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Alexandrina Paiva da Rocha

    • Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Mestrado pelo programa Erasmus Mundus em Cultura Literária Europeia- CLE pelas seguintes universidades: Université de Haute-Alsace (Mulhouse), Alma Mater Studiorum Bologna (Itália) e Aristoteleion Panepistimion Thessaloniki (Grécia). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Especialização em Temas Filosóficos pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí, UFPI. Bacharelado em Direito pelo Instituto Camillo Filho, ICF.

       

      Links:    

    • ROCHA, A. P. ; FARIAS JUNIOR, J. B. ; RUBIANO, M. M. . Temporalidades de Exceção. Teresina : Editora do IFPI, 2022 . 136p. ISBN: 9786586592528.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 4
    • ROCHA, A. P. . Notas sobre a Desconstrução da Tradição para o Resgate da Filosofia Política em Hannah Arendt Revista Reflexões , v. 1 , p. 175 - 184 , 2022. ISSN: 22386408.
    • ROCHA, A. P. ; FARIAS JUNIOR, J. B. . Espaços políticos virtualizados: Uma crítica a partir de Hannah Arendt. KALAGATOS - REVISTA DE FILOSOFIA (VERSÃO ON-LINE) , v. 16 , p. 72 - 91 , 2021. ISSN: 19849206.
    • ROCHA, A. P. ; RUBIANO, M. M. ; FARIAS JR, J. B. . As Temporalidades da Exceção Cadernos Arendt , v. 2 , p. 70 - 91 , 2021. ISSN: 26754835.
    • ROCHA, A. P. ; LOPES, A. S. . O Estado Totalitário e os Direitos Humanos: Reflexões a partir da obra Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt. CONEXÃO POLÍTICA - REVISTAS ELETRÔNICAS DA UFPI , v. 8 , p. 73 - 90 , 2019. ISSN: 23173254.
    • ROCHA, A. P. . Responsabilidade. Dicionário Hannah Arendt, v. 1, p. 381 - 390, 2022.
    • ROCHA, A. P. ; LOPES, A. S. . O direito a ter direitos: a cidadania em Hannah Arendt. Aspectos ontológicos, epistêmicos e críticos dos direitos humanos, v. 1, p. 107 - 121, 2021.
    • ROCHA, A. P. ; BLANCO, B. L. . Capítulo 3 - Sociedade Globalizada e Consciência Jurídica Internacional: Considerações sobre Capital Internacionalizado e Atuação do Tribunal de Justiça da União Europeia. Tribunais internacionais: extensão e limites da sua jurisdição, v. 1, p. 29 - 46, 2018.
    • ROCHA, A. P. . Totalitarismo. Dicionário de conceitos políticos, v. 1, p. 167 - 169, 2020.
    • ROCHA, A. P. . Revolução. Dicionário de conceitos políticos, v. 1, p. 141 - 143, 2020.
    • ROCHA, A. P. . Aspectos da crítica macIntyriana à corrente liberal.. In: V Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. , 2009 , São Carlos. Anais do V Seminário da Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar ? 2009. : , 2009. p. 287 - 283.
    • ROCHA, A. P. ; NASCIMENTO, E. . Parecerista dos artigos do concurso do IV Congresso Pernambucano de Ciências Jurídicas. 2021 (Parecer)
    • ROCHA, A. P. . Avaliador de projetos de Iniciação Científica e Tecnológica do Edital ProPq 001/2020 da Universidade Federal de São Carlos.. 2020 (Parecer)
    • ROCHA, A. P. . Qual o lugar da filosofia nas ciências humanas e sociais aplicadas na nova BNCC?. 2023 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. ; SANTOS, M. J. ; CONCEICAO, M. A. . Mesa Temática: O Ensino de Filosofia em Perspectiva. 2021 (Outra)
    • ROCHA, A. P. . XIII Encontro Internacional Hannah Arendt. 2021 (Outra)
    • ROCHA, A. P. . Experiência docente de filosofia nos IFs. 2021 (Seminário)
    • ROCHA, A. P. . Contribuição do Projeto de Criação do Tribunal Constitucional Internacional para a Proteção dos Direitos Humanos e consolidação do Direito Internacional. 2021 (Seminário)
    • ROCHA, A. P. . A Revolução Copernicana na Comunicação Política: Da Propaganda Nazista a Fake News. 2020 (Outra)
    • ROCHA, A. P. . Democracias, Políticas Públicas e Justiça. 2020 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . O Impacto da Desconstrução Arendtiana da Tradição para sua Teoria Política. 2020 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . A Contribuição do Diagnóstico Arendtiano sobre as Irregularidades dos Tribunais de Jerusalém e Nuremberg para a Consolidação do Direito Penal Internacional.. 2019 (Congresso)
    • ROCHA, A. P. . O Modelo Grego de Filosofia Política no pensamento de Hannah Arendt.. 2017 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . O Conceito de Pluralidade na Concepção Arendtiana de Direitos Humanos.. 2018 (Congresso)
    • ROCHA, A. P. . Um novo padrão desenvolvimento é possível? A água e outros direitos humanos na superação da desigualdade.?. 2015 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . A relação entre a crise na educação e a crise no mundo para a reformulação arendtiana de educação. 2015 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . A construção da concepção de Direitos Humanos na obra arendtiana.. 2015 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . Reformulação Arendentiana dos Direitos Humanos ? Paradoxos, Fraquezas e Perigos.. 2013 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . Teoria da ação de Arendt e MacIntyre: leitores de um mesmo Aristóteles?. 2014 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . O conceito de massa a partir de uma perspectiva arendtiana.. 2014 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . MacIntyre e Arendt: um retorno aristotélico como resposta às crises culturais, políticas e intelectuais de sua época.. 2013 (Conferência)
    • ROCHA, A. P. . Rousseau é uma das origens da Revolução Francesa?. 2012 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . O Ensino de Filosofia: questões da prática.. 2005 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . ?Neoaristotelismo na filosofia moral de Alasdair MacIntyre: um estudo da apropriação contemporânea da ética aristotélica das virtudes?. 2005 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . Aspectos da Crítica MacIntyriana à Corrente Liberal.. 2009 (Comunicacao)
    • ROCHA, A. P. . O campo conceitual da filosofia e os desafios da prática educativa na sala de aula do Ensino Médio.. 2015
    • ROCHA, A. P. . O campo conceitual da filosofia e os desafios da prática educativa na sala de aula do Ensino Médio.. 2015
    • ROCHA, A. P. ; PESSOA, R. R. A. E. . Programa Prelúdios Filosóficos. 2009 http://preludiosfilosoficos.blogspot.com.br/
    • ROCHA, A. P. . Programa Prelúdios Filosóficos. 2009 http://preludiosfilosoficos.blogspot.com.br/
    • ROCHA, A. P. . V Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. 2009 (PPG-Fil-UFSCar)
    • ROCHA, A. P. . II Colóquio Justiça, Virtude e Democracia: da amizade ao reconhecimento ? a fortuna histórica da philia.. 2009 (PPG-Fil-UFSCar)
    • ROCHA, A. P. . I Simpósio Internacional de Teoria Crítica: 50 Years of The One-dimensional.. 2014 (UEM - Universidade Estadual de Maringa)
    • ROCHA, A. P. . I Simpósio Internacional "Filosofar, Aprender e Ensinar". 2014 (Lenfi - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores da Universidade de São Carlos - UFSCar)
    • ROCHA, A. P. . 1ª. Mostra de Trabalhos dos estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - CEEF. 2014 (Lenfi - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores da Universidade de São Carlos - UFSCar)
    • ROCHA, A. P. ; MACEDO, R. R. ; MORADOR, N. S. ; ZANINETTI, P. A. . I Semana de Filosofia & Literatura: a prosa do mundo. 2018 (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)
    • ROCHA, A. P. ; NASCIMENTO, E. M. M. ; SOUSA, J. R. A. ; SANTOS, M. J. . II Colóquio do Núcleo de Estudos em Ensino de Filosofia -NEFI:?A Filosofia e a Nova BNCC: primeiro ano de experiência?.. 2023 (https://www.youtube.com/channel/UC81RIZPOQRqDGEeEcfCTqHw)
    • ROCHA, A. P. ; SANTOS, M. J. ; NASCIMENTO, E. M. M. ; SOUSA, J. R. A. . I Colóquio do Núcleo de Estudos de Ensino de Filosofia - NEFI: Ensino de Filosofia e a nova BNCC. 2021 (Universidade Federal do Piauí - UFPI)
    • ROCHA, A. P. ; RUBIANO, M. M. . Aula: Filosofia Política e Teoria do Direito na Idade Contemporânea: Hannah Arendt. 2021 (ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS CONSELHEIRO EURÍPEDES SALES, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo)
    • ROCHA, A. P. . Oficina 'Introdução aos Direitos Humanos ? Hannah Arendt e Lynn Hunt'. 2015 (Faculdade João Paulo II - FAJOPA)
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, A. P. , GOMEDI, G. , GUIMARAES., N. M. L. , SILVA, I. L. , BRETONES, P. S. , ARANHA, M. L. A. , MARTINS, M. H. P. , LEODORO, M. P. , MORAES, J. A. , DIEBE, E. P. , MAAMARI, A. M. , MENDONCA, D. B. , MURCHO, D. O. F. , GALASSI, C. S. , FAVARETTO, C. F. , OLIVEIRA, C. C. , PLASTINO, C. E. , SEVERINO, A. J. , RUVIRA, J. V. .
      Descrição: Grupo de Pesquisa Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais O grupo tem como finalidade agregar pesquisadores de diferentes níveis de formação com o propósito de interação e aprofundamento de seus conhecimentos acerca das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais em seus aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos. Os integrantes do grupo já atuam em projeto de pesquisa em andamento na universidade e em redes com outros pesquisadores no âmbito nacional e internacional, sendo assim, há integração entre os membros que, atualmente, são compostos por pesquisadores doutores, orientandos de pós-graduação em Educação ou Filosofia e a pretensão é a de que haja permanente intercâmbio e ampliação no número de integrantes e âmbito de atuação através de eventos, cursos e publicações. Pesquisadores : Adriana Mattar Maamari, Alexandrina Paiva da Rocha, Antonio Joaquim Severino, Caetano Ernesto Plastino, Carla Campos de Oliveira, Celso Fernando Favaretto, Claudia Simone Galassi, Desiderio Orlando Figueiredo Murcho, Débora Barbam Mendonça, Edsel Pamplona Diebe, Gisele Gomedi, João Antonio de Moraes, João Vitor Ruvira Batista da Silva, Marcos Pires Leodoro, Maria Helena Pires Martins, Maria Lucia Arruda Aranha, Nathalia Muylaert Locks Guimarães, Paulo Sergio Bretones, Ítalo Leandro da Silva Colaboradores Estrangeiros: Bertrand Binoche (Université Paris I Panthén Sorbonne - França); Charles Coutel (Université d´Artois, França); Andrea Marta Diaz Genis (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educadión - UDeLaR, Uruguai). Estudantes: Natanailton Morador, Rosane Kloh Biesdorf, Marcos Rodrigo Domenici, Diogenes Galdino Morais Silva
    • Nome do projeto: Núcleo de Pesquisa Hannah Arendt - NUPHA (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, A. P. , SANTOS, M. J. , PASSOS, F. A. , SOUZA, N. B. , SILVA, E. O. , CASTRO, C. B. F. , LOPES, H. M. O. , ADVERSE, H. , JOHAS, B. C. M. , MORAES, T. M. M. , FARIAS JUNIOR, J. , JARDIM, E. , MESQUITA, B. C. S. , ALMEIDA, S. O. .
      Descrição: A filosofia política é um campo privilegiado de reflexão para os diversos impasses políticos e sociais com que se deparam as sociedades contemporâneas. Nesse sentido, o grupo de pesquisa pretende desenvolver reflexões e debates qualificados a partir de textos de Hannah Arendt, tendo em suas reflexões, o centro de gravitação dos estudos. A partir destes, poderemos cruzar as análises de Arendt com outros pensadores com os quais essa autora dialoga, como Maquiavel, Hobbes, Kant, Heidegger, Giorgio Agamben, Foucault, Leo Strauss. Além disso, visa assegurar o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores e propiciar o desenvolvimento de pesquisa acadêmica com vistas à melhoria do ensino de Graduação e Pós-Graduação.
    • Nome do projeto: República (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, A. P. , SOUSA, N. B. .
      Descrição: Núcleo de Pesquisa Diversidades em Direitos Humanos - NPDDH Grupos de Pesquisa e Extensão do NPDDH Participar de projetos de pesquisa e/ou extensão do Núcleo de Pesquisa Diversidades em Direitos Humanos do Núcleo de Práticas Jurídicas ? NPJ do departamento de Ciências Jurídicas, Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Petrônio Portela. Grupo República: temas de filosofia do direito, filosofia política, ciência política, teoria do direito e constitucionalismo. Coordenação: Nélson Juliano Cardoso Matos, Nayara Barros de Sousa e Horácio Neiva.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade (GPEPS - IFSP/BTV) (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, A. P. , SOUZA, A. C. , MOURA, D. R. , BACOCINA, E. A. , CRESPO, L. F. , COUTO, M. M. L. , ISLER, M. A. R. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade do IFSP/BTV desenvolverá atividades para a comunidade interna (discentes, docentes e técnico-administrativos) e externa (membros da Secretaria Municipal de Educação, docentes das redes municipal e estadual, além de demais interessados). Para isso, realizará reuniões periódicas para debater temas relacionados à Educação, Política e Sociedade, realizando conferências abertas à comunidade. Assim, pretende-se contribuir para a reflexão e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem dos membros envolvidos. Ainda, pretende-se estender as discussões realizadas no Campus de Boituva para os demais campi do IFSP.
    • Nome do projeto: Escola de Frankfurt, Educação, Formação e Cultura (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROCHA, A. P. , ROSELINO, L. F. M. S. , CAMPOS, D. V. .
      Descrição: O grupo está desenvolvendo uma estratégia de trabalho que contempla a relação existente entre as manifestações midiáticas e suas influências sobre a sociedade, particularmente, no que se refere ao processo de formação. As discussões se fundamentam na Teoria Crítica e seus desmembramentos sobre a cultura de massa, abordando tópicos que perpassam a história e as ideias dos frankfurtianos, a reprodução dos produtos artísticos e midiáticos, o desenvolvimento da indústria cultural e a constituição do sistema educacional dentro dos novos valores hegemônicos da sociedade industrial. A concepção dialética frankfurtiana nos direciona na apreensão dos fenômenos sociais, nos âmbitos multidisciplinares da educação, comunicação e filosofia. Linha de Pesquisa: Ciência, Tecnologia e Ideologia
    • Graduacao:
      • Curso: Educação Artistica
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Ano de conclusão: 2005
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Bacharelado em Direito.
        Nome da Instituição: Instituto Camillo Filho
        Título: Flexibilização, desregulamentação e terceirização: afronta à doutrina social do juslaboralismo.
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Université de Haute-Alsace (Mulhouse)
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2006
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Université de Haute-Alsace (Mulhouse):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas 1º. sem/2014: Língua Portuguesa I Língua Portuguesa II Analise e Produção Textual 2º. sem/2014.: Língua Portuguesa II Análise e Produção Textual Técnicas de Reação II
        Outras informações: Professor contratado - celetista
    • Universidade Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Instituto Camillo Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual do Piauí - NEAD:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professora do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Modalidade a Distância) da Universidade Estadual do Piauí -UESPI no 1° semestre de 2015 do Núcleo Temático: Introdução à Prática de Ensino de Filosofia com carga Horária: 30h e no 2° semestre de 2015 do Núcleo Temático: Filosofia do Ensino de Filosofia com carga Horária: 30h.
        Outras informações: Professora Conteudista.
    • Pesquisador do Núcleo de Estudos em Tribunais, Faculdade de Direito da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual Professor José Juliano Neto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia da E.E. Professor José Juliano Netto.
        Outras informações: Professora de Filosofia
    • Exprimere - Centro de Estudos de Letras Modernas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Italiano
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professora Orientadora para o curso de especialização em Gestão Pública Municipal na Unifesp.
        Outras informações: Professora Orientadora
    • Cadernos Arendt:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do Conselho Científico da revista Cadernos Arendt.
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: 1ºsemestre de 2020: Filosofia para os cursos técnicos de rede de computadores e automação industrial integrado ao Ensino Médio e Introdução a Filosofia para o curso de Pedagogia. 2ºsemestre de 2020: Filosofia para os cursos técnicos de rede de computadores e automação industrial integrado ao Ensino Médio e Filosofia da Educação e Filosofia para Crianças para o curso de Pedagogia.
        Outras informações: Professora de Filosofia
    • A violência à luz dos conceitos de absurdo e revolta em Albe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial juntamente com: Cláudia Bhrena Falcão Castro, Gabriel Kafure da Rocha, Hellen Maria de Oliveira Lopes, João Batista Farias Junior e José Luis de Barros Guimarães. Veloso, Layane de Paula.A violência à luz dos conceitos de absurdo e revolta em Albert Camus ? Teresina / Columbia, SC (EUA): Ed. Cereus, 2019.118p. ISBN: 9781707967391 1. Filosofia Francesa 2. Existencialismo 3. Filosofia
    • Cadernos Cajuína:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista e Membro Fixo do Conselho Científico.
    • Universidade do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2021 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora do grupo de pesquisa Escola de Frankfurt, Educação, Formação e Cultura, sob coordenação do Prof. Dr. Luis Felipe Martins de Salles Roselino na linha "Ciência, Tecnologia e Ideologia".
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade Estadual do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - 2023 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas 2º semestre de 2021 e 1º semestre de 2022 referente ao 1º semestre de 2021 (2021.1): Metodologia Científica para o curso de Física, Metodologia Científica para o curso de Engenharia Civil, Introdução à Filosofia para o curso de Psicologia. 1º semestre de 2022 referente ao 2º semestre de 2021 (2021.2): Introdução à Filosofia para o curso de Psicologia, Fundamentos da Filosofia e Psicologia aplicados à Educação para o curso de Psicologia. 2º semestre de 2022 referente ao 1º semestre de 2022 (2022.1): Metodologia Científica para o curso de Engenharia Civil, Filosofia da Educação para o curso de Letras Inglês.
        Outras informações: Temporário Em Exercício
    • MOSAICO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • PENSANDO: REVISTA DE FILOSOFIA (UFPI):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • KALAGATOS - REVISTA DE FILOSOFIA (VERSÃO ON-LINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
    • Instituto Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professora EBTT de Filosofia