LINGUAGENS. In: II MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO , 2020 , São Paulo. Anais da II Mostra de Projetos de Extensão, 10 a 12 de novembro de 2020. : , 2020.
    • SILVA, C. C. . Conectores Pragmáticos en Boquitas Pintadas. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2008.
    • SILVA, C. C. . Atos de fala e cortesia em Boquitas Pintadas. In: 1º Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (I CIPLOM) , 2010 , Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. : Formato digital, 2010.
    • SILVA, C. C. . Estratégias de Polidez em. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2006 , Rio de Janeiro. Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2006.
    • SILVA, C. C. . A crítica de um herói.. In: VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal , 2007 , São Paulo. VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal. : , 2007.
    • Andrade, A. M. ; SILVA, C. C. . Cortesía y Relevancia en el portugués de Brasil y español de Chile. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAl) , 2008 , Montevidéu. XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAl). : , 2008.
    • SILVA, C. C. . Marcadores Conversacionais em "Valentin". In: IV Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes (ENLETRARTE) , 2009 , Campos dos Goytacazes. Anais do 4° Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes. Campos dos Goytacazes : Essentia Editora, 2009.
    • BRIZ, A. ; PONS, S. ; PORTOLES, J. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. ; SILVA, L. A. ; SILVA, C. C. ; ANDRADE, Adriana Marcelle de ; BLANCO, R. C. H. C. . Tradução para o português do DPDE (Diccionario de Partículas Discursivas del Español). : , 2016 (Tradução)
    • SANTORO, E. ; SILVA, C. C. ; ANDRADE, Adriana Marcelle de ; BLANCO, R. C. H. C. . Hablar es actuar: la competencia pragmática en el desarrollo de la producción oral en lengua extranjera.. Lima : Istituto Italiano di Cultura , 2016 (Tradução)
  • Apresentações de Trabalho: 19
    • SILVA, C. C. . A observação do texto conversacional na aula de conversação​. 2018 (Outra)
    • SANTOS, Leticia Araujo dos ; Sousa, Agdo José Farias de ; SILVA, C. C. . PROJETO PERTENSER: CONHECENDO OS POVOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO ? IDENTIDADE, PRECONCEITO, HIBRIDISMO. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . OS MARCADORES DISCURSIVOS NO ATO DE FALA DA CRÍTICA NO CINEMA: CORTESIA OU DESCORTESIA?. 2021 (Comunicacao)
    • Sousa, Agdo José Farias de ; SILVA, C. C. ; Pinto, Paula Hellen de Almeida . [Apresentação oral] - PROJETO PERTENSER: CONSTRUÇÃO DE INTERCULTURALIDADE COM CRIANÇAS MIGRANTES - LÍNGUA E LINGUAGENS. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS SÃO PAULO. DE OBRIGATÓRIA A OPTATIVA: MEMÓRIA E PRESENÇA.. 2019 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . ? Pedidos na perspectiva da Pragmática cross-cultural: atos de fala, cultura e cognição ?. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . Pragmática Sociocultural em corpus ficcional: o ato de fala da crítica no cinema.. 2018 (Conferência)
    • SILVA, C. C. ; OLIVEIRA, R.A.D. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. ; SANTORO, E. ; NETO, Mayara S. ; SILVA, L. A. ; BLANCO., Y. C. . (In)diretividade nos pedidos em português brasileiro, espanhol, italiano e alemão.. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . Cortesia Linguística: Algumas perspectivas teóricas e manifestações de cortesia em um diálogo literário.. 2016 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . La (Des)cortesía en críticas y consejos. 2014 (Congresso)
    • ANDRADE, Adriana Marcelle de ; SILVA, C. C. . La Cortesía Verbal en los encuentros orales con fines de estudio de la Universidad: hábitos sociales en São Paulo y Santiago de Chile. 2013 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . Cortesía en el ámbito público y privado: Argentina X Brasil. 2013 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . Conectores Pragmáticos en. 2008 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . Estrategias de atenuación en los diálogos de la novela Boquitas Pintadas. 2010 (Outra)
    • SILVA, C. C. . Atos de fala e cortesia em Boquitas Pintas. 2010 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . Marcadores Conversacionais em 'Valentin'. 2009 (Outra)
    • SILVA, C. C. ; Andrade, A. M. . Cortesía y Relevancia en el portugués de Brasil y español de Chile.. 2008 (Congresso)
    • SILVA, C. C. . A crítica de um herói: estratégias de polidez em Diários de Motocicleta.. 2007 (Outra)
    • SILVA, C. C. . Estratégias de Polidez em. 2006 (Congresso)
    • SANTORO, E. ; SILVA, L. A. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. ; PORCELLATO, A. M. ; MHEREB, A. L. ; SILVA, C. C. ; SILVA NETO, M. ; BLANCO, R. C. H. C. ; BLANCO., Y. C. ; MATOS, S. . IV Jornada de Estudos em Pragmática da USP. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP))
    • SILVA, C. C. . A reflexão sobre características do texto conversacional como base para a elaboração de atividades de produção oral (conversação) para o ensino-aprendizagem de E/LE. 2018 (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP))
    • SILVA, C. C. . A pragmática sociocultural e a análise da conversação no cinema.. 2019 (Faculdade de Letras da Universidade Federal de São Paulo.)
    • SILVA, C. C. . Curso de Espanhol semipresencial. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras - Espanhol - Módulo II. (2o semestre de 2019). 2019 (Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo)
    • SILVA, C. C. . Curso de Espanhol semipresencial. E-TEC Idiomas Sem Fronteiras - Espanhol - Módulo I. (1o semestre de 2019). 2019 (Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo)
    • Nome do projeto: PertenSer: Construção de Interculturalidade com crianças migrantes (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. C. , Camargo, Helena Regina Esteves de , Maldonado, Daniel Teixeira .
      Descrição: A proposta do projeto PertenSer é trabalhar, com crianças migrantes, questões da educação numa perspectiva intercultural crítica e decolonial, tendo como prioridade despertar o sentimento de pertencimento entre as crianças participantes e o amadurecimento profissional e social da comunidade interna do IFSP. Partindo de discussões teóricas acerca de (de)colonialidade e educação intercultural, pretendemos propiciar aos alunos bolsistas uma experiência de ampliação da formação acadêmica. Essa formação encontra sua práxis na interação dos bolsistas com a comunidade migrante do entorno, pois planejam e executam encontros educativos com as crianças migrantes (9 a 12 anos) que vivem em bairros como Canindé, Brás, Bom Retiro e Pari. Em 2020 comecei a participar do projeto e, ao fim de setembro do mesmo ano, assumi a coordenação.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Espanhol / Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Instituto Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2014 ).
        Outras informações: PROF DO ENSINO BÁSICO TEC. TECNOLÓGICO
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de espanhol para Turismo
    • Escola Estadual Prof. Alberto Levy:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Espanhol
    • Escola Nossa Senhora das Graças:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de espanhol Fundamental/Médio