Não autenticado |

Maria Dolores Wirts Braga

    • Possui mestrado (2008) e doutorado (2014) em Letras pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, análise do discurso, livro didático de inglês, tradução, revisão textual e ensino de inglês e português. Lecionou inglês em escolas regulares, institutos de idiomas. Foi coordenadora do Departamento de Inglês em uma escola regular da rede privada e coordenadora do Departamento de Tradução de uma empresa especializada. No ensino superior, lecionou na graduação e pós-graduação. Atualmente é professora de ensino superior da Faculdade Fapan, onde leciona Argumentação, Leitura e Interpretação de textos no curso de graduação em Direito. Em 2015, coordenou o Departamento de Monografias e é membro do Núcleo Docente Estruturante desde 2014.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • BRAGA, M. D. W. . Prevention of Metaphorisation - a discoursive analysis on giving instructions. Saarbrüecken : VDM-Verlag Dr. Muller, 2010 . 101p. ISBN: 9783639226706.
    • BRAGA, M. D. W. . O programa do livro didático de inglês na escola pública: uma questão de verdade e poder Revista Atrium , v. 1 , p. 8 - 15 , 2015. ISSN: 24467219.
    • BRAGA, M. D. W. . A construção discursiva da argumentação nas sociedades de controle: dizeres do discurso sobre a escolha do livro didático de inglês do PNLD 2011 EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 1 , p. 60 - 71 , 2013. ISSN: 22376984.
    • BRAGA, M. D. W. . Representações de língua em dizeres de autores de materiais didáticos. Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade, v. 1, p. 1 - , 2013.
    • BRAGA, M. D. W. . Lições da irritação: o outro difícil de ser respeitado. O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise, v. 1, p. 75 - 90, 2011.
    • BRAGA, M. D. W. . Prevenção de heterogeneidade no discurso pedagógico instrucional de língua inglesa. Análise do Discurso: perspectivas, v. 1, p. 731 - 738, 2007.
    • BRAGA, M. D. W. . Never underestimate the power of a kid . Braz-Tesol Newsletter , São Paulo , 01 jun. 1998.
    • BRAGA, M. D. W. . Prevenção de Heterogeneidade no Discurso Pedagógico Instrucional de Língua Inglesa. In: VIII ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de São Paulo , 2005 , São Paulo. Anais do VIII ENAPOL: Cadernos de Linguìstica. São Paulo : Paulistana Editora, 2005. p. 1 - .
    • BRAGA, M. D. W. . O livro didático de inglês na escola pública: a atualidade de uma memória. In: V SEPIDIS , 2013 , Campinas. V Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso". : , 2013.
    • BRAGA, M. D. W. . Discurso de verdade e o discurso sobre o livro didático de inglês. In: VI EPOG , 2011 , São Paulo. http://www.epog.fflch.usp.br. : , 2011.
    • BRAGA, M. D. W. . A identidade de professor no discurso sobre o livro didático de inglês na escola pública hoje. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE , 2012 , Campinas. Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012.
    • BRAGA, M. D. W. . O real do discurso em instruções sobre o ensino de língua inglesa. In: PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS DISCURSIVA E/OU ETNOGRÁFICA (III SIL) , 2009 , São Paulo. PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA: PERSPECTIVAS DISCURSIVA E/OU ETNOGRÁFICA. : , 2009.
    • BRAGA, M. D. W. . Representações sobre o livro didático de inglês. In: V EPOG: Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2010 , São Paulo. Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. : , 2010. p. 240 - 241.
    • BRAGA, M. D. W. . O real no discurso. In: II EPED: Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2010 , São Paulo. Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. : , 2010. p. 91 - 92.
    • BRAGA, M. D. W. . Prevenção de heterogeneidade no discurso instrucional de língua inglesa. In: II SEMAD: Seminário de pesquisa em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil , 2007 , Uberlândia. II SEMAD: caderno de resumos. Uberlândia : EDUFU: editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2007. p. 144 - 145.
    • Maria Dolores Wirts Braga ; BRAGA, M. D. W. . Revisão de software para ensino à distância. 2006 (Consultoria)
    • BRAGA, M. D. W. . Prova de conhecimentos de língua inglesa para processo seletivo de secretárias(os). 2006 (Outra)
    • BRAGA, M. D. W. . Prova de conhecimentos de língua inglesa para processo seletivo de funcionários administrativos da USP. 2006 (Outra)
    • Maria Dolores Wirts Braga ; BRAGA, M. D. W. . Dicionário Multimídia English Works 97. 1997 (Consultoria)
    • BRAGA, M. D. W. . Literatura e Análise do Discurso: uma prática simbólica. 2017 (Comunicacao)
    • BRAGA, M. D. W. ; FURLANETTO, E. L. A. . Simpósio 40 - ASPECTOS DO DISCURSO EM TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS. 2017 (Simposio)
    • BRAGA, M. D. W. . A inscrição do sujeito na língua estrangeira: o aluno no discurso sobre o livro didático de inglês. 2013 (Comunicacao)
    • BRAGA, M. D. W. . O novo não tão novo assim. 2010 (Comunicacao)
    • BRAGA, M. D. W. . A prevenção de metaforização. 2009 (Comunicacao)
    • BRAGA, M. D. W. . Creative dictation activities in teaching and testing. 1994 (Conferência)
    • BRAGA, M. D. W. . To read or not to be. 2003 (Conferência)
    • CORACINI, M. J. ; CARMAGNANI, A. M. ; BRAGA, M. D. W. . III Simpósio Nacional Discuso, Identidade e Sociedade; I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012 (USP; UNICAMP)
    • BRAGA, M. D. W. . InPLA-SIL. 2013 (UNICSUL; PUC-SP)
    • BRAGA, M. D. W. . O discurso sobre o livro didático de inglês: a construção da verdade na sociedade de controle. 2013
    • BRAGA, M. D. W. . English Course for Employees. 2007 (Material didático: apostilas para o ensino de inglês para funcionários usp)
    • BRAGA, M. D. W. . Total Impact. 2009 (Manuais de professor)
    • BRAGA, M. D. W. . Aldeia Guarani. 2012 (Sequência didática)
    • BRAGA, M. D. W. . Glossário de termos de Análise do Discurso Pecheutiana: inglês/português. 2013 (Glossário)
    • BRAGA, M. D. W. . Indigenous peoples in Brazil: past, present and future. 2012 (Sequência didática)
    • BRAGA, M. D. W. . Provimento de cargo de professor doutor. 2017 - Aprovação em concurso público, sem indicação
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Faculdade de Itapecerica da Serra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: professora
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Curso de pós-graduação lato sensu.
        Outras informações: professora colaboradora
    • Faculdade Fapan:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora de ensino superior
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Ministrou as disciplinas de Questões Sociolinguísticas do Inglês e Estudos Discursivos no curso de Letras, nível graduação, do Programa de Inglês, FFLCH - USP.
        Outras informações: Professor Substituto
    • Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Ministrou aulas no curso de inglês preparatório para o teste internacional IELTS no programa Language Education - LEUSP - da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional - AUCANI.
        Outras informações: Professora Contratada Temporária
    • Revista Atrium:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2446-7219
    • Revista Atrium:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Revisora e parecerista de artigos submetidos à publicação.